domingo, 25 de janeiro de 2015

Poluição >> Presença de Aguapé inidica elevada poluição do Rio Mossoró

Rio está tomado pelos aguapés, a ponto de não deixar água à mostra em alguns pontos – Foto Alcivan Costa
Rio está tomado pelos aguapésa ponto de não deixar água à mostra em alguns pontos 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo informa que está buscando parceria junto à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos para realizar um trabalho de despoluição do Rio.

Os aguapés se multiplicam sobre as águas do Rio Mossoró. Ao contrário do que muita gente imagina, as plantas até fazem bem ao manancial, visto que elas se alimentam do material orgânico depositado irregularmente pela própria comunidade. No entanto, a presença do aguapé é um dos indicadores do nível elevado da poluição. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo está buscando uma parceria junto à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SEMARH) para realizar um trabalho de despoluição do Rio.
De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo, Francidaule Amorim, a gestão do Rio Mossoró é de responsabilidade do Estado, por isso a busca pela parceria, tendo em vista também que a Prefeitura não tem condições de bancar o serviço sozinha. Ele explica que na atual situação que se encontra o manancial somente a retirada dos aguapés não adiantaria, já que a presença da planta é apenas um indicador da poluição. “Se existe o aguapé é porque existe antes a matéria orgânica que a planta se alimenta. Esse material só está presente devido aos detritos lançados no rio através de esgotos irregulares, o lixo jogado pela população… Tirar os aguapés não vai resolver o problema e prova disso é que o município já realizou ações de retirada da planta, no entanto elas voltam a nascer justamente porque a matéria orgânica continua lá. Esta ação que deverá ser realizada está sendo planejada e vamos buscar o apoio do Estado para realizar o quanto antes”, destacou o secretário-adjunto.
Ele explica ainda que com mais matéria orgânica no rio, os aguapés se proliferam e denunciam a sujeira. Sem a chegada de água no manancial por causa de falta de chuvas, já que não houve um volume considerado durante o período chuvoso, as plantas permanecem no local. “O mau cheiro que às vezes é percebido pela população não é ocasionado pelos aguapés e sim pela sujeira que se concentra no rio”, salienta o secretário.
Fonte: Gazeta do Oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário