sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Paróquia de Nossa Srª da Conceição em Lajes mudou a data do Festival de Prêmios. Agora será no dia 16 de dezembro.


 
Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

Pastoral Afro-brasileira faz parte do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

padre_jurandyr_azevedo_araujoPor CNBB

O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), que completa 10 anos de sua criação, encerra hoje, 28 de novembro, as atividades do biênio 2010/2012, cumprindo o papel inerente de propor e analisar políticas públicas e de acompanhar e incentivar ações de promoção da igualdade racial e de enfrentamento do racismo.

A Pastoral Afro-brasileira, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participou desta gestão que se encerra. No dia 27, na 37ª Reunião Ordinária do CNPIR / Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), houve a posse do novo Conselho.

O padre Jurandyr Azevedo Araújo tomou posse, como representante da CNBB no Conselho, para o biênio 2012-2014, em solenidade presidida pela ministra Luiza Bairros e representante da Secretaria Geral da República e de outras autoridades.

O CNPIR é um órgão colegiado de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da SEPPIR. É composto por representantes de 22 órgãos do Governo Federal, de 19 entidades da sociedade civil, escolhidas por meio de edital público, e por três personalidades de reconhecida atuação na defesa das políticas de promoção da igualdade racial, indicados pela SEPPIR.

Grupo de Trabalho
O Grupo de Trabalho de Educadoras Negras se reuniu na Casa de Retiro Assunção, em Brasília, DF, nos dias 21 a 23 de novembro, na terceira reunião deste GT, coordenado pela Pastoral Afro-brasileira da CNBB.

Refletiram sobre a Lei 10639/03 sobre a obrigatoriedade do ensino da História Africana e Afro-brasileiro nas Escolas. A finalidade foi produzir um texto que será socializado para os Educadores, Escolas e Pastorais.

A partir do texto base da Campanha da Fraternidade – 2013 sobre a Fraternidade e as Juventudes, o GT apontou aspectos importantes para ser usado na educação.Trabalhou a Carta Final do 7º CONENC de Londrina, PR, apontando ações para as práticas pedagógicas e indicações para uma articulação dos regionais. O Grupo planejou ainda ações para 2013.

Momentos oracionais foram pontos fortes no encontro. O grupo é composto de educadoras do Maranhão, Bahia, São Paulo, Minas Geais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Estatística Negativa >> Rio Grande do Norte lidera ranking sobre sensação de insegurança na região Nordeste

 Capa301112
O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o menor percentual (70,8%) de pessoas que se sentem seguras em seus domicílios, na população de dez anos de idade ou mais, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice fica bem abaixo das médias da região Nordeste (78,7%) e do Brasil (78,6%).

Os números da publicação "Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2012", lançada pelo IBGE, também mostra que o RN apresenta o menor percentual (56,3%) da região entre as pessoas que se sentem seguras em seus bairros. As médias do Nordeste (65,9%) e do país (67,1%) também são superiores.
 
Com relação ao sentimento de segurança das cidades, o RN fica em segundo lugar na região Nordeste. O percentual apresentado pelo Estado (44,8%) é maior apenas que o do Ceará (43,3%). Os percentuais ficam bem abaixo da média da região Nordeste (51,3%) e do Brasil (52,8%).
 
A pesquisa destaca que a sensação de segurança é maior nas áreas rurais do que nas urbanas. A média do Brasil para os domicílios rurais é de 84,5%, enquanto que nos urbanos o percentual cai para 77,5%. A região que apresentou os menores índices de sensação de segurança no país foi a Norte com 71,6% nos domicílios. Já a região Sul foi a que apresentou os índices mais baixos (81,9 %), com relação aos domicílios.
 
O estudo é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011) referentes ao tema Vitimização e Justiça e se respalda em dados de outras pesquisas do Instituto e de fontes externas, como ministérios da Educação, Saúde e Trabalho.

Fonte: O Mossoroense

Campus da UERN conquista Mestrado Profissional em Letras

Depois de inaugurar o primeiro Mestrado em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a coordenação do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) comemora a aprovação de seu segundo programa de pós-graduação. 

O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) foi confirmado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) já com conceito 4.

O Profletras conta com a participação de 36 instituições de ensino superior e será coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é a formação de professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa, em todo o território nacional. Serão ofertadas 1.000 vagas, anualmente, a serem distribuídas entre as instituições associadas.

A Uern participará do programa através dos docentes doutores em Letras do Cameam. A coordenadora do Profletras na Uern será a professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, doutora em Educação, do Programa em Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Uern, responsável pela coordenação do processo de aceitação do Programa.

De acordo com o diretor do Cameam, Gilton Sampaio, a equipe docente do Profletras/Uern é composta por seis professores doutores do Campus de Pau dos Ferros. “Foram seus currículos de alta qualidade, o trabalho sério e o comprometimento de cada um deles que garantiram a elaboração da proposta e a sua aprovação junto a Capes, já iniciando com um conceito tão elevado. O Profletras obteve 4 quando a nota máxima possível seria 5”, disse.O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, tem como área de concentração “Linguagens e Letramentos” e contempla duas linhas de pesquisas:  1 - Teorias da Linguagem e Ensino e 2 - Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

Fonte: Jornal de Fato

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Entrega do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012


O UNICEF realiza nesta quinta-feira, 29, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O anúncio nacional dos municípios que serão certificados será feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, no Museu Nacional, em Brasília. 

Os municípios do Rio Grande do Norte ganhadores desta edição receberão seus troféus e certificados no dia 10 de dezembro, às 15h, em solenidade realizada no Centro de Convenções, com a presença do governador e de prefeitos.

Municípios do RN Finalistas do Selo UNICEF - Município Aprovado Edição 2009-2012

Acari, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Campo Grande, Baraúna, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Cruzeta, Doutor Severiano, Encanto, Florânia, Frutuoso Gomes, Ielmo Marinho, Ipanguaçú, Ipueira, Itaú , Jardim do Seridó , Jucurutú, Lucrécia, Major Sales, Martins, Mossoró, Olho D'Água do Borges, Parazinho, Parelhas, Pendências, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santo Antônio, São João do Sabugí, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Tomé, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Venha-Ver, Vera Cruz, Viçosa.

Alguém acredita que interpretação que STF fez do mensalão do PT vai valer para PSDB, Dantas e criminosos do colarinho branco?



Será que todo o circo, a indignação encenada, as frases rebuscadas, as consultas a assessores "criativos", os floreios abundantemente usados no julgamento do tal mensalão do PT vão ser utilizados mais adiante contra poderosos do colarinho branco ou políticos que não sejam petistas? Ou tudo isso será jogado fora, como fantasia de carnaval, passada a folia midiática?

Estou entre os pessimistas. Para mim, o julgamento do "mensalão do PT", assim que acabar, vai passar como uma bolha, um interregno, um intervalo, e depois tudo voltará a ser como sempre foi, uma eterna Quarta-Feira de Cinzas.

Ou alguém acha que FHC, José Serra, Pedro Malan, Ricardo de Oliveira, Eduardo Azeredo, todos os citados na Lista de Furnas e no escândalos das Privatizações, do Banestado, das Sanguessugas, etc., serão julgados como Dirceu e Genoíno?

Você acredita que o Sargento Garcia pega o Zorro? E em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa? Nem eu.

O STF é um tribunal de casta e vai voltar a ela, assim que o espetáculo midiático do mensalão termine.

Ou você acha que não?

Fonte: Blog do Mélo 

Articulações políticas para 2014 >> Wilma desautoriza candidatura: “Já disse que minha preferência é pelo legislativo”

A presidente estadual do PSB, ex-governadora e vice-prefeita eleita de Natal Wilma de Faria reafirmou na manhã desta quarta-feira sua disposição de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014. A ex-prefeita de Natal avalia, porém, que está muito cedo para discutir as próximas eleições gerais. Ela analisou as declarações da presidente do PSB de Natal, deputada estadual Márcia Maia, não como decisão do PSB. “Não há desejo meu, pretensão, nem decisão nossa. Não há nada. O que existem são especulações”, afirmou.

Nesta terça, em entrevista ao Jornal de Hoje, Márcia Maia declarou que Wilma é uma liderança lembrada pela população do Rio Grande do Norte e que seu nome surge como “natural” para disputar o governo ou o Senado, ou ainda a Câmara dos Deputados. “Já disse que minha preferência é pelo legislativo, mais viável seria deputada federal, mas não vou falar isso agora, já falei uma vez, não precisa ficar dizendo isso porque a gente vai assumir uma luta grande no governo de Carlos Eduardo diante deste momento que a prefeitura está vivendo, com o povo sofrendo, recursos presos. Hoje mesmo fui à Caixa Econômica Federal tentar encontrar alternativas para esse problema, uma vez que Carlos Eduardo está viajando, e tentar dar uma ajuda”, relatou Wilma de Faria.

Sobre as declarações de Márcia Maia, que é sua filha, Wilma disse ter avaliado suas declarações com naturalidade, uma vez que a dirigente do PSB na capital declarou tendo em vista a situação de desgaste do governo Rosalba Ciarlini (DEM). “Ela não se expressou no sentido de que havia uma definição nem pretensão. Nem há pretensão nem há decisão de candidatura. A gente está preocupada com o dia de hoje”, afirmou.

Ministério da Educação divulga novos parâmetros do Fundeb

Entre as definições está o novo valor anual mínimo nacional por aluno de R$ R$ 2.091,37 ainda para este ano. Valor mínimo por aluno cai R$ 5.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os parâmetros de operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício de 2012. Entre as definições está o novo valor anual mínimo nacional por aluno de R$ R$ 2.091,37 ainda para este ano.

Houve uma queda de R$ 5 no valor anteriormente previsto pela pasta (R$ 2.096,68). Segundo portaria publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União, o valor considera a reintegração ao Fundeb dos alunos da pré-escola, atendidos em instituições conveniadas, como as filantrópicas, sem fins lucrativos.

De acordo com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esse valor mínimo é fixado, anualmente, por portaria interministerial dos ministérios da Educação e da Fazenda e pode ser ajustado, no decorrer do ano, em razão de mudanças no comportamento das receitas do Fundeb, provenientes das contribuições dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O governo federal complementa o Fundeb sempre que a arrecadação de um determinado estado não for suficiente para garantir o valor mínimo nacional por aluno matriculado na rede pública.

Assembleia aprova projeto que permite realização de concurso no RN




Os deputados aprovaram nessa terça-feira (27) dois projetos que dão condições para que seja realizado o primeiro concurso público em 167 anos da história da Casa. Os projetos 016 e 017/2012 tratam, respectivamente, da organização administrativa e do quadro de pessoal, plano de carreira e atribuições dos servidores da Assembleia Legislativa e vão permitir a abertura de concurso para o provimento de cargos efetivos.

A partir desta aprovação, a Casa já pode contratar a banca que fará a seleção. Por determinação do presidente Ricardo Motta, será contratada uma empresa de credibilidade e experiência nesse tipo de concurso, estando entre as opções a Fundação Getúlio Vargas e Cesp/UNB. O salário inicial para nível médio é de R$ 2.175,00 e para o nível superior é de R$ 5.478,00. A maior remuneração chega a R$ 13.794,00.

O concurso vai oferecer vagas para médico, dentista, jornalista engenheiro, arquiteto, contabilista, psicólogo e para profissionais de informática.

Projetos

O projeto de resolução 016/2012, que trata da organização administrativa, descreve todos os órgãos, setores e suas atribuições, incluindo desde o plenário, até os mais recentes projetos executados pela Casa, como o Instituto do Legislativo Potiguar (IL), o Memorial do Legislativo e a Assembleia Cidadã.

Já o projeto 017, que trata do quadro de pessoal, traz a classificação dos cargos e das classes em todos os níveis de servidores da Casa. Os cargos de provimento efetivo dividem-se em quatro grupos: Assistente Legislativo (ASL), para atividades de nível fundamental; Técnico Legislativo (TEL), de escolaridade média e habilitação profissional específica; Analista Legislativo (ALE), de atividades técnicas que exijam nível superior e o grupo de assessoria institucional (ASI), também de nível superior.
  
DN Online