sábado, 16 de julho de 2016

IGUALDADE RACIAL >> Nosso desejo e nossa luta!


Imagem retirada da página do Facebook de Josenilson Marques

EDITAL >> Concurso da UERN busca sanar lacunas históricas da universidade

Imagem inline 1
No último mês foi divulgado o tão aguardado edital para o próximo concurso público de provas e títulos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com previsão de 116 vagas, sendo 76 para Professor, 29  para Técnico de Nível Superior e 11 vagas para Agente Técnico Administrativo (Nível Médio), o certame é fruto das reivindicações e da luta dos grevistas e mesmo com suas limitações, busca sanar demandas históricas na instituição de ensino.
De acordo com a Pró-Reitora de Recursos Humanos, professora Cicília Maia, o concurso é visto como uma grande conquista para a universidade, uma vez que a UERN se expandiu muito nos últimos anos e a necessidade de reposição de professores/as,  funcionários/as é técnicos/as já era urgente. Ela destacou que a seleção permitirá a entrada de funcionários qualificados e essenciais no desenvolvimento da universidade.
“Com este concurso supriremos a demanda que tínhamos de bibliotecários, agora serão um para cada biblioteca da UERN. Também vamos receber profissionais para as vagas de psicologia educacional, psicopedagogia e engenharia do trabalho, preenchendo assim lacunas históricas em nossa universidade e prestando um serviço de maior excelência”, afirmou Cicília.
A Pró-Reitora confirmou que o número de vagas disponibilizado pelo edital é inferior a real necessidade da instituição, mas que no atual momento a administração fez tudo o que é permitido legalmente para garantir a seleção de novos servidores/as.
Conforme dados obtidos junto a Pro-reitoria de Recursos Humano, a UERN  tem atualmente uma carência de 306 Professores. As vagas referentes ao atual processo seletivo contemplam somente as oriundas de aposentadorias e óbitos. De acordo com Cicília, a projeção enviada pela UERN para o Plano Plurianual do Estado no Quadriênio 2016-2019 previa ingresso de 136 novos docentes em 2016, 57 em 2017, 57 em 2018 e 56 em 2019.
Resultado e Convocação – De acordo com o coordenação do concurso o resultado deverá ser divulgado em novembro deste ano e a convocação entre os meses de dezembro e janeiro.

EM NATAL >> Tributo a Tim Maia com Orquestra Boca Seca

A orquestra Boca Seca se juntou mais uma vez para homenagear o pai da soul music brasileira, o grande Tim Maia. 

Alem das musicas mais populares a Orquestra também ira passear pelo repertorio dos discos da fase Racional, uma fase mistica do mestre, todos sintam-se convidados para neste sábado dia 16 de julho a a partir das 19:00 horas curtirem conosco.

Local: Bar 29 - Av. Deodoro da Fonseca, 294 Petrópolis, Natal/RN.

RESULTADOS POSITIVOS >> Luta da Senadora Fátima Bezerra PT/RN, resulta em conquista de Hospitais Universitários para Caicó e Currais Novos

ebs
Em reunião com a senadora Fátima Bezerra e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Angela Paiva, o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa, deu parecer favorável a incorporação do Hospital Regional Mariano Coelho (Currais Novos) e da Unidade Hospitalar Regional do Seridó (Caicó ) à rede de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares –EBSERH.

A luta pela incorporação dos hospitais regionais foi iniciada desde 2014, através do Programa Mais Médicos e quando a UFRN buscou fortalecer o campo de estágio dos estudantes da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Santa Cruz) e da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó, cujos estudantes da primeira turma pleitearam esta conquista, bem como a expansão do Hospital Universitário Ana Bezerra. Além dos estudantes, essa luta conta com empenho da senadora Fátima Bezerra, que tem feito gestões junto ao Governo Federal, e dos prefeitos da região do Seridó e do Trairi. “Queremos garantir que esses hospitais tenham a parceria da UFRN e sejam gerenciados pela EBSERH, para que a área acadêmica da saúde fique consolidada no campus do interior. Esses jovens estão tendo uma oportunidade ímpar de ser formarem e trabalharem nas suas cidades”, declarou Angela Paiva.

Segundo a senadora Fátima Bezerra, a adesão dos hospitais regionais à EBSERH garantirá melhor infraestrutura e condições dos serviços prestados à população. “Nós temos de um lado a consolidação da escola de medicina e, ao mesmo tempo, uma grande conquista para os usuários do SUS com uma melhor assistência à população da região. Esses hospitais vão dar mais apoio aos estudantes na sua formação e aos residentes do curso de medicina. Essa, sem dúvidas, é uma das maiores conquistas para a região do Seridó e do Trairi”, afirmou.

Fátima também destacou o papel da reitora, do diretor da Escola Multicampi de Ciências Médica, George Dantas, do diretor da Facisa, Edvaldo Vasconcelos, e o protagonismo dos estudantes nesta luta. “O projeto da escola multicampi é referência para todo país e isto pesou muito para essa conquista. Estamos dando um importante passo para consolidar este pleito”, enfatizou.

PONTO ELETRÔNICO >> MPF assina acordo com todos municípios do Vale do Açu para controle de ponto na saúde


Resultado de imagem para MPF assina acordo com todos municípios do Vale do Açu para controle de ponto na saúdeÚltimos cinco municípios assinaram esta semana e instalação de ponto eletrônico deve ocorrer até meados de outubro. Atuação conta com parceria do Ministério Público do Estado

O Ministério Público Federal (MPF) em Assu conseguiu assinar termos de ajustamento de conduta (TACs) com os 20 municípios que integram sua área de atuação. As prefeituras se comprometeram a instalar um sistema de registro de ponto eletrônico para controle de jornada dos servidores da saúde, vinculados ao Programa Saúde da Família, sobretudo médicos e dentistas. O objetivo é evitar irregularidades que vêm prejudicando a população, como ausências injustificadas e o não cumprimento das cargas horárias.

No mês passado já haviam sido firmados 15 TACs e os últimos cinco foram assinados na Procuradoria da República em Assu este mês, junto aos municípios de Macau, Alto do Rodrigues, Itajá, Pendências e Fernando Pedroza. O MPF - cujo representante em Assu é o procurador da República Victor Queiroga - tem proposto os termos em um trabalho conjunto com o Ministério Público do Estado (MP/RN).

O documento estabelece como obrigação das prefeituras a instalação de uma máquina de registro eletrônico de ponto em cada centro de saúde e unidade mista do Município. Estarão sujeitos ao controle de jornada os servidores concursados, contratados temporariamente e mesmo os prestadores de serviços que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Política Nacional de Atenção Básica.

Além disso, o TAC prevê medidas como a publicação na internet do horário e local de atendimento dos profissionais do SUS e o estabelecimento de uma fiscalização constante por parte do Município. O nome dos profissionais e suas escalas também devem estar disponíveis e visíveis nas recepções das unidades.

Há ainda itens cobrando a manutenção adequada e atualizada dos dados dos servidores, junto ao Ministério da Saúde, bem como a entrega de certidões, quando solicitadas, que comprovem que o cidadão não conseguiu atendimento e os motivos para isso.

Histórico - Nos dias 14 e 15 de junho já haviam assinado os TACs os representantes dos municípios de Angicos, Assu, Bodó, Campo Grande, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Lajes, Paraú, Santana do Matos, São Rafael e Triunfo Potiguar. No final de junho, mais duas cidades entraram em acordo com o MPF: Pedro Avelino e Afonso Bezerra.

Esse trabalho também vem sendo desenvolvido pelo MPF, com apoio do MP/RN, em outras regiões do estado. Em caso de descumprimento do TAC, o Município e seu prefeito pagarão multa de R$ 5 mil por cláusula desrespeitada, valor que será somado ao de R$ 500 por dia para cada profissional encontrado em situação irregular. O não cumprimento ainda pode resultar na adoção de medidas judiciais por parte do Ministério Público Federal.


Assessoria de Comunicação Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675

CUIDADOS COM SUA SAÚDE >> É por isso que você nunca deve “beijar” um cão ou gato!

1
Deveria pensar duas vezes antes de “beijar” o seu cão ou seu gato. Uma britânica de 70 anos teve de ser internada após ser lambida na boca pelo cão de estimação. 
De acordo com o relato publicado recentemente na revista científica BMJ, *a idosa desenvolveu uma grave infecção causada pela bactéria *Capnocytophaga canimorsus, presente na boca de cães e gatos.
Segundo James Wilson, do hospital da Universidade College London, na Inglaterra, os médicos não encontraram arranhões ou mordidas, formas comuns da infecção, mas a paciente relatou ter recebido lambidas do seu cão.
“Meios ocultos de aquisição demonstram que graves zoonoses podem ocorrer mesmo com ausência de mordidas e arranhões óbvios e devem ser consideradas em casos de infecção severa em donos de animais de estimação”, concluiu Wilson.
O Caso: A idosa foi encontrada por paramédicos sem sentidos dentro de casa e encaminhada ao hospital. Inicialmente, os médicos pensaram que ela tinha convulsionado, já que tinha histórico de epilepsia.
Ao chegar no hospital, ficou constatado que ela estava com hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue) e hipercaliemia (alta concentração de potássio no sangue). Como todos os outros indicadores estavam normais, a internação foi pedida para investigação dos motivos das alterações.
No entanto, após quatro dias no hospital, seu estado de saúde piorou. A paciente apresentou confusão mental, dor de cabeça, diarreia, calafrio e febre de 39ºC. Exames apontaram também lesão renal aguda e infecção generalizada. Imediatamente, ela foi transferida para a unidade de tratamento intensivo onde o quadro se agravou, com coagulação intravascular, comprometimento da função hepática e insuficiência respiratória.
Finalmente, exames posteriores identificaram a bactéria C. canimorsus, presente na gengiva de cães e gatos, e iniciaram o tratamento com antibióticos.
A paciente voltou para casa após passar quase um mês no hospital. Os médicos consideraram essa infecção severa como uma reação “incomum” causada por essa bactéria.
Contudo, idosos, como o caso dessa paciente, apresentam maiores riscos de problemas decorrentes de infecção bacteriana, talvez por disfunções no sistema imunológico.
Lembramos que o comparativo da pesquisa não exprime algum tipo de ideologia ou apologia a tal tema de responsabilidade do site, estamos apenas reproduzindo um conhecimento científico.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

RETORNO AS AULAS >> Comunicado da Escola Estadual Pedro II


A direção da Escola Estadual Pedro II, vem comunicar aos seus alunos que o início das aulas em nossa escola, acontecerá na na terça-feira, dia 19 de julho, em virtude de na segunda dia 18, estarmos reunidos com os professores e funcionários da referida escola para tratarmos de questões pedagógicas e administrativas.

Atenciosamente,

Equipe Gestora da Escola Estadual Pedro II

EDUCAÇÃO EM RISCO >> Frente Nacional contra o projeto Escola Sem Partido é lançada no Rio de Janeiro

Por CNTE
Nesta quarta-feira (13), ocorreu no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o lançamento da Frente Nacional, contra o Projeto “Escola Sem Partido”, com a presença de mais de 300 estudantes e trabalhadores.
A Frente reúne diversas entidades dos movimentos sociais, sindicatos, associações, e organizações da sociedade civil, entre elas, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional dos Estudantes (UNE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que já estão em mobilização contra o PL 867/2015, do Deputado Izalci (PSDB-DF), também conhecido como “Lei da Mordaça”.
A atividade é a primeira ação da Frente Nacional, que começará a articular as lutas em âmbito nacional até que a “Lei da Mordaça” seja retirada da pauta do legislativo federal.
De acordo com o Elson Simões de Paiva, da direção da CNTE, que esteve no lançamento, o principal objetivo da Frente é se contrapor frontalmente à aprovação do projeto, que visa censurar e acabar com o debate crítico na sala de aula. “Defender a escola sem partido é defender a escola com apenas um partido. Partido daqueles que são contra uma educação laica. Somos a favor da pluralidade de ideias e a liberdade de expressão e pensamento”, diz.
A “Lei da Mordaça”, que veta temas como sexualidade, religião e política nas escolas, vem sendo repudiada por educadores de todo o Brasil, que apontam a iniciativa parlamentar como uma tentativa de calar a voz e o pensamento crítico dos professores em sala de aula, instituindo o patrulhamento ideológico, o cerceamento ao livre exercício profissional dos trabalhadores em educação.
O professor que desobedecer a lei está sujeito a sanções e penalidades previstas no Código de Ética e no regime jurídico dos servidores públicos. A punição pode ser apenas uma advertência ou até a exoneração do servidor, dependendo do julgamento.
Atualmente, ao menos nove estados, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal e de diversos municípios, discutem projetos de lei aos moldes do PL 867.
Alagoas foi o primeiro estado a adotar a tal política. O Projeto de Lei n.º 7.800/16, chamado de “Escola Livre”, do deputado Ricardo Nezinho, do PMDB, foi promulgado e publicado no Diário Oficial do dia 10 de maio, deste ano.

POSICIONAMENTO >> Senadora Fátima Bezerra - PT/RN firme na luta contra o golpe


SEUS DIREITOS >> TV a cabo não pode mais cobrar por ponto extra, você pode pedir os valores pagos em dobro!

Imagem inline 1

Sabe aquele valor que você paga a mais todo santo mês, por cada ponto de TV a cabo que possui na sua casa? Ele é ilegal!
E mesmo que ele venha na fatura disfarçado de “aluguel do aparelho” ou “manutenção”, “instalação” ou qualquer coisa parecida, continua sendo ilegal.
A maioria dos assinantes já até se acostumou a pagar um valor a mais na fatura para ter pontos extras de acesso a TV a cabo. Mas agora os valores deverão ser retirados das faturas seguintes e os valores pagos deverão ser restituídos ao consumidor em dobro.
O consumidor que se sentir lesado, deve ajuizar a ação e requerer através de seu advogado, que os valores deixem de ser cobrados e receber de volta tudo que pagou de forma ilegal.
Segue o artigo 29 da Resolução 488 da Anatel:
“Art. 29. A programação do Ponto-Principal, inclusive programas pagos individualmente pelo Assinante, qualquer que seja o meio ou forma de contratação, deve ser disponibilizada, sem cobrança adicional, para Pontos-Extras e para Pontos-de-Extensão, instalados no mesmo endereço residencial, independentemente do Plano de Serviço contratado.” (Redação dada pela Resolução nº 528, de 17 de abril de 2009)


Somente assim, com todos os consumidores unidos, poderemos derrotar as cobranças ilegais praticadas há tempos no mercado e que merecem ser banidas para sempre.

UMA TRISTE CONSTATAÇÃO >> 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de sua 4.ª edição em seminário em São Paulo; livro com análise será publicado na Bienal do Livro de São Paulo
Há um pouco mais de leitores no Brasil. Se em 2011 eles representavam 50% da população, em 2015 eles são 56%. Mas ainda é pouco. O índice de leitura, apesar de ligeira melhora, indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano. Os dados foram revelados na tarde desta quarta-feira, 18, e integram a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), a pesquisa ouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não, mesma amostra da pesquisa passada. Isso representa, segundo o Ibope, 93% da população brasileira.
Para a pesquisa, é leitor quem leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses. Já o não leitor é aquele que declarou não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses, mesmo que tenha lido nos últimos 12 meses.
A Bíblia é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. O livro religioso, aliás, aparece em todas as listas: últimos livros lidos, livros mais marcantes. 74% da população não comprou nenhum livro nos últimos três meses. Entre os que compraram livros em geral por vontade própria, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book. Um dado alarmante: 30% dos entrevistados nunca comprou um livro.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Um lembrete para você trabalhador(a) que defende esse golpe em andamento...


DESMENTINDO A LÓGICA GOLPISTA >> O tamanho do funcionalismo público no mundo

13626451_1230429437007864_3279776705321039953_n

Contam as lorotas que o Estado brasileiro é inchado porque tem muitos funcionários públicos e que isso seria a razão do rombo fiscal. Mentira. A razão do rombo é o pagamento da dívida pública aos bancos, que leva por ano em torno de 45% do orçamento da União. 
A tabela acima, com a proporção de servidores públicos dentro da força de trabalho de diversos países europeus, desmonta essa lorota. No Brasil, o que tem sim é muito cargo de indicação, que precisam ser reduzidos. Todo acesso à máquina pública deveria ocorrer por concurso e somente em pouquíssimos casos por nomeação. 
Faltam médicas/os, enfermeiras/os, professoras/es e muitos outros profissionais no serviço público brasileiro. Um serviço público eficiente, com profissionais bem remunerados, que assim possam ser rigidamente cobrados para atenderem bem a população, cumpre um papel civilizatório.
Prof. Robério Paulino

GOLPISTAS TREMEM >> Ciro Gomes irá realizar defesa de Dilma no senado

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff encaminhou ao presidente da comissão de impeachment, Raimundo Lira (PMDB-PB), 32 indicações de testemunhas a serem ouvidas pelo colegiado.
Entre eles, está Ciro Gomes, ex-ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e virtual candidato à presidência da República em 2018 também aparece na lista. Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro da Fazenda de José Sarney e das pastas da Reforma do Estado e da Ciência e Tecnologia na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Unicamp e que atuava como uma espécie de conselheiro do governo, também foi indicado.

Participe do 2º CicloTurismo Natal – Baía Formosa – Natal

Foto de Haroldo Mota.

Data: 30.7.16 (sábado)
Concentração: Supermercado Sam’s Club - BR 101
Horário: 13h30
Saída: 14h 
Volta: 31.7.16 (domingo)

Imagem inline 1Plantio de árvores: 31.7.16 às 7h
Chegada em Natal: 17h

Distância: 95 km + 85 km
Vagas: limitadas

Inscrições: Haroldo Mota
Realização: ONG Baobá
Apoio: Prefeitura Baía Formosa - Secretária Municipal de Esporte e Lazer

Passeio Ecológico Cunhaú
Contato: (84)98845.4603 Oi whatsApp - 99927.6555 (Tim)


quarta-feira, 13 de julho de 2016

JORNADA DE TRABALHO >> Dessa forma essa proposta ficaria justa!


EVENTO >> Roqueiro lajense B-E de Melo comemora seu aniversário em grande estilo


TODO CUIDADO É POUCO >> Eleição para preseidente da Câmara Federal: O mesmo do mesmo para substituir Cunha



Resultado de imagem para eleição para câmara federal
A eleição desta quarta-feira (13) para escolha do substituto de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara, que renunciou ao cargo na semana passada, parece ser o mesmo do mesmo na Casa. Ou seja, o jogo de interesses prevalece no Legislativo. Entra governo sai governo e a coisa continua a mesma.
Veja agora, caro leitor, o presidente interino Michel Temer, segundo o site Congresso em Foco, manifestou a diversos interlocutores preocupação com o desgaste que a eleição pode trazer à base governista, à qual pertencem quase todos os pretendentes. Para o Planalto, os traumas tendem a ser maiores se for mais elevado o grau de fragmentação. Mensageiros palacianos têm ponderado que não faz sentido ter mais de cinco ou seis candidatos numa briga que é, afinal, por um mandato-tampão de apenas seis meses (um novo presidente será eleito no início de fevereiro de 2017).
Difícil é convencer alguns aspirantes ao cargo. Para vários deles, o simples fato de ter o nome cotado para a função pode embalar planos políticos regionais ou fortalecer a negociação de seus interesses no plano federal – com relação a nomeações ou repasses de recursos orçamentários, por exemplo. Também há casos de deputados que foram vistos como alternativas para algo impensável na Câmara de hoje: um gesto de aceno para uma sociedade que, assombrada com a sucessão de escândalos promovida pela Lava Jato e por outras investigações em curso, gostaria de ver o Parlamento distante das páginas policiais. Daí o aparecimento de nomes como Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Luiza Erundina (Psol-SP), hoje virtualmente descartados.
Certo é que o candidato de Temer é o deputado Rogério Rosso (PSD-DF). O parlamentar tem o apoio do chamado centrão, formado por PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL. Rosso ficou carimbado como o candidato do ex-presidente Eduardo Cunha após ser escolhido pelo peemdebista como presidente da Comissão do Impeachment na Câmara. Aliás, Cunha dias atrás esteve no Palácio Jaburu, residência oficial do presidente interino da República, Michel Temer, para pedir apoio a candidatura do seu amigo, coisa que satisfaz plenamente a Temer.
Quanto a Michel Temer, ele deseja, sobretudo, evitar os problemas que vários de seus antecessores tiveram de administrar após as fissuras causadas pela eleição do presidente da Câmara, de acordo com o Congresso em Foco. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse mais de uma vez que a derrota imposta pelo à época deputado Aécio Neves (PSDB-MG) a Inocêncio Oliveira (PFL-PE), derrotado na tentativa de se reeleger presidente da Casa, foi o começo do fim da era tucana. Muitos aliados atribuíram a vitória de Aécio à mão invisível do Planalto e alguns se vingaram no pleito presidencial de 2002, quando o petista Lula bateu o hoje chanceler José Serra.
Em 2005, o PT nadava de braçadas com a maior bancada da Câmara, a popularidade de Lula nas nuvens e folgada maioria no Congresso. Caiu na besteira, no entanto, de lançar dois candidatos, Virgílio Guimarães (MG) e Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Melhor para Severino Cavalcante (PP-PE), que ganhou a parada como porta-voz do chamado baixo clero, nome dado ao conjunto de parlamentares mais ou menos anônimos que formam a grande maioria dos deputados.
Temer também quer evitar o erro cometido pela gestão de Dilma Rousseff, que declarou apoioao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), enfrentando o naquele momento já favorito Eduardo Cunha, que depois lhe ofereceu em troca em doses variadas e generosas o amargo prato da vingança.
Fonte: Nominuto.com