sábado, 19 de abril de 2014

Artigo >> O professor no contexto atual


Ser professor não é tarefa fácil na sociedade moderna. Pois, é atribuído e/ou exigido dele competências, que não tem condições de assumir, quais sejam: aconselhar, nivelar por baixo o rendimento dos alunos, orientar, rever as avaliações cotidianamente.

Neste contexto, como pode melhorar o processo ensino aprendizagem, se aprendizagem em si fica em segundo plano? São questionamentos que se fazem necessários para que possamos redimensioná-lo na busca de novos objetivos, de maneira que os alunos das classes populares possam ascender socialmente através da escola.

Com efeito, as políticas de letramento vigentes têm demonstrado ser deficientes, pois não adianta encher e/ou superlotar as salas de aula com discentes, sem que exista a qualidade esperada. É óbvio que a educação é um direito do cidadão e dever do Estado, no entanto é fundamental que aprendamos exigir dos governantes os investimentos essenciais a sua materialização.

Consoante este pensar, não acreditamos na educação sem que não haja investimento na formação e na valorização do professor, pois este deverá ser mediador do processo ensino aprendizagem. Para tanto, essa mudança de concepção pedagógica exige que paradigmas estruturalistas e/ou tradicionais de ensino sejam ultrapassados, principalmente para aqueles que não fazem sentido na contemporaneidade, isto é, a pedagogia da cópia, do livro texto, da decoreba, sem que se operacionalizem novas estratégias e procedimentos didáticos voltados à consecução dos novos objetivos.

Assim sendo, o professor precisa de incentivo, de um piso salarial digno para que este possa trabalhar com dignidade, se isso acontece cotidianamente, este poderá ser um agente de mudança e de transformação social in loco de sala de aula, ou seja, possibilitará políticas de leitura e de escrita “não silenciadas” (MUSSALIN, 2005), consequentemente, despertará assim, a participação coletiva dos alunos, através da interação dos sujeitos reais na construção de aprendizagens interativas.

Logo, ser professor é uma árdua função, portanto exige compromisso, responsabilidade para com a melhoria do processo ensino aprendizagem dos sujeitos do quais lidamos. Nesse sentido, é preciso rever práticas, métodos, estratégias de ensino para que os alunos sejam os mais beneficiados, já que estes necessitam de um ensino de qualidade, decerto que possam crescer e atingirem aos objetivos pretendidos.


Contudo, há professores que não têm essa concepção pedagógica de ensino, já que acabam reproduzindo os ideais do sistema macroestrutural do ensino, a saber: não saem de suas salas de aula para ir às ruas, lutar pela melhoria e a qualidade do ensino, bem como por melhores condições de trabalho a sua profissão.

Para tanto, urge neste contexto plural, que o professor tenha consciência crítica de seu papel enquanto cidadão na sociedade, que não sirva apenas como reprodutor do sistema social dominante, que aliena, exclui e não oferece educação de qualidade para todos. Assim sendo, para tais profissionais, o trabalho escolar não tem sentido, já que é “alienado” (MARX APUD MEKSENAS, 1986).

Nesse sentido, concordamos com o escritor Guimarães Rosa, quando disse: “mestre não é sempre quem ensina, mas de repente aprende”, quando é que vamos ter profissionais/professores na sua maioria, com esta visão? Muitos deles, ainda, não estão preparados para serem professores, melhor dizendo: não se veem professores, o que acarreta um déficit muito grande para com os nossos alunos. Independente do salário, das condições de trabalho a que estamos submetidos cotidianamente, nós (professores) lutamos com pessoas, consequentemente deveremos fazer o possível para que os nossos alunos sejam sujeitos e jamais seres assujeitados, a-históricos dentro da sociedade.

Nesse processo e/ou percurso, é fundamental abdicar de muitos sonhos materiais, que por acaso tenhamos, por que sabemos que apesar de algumas conquistas recentes por parte da categoria, através de um governo popular, ainda assim, são poucas, já que é nítida a dívida social para com a educação deste país. Afinal, foram vários séculos de descasos com a educação pública. Então, vamos à luta, começando com representatividade popular, escolhendo candidatos que estejam diretamente relacionados ao nosso projeto de mudança para a educação pública.

Portanto, o professor precisa se vê, projetar sua imagem, ter autoconfiança e ser um agente de transformação social em seu meio. Logo, a sala de aula deverá ser um espaço ideal para que novos discursos sejam construídos, sentidos antigos e/ou laicos sejam rompidos e, acima de tudo, a cidadania ser exercida por parte de todos, sem que uma pequena minoria branca dominante, continuem representando os interesses da elite do país.

Manoel Guilherme de Freitas. É mestre em Língua Portuguesa/PPGL/UERN. É bolsista do CNPQ/PIBID/LETRAS/PORTUGUÊS/CAMEAM/UERN. É aluno do doutorado especial PPGEL/UFRN.

Sem comentários:

Enviar um comentário