quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Potencial energético >> Rio Grande do Norte assume liderança em energia eólica

Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte supera o vizinho Estado do Ceará, pioneiro na utilização comercial da energia eólica no Brasil, na capacidade instalada desse tipo de energia. De acordo com o Boletim das Usinas Eólicas, publicado na última segunda-feira, 20, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O RN assumiu a liderança nacional em energia eólica, com 1.158 megawatts (MW) de potência instalada, contra os 1.073MW em território cearense.

Os dados foram reforçados, na terça-feira (21), pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, em sua conta no Twitter, ao destacar a importância do leilão de fontes alternativas de energia, marcado para o dia 10 de abril de 2015, conforme portaria publicada na última segunda-feira, no Diário Oficial da União.

Na sequência dos Estados com maior capacidade instalada, vem o Rio Grande do Sul, com 610MW, quantidade que representa apenas 56% da registrada no Ceará. Os Estados da Bahia (528MW), Santa Catarina (222MW) e Piauí (88MW) vêm em seguida.

Apesar de estar na quinta colocação em capacidade instalada, a Bahia, de acordo com o boletim da CCEE, é o Estado brasileiro com os melhores ventos. O chamado "fator de capacidade médio" do estado chega a 60%, o maior do País. O Piauí vem logo atrás, com fator 59%. Já o estado do Ceará é o terceiro nesse ranking, com 50%.

O boletim da CCEE aponta que o conjunto de usinas eólicas em operação no Brasil produziu 1.898MW médios em energia elétrica, em agosto, o que corresponde a um fator de capacidade médio de 50%. O órgão destaca que esta é a maior produtividade já registrada pelos parques desde o início do acompanhamento, em dezembro de 2012.

"Os números adquirem especial relevância quando comparados com o fator de capacidade médio verificado em 2013, nos países com maior capacidade eólica instalada, como China (23,7%), Estados Unidos (32,1%), Alemanha (18,5%) e Espanha (26,9%)", destaca o boletim. Brasil tem ampliação de 75,8% de capacidade instalada

A capacidade instalada das eólicas teve aumento de 75,8% neste ano, até agosto, mês que fechou com 3.834MW em potência da fonte. O Nordeste foi o principal responsável por essa expansão, registrando um crescimento da capacidade no período, da ordem de 104% - de 1.451MW em dezembro de 2013, para 2.962MW em agosto de 2014. Até o período, a região possuía 119 parques geradores, que representam 77,3% da capacidade instalada no Brasil.

O Nordeste atingiu, em agosto, o pico histórico de 1.618MW médios, passando a representar 85,3% do total de energia eólica gerado no País. O aumento da geração na região, em comparação com mesmo mês do ano passado, foi de 151%.

O boletim destaca que, no referido mês, três novas usinas entraram em operação comercial, todas elas no Ceará. O Estado, juntamente com Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia e Santa Catarina totalizaram 94% de participação na geração média, em agosto.

A energia proveniente de fonte eólica é comercializada por meio de contratos resultantes do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (PROINFA), de leilões do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e de negociações no Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Sem comentários:

Enviar um comentário