quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca >> Semana busca conscientização sobre o uso das publicações


Com o objetivo de estimular a reflexão sobre os hábitos de leitura, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (SESC/RN) comemora até o dia 31 de outubro a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, conscientizando crianças, jovens e adultos sobre o bom uso dos livros e de das bibliotecas. A importância do silêncio e o manuseio adequado das publicações serão alguns dos temas abordados na programação do SESC até sexta-feira.

Nas unidades do SESC alocadas em Natal, Mossoró, Caicó e Nova Cruz, estarão sendo realizadas diversas programações gratuitas, que inclui palestras sobre cultura popular, recitais, intervenções literárias, oficinas de leitura e até exibições de filmes didáticos. Além disso, serão promovidas intervenções cênicas em parceria com o grupo Sesc Dramaturgia, contação de histórias, ginástica laboral, cafés literários e produção de marcador de livros.

Segundo a bibliotecária e coordenadora da Rede Sesc de Bibliotecas, Denise Tavares, é necessário que as pessoas saibam como ter os cuidados adequados com os livros. “Partindo desse propósito, nós queremos chamar a atenção das pessoas para a importância do livro e das bibliotecas, lugar que abriga todos os locais do mundo através das palavras”, disse.

Há oito anos o SESC vem promovendo a Semana do Livro e da Biblioteca, sempre com focos diferentes para chamar a atenção de todos os públicos. “Essa Semana é um momento único no nosso Estado. Não só os frequentadores das bibliotecas querem participar, como também as escolas das redes públicas e privadas”, conta.

Durante toda esta semana, o Sesc Restaurante, localizado no centro da cidade, apresentará diversas exposições, com temas voltados para leituras, utilização dos livros e painéis de temas diversificados. O espaço ainda disponibilizará filmes na sala de cinema e espaço para troca de livros.  Os usuários e colaboradores do Sesc que mais leram em 2014 serão homenageados durante o evento, com o recebimento de kits simbólicos.

A estrutura do Serviço Social do Comércio conta com oito bibliotecas nas unidades de Natal, Mossoró, Caicó, São Paulo do Potengi, Nova Cruz e Macaíba, além de uma biblioteca volante, capaz de alcançar diversas regiões. Toda a população do Estado pode fazer uso das bibliotecas para leitura durante o dia e até empréstimos, sendo exigido apenas um cadastro junto ao Serviço Social do Comércio. Os usuários cadastrados podem fazer o empréstimo de três livros a cada quinzena, tendo à disposição um acervo com 40.500 publicações

Nesta terça-feira (28), crianças atendidas pela ONG Projeto Ilhas foram prestigiar a Semana do Livro e da Biblioteca, oportunidade que ajudou os pequenos estudantes a entender melhor o universo da leitura.

“A ONG nos solicitou a visita e nós a incluímos na programação. Cada um dos alunos saiu daqui com um gibi, para ser lido em sala de aula, e um marcador de página feito por eles. A produção é tão envolvente que acaba levando a criança a ter interesse por esse mundo dos saberes”, reforçou Denise Tavares.

Fonte: 

Sem comentários:

Enviar um comentário