sábado, 5 de maio de 2012

Por isso que o governo dos Demos no RN está no topo do mundo como péssimo...

Atendendo  solicitação de um leitor, publico essa carta que me foi enviada por e-mail

Caro editor
Gostaríamos que dentro de suas possibilidades fosse publicado em seu blog a carta aberta que estamos lhe enviando como forma de pressionar o governo do estado a efetuar a convocação de mais professores para as escolas. Desde já agradecemos a sua colaboração.

Carta aberta à sociedade potiguar.

Nós, professores aprovados no último concurso da educação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que resultou da interferência do Ministério Público do RN através da Ação Civil Pública 001.08.026076-5, designado pela Portaria nº 104/2011 - SEARH/RN, de 17 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nº 12.525 de 18 de agosto de 2011, vimos por meio desta informar à população potiguar e manifestar a nossa indignação pela omissão do Governo do Estado do RN em não cumprir o acordo firmado com o Ministério Público perante a Justiça.

Segundo a página oficial do Ministério Público (http://www.mp.rn.gov.br/noticias.asp?cod=1689), o concurso do estado tem por finalidade “garantir condições mínimas de educação para os alunos”, contudo, não há condições mínimas para a educação dos alunos quando as salas de aula estão sem professores.

O concurso abriu mais de 250 vagas para professores de Língua Inglesa, no entanto, após a convocação realizada apenas dois professores do Polo IV – (Mossoró), que, diga-se de passagem é terra da atual gestora do estado, foram convocados.

Causa-nos igual estranheza o fato de na lista de convocação divulgada no dia 28 de fevereiro de 2012 constarem como disponibilizadas apenas vagas abertas por motivo de aposentadoria e falecimento relativas ao ano de 2008. Porém, não observamos referência aos cargos vagos de 2009 em diante. Há o caso de um professor que se aposentou pela escola CEJA – Felipe Guerra no ano de 2008 e a vaga não foi disponibilizada para a assunção de um novo profissional. Esse fato deixou aberta a possibilidade de haver outros casos do mesmo tipo.

Não sabemos ao certo qual o real motivo para a não convocação dos concursados e aprovados já que a SEEC não abre canal de interlocução, porém, no dia 21 de março, ao ligarmos para a Secretaria de Educação e Desporto, por volta das 11h da manhã, foi-nos informado que não há necessidade de convocação de professores de Língua Inglesa, e, quando e se houver, o Governo o fará.

É estranho receber uma resposta como essa por parte do Governo do RN, quando sabemos que a Promotoria da Educação moveu uma Ação Civil Pública justamente para suprir a carência de professores. É inadmissível a Secretaria de Educação e Desportos informar que não há necessidade de professores de língua inglesa, quando várias escolas estão liberando seus alunos mais cedo e/ou cancelando dias letivos por falta de professores. Escolas como a Floriano Cavalcante (FLOCA), Caic, Anísio Texeira e Padre Miguelinho em Natal; Edgar Barbosa e CAIC Otto de Brito Guerra em Ceará-Mirim; Escola Pedro II em Lajes; e Monsenhor Walfredo Gurgel em Alto do Rodrigues, entre outras, não iniciaram normalmente o ano letivo de 2012 por falta de professores.

SABE-SE QUE TER PROFESSOR É CONDIÇÃO MÍNIMA INDISPENSÁVEL PARA O FUNCIONAMENTO DE QUALQUER ESCOLA.

#ForaGovernadoraRosalba entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter

Fonte: site  Carta Potiguar

O tuitaço, promovido pela manhã por críticos da gestão Rosalba Ciarlini, mostrou a sua força: a tag #ForaGovernadoraRosalba foi para o topo da lista dos assuntos mais comentados do twitter no mundo.

 

A insatisfação era tanta, que o movimento conseguiu vencer um batalhão de cargos comissionados da atual gestão, que além de serem convocados a twittar, tinham até uma pauta de defesa da governadora de direito,Rosalba Ciarlini, e do governador de fato, Carlos Augusto Rosado.

#AcreditonoRNcomRosalba, tag dos rosados, chegou até a se aproximar, mas a máquina governamental não foi suficiente. A frustração é tamanha que, logo em seguida, #ForaGovernadoraRosalba atingiu o topo do mundo entre os assuntos mais comentados, algo inédito no RN.

O governo tentou impor uma derrota aos twitteiros e acabou cuspindo para cima. Não é possível brigar com os fatos. Que sirva de lição.

Toda a tentativa de defesa do errado e da má gestão, receberá uma saraivada de críticas infinitamente maior. A competição é desigual. Saber digerir é preciso. A rivalização só beneficia os descontentes.

MUNDO COR DE ROSA
Alguns jornalistas do maravilhoso mundo de Rosalba até que tentaram suavizar o protesto, mas foram questionados nas redes sociais pelas forçadas de bastão.

 

Tais jornalistas, azeitados pela duplicação das verbas de publicidade, ainda não perceberam que a propaganda não pode sobrepujar a realidade.

Estadual 2012 - ABC e América: Clássico da paz?

O ABC venceu o América nos três primeiros jogos do ano. O América estava em crise e o ABC mais consolidado. Pelos caminhos que só existem no futebol, o América renasceu e logrou devolver às derrotas ao ABC.

Domingo é o tira teima, sairá o grande campeão de 2012. A sadia rivalidade entre torcedores pode resvalar para atos de violência que já provocaram mortes, lesões irreversíveis e a fuga do torcedor mais pacato dos estádios. Nosso futebol está numa encruzilhada: Ou realiza uma final em paz ou será engolido pelo conforto de melhores jogos pela TV e a segurança dos lares de cada um.

Uma final é prenhe de nervosismos, provocações e ironias. Preservar este ambiente é a senha para resgatar o futebol como um divertimento democrático e lúdico da população. Não guardar esta fronteira e resvalar para a violência é decretar sua morte ou sua elitização, o que vem a ser o mesmo. A pressão começa a subir e é papel de dirigentes dos clubes e líderes de torcidas organizadas sérios – existem, podem acreditar – minimizar conflitos e garantir a beleza do espetáculo.

Claro que há falhas na organização, nos critérios. Não há mais tempo para equacionar os desencontros. Maximinizar picuinhas e divergências pode levar a consequências incontroláveis, onde todos perderão. Mas, sobretudo, perderão,pais e mães que choram seus mortos e cuidam dos feridos e oram para que a paz retorne aquele lar.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Absurdo: Em plena seca, Prefeitura de Guamaré vai bancar cachê alto de Zezé di Camargo e Luciano

Pergunta que não quer calar…

Se o município de Guamaré está entre os 139 que estão em estado de emergência decretado pelo governo do Estado, como a Prefeitura vai bancar o show de Zezé di Camargo e Luciano marcado agora para o mês de maio?

Pelo que se sabe, o show da dupla, que roda o Brasil com a turnê “In Love”, não sai por menos de 450 mil reais.

E se levada em consideração o que diz a imprensa local, a noite em Guamaré será “de luxo”…
Mas os gastos com shows no município este ano já são estimados em mais de um milhão.
Aí eu vou para a calculadora.

Se o Estado tem 139 municípios em estado de emergência, e o Ministério da Integração Nacional vai liberar 26 milhões para dividir com todos…vai dar pouco mais de 187 mil reais para cada um.

Muuuuito menos do que o que a Prefeitura vai pagar com um show só.
Então, em sendo assim, justifica o governo incluir Guamaré entre as cidades em estado de emergência?
Nesse caso, o dever seria feito em casa e sobraria um dinheirinho a mais para os municípios que precisam de verdade.
Alô governadora Rosalba Ciarlini, atenção aí nessa lista de beneficiados!!!

Fonte: Blog da Thaisa Glavão

Prêmio por Atuação Parlamentar


Pelo segundo ano consecutivo (2011 e 2012), o Mandato do Vereador Canindé Rocha - PT ficou em 1º lugar, sendo considerado como o mais atuante do município de Lajes, conforme pesquisa (enquete) realizada pelo Instituo Tiradentes que premiou os parlamentares mais citados na referida pesquisa com a Medalha de Ouro - Presidente Tancredo Neves. 

Foto: Recebimento da Medalha D. Pedro II em 2011
Nosso Mandato também foi o mais que se destacou nas várias enquetes realizadas por blogs de nossa cidade, além de ser o que mais apresentou proposições (Projetos de Lei,  Decretos Legislativos, Requerimentos e Indicações), conforme levantamento realizado pela Secretaria Administrativa da Câmara Municipal de Lajes. 

Queremos agradecer a todos que reconhecem o nosso trabalho e afirmar que é nosso desejo sempre exercer uma atuação parlamentar condizente com função para qual fomos eleitos, que é fazer um Mandato participativo e atuante com relaçãoas questões de interesse da nossa comunidade.

Punição: TIM pagará indenização a cliente

Fonte: Jornal do RN 
 
A Tim Nordeste Telecomunicação foi condenada a pagar a quantia de R$ 4 mil, a título de indenização por danos morais, a um cliente por ter cobrado por um serviço não solicitado pelo consumidor. O juiz da 1ª Vara Cível de Natal, José Conrado Filho, determinou ainda que a empresa declare a inexistência da dívida originada da prestação indevida do serviço bem como determine a baixa definitiva da restrição creditícia imposta ao autor da ação. Na sentença, o magistrado ordenou o cancelamento do serviço de internet disponibilizado nas linhas titularizadas pela cliente.

Isso porque, segundo alegou a autora da ação, foi celebrado contrato de prestação de serviço telefonia móvel com a Tim, optando pelo plano "Nosso Modo". O serviço contratado resumia-se à telefonia móvel, não tendo sido solicitado e nem contratado, o serviço de internet. Mas, a empresa de telefonia vinha cobrando nas faturas mensais valores abusivos, relativos a serviços de internet não contratados. A cliente alega que tentou contato com a empresa, mas foram frustradas todas as solicitações. A consumidora diz ainda pagou as faturas que continham cobranças indevidas, cujo inadimplemento ensejou a inscrição do seu nome nos cadastros de restrição ao crédito e o bloqueio das quatro linhas habilitadas no plano.

Brizola: “O simbolismo é muito grande”

Fonte: Blog do Altamiro Borges
Habemus ministro. E não é qualquer ministro. Falamos da pasta do Trabalho. Criada por Getúlio Vargas, e ocupada por Jango, no caminho pedregoso que o levaria à Presidência da República em 1961. O Ministério confunde-se com a história do trabalhismo no Brasil. Por isso, a escolha reveste-se de um imenso peso simbólico.

 Para a blogosfera, o simbolismo é duplo. Um blogueiro passa a ocupar a pasta do Trabalho. Brizola Neto, que carrega no nome a legenda trabalhista, recebeu o convite formal de Dilma nessa segunda-feira, véspera do feriado de Primeiro de Maio.

Tem um sabor especial ver um “blogueiro sujo” (Brizola Neto fez questão de comparecer aos dois primeiros Encontros Nacionais de Blogueiros, em 2010 e 2011) na pasta que já foi de Jango… Mas não tenhamos ilusões. Dilma não escolheu Brizola por ser blogueiro, nem por ser um importante ativista das Comunicações. Não. Dilma escolheu Brizola pela história. O que não é pouca coisa. Às vésperas da eleição de 2010, escrevi que a vitória de Dilma era o reencontro do PT com o trabalhismo de origem varguista. Dilma sela esse reencontro com a nomeação do novo ministro. E a nomeação tem também outro significado, como escrevi h: significa um aceno de Dilma para setores mais à esquerda. Dilma escolhe, no PDT, quem procura honrar as tradições trabalhistas.

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é marcado pelo protesto de entidades

Foto: Google Imagens
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta quinta-feira (03), representantes de associações de editores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru vão divulgar um documento para chamar a atenção quanto ao número de jornalistas assassinados na América Latina no ano passado, e a necessidade de lutar contra a impunidade que rondam os casos.

O texto assinalou que os 29 assassinatos de pessoas ligadas à imprensa na América Latina em 2011 representam um terço do total mundial. "Há realidades na América Latina nas quais a atividade jornalística é sinônimo de perigo para a vida dos que a exercem", diz a carta, batizada de Declaração de Santiago.

Escrita na última sexta-feira (27), a declaração reafirma "a importância da liberdade de imprensa para o debate público, a formação de valores democráticos e a fiscalização das autoridades por parte dos cidadãos".

quinta-feira, 3 de maio de 2012

governo dos Demos: logos após o twitaço da terça...

Estudantes tacham governadora de “Rosalba Caloteira”

Na iminência de outra paralisação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está em pé de guerra. O movimento estudantil, por exemplo, saiu às ruas e às redes sociais hoje cobrando zelo à instituição.

Eles trataram a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) como “Rosalba caloteira”.

Os estudantes da Uern fizeram protesto em Caicó, Natal e Mossoró como nos velhos tempos. Palavras de ordem, faixas, camisetas, apitos, bandeiras e outras manifestações deram o tom da mobilização intermunicipal. A cor adotada foi o preto.


Manifestação teve o preto como cor predominante e a frase "Rosalba Caloteira"
Pregaram respeito à Uern, valorização dos docentes e cumprimento de compromissos pelo governo. Ano passado, a greve da universidade se arrastou por 106 dias até ser fechado um acordo.

A origem da revolta é de fácil entendimento. Rosalba formalizou documento para atendimento salarial da Uern em setembro do ano passado, ratificou em entrevista (dia 17 de abril deste ano) que iria cumpri-lo, mas não honrou a palavra.

Veja AQUI, fala de Rosalba em áudio. Mostra sua contradição entre palavra e ação.
O reflexo desse descompasso chegou à Internet e à vida real. Com força. O governo sentiu o golpe.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Mandato em ação

Seca
Em virtude dos problemas causados pela seca, que acabam afetando de forma bem mais grave as áreas rurais, o Vereador Canindé Rocha - PT apresentou um requerimento na sessão do dia 27 de abril, que foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes convocando a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para comparecer a Tribuna da Câmara Municipal no dia 04 de maio e realizar uma explanação sobre o que o município está fazendo para amenizar os problemas causados pela estiagem em nosso município.


Projeto Serra do Feiticeiro - Parabéns a Escola Estadual Pedro II 
Queremos, enquanto Professor e também Vereador, parabenizar a todos que fazem a Escola Estadual Pedro II pela realização do Projeto Serra do Feiticeiro, evento que a cada ano a escola vem desenvolvendo de forma brilhante. A cuminância do referido projeto teve início na noite de ontem, 02 de maio, na Comunidade de Boa Vista e hoje pela manhã aconteceu  a tradicional subida da serra pelos alunos e também por muitas pessoas de Lajes e também de cidades vizinhas que se deslocam até a serra nessa data para pagar promessas. Para encerrar o evento, aconteceram apresentações musicais realizadas pelos alunos da Escola Pedro II e também um Boi de Reis da cidade de São José do Campestre que encantou a todos. E como forma de contribuir para o desenvolvimento dessa atividade, o Mandato do Vereador Canindé Rocha, através da aprovação da Lei nº 517/10, conseguiu instituir o dia 03 de maio (Dia da Divina Santa Cruz) como feriado municipal, por reconhecer a importância dessa data no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo ecológico e religioso em nossa região.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vereador Canindé Rocha propõe Título de Cidadã Lajense para a Deputada Fátima Bezerra

Como forma de reconhecimento pelo excelente trabalho realizado em prol do município de Lajes, o Vereador Canindé Rocha - PT, apresentou na sessão do último dia 27 de abril, um Projeto de Decreto Legislativo, concedendo a Deputada Federal Fátima Bezerra - PT, o Título de Cidadã Lajense.
  
Tal homenagem justifica-se pela parceria que a Deputada Fátima Bezerra tem exercido com nosso mandato, o que tem resultado em várias ações positivas para Lajes, seja através da destinação de emendas parlamentares para o município, dentre os quais é importante citar: aquisição de ônibus escolares, PELC - Programa Esporte e Lazer da Cidade -, que viabliza a aquisição de recusos para reformas de quadras esportivas, recursos para reforma de escolas municipais, como também na função de Presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde sempre tem estado a frente da luta em defesa da classe trabalhadora.

Lajes em destaque

 Caminhada do Trabalhador
Na tarde de ontem, 1º de maio, para celebrar o Dia do Trabalhador, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Lajes, realizou a 2ª Caminhada do Trabalhador, evento que mobilizou a comunidade de Lajes e também as demais cidades que compõem a nossa Paróquia para celebrar essa importante data, que teve como tema: "Caminhando pela Vida". Em sua fala, Pe. Zezinho destacou a importância de alguns documentos da Igreja Católica que têm como objetivo orientam os fiéis para a construção de uma sociedade mais justa e que reconheça o valor do trabalho humano como fonte de dignificação dos homens de acordo com os princípios cristãos. A 2ª Caminhada do Trabalhador teve início na Igreja Matriz e seguiu até o Cruzeiro, que fica localizado no bairro da Cohab.

Trilheiros da Caatinga na TCM
Logos mais as 14:00 h, a Associação lajense Trilheiros da Caatinga estará na TCM (TV Cabo Mossoró). Fique atento à grade de programação do Programa Entre no Clima. Acompanhe em: http://www.portaltcm.com.br/canal10/entre_no_clima.php

03 de maio - Dia da Divina Santa Cruz
Acontecerá amanhã, dia 03 de maio, a tradicional visita a Capela da Divina Santa Cruz, localizada na Serra do Feiticeiro em Lajes, tradicional evento de cunho religioso, ecológico e cultural que a cada ano vem crescendo. E como forma de contribuir para o desenvolvimento dessa atividade, o Mandato do Vereador Canindé Rocha, através da aprovação da Lei nº 517/10, conseguiu instituir o dia 03 de maio (Dia da Divina Santa Cruz) como feriado municipal, por reconhecer a importância dessa data no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo ecológico e religioso em nossa região.

Prorrogado prazo de inscrição para concorrer ao Selo Unicef

MUNICÍPIO APROVADO

Para os municípios do Rio Grande do Norte que pretendem participar da avaliação para concorrer ao Selo Unicef Edição Município Aprovado 2009-2012 , o prazo de entrega dos formulários que se encerraria hoje, foi prorrogada para 18 de maio.

Tudo por causa da seca que se espalha por quase todo o estado e tem ocupado os prefeitos.
Os interessados devem acessar com frequência o site da iniciativa que é www.selounicef.org.br

Fonte: Blog da Thaiza Galvão

UFRN Comperve segue com inscrição para isenção da taxa do vestibular 2013

Da Gazeta do Oeste
 
A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) abre inscrições para pedido de isenção da taxa de inscrição para os candidatos ao Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O formulário de inscrição está disponível exclusivamente via internet até as 23h59 do dia 21 de maio de 2012.

A concessão de isenção de taxa é destinada, exclusivamente, a candidatos que tenham cursado o 2º ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos ou 5ª a 8ª séries) e o Ensino Médio completo em escolas da rede pública, ou seja, provenientes das escolas filantrópicas credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social e/ou Estadual e Municipal.

Para se inscrever, o candidato deve preencher formulário disponível no site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br) e enviar ou entregar cópia do comprovante de solicitação da isenção, requerimento para isenção da taxa devidamente preenchido e assinado (disponível após a inscrição na internet) e histórico escolar do Ensino Fundamental.

O candidato deve encaminhar ainda histórico escolar do Ensino Médio (para os que já concluíram o 3º ano); documento de identificação; e os que ainda estão cursando o 3º ano do Ensino Médio devem levar histórico do 1º e 2º anos e declaração de que está cursando o último ano em 2012. Caso o candidato tenha cursado disciplina por meio de progressão parcial, deve levar também o comprovante de que foi aprovado.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalhador não quer só aumento de salário, quer ser reconhecido e valorizado

 

Além de aumento salarial e redução da jornada, os trabalhadores brasileiros querem mais segurança, capacitação profissional, assistência à saúde, valorização e reconhecimento da atividade que exercem. Foi o que constatou a Agência Brasil, que foi às ruas para descobrir se as reivindicações dos trabalhadores coincidem com as demandas apresentadas pelas centrais sindicais neste 1o de Maio.

Na pauta de reivindicação dos sindicalistas estão, entre outros pontos, a redução da taxa de juros, o fim do fator previdenciário, a valorização das aposentadorias, a igualdade entre homens e mulheres, o trabalho decente, o fim do imposto sindical e a regulamentação da terceirização.

Entretanto, as reivindicações que afetam mais diretamente o dia a dia dos trabalhadores foram as mais citadas pelos entrevistados: a redução da jornada sem corte de salários, educação e qualificação profissional e o aumento salarial. Das 13 pessoas ouvidas pela Agência Brasil, seis reclamaram da excessiva jornada de trabalho e nove reivindicaram salários mais altos.

As centrais sindicais pedem ainda a valorização do salário mínimo, que hoje é R$ 622. Segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor deveria ser aproximadamente R$ 2,4 mil para cobrir todas as necessidades básicas previstas na Constituição Federal.

Grande parte dos entrevistados declarou que gosta da profissão que exerce e não quer mudar de área. Entretanto, pede mais valorização e reconhecimento por aqui que faz.

*Fonte: Agência Brasil

II Caminhada do Trabalhador em Lajes

Nesta terça-feira (01) liderado pela Igreja Católica, com o apoio das Prefeituras de Lajes, Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos, Secretarias Municipais, SINTE, Sindicato Rural, Associações Urbanas e Rurais e demais Igrejas, será realizada a II Caminhada do Trabalhador com o tema “Caminhando pela vida”. 

A caminhada sairá da Igreja Matriz às 15h com a animação da Pastoral da Música e coreografias com a Juventude. Ainda na Igreja terá o início da Celebração Eucarística incluindo a Leitura e o Salmo Responsorial. Seguindo a caminha pela Praça da Matriz, Praça Manoel Januário Cabral, Rua Ramiro Pereira e Alzira Soriano com uma parada na Praça Tancredo Neves (em frente ao hospital) onde será feita uma segunda coreografia com o JUMIC. 

Continuando a caminha pela Avenida Alzira Soriano para próximo a Caern, fazendo a segunda parada, onde será feita a leitura do Evangelho e Homilia. Ao chegar no Cruzeiro prossegue-se a missa com ofertório e comunhão. 

Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

1º de Maio: Comemoração e reflexão sobre o Dia do Trabalhador

Por Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT

1° de Maio é o dia em que os trabalhadores do mundo inteiro se confraternizam e realizam festas de comemoração para lembrar a data que provocou uma grande mudança na vida de muitas pessoas. Aqueles funcionários na fábrica de Chicago perderam a vida, mas o gesto heroico dos manifestantes abriu as portas para um grande movimento em defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Naquele 1º de Maio de 1886  milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.  Manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

No Brasil, essas relações até pouco tempo haviam sido historicamente baseadas na total ausência de democracia, predominando o autoritarismo, o assédio e o desrespeito.

A luta da CUT é para garantir o valor social do trabalho na promoção de condições de vida dignas dentro e fora dos locais de trabalho, uma das condições para o exercício do Trabalho Decente. Para que isso ocorra é pressuposto o fortalecimento do papel do Estado como regulador das políticas públicas com vistas a garantir os direitos fundamentais, a proteção social, a geração de emprego de qualidade.

PM recebe mais de 200 mil trotes no mês

Marksuel Figueredo Da Redação de Natal

Os números assustam: são registrados mais de 200 mil trotes por mês para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, só em Natal e região metropolitana. As ligações partem principalmente de aparelhos celulares (72,81%) e o restante de telefones fixos (27,19%). Os dados são referentes a um mapeamento levantado pela Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social e correspondem ao ano de 2011. Só em março do ano passado a PM chegou a receber 238.498 ligações registradas como trotes. O mês com menor índice foi novembro, e mesmo assim fechou com 202.124 trotes.

Ainda, segundo o estudo, a maioria dos trotes parte de crianças. Eles sofrem picos de variação justamente nos horários que coincidem com a entrada e saída de crianças e adolescentes nas escolas. "Geralmente, no começo da manhã, temos um aumento nesse tipo de ligações. Ao meio-dia elas tendem a aumentar e no final da tarde também. Ou seja, é o horário em que muitas crianças estão saindo da escola e acabam tendo esse tipo de atitude", explica o comandante do Comando do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo.

Homenagem à "Atlântida do Sertão"


Foto: DivulgaçãoLivro A lembrança que atraía o Sol, do médico aposentado D'Antônio Ferreira, foi lançado em Natal, no mês de março, e sábado passado (28) na biblioteca pública da nova São Rafael, Vale do Açu.
 Fonte: Jornal Tribuna Norte

A 'Atlântida do Sertão', apelido carinhoso recebido pela cidade velha de São Rafael por ter sido submersa no início da década de oitenta após a construção da barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, é a personagem principal do livro "A lembrança que atraía o Sol", publicado pelo médico aposentado D'Antônio Ferreira. Permeado pelo saudosismo, o autor reúne escritos e imagens sobre suas lembranças - que perderam nitidez com o desabamento da única referência que restava: a torre da antiga igreja, que desmoronou em dezembro de 2010.

"A lembrança que atraía o Sol" foi lançado em Natal no mês de março, e sábado passado (28 de abril) foi apresentado na biblioteca pública da nova São Rafael. "Chamo de livrinho de lembranças", disse Ferreira por telefone ao VIVER. Ele contou que morava na rua bem onde o rio Assu/Piranhas "encostava quando estava cheio". Editado pelo próprio autor, o título traz uma série de pensamentos, causos crônicas e poemas pueris que retratam personagens e paisagens gravadas na memória. "Com a desabamento da torre da antiga igreja perdemos mais que uma atração turística, perdemos um pouco mais da nossa história e da nossa identidade", acredita o médico aposentado.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Atenção galera: ''Twitaço ''Twitaço''Twitaço'

Terça-feira (01/05), a partir da 10h, vai ser desencadeado um ‘twitaço’ com a hastag #RosalbaVergonhaDoRN.

A iniciativa está se formando em redes sociais como Facebook e Twitter, “a fim de chamar a atenção da mídia para o descaso desse governo, que não atende as reivindicações trabalhistas dos servidores do nosso estado do RN, e que também não promove investimentos na sua única universidade estadual pública a Uern, e em todos os segmentos, de educação, saúde, segurança, entre outros”, prega a mobilização.

Esse movimento quer dar a dimensão do que foi feito em Natal contra o governo da prefeita Micarla de Sousa (PV), que ganhou repercussão nacional.

Matéria recebida por e-mail

Vacinação contra gripe começa dia 5 e vai até 25 de maio

Começa neste sábado, 5 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Com o tema “Proteger é cuidar” a campanha segue até o dia 25 de maio. 
No Rio Grande do Norte mais de 1.700 postos estarão disponíveis para a vacinação contra o vírus da influenza.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) espera imunizar cerca de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa 484.283 pessoas em todo o estado.
Podem se vacinar as pessoas com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes, os povos indígenas e a população prisional.
No dia 5 de maio, acontecerá o “Dia D” de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h.
A campanha será realizada numa parceria do Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de todo o país.
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Artigo: Igualdade e Política de Cotas

postado por Alyson Freire

Não é novidade, em nossa história, que as mudanças sociais de tendência niveladora e democratizante sejam, quase sempre, recebidas com um sentimento de preocupação pelos setores conservadores de nossa sociedade. Principalmente quando elas são acompanhadas com o bilhete de ingresso à espaços e funções, socialmente valorizados, outrora negados ou restritos a determinados setores da população. Nos últimos tempos, o desconforto é ainda maior porque essas mudanças estão sendo conduzidas, com protagonismo, por instituições de forte legitimidade, como o Estado, a Universidade, o Supremo Tribunal Federal.

A reação imediata é sempre o alarde e a ameaça que tais mudanças acarretariam nos valores considerados fundantes das “tradições nacionais” ou na Ordem jurídica do país, ensejando precedentes e consequências provavelmente nefastas e perigosas num futuro próximo. Assim, de Demétrio Magnoli à Reinaldo Azevedo, especula, em dose considerável, o pensamento conservador nacional.

Dentre os contrargumentos mobilizados em oposição às políticas de cotas em geral – sociais e raciais – um, em particular, chama atenção pelo apelo à abstração como arma crítica contra os favoráveis a implantação das cotas. De base legalista, normativa, ele invoca o princípio constitucional da igualdade entre os homens, independente de suas diferenças de classe, de gênero, de etnia, etc.. Além de ferir o mérito, as cotas feririam o princípio de isonomia ao proporcionar pontos de partida desiguais na disputa por uma vaga, privilegiando uns em detrimento dos outros.

II Caminhada do Trabalhador

Nesta terça-feira (01) liderado pela Igreja Católica, com o apoio das Prefeituras de Lajes, Pedra Preta e Caiçara do Rio dos Ventos, Secretarias Municipais, SINTE, Sindicato Rural, Associações Urbanas e Rurais e demais Igrejas, será realizada a II Caminhada do Trabalhador com o tema “Caminhando pela vida”. 
 
A caminhada sairá da Igreja Matriz às 15h com a animação da Pastoral da Música e coreografias com a Juventude. Ainda na Igreja terá o início da Celebração Eucarística incluindo a Leitura e o Salmo Responsorial. Seguindo a caminha pela Praça da Matriz, Praça Manoel Januário Cabral, Rua Ramiro Pereira e Alzira Soriano com uma parada na Praça Tancredo Neves (em frente ao hospital) onde será feita uma segunda coreografia com o JUMIC.

Continuando a caminha pela Avenida Alzira Soriano para próximo a Caern, fazendo a segunda parada, onde será feita a leitura do Evangelho e Homilia. Ao chegar no Cruzeiro prossegue-se a missa com ofertório e comunhão.

Fonte: Pascom Lajes

Destaque do RN: Jovens de Umarizal (RN) ganham prêmio internacional

Os três estudantes potiguares que participaram da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador, durante esta semana, vão trazer muito mais do que a experiência de participar de um evento internacional. Eles conquistaram o primeiro lugar geral na feira, entre os projetos de estudantes do Brasil, Equador, Peru e Uruguai, por terem desenvolvido o seu próprio sistema de energia eólica. Como premiação, receberam troféu e U$ 1.500,00. 

Jonas, Marcondes e Flávia Kaliny cursam o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal. Eles viajaram para o Equador no último domingo, 23, ao lado do professor José Everton Pinheiro, com todos os custos da viagem assumidos pela Secretaria de Estado da Educação. 

Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ficou feliz com a conquista. "O resultado alcançado por esses alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Eles servem de exemplo para todos os estudantes da rede pública e o papel da secretaria é continuar investindo na iniciação científica para que novos talentos sejam revelados.", concluiu. 

Os alunos de Umarizal já haviam participado, no último mês de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace, realizada na USP, em São Paulo. Lá eles foram selecionados pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento para o evento no Equador, que termina neste sábado, 28. O grupo desembarca no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, na noite deste domingo, 29.

Fonte: Jornal do RN

Avanço da seca na Região Nordeste

Imagens de satélite mostram 80% do semiárido nordestino afetado por maior seca em 30 anosMapas do Brasil mostram a situação da seca no Nordeste, as áreas em vermelho. A imagem à esquerda (abril de 2011) mostra 15% da região atingida, já a imagem à direita (abril de 2012) mostra 80% 

Mapas do Brasil mostram a situação da seca no Nordeste, as áreas em vermelho. A imagem à esquerda (abril de 2011) mostra 15% da região atingida, já a imagem à direita (abril de 2012) mostra 80%

Imagens captadas pelo satélite Meteosat-9 mostram que boa parte do Nordeste enfrenta a maior seca dos últimos 30 anos. Nas imagens é possível ver que 80% do semiárido da região sofre com a estiagem, o que representa seis vezes o percentual registrado no ano passado.

A pedido do UOL, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) produziu dois mapas, com imagens referentes aos meses de abril de 2011 e 2012. A diferença gritantes entre os cenários pode ser comprovada pelas áreas em vermelho --as quais a vegetação encontra-se afetada pela falta de água.

Fonte: Universidade Federal de Alagoas

Coisas bem criativas do face...

 
Fonte: mensagens do facebook

domingo, 29 de abril de 2012

Relexão: As mídias sociais e seus reflexos no comportamento de crianças e jovens

Agressão em tempo real 
Por CNTE
O acesso fácil e quase sempre sem o controle dos pais transformou redes sociais como Twitter, Facebook e Orkut em uma poderosa ferramenta sem filtro para as agressões e ameaças a professores. Cada vez mais conectados, crianças e adolescentes irritados com seus professores usam seus perfis na internet como principal plataforma para xingar e até ameaçar docentes. O cyberbullying, como é conhecido o fenômeno de humilhar e ridicularizar pessoas na grande rede, já é considerado uma forma de agressão que também preocupa educadores. Porém, por ser uma prática relativamente nova, especialistas explicam que ainda não há diagnósticos consistentes para avaliar o problema. Segundo eles, é ainda mais difícil coibir e punir os infratores no mundo virtual.

Professores afirmam que já foram vítimas ou conhecem pessoas que foram alvo de agressões na internet. O docente Hudson Paiva, de 33 anos, vê as redes sociais como um estímulo para as agressões físicas na escola. "O alcance é muito grande. Quando a agressão, a discriminação e a falta de respeito começam na rede, logo geram comentários e podem influenciar atitudes reais", avalia. As motivações para o cyberbullying são corriqueiras, a exemplo de muitas agressões físicas. Os alunos reclamam de notas baixas, aulas chatas, broncas recebidas em sala de aula.

Especialista em tecnologias da educação e professor da Universidade de Brasília (UnB), Gilberto Lacerda afirma que as redes sociais têm propiciado o aumento da violência contra educadores e alunos, o que seria um fenômeno mundial. "Associamos esse crescimento à facilidade de acesso e também porque, dessa forma, os agressores se sentem mais seguros e de certa forma anônimos", explica. O fenômeno é ainda mais sério na internet, já que as agressões se tornam mais e mais pesadas, à medida que ocorre um acúmulo de vozes por meio das comunidades e páginas criadas com agressões e até ameaças. "A internet é um palco amplo para manifestação e, por isso, ela amplia as possibilidades de ataques", avalia.

Mais de 12 mil inscritos pleiteiam vagas do concurso da Ufersa

ufersa_fachadaAs provas para o concurso para Técnico-Administrativo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) serão aplicadas hoje, 29. As avaliações do certame que oferece vagas para os campi de Mossoró, Caraúbas e Angicos serão realizadas no horário das 9h às 13h.

Segundo o coordenador da Comissão, o professor Marlon Carneiro Feijó, seis instituições de ensino, todas em Mossoró, darão suporte aos 12.093 inscritos no concurso.

Assim, as provas serão aplicadas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica (IFRN), Universidade Potiguar (UnP), Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, Escola Estadual Jerônimo Rosado, além da própria Ufersa.

Comunidade quilombola de Parelhas ganha ginásio graças emenda da deputada Fátima Bezerra

Imagem Interna
                                        Moradores da Boa Vista já planejam eventos na quadra

A noite da sexta-feira (27) foi de festa na comunidade quilombola Boa Vista dos Negros, em Parelhas, que acaba de inaugurar o Ginásio Esportivo Aldecir Fernandes do Amaral. O evento contou com a presença da deputada federal Fátima Bezerra (PT), que alocou emenda parlamentar para a realização da obra; do prefeito de Parelhas, professor Francisco Medeiros. Além dos moradores, dirigentes, secretários e vereadores do município, compareceram várias lideranças políticas da região, como o prefeito Iranildo Pereira, de Santana do Seridó; Pe.Jocimar, de Jardim do Seridó; Alexandre Dantas, de Carnaúba dos Dantas e Tom, de Acari, entre outros.

Para festejar, a comunidade promoveu diversas apresentações culturais. Através da dança, o grupo Negros do Rosário mostrou que a comunidade permanece resgatando e preservando as tradições.


Além do ginásio, Fátima visitou demais obras que estão sendo realizadas no município e demonstrou satisfação com o número de ações promovidas pela prefeitura. “Eu fico muito feliz de ver essas obras e de colaborar com estas ações. Avalio muito bem as ações da prefeitura e acredito que seja motivo de orgulho para toda a população de Parelhas”.


Resultados de uma má gestão: Reprovação em alta preocupa Governo Rosalba em Mossoró

Acendeu o sinal amarelo na Governadoria e Residência Oficial do Estado em Natal. Números prospectados em pesquisas em Mossoró, com avaliação do Governo Rosalba Ciarlini (DEM), são angustiantes. Os dados são um alerta.

O confronto de números em sondagens político-administrativas identifica uma continuada desnutrição na administração da ex-prefeita Rosalba Ciarlini em sua terra-berço.

A queda livre revela que também em Mossoró, onde ela é às vezes até deificada, o seu governo tem ainda avaliação positiva, mas gradualmente vê crescer a massa de ‘reprovação’.

Deve-se levar em conta, por exemplo, que Rosalba praticamente não possui uma oposição organizada, atuante e articulada em seu principal reduto político. Essa insatisfação é reflexo da própria formação de uma bolha crítica nas ruas e através de redes sociais, com escassa abordagem na chamada mídia convencional.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Comércio manterá portas fechadas na terça-feira: 1º de maio


O Dia Mundial do Trabalho é protegido pela convenção coletiva, e neste dia 1º de maio o comércio de Natal fecha as portas completamente, inclua-se a isso bancos e poder público, funcionando apenas atividades básicas, hospitais, praças de alimentação e lazer. De acordo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) o comércio de rua está fechado na próxima terça-feira, as praças de alimentação dos principais shoppings da cidade têm horários diferenciados, funcionando das 12h às 22h (Midway Mall), 11h às 22h (Natal Shopping), a partir das 11h (Cidade Jardim e Praia Shopping), das 11h30 às 22h (Norte Shopping) . O shopping Via Direta, porém, não abrirá. Os supermercados também não funcionam.
 Foto: Rodrigo Sena
Lojas em shopping fecham, mas praça da alimentação ficará aberta

Sociedade e tecnologia: Computador está presente em 25% dos lares no RN

Fonte: Jornal: Tribuna do Norte
 
Parnamirim lidera em computadores e acessos à internet; Timbaúba dos Batista se destaca em geladeiras; Água Nova quase chega à universalização no quesito televisão e São Fernando é a capital potiguar do rádio. Em síntese, este é o ranking norte-riograndense dos bens móveis, segundo números do  Censo 2010, divulgados na sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em Parnamirim, 47% dos domicílios particulares, ou 28.391 tem microcomputadores. Deste, 81,5% estão conectados à internet. Em Timbaúba dos Batistas, a galeira está presente em 99% das residências. São Fernando vem em segundo lugar com 97,8% e Ipueira em terceiro com 97,4%. Neste ranking, Natal está em sexto, com 96,6%.

Em Água Nova, os recenseadores do IBGE apontaram a existência de aparelhos de televisão em 98,3% dos lares, índice que fica um pouco mais abaixo em Parnamirim (98,1%) e em Natal (97,3%). No caso do rádio, o Censo 2010 mostra que ele está mais presente nas pequenas cidades com extensa área rural, até pelas dificuldades de captação do sinal da televisão. No Rio Grande do Norte ele está presente em 668,5 mil domicílios particulares (74,3%). O ranking é liderado por sete municípios do Seridó: São Fernando (91,3%), Timbaúba dos Batistas (91,1%), Jardim do Seridó (88,4%), São José do Seridó (87,2%), Lagoa Nova  (87,1%); Caicó (86,0%) e Ouro Branco (85,6%). Na outra ponta do ranking estão Caiçara do Norte (34,3%), Pedra Grande (38,7%) e Parazinho (39,7%).