sexta-feira, 3 de julho de 2015

Pesquisa >> Preferênciados dos brasileiros

Foto de CartaCapital.
A mais recente pesquisa nacional do Instituto Vox Populi, realizada em maio, mostrou que a maioria da sociedade brasileira não é antipetista e, muito menos, radicalmente antipetista. 
Dos entrevistados, 48% admitiram a possibilidade de votar no PT no futuro, contra 39% dos que não votariam no partido.



A mais recente pesquisa nacional do Instituto Vox Populi, realizada em maio, mostrou que o petismo e o antipetismo permanecem do mesmo tamanho de 20 anos atrás. Revelou também que, do fim da década de 1980 para cá, nenhum partido cresceu individualmente na simpatia popular. Continuamos com um quadro de identificações partidárias no qual existe o PT e, a bem da verdade, mais nada (o PMDB ficou com 5% e o PSDB com 4% das menções).
Do total, 12% disseram “detestar o PT”. Somado aos 19% que afirmaram “não gostar do PT, mas sem detestá-lo”, o grupo perfaz um terço dos entrevistados. A mesma proporção daqueles que responderam se “sentir petistas” ou “gostar do PT sem se sentir petistas”. O que deixa o terço restante em posição neutra, “sem gostar ou desgostar” do partido.
A pesquisa solicitou dos entrevistados que comparassem os governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff em 14 dimensões e dissessem qual havia sido melhor em cada uma. Lula ficou na frente em 13 itens. Bateu o tucano de 85% a 8% no quesito “Teve mais preocupação com os pobres” e 38% a 17% em “Combateu mais a corrupção”. Dilma liderou em uma (“Fez a melhor política de defesa das mulheres”).
Confira na coluna de Marcos Coimbra | http://bit.ly/1Ipk46u

Sem comentários:

Enviar um comentário