sábado, 26 de maio de 2012

Notícias de Lajes


Pesquisa Eleitoral
Mais uma pesquisa eleitoral sendo realizada hoje pelas ruas de Lajes. E como sempre fica a pergunta: Quem terá mandado fazer?

Eleições do SINTE/RN em Lajes
Aqui em Lajes, a atual coordenação municipal do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) está dividida, pois tem disputa entre as chapas 1 e 2. Resta saber quem vencerá aqui e dessa forma mostrará mais “força” junto aos filiados e a chapas a que estão defendendo.

Conselho Tutelar em ação
Muito bom o evento realizado na quinta-feira, 24 com relação ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Mereceu destaque a participação bastante positiva das escolas e dos programas sociais (PETI e AABB Comunidade) que realizaram belas apresentações.

Encontro Nacional de Blogueiros dicute a necessidade de democratizarmos a comunicação

O 3º Encontro Nacional de Blogueiros começou nesta sexta-feira (25), em Salvador (BA), com um grande ato político em defesa da blogosfera e da liberdade de expressão. Diversos parlamentares, jornalistas, blogueiros e representantes de movimentos sociais falaram para mais de 200 pessoas no ato inaugural do evento.

A luta pelo marco regulatório e pela liberdade de expressão são temas de debates no evento

Para o presidente do Barão de Itararé – uma das entidades que organizam o evento -, a blogosfera é um movimento amplo e plural, “que constrói a unidade na diversidade”. Ele justificou a escolha do tema do 3o BlogProg: “O mote do segundo Encontro foi a necessidade de democratizarmos a comunicação. Dessa vez, além de manter a luta pelo marco regulatório e pela liberdade de expressão, temos uma nova motivação. A blogosfera passou a incomodar”.

Segundo Altamiro Borges, a grande mídia tem atacado diariamente a blogosfera, numa tentativa de estigmatizar e marginalizar a chamada mídia alternativa. “Além disso, há um crescente processo de judicialização da censura. Vários blogueiros são processados, numa tentativa de asfixiar a blogosfera”. Como exemplo, ele cita os casos mais emblemáticos, como os dos blogueiros Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif. “Também estão ocorrendo ameaças e atos de violência, como o recente assassinato de um blogueiro no Maranhão”, diz.


Parlamentares e Lula
“Por vontade própria”, segundo Altamiro Borges e Tatiane Pires (blogueira do Rio Grande do Sul), o ex-presidente Lula enviou uma belíssima mensagem em vídeo. “O trabalho de vocês é muito importante. A Internet é um meio fundamental para garantir a liberdade de expressão, a diversidade de opinião e a construção da cidadania e participação na vida política do país”, afirmou. 
Com informações do Blog ContrapontoPig 

Nota do Blog: Registramos a presença do blogueiro Robson Cabugi, que está participando do evento representando a Região Central do RN.

Ato público: Forum Estadual dos Servidores reúne categorias em protesto contra votação do PL das privatizações

Em virtude da possibilidade de votação do Projeto de Lei de Privatização e Terceirização dos Serviços Públicos na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), a agenda do ato pelo pagamento dos Planos de Carreira, promovida pelo do Forum Estadual dos Servidores, precisou ser alterada. 

Sendo assim, nesta terça-feira (29), ao invés dos servidores estarem reunidos no Centro Administrativo, conforme anunciado, o Forum reunirá as categorias, a partir das 09h30, com concentração em frente à Secretaria Estadual de Saúde - SESAP e sairão em caminhada pelas ruas do centro de Natal até a Assembleia Legislativa.

Na segunda-feira, os sindicatos que representam o Forum - SINTE, SINAI, SINMED, SINTERN, SINDSAÚDE, SINDFERN, SOERN, SINTAUERN e ADUERN, estarão reunidos para discutir uma nova data para o ato em prol do pagamento dos Planos de Carreira, negociações da pauta da campanha salarial de 2012, dentre outros.

Fonte: Site do Sinte/RN

Governo federal deve ajustar índice para Programa do Leite no RN

Mariana Di Pietro / Assecom-RN
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, se comprometeu a rever o convênio com o governo do Estado, dentro do Programa do Leite no Rio Grande do Norte. Em audiência na manhã desta quinta-feira, a governadora Rosalba Ciarlini fez nova solicitação para que o governo federal use os mesmos parâmetros de repasse dos recursos dos outros Estados. “Assim, poderemos equalizar a quantidade e o preço do leite pago diretamente ao produtor”, explicou Rosalba, relembrando que o RN cobre 80% dos custos do programa, diferente do que ocorre com os outros Estados que só assumem 20%.

Segundo dados do IBGE, o RN produz 600 mil litros/dia. O governo do Estado compra 25% dessa produção. Como a ministra adiantou que o Programa do Leite deve ser modificado em todo o país, Rosalba propôs que se houver substituição do leite in natura pelo leite em pó, que não é perecível, como o MDS planeja, o produto continue sendo comprado aos produtores do Estado, como garantia para a bacia leiteira. ”Estamos em um período de seca e precisamos, mais do que nunca, oferecer todo apoio à bacia leiteira”, afirmou, acrescentando que essa é uma atividade que dá sustentabilidade ao campo.

Inaugurado novo canal que transmite valores para os jovens

por: cnbb 
 
 
No último sábado, 19/05, foi inaugurado no youtube o canal “Buscando o Sentido”.  O foco do canal são adolescentes e jovens e o seu objetivo é transmitir valores, gerar questionamentos sobre temas atuais e propor soluções concretas para mudar o mundo.  Os vídeos sempre terão legendas em espanhol em inglês, para que possam chegar a mais jovens no mundo. O canal é uma iniciativa do Movimento de Vida Cristã (www.vidacrista.org.br).

O primeiro vídeo do canal é sobre as redes sociais, que pode ser conferido em www.youtube.com/watch?v=pCy1ZjKJO0s. O vídeo aborda as vantagens e os seus riscos, na utilização dessas redes, como por exemplo, fazer novas amizades, e a possibilidade de estar conectado com muita gente. Ao final, o vídeo propõe como usar melhor as redes sociais.

Rosalba é vaiada e reage cortando pagamento de grevista

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) volta a ser vaiada em Pau dos Ferros. É a terceira vez em quase um ano e meio de governo. Ela dirige solenidade agora à tarde no município, sede da Câmara Municipal, com presença de diversos prefeitos da região, vereadores, auxiliares, deputados e lideranças políticas.

Manifestantes ligados à Universidade do Estado do RN (UERN), que está em greve desde o último dia 3 (pela segunda vez em sua gestão), apupam a governante.

- Rosalba abre fala se referindo a um pequeno grupo de grevistas da Uern – comunica sua Assessoria de Imprensa, via Twitter, em tempo real. “Democracia se faz com responsabilidade e ordem”, proclama a governadora, sob aplauso de sua claque e vaias da mobilização uerniana.

No mesmo pronunciamento, a governante dá o troco aos grevistas: Anuncia “a suspensao do pagamento dos que não estão trabalhando.”

Rosalba desembarcou em Pau dos Ferros para autorizar obras da Adutora do Alto Oeste que vai beneficiar 200 mil pessoas. O serviço foi contratado ainda na era Wilma de Faria (PSB)-Iberê Ferreira (PSB) e paralisado por ordem da própria governadora Rosalba há cerca de um ano e meio.

A justificativa para que o empreendimento de altíssima importância ficasse tanto tempo imóvel, conforme divulga o próprio governo, foi uma dívida de R$ 8,8 milhões da gestão passada com a construtura responsável.

Só para refrescar a memória: o orçamento do Estado em 2011  era de quase R$ 10 bilhões de reais. Em todos os meses houve arrecadação recorde.
Bom citar o exemplo da crise no abastecimento, citando o município de Luís Gomes, que está há mais de 200 dias sem abastecimento de água potável.

* A governadora esteve antes desembarcando em Mossoró, indo até o município de Baraúna.
Prestigiou inauguração da fábrica de cimento Mizu do grupo Votorantim, empreendimento iniciado na gestão Wilma de Faria (PSB) e do prefeito Aldivon Nascimento (PR), através do Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial) do Estado.

Cultura: As veias potiguares do Rei do Baião

Lula, Velho Lua, Bico de Aço, Embaixador Sonoro do Sertão e Gonzagão são alguns dos muitos apelidos que o eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989), ficou conhecido. Referência obrigatória para quem quer contar ou conhecer a história da música nordestina, sua trajetória se confunde com a própria popularização do forró, do xote do xaxado e do baião. Personagem recorrente da literatura de cordel, sua figura inspira verso, prosa e cinema - o filme "Rei do Baião", título mais que apropriado, está em fase avançada de produção e a previsão do diretor Breno Silveira é que seja lançado até o próximo mês de outubro.

DivulgaçãoEntre parceiros, compositores e amigos, Luiz Gonzaga gravou Janduhy Finizola, Severino Ramos e Elino Julião e carregou debaixo da asa muitos poetas e amigos potiguares. 
 
Antes, porém, em setembro, a Sony Music planeja relançar toda a obra do pernambucano nascido em Exu há um século. Não por acaso, a reedição comemorativa do acervo vem sendo trabalhada pelo cantor, compositor e produtor musical potiguar Carlos André. O papel do mossoroense, radicado no Recife, foi crucial para a construção da imagem do Luiz Gonzaga que ficou marcada na memória da música brasileira. E não é só Carlos André que cruzou o caminho do mestre Lula, outros potiguares também fizeram parte dessa história de sucessos: Gonzagão foi parceiro de Elino Julião e Severino Ramos; e gravou Chico Elion, Henrique Brito, Zé Praxédi e Janduhy Finizola.

Para reconstruir essa relação de Luiz Gonzaga com o Rio Grande do Norte, bem mais estreita do que se pensa, a pesquisadora Leide Câmara, autora do Dicionário da Música Potiguar, deu algumas pistas. Vale registrar que a data oficial do centenário de seu nascimento será dia 13 de dezembro, mas as comemorações já começaram - em Natal e Recife, por exemplo, o São João será em homenagem ao Velho Lua.

LIGAÇÕES DIRETAS

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Política de alianças: PT nacional orienta PT de Mossoró fazer aliança com PSB

Fonte: Blog de Carlos Santos

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) baixou resolução específica e direta para o núcleo partidário em Mossoró, com referência às eleições deste ano. A decisão foi comunicada nesta quinta-feira (24) à noite, em São Paulo (SP).

A resolução “propõe”, sobretudo, aliança do partido com o PSB da pré-candidata a prefeito Larissa Rosado, o que significa o banimento da postulação própria com o professor-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), Josivan Barbosa.

Veja abaixo a íntegra da resolução:
A Comissão Executiva Nacional, reunida em São Paulo no dia 24 de maio de 2012, decide:

1) Propor o apoio do PT à candidatura do PSB na cidade de Mossoró/RN;
2) Apresentar um(a) candidato(a) a vice-prefeito(a) para compor a chapa majoritária;
3) Propor a composição com o PSB na chapa de vereadores(as);
4) Abrir o debate sobre a definição do programa de governo, da coordenação e linha de campanha e da futura composição da administração municipal;
5) Abrir o debate com a direção do PSB no Rio Grande do Norte para compor chapas encabeçadas pelo PT em outras cidades do Estado.
São Paulo, 24 de maio de 2012.

Comissão Executiva Nacional do PT

Escola Estadual Pedro II - 85 anos

 

Nossos Parabéns a Escola Estadual Pedro II, que ontem, dia 24 de maio, completou 85 anos de existência, sempre contribuindo para o desevolvimento  educacional de nossa cidade.

Campanha contra a H1N1 é prorrogada até dia 1º

O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminaria hoje (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Aldair DantasMinistério alerta que apenas as pessoas com intolerância a ovo não podem ser vacinadas contra a gripe 

Até ontem (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina em todo o Brasil, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.

Fátima integra Comissão Especial para analisar reformulação do Ensino Médio

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) foram eleitos presidente e 1º vice-presidente, respectivamente, da comissão especial instalada na quarta (23), com o objetivo de promover estudos e proposições para a reformulação do ensino médio. A reformulação é para adequá-lo à nova realidade do País.  
 
Esse é o desafio da comissão especial instalada na Câmara dos Deputados. A comissão especial vai envolver governadores, prefeitos, secretarias estaduais e municipais de educação, estudantes, entidades educacionais, Conselho Nacional de Educação e sociedade em geral no debate.

Também integram o colegiado como titulares os deputados: Gilmar Machado (PT-MG) e Jesus Rodrigues (PT-PI). Como suplentes, os deputados: Artur Bruno (PT-CE) e Gabriel Guimarães (PT-MG).
 
Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra

Hoje é o dia do veto da Presidente Dilma ao código florestal

Mauricio de Sousa usa Chico Bento para defender veto ao novo Código Florestal

Redação Portal IMPRENSA 
Na última terça-feira (22/5), Maurício de Sousa publicou duas ilustrações no Twitter com seu personagem Chico Bento pedindo que Dilma Roussef não aprove o projeto do Código Florestal.

Leia também
No mês de abril, o texto do projeto do Código Florestal foi aprovado pela Câmara dos Deputados, passando para a análise da presidente brasileira que pode vetá-lo integral ou parcialmente.
                                                    Crédito:Divulgação/Mauricio de Sousa
                                       Personagem pede para presidente vetar Código Florestal

A primeira ilustração mostra Chico Bento sozinho dizendo “Veta tudim, dona Dirma”. No segundo quadrinho, os personagens Rosinha, Hiro, Zé Lelé e Zé da Roça se juntam a Chico Bento, que pede providências contra possíveis "impactos nas matas, nos rios e nos peixes".

No segundo desenho, Chico Bento diz “Licença, dona Dirma! A gente num intendi muito das coisas da lei mais intendi das nossa necessidade! Nóis percisa das mata, dos rio, dos peixe... tá todo mundo achando qui isso vai sê mexido pra pior! A sinhora podi ajudá pra isso num acontecê? Nossa gente vai agardecê por toda vida! Eu juro!”.

                                                  Crédito:Divulgação/Mauricio de Sousa
Apelo de personagens repercutiu na web.

Brasil e Cuba: solidariedade ativa

Extraído do blog de Altamiro Borges

A capital baiana sediará a partir desta quinta-feira (24) a 20ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O evento, que acontece até o domingo (27), debaterá a integração Latino-Americana e Caribenha; a luta permanente contra o bloqueio econômico a Cuba; a libertação dos cinco heróis cubanos e o combate à campanha midiática internacional que divulga, de forma criminosa e deturpada, factoides políticos sobre supostos acontecimentos na ilha caribenha.


A Convenção de solidariedade a Cuba é um momento importante em que os movimentos sociais brasileiros e personalidades de nossa vida política e cultural expressam seu apoio à revolução cubana e à edificação do socialismo na ilha caribenha.

Semelhantes eventos ocorrem anualmente em dezenas de países numa demonstração também de reconhecimento à solidariedade que Cuba brinda aos povos do mundo. O povo cubano é educado segundo a máxima do maior mártir da sua independência, José Martí, que dizia “Pátria é Humanidade”. É um povo internacionalista, dedicado à causa do progresso social, da autodeterminação dos povos, da paz mundial e do socialismo.

Assume significado especial para os movimentos de solidariedade a Cuba a discussão acerca do terrorismo midiático empreendido a partir do centro do império contra esse país socialista. Uma verdadeira usina de mentiras foi montada por esse império para difamar a revolução cubana e seus dirigentes, tudo com o objetivo de semear a confusão política e ideológica. É um enfrentamento contra uma arma poderosa usada como linha auxiliar de todas as agressões perpetradas pelo imperialismo contra o país.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Três dicas para tornar o currículo atraente!


Especialistas da Trabalhando.com dão dicas de como montar o currículo ideal e por onde começar para que você consiga se destacar, falando apenas a verdade! 

 Fonte: Jornal Diário de Natal

 - Não possui essa qualificação? Busque-a! - Imagine que as vagas para as quais você concorre requeiram inglês fluente, mas você só sabe o básico. O que faz então? Colocar no currículo que possui conhecimento avançado não é uma boa ideia, pois será desmascarado facilmente pelo entrevistador quando ele aplicar um teste. Você não poderá colocar essa falsa informação a vida inteira, então encare isso como uma oportunidade que bate à sua porta. Faça o curso e dedique-se, porque ele não é um gasto a mais no seu planejamento, e sim um investimento. - Ressalte os pontos mais relevantes

Governo Federal libera R$ 10 mi para combate aos efeitos da seca no RN

Fonte: Mandato do Deputado Fernando Mineiro 

 
O Governo Federal anunciou, através do Ministério da Integração Nacional, a liberação de R$ 10 milhões para combate aos efeitos da seca no Rio Grande do Norte. O repasse, segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (23), beneficia igualmente outros estados do país, como Paraíba, Pernambuco, Ceará, Sergipe e Minas Gerais, que têm enfrentado a pior seca dos últimos 50 anos.

Segundo o documento, o repasse é direcionado para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Somente no RN, 139 cidades já decretaram situação de emergência devido à estiagem. E a produção também está comprometida. Segundo dados da Conab (Companhia de Abastecimento Nacional), a safra de 2012 é a pior dos últimos sete anos, com a produção de grãos atual projetada em 8.882 toneladas, enquanto que em 2011 a safra chegou a 106, 5 toneladas.


Confira o número de municípios e habitantes atingidos pela seca no RN


Os repasses federais serão feitos em parcela única, a título de Transferência Obrigatória, devendo ser assinada pelo gestor financeiro e pelo ordenador da despesa, para prosseguimento do processo.


Mandato em Ação...


 
Lajes em busca do Selo Unicef

Nesta sexta-feira, dia 25 de maio às 9:00 h, fará uso da tribuna da Câmara Municipal, a Drª Ana Karina Lopes de Araújo, Coordenadora do Selo UNICEF em nosso município, que atendendo a convocação do Vereador Canindé Rocha - PT realizará uma exposição sobre o andamento das ações relacionadas à aprovação do referido selo.

Desemprego diminui para 6% em abril, diz IBGE

Por Diogo Martins | Valor Econômico
RIO - A taxa de desemprego recuou para 6% em abril, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor desemprego para o mês de abril desde o início da série, em 2002.


O resultado mostrou redução em relação aos 6,2% registrados em março, e ficou abaixo do desemprego de 6,4% da População Economicamente Ativa (PEA) registrada em abril de 2011.

O rendimento médio real habitual ficou em R$ 1.719,50, o que representou recuo de 1,2% sobre março. O valor, contudo, é 6,2% maior na comparação com abril de 2011.

A massa de rendimento real habitual dos ocupados no mês foi de R$ 39,4 bilhões, valor 0,9% menor que o total registrado em março e 8% maior em relação a abril do ano passado.

A PME abrange as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Ocupação
A população ocupada em seis regiões metropolitanas brasileiras atingiu  22,313 milhões de pessoas, o que representa crescimento de 0,3% na comparação com março, e de 1,8% em relação a abril de 2011.

Chuva em Natal: O transtorno de sempre



Fonte: Jornal Diário de Natal

A cidade de Natal enfrentou durante praticamente a manhã inteira de ontem uma forte chuva. Mas mais previsível do que a ocorrência de chuvas fortes na capital - apesar do RN viver a pior seca dos últimos 30 anos - é encontrar certos pontos de alagamentos clássicos nas ruas da capital potiguar.

Entre eles, verdadeiras lagoas nas avenidas Engenheiro Roberto Freire, Integração, Moema Tinoco e em diversas outras vias nos bairros principalmente de periferia. O coordenador de Defesa Civil do município, Iramar Matos, afirma que as áreas alagadas foram notificadas e que um relatório sobre elas será enviado a outros órgãos da prefeitura para que sejam tomadas as medidas necessárias. O meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agrária do Rio Grande do Norte (Emparn), avisa que as chuvas devem durar até o final de semana, porém, mais fracas.
De acordo com Gilmar Bistrot, entre a madrugada e a manhã de ontem foi registrada pela Emparn uma precipitação de 60 mm. Dessa forma, a chuva que caiu entre a meia-noite e o meio-dia de ontem foi considerada entre moderada e forte. O meteorologista explica que a precipitação foi causada por instabilidades no oceano Atlântico que foram trazidas ao continente e encontraram condições de tempo favoráveis relativas a umidade e ventos fracos. "Nesse tipo de sistema é mais comum ocorrer fortes chuvas dentro de 12 horas". Ele acredita que o tempo chuvoso deva perdurar por mais 48 horas, no entanto com pancadas de chuvas mais fracas.

Rede Estadual de Educação: Apesar de não haver greve, alunos estão sem aula

Com 2.500 profissionais à espera de convocação e alunos estudantes sem aulas em toda rede por falta de professor, o descaso do Governo com a Educação é crescente e está cada vez mais exposto. “A angústia da comunidade escolar não está sendo percebida nem pelo Ministério Público, nem pela Secretaria de Educação.”, avalia a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

Esta situação merece que se destaquem alguns pontos. Primeiro o governo anunciou que havia mais de 1,7 mil professores fantasmas no quadro e decidiu procurá-los. Destes, foram encontrados mais de 1,4 mil. Alguns estavam falecidos, outros aposentados, outros haviam sido readaptados ou cedidos a convênios e assim por diante. A convocação dos novos profissionais seria feita a partir desse levantamento e da demanda que se constatasse. Mas não é isso que se vê.

Em segundo lugar, há mais probabilidade que a situação piore, se for considerada a lentidão e falta de interesse do Governo e da Justiça. “O Ministério Público afirma que este ano será pior que o de 2011. Mas ouvimos esta declaração de forma muito serena, já que até agora não houve greve e a irregularidade das aulas se mantém, revelando o desrespeito do Governo com a Educação. Ou seja, não dá para o poder público dizer que a greve é a causa dos problemas da educação.”, disse a sindicalista.

Para a dirigente, as medidas que a Promotoria está tomando são insuficientes e a principal ação a ser executada para se garantir a normalidade das aulas é a convocação imediata dos aprovados no concurso. Vale lembrar que dos mil convocados, cerca de 20% solicitou reclassificação e o Governo já deveria, portanto, ter feito a reposição. A direção do SINTE vai continuar cobrando ao Ministério Público e ao Governo uma solução para a normalização das aulas.

Fonte: site do Sinte/RN

Adversário de Carlos Eduardo reprova postura de câmara

Fernando Mineiro vê  como perseguição política a reprovação das contas pela Câmara

“Antes que alguém me pergunte, repetirei o que já disse em entrevista a uma rádio: se vereador em Natal, votaria pela aprovação das contas de Carlos Eduardo (PDT).”

O comentário acima é do deputado estadual, pré-candidato a prefeito do Natal e adversário do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, deputado estadual petista Fernando Mineiro.

Carlos Eduardo Alves  teve contas de sua gestão reprovadas hoje pela Câmara de Vereadores (veja postagem mais abaixo). Assim, tornou-se inelegível.

- Discordo da atual situação de Natal e acho que a cidade merece mais do que voltar ao passado. Mas esta escolha tem que ser da sociedade - complementa Fernando Mineiro.

Fonte: Blog de Carlos Santos

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Conselho Tutelar em ação...

Recebido por e-mail:  n_lalves@ig.com.br

Será realizado na noite desta quinta-feira, 24, na quadra de esportes Manoel Procópio de Moura, no centro de Lajes, o encerramento da Jornada de Combate ao Abuso contra Crianças e Adolescentes realizada pelo Conselho Tutelar.
 
Dentro da programação que tem inicio às 18h30min, haverá palestras proferidas pelo conselheiro tutelar Pedro Gomes (da zona leste de Natal) e Nevolândia Laureano Alves (Psicopedagoga) que abordará o tema ligado as Consequências Acarretadas por este tipo de abuso, também haverá apresentações de atividades desenvolvidas por alunos das unidades de ensino do município durante a semana e apresentações abordando o tema com crianças e adolescentes do PETI e AABB Comunidade.
Todos estão convidados para participar desta programação que tem como objetivo conscientizar a sociedade e buscar parcerias neste que é um dos principais problemas enfrentados no dia-a-dia.

Parabéns!!!!


Nossos parabéns a Sônia Salviano pela passagem de seu aniversário. 
Que Deus lhe dê muitos anos de vida, com Paz, Saúde e Felicidades.

Charge do dia: batata quente

Esse é o retrato do Governo dos Demos no RN

Contra o avanço da justiça social no campo

Filho da Kátia Abreu (Dem), a representante dos latifundiários e mais 54 votam contra PEC do Trabalho Escravo, mas perdem

A Câmara dos deputados aprovou na terça-feira (22), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 438/01, que permite a expropriação de imóveis rurais e urbanos onde a houver exploração de trabalho escravo.

Esses imóveis serão destinados à reforma agrária ou a programas de habitação popular.

A proposta é oriunda do Senado e, como foi modificada na Câmara, volta para exame dos senadores.

Foram 360 votos a favor. Para aprovar eram necessários 308 votos.

Votaram contra 55 deputados (soma de Não + abstenção + obstrução), entre eles o deputado Irajá Abreu (PSD-TO), filho da senadora Kátia Abreu (PSD-TO).

Dois tucanos e dois pedetistas votaram contra.

Total de parlamentares por partido que votaram contrários a acabar com o trabalho escravo:

PSD: 15
PMDB: 15
DEM: 6
PP: 5
PR: 4
PTB: 3
PSDB: 2
PDT: 2
PSC: 2
PHS: 1

Eleições do SINTE/RN


Acontecerá no próximo dia 21 de junho a eleição do Sinte/RN para o triênio 2012/2015. O SINTE é o maior sindicato do RN e é administrado por um colegiado formado por três coordenadores gerais, que são: Fátima Cardoso, José Teixeira e Rômulo Arnaud. Mais outras duas chapas disputam também esse pleito. 

Pelo bom trabalho que vem sendo realizado pela atual coordenação da entidade, torna-se importante que a categoria novamente escolha a chapa 1,  para que o trabalho que é realizado em prol dos avanços da categoria com diálogo, responsabilidade e ética possa continuar.

 

Show da Natureza: Vale apena participar!!!

Brasil defenderá políticas sociais em reunião da ONU


Fonte: Agência Brasil.
 
Na próxima sexta-feira (25), o país vai defender suas políticas de combate à pobreza, como o Brasil sem Miséria e o Bolsa Família, durante a apresentação de relatório à Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra (Suíça), sobre a situação dos direitos humanos. De acordo com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, as políticas sociais têm feito do Brasil um país mais igualitário.

"Um dos nossos objetivos [em Genebra] é mostrar para o mundo que as políticas de combate à pobreza no Brasil são de direitos humanos. Milhões de brasileiros superaram uma das principais violações de direitos humanos da contemporaneidade, que é viver em condições de pobreza e extrema pobreza", disse a ministra.

O documento, elaborado pelas autoridades brasileiras e encaminhado ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, avalia as políticas implementadas na área e reúne as ações promovidas pelo governo em 26 áreas. Há referências à inclusão social, à proteção à livre orientação sexual e religiosa, ao combate ao trabalho escravo e infantil, ao estímulo à reforma agrária e à garantia dos direitos dos povos indígenas. 

No relatório, o governo apresenta os resultados do esforço de cumprir as 15 recomendações da ONU e dois compromissos voluntários que garantem a proteção dos direitos humanos. Todos os 193 países-membros das Nações Unidas são submetidos ao mecanismo a cada quatro anos e meio, o que representa uma inovação do sistema internacional de proteção dos direitos humanos. O relatório faz um balanço das medidas tomadas entre abril de 2008 e dezembro de 2011.

Shopping vai homenagear o Dia dos Namorados com exposição de Barbie

“Barbie & Ken – O Casal Perfeito” vai ser exposta nos dias 20 de maio e 24 de junho. Serão apresentado um acervo de 150 bonecos

O Natal Shopping, em homenagem ao Dia dos Namorados, vai realizar entre os dias 20 de maio e 24 de junho a mostra “Barbie & Ken – O Casal Perfeito”. A exposição terá entrada gratuita e vai contar a história do casal de bonecos mais popular  do mundo.

O público vai saber como surgiu o romance do casal, que há mais de cinco décadas inspira e encanta gerações. Do primeiro encontro, em 1961, à separação, em 2004, e a reconciliação em 2011.

A exposição terá 150 exemplares dos bonecos para recriar essa história. O acervo pertence ao colecionador paulista Carlos Keffer, que disponibilizará, para exibição, os primeiros exemplares da Barbie (1959) e do Ken (1961). 

Serviço:

Local: Praça de eventos do Natal Shopping

Endereço: Av. Senador Salgado filho, 2234, Candelária – Natal/RN

Data: 20 de maio a 24 de junho

Horário: De segunda a sábado – 10h às 22h. Domingo – 15h às 21h. 
 
Fonte: site Nominuto.com

SESSÕES RIO GRANDE DO NORTE "CINEMA PELA VERDADE"

Fonte:Blog do GEOTRILHAS 
 
O Instituto Cultura em Movimento em parceria com o Ministério da Justiça via a Comissão de Anistia, promovem o Festival de Cinema pela Verdade, com objetivo exibir filmes e realizar debates sobre o período da ditadura civil-militar e suas consequências na história do Brasil.

:: PROGRAMAÇÃO ::

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Auditório da BCZM

:: 28 DE MAIO, Segunda-feira

14H – Cidadão Cidadão Boilesen (1h e 32min), Direção Chaim Litewski,2009.
MESA: A Verdade e a Justiça pós-Ditadura Civil-Militar

19H – Hércules 56 (1h e 34 min), Direção Silvio Da-Rin, 2006.
MESA: Marcas da Repressão e Cidadania no exílio

:: 29 DE MAIO, Terça-feira

9H – Condor (1h e 46min), Direção: Roberto Mader, 2007.
MESA: A anistia política no Rio Grande do Norte
_

UNIVERSIDADE POTIGUAR
Unidade 4 - Roberto Freire

:: 30 DE MAIO, Quarta-feira

16H – Condor (1h e 46min), Direção: Roberto Mader, 2007.
MESA: Anistia e Memória no Rio Grande do Norte

:: 31 DE MAIO, Quinta-feira

16H – Hércules 56 (1h e 34 min), Direção Silvio Da-Rin, 2006.
MESA: Ditadura Civil-Militar e Direitos Humanos
_

INSTITUTO FEDERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Campus Natal - Cidade Alta

:: 4 DE JUNHO, Segunda-feira
19H – Hércules 56 (1h e 34 min), Direção Silvio Da-Rin, 2006
MESA: O uso da imagem na memória da Ditadura Civil-Militar

5 DE JUNHO, Terça-feira
19H – Cidadão Cidadão Boilesen (1h e 32min), Direção Chaim Litewski, 2009
MESA: A Civilidade na Ditadura Militar

:: APOIO ::
Núcleo de Antropologia Visual - NAVIS UFRN

CIDADANIA: Começa hoje em Natal o XI Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor



Juristas, estudantes e representantes da sociedade estarão reunidos de terça-feira (22) até a sexta-feira (25) no XI Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor.

O tema do evento é a atualização do Código de Defesa do Consumidor, mas as cobranças indevidas também estarão no alvo da discussão. O Congresso será um espaço de discussão sobre as atualizações Código, com destaque para o 3º Seminário Internacional de Direito do Consumidor com participação de juristas de outros países através de videoconferência.

Confira a programação http://www.brasilcon.org.br/images/arquivos/XI-CONGRESSO-BRASILEIRO-DE-DIREITO-DO-CONSUMIDOR-Programacao-Oficial-Provisoria3.pdf

Outro destaque na programação do congresso é o Encontro Nacional de Professores do Direito do Consumidor voltado para a discussão acadêmica e a Reunião da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP) com debate sobre as regras de direito interno, matérias de superendividamento, comércio eletrônico e tutela coletiva do consumidor.

Durante os quatro dias de evento, os temas relacionados ao Direito do Consumidor serão debatidos entre os congressistas, ampliando o conceito do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que deve garantir aos consumidores os serviços públicos adequados de forma eficiente e segura. 
Fonte: ste Nominuto.com

terça-feira, 22 de maio de 2012

LAJES PARTICIPARÁ DA REUNIÃO DE FORMAÇÃO DO CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO VALE DO AÇU

 Acontecerá nesta terça-feira (22), às 14h, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação a biodiversidade (antigo IBAMA), em Assu. Eles vão apresentar os documentos necessários para a formação oficial do Consórcio de Resíduos Sólidos da região, inclusive com a possibilidade de eleição da diretoria.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Gilberto Jales, conduz a reunião para a consolidação do Consórcio. A empresa Geotechnique Consultoria e Engenharia, responsável pelos estudos das áreas para o aterro sanitário e equipamentos necessários a coleta de lixo está fazendo levantamento na região do Vale do Açu.

A empresa faz análise de áreas para sediar o aterro sanitário e os equipamentos previstos para viabilizar a coleta e transporte dos resíduos. Entre eles, as Estações de Transbordo (equipamento que vai transferir resíduos), Unidade de Triagem (equipamento que fazer a separação do lixo) e Ponto de Entrega Voluntária (equipamento onde a população vai entregar o lixo reciclável).

Os municípios que formam o Consórcio do Vale são: Assu, Baraúna, Tibau, Grossos, Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Pendências, Macau, Guamaré, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Pedra Preta, Lajes, Ipanguaçu, Itajá, Angicos, Fernando Pedroza, São Rafael, Santana do Matos, Paraú e Upanema.

De Lajes, se farão presentes a essa reunião, o prefeito Benes Leocádio, a Secretária de Agricultura: Jane Carla Felipe e a Coordenadora de Meio Ambiente do Município: Nevonice Laureano.

Alerta! Crimes na Internet devem ter lei mais rigorosa

Por Marcos Chagas da Agência Brasil

Usuários da internet que usarem perfis falsos em redes sociais ou correspondências eletrônicas (e-mails), por exemplo, poderão ser enquadrados como crimes de informática passível de seis meses a dois anos de pena de prisão. A pena integra o elenco de propostas de aperfeiçoamento do Código de Processo Penal, sob a análise de juristas nomeados pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O resultado desse trabalho será encaminhado para a análise dos parlamentares na forma de um anteprojeto de lei ainda neste semestre. A proposta, aprovada em reunião da comissão de juristas, ontem (segunda-feira,21), prevê o aumento de um terço da pena se, pela internet, o perfil falso causar prejuízos a terceiros.

O relator da comissão, procurador Luiz Carlos Gonçalves, acrescentou que os hackers, especialistas em informática capazes de modificar programas e redes de computadores, merecerão um capítulo à parte no anteprojeto.

Recentemente, a atriz Carolina Dieckman teve fotos íntimas veiculadas em páginas da internet. Casos como esse terão pena de dois anos de prisão acrescido em um terço pela utilização da rede mundial de computadores.

“O foco da criminalização não é o trabalho da imprensa que noticia um fato que chegou ao conhecimento dela. O regime constitucional de liberdade de imprensa, de proteção do sigilo da fonte, nos impediria de agir de forma diversa”, disse o relator da comissão de juristas. Luiz Carlos Gonçalves ressaltou que esse tipo de crime já está previsto na Lei de Interceptação, mas a ideia é tipificá-lo no Código Penal.

Pelo que foi aprovado, caso os dados vazados sejam veiculados em meios de comunicação, a pena de dois a cinco anos será aumentada em um terço.

Futebol, TV, Internet e indignação

Fala torcenauta: Televisão determina horários e ponto final
 
Do torcenauta Márcio Rodrigo: Absurdo o jogo do América contra o Avaí ser jogado nesta terça-feira (hoje), as sete e meia da noite.

Acontece que a televisão compra os direitos de transmissão do evento, paga os clubes – muitas vezes de forma antecipada – e os jogos são adequados de acordo com os interesses da emissora.

Não tem o que fazer.

por Marcos Lopes - Jornal Tribuna do Norte

Idema quer trazer projeto inovador de tratamento de lixo urbano para o RN

noticia 
A Usina Natureza Limpa, na cidade de Unaí, é um projeto inovador
 
O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Gustavo Szilagyi, visitou recentemente a usina Natureza Limpa, localizada no município de Unaí, Minas Gerais. O modelo faz parte de um projeto da TJMC Empreendimentos especialmente concebido para realizar a conversão de Resíduos Sólidos Urbanos em carvão ecológico, com impacto ambiental mínimo.

Simples e robusta, a usina Natureza Limpa trabalha uma abordagem integrada de reciclagem e recuperação energética do lixo de excelente retorno financeiro e apto a operar em qualquer parte do mundo. A rota tecnológica Natureza Limpa representa a aplicação industrial do método de carbonização desde sempre utilizado nos fornos de barro do interior para a decomposição pirolítica da matéria vegetal.

O processo de usinagem empregado pelo projeto procede à triagem do material reciclável e transforma o saldo orgânico em Combustível Derivado de Resíduos por exposição a temperaturas de carbonização - não havendo a incineração, por não existir combustão sem oxigênio. O que acontece é a decomposição por aumento de calor decorrente de aquecimento das paredes externas de um reator pirolítico.

 

O projeto recebe a visita de equipes de várias cidades

Com isso, há queima no processo de conversão dos resíduos sólidos urbanos em carvão. Essa transformação se dá por meio de decomposição em função do aumento da temperatura do reator, gerando assim uma "queima" limpa dos resíduos.

O sistema, por outro lado, não implica aporte suplementar de combustível externo, pois a produção de calor se auto-alimenta de uma fração do carvão produzido in loco. 

Através do processo empregado pela usina, a poluição atmosférica é praticamente inexistente, e a con-taminação freática é nula, já que os efluentes líquidos oriundos da manipulação do lixo são recolhidos num tanque impermeável para posterior bombeamento no forno e incorporação à massa pirolisada.

Fechando o ciclo de tratamento "rejeito zero", a cinza - com volume de aproximadamente 3% da matéria prima inicial - é aproveitada na produção de agregados de cimento em fábrica anexa.  

A intenção da visita do gestor é conhecer melhor o projeto e estudar a viabilidade de implantação do método no Rio Grande do Norte. "O projeto seria muito bem vindo em nosso Estado. A iniciativa configura-se como uma alternativa ecologicamente correta para solucionar a problemática do tratamento e destinação final do lixo. urbano", avalia Szilagyi.
 
Fonte: Jorna Metropolitano

Vacinação contra gripe acaba esta semana em todo o país


Vacinação e camapanha nacional contra o vírus Influenza termina dia 25 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada sexta-feira (25) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, não há previsão de que o prazo seja prorrogado. Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde devem procurar os postos de saúde das 8h às 17h.

A dose protege contra os três tipos de vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011, inclusive o causador da influenza A (H1N1) - gripe suína. A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a 80% do público-alvo. O último balanço indica que 13,4 milhões de pessoas já foram vacinadas (44,7% do público-alvo).
O maior alcance, de acordo com o Ministério da Saúde, foi verificado entre o público infantil: 2,2 milhões de crianças vacinadas (51,9% do público-alvo). Mais de 1 milhão de trabalhadores de saúde também foram imunizados (43,5%), além de 888,3 mil gestantes (41,1%), quase 9,1 milhões de idosos (44,3%) e 193,3 mil indígenas (32,9%).

Os grupos foram escolhidos para tomar a vacina depois que estudos demonstraram que eles são mais suscetíveis a doenças respiratórias. Crianças que serão imunizadas pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado devem receber apenas uma este ano. Os demais grupos devem tomar dose única.

A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O Ministério da Saúde garante que a dose não provoca efeitos colaterais. A pessoa pode sentir apenas dor leve ou sensibilidade no local da injeção.

Em 2011, de acordo com dados da pasta, 25,134 milhões de pessoas foram vacinadas - 84% do público-alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 mortes foram confirmadas. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

*Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Internet nas escolas públicas garante igualdade para as crianças, diz Dilma

 Fonte: site do Deputado Fernando Mineiro

A presidenta Dilma Rousseff ressaltou no programa de rádio Café com a Presidenta, a importância do acesso à internet nas escolas públicas. Segundo ela, atualmente, 95% das escolas públicas urbanas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio têm conexão de internet em banda larga. Isso significa que 32 milhões de estudantes e 1,5 milhão de professores podem buscar, na rede mundial de computadores, mais conhecimento e informação sobre aquilo que aprendem e o que ensinam nas nossas escolas.
“Com a internet, não importa se um brasileiro ou uma brasileira mora numa cidade grande, no interior ou no meio da floresta, porque ele pode ter acesso ao que está acontecendo em todas as partes do mundo. Levar a internet para as escolas da rede pública é garantir igualdade de condições de desenvolvimento e aprendizado a todas as crianças brasileiras desde o início da vida escolar”, disse a presidenta.
O acesso à internet nas escolas, afirmou Dilma, também ajuda os professores, pois permite melhorar sua formação profissional e serve de apoio para as aulas dadas aos estudantes.
“O professor pode acessar arquivos de áudio e arquivos de vídeo, pode passar um filme para os seus alunos. Tem acesso a livros online e recursos que podem tornar as suas aulas muito mais atrativas”.

Mobilização pede veto total ao Código Florestal


O ator Vitor Fasano (dir.) participou do ato e afirmou que o texto atual do código é retrógrado. Foto: Júlio Bastos/Futura Press

Fonte: Portal Terra

Na semana decisiva do Código Florestal, em que a presidente Dilma Rousseff (PT) deverá sancionar ou vetar o novo texto aprovado pelo Congresso, centenas de pessoas vestiram o verde neste domingo e foram ao parque do Ibirapuera, na capital paulista, protestar contra a aprovação da nova legislação. A manifestação foi organizada pela Fundação SOS Mata Atlântica e tinha a presença de mais de 1,5 mil manifestantes. O mote da campanha, além do "Veta tudo, Dilma", frase alardeada pelas redes sociais, era "Floresta faz a diferença". Em cima do caminhão de som, na praça do Monumento às Bandeiras, membros da fundação, manifestantes e políticos tomavam a palavra para pedir à presidente que vete totalmente o projeto do Código Florestal.

A coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Maria Luisa Ribeiro, comemorou não apenas o grande número de pessoas, mas o nível de engajamento do público. "No ano passado, já havíamos feito uma manifestação contra o Código Florestal, mas o público não conhecia muito bem. Mas nesse ano, foi diferente. Pessoas comuns, muito por causa da internet e do apoio de celebridades, se inteiraram do tema e expressaram sua vontade", disse ela.

Mandato em Ação


Na sessão ordinária do dia 18 de maio, o Professor e Vereador Canindé Rocha apresentou ao plenário da Casa as seguintes proposições:

           Indicação Nº 010/2012: Sugerindo ao Executivo Municipal que encaminhe para aprovação da Câmara Municipal, um Projeto de Lei, isentando do pagamento de taxas em concursos públicos municipais as pessoas que atuam como mesários nas eleições;

          Requerimento Nº 12/2012: Sugerindo ao plenário da Casa a data de 03 de dezembro para que seja realizada uma Sessão Solene em que acontecerá a entrega dos Títulos de Cidadãos lajenses aprovados pela Câmara Municipal no decorrer desse ano;

         Requerimento Nº 13/2012: Convocando a Drª Ana Karina Lopes de Araújo - Articuladora do Selo UNICEF em Lajes - para que a mesma compareça a Tribuna da Câmara Municipal no próximo dia 25 de maio para realizar uma explanação sobre a importância de nosso município ser aprovado para receber esse selo e como está o andamento das ações relacionadas a esse tema.

          Ao fazer uso da tribuna, nessa sessão, o Vereador Canindé Rocha - PT fez referência a sua participação na 9ª Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, ocorrida em Natal e a importância que terá a realização do Fórum Municipal do Selo UNICEF, que acontecerá no dia 1º de junho. Parabenizou também os organizadores pela mobilização que estava acontecendo em virtude da comemoração do dia de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças de adolescentes. O Vereador Canindé Rocha ainda destacou sobre a enquete realizada nesse blog que mais uma vez serviu para mostrar o descontentamento da população com relação ao fechamento do hospital. Falou ainda sobre a conquista de um veículo para o conselho Tutelar de Lajes resultado de sua parceria com o mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra.

Câmara dos Deputados aprova projeto que regulamenta a profissão de árbitro

Fonte: Jornal O Mossoroense

arbitroA Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou na quarta-feira (16) o projeto de lei que regulamenta a profissão de árbitro de futebol. O texto é o de uma emenda substitutiva do deputado André Figueiredo (PDT-CE) e retorna ao Senado para nova análise.

A emenda define melhor as atribuições do profissional. Determinando que ele faça cumprir as regras do futebol e intervenha no andamento normal do jogo sempre que, a seu juízo, for violado o regulamento ou os princípios a que está submetido o esporte.

O projeto permite aos árbitros e auxiliares de arbitragem criarem entidades nacionais, estaduais e do Distrito Federal. Esta permissão pode ser por modalidade desportiva ou grupo de modalidades, com o objetivo de recrutar e formar profissionais e prestar serviços às entidades de administração do desporto.

Como eles não terão qualquer vínculo empregatício e serão remunerados como autônomos, as entidades não terão quaisquer responsabilidades trabalhistas, securitárias e previdenciárias. De acordo com o texto, a habilitação e os requisitos necessários ao exercício da profissão serão definidos em regulamento próprio. 

Direitos garantidos e dedicação exclusiva