sábado, 18 de março de 2017

LITERATURA E SOLIDARIEDADE >> SBS Livraria Natal comemora seu 3º aniversário com evento solidário


A imagem pode conter: 1 pessoa

A SBS Livraria Natal, comemorando seu terceiro aniversário, traz para uma noite de autógrafos e lançamento do livro 40 anos no ar, o repórter Francisco José.

A renda obtida com a venda dos exemplares será revertida diretamente à Fundação Terra, do Padre Airton Freire, uma entidade sem fins lucrativos que presta assistência médica e social, mantém escolas, creches e abrigos, atendendo pessoas carentes do sertão Pernambucano.

AMANHÃ O NORDESTE VAI SE ENCONTRAR NA PARAÍBA >> Vamos à Monteiro/PB agradecer a Lula, Dilma e Ciro.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

COMITÊ DE CELEBRAÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO NA PARAÍBA

O Comitê de Celebração das Águas do Rio São Francisco na Paraíba convida a sociedade paraibana para participar do Ato Histórico Festivo de Celebração da chegada das águas do Rio São Francisco na Paraíba com a presença dos Ex-Presidentes Lula e Dilma; do Ex-Ministro Ciro Gomes; dos governadores Ricardo Coutinho-PB, Welington Dias-PI, Ruy Costa-BA, Camilo Santana-CE; de prefeitos, deputados e senadores do Nordeste.


O Ato contará ainda com a presença dos artistas Chico Buarque, Chico César, Flávio José e do Teólogo Leonardo Boff.

Em Monteiro-PB, a partir das 11 horas, Domingo, 19 de março - Dia de São José
Lula se banhará no rio Paraíba com as águas do Rio São Francisco e caminhará em Procissão com o Povo Nordestino até o Centro de Monteiro, onde celebraremos as águas do São Francisco. 
Vamos abraçar os lutadores do povo brasileiro que olham pelo Nordeste.


Comitê de Celebração das Águas do rio São Francisco na Paraíba.
Frente Brasil Popular, CUT, MST, Pólo da Borborema, FETAG, MAB. ASA-PB, MPA, Pastorais Sociais – PB, CTB-PB, UJS, Levante Popular da Juventude, Movimentos de Moradias, Marcha Mundial das Mulheres.

Maiores informações procurar:
CUT – PB. Frente Brasil Popular - PB, MST-PB.

FARMÁCIA BÁSICA >> Após audiência, governo do Estado se compromete a regularizar pagamento da Farmácia Básica aos municípios


Exibindo Governo do Estado se compromete a regularizar pagamento da Farmácia Básica aos municípios.jpg
Em audiência de conciliação presidida pelo desembargador Claudio Santos, o Estado do Rio Grande do Norte se comprometeu a regularizar o pagamento do Programa de Assistência Farmacêutica Básica aos municípios potiguares, a partir do próximo dia 10 de abril. 
A ação foi proposta pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – e pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
A audiência aconteceu na sede do Tribunal de Justiça, em Natal, e foi definido que além do comprometimento da regularização do pagamento, as Secretarias Estaduais de Planejamento e Saúde deverão se reunir com a FEMURN e o MP/RN até o próximo dia 11 de abril, para firmar um plano de pagamento das dívidas retroativas da Farmácia Básica. O passivo é superior a R$ 70 milhões, com irregularidades no pagamento desde o ano de 2007.
O Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, comemorou a decisão, e afirma que espera que a decisão judicial seja cumprida: “A decisão é de grande ajuda para a saúde pública dos nossos municípios, que poderão comprar medicamentos, insulina, enfim, dar um melhor funcionamento dos insumos da atenção básica. Temos certeza que a partir dessa decisão do judiciário potiguar, o Estado, que esteve ausente nos últimos sete anos, possa atualizar a parcela vigente e ajudar os municípios”, classificou Benes.
“A partir da regularidade desses valores, os gestores vão ter condições de melhor abastecer as farmácias que têm nas unidades básicas de saúde dos municípios do Rio Grande do Norte”, afirmou Benes. Para o Presidente, a quitação do passivo também vai ajudar os municípios: “São valores pequenos mensalmente, mas em função do débito de 84 meses de atraso, a gente tem um valor significativo para fortalecer esse atendimento da atenção básica”, declarou o Presidente.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FEMURN

quinta-feira, 16 de março de 2017

GREVE NACIONAL >> Assembleia unificada aprova deflagração da greve geral da Educação

Créditos: Antônio Junior
A assembleia unificada do Estado e municípios aprovou a deflagração da greve geral da educação do RN por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (15/03). O pátio da ASSEN ficou lotado e o sentimento era um só: paralisar as atividades e barrar a Reforma da Previdência proposta pelo governo Temer.
Na ocasião, a categoria também aprovou o calendário de lutas apresentados pelo SINTE/RN, bem como as sugestões de atividades para estudantes, pais e toda a comunidade escolar . Confira abaixo o calendário e as sugestões de atividades:
Calendário de lutas
Sugestões de atividades para estudantes e pais

Entenda como é o regime de previdência social em outros países

Nesses últimos dias temos visto esse governo golpista usando a mídia corrupta para tentar justificar a "reforma previdenciária", valendo-se de alguns artifícios que nada mais são do que MENTIRAS  para tentar enganar a população e assim ter aceitação a esse pacote de maldades.

A reforma de Temer e seus aliados pretende aumentar tanto a idade como tempo de serviço (49 anos de contribuição e 65 de idade) 

O quadro abaixo mostra como é o sistema de previdência social com relação a tempo de serviço e idade em alguns países e deixa bem claro que a proposta de Temer vai exatamente na contramão dos outros países.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

ATENÇÃO CRIANÇAS E JOVENS DE LAJES >> Neste domingo 19, opções de lazer e cultura



A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo

#NUCAemAção e Dessa Vez Com Sessões de cinema, você que gosta de curtir um bom filme e quem tem crianças em casa esta aí uma boa programação para o dia de domingo, venha prestigiar o nosso #CINENUCA com filmes bem interessantes e engraçados'
1° Sessão: O Pequeno Principe 
2° Sessão: Vai Que Cola O Filme ....

Entrada Apenas: 2,00 reais 
Local: Casa de Cultura

Vendas de ingressos com qualquer um dos membros do Nuca Lajes...

DANO AMBIENTAL >> MPF quer que mineradora pague por danos ambientais na Bahia

Santo Amaro, Bahia. foto: Andrea Moroni/Flickr.O Ministério Público Federal entrou com uma ação na sexta-feira (10) junto à Justiça Federal para que a mineradora Plumbum Comércio e Representações de Produtos Minerais e Industriais Ltda seja obrigada a pagar multa no valor de R$ 59.332.082,50 por danos ambientais em Santo Amaro, na Bahia.
A mineradora Plubum vem sendo acionada desde 1993, ano em que encerrou as suas atividades na região. Mesmo 24 anos depois do fim das atividades, os danos causados à população e ao meio ambiente ficaram: o solo da região foi contaminado por cádmio e chumbo. Uma liminar emitida pelo MPF em 2003 determinava o cercamento da área contaminada, a implantação de placas indicativas da existência de material tóxico no local, o controle da área para evitar o trânsito de pessoas e de animais a instalação de uma “área alagadiça”, que evitasse a migração de resíduos para o leito do Rio Subaé, a 300 metros do local. Mas, a Plubum não obedeceu às determinações judiciais e agora o MPF quer que ela pague por isso.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF.


quarta-feira, 15 de março de 2017

LAJES NA LUTA CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA!

Hoje 15 de março, igualmente a todo Brasil, aconteceu em Lajes, um ato de protesto contra a reforma da previdência proposta pelo governo golpista de Temer e  seus aliados.

A movimentação aconteceu pela manhã na Praça Central e contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajes, professores, representantes de comunidades rurais, funcionários públicos e aposentados e populares, que se revezaram mostrando alguns pontos sobre essa questão, como por exemplo: a falsa ideia do déficit da previdência, a influência negativa da mídia, sempre com o objetivo de favorecer aos golpistas,  a relação idade tempo de serviço agora e depois...


Durante as falas foi alertado para a população sobre os prejuízos que essa "reforma" se aprovada, trará para a população brasileira, em especial para as mulheres que serão as mais prejudicadas com isso. Outro ponto bastante abordado foi sobre a necessidade da população cobrar e acompanhar o voto de seus deputados e senadores nessa questão, já que eles serão os responsáveis pela aprovação ou não de mais esse pacote de maldades que Temer está propondo para a população brasileira.

Veja mais algumas imagens desse ato:

O POVO DIZ NÃO A REFORMA DA PREVIDÊNCIA >> Vamos sair às ruas hoje e mostrar nossa indignação contra esse golpe!

A imagem pode conter: texto


CONTAMOS COM SUA PRESENÇA! 

Atenção você trabalhador do campo e cidade, jovem, dona de casa, autônomo, funcionário público, logo mais as 9:00 horas estaremos todos na Praça Central de Lajes dizendo NÃO a essa "reforma da previdência" de Temer...

ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA REGIÃO CENTRAL >> CAERN informa interrompimento de água da adutora Sertão Central Central

Resultado de imagem para ADUTORA SERTÃO CENTRAL
A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) informa que no período de 15 a 22 de março, será interrompido o fluxo de água pelo Canal do Pataxó, a pedido da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh/RN), para a conclusão de serviços de recuperação estrutural em trechos do Canal.

Deverá ser afetado o abastecimento de água nas cidades atendidas pelo sistema Adutor Sertão Central: Angicos, Fernando Pedroza, Lajes, Pedro Avelino, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo, afirma informação da assessoria de imprensa da Caern.

Tendo em vista que grande parte dessa população possui sistema de reservação de água e as chuvas estão sendo uma constante na região, a Caern reforça a necessidade de utilizar a água disponível de maneira racional.

Além disso, a Companhia manterá o fornecimento por meio de carros pipa para os serviços essenciais destas cidades, como é o caso de hospitais e escolas, dentre outros.

terça-feira, 14 de março de 2017

ATENÇÃO TRABALHADORES E POPULAÇÃO LAJENSE!

ATENÇÃO TRABALHADORES!

Tenho recebido inúmeras postagens de amigos lajenses relacionadas a Parada Nacional acontecerá amanhã, 15 de março contra as reformas e contra os retrocessos desse governo golpista.

E já que isso é algo afetará a todos nós, vamos também entrar nessa luta? Que tal amanhã sairmos às ruas para mostrarmos nossa indignação contra esses absurdos?

Por isso convidamos a você estudante, professor, agricultor, funcionário público, trabalhador autônomo, jovem, dona de casa, enfim toda a população lajense PARA NOS ENCONTRARMOS AS 9:00 HORAS NA TAMARINEIRA DA PRAÇA E MOSTRARMOS QUE SOMOS CONTRA ESSE PACOTE DE MALDADES QUE PREJUDICARÁ NOSSA VIDA!

Ou nós aqui de Lajes também paramos amanhã e apoiamos os milhões de brasileiros que estarão realizando atos em todo Brasil, ou caso contrário, estaremos de alguma forma concordando com tudo isso que está acontecendo!

Venha faça seu cartaz, participe conosco e fortaleça essa luta que é de todos nós!!!

O QUE VEM POR AÍ >> A reforma previdenciária do governo Temer afetará a todos nós!

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Se aprovadas as novas regras para Aposentadoria, serão obrigatórios 25 anos de contribuição e 65 de idade para homens e mulheres.
Para receber o benefício integral serão necessários 49 anos de contribuição. Confira a tabela abaixo e saiba quando irá se aposentar.
E você, em que ano irá se aposentar com as novas regras? Deixe seu comentário e #compartilhe com seus amigos!

RECONHECIM,ENTO MUNDIAL >> Nobel da Paz convida Lula para integrar Conselho de líderes mundiais

O objetivo do conselho é discutir a erradicação do trabalho infantil e assegurar a garantia dos direitos das crianças em nível mundial. Segundo Satyarthi, os convites foram feitos a pessoas consideradas "vozes morais" importantes.

segunda-feira, 13 de março de 2017

LITERATURA, REALIDADE SOCIAL E POLÍTICA....

Nenhum texto alternativo automático disponível.

EM LAJES >> Chuva reanima os agricultores


Na noite de ontem, 12 de março, tivemos mais uma chuvinha no final da noite, que serviu para amenizar o forte calor e também para reanimar os agricultores de nosso município, que já demonstravam preocupação com a necessidade de chuva para suas lavouras.
 
Porém temos visto que em vários outros municípios vizinhos tem caído uma boa quantidade de chuvas, o que também nos deixa esperançosos que em breve essas chuvas cheguem a nossa região. E conforme as previsões climatológicas é de que teremos chuvas nesses período.
 
A imagem pode conter: noite, céu e atividades ao ar livre

REAÇÃO >> Mais de um milhão de professores preparam greve contra a reforma da Previdência

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) espera a adesão de mais de um milhão de professores e profissionais da rede pública de ensino na greve nacional que será deflagrada na quarta-feira (15). A paralisação, que vai atingir todos os estados do país, inaugura um calendário intenso de mobilizações envolvendo centrais sindicais e movimentos populares contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, que muda as regras da aposentadoria no país.
Apresentada ao Congresso Nacional pelo governo Temer, a medida estabelece idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar e ainda exige contribuição de 49 anos para que o trabalhador possa receber o valor integral do salário. Alguns benefícios também poderão ser desvinculados do salário mínimo, diminuindo o valor da aposentadoria ao longo do tempo.
 
Todas as 48 entidades filiadas à CNTE, que incluem sindicatos municipais e estaduais de professores, aprovaram a convocação da greve geral da categoria. A paralisação vai durar inicialmente 10 dias e, no dia 25 de março, o movimento vai avaliar a continuidade das mobilizações.
 
Segundo Heleno Araújo, presidente da confederação, o movimento sindical e social como um todo, incluindo as maiores centrais e as frentes Brasil Popular (FBP) e Povo Sem Medo (FPSM), também promoverão atos contra a reforma da Previdência no dia 15.
 
“A meta é barrar essa reforma. Existe escola pública em cada bairro de cada município desse país. Vamos dialogar diretamente com a comunidade explicando a gravidade das mudanças que estão sendo propostas. Não tem final de semana nem feriado, estamos em uma verdadeira campanha, mas, dessa vez, para evitar um grave retrocesso”, explica.
 
Uma das principais ações locais durante a greve é pressionar as bases eleitorais de deputados que são a favor da reforma. A tática já tem surtido efeito, explica Heleno Araújo. Na semana passada, uma liminar obtida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) chegou a proibir a CUT do Rio Grande do Sul de distribuir um jornal especial sobre a reforma da Previdência. Uma das matérias estampava fotos de parlamentares do estado que apoiavam a medida. A censura acabou sendo derrubada posteriormente na Justiça.
 
“Esse caso mostra que os deputados, quando têm sua posição política contra o povo exposta na mídia, entram em pânico. Nós vamos expor todos eles”, promete Heleno Araújo, que acredita que o governo não terá os 308 votos necessários na Câmara dos Deputados para aprovar a PEC. A proposta, se passar na Câmara, ainda depende do voto de 49 senadores, em dois turnos. O governo Temer sonha em ver a medida aprovada até julho.
 
Aposentadoria improvável
Para a CNTE, a PEC 287 torna as regras para a aposentadoria tão difíceis de serem alcançadas que os trabalhadores se sentirão obrigados a contratar planos privados de Previdência, caso tenham condições financeiras para isso. Ao mesmo tempo, com a expectativa média de vida no país girando em torno de 75 anos, as pessoas vão trabalhar quase até a morte. Em alguns estados, como Maranhão e Alagoas, por exemplo, a expectativa de vida chega a ser menor do que a idade mínima que o governo está propondo para a aposentadoria.
 
No caso dos trabalhadores em educação, explica Heleno Araújo, o impacto da reforma da Previdência será “brutal”.
 
“Uma professora que atualmente se aposenta após 25 anos de contribuição vai ter que trabalhar um total de 49 anos para receber o salário integral, ou seja, querem elevar em mais de 400% o tempo que essa docente teria que trabalhar para se aposentar”, exemplifica.
 
Além disso, o presidente da CNTE lembra que mais de um terço da categoria já sofre com doenças do trabalho. Se a reforma passar, Heleno Araújo prevê um cenário “terrível” para a educação pública no Brasil.
 
“Vai aumentar e muito o número de doenças e afastamentos de professores, onerando as prefeituras ainda mais. Essa PEC só serve para desmontar ainda mais os serviços públicos no país, e vai afetar desde a creche até o ensino médio”, argumenta.
 
Previdência não tem déficit
O principal argumento do governo federal para propor uma reforma tão profunda na previdência seria o déficit do setor. No entanto, dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal desmentem essa tese. As receitas da Previdência fazem parte do orçamento da Seguridade Social que, além dos benefícios previdenciários, inclui saúde e outros programas sociais, como o Bolsa Família. Em 2015, as receitas da Seguridade Social foram de R$ 694 bilhões, enquanto as despesas foram de R$ 683 bilhões, um saldo positivo de R$ 11 bilhões.
 
Além disso, os débitos previdenciários e a sonegação de impostos por empresas somaram, em 2015, mais de R$ 350 bilhões, o que representou 77% do total de despesas com aposentadoria no mesmo ano (R$ 436 bilhões), indicando que o combate às fraudes poderia sanar qualquer possibilidade de déficit na previdência. Para o governo, no entanto, a solução é restringir o acesso à aposentadoria.
 

PROTAGONISMO JOVEM >> Bate-papo com Pedro Gorki, novo presidente da UMES Natal

Estudante do curso de Lazer na Unidade das Rocas do IFRN, Pedro Gorki teve atuação destacada no movimento de ocupação das escolas em Natal contra a Reforma do Ensino Médio do governo ilegítimo de Michel Temer. Ele tem só 16 anos de idade, mas uma consciência política que faz inveja a muita “gente grande”.
 
Nesta segunda-feira (13), Gorki assume um novo mandato à frente da UMES Natal. A nova gestão vai até 2018. A posse será às 14h, no auditório da Escola Estadual Floriano Cavalcanti (Floca).

 
Na entrevista, ele fala sobre os desafios do movimento estudantil, o avanço do conservadorismo entre os jovens e a importância do envolvimento da juventude na política.

 

PRÁTICA SUSTENTÁVEIS >> Em Mossoró doação de mudas alerta para consciência ambiental

Foto: Cedida
Mais de 50 mudas de variadas espécies de hortaliças foram distribuídas, na manhã desta sexta-feira, 10, num dos principais cruzamentos do Centro de Mossoró. A iniciativa encerrou mais uma edição do Projeto Eco Consciência, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) Mossoró, que conscientiza alunos e população em geral sobre práticas sustentáveis e preservação ambiental. Pedestres e motoristas aprovaram a ação.
A vendedora Lindamar Dias ficou surpresa com a abordagem, e levou duas mudas, de alface e orégano, para completar a horta que mantém em casa. Segundo ela, além estimular o cultivo de hortaliças, o projeto é importante para despertar para os cuidados com o meio ambiente.
“É um trabalho muito importante, que toda escola deveria fazer, para que as pessoas cultivem plantas e hortaliças em casa, e também para mostrar a importância de preservar o meio ambiente”, opinou.
A ação mobilizou mais de 20 alunos do Cebrac Mossoró. Além de distribuir material informativo e apresentar cartazes que alertam para os cuidados com o meio ambiente, eles também plantaram as mudas e confeccionaram os recipientes, à base de garrafas pet.
“O projeto me fez despertar para coisas que não me preocupava, como a necessidade de ter plantas em casa. Mossoró possui poucas árvores, e precisamos cultivar mais e ter ações sustentáveis”, frisou Emilly Moura, aluna do curso de Assistente administrativa.
Para a gestora do Cebrac Mossoró, Renata Brito, a ação cumpriu o papel social e educacional ao qual se propõe. Isto é, desde a mobilização dos alunos em torno da ação até a conclusão do projeto, beneficiando a população.
“Estamos felizes com o projeto, que alcançou o resultado desejado, conscientizando nossos alunos sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente, e levando informações importantes à população local”, avaliou.

domingo, 12 de março de 2017

GOVERNO TEMER IMPEDE A DIVULGAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL >> O que está por trás da suspensão da divulgação da lista suja do trabalho escravo

trabalho escravo
O governo federal venceu nesta terça-feira (07/03) um round judicial que, na prática, deve impedir a sociedade de conhecer pelos próximos quatro meses quem são os empregadores do Brasil flagrados e punidos por utilizar trabalhadores em condições análogas à escravidão e inscritos na chamada “lista suja” do trabalho escravo. A lista foi criada em 2003 e é respaldada internacionalmente.

No governo do presidente Michel Temer (PMDB), o Ministério do Trabalho (MT) sustenta a visão de que as atuais regras que determinam a inclusão de nomes na lista “não garantem o direito ao contraditório e a ampla defesa dos acusados de crime, o que daria margem para novas contestações judiciais”. Esse argumento é confrontado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), e a batalha chegou aos tribunais.


O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins, decidiu nesta terça-feira que o governo federal tem razão. Ele acolheu os argumentos da Advocacia-Geral da União e derrubou uma liminar que obrigava o Ministério do Trabalho a divulgar a “lista suja”, sob pena de pagar multas diárias. Gandra Martins apareceu na lista de cotados do Palácio do Planalto para uma vaga ao Supremo Tribunal Federal.
Compromisso internacional
“Vamos recorrer. A ‘lista suja’ é um instrumento importante no enfrentamento à escravidão contemporânea, e o Brasil assumiu compromissos internacionais de enfrentamento à escravidão”, afirma o procurador do trabalho Tiago Cavalcanti, coordenador nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete) do Ministério Público do Trabalho.
Para Cavalcanti, o argumento do governo federal de que há cerceamento de defesa dos acusados é “absurdo”, pois após flagrada a situação de escravidão (auto de infração), o acusado ainda poderá recorrer administrativamente, em duas instâncias. “O nome do infrator só é incluído na lista a partir do momento em que não cabe mais recurso.”
Uma semana antes de vencer o prazo dado pela Justiça Regional do Trabalho para que o MT divulgasse a lista, a pasta realizou a primeira reunião de um grupo de trabalho criado para “estabelecer regras claras para a inclusão de empresas no cadastro, conhecido como ‘lista suja’, e evitar a judicialização do tema”.
O argumento da AGU, que convenceu o presidente do TST, é que esse grupo precisa de 120 dias para analisar as regras vigentes e alterá-las. Os procuradores do Trabalho afirmam que não foram convidados pelo governo federal para essa primeira reunião do grupo, mas participarão das discussões para entender exatamente quais são os objetivos do debate.
“Querem alterar a ‘lista suja’ em quê? Vai haver esvaziamento da lista? Vai haver esvaziamento da visão do trabalho escravo?”, questiona Cavalcanti. De acordo com a assessoria do Ministério do Trabalho, o grupo foi criado porque “o governo quer ter a garantia de que as normas serão transparentes e justas para identificar e divulgar quem comete esse tipo de crime”.
Portaria no último dia do governo Dilma
As regras atuais para inclusão de nomes na “lista suja” estão especificadas numa portaria interministerial publicada pelo governo anterior no último dia 13 de maio, exatamente o último dia em que a então presidente Dilma Rousseff (PT) esteve no cargo. A portaria foi reeditada para deixar claros os procedimentos de inclusão e retirada dos nomes no cadastro.
Após a publicação dessa portaria, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, extinguiu uma ação que tramitava na corte para questionar a constitucionalidade da “lista suja”. Tal pendenga judicial vinha impedindo a divulgação do documento desde dezembro de 2014.
Cavalcanti destaca que a publicação da “lista suja” é uma política de Estado, assumida pelo Brasil internacionalmente, e que não pode “sofrer variações ideológicas ou partidárias”. A medida, enfatiza, foi defendida em políticas públicas iniciadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e aprimoradas nas gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). “Ou seja, independe de partidos, correntes políticas ou ideologias.”
As decisões do Supremo
No final de 2014, o então presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, concedeu uma liminar que impediu a publicação da “lista suja”. A ação foi movida pela Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários, que considerava o cadastro inconstitucional.
Para sanar os problemas apontados, foi feita, então, nova portaria pelo governo, nos minutos finais da administração de Dilma. Porém, ainda que a ação tenha sido extinta no Supremo depois da reedição da portaria, em maio de 2016, o Ministério do Trabalhou recusou-se em divulgar a lista.
Os procuradores do trabalho alegam que houve reuniões e tentativas de convencimento do atual governo. Sem êxito, restou bater às portas da Justiça Regional do Trabalho.
A batalha não tem data para terminar e, dependendo dos efeitos e de sua repercussão, pode chegar à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

UMA CHARGE PERFEITA >> O povo sabe quem está ao seu lado....


UM CONTATO QUE SALVA VIDAS >> Ao completar 55 anos, CVV abre oportunidades de voluntariado em todo o país

Resultado de imagem para cvvEm março de 1962 um grupo de pessoas preocupadas com o elevado número de suicídios funda o Centro de Valorização da Vida (CVV). Na ocasião ocupava uma casa na capital paulista e oferecia atendimento pessoal, por telefone e carta.

Hoje, 55 anos depois, o CVV conta com 76 postos de atendimento em 71 municípios do país e, além dos meios originais, também pode ser procurado por e-mail, chat e Skype. “Essa migração para a internet ampliou muito os horizontes do CVV, pois permitiu que residentes de qualquer parte do mundo possam buscar apoio emocional, desde que falem português”, comenta Carlos Correia, voluntário e membro da Comissão Nacional de Divulgação do CVV.

Única organização não governamental de prevenção do suicídio com alcance nacional, serviço gratuito e desvinculado de linhas religiosas, o CVV tem o reconhecimento do Ministério da Saúde ao operar o primeiro número telefônico de prevenção do suicídio sem custo de ligação (188, no momento exclusivamente no Rio Grande do Sul). Além dos atendimentos, a instituição fomenta o estudo, debate e difusão da prevenção do suicídio por diversas iniciativas, como a realização de Simpósios Internacionais com a sétima edição neste ano, a mobilização pelo Setembro Amarelo (mês mundial de prevenção do suicídio) e eventos regionais, como Semanas de Valorização da Vida, palestras e debates.

No mês de seu aniversário, pelo terceiro ano consecutivo, o CVV vai oferecer simultaneamente em várias unidades o curso de seleção e treinamento de voluntários, chamado de Programa de Seleção de Voluntários. “É a porta de entrada para quem deseja se tornar voluntário do CVV. Não há custo ou compromisso em chegar até o final do programa”, explica Carlos. As únicas exigências são ter disponível pelo menos quatro horas semanais para o atendimento, ser maior de idade (18 anos) e vontade de conversar com qualquer pessoa que busque ajuda, sem críticas ou preconceitos.

Em Natal, será oferecido duas oportunidades: uma Turma durante a semana (terças e quintas) com início no dia 07 de março das 19h às 21h no Campus EaD do IFRN (IFRN da Av. Salgado Filho); Outra Turma no fim de semana (sábado) com início no dia 11 de março das 13h30 às 16h30 no Manhattan Cursos (Av. Rio Branco, 767 - Cidade Alta). (Informações e inscrições pelo telefone 141 ou (84) 3221 - 4111 ou e-mail: natal@cvv.org.br). 

Confira lista completa dos endereços e horários dos cursos para novos voluntários do CVV na página http://cvv.org.br/seja-voluntario-cursos.php

Sobre o CVV 

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 76 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições de prevenção do suicídio de todo o mundo, participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde e é um dos mobilizadores do Setembro Amarelo (mês de prevenção do suicídio) no Brasil (setembroamarelo.org.br). 

Mais informações 

Posto CVV Natal – 141 / 3221 – 4111
natal@cvv.org.br