domingo, 25 de janeiro de 2015

ONG lança campanha “Verão Cuidando das Praias” no litoral Sul >> Placas educativas foram confeccionadas na ação realizada pela ONG na Praia de Búzios

05Búzius
No verão de 2015 mais uma vez o Projeto Ponta de Pirangi, realizado pela ONG Oceânica e patrocinado pela PETROBRAS através do Programa Petrobras Socioambiental, lançou a campanha “Verão cuidando das praias” com ações ambientais nas praias de Pirangi, Búzios e na Lagoa do Carcará.  A Campanha acontece em dois períodos. Começou no último dia 16 de janeiro e segue até este domingo ( 25) e também será realizada entre 03 e 09 de fevereiro de 2015 com o objetivo de promover a sensibilização das pessoas quanto à importância dos recursos naturais costeiros e marinhos, a necessidade de ordenamento do seu uso e o problema do lixo produzido e descartado sem critérios em ambientes de praias, rios, lagoas e recifes.
Durante toda esta semana, a equipe ambiental do Projeto Ponta de Pirangi e voluntários seguiram para os Parrachos de Pirangi a bordo de uma jangada de um pescador da comunidade visando sensibilizar banhistas e visitantes do local sobre a biodiversidade aquática e os impactos no ambiente causados pela visitação , como o pisoteio em área inapropriada, resíduos descartados de forma indevida, manipulação e alimentação da fauna dos Parrachos.
Neste domingo (25) acontece a Blitz Ambiental na Lagoa do Carcará das 9h às 15h. A equipe e os voluntários divulgarão os objetivos e ações do  Projeto aos banhistas e visitantes, alertando sobre os impactos humanos sobre os ambientes naturais e indicando as boas práticas esperadas para o uso desses espaços, além de distribuir material promocional (viseiras e saquinhos de lixo para carro).
Durante o último fim de semana a Blitz Ambiental aconteceu na Praia de Búzios onde a equipe e os voluntários conversaram com os banhistas e levaram um pouco do conhecimento ambiental e as boas práticas no ambiente marinho. Os visitantes da tenda do projeto em Búzios ainda participaram da “oficina das cores” e pintaram placas educativas para o cuidado das praias e do mar. Estas placas foram então dispostas ao longo da praia para incentivar que outros banhistas e visitantes também cuidem do nosso litoral.
De acordo com Lígia Rocha, coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi, a ideia é valorizar nossa costa, despertando a atenção das pessoas para as consequências que os resíduos, por exemplo, podem acarretar aos organismos marinhos e lacustres. “De uma maneira geral, buscamos fornecer informações para uma conduta consciente no uso das praias e dos ambientes recifais. O nosso trabalho é orientar as pessoas para que muitos verões venham cheios de vida marinha, com praias próprias para o banho e que a preocupação com a conservação dos recursos ambientais marinhos seja um hábito natural das pessoas”, completa.
No mês de fevereiro, de 03 a 09, acontece novamente uma semana de “Jmngada Ecológica” nos Parrachos. A Equipe Ponta de Pirangi convida as pessoas a conhecer as ações ambientais desenvolvidas na região e a participar como voluntário ambiental não só nesse verão, mas também nas ações desenvolvidas pela ONG Oceânica.
Há mais de 10 anos, a ONG Oceânica trabalha a favor a conservação de ambientes e espécies marinhas do RN. Atua em parceria com a UFRN, o IDEMA e o IBAMA. Uma grande conquista da ONG foi a inclusão da região de Pirangi no Plano de Ação Nacional (PAN), iniciativa do governo federal que combate ameaças a espécies e ambientes coralíneos. Com a mudança, Pirangi passa a ser área foco de conservação. Para saber mais sobre a ONG Oceânica, acessewww.oceanica.org.br.
Fonte:  

Sem comentários:

Enviar um comentário