sábado, 11 de maio de 2013

"Por que os médicos cubanos assustam"

 


Da Revista Forum - 09/05/2013

Elite corporativista teme que mudança do foco no atendimento abale o nosso sistema mercantil de saúde

A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina contra a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha,  que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde.

Essa não é a primeira investida radical do CFM e da Associação Médica Brasileira contra a prática vitoriosa dos médicos cubanos entre nós. Em 2005, quando o governador  de Tocantins não conseguia médicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municípios, recorreu a um convênio com Cuba e viu o quadro de saúde mudar rapidamente com a presença de apenas uma centena de profissionais daquele país.

A reação das entidades médicas de Tocantins, comprometidas com a baixa qualidade da medicina pública que favorece o atendimento privado, foi quase de desespero. Elas só descansaram quando obtiveram uma liminar de um juiz de primeira instância determinando em 2007 a imediata “expulsão” dos médicos cubanos.

No Brasil, o apego às grandes cidades

 
Dos 371.788 médicos brasileiros, 260.251 estão nas regiões Sul e Sudeste

Neste momento, o governo da presidenta Dilma Rousseff só  está cogitando de trazer os médicos cubanos, responsáveis pelos melhores índices de saúde do Continente, diante da impossibilidade de assegurar a presença de profissionais brasileiros em mais de um milhar de municípios, mesmo com a oferta de vencimentos bem superiores aos pagos nos grandes centros urbanos.

E isso não acontece por acaso. O próprio modelo de formação de profissionais de saúde, com quase 58% de escolas privadas, é voltado para um tipo de atendimento vinculado à indústria de equipamentos de alta tecnologia, aos laboratórios e às vantagens do regime híbrido, em que é possível conciliar plantões de 24 horas no sistema público com seus consultórios e clínicas particulares, alimentados pelos planos de saúde.

Mesmo com consultas e procedimentos pagos segundo a tabela da AMB, o volume de  clientes é programado para que possam atender no mínimo dez por turnos de cinco horas. O sistema é tão direcionado que na maioria das especialidades o segurado pode ter de esperar mais de dois meses por uma consulta.

Além disso, dependendo da especialidade e do caráter de cada médico, é possível auferir faturamentos paralelos em comissões pelo direcionamento dos exames pedidos como rotinas em cada consulta.

Sem compromisso em retribuir os cursos públicos


Escola Estadual Pedro II homenageia mães com 'A Noite das Estrelas'


Aconteceu na noite de ontem 10/05, no Centro Pastoral de Lajes, a Noite das Estrelas, festa organizada pela Escola Estadual Perdo II, como forma de homenagear as mães daquela escola.

Foi um momento bastante bonito e agradável em que direção, professores e funcionários buscaram fazer daquele, um momento especial para homenagaer essa importante pessoa na vida de nós, que são as MÃES.

Além de reflexões, brincadeiras, distribuição de brindes e jantar, as mães ainda curtiram o som da Banda Os bonitões do Pagode, que também animou com muita qualidade aquele momento especial.

PT apresenta conquistas da última década em programa de TV

O PT exibiu seu programa partidário em rede nacional de televisão na noite de ontem (9). Durante dez minutos, foram apresentados os principais avanços conquistados pelo governo democrático e popular na última década, sob as administrações do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma. 

 
Lula e Dilma foram os apresentadores do programa. O ex-presidente destacou as conquistas sociais do governo dele, marcado pela ascensão social de milhões de pessoas. 
 
A presidenta ressaltou o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e afirmou que, depois de tirar milhões da pobreza, o desafio agora é “dobrar a renda per capita dos brasileiros”.
 
Os ministros petistas também fizeram parte do programa, falando sobre suas respectivas áreas de atuação. O ministro Guido Mantega (Economia) reiterou a vigilância do governo com o controle da inflação. Educação, Saúde, Cultura, Segurança, entre outros temas, também mereceram destaque. 
 
CLIQUE AQUI e veja a íntegra do programa exibido na TV. 
 
Fonte: Assessoria do Dep. Fernando Mineiro - PT

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Professores realizam protesto >> ‘Comissão das Panelas Vazias’ reivindica direitos

Panelas vazias utilizadas em protesto simbolizavam salários atrasados há 4 meses. Foto: Wellington Rocha
Panelas vazias utilizadas em protesto simbolizavam salários atrasados há 4 meses
Por: Portal JH

Uma inusitada reivindicação da categoria de professores estaduais quebrou o clima de trabalho na manhã desta quinta-feira na Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec). Motivados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN), diversos professores invadiram as salas da Secretaria batendo panelas vazias, simbolizando a falta dos salários que estão atrasados há quatro meses. A “Comissão das Panelas Vazias” representa mais uma marcha em defesa da educação de qualidade no Estado e dos provimentos dos direitos trabalhistas.

De acordo com Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sindicato, a luta pelo reconhecimento da categoria permanecerá até uma mudança de postura do Governo. “Esse pessoal que está sem receber salário há quatro meses está comprometendo sua renda com deslocamento e alimentação sem receber sequer uma ajuda do Governo do Estado. Esses professores, contratados em fevereiro, vêm recebendo promessa de pagamento desde março, mas até agora o Estado está fechando os olhos”, disse.

Dentre os problemas apresentados no ato, os manifestantes colocaram a realidade das escolas em discussão, pontuando situações incapazes de sustentar a educação de qualidade. “Como sempre, nós queremos sensibilizar os governantes para que a qualidade de ensino seja alavancada nas escolas da rede estadual. Vocês não estão dentro das salas de aula e por isso não sabem da realidade”, afirmou Fátima, com um megafone que alcançava os ouvidos dos curiosos.

“Não estamos aqui para aparecer para ninguém, mas essa foi a forma que encontramos para chamar a atenção da secretária de Educação e da governadora. Aproximadamente 900 profissionais estão nessa situação. Com a convocação de mais 600 professores publicada na semana passada, se eles não agilizarem, chegaremos a uma média de 1,5 mil profissionais sem a garantia dos seus salários”, disse.

Grupo de Teatro Eloy 8º e 9º ano estréia a comédia A Praça Imaginária.

Durante a V Conferência da Cidade de Lajes. (evento que aconteceu no Centro Pastoral de nossa cidade) O grupo de Teatro da nossa escola (8º e 9º) , apresentou uma peça de concepção e criação coletiva seguindo o tema norteador do eventro  "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!".  
 
Após a solenidade de abertura, a peça "A praça imaginária", coordenada pelo professor Fábio Fernandes foi o meio de mostrar que o teatro pode discutir questões sociais sem necessariamente seguir "clichês pedagógicos" e alguns dogmas cotidianos do "politicamente correto".A comédia,no entanto, rendeu boas risadas ao publico e ao mesmo tempo possibilitou serias reflexões acerca do papel do cidadão. 
 

Sinopse:
 Numa praça imaginária, um grupo de personagens inusitados surge pra abordar alguns problemas básicos do cotidiano de maneira lúdica e divertida. Na praça, ações como pisar na grama e jogar lixo no chão, por exemplo, são discutidas de forma suave e divertida. O fio norteador dessa micropeça consiste na conscientização do espectador em ser um cidadão consciente de suas ações. No entanto, ao discutirem essas questões, os alunos-atores observam que alem dessas ações (não jogar lixo no chão e pisar na grama) foi possível refletir que isso os leva a um contexto mais amplo, como: Tratar melhor o lixo da cidade (implantação da coleta seletiva), arborização de ruas e praças e atentando ainda para a preservação do patrimônio arquitetônico e cultural do local em que vivem. 
 
  A pedagogia teatral que se insere na vida curricular dos alunos, tem como objetivo primordial formar um sujeito crítico e consciente de seu papel na sociedade além de levar à plateia uma determinada leitura e reflexão acerca da temática apresentada.


        
Texto com a colaboração do Prof. Canindé Rocha Rocha e com o apoio e talento de Wanderson Gilberto, Ingride Sabrina entre outros, inclusive Yan (pupilo de Flavia Simone Simone) Parabens a todos!!!
 
Fonte: facebook do Profº Fábio Fernandes

A FETRAF/RN realizou ontem 09, uma caminhada até a governadoria para que pudesse ser recebida por Rosalba (DEM)


O Presidente do PT estadual, Eraldo Paiva, participa da caminhada reivindicativa da FETRAF
Nesta quinta-feira (9), no cruzamento da Mor Gouveia com a Jaguarari, o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN, João Cabral, comandou uma caminhada, a concentração foi em frente a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que se  encerrou na Governadoria.
Mais de 1.200 agricultores, segundo a Polícia Militar, participaram do evento, e representavam as regiões Oeste, Seridó, Mato Grande, Potengi, Trairi e da Àrea Canavieira. Um dos objetivos dos trabalhadores era marcar uma audiência com a governadora.
Para tentar discutir os problemas causados pela seca aos trabalhadores. Entre estes, resolver os prejuízos impostos pela falta de chuva, como também a perda do rebanho e da plantação. Outro assunto que da pauta, não é menos importante, é a Central de Abastecimento que até hoje não funcionou.
O vereador Presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado, Eraldo Paiva, a convite do vereador João Cabral, se fez presente, inclusive, participou da caminhada que, além da Governadoria, levaram as suas reivindicações a Secretaria de Agricultura do Estado.
Segundo o vereador petista Eraldo Paiva, a comissão formada pelos trabalhadores para a audiência com a governadora, não foi recebida. Já com o secretário de Agricultura, não foi diferente, mesmo depois de três horas de espera foram ignorados.
Nesta quinta-feira (9), no cruzamento da Mor Gouveia com a Jaguarari, o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN, João Cabral, comandou uma caminhada, a concentração foi em frente a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que se encerrou na Governadoria.
 
Mais de 1.200 agricultores, segundo a Polícia Militar, participaram do evento, e representavam as regiões Oeste, Seridó, Mato Grande, Potengi, Trairi e da Àrea Canavieira. Um dos objetivos dos trabalhadores era marcar uma audiência com a governadora.
 
Para tentar discutir os problemas causados pela seca aos trabalhadores. Entre estes, resolver os prejuízos impostos pela falta de chuva, como também a perda do rebanho e da plantação. Outro assunto que da pauta, não é menos importante, é a Central de Abastecimento que até hoje não funcionou.
 
O vereador Presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado, Eraldo Paiva, a convite do vereador João Cabral, se fez presente, inclusive, participou da caminhada que, além da Governadoria, levaram as suas reivindicações a Secretaria de Agricultura do Estado.
 
Segundo o vereador petista Eraldo Paiva, a comissão formada pelos trabalhadores para a audiência com a governadora, não foi recebida. Já com o secretário de Agricultura, não foi diferente, mesmo depois de três horas de espera foram ignorados.

Fonte: facebook da Proª Jucyana Mirna

Fátima elogia projeto do Governo que destina recursos do petróleo para educação


Imagem Interna

A coordenadora do Núcleo de Educação da Bancada do PT, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), ocupou a Tribuna da Câmara nesta segunda-feira (6) para elogiar a presidenta Dilma Rousseff pelo pronunciamento realizado em cadeia de rádio e TV, na semana passada, alusivo à passagem do Dia do Trabalhador. A parlamentar destacou o trecho em que a presidenta reafirmou que iria “privilegiar o instrumento que mais amplia o emprego e a renda, que é a educação”. A presidenta enviou projeto de lei ao Congresso destinando 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação (PL 5.500/13).

“Essa é a visão que faz o homem ou a mulher pública ser um verdadeiro estadista. Não pensa apenas no Governo, mas pensa na geração presente e futura”, destacou Fátima. A parlamentar lembrou que o novo projeto de lei do Executivo que destina 100% dos royalties e participações especiais do petróleo, e também 50% doFundo Social do Pré-sal para a Educação, já chegou a Câmara. 

A deputada potiguar destacou ainda a reflexão da presidenta Dilma sobre os avanços na área da educação. Entre outros pontos, durante o pronunciamento, a presidenta ressaltou as 32 mil escolas funcionando em tempo integral, a criação de cinco milhões de novas vagas no Pronatec  até o final do ano, além do maior programa de inclusão social na área da educação: O ProUni. O programa já ultrapassou a marca de um milhão de beneficiados.  

“Faço minhas as palavras dela (presidenta Dilma). Ela disse que tudo isso é muito bom, mais ainda é pouco. O Brasil precisa de uma grande revolução no ensino, capaz de garantir o nosso futuro. Por isso ela conclamou a Nação para a importância de o Congresso Nacional aprovar a proposta que acaba de chegar, a que destina os recursos do petróleo para a educação”, ressaltou Fátima. 

Ainda de acordo com a petista, a aprovação do projeto é fundamental para aumentar os recursos previstos para a educação nos próximos anos.  “Nós queremos ampliar os investimentos do Produto Interno Bruto na educação. Estamos na faixa de 5,8%, precisamos chegar a 10% para avançar nessa verdadeira revolução, que é ampliar e universalizar o atendimento escolar da creche à pós-graduação, com qualidade”, afirmou. 
 

Produção brasileira de grãos deve crescer 14,2%, estima IBGE

A produção da safra nacional de grãos deve alcançar 185 milhões de toneladas este ano. A estimativa, referente ao mês de abril, é 14,2% maior que o resultado obtido em 2012 (161,9 milhões de toneladas) e 2% maior que a projeção de março (181,3 milhões de toneladas). Os dados fazem parte da quarta estimativa de 2013 da safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A área a ser colhida em 2013 é estimada em 52,8 milhões de hectares, 8,2% maior do que a de 2012 (48,8 milhões de hectares) e 0,3% (mais 143.306 hectares) superior ao previsto no mês anterior.

As três principais culturas – arroz, milho e soja – que representam 92,4% da produção de grãos, respondem por 86,1% da área a ser colhida. Em relação a 2012, foi estimado aumento da área a ser colhida de 0,9% para o arroz, 9,1% para o milho e 10,6% para a soja. Ainda na comparação com o ano passado, a produção do arroz deve crescer 5,1%; a do milho, 9,1%; e a da soja, 23,3%.

Entre os 26 produtos selecionados, 18 apresentam variação positiva na quarta avaliação, na comparação entre 2013 e 2012, e oito têm variação negativa.

Na comparação com a produção estimada no mês de março, destacam-se seis produtos: café arábica (1,8%), feijão primeira safra (-7%), feijão segunda safra (3%), milho segunda safra (7,3%), sorgo (7%) e trigo (11,1%).

Entre as regiões pesquisadas, a Sul lidera na produção de cereais, com 73,3 milhões de toneladas, seguida da Centro-Oeste (74,5 milhões de toneladas), Sudeste (19,5 milhões), Nordeste (13,1 milhões) e Norte (4,5 milhões). Comparando à safra passada, deverá haver aumento de 1,2% na Sudeste; de 5,2%, na Centro-Oeste; de 32,8%, na Sul; e de 10,4% na Nordeste. Na Região Norte, é estimado decréscimo de 4%.

Segundo o IBGE, o estado de Mato Grosso, lidera como maior produtor nacional de grãos, com participação de 23,2%, seguido pelo Paraná (20,8%) e Rio Grande do Sul (15,4%). Os três estados, somados, representam 59,4% do total nacional.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também divulgou hoje, em Brasília, estimativa para a safra de grãos. A estatal prevê que devem ser colhidos 184,15 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2012/2013. O volume é 10,8% maior do que o da safra anterior, quando 166,17 milhões de toneladas foram colhidas.

A diferença entre os dados divulgados pelo IBGE e pela Conab se deve aos períodos avaliados. O instituto analisa a colheita de janeiro a dezembro, enquanto a Conab se baseia no ano-safra, que vai de agosto a julho do ano seguinte.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Notícias locais...


Câmara Municipal de Lajes se reune para discutir o problema da violência em nossa cidade.

Aconteceu na noite de ontem (08/05) uma nas dependências da Câmara Municipal, uma sessão extraordinária em que os vereadores lajenses estiveram reunidos discuntindo os últimos acontecimentos relacionados a "in"segurança em nosso município.

Na próxima sexta- feira, dia (10/05) as 19:30 h, farão uso da Tribuna da Câmara Municipal  de nossa cidade, os delegados das polícias civil e militar que realizarão uma explanação sobre a real situação da segurança em Lajes.

Esses acontecimentos dos últimos dias me levam a imaginar que se por acaso viermos a ter a connstrução da tal cadeia pública em nosso município, esses fatos passarão a ser rotineiros e teremos que "nos acostumar" comessas situações: fugas de presidiários, tiroteios, roubos, helicóptero sobrevoando nossas casas, população amedrontada...


Lajes realizará a sua Conferência das Cidades

Durante o dia de hoje (09/05) acontecerá a conferência da cidade que abordará o seguinte tema: Reforma Urbana Já.  

Esse momento será uma excelente oportunidade para  a população através de suas representações sociais discutir sobre os problemas observados em nosso município e apresentar sugestões e encaminhamentos para suas possíveis soluções.

SINE oferece 400 vagas de emprego nesta quinta-feira no RN

O Sistema Nacional de Emprego(SINE) oferece 400 oportunidades, nas mais diversas áreas, para esta quinta-feira(9), em Natal, região metropolitana, Mossoró e demais cidades. Procure o mais rápido possível um Posto do SINE Estadual e pegue sua carta de encaminhamento. Não se esqueça de levar os documentos: Carteira de Trabalho; Cartão ou Número do PIS; Identidade; CPF; Comprovante de Residência e de Escolaridade.

NATAL E REGIÃO


AGENTE DE MICROCRÉDITO 30

ALINHADOR DE PNEUS 1

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS 1

AUDITOR FISCAL (EM CONTABILIDADE) 1

AUXILIAR CONTÁBIL 1

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Educação no RN >> governo Rosalba (DEM) quer mas uma vez humilhar os professores...

O SINTE/RN foi notificado pela secretária estadual de Educação Betânia Ramalho para que os dias referentes à greve geral e à paralisação de protesto sejam repostos. A atitude levou o Sindicato a reafirmar que o preceito constitucional citado pela secretária recai sobre o próprio governo que se furta do seu dever de ofertar e prover as condições para o ensino público.

Os fatos noticiados rotineiramente evidenciam que o governo não está cumprindo a Constituição. Está deixando os estudantes sem aula por falta de professor desde fevereiro. “Isso é grave, mas a constituição no entender do governo só vale para punir os trabalhadores em educação”, critica a coordenadora geral Fátima Cardoso.
“Quando não tem água na escola as aulas param ou é reduzido o seu tempo. Quando a rede elétrica fica exposta a sala de aula é fechada e os estudantes ficam sem aula. Quando chove salas ficam alagadas e a escola fecha para os estudantes. Quando quebra o transporte escolar o estudante não chega à sala de aula. Quando não tem merenda se tapa o sol com a peneira. Quem é devedor dos 200 dias letivos ou das 800 horas é o governo do estado que diante suas contradições quer impor aos trabalhadores o que deixou de fazer”, enumera a sindicalista.

A resolução da assembleia da categoria realizada no dia 23 de abril está mantida. Os professores não irão repor os dias letivos referentes à Greve Nacional da Educação, mas os conteúdos e as relações pedagógicas serão respostas sem que efetivamente se aumente dias letivos no calendário escolar.

O que se quer saber do governo é como o governo se aplica o princípio constitucional em casos como esses. No ano de 2011, duas turmas do turno noturno da Escola Estadual Professor João Tibúrcio concluiu o ano letivo sem aulas de Geografia e Ciências por falta de professor do começo ao fim do ano.

A direção do SINTE/RN informa à população, usando da coerência que lhe é peculiar, que a decisão tomada em assembleia ocorreu com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com a Lei da Educação, deve haver 200 dias letivos e 800 horas de aula. Para o relator da resolução de nº 05/2007, os sistemas de ensino que aplicam 4 horas diárias terão que cumprir 200 dias letivos.

No sistema de ensino do RN, aplicam-se quatro horas e meia, o que perfaz um total de 960 horas em 200 dias letivos. Sendo assim, não há descumprimento da lei já que a determinação legal passa a ser cumprida a partir do saldo de 160 horas, o que não necessariamente exige os 200 dias letivos.

“Se for para punir os trabalhadores em educação, o SINTE-RN pede punição imediata com datas para fazer o governo do estado cumprir com suas obrigações gerais tanto no campo da Educação quanto da saúde e da segurança”, assegura Fátima Cardoso.

Fonte: sinte/RN

terça-feira, 7 de maio de 2013

Emparn prevê chuvas mais fortes a partir da 2ª quinzena


O céu nublado e as temperaturas mais amenas registradas no fim de semana passado devem se repetir durante esse mês. Apesar de as precipitações registradas terem sido inferiores à expectativa, a previsão é de chuvas a partir da segunda quinzena de maio. Quem afirma é o meteorologista Gilmar Bristot. “Estamos prevendo uma condição mais favorável de chuva no segunda quinzena do mês de maio no litoral e interior do estado. A previsão para o mês de maio é próxima da normalidade”, diz.


O meteorologista afirmou que não tem como prever o volume de chuvas, mas é alta a probabilidade de que a segunda quinzena seja melhor do que a primeira. “Devido a atuação de vários sistemas favorecendo a ocorrência de chuva”, frisou. A ocorrência de chuvas também vai contribuir na redução da temperatura, que estava registrando cerca de um grau acima da média normal. “Com a chegada das chuvas as temperaturas voltam para seu patamar normal. Com máxima em torno de 30º e mínima de 22º. São condições normais”, avaliou.

Apesar das chuvas o interior do estado ainda está muito seco devido às poucas chuvas registradas no início do ano. “Choveu em algumas cidades, mas não recuperou a condição de seca”, disse. O meteorologista explica que a condição de seca não se desfez. “Em alguns municípios aliviou, mas quando analisamos os índices pluviométricos, vemos que ainda estão muito baixo”, avaliou.   

De acordo com o meteorologista da Emparn, o litoral e agreste potiguar estão passando por um novo momento climático e a previsão é que o período compreendido entre os meses de maio a julho registrem chuvas perto da normalidade. “As chuvas devem ficar perto de 600mm e 650mm em maio, junho e julho”, ponderou Gilmar Bristot.

Entre às 7h de sexta-feira e às 7h desta segunda-feira, a Emparn registrou precipitação em 29 postos de monitoramento, sendo a maior chuva registrada no município de São José do Seridó, de apenas 10mm. Os demais municípios registraram precipitações entre 1,2 e 7,1 milímetros. No final de semana anterior, a Emparn havia registrado chuvas maiores, entre 92 mm, no município de  Venha Ver e 53,4 mm em Major Sales.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Começam as inscrições para os festivais de quadrilhas juninas...


 

Secretaria de Cultura de Mossoró abre inscrição para as quadrilhas juninas

A Secretaria Municipal de Cultura abriu o período de inscrições para o Festival de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina 2013. As inscrições podem ser feitas no Centro Empresarial Caiçara até o dia 29 de maio. Grupos artísticos de outros municípios podem fazer seu cadastro pelo email quadrilhasmcj2013@gmail.com
 
Para esta edição do evento, a secretaria está investindo R$ 60 mil, distribuídos para os concursos municipal e interestadual, nas categorias infantil, adulto, melhor idade e zona rural, nos estilos tradicional e estilizado. Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas através do telefone (84) 3316-5366.
 
Neste ano, cerca de 200 grupos de quadrilhas devem se apresentar na Arena Deodete Dias durante o Mossoró Cidade Junina. O festival será aberto no dia 13 de junho, às 20h, com a escolha do Rei e Rainha do Mossoró Cidade Junina e segue até o dia 30 de junho, quando acontece a final do Concurso Interestadual de Quadrilhas, com a participação de grupos de todo o Nordeste.

Fonte: Jornal de Fato