sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

MAIS UM AUMENTO >> A política econômica nefasta do desgoverno do Coiso. O gás de cozinha em um ano teve mais de 30 reais de aumento....

O Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha do Rio Grande do Norte (Singás) anunciou que o preço do gás de cozinha vai subir no Estado. 

Em nota, a entidade afirmou que houve um aumento no valor do Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF) no dia 1º de janeiro e a Petrobras informou que repassou 6% no preço do combustível. 

Na prática, o valor cobrado no botijão de 13 kg terá um aumento entre R$ 5 e R$ 6 nos próximos dias. #gas

CENÁRIO TRÁGICO >> Brasil tem 200 mil mortos por covid e registra recorde absoluto de casos em um dia

A covid-19 já causou 200.498 mortes no Brasil, de acordo com números divulgados na quinta-feira (7) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No mesmo dia em que o país ultrapassou a marca dos 200 mil óbitos, foi registrado também recorde absoluto de contaminações e casos fatais em 24 horas. 

Somente entre quarta (6) e quinta-feira (7), o total oficial de novos infectados pelo coronavírus foi de 94.517. O patamar mais expressivo alcançado anteriormente era de cerca de 70 mil casos em um dia, na segunda semana de dezembro. Com os dados mais recentes, o país chega a 7.961.673 pessoas que já foram contaminadas. 

Covid-19 em 2021: "Estamos dentro de uma panela de pressão"

O número de mortes registradas em 24 horas chegou a 1.841 na quinta-feira (7). Até então, o recorde de óbitos em um dia no país havia ocorrido em 29 de julho, quando foram confirmados mais de 1.500 casos fatais da covid-19. Estados Unidos e Brasil são as duas únicas nações do mundo que já contabilizam mais de 200 mil mortos.

Por problema técnicos registrados na base de dados do Amazonas e do Rio de Janeiro na quarta-feira (6), os números divulgados pelo Conass nesta quinta englobam o acumulado de dois dias desses dois estados. O resultado também pode ter aumentado por influência do represamento de informações durante o recesso de fim de ano.

Artigo | Em fala de fim de ano, Bolsonaro empurrou “bronca” da covid-19 para Deus

Ainda assim, os registros desta semana no Brasil já são superiores ao que foi observado no fim de dezembro. Entre 27/12 e 02/01 houve a confirmação de 250.599 contaminações. Agora, já são mais de 251 mil novos pacientes, ainda sem os dados de sexta e sábado. O país já contabiliza mais de cinco mil mortes nesta semana. Até 02/01, os óbitos somaram 4.930.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/01/07/brasil-tem-200-mil-mortos-por-covid-e-registra-recorde-absoluto-de-casos-em-um-dia

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

POLÍTICA NACIONAL >> PT decide votar em Baleia Rossi por análise de pedido de impeachment

Por Congresso em Foco

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, falou em entrevista ao Congresso em Foco sobre os motivos que levaram o partido a apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pela presidência da Câmara.

"Ele está lá no [ponto da carta] 3.6. Têm de ser analisados os mecanismos previstos na Constituição que podem refrear as investidas do governo e que possam ser mecanismos de controle, como as CPIs, decretos legislativos, convocação de ministros e inclusive a avaliação dos processos por crime de responsabilidade de omissão ou ação sobre o povo que recaiam sobre membros do Executivo, aí está incluído o impeachment".

PT decidiu por uma margem apertada, de 27 a 23 a votos, endossar a candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara. Gleisi, que foi um dos 27 votos pela aliança com Baleia, minimizou a divisão na sigla e disse ao site que todos da bancada estão unidos contra Arthur Lira (PP-AL).

"A maioria que falou pela defesa da candidatura própria, falou se comprometendo em estar com Baleia no segundo turno, queria uma candidatura de primeiro turno, mas todos contra a candidatura de Bolsonaro."

O RETROCESSO VIGENTE NO PAÍS >> Ratinho Jr. (gov. do Paraná) reduz número de aulas de sociologia, filosofia e artes em escolas públicas


Seguindo a cartilha de Bolsonaro, o governador do Paraná vai reduzir o número de aulas de sociologia, filosofia e artes em escolas públicas. Além de prejudicar a formação do pensamento crítico, a nova grade curricular implicará na demissão de milhares de professores.

A matriz curricular atual para a rede pública do estado garante ao menos duas aulas por semana de Sociologia e Filosofia nas escolas. Com a redução de carga horária, segundo informações da pasta, o governo prevê a criação de novas disciplinas e ampliação do ensino de algumas que já existem.

“A diminuição da carga horária de filosofia implicará na demissão de milhares de professores/as dessas disciplinas”, argumentam.

A mudança interessa apenas àqueles que apostam na alienação e na manipulação. Somos contra a mais esse ataque do governador Ratinho Júnior e do secretário Renato Feder à educação paranaense!

Os professores da rede pública do Paraná criaram um abaixo-assinado para tentar barrar a nova matriz curricular. A meta é atingir 7.500 assinaturas.

CIDADANIA >> Entidades lançam carta em defesa do direito à vacinação no SUS

Em resposta à uma possível vacinação privada contra a covid-19 por clínicas particulares, dezenas de entidades lançaram nesta terça-feira, 5, documento afirmando que a ação pode ser “moralmente inaceitável” e terá um impacto negativo no controle da pandemia. Isso porque, no início desta semana, circulou a informação que representantes da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas foram à Índia para saber mais sobre a produção local.

A carta Vacinar no SUS é um direito de todas e todos e um dever do Estado afirma que “a abertura da vacinação para clínicas privadas pode aumentar as desigualdades sociais na saúde e os riscos inerentes ao prolongamento da circulação do vírus na população”, e que “a mercantilização da vacina não será tolerada por um Brasil que luta pela vida, por um país mais justo e solidário”.

De acordo com as instituições representando membros da sociedade civil e profissionais da saúde, a equidade deve ser alcançada neste processo. Não apenas por justiça social, “mas também como requisito para o tão esperado controle da pandemia”.

Sem um cronograma de imunização, o governo brasileiro não tem esclarecido a população sobre a aquisição de insumos e nesta quarta-feira, 6, anunciou a suspensão da compra de seringas. O país segue registrando o aumento nos números de transmissibilidade e de mortes pela doença. No último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, foram registradas 1.171 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 56.648 novos contágios.

Confira a íntegra da nota

Neste momento de crise sanitária internacional e nacional devido à pandemia de Covid-19 – somos o segundo país do mundo em número de mortos por essa doença –, é fundamental nos concentrarmos na luta pela vacinação já, com equidade. A equidade é importante como a garantia de justiça social, mas também como requisito para o tão esperado controle da pandemia. Que seja, portanto, garantida igualdade de acesso às cidadãs e cidadãos brasileiros na vacinação contra a Covid-19.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) tem um histórico de grande sucesso, com experiência bem-sucedida em campanhas de âmbito nacional e com reconhecimento internacional. Somente o pleno apoio e adequado incentivo financeiro e operacional ao PNI pode garantir equidade no acesso efetivo e seguro da população à vacina.

Devido à magnitude desta campanha de vacinação que tem como meta cobrir toda a população e a limitação da oferta de vacinas no mercado internacional, países como o Brasil têm definido um modelo de prioridades para sua implementação com base em critérios epidemiológicos e de vulnerabilidade social.

Somente o SUS, por intermédio do PNI, poderá garantir a vacinação de toda a população brasileira com base nesses critérios. Seringas, agulhas, insumos de biossegurança e adequada logística e competência são necessárias para atingirmos este objetivo. As vacinas, objetos dos acordos de compra e transferência de tecnologia já estabelecidos com as empresas Sinovac e AstraZeneca, devem formar a espinha dorsal da campanha de vacinação no País sob a coordenação do PNI.

Numa sociedade como a nossa, marcada por grotescas desigualdades sociais, é moralmente inaceitável que a capacidade de pagar seja critério para acesso preferencial à vacinação contra a Covid-19. Caso isso ocorra, uma fila com base em riscos de se infectar, adoecer e morrer será desmontada. É inadmissível, portanto, permitir que pessoas com dinheiro pulem a fila de vacinação por meio da compra de vacinas em clínicas privadas.

Assim, causa preocupação o anúncio feito no dia 3 de janeiro que clínicas privadas negociam a importação de 5 milhões de doses de vacinas em desenvolvimento na Índia pelo laboratório Bharat Biotech.

No Reino Unido, para evitar a ocorrência de desigualdade social no acesso à vacina contra a Covid-19, governo e empresas elaboram acordos para não permitir que vacinas sejam compradas por clínicas privadas, pelo menos enquanto uma grande parte da população não tiver sido vacinada pelo Sistema Nacional de Saúde (NHS). Este é o exemplo que podemos seguir.

Consequências nefastas da venda de vacinas contra a Covid-19 por clínicas privadas, como as destacadas abaixo, vão além do aprofundamento do abismo social brasileiro:

Num momento de imensa necessidade de fortalecimento do SUS, renuncia-se ao seu potencial para vacinar a população brasileira com equidade, efetividade, eficiência e segurança, em prol do fortalecimento do mercado setor privado de saúde.

O detalhado acompanhamento da cobertura vacinal e a farmacovigilância para o monitoramento de eventos adversos, de grande importância principalmente no caso das vacinas contra a Covid-19 com aprovação pelas agências reguladoras em prazos recordes, tornam-se mais difíceis ou mesmo se inviabilizam.

O aumento do número de pessoas com doses incompletas de vacina (sem tomar as duas doses) tem maior probabilidade de ocorrer entre as pessoas vacinadas no setor privado, diminuindo a eficácia e a efetividade da vacinação.

A sociedade brasileira e suas instituições democráticas estão alertas. A abertura da vacinação para clínicas privadas pode impactar negativamente o controle da pandemia, aumentar as desigualdades sociais na saúde e os riscos inerentes ao prolongamento da circulação do vírus na população. A mercantilização da vacina não será tolerada por um Brasil que luta pela vida, por um país mais justo e solidário.

#VacinaçãoJÁ #VacinaparaTodaseTodos #VacinaçãoSomentenoSUS #BrasilprecisadoSUS

Entidades signatárias:
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco
Associação Brasileira de Economia de Saúde – Abres
Associação Brasileira de Educação Médica – Abem
Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais – Abrato
Associação Brasileira Rede Unida – Rede Unida
Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes
Conselho Nacional de Saúde – CNS
Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

REFLEXÃO >> Um texto bastante necessário nesses tempos sombrios pelos quais estamos passando

À procura de equilíbrio


Agora, mais do que nunca, torna-se imprescindível a vivência do Amor Solidário Divino, porque ele é o único capaz de afastar da Terra as trevas do crime, da miséria e da dor quando compreendido e desempenhado - em todo o seu poder compassivo, justo e, portanto, eficaz -, não somente pela Religião, mas também pela Educação, pela Política, pela Ciência, pela Economia, pela Arte, pelo Esporte, pelos relacionamentos internacionais, pelo trabalhador mais simples e pela mais projetada personalidade pública.


Na verdade, o ser humano, sabendo ou não, procura instintivamente o equilíbrio, que só pode advir do exercício da Fraternidade, a grande esquecida - como lamentava Dom  Bosco (1815-1888) - da trilogia da Revolução Francesa (Liberté, Égalité, Fraternité), tanto que sua posição é a final do lema reformista, quando deveria ocupar a vanguarda deste. Por isso deu no que deu, com tanta gente guilhotinada. (...)


Não foi sem motivo que o notável escritor Victor Hugo (1802-1885) declarou: “Sem Fraternidade não pode haver Paz”.

 

Só se constrói a Paz com tolerância

O inspirado vate francês está corretíssimo. Portanto, não abdiquemos das medidas práticas para a edificação dessa nova e fraterna sociedade, pois, como revela o Espírito dr. Bezerra de Menezes (1831-1900), pela psicografia de Chico Periotto“A Paz, a tão desejada Paz, é o sonho de todos, do Mundo Espiritual e da Terra. Apenas se constrói a Paz com tolerância. É impossível acreditarmos que o caminho da guerra, do ódio e da violência possa gerar Paz verdadeira. Mas o mundo trilha caminhos inesperados. Logo, é realmente importante exercitarmos o caminho do Ecumenismo e da confraternização entre os países”.


                                                                                        Texto de José de Paiva Netto - Jornalista, radialista e escritor

MODERNIZAÇÃO >> Detran implanta documento digital de compra e venda de veículo (CRV)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) começou nesta segunda-feira (04) uma nova fase de modernização no processo de emissão dos documentos relacionados ao veículo (CRLV e CRV).
A medida implanta o CRV Eletrônico no Rio Grande do Norte, possibilitando mais facilidade, segurança e acesso aos documentos que ficarão disponíveis pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), portal do Denatran e pelos canais de atendimento do Detran/RN.
Na prática, não haverá mais emissão de CRV em papel-moeda, assim como já havia sido implantado pelo Detran o sistema eletrônico do CRLV. Agora o proprietário dispondo das informações e código de acesso do veículo, vai poder emitir os dois documentos em papel A4 com QR Code na comodidade da sua residência ou local adequado. Outra comodidade é que o motorista ou proprietário do veículo também poderá portar os documentos CRV e o CRLV de forma digital, tendo os mesmos a igual validade dos impressos.
Já no caso de transferência de veículo em situação de compra e venda, o proprietário (vendedor) deve solicitar ao Detran a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), antigo DUT, informando os dados do comprador, sendo o documento emitido com as informações e um QR Code de segurança para validar a autenticidade dos dados. A partir daí o procedimento segue a rotina antiga para efetivação da compra e transferência do veículo.
Aqueles que possuem o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade em papel-moeda e foram registrados no Detran antes de 2021 vão seguir o procedimento antigo, ou seja, preenche o verso do documento com os dados do comprador, reconhece firma no cartório e, por fim, o comprador vai ao Detran fazer vistoria do veículo e efetivar a transferência.
O processo implantado pelo Detran/RN é regulamentado pela Resolução 809/2020 do Denatran, que determina os procedimentos e apresenta as novas siglas e nomenclaturas que passarão a ser utilizadas pelos departamentos de trânsito de todo o país. Nesse caso, as siglas seguem assim: CRV-E (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo); CLA (Certificado de Licenciamento Anual); ATPVe (Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo).
Um ponto importante é que os documentos de veículos impressos em papel-moeda continuam tendo validade e o processo de renovação na nova regra somente será gerado a partir do momento em que seja necessário efetivar algum dos serviços que precisam da emissão do CRLV. O novo CRLV-E é expedido nos processos de registro de veículos, licenciamento anual de veículo, transferência de propriedade, mudança de município, alteração das características do veículo, mudança de categoria, remarcação de chassi e nos casos previstos em regulamentos complementares onde seja necessária a emissão de um CRV.

Fonte: https://pantim.com.br/detran-implanta-documento-digital-de-compra-e-venda-de-veiculo-crv/

SENSIBILIDADE SOCIAL >> Fátima Bezerra critica demora do Governo Federal em definir plano nacional de vacinação e cobra solução

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) criticou na noite desta terça-feira (5) a demora do Governo Federal em apresentar um cronograma definitivo para o plano nacional de vacinação contra a covid-19.

Um grupo de governadores se reuniu à tarde por videoconferência com o secretário de vigilância do ministro da Saúde Arnaldo Medeiros, mas nenhuma data para o início da vacinação no país foi anunciada. Fátima não participou, mas reagiu à falta de uma solução.

Pelo twitter, a governadora do RN classificou como “grave e muito preocupante esse quadro de incertezas”:

“Até o presente momento o Governo Federal não definiu uma data concreta para iniciar a vacinação da covid-19 no país. Volto a repetir, é urgente!”, desabafou.

Os governadores agendaram uma reunião na próxima segunda-feira (11) com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Desse encontro também participarão os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal, além de representantes da Anvisa, Fiocruz e Instituto Butantã:

O Rio Grande do Norte já está com a logística pronta para receber a vacina, mas depende do plano federal. O cronograma estadual já foi definido e deve acontecer em três fases, divididos por ordem de prioridade.

– Reafirmo que no RN estamos com nossa logística pronta para, junto aos municípios, darmos início ao processo de vacinação em todo o estado. A população não pode mais esperar!”, concluiu a série de tiwitts nesta terça.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/fatima-bezerra-critica-demora-do-governo-federal-em-definir-plano-nacional-de-vacinacao-e-cobra-solucao/

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

O COISO E SEU ESTÍMULO PARA A GUERRA ENTRE A IGNORÂNCIA E A CIÊNCIA >> Quando uma imagem (charge) fala mais do que mil palavras!

ENSINO SUPERIOR >> Ufersa terá início do próximo semestre letivo em 22 de fevereiro

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Consepe/Ufersa – deliberou sobre os calendários acadêmicos para o ano de 2021. A reunião aconteceu na última quarta feira, dia 16/12. Foram necessárias mais de sete horas de reunião, para discutir e deliberar sobre a resolução para o ensino remoto e os calendários acadêmicos do ano vindouro. Pelo calendário ficou definido que o início das aulas para o semestre 2020.2 será em 22 de fevereiro de 2021.

O Pró-reitor de graduação, professor Sueldes Araújo, adiantou que no próximo semestre será híbrido “já com aulas presenciais, de forma gradual e segura, em respeito à vida de toda a comunidade universitária, por meio de protocolos de biossegurança nas atividades práticas”, pontuou. O sistema híbrido contempla aulas remotas e algumas presenciais (práticas).

Na oportunidade, o Pró-reitor, agradeceu a todos os membros do Consepe pelas contribuições, maturidade, confiança e sensibilidade nesse momento conjuntural de pandemia. “Foi um momento histórico de nossa universidade. Caminharemos juntos na travessia para um tempo melhor na Ufersa”, disse o pró-reitor. Com a resolução e os calendários aprovados, a pró-reitoria de Graduação dará prosseguimento ao planejamento para o próximo semestre, adiantou o pró-reitor de graduação.

Fonte: https://assecom.ufersa.edu.br/2020/12/21/ufersa-aprova-calendarios-academicos-para-o-ano-de-2021/

INVESTIMENTO >> Sob gestão de Fátima Bezerra, microcrédito da AGN/RN tem maior volume de recursos financiados da história

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN-RN), financiou em 2020 o maior volume de recursos da história do programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar. Ao todo, R$ 28,4 milhões foram investidos para apoiar empreendedores formais e informais de todas as regiões do estado, segundo o Estado. 

A AGN é uma instituição financeira que tem o Governo do Estado como acionista majoritário. Segundo o Governo, o desempenho no ano passado supera em 35,2% o resultado obtido em 2019, até então o mais expressivo do programa, quando um total de R$ 18,4 milhões havia sido financiado junto aos microempreendedores potiguares. O número de operações em 2020 também é o mais alto da história com 6277 donos de negócios no estado beneficiados pelo crédito da instituição financeira contra 5947 alcançados em 2018. 

A AGN também teve um desempenho relevante com 50,2% dos microempreendedores que buscaram apoio e tiveram o financiamento concedido contra 19% da média nacional, segundo levantamento realizado no primeiro semestre pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ainda na atual gestão, a Agência intensificou a parceria com Sebrae, CDLs, Prefeituras e Associações pelo estado, além de passar a atuar ao lado da Fundação José Augusto, Semjidh, Sethas, Sedraf para ampliar o atendimento a empreendedores e negócios de setores como Cultura, Empreendedorismo Jovem, Economia Solidária e Agricultura Familiar. Na pandemia, a instituição ampliou carência, limites de financiamento, criou novas linhas e diversificou as ferramentas de atendimento ao empreendedor. 

Para a diretora-presidente da Agência de Fomento do RN, Márcia Maia, os números obtidos pela instituição em 2020 são resultado do estímulo do Governo do Estado ao protagonismo dos empreendedores na economia potiguar e no papel do crédito no momento de necessidade para os proprietários de negócios no estado. “Estive com a governadora Fátima em várias oportunidades e desde o primeiro momento, ela tem nos incentivado a buscar ferramentas e alternativas para garantir a democratização do acesso ao crédito, não apenas facilitando o acesso, mas diversificando os setores a serem atendidos. Esses números mostram não apenas a importância de um crédito simplificado, mas como a política pública de estímulo e apoio ao empreendedorismo pode ser importante para a economia e a qualidade de vida do cidadão norte-riograndense”, afirmou Márcia. A presidente destaca ainda o papel social dos financiamentos, como uma ferramenta de redução das desigualdades sociais capaz de tornar o cidadão protagonista da sua própria história através do ato de empreender. “Sabemos que neste momento de pandemia, muitos empreenderam por necessidade, mas justamente nessa urgência, descobriram-se empreendedores e têm obtido sucesso. 

Outros conseguiram até mesmo ampliar seus negócios. Então o crédito mostra seu papel crucial ao estimular e apoiar não só a economia, mas também as pessoas a buscarem dias melhores”, concluiu. Microcrédito De 1º de janeiro de 2019 até 31 de dezembro, o Microcrédito do Empreendedor já beneficiou quase 12 mil empreendedores e injetou um volume de recursos superior a R$ 46,8 milhões. O programa é uma ferramenta de estímulo a implantação de novos negócios e para promoção do crescimento sustentável dos empreendimentos e empreendedores do estado. A estimativa é de que mais de 30 mil pessoas tenham sido impactadas diretamente com a geração ou mesmo a manutenção de emprego e renda em todas as regiões do RN. Os financiamentos realizados através do programa são direcionados a micro e pequenos empreendedores, sejam formais ou informais. Os prazos para pagamento variam de acordo com a atividade produtiva e a natureza física ou jurídica do contratante.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

QUE ASSIM SEJA! >> Uma meta necessária para esse ano, derrotar a mentalidade terraplanista.

PELA VIDA >> Campanha do Governo do RN busca sensibilizar a sociedade para necessidade de doação de sangue!

Que tal aproveitar o início do ano para fazer uma boa ação? 

Neste momento o 
Hemonorte
 registra estoque crítico no banco de sangue e precisa da sua doação.

Agende um horário através do (84) 3232-6733, do site hemonorte.rn.gov.br ou passe diretamente no Hemonorte da Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol. 

GOVERNO DE RESPONSABILIDADE COM O FUNCIONALISMO >> Rede Estadual de Educação divulga calendário de pagamentos de 2021

O calendário integral de pagamento da Rede Estadual para o ano de 2021 foi anunciado pelo Governo do RN nessa terça-feira, 29 de dezembro. O calendário segue o modelo já adotado em 2020, com o pagamento ocorrendo em duas datas ao longo de cada mês.

Na 1ª quinzena, recebem o valor integral dos salários aqueles servidores que ganham até R$4 mil e os profissionais da Segurança Pública. Por sua vez, quem ganha acima de R$4 mil recebe o adiantamento de 30%. Na 2ª quinzena são depositados os 70% restantes para quem ganha acima de R$4 mil e os servidores de órgãos com arrecadação própria, como é o caso da Educação, recebem o salário integral.

Confira as datas de pagamento:

  • Janeiro: 15/01 e 30/01
  • Fevereiro: 13/02 e 27/02
  • Março: 15/03 e 31/03
  • Abril: 15/94 e 30/04
  • Maio: 15/05 e 31/05
  • Junho: 13/06 e 30/06
  • Julho: 15/07 e 31/07
  • Agosto: 14/08 e 31/08
  • Setembro: 15/09 e 30/09
  • Outubro: 15/10 e 30/10
  • Novembro: 13/11 e 30/11
  • Dezembro:  15/12 e 31/12

Para a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, a divulgação do calendário 2021 era esperado pela categoria e traz uma maior tranquilidade para os trabalhadores e trabalhadores em educação, que podem planejar melhor seu ano. Fátima, entretanto, observa que nesse calendário não consta a data de pagamento do 13º e afirma que o Sindicato vai cobrar esse retorno do Governo.