sábado, 26 de novembro de 2011

Neste Domingo: 1ª PARADA DA DIVERSIDADE HUMANA DA REGIÃO CENTRAL



Vem ai dia 27 de novembro a 1ª Parada da Diversidade Humana da Região Central em Lajes, concentração a partir das 15:30hs próximo ao Bom Cabrito de Lá o Trio Passará pelas principais rua da cidade com Dj EDDY e Chegando a Praça Central teremos TETE PESSOA (ex-circuito musical) e BANDA VAMUS XAMEGAR.
Desde Já estão todos convidados para participar da maior Festa da Diversidade Humana da Região Central...

Apoio: Prefeitura Municipal de Lajes

Realização: ADHRC – Associação da Diversidade Humana da Região Central

Com informações do blog 100% Ferroviário

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Projetos de lei criam Carteira de Habilitação gratuita

O programa será destinado para pessoas que forem retirar a habilitação pela primeira vez, nas categorias "A" e "B”.

Por Gerlane Lima, com informações da Assecom

Saiba mais
Projeto de Lei Complementar cria o Programa CNH Popular, que pretende conceder gratuidade na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda.

De acordo com o texto do projeto, o programa CNH Popular será destinado para pessoas que forem retirar a habilitação pela primeira vez, nas categorias "A" e "B", ou na hipótese de mudança de categoria, "C", "D", ou "E". O benefício será válido para quem estiver inscrito no Programa Bolsa Família. O objetivo é estimular a empregabilidade, a partir do uso da habilitação como elemento condicionante para o emprego formal.

O projeto compreende a isenção das taxas relativas aos exames clínicos de aptidão física e mental; exame psicológico; licença de aprendizagem de direção veicular; custos com a confecção da primeira Carteira de Habilitação ou da nova CNH, em caso de mudança de categoria; e exame de atualização para a renovação da CNH, também em caso de mudança de categoria.

O Estado será o responsável por arcar com as despesas referentes aos cursos teóricos e práticos de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores, a partir de convênios com o Detran.

Segundo dados do próprio Departamento de Trânsito, o Rio Grande do Norte possui, atualmente, 567.732 mil condutores habilitados, em um universo de 809.127 veículos cadastrados. Em alguns municípios, o número de licenças para dirigir não atinge 20% da quantidade de automóveis em circulação.

Vale ressaltar que a isenção não afetará o resultado fiscal do Estado, considerando a média do valor que é arrecadado com essas taxas.

Nesta terça-feira (22), mais duas mensagens foram encaminhadas pela governadora Rosalba Ciarlini à Assembleia Legislativa. As outras duas mensagens são de Projetos de Lei tendo como foco o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Um dos Projetos de Lei propõe o parcelamento dos débitos fiscais relacionados ao tributo. A outra mensagem pede a remissão do crédito fiscal relativo ao IPVA e a Taxa de Licenciamento Anual do Veículo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Principal debate sobre energia eólica no país reúne especialistas e autoridades em Natal

Nota do Blog:  Por reconhecer a importância desse tema e mediante  a viabilidade econômica, ambiental e social para o município, nosso Mandato apresentou um requerimento à Câmara Municipal propondo a realização de uma Audiência Pública para que possamos discutir esse assunto localmente e de forma mais aprofundada.


Matéria extraída do Jornal Tribuna do Norte
 
Especialistas, pesquisadores, gestores públicos das três esferas do governo, além de representantes do setor de energias renováveis, estão reunidos na abertura da 3ª edição do Fórum Nacional Eólico - Carta de Ventos, realizado no Hotel Pirâmide, nesta segunda-feira (21), em Natal. A definitiva inserção da fonte eólica na matriz energética e a regionalização da competitividade serão os principais temas em debate hoje e amanhã. O evento reúne aproximadamente 600 executivos em duas edições e é considerado o principal encontro político econômico da indústria eólica brasileira.

O presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, destacou a importância da produção eólica no Rio Grande do Norte. O Estado acumula metade da geração de energia eólica no país. O Brasil possui hoje 4,5 mil megawatts de potência instalada, o que equivale a R$ 15 bilhões de investimentos diretos, ao longo de cinco anos.
Discussão é a mais importante sobre energia eólica no Brasil 
Discussão é a mais importante sobre energia eólica no Brasil

Até 2014, assinala Jean Paul-Prates, quando o Estado sediará a Copa do Mundo, o Rio Grande do Norte deixará de ser Estado importador para ser autossuficiente, com capacidade contratada e instalada equivalente de países como Portugal e Dinamarca.

domingo, 20 de novembro de 2011

Berço da resistência Negra é palco de celebrações neste domingo, 20 de novembro.

Trecho de um artigo escrito por Milton Santos, geógrafo, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que tem como título:

SER NEGRO NO BRASIL HOJE
Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta. Logo, tanto é incômodo haver permanecido na base da pirâmide social quanto haver "subido na vida".

Pode-se dizer, como fazem os que se deliciam com jogos de palavras, que aqui não há racismo (à moda sul-africana ou americana) ou preconceito ou discriminação, mas não se pode esconder que há diferenças sociais e econômicas estruturais e seculares, para as quais não se buscam remédios. A naturalidade com que os responsáveis encaram tais situações é indecente, mas raramente é adjetivada dessa maneira. Trata-se, na realidade, de uma forma do apartheid à brasileira, contra a qual é urgente reagir se realmente desejamos integrar a sociedade brasileira de modo que, num futuro próximo, ser negro no Brasil seja, também, ser plenamente brasileiro no Brasil.

Grupos religiosos, quilombolas, autoridades e a população se reúnem na Serra da Barriga no Dia da Consciência Negra.

A luta dos negros nos Quilombos se junta ao combate ao racismo neste domingo (20) durante as celebrações do Dia da Consciência Negra. Quilombolas, integrantes do movimento negro, autoridades, grupos religiosos e a população estão reunidos em União dos Palmares homenageando, Zumbi, figura histórica de resistência.

Um ato chamado Ìségún Káwójuba deu início as comemorações no começo da manhã. O cortejo de reverência e saudações aos antepassados, aconteceu no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no Serra da Barriga.


A programação segue com a realização da a XX Corrida da Consciência Negra. A largada acontece na Prefeitura Municipal de União dos Palmares até a Serra da Barriga.

No horário da tarde haverá a inauguração da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça de Alimentação, na região central de União, onde também haverá desfile Cívico na Avenida Monsenhor Clóvis Duarte.

As bandas Raízes de Zumbi, Tribo de Jah (MA) e o cantor jamaicano Clinton Fearon se apresentam na Praça Basiliano Sarmento, encerrando as comemorações durante a noite.

São Paulo
São Paulo é o segundo lugar onde a data também é bastante celebrada. Todos os anos ocorre o Show da Consciência Negra e em 2011, entre os destaques da programação, apresentam-se o grupo de rap Racionais MC's no Memorial da América Latina e de Margareth Menezes na praça da Luz.
Uma mostra no Cinesesc exibe a produção negra dos anos 1970.