segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Principal debate sobre energia eólica no país reúne especialistas e autoridades em Natal

Nota do Blog:  Por reconhecer a importância desse tema e mediante  a viabilidade econômica, ambiental e social para o município, nosso Mandato apresentou um requerimento à Câmara Municipal propondo a realização de uma Audiência Pública para que possamos discutir esse assunto localmente e de forma mais aprofundada.


Matéria extraída do Jornal Tribuna do Norte
 
Especialistas, pesquisadores, gestores públicos das três esferas do governo, além de representantes do setor de energias renováveis, estão reunidos na abertura da 3ª edição do Fórum Nacional Eólico - Carta de Ventos, realizado no Hotel Pirâmide, nesta segunda-feira (21), em Natal. A definitiva inserção da fonte eólica na matriz energética e a regionalização da competitividade serão os principais temas em debate hoje e amanhã. O evento reúne aproximadamente 600 executivos em duas edições e é considerado o principal encontro político econômico da indústria eólica brasileira.

O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, destacou a importância da produção eólica no Rio Grande do Norte. O Estado acumula metade da geração de energia eólica no país. O Brasil possui hoje 4,5 mil megawatts de potência instalada, o que equivale a R$ 15 bilhões de investimentos diretos, ao longo de cinco anos.
Discussão é a mais importante sobre energia eólica no Brasil 
Discussão é a mais importante sobre energia eólica no Brasil

Até 2014, assinala Jean Paul-Prates, quando o Estado sediará a Copa do Mundo, o Rio Grande do Norte deixará de ser Estado importador para ser autossuficiente, com capacidade contratada e instalada equivalente de países como Portugal e Dinamarca.
"O Rio Grande do Norte é hoje um paradigma para o certo e para o errado do escrutinamento econômico do país em energia eólica", afirma.

Especialistas e pesquisadores participam de debate em Natal 
Especialistas e pesquisadores participam de debate em Natal

O presidente apontou como principais desafios para expansão nacional da energia dos ventos, a efetivação das instalações das linhas de transmissões, os chamados linhões, cujas obras estõ em atraso em todo país, além de capacitação de mão de obra especializada e captação de fontes de financiamento, com a suspensão das linhas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Sem comentários:

Enviar um comentário