segunda-feira, 5 de março de 2012

Arte, Cidadania, Educação e Meio Ambiente

Fotógrafos navegam pelo Estuário do Rio Potengi

 

Mais de 60 fotógrafos entre sócios, amigos e convidados da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), embarcaram no barco-escola Chama-Maré para navegar pelo Rio Potengi e conhecer a cidade por outro ângulo. O passeio foi uma verdadeira aula de meio-ambiente e respeito ao estuário do Potengi dentro de um roteiro conduzido por uma equipe formada por alunos e professores dos cursos de Turismo, História e Biologia da Universidade Potiguar, além de um comandante e dois marinheiros que completava a tripulação.
Alex Gurgel/AphotoOs fotógrafos que participaram do passeio puderam aprender um pouco mais sobre a história do estuário do Potengi. 
Os fotógrafos que participaram do passeio puderam aprender um pouco mais sobre a história do estuário do Potengi.

"O Chama-Maré é uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma visão crítica e reflexiva sobre questões ambientais do Rio Potengi", explicou a professora Ana Neri. O trajeto inclui as belas paisagens e cartões postais de Natal, com os professores se revezando no microfone, dando informações ambientais e históricas sobre a paisagem que está sendo fotografada.

Saindo do Iate Clube, o catamarã segue no sentido da Boca da Barra, passando pela Ponte Newton Navarro, Fortaleza dos Reis Magos, Redinha e Cemitério dos Ingleses. O Chama-Maré segue em direção à Ponte de Igapó e volta pela Base Naval e Porto de Natal, passando pelo Canto do Mangue e Pedra do Rosário. Esse percurso, de cerca de 1h30.

Conforme Carla Belker, diretora de eventos da Aphoto, não foi cobrada taxas porque houve uma parceria entre o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e a Aphoto para um passeio-aula no Potengi. "Além de oportunizar lindas fotos, o passeio é uma forma de estimular o desenvolvimento de uma consciência ambiental com relação a esse importante patrimônio natural da cidade que é o Rio Potengi", disse Carla.

Saiba mais sobre o Estuário do Rio Potengi e sobre o projeto Chama-Maré, realizado pelo Idema, através do Governo do Estado do RN. http://www.idema.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/idema/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nImprensa=1&nCodigoNoticia=19562

Sem comentários:

Enviar um comentário