sábado, 31 de dezembro de 2011

Reveillon em Lajes será no Centro Comercial



Já foi definido pelo prefeito Benes Leocádio as atrações para o Show da Virada de Ano em Lajes do Cabugi. Logo após a Missa, haverá no Centro Comercial shows com bandas locais e uma atração de Natal.


Será assim: Forró Dibom Tamanho, Bonitões do Pagode, Boneca Safada, Os Manos do Forró e Guto e Forró Universitário.


Com informações do Robsoncabugi.com

Denominação de nova espécie marinha homenageia professor da UFRN

por Equipe Na Boca do Mundo

Uma nova espécie de caranguejo, nativo de águas profundas da costa do Ceará e Rio Grande do Norte, foi descoberto por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Os responsáveis pela descoberta, Marcos Tavares, da USP, e Allyson Pinheiro, da URCA, deram o nome científico de “Chaceon linsi” à nova espécie, em homenagem ao biólogo e professor Jorge Eduardo Lins de Oliveira, do Departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O artigo que atesta a identificação do crustáceo nordestino como uma nova espécie foi publicado em novembro deste ano no jornal científico ZOOTAXA, especializado na taxonomia zoológica, um ramo da biologia que trabalha na nomenclatura de animais. O periódico é produzido e impresso na Nova Zelândia, mas também possui uma versão digital na rede mundial de computadores (http://www.mapress.com/zootaxa).

Sobre o nome da nova espécie, o artigo diz: “nomeado em homenagem ao nosso colega e amigo Jorge Eduardo Lins de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), em reconhecimento de suas contribuições à oceanografia e biologia da pesca no nordeste do Brasil”.

CRIME AMBIENTAL

Prefeitura despeja milhares de litros de esgoto no leito do Rio Ceará-Mirim

Por Sérgio Henrique Santos, do Diário de Natal

Crime ambiental na Terra dos Verdes Canaviais. A prefeitura de Ceará-Mirim despeja diariamente milhares de litros de esgoto sem tratamento no leito do Rio Ceará-Mirim, que corta o território do município, distante 38 quilômetros de Natal. Línguas negras se formam em várias partes do rio. Em alguns locais, os peixes saltam da água, tamanha a agonia por falta de oxigênio dentro do manancial. A cidade tem sua própria companhia de águas, o SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto), que está com duas bombas d'água quebradas. Além do esgoto doméstico e industrial, a rede coletora pública também recebe restos de dejetos de empresas imunizadoras, provenientes de fossas sépticas. O Matadouro Público também contribui para a sujeira no rio.

A dimensão das proporções da devassa no manancial aquífero ainda é desconhecida. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão estadual de fiscalização ambiental, informou que já tem conhecimentodo problema e que vai investigar o caso administrativamente. O Idema poderá multar o município, que também já enfrenta processo judicial por causa dos esgotos. Anteontem, o descaso ganhou proporção nacional quando uma reportagem foi exibida no SBT fazendo a denúncia. Ontem o Diário esteve em Ceará-Mirim, e verificou como o esgoto in natura é despejado sem piedade no leito do rio.

Festas de réveillon na Grande Natal

Está na Grande Natal e ainda não decidiu onde vai passar o réveillon? Confira algumas opções!

Fonte: Tribuna do Norte - Coluna Agitos e Baladas

Praias - Na Praia do Meio, a animação fica por conta dos grupos Roda de Bambas, Pura Tentação, Traz a Massa e Pedrinho Mendes; em Ponta Negra, as atrações são Uskaravelho, Pedro Luccas, Kiko Chagas e Rildo; na Redinha, a virada será ao som dos grupos Arroxé, Blitz e Panka de Bakana. Início: 20h. Gratuito.

TerrenoMix - E a tradição continua. A festa no início da Rota do Sol oferecerá serviço com água; refrigerante; gelo; espumante na mesa; caipifruta; e o buffet. Animação de Pura Tentacao; Mesa 12; Ta no Dom; Dj Shato; e Pedro Luccas.

Hotel Pirâmide – Banda Perfume de Gardênia. Ilhas de bufett e open bar (whisky 12 anos, cerveja, refrigerante e água). Queima de fogos. Informações: 4009 9400.

Exclusive – Bandas D´Breck e Sonzera Band e os DJ´s Rafa Correia, Deux Chansons e Felipe BZ. Buffet de frios, jantar, caldos, café da manhã e bebidas (espumante , whisky 12 anos, vodka, cerveja, chopp, água e refrigerante). Local: Cervejaria Continental – Via Costeira. Informações: 4005 0553 / 3620 6060.

Shock Bar – Bandas Linha de Passe, Divina Xamma e Uskaravelho. Buffet completo. Praia de Pirangi. Vendas antecipadas na Vigalu (CCAB Petrópolis – 3202 2432). Informações: 3201 5029.

Barramares – Banda Sal da Terra e grupo Meirinhos do Forró. Buffet, café da manhã e bebida free (exceto whisky e champagne). Praia de Cotovelo. Informações: 3237 2164.

Pepper´s Hall – Bandas D’vibe (pop-rock), Forró Salgado e DJ´s Guga Holanda, Felps, Helper, Gabriel Sodré e Gunner. Endereço: Av. Eng. Roberto Freire, 3071, Ponta Negra. Início: 22h. Informações: 3236 2886.

Reveillon da Costeira - Ricardo Chaves, Tuca Fernandes, Dorgival Dantas e Forró Salgado. Bares e praça de alimentação. Arena do Imirá, Via Costeira. Informações: 3620 5262.

InMare – Banda Tropa de Choque (CE), Thiago & Santha Fé e DJ Rafael Yapudjian. Open bar e buffet completo com café da manhã. Praia de Cotovelo. Informações: 3620 5262

Imirá – Banda Metamorfose. Buffet, ilha de frios, petiscos, caldos energizantes, café da manhã e show pirotécnico. Via Costeira. Informações: 4005 0505.

Rifóles- Orquestra Super Ohara. Open bar (com whisky 12 anos, cerveja, vinho e champanhe), buffet completo, espaço kids e berçário, show pirotécnico e café da manhã. Ponta Negra. Informações: 3646 5000.

Ocean Palace- Capilé e da banda The Frois. Buffet 5 estrelas, café da manhã, serviço de baby sitter, show pirotécnico e assistência médica de plantão. Informações: 3220 4148 .

Páprika – Banda Boca de Sino. Em Ponta Negra. Início: 22h. Informações: 3219 3865.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

II Fórum das Tecnologias na Educação e sua importância social

Ponto de vista


Quero parabenizar toda a Equipe da Escola Estadual Pedro II, em especial a professora Nevonice Laureano pela realização do II Fórum das Tecnologias na Educação, ocorrido nos dias 28 e 29 de dezembro.


Evento que teve a participação da comunidade escolar como também de alguns comunicadores sociais (blogueiros), que discutiram sobre a importância dessa ferramenta em nossa sociedade. Teve ainda a participação do sr. Rosenildo Silva que explanou sobre a ética nos meios de comunicação e da informação.


Na minha opinião, eventos como esse servem para que a sociedade (no caso de ontem, os estudantes da referida escola) possam refletir criticamente sobre a forma como as informações - notícias - são transmitidas e a questão da ética que deve envolver  todo esse processo comunicativo que a cada dia vem crescendo com o avanço das tecnologias em nosso meio.


Um ponto por mim abordado durante o evento, foi sobre o fenômeno dos blogs que hoje se espalham e que estão dando enorme contribuição no sentido da transmissão da informação mais democrático às sociedades, servindo de modo bastante positivo para se contraporem à grande mídia (jornais impressos, revistas e televisão), em que o expectador/leitor torna-se apenas um receptor passivo mediante à informação transmitida, diferentemente do que ocorre com a internet, onde existe a interatividade, o que permite que apoiemos ou contestemos determinado fato ali exposto, emitindo e formando novas opiniões.


Canindé Rocha - Professor e Vereador

Não percam, já é amanhã!!!




TRILHA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL


Caros leitores e amantes da natureza, nós, os Trilheiros da Caatinga convidamos a todos para participar da trilha beneficente.

Essa trilha será uma escalada ao Pico do Cabugi no dia 31 de dezembro. Para participar da trilha é só contribuir com 3 quilos de alimentos não perecível, esses alimentos seráo destribuidos para famílias carentes do município.


Maiores informações entrar em contato com os Trilheiros da Caatinga pelos telefones:
84-9938-0853- falar com Leandro Souza
84-9600-1659- falar com José Eudes
e-mail: trilheirosdacaatinga@gmail.com


AGENDEM JÁ O SEU DIA DE AVENTURA EM PLENO SERTÃO!


Fonte: Blog Trilheiros da Caatinga com imagens de Canindé Soares

Reconhecimento Nacional

Brasil tem dívida com Fátima Bezerra, diz senador Cristovam Buarque

O senador Cristovam Buarque afirmou nesta terça-feira (27) que a “dívida” do país com a deputada federal Fátima Bezerra (PT) aumentou depois que ela entrou com recurso na Câmara Federal para garantir reajuste real ao piso salarial do magistério.

“O Brasil tem uma dívida muito grande com a deputada federal Fátima Bezerra quando ela colocou a emenda na Lei do Piso Salarial do Magistério definindo o limite da carga horária em sala de aula para o professor. Agora, tem uma dívida ainda maior pela vitória que ela teve em levar para o plenário da câmara dos deputados a proposta de Lei que define o reajuste do piso salarial. Se não fosse a luta difícil que ela levou nestas duas últimas semanas, os professores ficariam com o reajuste abaixo da inflação. Ela conseguiu uma grande vitória em levar o projeto para o plenário”.

Fátima Bezerra entrou com recurso junto à Câmara dos Deputados para que o Projeto de Lei 3776/08, que define o cálculo de reajuste do piso do magistério, fosse votado em plenário depois que a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou substitutivo definindo que seria usado apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no cálculo.

Pelas regras atuais, mantidas pelo Senado, o Piso é reajustado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior e pela variação do custo-aluno medido pelo Fundeb (Fundo Nacional de Educação Básica).

“O PL, da forma como passou na CFT, vai reajustar o Piso Salarial Nacional do Magistério de 4,5% a 6%, enquanto o substitutivo aprovado anteriormente pelo Senado Federal e relatado pelo senador Cristovam Buarque (PDT/DF), possibilitaria um reajuste de 22%”, explicou a deputada federal. “O substitutivo aprovado na CFT desvirtua a lei 11.738/08, que criou o Piso, e a meta 17 do Plano Nacional de Educação, que trata da valorização do magistério. Manter o substitutivo da CFT é cometer uma grande injustiça com os professores”.

Havia uma acordo para que fosse mantido o substitutivo do Senado, mas quando o PL 3776/08 voltou para a Câmara, governadores e prefeitos fizeram pressão para que o reajuste se desse apenas pelo INPC.

Fátima Bezerra defende que há recursos para assegurar uma valorização do Piso, já que o Fundeb tem mais de R$ 1 bilhão para serem usados na complementação.

Fonte: Agência Câmara

Informação e Tecnologia

TVs brasileiras deverão vir com ferramenta de interatividade a partir de 2012

Fonte: Site na Boca do Mundo

A partir do ano que vem, a maioria dos aparelhos de televisão fabricados na Zona Franca de Manaus deverá estar equipada com o Ginga, uma ferramenta que permite a interatividade na TV digital brasileira. O programa, que é um software livre nacional, permite que o telespectador consulte informações sobre a programação, faça compras e acesse dados bancários pela televisão.

A consulta pública sobre as mudanças no Processo Produtivo Básico (PPB), encerrada em outubro, prevê que pelo menos 75% dos televisores com tela de cristal líquido devem vir com o Ginga a partir de 2012. A partir de 2013, todos os aparelhos terão que trazer o software. As contribuições ainda estão sendo analisadas pela área técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e a publicação está prevista para o início do próximo ano.

Cultura Literária

Novos livros para futuros leitores

Yuno Silva - repórter para o Jornal Tribuna do Norte

O resultado recém divulgado pela Fundação Biblioteca Nacional de dois editais públicos, destinados à modernização e incremento do acervo de bibliotecas espalhadas por todo o Brasil, apresenta uma radiografia indireta da situação em se encontra cada Estado no quesito livro-leitura-literatura. A rápida análise dos índices, aponta um quadro desfavorável para a terra de Câmara Cascudo: o número de municípios e instituições contempladas no Rio Grande do Norte só supera a marca alcançada pelo Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí.

Para se ter uma ideia do tamanho da participação potiguar dentro do contexto nacional, basta uma conta simples para se chegar ao resultado nada animador - dos R$ 40 milhões de investimentos previstos pela FBN para 2012 em cerca de duas mil instituições, as bibliotecas públicas municipais e estaduais, comunitárias, rurais e pontos de leituras em atividade no RN abocanharam 1% do montante, algo em torno de 420 mil reais distribuídos entre pouco mais de 30 entidades de 20 municípios.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Governo sem prumo

Rosalba nega a própria palavra e derruba decreto ditatorial
Fonte: Blog de Carlos Santos
Impressiona a falta de prumo e palavra do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Parece um risco n’água. Os episódios são constantes, em conta-gotas ou enxurradas, deixando-o em crescente descrédito perante a opinião pública.
Mete os pés pelas mãos, complica-se sozinho. Nem precisa de oposição.
Eis o caso mais recente, que corrobora com essas assertivas:
Ao final da semana passada, a governadora baixou decreto proibindo manifestações públicas no âmbito do Centro Administrativo. Em café da manhã com a imprensa, ontem (terça-feira, 27), num hotel da Via Costeira (Natal), a governadora Rosalba Ciarlini foi incisiva ao afirmar que não revogaria o decreto, apesar da sua péssima repercussão.

Sinte/RN não descarta nova greve no início de 2012

O ano ainda não terminou, mas o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE) já alerta para uma possível paralisação no início do próximo ano. De acordo com um dos dirigentes da regional de Mossoró, Rômulo Arnoud, "se o Governo do Estado não cumprir com todos os pontos que ficaram acordados, a categoria volta a se articular e não está descartada a possibilidade de uma nova greve".

No início desta semana, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que pretende implantar a projeção vertical para os servidores, um dos itens mais solicitados pelos professores na atualização do Plano de Cargos, Carreira e Salários do magistério.

Mesmo assim, Arnoud antecipa que até o momento o Estado não convocou a representação sindical para discutir a proposta, embora "tenha sido exaustivamente discutida durante a mobilização", relembra ele.

A categoria parou por quase três meses em meados deste ano e voltou à atividade depois de um mandado judicial que determinou a ilegalidade do movimento.

Fonte: Jornal de Fato

Na Colômbia, agora é lei: homens e mulheres devem ter salários equivalentes

Equidade de Gênero = Justiça Social


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (foto), sancionou a lei que determina que homens e mulheres tenham equivalência de salários. A medida atende a uma série de apelos de entidades de defesa das mulheres que se queixavam da discriminação salarial por sexo ou gênero, como definem os especialistas.

"Acabo de aprovar a lei que elimina a discriminação que existe contra as mulheres em matéria salarial", disse o presidente. Segundo ele, estudos recentes mostram que mulheres que ocupam os mesmos cargos de homens e têm tarefas idênticas às desempenhadas por eles chegam a receber um salário 20% inferior.

Santos determinou ainda que o Ministério do Trabalho atue com "muito rigor" no cumprimento da nova lei. De acordo com o departamento nacional de estatísticas da Colômbia, no trimestre entre agosto e outubro de 2011, a população economicamente ativa estava estimada em 22,8 milhões de pessoas, dos quais 9,76 milhões, o equivalente a 42,8%, eram mulheres.

Na relação de desempregados, estimados em cerca de 2,18 milhões, 1,24 milhões de pessoas eram mulheres, o equivalente a 56,8%.

Fonte: Agência Brasil

Sustentabilidade Ambiental

Década da Biodiversidade


No dia de 17 de dezembro, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2011 a 2020 como a Década da Biodiversidade. “É essencial que todas as pessoas ao redor do mundo entendam não apenas o valor da biodiversidade, mas o que eles podem fazer para protegê-la”, declarou o Secretário Geral da ONU, Ban-Ki Moon através de mensagem lida pelo subsecretário-geral para comunicação e informação pública das Nações Unidas, Kiyo Akasaka, em cerimônia realizada em Kanazawa no Japão.

O objetivo da organização é implementar planos estratégicos de preservação da natureza e concentrar esforços para criar sociedades que coexistam em harmonia com o meio ambiente e o valorizem. O Secretário Geral ainda destacou “vamos trabalhar juntos para que possamos viver em harmonia com a natureza; vamos preservar e administrar sabiamente as riquezas da natureza para a prosperidade de hoje e para o futuro que queremos”.

O lançamento internacional da Década da Biodiversidade foi procedido por lançamentos regionais na República da Coréia, Índia, Filipinas, Cuba, Etiópia, Equador e Costa Rica.
Juntos nós podemos fazer a diferença e cuidar para que o nosso Planeta consiga se recuperar a tempo de todos os danos sofridos até agora. Seja consciente, seja amigo da natureza!

Fonte: blog da Gisele

Educação, Tecnologia e Comunicação

II FÓRUM ESTUDANTIL sobre AS TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e da COMUNICAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PEDRO II-LAJES/RN
ENSINO MÉDIO INOVADOR(EMI)


II FÓRUM ESTUDANTIL SOBRE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
TEMA: A ÉTICA NO USO DOS MEIOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.


DIAS 28 e 29 de DEZEMBRO/2011


JUSTIFICATIVA
O II Fórum Estudantil sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação(FETIC),vem para nos atestar que o avanço e utilidade da tecnologia é reconhecidamente algo sem precedentes para a área educativa,onde,através das tecnologias se pode interagir com um inesgotável menu eletrônico para a melhoria da aprendizagem, no entanto,é necessário uma postura ética no uso dessas tecnologias,para que o objetivo pedagógico seja alcançado.

Portanto nós, alunos da E.E.Pedro II,convidamos a todos vocês para se fazerem presentes e juntamente conosco,discutirmos melhores formas de ensinar e de aprender através das tecnologias que já fazem parte do nosso cotidiano.
Atenciosamente: Alunos da disciplina optativa TICs.
Profª:Nevonice Laureano(mediadora)

PROGRAMAÇÃO
DIA 28/11/2011:


19:00HS: Abertura(EQUIPE PEDROII);
19:30HS: Palestra: O Ensino Médio Inovador e as TICS: Tudo a ver! (Profº Marcos Antonio).
DIA 29/11/2011:


MANHÃ
08:OOHS: OFICINAS
1- Segurança na internet e netiqueta.
2- Sites de pesquisa:Os aliados dos estudantes.
3- O celular como companheiro de aulas.


TARDE
14:OO HS: OFICINAS


1- Segurança na internet e netiqueta.
2-Sites de pesquisa:Os aliados dos alunos.
3-O celular como companheiro de aulas.
NOITE


19:00HS: Apresentação cultural
19:30HS: Palestra:A Ética no uso dos meios de informação e comunicação.(Advogado Rosenildo Silva)
20:00HS: Mesa redonda com educadores e comunicadores de massa da nossa cidade.
21:00HS: Apresentação cultural
21:30HS: Entrega dos certificados de participação.


OBSERVAÇÃO:
TODA A PROGRAMAÇÃO ACONTECERÁ NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II


REALIZAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL PEDRO II
ALUNOS DA DISCIPLINA OPTATIVA TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO.
RÁDIO MANIA PEDRO II.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Solidariedade

Parte de compras em livraria serão revertidas para Casa do Bem


por Equipe Na Boca do Mundo


Até o final de dezembro, 5% de todas as vendas realizadas na livraria Nobel da Salgado Filho serão revertidas em compra de livros para a Casa do Bem, Organização Não Governamental que desenvolve um trabalho de inclusão social com crianças e adolescentes em situação de risco em Natal.


A iniciativa faz parte da campanha social "Livro, Um Presente do Bem". A ideia é contribuir com o acervo da Sala de Leitura da Casa do Bem, espaço de estímulo para o desenvolvimento cultural dos assistidos pela ONG. Informações: 3613 2007 | nobelcultural.com.br

Prefeituras recebem amanhã última parcela do FPM de 2012

Os Municípios brasileiros receberão, amanhã, o último repasse de dezembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que divulga mensalmente os repasses, em valor bruto e nominal, a cifra é 2,23% menor do que a previsão da Receita Federal do Brasil (RFB) divulgada no começo do mês (de R$ 1.686.708.625,00). 

O valor a ser distribuído é de R$ 1.346.928.790,25, ao considerar a retenção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB). Sem o desconto, valor bruto, o montante chega a R$ 1.683.660.987,81.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Cota mínima para exibição de filmes nacionais em 2012

Em 2012, os cinemas de todo o país terão que exibir entre três e 14 diferentes filmes nacionais de longa-metragem por um tempo mínimo que varia conforme o número de salas em  funcionamento. A cota mínima de exibição consta do Decreto 7.647, assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado dia 22 de dezembro no Diário Oficial da União.

Regulamentada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), a chamada Cota de Tela é um instrumento legal adotado por vários países com o objetivo de promover a  competitividade e a sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional. No Brasil, segundo a Ancine, a "reserva de dias" vem sendo empregada desde a década de 1930, sendo reeditada e aprimorada anualmente conforme o desenvolvimento e as necessidades da indústria cinematográfica. Desde a década de 1990 a Cota de Tela é fixada por meio de decreto presidencial.

Fonte: Tribuna do Norte

Para 2012, o decreto estabelece a cota mínima de três diferentes filmes brasileiros a serem exibidos por pelo menos 28 dias em cinemas com apenas uma sala. Tanto a quantidade mínima de títulos, quanto a de dias de exibição varia conforme o número de salas do complexo de exibição. Em estabelecimentos com 20 salas, por exemplo, a soma da exibição de ao menos 14 diferentes filmes brasileiros terá que totalizar um mínimo de 644 dias. O número de títulos obrigatórios e de dias para 2012 é o mesmo que vigorou este ano. O número de dias mínimos de exibição, aliás, não sofre alterações desde 2005. No ano passado, a Ancine justificou a maior exigência quanto à diversidade de obras pelo crescimento do número de lançamentos anual, que aumentou de 30 títulos em 2001 para cerca de 80 novas obras no biênio 2009-2010.

Ano letivo: Calendário é divulgado sob ameaça

Fonte: Diário de Natal

O ano letivo na rede pública de ensino de Natal está marcado para iniciar no dia 13 de fevereiro de 2012 - uma semana antes do carnaval -, e terminar no dia 20 de dezembro. As datas foram estabelecidas sem contar com a possibilidade de greve dos professores. Entretanto, é possível que a categoria paralise suas atividades durante a assembleia agendada para o dia 10 de fevereiro, três antes do início das aulas.

O motivo da provável greve é a insatisfação da categoria em relação ao descumprimento dos acordos firmados entre a Prefeitura de Natal e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN). Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, é possível que o calendário estabelecido pela Secretaria de Educação não seja cumprido.

Fátima ressalta que a prefeitura prometeu à categoria diversos benefícios que não foram cumpridos, entre eles estão: reposição salarial, promoção vertical e horizontal, repasse do vale transporte em atraso desde agosto deste ano, enquadramento dos professores da educação infantil. "Além disso, a prefeitura não cumpriu com a gestão democrática, os prédios estão deteriorados e os utensílios sucateados", destacou.

Em relação às escolas da rede estadual, as aulas estão marcadas para iniciar no dia 1º de março. Alguns sábados foram incluídos no calendário letivo de 2012 como forma de minimizar os efeitos da última greve dos professores. Porém, a categoria agendou assembleia para discutir as divergências entre professores e governo do estado para o dia 29 de fevereiro. Entre as reclamações da categoria está a não implementação do plano de cargos e carreiras dos funcionários.

Fátima acrescentou ser "humanamente impossível a ideia de que o Decreto nº 22.511 seja respeitado pela categoria". O documento institui o Centro Administrativo como área de segurança e proíbe manifestações no local. "Nos chamou a atenção porque esse decreto é antidemocrático", disse.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Governo do Estado lançará programa “Carteira de Habilitação Popular”

Tentando dar uma guinada na administração, a governadora Rosalba Ciarlini marcou para segunda-feira o lançamento da “Carteira de Motorista Popular”. O Programa Público “CNH Popular” vai beneficiar os cadastrados no Bolsa Família que terão o direito à habilitação gratuitamente.

Na mesma ocasião Rosalba Ciarlini também vai assinar leis que beneficiam proprietários de carros, motocicletas e motonetas de até 150 cc que tenham débitos junto ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Fonte: Jornal Tribuna do Norte - Coluna Panorama Político

Carisma, competência e popularidade: Lula "O cara"

Lula é o "famoso mais admirado" pelos brasileiros

Lula neles! Um estudo qualitativo da Giocometti Comunicação, que acaba de sair do forno, não deixa dúvidas. Em resposta à pergunta “quem te inspira?”, o famoso mais admirado pelos entrevistados é o ex-presidente Lula. Ele foi citado por 19% das pessoas, à frente de Silvio Santos (10%); e Ivete Sangalo e Ronaldo Fenômeno (6% cada um).

Os entrevistados também listaram as pessoas que consideram como seus ídolos. Depois de Jesus Cristo (10%), o ex-presidente Lula aparece novamente, desta vez em segundo lugar, com 7%, seguido por Chico Xavier (5%); Ronaldo Fenômeno (5%); pais (4%); e Ayrton Senna (4%). E, de acordo com a pesquisa, o líder é aquele que possui, principalmente, talento (37%); humildade (20%); exemplo de vida (12%); fé (12%); persistência e garra (11%); e solidariedade (9%).

No campo específico da política, quem aparece mais uma vez? Entre os “famosos mais admirados” neste quesito constam o ex-presidente Lula (55%) e Marta Suplicy (19%). Lula também lidera o ranking dos famosos mais admirados “que trabalham para o bem comum”, com 21%. Na mesma lista constam Renato Aragão (11%); Silvio Santos e Marta Suplicy (10% cada um).

“O movimento de admiração ou idolatria não contribui para a transformação do indivíduo, apenas o torna um objeto de referência, uma possibilidade, uma esperança”, afirma Dennis Giacometti, sócio-presidente da empresa que leva seu nome.

A pesquisa ouviu 400 pessoas das classses A, B e C entre 20 e 40 anos.

A ditadura Rosalba quer proibir protestos contra seu governor


"É a versão papa-jerimum do AI5", declara o deputado Fernando Mineiro sobre o decreto do Governo do Estado que proíbe manifestações no Centro Administrativo. A proibição significa que o direito constitucional de se manifestar contra o Poder Executivo fica vetado dentro do espaço público que abriga a Governadoria.
O Decreto nº22.511, de 22 de dezembro de 2011 "institui a área de segurança no âmbito do Centro Administrativo do Governo do Estado". De acordo com seu Artigo 2º, fica proibida o ingresso de carros com equipamentos de som; armação de barracas ou qualquer outra forma de acampamento, além da utilização de fogos de artifício, apitos e cornetas.
AI-5

Há 43 anos, em dezembro de 1968, era decretado o Ato Institucional nº5 - AI-5, pelo então presidente Artur da Costa Silva, que também determinava uma série de restrições à liberdade de expressão. 

Vale lembrar que, de acordo com o artigo 220º da Constituição Federal, "a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição".
Fonte: Assessoria do Mandato Fernando Mineiro

LANÇADO LIVRO SOBRE A VIDA DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF

Fonte: blog do saraiva



Foi lançado no início de dezembro, o livro A vida quer é coragem: a trajetória de Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil, de Ricardo Batista Amaral (Editora Pessoa).
Segundo o autor, “a trajetória pessoal da presidenta Dilma Rousseff e a história do Brasil moderno se entrelaçam numa grande reportagem. Do suicídio de Getulio Vargas, quando era criança, ao golpe de 1964, quando se aproxima das organizações de esquerda. Da clandestinidade, prisão e tortura na ditadura militar, à luta pela anistia e pela redemocratização. O encontro de Dilma com Leonel Brizola, na fundação do PDT, e sua aproximação com Lula, durante o apagão e na campanha eleitoral de 2002. A chefia da Casa Civil, que assume em plena crise do mensalão, os bastidores da reeleição, a luta contra o câncer e a vitória nas eleições de 2010: uma história de resistência, esperança e coragem”.

À disposição na Livraria Saraiva (R$31,90) e no Submarino (R$29,90).