terça-feira, 18 de novembro de 2014

Prevenção >> Rio Grande do Norte tem meta de vacinar 47 mil gestantes contra coqueluche

Vacinação busca prevenir doença entre gestantes e recém-nascidos Vacinação busca prevenir doença entre gestantes e recém-nascidos Grávidas e recém-nascidos ganharam um novo reforço para proteção contra coqueluche. A partir deste mês de novembro, as gestantes têm à disposição a vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa forma, o Ministério da Saúde busca reduzir a incidência e mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos. A vacina dTpa está disponível nos 35 mil postos de saúde da rede pública.
A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre a 27ª e a 36ª semanas de gestação – período que gera maior proteção para a criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS também oferece a influenza, a dupla adulto (difteria e tétano - dT) e a vacina contra hepatite B.

O público-alvo para imunização contra a coqueluche é composto por 46,9 mil gestantes. O Ministério da Saúde repassou ao Estado 14,7 mil doses da vacina. Em todo o país, a estimativa é imunizar mais de 2,9 milhões de gestantes e 324 mil profissionais da área da saúde. No Rio Grande do Norte, foram registrados 322 casos da doença e quatro mortes, entre 2011 e 2013.

Para a implantação desta vacina no calendário, este ano, o Ministério da Saúde adquiriu quatro milhões de doses, com investimento de R$ 87,2 milhões. Cada dose tem o custo de R$ 21,81. Já foram distribuídas para todas as unidades da Federação 1,2 milhão de doses, para a incorporação da vacina ao SUS. Além disso, o Programa Nacional de Imunizações vai fazer o envio mensal de 300 mil doses.

Com a incorporação da dTpa, a rede pública passa a ofertar 17 vacinas de rotina no calendário nacional. O Ministério da Saúde ofertou neste ano três vacinas. Em março deste ano, a vacina contra HPV; em julho a Hepatite A e a, partir deste mês, a imunização contra coqueluche para grávidas.

COQUELUCHE
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade, causada pela bactéria bordetella pertussis. As principais complicações secundárias são a pneumonia, otite média, ativação de tuberculose latente, enfisema pneumotórax, entre outras. O número de casos da doença reduziu de 40 mil notificações nos anos 1980, em média, para cerca de 1.500 casos na década de 2000. No entanto, a partir de 2011, houve aumento nos casos da doença em todo o mundo, sobretudo em crianças menores de três meses, por não terem ainda recebido o esquema completo da vacinação contra a doença.

Fonte: http://omossoroense.uol.com.br/index.php/o-jornal/regional-mobile/71106-rio-grande-do-norte-tem-meta-de-vacinar-47-mil-gestantes-contra-coqueluche

Sem comentários:

Enviar um comentário