sábado, 2 de fevereiro de 2019

02 DE FEVEREIRO É DIA DE IEMANJÁ >> Viva ao Brasil e sua rica diversidade religiosa!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, texto e atividades ao ar livre

PT/RN >> Também ainda mais fortalecido!

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, texto

FIRMES E NA LUTA >> Contrariando o conservadorismo presente em nosso país, o PT mostra que está ainda ainda mais forte!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

O PT formalizou nosso bloco de atuação na Câmara dos Deputados PT, PSB, PSOL e Rede. Um bloco de oposição, na defesa dos direitos do povo! Vai avançar a unidade popular! 

IFRN CAMPUS LAJES >> "O período de rematrículas é fundamental para que o aluno reafirme o vínculo com a instituição e possa dar continuidade, de forma planejada, a sua formação".

Nenhuma descrição de foto disponível.
Até o dia 04 de fevereiro de 2019, os discentes deverão acessar o SUAP, através de seu login e senha padrões, efetuando a matrícula na turma e/ou nas disciplinas de dependências que cursará no seu turno regular de aulas, de acordo com seu resultado em 2018.
❗️A Secretaria Acadêmica do Campus Avançado Lajes destaca que "o período de rematrículas é fundamental para que o aluno reafirme o vínculo com a instituição e possa dar continuidade, de forma planejada, a sua formação".
📲 Para efetuar sua rematrícula basta acessar o Suap e nas notificações haverá a opção de “Fazer sua matrícula online”
🤚🏻 Após esse procedimento será aberta a lista de disciplinas disponíveis para matrícula do discente.
⚠️ É importante salientar que a rematrícula, como o nome do procedimento sugere, não se aplica aos alunos ingressantes na instituição no primeiro ano em 2019. Para os alunos ingressantes a matrícula é obrigatoriamente feita presencialmente no campus.
😍 Então, se você é aluno matriculado nas modalidades de ensino técnico integrado e técnico subsequente, não deixe de efetuar sua rematrícula até 04 de fevereiro de 2019.
IFRN Campus Avançado Lajes

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA >> Os desafios para a inclusão de refugiados nas escolas

Na imagem vemos um grupo de crianças reunidas na Escola João Mendonça Filho

“Os professores e a escola precisam ter uma sensibilidade maior para entender o momento do outro. Além da dificuldade da adaptação cultural e da língua, o estrangeiro lida com tudo o que ele sofreu antes de se estabelecer em um novo país. Refugiados normalmente passam por situações de abuso, violência e assassinato de familiares”, explica Débora Alves, assistente social da Caritás, no Rio de Janeiro. A ONG trabalha para diminuir as barreiras que dificultam o acesso à políticas e serviços públicos dos refugiados.

Com a aproximação da família e o acompanhamento carinhoso do corpo pedagógico, em poucos meses a menina síria passou a ser fluente em português. Virou intérprete de um colega recém-chegado e que só se comunicava em árabe. “Ela passou a ser nossa ponte com esse menino. Mas quanto tinha que falar em árabe, falava no ouvido dele para que ninguém a escutasse”, relembra divertindo-se a coordenadora pedagógica Marilene Sales de Melo.

A coordenadora conta que o trabalho com crianças imigrantes faz com que as professoras da escola adquiram um poder de observação mais apurado que vai além do olhar. “Não só a fala, mas os gestos, os movimentos, os olhares, a interação com o outro. Tudo o que a criança faz é avaliado não só pelas professoras, mas pelos funcionários de maneira geral”.

Mais de 18 milhões de imigrantes e refugiados pelo mundo são crianças e adolescentes em idade escolar. Metade deles não está na escola, como apontou o recém-divulgado Relatório de Monitoramento Global da Educação da Unesco – Migração, deslocamento e educação: construir pontes, não muros. O problema é grave. Além de educação ser um direito, o relatório enfatiza que crianças que não frequentam a escola têm mais chance sofrer abusos ou cair no trabalho infantil.

O Brasil, apesar de não ser listado como um dos principais países a receber imigrantes e refugiados, tem registrado aumento dessa população. De 2016 para 2017, o número de estrangeiros que busca refúgio por aqui dobrou e chegou a quase 150 mil pessoas, segundo informações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Diante desse cenário, as matrículas de alunos estrangeiros nas escolas brasileiras mais do que dobraram nos últimos oito anos, chegando a 73 mil de acordo com o último Censo Escolar. A maioria dos estrangeiros (64%) está matriculada em escolas públicas e São Paulo é o estado com a maior concentração de imigrantes, e o mais preparado para atendê-los.

“A escola tem que se empenhar em dar oportunidade de aprendizado a essas crianças, com professores bem preparados, com apoio da gestão e currículos adaptados e que promovam a diversidade”, enfatiza Rebeca Otero, coordenadora de educação da Unesco Brasil. “Dar condições para que o imigrante aprenda a língua local e promover ações que combatam a discriminação e aproxime culturas é essencial”.

REPERCUSSÃO NEGATIVA DO GOVERNO DO COISO >> Políticas para terras indígenas de Bolsonaro são alvo de protesto nos EUA

image.png
Um grupo de ativistas se reuniu nesta quinta-feira em Washington para protestar contra as políticas do presidente Jair Bolsonaro para a delimitação de terras indígenas no Brasil e exigiu respeito aos direitos das comunidades nativas.
Com o lema “Sangue indígena, nenhuma gota a mais”, os cerca de 40 manifestantes se instalaram em frente ao Consulado-Geral do Brasil na capital americana, com cartezes de protesto.
O diretor da ONG Amazon Watch, Christian Poirier, explicou à Agência Efe que a manifestação foi uma resposta aos ataques do governo de Bolsonaro às comunidades indígenas no Brasil.
“Precisamos mais do que nunca do apoio da comunidade internacional para apoiar a luta dos indígenas, defender e restabelecer os direitos que estão sendo atacados e destruídos pelo governo de Bolsonaro”, afirmou Poirier, que leu uma declaração que posteriormente foi entregue aos diplomatas brasileiros.
Os manifestantes questionavam a decisão de Bolsonaro de passar a demarcação das terras indígenas para o Ministério da Agricultura, comandado pela ex-deputada Tereza Cristina, ligada à bancada ruralista no Congresso. Eles também criticaram a mudança da Funai, antes vinculada ao Ministério da Justiça, para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
“Isso mostra como o governo de Bolsonaro está servindo aos diferentes grupos de interesse, especialmente o do agronegócio”, afirmou o diretor da Amazon Watch.
Na declaração entregue ao Consulado-Geral do Brasil em Washington, os ativistas pediram que os direitos dos indígenas previstos na Constituição sejam respeitados e que o governo combata a violência contra as comunidades na Amazônia.
“Os primeiros impactos das políticas de Bolsonaro são a violência e o medo nas comunidades indígenas”, alertou Poirier.
Agência Brasil

Ainda em construção, barragem de Oiticica acumula 5 milhões de metros cúbicos de água

oiticica
Com 70% de obras realizadas – pelo menos na parte estrutural – a barragem de Oiticica, em Jucurutu, região Oeste potiguar, acumula 5 milhões de metros cúbicos de água, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte. Isso representa menos de 1% da capacidade total prevista para a barragem, mas a imagem já chama a atenção de quem visita a região.

Um vídeo feito pelo secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Assu e assessor do movimento dos atingidos pela construção do Complexo Barragem de Oiticica, Procópio Lucena, mostra uma calha secundária da barragem, com a água prestes a “sangrar”.

“É esta calha que ficará aberta para o escoamento das águas do rio Piranhas até que todas as obras sociais do Complexo barragem de Oiticica sejam concluídas. Só após isso, ela será fechada. Fruto das chuvas as águas desta calha, a água está transbordando em direção a Jucurutu-Barragem Armando Ribeiro”, afirmou Procópio.

A imagem foi confirmada pelo secretário de Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti. De acordo com ele, trata-se do braço esquerdo do rio, que foi deixado com a “cota” (altura) mais baixa justamente para sangrar e não atrapalhar os serviços que estão sendo feitos em outras partes da barragem. “A cota nessa parte está em 88, até que a obra termine. Então ela irá para 115 – um metro a mais que a principal, que vai ter um 114”, explicou o secretário.

VIVA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL >> Milena, a primeira garota negra da Turma da Mônica, chega às revistinhas

image.png
Milena ama os animais e é uma grande amiga de Magali e Mônica. Após 60 anos da primeira publicação de Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica tem agora nas suas páginas uma garota negra com protagonismo. 

A nova personagem chegou à história nesta edição de janeiro. Milena, porém, foi apresentada ao público muito antes disso: sua primeira aparição foi na Corrida Donas da Rua, no final de 2017, e desde então a ela vem participando de eventos com os demais integrantes da turma de Mauricio de Sousa. 
O lançamento da personagem e de sua família faz parte do projeto Donas da Rua, que tem apoio da ONU Mulheres. “Desde 2016 venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso”, disse Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções e filha do artista. 
O desenhista, aliás, contou que estudava lançar uma família negra em seus gibis anos atrás. “Em 1960, no início da turminha, eu havia criado meu primeiro personagem negro, o Jeremias, antes ainda de criar a Magali, o Cebolinha, o Cascão e a própria Mônica. Depois teve o Pelezinho e o Ronaldinho Gaúcho, com suas famílias e revistas próprias”, disse. Porém, agora, a ideia de criar Milena e sua família é dar protagonismo para Milena, e não que eles sejam apenas mais personagens no elenco. 
“Mas não é fácil lançar novos personagens, já que dependem de um estudo de montagem de uma família, cada um com suas características visuais e, principalmente, de personalidade”, completou o criador da Turma da Mônica. 

História

Milena tem 7 anos e é apresentada em sua primeira história como uma menina de autoestima elevada, que ama os animais e que se identifica de imediato com Mônica, Magali e Marina, das quais será grande amiga. 
Milena se muda para a Rua do Limoeiro com sua família: Silvia, a mãe, é veterinária e casada com Renato, publicitário. Milena tem dois irmãos: Solange, ou Sol, de 17 anos, que é vocalista de uma banda de garagem, e Fabinho, ou Binho, de 5 anos, que vai se dar muito bem com o primo de Magali, o Dudu. 
A estreia de Milena e sua família acontece justamente no mesmo mês que a primeira publicação do cartunista foi publicada, em 1959 no jornal Folha da Manhã, 60 anos atrás. 
Milena já aparece também na tematização dos brinquedos do Parque da Mônica e em postagens nas redes sociais da Turma da Mônica. De cara, ela ganhou aceitação do público e reforçou a importância da representatividade. 
“Tenho uma filha que se chama Milena e é muito parecida com ela”, escreveu uma usuária nas redes sociais da revista. ”[Ela] ficou radiante quando viu a bonequinha, disse: mamãe, sou eu.”
“Minha irmã gêmea”, disse outra.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

ESCOLA ESTADUAL PEDRO II >> Atenção estudantes novatos! Começou o período de matrículas.

image.png

Compareçam à escola com seguintes documentos: Cópias de Registro/Certidão de nascimento, Carteira de Identidade (RG), CPF, NIS, Cartão SUS, Histórico ou Declaração escolar, comprovante de residência e 03 fotos 3x4. 

Esse período de matrículas começa hoje e vai até o dia 14 de Fevereiro! Garanta sua vaga! 

COMPROMISSO COM AS CAUSAS POPULARES >> Lei que garante cotas étnico-raciais na UERN é sancionada pelo Governo

Resultado de imagem para CIDADANIA Lei que garante cotas étnico-raciais na UERN é sancionada pelo Governo
A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei 10.480/2019, que institui as cotas étnico-raciais e o Argumento de Inclusão Regional na UERN. A lei preserva também a cota social (50%) e a cota para pessoa com deficiência (5%), já praticadas pela instituição. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31).
A proposta foi elaborada pela Administração Central da universidade e encaminhada ao deputado estadual Fernando Mineiro (PT), que a apresentou na Assembleia Legislativa, onde foi aprovada por unanimidade. De lá seguiu para sanção da governadora.
A proposta garante na UERN  o atendimento às políticas de ações afirmativas que são base do projeto de uma universidade socialmente referenciada.
Com a sanção da lei, o novo sistema de cotas já será implantado nos próximos processos seletivos da universidade.
De acordo com a assessoria de comunicação da UERN, “a implementação de políticas de maior acesso à universidade e garantia de permanência dos alunos faz parte dos compromissos assumidos pela gestão atual da universidade, que tem à frente os professores Pedro Fernandes (reitor) e Fátima Raquel (vice-reitora)”.

FAZENDO HISTÓRIA! >> Diva afirma que ser a primeira vereadora negra de Natal “é um compromisso político e social”

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Divaneide Basilio, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
Em entrevista à TV Ponta Negra, nesta quinta-feira (31), a vereadora Divaneide Basílio (PT) falou sobre o significado de ser a primeira negra a ocupar a Câmara Municipal. “Esse não é só um ato simbólico. É um compromisso político e social, que não abriremos mão nem agora nem depois”, declarou.
Diva, ao referir-se aos grupos sociais historicamente invisibilizados, disse que o início do mandato “simboliza muito para as populações que nos trouxeram até aqui”.
“Nós vamos levar nossa identidade para a Câmara Municipal, porque somos a representação de diversos segmentos sociais oriundos das comunidades, como são as mulheres, as juventudes e as periferias. Essa é nossa primeira ação: trazer essa representatividade para o centro da política”, explicou.
Para Diva, “a cidade não foi pensada, por exemplo, para que a população que está lá na periferia tenha acesso à cultura”.
Ela defendeu o que chamou de “direito à cidade”, explicando que as pessoas “não podem ficar presas a guetos”, mas precisam “ocupar a cidade, porque a cidade é nossa”.
“Essas causas são nossa história. Não chego sozinha à Câmara Municipal. Por isso, faremos um mandato coletivo, participativo, ouvindo as pessoas, mais do que falando para elas”, completou.
Por Divaneide Basilio em sua página no Facebook

AUMENTO >> Correios reajustam preços das tarifas dos serviços postais


Resultado de imagem para Aumento Correios reajustam preços das tarifas dos serviços postais

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC publicou nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 349/2019, que autoriza o reajuste nas tarifas dos serviços postais prestados em regime de exclusividade pelos Correios.
A correção média autorizada para este ano é de 0,3893% para serviços nacionais e internacionais. O primeiro porte da Carta Comercial e da Carta Não Comercial não sofrerão alterações, seus valores permanecem R$ 1,95 e R$ 1,30, respectivamente. No caso de Telegrama Nacional redigido pela internet, a nova tarifa é de R$ 8,19 por página. Antes, a tarifa vigente era de R$ 8,15.
O reajuste, em conformidade com o disposto na Portaria do Ministério da Fazenda nº 386, de 31/08/2018, que regulamenta o processo de reajuste das tarifas postais, considerou o IPCA acumulado de outubro a dezembro de 2018.
As novas tarifas não se aplicam aos segmentos de encomendas e marketing, que são concorrenciais.

SAÚDE & QUALIDADE DE VIDA >> Entenda quais são os efeitos que o calor excessivo produz em seu corpo


Resultado de imagem para Entenda quais são os efeitos que o calor excessivo produz em seu corpo
O alerta feito serve como ponto de atenção num dos verões mais rígidos dos últimos anos, principalmente no Sudeste do País.
Para conviver com esta rotina, é preciso tomar certos cuidados. Evitar exercícios físicos nos horários de pico do calor pois, segundo o especialista pode ter efeitos “devastadores” sobre o corpo, cérebro, os rins, o coração. É o chamado estresse térmico, em que a desidratação compromete inclusive a capacidade de a pessoa regular a temperatura do corpo. “Ela perde muito líquido e não consegue fazer com que a temperatura interna do corpo seja rebaixada e isso vai acarretando danos ao organismo e pode até contribuir para a morte.”
Claudio Tinoco recomenda que as pessoas usem roupas claras e leves; bebam bastante água; prestem atenção aos sinais do organismo. “Se estiver com a cor amarronzada, mais escura, significa que a urina está muita concentrada e a pessoa está bastante desidratada”, explica.
Para as pessoas que trabalham nas ruas, como ambulantes e guardas, por exemplo, a recomendação é beber pelo menos dois litros de água por dia.
Tinoco admite que o guarda-chuva ajuda a diminuir a incidência de raios solares diretos, mas lembra a importância, nessa época do ano, do uso do filtro solar.

CRIANÇAS E IDOSOS SÃO GRUPO DE RISCO

O diretor de Publicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Julio Peclat, observa que dois grupos são mais suscetíveis a problemas nessa época do ano: as crianças e os idosos, devido à perda de líquido corporal que pode representar um volume muitas vezes significativo na volemia, isto é, na quantidade total de sangue no corpo tanto de crianças como de idosos.
Peclat salienta que acontece também um aumento da incidência de inchaços nas pernas. “A questão da vasodilatação causada por esse calor leva os pacientes, sobretudo aqueles que têm varizes mais calibrosas, ao rompimento dessas varizes. Esse sangramento é muito comum nessa época do ano.”
Julio Peclat chamou a atenção para outro efeito ligado ao calor intenso, que é a erisipela. “Esses inchaços são causados por um retardo na absorção de líquidos nos membros inferiores e isso pode gerar uma infecção oportunista, muitas vezes uma micose entre os dedos ou uma fissura em uma pele desidratada, e uma bactéria pode entrar por aí e ocasionar o que é chamado erisipela e deve ser tratada imediatamente para não complicar.”
Outra orientação, mesmo para as pessoas que trabalham fora, é que a cada duas horas procurem levantar um pouco as pernas. “Colocar os membros inferiores para cima ajuda a drenagem postural dos membros, evitando também possíveis complicações.”
E hidratar a pele e fazer massagens antes de dormir amenizam. “Essa massagem, nesse movimento seguidamente, ajuda na drenagem das veias e dos vasos linfáticos, aliviando as possíveis complicações do calor.”
Para homens que usam terno e gravata, e também para as mulheres, a orientação do diretor da SBACV são as meias elásticas. O médico alerta, porém, que essas meias devem ser prescritas por um angiologista na compressão adequada ao paciente e adquiridas em lojas de material hospitalar.
A gastroenterologista Tábata Antoniaci lembra que é sempre bom consumir alimentos que possuem maior concentração de água. Entre eles, alface, beterraba, couve, tomate, aipo, rabanete, carambola, pepino, morango, melancia e melão.

A QUEM ELE PRETENDE FAVORECER >> Projeto de deputado potiguar quer afrouxar legislação ambiental no Brasil


image.png

Matéria foi apresentada por Beto Rosado na Câmara mesmo após o desastre de Mariana-MG, onde a Barragem do Fundão se rompeu em 2015 e deixou 19 mortos

O deputado federal reeleito Beto Rosado (Progressistas) apresentou, em 2016, um projeto de lei que busca afrouxar a legislação ambiental vigente no Brasil. O PL 4663/16, de autoria do parlamentar potiguar, foi um dos quatro projetos apresentados na Câmara no sentido de flexibilizar às leis ambientais mesmo após o desastre de Mariana-MG, onde a Barragem do Fundão se rompeu em 2015 e deixou 19 pessoas mortas.

Em resumo, o projeto de Beto prevê licença simplificada para exploração de campos marginais de exploração de petróleo e gás por produtores independentes, e concede, também, uma licença automática caso os órgãos ambientais não aprovem a documentação em 45 dias e desobriga os concessionários de pagar por qualquer dano ambiental deixado pelas cedentes.
Além de Beto, a Câmara recebeu projetos neste sentido dos deputados federais Wilson Filho (PTB-PB), Francisco Floriano (DEM-RJ) e Lucio Mosquini (MDB-RO). À exceção do PL proposto pelo parlamentar potiguar, os demais estão apensados ao 3729/2004, nova versão da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que tramita em regime de urgência e teve sua última redação apresentada pelo deputado Mauro Pereira (MDB-RS).

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

INOVAÇÃO >> Igarn, defesa Civil e UFRN testam nova tecnologia de inspeção de barragens

image.pngUma parceria inovadora está sendo firmada entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e Defesa Civil, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento de Geofísica, trará o auxílio de equipamentos para detecção de fissuras abaixo do solo e das estruturas (que não são vistas apenas com inspeções visuais), análise geológica fornecida pelo próprio departamento, além de utilização de sensores sismográficos, registradores digitais e antenas de GPS, que proporcionarão a otimização dos serviços de inspeção de barragens no RN.
Nesta quarta-feira (30) foi organizada uma visita à barragem de Campo Grande, localizada em São Paulo do Potengi em que representantes do Igarn, Defesa Civil e UFRN discutiram e avaliaram a utilização dos equipamentos no reservatório como uma fase de testes. Posteriormente, serão visitadas as barragens públicas de Passagem das Traíras (em São José do Seridó), Gargalheiras (Acari) e Calabouço (Passa e Fica), e as particulares, Barbosa de Baixo (Caicó) e Riacho do Meio (Equador). 
O estudo visa garantir a otimização das vistorias nos reservatórios potiguares possibilitando o monitoramento remoto dos mananciais. 
objetivo é que em um segundo momento todos os reservatórios ou outras construções no estado que possam oferecer algum risco de desastre possam ser mapeados.

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE A SECA >> Livro destaca uso de tecnologias de dessalinização de água no Brasil 📚🌵🚱🚰

image.pngO Livro “Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?” mostra as tecnologias mais eficientes de dessalinização utilizadas em países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. 
.
A obra também conta a história da dessalinização no Brasil e os impactos do Programa Água Doce, considerado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como uma ação governamental bem-sucedida, voltada à segurança hídrica da população do Semiárido brasileiro e à redução das vulnerabilidades sociais. 
.
Desde o início do início do século XX, o aproveitamento das águas subterrâneas é estratégia para suprir as demandas da população dispersa do Nordeste. As ações de exploração dessas águas consistiam na perfuração de poços, considerada pelos gestores da época uma das principais alternativas para solucionar os problemas de escassez de água.
.
No Semiárido brasileiro, um marco contemporâneo no incentivo ao uso das águas subterrâneas foi o Programa Água Doce, surgido em 1996. O objetivo foi estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização, para atender às populações de baixa renda, em comunidades rurais difusas. 
.
O Programa foi formulado em razão de na maioria dos poços da região haver ocorrência de águas salinas e salobras, característica que requer o uso de tecnologias de dessalinização para desenvolver fontes alternativas de abastecimento de água. 
.
Para conhecer o Livro, acesse: https://www.letrasambientais.com.br/sobre-livro

SISU >> Alunos tem até 4 de fevereiro para comparecer à instituição


image.pngComeçou omtem (30) o prazo de matrícula dos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes têm até o dia 4 de fevereiro para comparecerem às instituições de ensino. Os estudantes devem estar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Quem tiver o interesse e preencher os requisitos pode pleitear assistência estudantil para cobrir custos como transporte e moradia. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições, por isso os candidatos devem buscar informações sobre os programas existentes na própria instituição de ensino.
O resultado do Sisu está disponível desde o dia 28, na página do programa
Os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso podem integrar a lista de espera do programa. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 5 de fevereiro.
A adesão pode ser feita na página do Sisu. Os candidatos podem escolher entrar na lista de espera para a primeira ou para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição.
Os alunos na lista serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
A partir desta edição do Sisu, os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, mais de 1,8 milhão de candidatos se inscreveram

A ESCOLA E A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO >> No Rio, estudantes conhecem sobrevivente do Holocausto para aprender sobre a 2ª Guerra

image.png
No Rio de Janeiro, estudantes de escolas públicas se encontraram em novembro passado com um sobrevivente do Holocausto para uma conversar sobre a Segunda Guerra Mundial e direitos humanos. Os colégios municipais Nelson Prudêncio, Anísio Teixeira e Rotary, na Ilha do Governador, zona norte da capital fluminense, participaram de uma jornada de conscientização sobre a perseguição aos judeus e outras minorias.
Anualmente, a ONU marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro.
“Muitas pessoas não acreditam que o Holocausto aconteceu. O Holocausto aconteceu, sim. Eu vivi essa parte da história. E o que eu gostaria de transmitir, e que os jovens assimilassem, é a história verdadeira e o respeito aos direitos humanos”, disse o sobrevivente do regime nazista, Jorge Trédler, em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).
Durante o encontro com os alunos da rede pública, no Ginásio Olímpico Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador, Trédler contou que ele e sua família fugiram da Polônia em 1939, quando a Alemanha nazista invadiu e ocupou o país. Eles foram para a Rússia em busca de proteção. No entanto, assim que chegaram, os pais de Trédler foram levados pela polícia secreta soviética para um Gulag — campo de trabalho forçado da ex-União Soviética. Com apenas quatro anos, Trédler e a irmã, de sete, ficaram sozinhos. Sem pais, abrigo ou comida, o sobrevivente conta que se alimentava de grama e capim para não morrer de fome.
Para Trédler, falar sobre o Holocausto nas escolas brasileiras é transmitir para as crianças uma parte da história “que não pode ser esquecida”.
image.png
A aula especial fez parte da Jornada Interdisciplinar de Ensino do Holocausto, organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e pela Associação B’nai B’rith. Realizada todos os anos, a iniciativa promove uma programação de palestras e atividades para complementar o trabalho dos professores de História, que já abordam o tema nas aulas regulares. O evento também busca estimular entre os alunos uma reflexão sobre intolerância e preconceito.
Na avaliação do professor de História Roberto Antunes, as escolas devem discutir esse assunto junto com questões de direitos humanos e direitos do cidadão para que “as novas gerações ajudem a melhorar o nosso país”.
“Uma vez, trabalhando o regime nazista com uma turma de 6º ano, uma aluna minha começou a chorar. Ela disse que seu pai tinha sido morto em uma situação de intolerância e desrespeito aos direitos do cidadão. Aquilo me mostrou o quanto é necessário falar sobre esse tema”, explicou o docente.
“Como dizem os nossos amigos sobreviventes: esquecer jamais!”, completou Antunes.
De acordo com o professor, o Rio de Janeiro sempre deu ênfase a esse tema no currículo de História, mesmo antes da aprovação, em 2011, de uma lei municipal que torna obrigatório o aprendizado sobre o Holocausto no ensino fundamental.
Também presente na aula, a desembargadora Denise Trédler, casada com o sobrevivente, disse que é imprescindível que professores e pedagogos ampliem os conhecimentos sobre a história do povo judeu e da Segunda Guerra Mundial e promovam debates sobre racismo e antissemitismo no ambiente escolar.
“Não dá para falar sobre o Holocausto sem falar nas gravíssimas violações de direitos humanos dos judeus e de todos os outros que perderam os maiores bens que o ser humano pode ter: a liberdade e a dignidade”, disse a magistrada, observando que “os jovens precisam ter a memória dos fatos para evitar que eles se repitam”.
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 2005, com a adoção de uma resolução que não apenas estabeleceu a data, mas também rejeitou toda e qualquer negação do Holocausto como um evento histórico. O texto condena todas as manifestações de intolerância religiosa, incitação, assédio ou violência contra pessoas ou comunidades, com base em origem étnica ou crença religiosa, em qualquer lugar.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

GOVERNO DO ESTADO >> Salários de janeiro dos servidores estaduais serão pagos nesta quinta-feira



Serão pagos os 70% restantes do valor para quem já recebeu o adiantamento no último dia 10 e o salário integral para quem já recebe em dia
O Governo do Estado paga nesta quinta-feira, 31, o salário do mês de janeiro de todo o funcionalismo, cumprindo acordo feito pela governadora Fátima Bezerra com entidades sindicais e associativas que representam os servidores públicos do Rio Grande do Norte. Serão pagos os 70% restantes do valor para quem já recebeu o adiantamento no último dia 10 e o salário integral para quem já recebe em dia (servidores da Educação e de órgãos com recursos próprios, como Caern e Idema). O mesmo procedimento será repetido no pagamento da folha de fevereiro.
O Governo garante, ainda, que não vai parcelar os salários atrasados, mesmo diante das dificuldades que levaram a governadora Fátima Bezerra a decretar calamidade financeira no Estado. Todo o dinheiro extra que entrar em caixa será direcionado para o pagamento das três folhas deixadas pela administração anterior, totalizando quase R$ 1 bilhão.
Os recursos extras poderão vir da antecipação dos royalties do petróleo, da renegociação da administração da folha junto ao Banco do Brasil, da partilha da cessão onerosa do pré-sal, entre outras fontes.

A QUE PONTO A PERSEGUIÇÃO E A MALDADE DESSE GOVERNO CHEGOU!

Nem na Ditadura militar foi negado o Direito de Lula acompanhar o velório da mãe! A Lei garante o mesmo tratamento no caso do irmão.... Qual é o medo de Lula velar o seu ente querido!?
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé, barba e atividades ao ar livre

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS >> Realizem seu recadastramento em tempo hábil, para não vir a perder seu benefício

Nenhuma descrição de foto disponível.

A campanha Lula Nobel da Paz iniciada pelo ativista dos direitos humanos Adolfo Pérez Esquivel será encerrada amanhã, dia 31 de janeiro.




Foi após uma visita ao ex-presidente, diante da sede da Polícia Federal, que Esquivel anunciou publicamente que se empenharia para que o mundo reconhecesse a luta de Lula para acabar com a fome e a miséria.
Como é sabido, a paz não é apenas a ausência de guerra, ou a morte de uma ou de muitas pessoas, a paz é também dar esperança ao futuro do povo, especialmente aos setores mais vulneráveis, vítimas da “cultura de descarte“, defendeu o arquiteto.
Com as iniciativas implantadas no governo Lula como o programa “Fome Zero” e o “Bolsa Família”, o ex-presidente promoveu a paz, incluiu e proteger mais de 36 milhões de pessoas que estava totalmente à margem de qualquer sistema, condenadas à morte e à violência múltipla.
Do anúncio da indicação ao Comitê Norueguês do Nobel Presidenta Berit Reiss-Andersen, organizador do prêmio, até agora mais de 500 mil pessoas já apoiaram a candidatura de Lula como Nobel da Paz.
Formas de apoiar a candidatura de Lula ao prêmio Nobel da Paz
Há duas formas de apoio. Para o público geral, basta acessar o manifesto através do link, assinar o abaixo-assinado e divulgar.
Já o apoio oficial pode ser feito por professores universitários, eméritos e associados das áreas de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião, diretores de institutos de pesquisa da paz e de política externa, além de chefes de estado e membros de assembleias e congressos nacionais. O apoio deve ser feito direto do site do Comitê Norueguês que pode ser acessado por aqui