terça-feira, 28 de outubro de 2014

Eleições >> Segundo turno redefine as bancadas do Senado a partir de fevereiro

info_pag02.jpgApós resultado do segundo turno das eleições, encerrado domingo, PMDB é confirmado como maior partido da Casa, com 19 senadores a partir de fevereiro, seguido pelo PT, com 12, e pelo PSDB, com 10

Encerradas as eleições, o PMDB confirmou a condição de maior bancada no Senado ao somar 19 parlamentares, de um total de 81, na próxima legislatura, com início em 1º de fevereiro de 2015.
 
 Primeiro suplente de Rodrigo Rollemberg, Hélio José integrará a bancada do PSD na Casa Logo em seguida, virá o partido da presidente reeleita, Dilma Rousseff. O PT deve começar a nova legislatura com 12 senadores, número que pode mudar se a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, voltar à Casa (nesse caso, Antonio Carlos Rodrigues, do PR, retorna à suplência). A terceira bancada será a do PSDB, com dez senadores — dois a menos em relação à atual.

O PSB tem hoje quatro senadores e vai a seis. O partido perdeu uma cadeira com a eleição de Rodrigo Rollemberg para o governo do Distrito Federal, mas obteve vitórias com Romário (RJ), Fernando Bezerra (PE) e Roberto Rocha (MA). Será a quinta maior bancada. A quarta será a do PDT.

Em seguida, virá o DEM, que compensará a saída de Jayme Campos (MT), cujo mandato se encerrará em janeiro, com as chegadas de Ronaldo Caiado (GO) e Davi Alcolumbre (AP). Terá cinco senadores, assim como o PP.

Em sua primeira eleição para o legislativo federal, o PSD, criado em 2011, passará de um para quatro senadores.

Quem mais perdeu cadeiras foi o PTB. O partido, que integrou a coligação presidencial de Aécio Neves, perderá metade da bancada de seis parlamentares. Mozarildo Cavalcanti (RR), Gim (DF), Epitácio Cafeteira (MA) e João Vicente Claudino (PI) concluem os mandatos em 31 de janeiro de 2015.

O PCdoB perderá um de seus dois senadores, com a saída de Inácio Arruda (CE). Terá apenas um senador, assim como PPS, PRB, Pros, PSOL e SD.

Fonte: Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário