segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Semana Mundial do Aleitamento Materno >> Campanha visa mobilizar a sociedade para a importância da amamentação

Agosto é o mês de mobilização para uma causa de extrema importância para a saúde dos nossos bebês. Isso porque nesta primeira semana do mês é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que tem o objetivo de facilitar e fortalecer a conscientização social para a importância da amamentação. 

Em 2015, a campanha, promovida pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) há mais de 20 anos em todo o mundo, terá como tema “Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos”. A ideia é mostrar que a amamentação é um direito das mulheres que trabalham. No Brasil, a Semana é coordenada pelo Ministério da Saúde. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e complementar até os dois anos. Além de todas as vantagens já conhecidas da amamentação, para a saúde tanto da criança quanto da mãe, o leite materno constitui o método mais barato e seguro de alimentar os bebês. 

Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante que é um dever do poder público, das instituições e dos empregadores proporcionar condições adequadas ao aleitamento materno, o que vai de encontro ao tema da campanha em 2015. 

Cenário da amamentação no Brasil
Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional*, do Ministério da Saúde, mostram que ouve um avanço nos últimos anos, com relação ao número de bebês amamentados. Porém, ainda é possível melhorar, principalmente no que diz respeito ao aleitamento complementar até os 2 anos de idade. 

De acordo com os dados, em 2008, 75% dos bebês menores de 6 meses entre os avaliados se alimentaram exclusivamente com leite materno, número que subiu para 89% em 2014. Já com relação às crianças menores de 2 anos, que segundo a OMS devem receber aleitamento materno complementar, 33,21% não se alimentaram com leite materno, em 2014. 

Houve uma melhora no índice, com relação a 2008, quando 44,47% das crianças menores de 2 anos não recebiam aleitamento materno. Mas é necessário um avanço ainda maior, tendo em vista todos os benefícios do leite materno na saúde dos bebês, e para seu completo desenvolvimento. 

Hora do Mamaço
Para abrir a Semana, o grupo AMS Brasil (Apoio Materno Solidário) convocou um mamaço nacional para este sábado (1). A chamada Hora do Mamaço deve ocorrer em mais de 50 cidades, sendo 15 delas de Portugal. Na cidade de São Paulo, o evento será realizado em parceria com a Fundação Abrinq, a partir das 10h30, no Parque da Aclimação (Parquinho), com direito a um piquenique. 

Para consultar horários e locais da hora do mamaço, clique na página do evento, ou procure pela hashtag #horadomamaço.

*Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional são periodicamente ponderados e passíveis de alterações. Última verificação em 18/05/2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário