sábado, 23 de setembro de 2017

Proposta retira de Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira: Esse é um dos objetivos do projeto "escola sem partido"


 | Instituto Paulo Freire

Patrono oficial da educação brasileira, Paulo Freire pode deixar de sê-lo – se uma ideia legislativa apresentada no site do Senado prosperar.

A proposta revogaria a lei 12.612, de 2012, aprovada pelo governo e sancionada por Dilma Rousseff. São necessárias 20 mil assinaturas para que o tema seja debatido no Senado - na data de publicação desta reportagem, aproximadamente 6 mil pessoas já tinha assinado a petição.
“Paulo Freire é considerado filósofo de esquerda e seu método de educação se baseia na luta de classes”, argumenta Stefanny Papaiano, autora da proposta.“Os resultados são catastróficos e tal método já demonstrou em todas as avaliações internacionais que é um fracasso retumbante”, prossegue.
O projeto de lei que transformou Paulo Freire em patrono da educação é de autoria da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e foi apresentado em 2005. Procurada, a assessoria de Erundina não se manifestou até a publicação desta reportagem. 


O projeto de Erundina não chegou a ser apreciado pelo plenário: tramitou em caráter terminativo nas comissões de Educação da Câmara e do Senado – e teve unanimidade.
Divergência 
Célio da Cunha, professor da Universidade Católica de Brasília, classifica o projeto como “absurdo”. “Freire é não só o educador, mas o intelectual brasileiro que mais teve repercussão no exterior”, diz. “Seu legado é uma forma de educação que se aplica a todos os setores da sociedade; sua obra tem uma dimensão pedagógica a favor dos excluídos e segmentos pobres da população”, completa. 
Mas para Miguel Nagib, fundador do movimento Escola Sem Partido, a lei precisa mesmo ser revogada. “Paulo Freire, de certo modo, é responsável pelo descalabro que é a educação no Brasil. Nesse sentido ele até mereceria ser citado com patrono”, ironiza. Nagib critica a lei proposta por Erundina: “O Escola Sem Partido apoia essa ideia. Foi uma leviandade do Congresso Nacional conceder esse título”.

E VOCÊ TRABALHADOR(A), DEFENDE QUEM NESSE CONTEXTO? >> A quem serve esse golpe e as "reformas" que estão em andamento no país...

UM DADO PREOCUPANTE >> Quatro em cada 10 atletas admitem usar substâncias ilegais


doping

Além de famosos e multicampeões, atletas como Diego Maradona, Anderson Silva e Giba têm em comum casos de doping na carreira. O uso de elementos artificiais, geralmente atrelado à melhora no desempenho físico, ainda é recorrente no esporte de alto rendimento. É o que revela uma pesquisa encomendada pela “Springer”, editora alemã de revistas científicas. O estudo indica que quatro em cada 10 atletas admitem usar substâncias proibidas.
Para dar mais credibilidade às disputas esportivas, a Agência Mundial Antidoping (Wada) realiza milhares de exames de sangue e urina anualmente entre os atletas. Contudo, apenas uma pequena parcela, de 1% a 2%, testa positivo para substâncias ilegais. Apesar de o número parecer baixo, a biomédica e agente de controle de dopagem esportiva Lara Santi ressalta a importância da tecnologia no combate ao doping.
“Pode parecer um, dois por cento muito pouco se você olhar só a estatística, mas na verdade se você for olhar a quantidade de testes feitos no mundo, já é um combate bem significativo. Na história dos controles, que já vem desde a antiguidade, não se tinha nenhuma regulamentação, então a gente evoluiu muito, o combate está bem avançado. Inclusive porque os testes hoje são guardados por 10 anos para serem retestados. Então vocês devem estar acompanhando algumas noticias que agora, depois de dois ciclos olímpicos, começaram a aparecer alguns positivos relativos à Olímpiada de Pequim 2008”, disse.
A especialista explica que em casos de doping institucionalizados, em que há conivência de federações e dirigentes, é previsto no código mundial antidoping punição para atletas e demais envolvidos. O caso mais recente desse tipo veio a público no ano passado, cerca de um mês antes da Olímpiada do Rio.
Uma investigação da Agência Mundial Antidoping denunciou que o governo da Rússia operava um esquema estatal de doping. De acordo com o relatório, o ministério do esporte russo “dirigiu, controlou e supervisionou” a manipulação de amostras de urina dos atletas e fraudou resultados. A acusação fez com que a equipe de atletismo russa fosse banida da Rio 2016.
Da Agência do Rádio.

AO CONTRÁRIO DO QUE A MÍDIA GOLPISTA MOSTRA >> Intenção de consumo das famílias recua 0,7% em setembro, diz CNC

 Apesar da queda mensal, a Intenção de Consumo das Famílias avançou 6,4% na comparação com setembro do ano passadO
A intenção de consumo das famílias, medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 0,7% na passagem de agosto para setembro deste ano. O indicador atingiu 76,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.
Apesar da queda mensal, a Intenção de Consumo das Famílias avançou 6,4% na comparação com setembro do ano passado, de acordo os dados da CNC.
De agosto para setembro, cinco dos sete componentes do indicador tiveram queda: perspectiva de consumo (-0,2%), emprego atual (-0,7%), compra a prazo (-0,8%), renda atual (-1%) e perspectiva profissional (-2,1%).
O nível de consumo atual se manteve estável, enquanto o momento para a compra de bens duráveis cresceu 1,4%.
Já na comparação com setembro de 2016, apenas a perspectiva profissional teve queda, de 3,5%. Os demais componentes tiveram alta: emprego atual (1,6%), renda atual (1,8%), compra a prazo (8,2%), nível de consumo atual (16,7%), momento para duráveis (18%) e perspectiva de consumo (19,5%).

PRAZO >> Inscrições para cursos técnicos subsequentes do IFRN encerram nesta segunda, 25


Resultado de imagem para ifrn

Editais ofertam 1180 vagas presenciais, além de 80 vagas na modalidade a distância
 
Divulgados no último dia 5 de setembro, os Editais 46/2017 e 47/2017 regem os processos seletivos com vagas para Cursos Técnicos Subsequentes e Técnicos Integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para a seleção encerram às 18h da próxima segunda-feira, 25 de setembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, através do Portal do Candidato.
As provas acontecerão no dia 29 de outubro, das 8h às 12h (horário oficial local), no campus para o qual o candidato realizou a inscrição. O acesso ao local das provas ocorrerá das 7h às 7h45, quando os portões serão fechados. Os candidatos devem comparecer ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência ao fechamento dos portões. Para preenchimento das folhas de respostas deverá ser utilizada, preferencialmente, caneta esferográfica de tinta preta e, exclusivamente, fabricada em material transparente.

O resultado das provas de múltipla escolha do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2017. Nesta mesma data, serão divulgados os candidatos que terão sua Produção Textual Escrita corrigida, de acordo com os critérios dos Editais. O resultado preliminar da Produção Textual Escrita será divulgado a partir do dia 04 de dezembro de 2017 e seu resultado final a partir do 14 de dezembro de 2017. Já o Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado a partir do dia 22 de dezembro de 2017. Todos as etapas do processo poderão ser acompanhadas na página do IFRN e no Portal do Candidato. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis por campus/curso/turno deverão realizar sua pré-matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo curso, nos dias 08 e 09 de janeiro de 2018.

Acesse:
Edital 46/2017 – Cursos Técnicos na forma Subsequente
Edital 47/2017 -  Cursos Técnicos Integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos

Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

(84) 4005-0757

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

ESCRAVIDÃO MODERNA...

Muito temos visto e ouvido na mídia nesse últimos dias sobre a questão que envolve a Empresa Riachuelo que tem uma "forte"  tanto na capital como também no interior do RN, com a expansão de mini-fábricas que ao chegarem para se instalar vendem sonhos de prosperidade para os municípios e seus empregados...

Porém com a divulgação das várias situações de irregularidades expostas, vemos que a realidade é bem diferente do que o sonho que foi vendido, pois são inúmeras as acusações e, sobretudo, constatações judiciais de irregularidades nessas "fábricas".

Não que estejamos defendo o fechamento de postos de trabalho, muito pelo contrário, porém considero extremamente necessário que possamos compreender o contexto em que esses fatos estão acontecendo e que tem relação com nossas vidas.

Essa situação de algumas forma torna-se necessária que seja bem esclarecida, pois enquanto alguns pregam que se caso essas fabricas venham fechar, será o caos, pois aumentará o desemprego etc, esses mesmos esquecem-se de levar em conta a questão da dignidade humana deve está em primeiro em lugar, pois o tempo de escravidão já passou e sempre que temos uma situação dessa é por que tem alguns espertalhões ganhando muito através da exploração da força de trabalho de muitos cidadãos... 

Nenhum texto alternativo automático disponível.


Nenhum texto alternativo automático disponível.

ECONOMIA E EXCLUSÃO SOCIAL >> Como são "tratadas" as políticas públicas nesse governo golpista!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

UM PROBLEMA QUE PRECISA SER ENFRENTADO >> Aumenta percentual de suicídios entre jovens



NOTA DO BLOG: Quero aproveitar a matéria abaixo para aproveitar e parabenizar a Secretaria Municipal de Assisttência social por abordar esse tema tão grande importância social 
Nenhum texto alternativo automático disponível.
Segue a matéria da Agência Brasil:
O suicídio é a quarta maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil. Os dados são do primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, que mostram ainda que, em 2015, 65,6% dos óbitos nessa faixa etária foram por causas externas: violências e acidentes. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.
Segundo a psicóloga e coordenadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, Karen Scavacini Karen, os sinais de alerta muitas vezes só fazem sentido depois da morte e são muito complexos de serem observados e entendidos. Entretanto, ela mostrou preocupação com o aumento do suicídio entre jovens. Segundo Karen, é importante lembrar que o cérebro só termina de se formar aos 21 anos e que os jovens têm mais impulsividade, menor autocontrole e menor consciência crítica.
“Temos visto jovens que não têm tolerância à frustrações, fazendo alto uso de álcool de drogas, jovens isolados”, disse ela, explicando que as redes sociais são umas das causas desse isolamento e frustração. “Por mais que haja um contato virtual, o contato significativo tem diminuído. E tudo que ele vê no Facebook e na rede social, ele acha que é verdade e compara com a própria vida, porque nas redes sociais todas as pessoas aparentam estar feliz sempre”, disse.
suicidio
A pressão com a carreira, a pressão em ser o melhor são preocupações que pesam aos jovens, segundo Karen. “E um vazio existencial. O próprio sentido da vida das pessoas”, ressaltou.
Fatores de risco
A psicóloga Karen cita ainda a mídia e as séries de TV, como 13 Reasons Why, do canal de streaming Netflix, que, para ela, têm uma grande influência sobre os jovens. “Quando o jovem se identifica com o personagem, aumenta o risco de contágio”, disse. Na série, a personagem principal comete suicídio e tenta explicar as suas razões.
“A série é muito boa em trazer esse assunto para a realidade das pessoas. No geral, as pessoas acham que suicídio só acontece na casa do vizinho. O problema é que a grande maioria dos jovens viu a série mas não teve como conversar porque os pais não viram. Não teve um diálogo aberto sobre tudo que aconteceu com a Hanna [personagem que cometeu suicídio]”, disse, argumentando que a própria série, que trouxe à tona a discussão, poderia mostrar as saídas, os caminhos para se receber ajuda.
Uma outra questão que também influencia os jovens é a descoberta da homossexualidade, quando eles assumem isso perante a família e a sociedade. “Dependendo da maneira como a situação é tratada é um fator de risco para o suicídio”, disse. “A decisão recente de que homossexualidade pode ser tratada, pode aumentar esse fator de risco. É um retrocesso grande”, explicou.
Karen explicou ainda que muitos transtornos mentais iniciam na adolescência e muitas vezes é difícil para a família entender que o jovem precisa de ajuda especializada e que não são só “sintomas” de adolescência. A demora em receber o tratamento adequado, o tabu e o preconceito das pessoas em procurar o psiquiatra e o psicólogo são problemas que precisam de atenção.
Para ela, existe uma dificuldade de acesso a serviços de saúde, tanto para tratamento de uso de substâncias, quanto para jovens com comportamentos suicidas.
Agência Brasil

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

RESULTADOS DO GOLPE >> Para entendermos essa "crise", pela qual estamos passando, precisamos conhecer os dados...

A imagem pode conter: texto

O ROCK COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR!


 
"COMEÇOU! E junto com a festa, trazemos novidades :)

O Rock in Rio lançou o Amazonia Live anunciando o plantio de 1 milhão de árvores na floresta amazônica. Esse sonho foi crescendo e, com a ajuda de parceiros e do público do festival, chegamos a 3 milhões de árvores. Hoje, na abertura do #RockInRio2017, anunciamos que esse número chega a 73 milhões de árvores na Amazônia. 

É a maior restauração florestal na região, viabilizada através da parceria entre o @[782092631944407:274:Amazonia Live], @[231538486861792:274:Conservação Internacional CI-Brasil], @[470750715303:274:Instituto Socioambiental - ISA], @[177071595651590:274:Funbio], @[312435548858045:274:Ministério do Meio Ambiente] e @[131120676911029:274:Global Environment Facility] e @[173170656074338:274:Banco Mundial Brasil]. 

Um futuro melhor é possível quando acreditamos #juntos! Saiba mais em: http://bit.ly/2fovWwI #PorUmMundoMelhor #AmazoniaLive"

O Rock in Rio lançou o Amazonia Live anunciando o plantio de 1 milhão de árvores na floresta amazônica. 

Esse sonho foi crescendo e, com a ajuda de parceiros e do público do festival, chegamos a 3 milhões de árvores. 

Na abertura do #RockInRio2017, foi anunciado que esse número chegou a 73 milhões de árvores na Amazônia. 

É a maior restauração florestal na região, viabilizada através da parceria entre o Amazonia LiveConservação Internacional CI-BrasilInstituto Socioambiental - ISAFunbioMinistério do Meio Ambiente e Global Environment Facility e Banco Mundial Brasil

Um futuro melhor é possível quando acreditamos #juntosSaiba mais em: http://bit.ly/2fovWwI#PorUmMundoMelhor #AmazoniaLive

domingo, 17 de setembro de 2017

Receita para a construção da Paz!

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e texto

DESTAQUE ESPORTIVO >> Lajense Pholyana Caroline é convocada para Seleção Brasileira de Futsal Feminino


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas praticando esportes e pessoas em pé

Das poucas quadras e não oficiais de Lajes para a Seleção Brasileira e quadras oficiais. Assim, é nossa conterrânea POPÓ, calma!!! Essa é uma mulher e não o lutador POPÓ, agora o desafio é maior. 

Vivendo muito tempo em times grandes de fortaleza, que virou sua segunda casa e segunda família, veio se preparando e com todo talento está agora em um patamar bem privilégiado... 

Parabéns Popó.v c merece.


JÁ COLHENDO RESULTADOS >> Alunos do Campus Lajes são premiados em etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Os discentes competiram com estudantes das escolas públicas e particulares de todo o Rio Grande do Norte.
A equipe que representou o IFRN Lajes, denominada “Cabugianos”, conquistou o 8º lugar e medalha de prata na etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A Equipe é formada pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Administração, do 1º ano, João Vinícius, Wennya Viviane e José Marques. Os discentes, que foram orientados pela professora de Geografia do Campus, Jordana Costa, competiram com estudantes das escolas públicas e particulares de todo o Rio Grande do Norte.

Para a professora, a importância da Olimpíada na formação dos alunos permite, além de aprendizado, oportunidade:
“Considero a participação na Olimpíada um momento muito enriquecedor para a formação dos alunos, visto que é possível colocar em prática conhecimentos estudados na teoria de forma desafiadora, pois no seu desenvolvimento é trabalhada a capacidade de análise, intepretação e resolução de questões, proporcionando uma melhor compreensão do complexo espaço geográfico ao qual estão inseridos”, concluiu a professora Jordana.
Ao todo, participaram da Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia 138 equipes, sendo:
Números de equipes com medalha de Ouro: 9
Números de equipes com medalha de Prata: 23
Números de equipes com medalha de Bronze: 35
Total de equipes premiadas: 67
Nota da primeira equipe premiada com Ouro: 79
Nota da última equipe premiada com Bronze: 57
Os estudantes participantes da Olimpíada demonstraram a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação dos estudantes.

Fonte: Página do IFRN Campus Avançado Lajes