sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ESCOLA E SOCIEDADE >> A importância do trabalho do professor nesse período de pandemia

A imagem pode conter: texto que diz "Professora folgada essa da minha filha, deu somente 20 minutos de aula. Levei mais de 3 horas para gravar, editar, subir no youtube, criar o link e enviar essa videoaula de 20 minutos. Bem objetiva, para não cansar os alunos"Sabemos do grande esforço feitos pelos professores(as) para se adequarem a essa nova realidade de trabalho on line trazido com a pandemia. Mais uma vez a Educação teve que reinventar-se para tentar chegar a todos da melhor forma possível. Porém, além da COVID-19, vivemos também outra pandemia que afeta grande parte da sociedade brasileira, que a ignorância, a truculência e a falta de empatia trazidas com esse governo do coiso e seus seguidores.

Temos acompanhado a pressão exercida por alguns setores da sociedade para que "tudo volte ao normal", quando ainda corremos grande risco de uma segunda onda, que conforme os especialistas em saúde, poderia vir ainda mais forte.

E votando  a questão inicial, essa figura ao lado, serve para desmistificar aqueles que, simplesmente por não terem o mínimo de conhecimento sobre as questões pedagógicas, ousam em acusar os professores(as) de "estarem em casa, ganhando sem fazer nada".

Aos professores(as) todo o nosso respeito e solidariedade e parabéns pela grande capacidade de reinventar-se nos diversos momentos fazendo com que nossos filhos, sobrinhos, netos... continuem mesmo que de forma remota desenvolvimento seu processo de aprendizagem.

Por Canindé Rocha - Professor da Rede Pública em Lajes/RN

PARLAMENTAR DO PT É DESTAQUE POLÍTICO >> Jean Paul é eleito é um dos dos melhores melhores senadores do Brasil


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto que diz "Jean Paul É ELEITO UM DOS MELHORES SENADORES orêmio congressoem foco DO BRASIL Prates Jean Paul α senadorjean SENADOR JEANPAUL PRATES"
Muito honrado por ser eleito novamente um dos dez melhores senadores do país pelo voto popular no Prêmio @congressoemfoco 2020. O reconhecimento só aumenta a responsabilidade de seguir fazendo um mandato em defesa dos interesses do povo, da justiça social e da democracia. 

Agradeço a todos e todas que votaram pela internet, ao meus colegas da bancada do PT e em especial ao povo do Rio Grande do Norte pela oportunidade de representa-lo no Senado, dando sequência ao brilhante trabalho da minha companheira governadora Fátima Bezerra.


Parabéns aos colegas senadores petistas que também foram premiados entre os dez melhores do Senado Federal: o líder da nossa bancada Rogério Carvalho (SE), o companheiro Jaques Wagner (BA) e o grande vencedor da noite Paulo Paim (RS). É um privilégio fazer parte de uma bancada qualificada como essa, que luta de maneira unida em defesa dos interesses do povo brasileiro.


quarta-feira, 19 de agosto de 2020

MÚSICA, CULTURA E SOCIEDADE >> Imperdível para quem curte Raul Seixas essa live que terá a frente o nosso amigo Vitoriano Roberto!

A imagem pode conter: 2 pessoas, texto que diz "LIVE BODE EXPIATÓRIO 的 EATA xisti RAUL SEIXAS Gustavo Cocentino TRIBUTO RAUL SEIXAS 22/8 16hs Pelo Youtube blocobodeexpiatorio Vitoriano Roberto"

MEIO AMBIENTE >> Governo Federal não dá devida atenção a recomendações sobre irregularidades ambientais


O desmatamento na Amazônia Legal aumentou 64% nos primeiros sete dias de maio de 2020
Um estudo inédito realizado pelo Observatório do TCU da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pelo Imaflora e pelo WWF-Brasil revela a expressiva atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) em questões ambientais e demonstra que suas decisões não só produzem informações e recomendações relevantes, como também induzem mudanças na legislação e na administração pública. Para chegar a essa conclusão, um grupo de nove pesquisadores analisou um total de 363 acórdãos e relatórios de auditoria, entre os anos de 2000 a 2020, com foco nas atividades relativas ao Código Florestal (Lei Federal 12.651/12) e ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) (Lei Federal 9985/00).

“Essas são certamente duas políticas de extrema relevância para o desenvolvimento sustentável do país, ainda mais em um contexto de crise climática. Sua plena implementação, no entanto, vem encontrando alguns desafios. Nossa pesquisa indica que as instituições de controle podem ser importantes aliadas para superá-los”, comenta Rafael Giovanelli, Especialista em Políticas Públicas do WWF-Brasil.

De acordo com a FGV, responsável pelo mapeamento do TCU, o Tribunal fez recomendações estratégicas ao governo federal para aprimorar a gestão fundiária e conter o desmatamento na Amazônia. “Ao auditar a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Rondônia, por exemplo, o TCU encontrou deficiências estruturais que minavam a capacidade do órgão de garantir a proteção da Floresta Nacional do Bom Futuro.

Para reverter a degradação ambiental decorrente desse quadro, recomendou ao governo que elaborasse planos periódicos de fiscalização, promovesse eventos para conscientização das comunidades vizinhas à Floresta e ampliasse o orçamento disponível para ações no local”, explica Daniel Wang, professor da FGV e coordenador da pesquisa. “O TCU também descobriu uma série de irregularidades nos processos de regularização fundiária rural nos estados da Amazônia Legal, determinando que o governo tomasse providências”, complementa Wang.

O Tribunal de Contas também foi responsável por alterações na legislação ambiental. “Em 2016, proibiu que grandes empreendedores cumprissem uma obrigação prevista na Lei 9.985/2000 por meio de depósitos financeiros ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o que levou à revisão do direito ambiental. O Poder Executivo emitiu uma medida provisória, posteriormente aprovada pelo Legislativo, para adequar a legislação às considerações do Tribunal”, detalha André Rosilho, coordenador do Observatório do TCU da FGV.

Estudos apontam que, com as mudanças no Código Florestal, o desmatamento aumentaria no país.
Controladoria Geral da União e participação popular

Segundo o Imaflora, responsável pelo mapeamento da CGU, houve um aumento expressivo da frequência de auditorias da Controladoria nos temas ambientais. “Entre 2003 (ano de criação da Controladoria) e 2010, a CGU não ultrapassou a faixa de 5 auditorias anuais que mencionam o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Código Florestal. O número de auditorias começou a se elevar a partir de 2011, atingindo um pico em 2014, ano em que foram identificadas 29 auditorias que mencionam as políticas de interesse. A média anual de auditorias que mencionam o SNUC ou o Código Florestal saltou de 1,85 entre 2003 e 2010 para 17,75 entre 2011 e 2018”, explica Bruno Vello, Analista de Políticas Públicas do Imaflora.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

BOLSONARO E SEU DESPREZO PELO CONHECIMENTO >> Para onde caminha o Brasil. Aos professores que votaram nesse desgoverno...

Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.

NÃO AINDA AS AULAS PRESENCIAIS >> Retomar as aulas não significa voltarmos a trabalhar. Temos trabalhado esse tempo todo!

Apresento uma pequena amostra do trabalho desenvolvido por professores do IFRN Lajes durante esse período de isolamento social. São registros de alguns dos projetos de ensino remoto desenvolvidos com estudantes nesses meses.

Lembrem-se que somos, no IFRN, são 22 campi (não “camping”, como o interventor chama). Muita coisa foi desenvolvida nesse período. Deixo aqui mais uma amostra:

>>Elaboração e aplicação de projetos de ensino remoto com estudantes, relatório diário de atividades no SUAP, atendimento de estudantes de forma individual ou em grupo.

>>Projetos para produção de EPI, projetos para desenvolvimento de materiais de limpeza e higiene pessoal, projetos de arrecadação de alimentos para as famílias de estudantes do IFRN ou das comunidades locais.

>>Criação de comitês sistêmicos e locais para o estudo das condições socioeconômicas e de acesso de estudantes, elaboração e aplicação de pesquisas e formulários sobre aspectos relacionados à saúde mental, física e emocional de discentes e docentes, sobre acesso às tecnologias e sobre as condições materiais de acesso em geral.

>>Reuniões pedagógicas, reuniões de comitês locais, reuniões do Conselho Superior, reuniões do Conselho de Ensino, reuniões de coordenações e direções, reuniões de núcleos do IFRN, reuniões de grupos de pesquisa.

>>Orientação e coorientação de estudantes, participação em bancas on-line de avaliação de TCC de graduação, especialização, mestrado e doutorado, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa, elaboração e envio de artigos científicos para publicação, avaliação de projetos de pesquisa, avaliação de artigos científicos, elaboração de dissertações de mestrado e teses de doutorado.

>>Elaboração de planos de atuação dos setores do instituto e dos docentes, análise e readequação de ementas e planejamento de aulas, participação em oficinas, cursos e capacitações, de maneira remota, elaboração e aplicação de cursos, oficinas e capacitações em geral, produção de conteúdo digital para páginas institucionais e não institucionais...

#serviçopúblico #ifrn #trabalhoremoto #projetos #ensino

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

CORREIOS >> Greve nacional unificada em 17 de agosto contra a retirada de direitos, pela manutenção do acordo coletivo!

Correios greve
O Brasil supera a marca de 100 mil mortes por Covid-19 com mais de 3 milhões de contaminados pelo Coronavírus. Somos o segundo país do mundo a atingir mais de 100 mil mortes por Covid-19. Essa tragédia atinge quase que exclusivamente a classe trabalhadora. Enquanto a patronal está em quarentena, o trabalhador tem que se expor à pandemia porque tem que ir à luta pela sobrevivência.
Essa pandemia expôs todos os males da crise econômica que assola o país e que recai sobre as costas dos desvalidos. Enquanto os desempregados tem por esperança receber R$ 600 do governo, os banqueiros têm garantido o socorro do governo para evitar a quebradeira e para manter os seus exorbitantes lucros.
Em relação aos trabalhadores que ainda têm a carteira assinada, a política do governo é a retirada de direitos impondo facilidades para a patronal suspender contratos a seu bel prazer e a reduzir salários sob ameaça de demissão.
Os funcionários públicos também sofreram ataques aos seus direitos com a aprovação pelo Congresso Nacional da proposta do governo de congelar salários até o final de 2021.
Sem contar que a perspectiva para os trabalhadores das empresas estatais é ainda pior ma medida em que nas negociações coletivas o governo está impondo o fim de todos as conquistas trabalhistas.
Ainda pior. Tem um plano para privatizar as empresas públicas, o que significa demissão em massa e contratação de novos empregados com salário reduzido e sem nenhum direito adicional.
A melhor resposta que os explorados podem dar a esse governo representante da especulação financeira internacional é o rechasso e a mobilização de rua para derrubar Bolsonaro, Paulo Guedes e todos os generais e oportunistas de plantão.
Fora general Floriano Peixoto da presidência dos Correios!
O plano de entrega das empresas nacionais para os grandes monopólios multinacionais, conforma a afirmação do ministro da Economia, Paulo Guedes, começa com a privatização dos Correios.
É um absurdo vender os Correios, pois essa é a empresa que mais prosperou no último período. Com a pandemia de Covid-19, cresceram sobremaneira as vendas pela internet. O chamado E-commerce (venda a partir de lojas virtuais) tende a se consolidar, dando uma perspectiva excelente para o crescimento do serviço de entrega de encomendas pelos Correios.
Entregar os Correios para a especulação financeira internacional não está sendo tarefa fácil para o governo Bolsonaro. Os trabalhadores dos Correios têm grande tradição de luta, são a vanguarda, hoje, do movimento operário brasileiro e o governo terá que derrotá-los para impor a privatização.
Em novembro de 2018, no governo Temer, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilbero Kassab (PSD), colocou o general Juarez Aparecido de Paula Cunha como presidente dos Correios, segundo ele, para facilitar a transição do governo Temer para Bolsonaro.
Em junho de 2019, Bolsonaro troca de general e coloca o general Floriano Peixoto Vieira Neto na presidência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para gerenciar diretamente esse processo de privatização.
Em junho de 2020, o governo desmembrou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recriando o Ministério das Comunicações e nomeou como ministro das Comunicações o Deputado Federal pelo PSD/RN, Fábio Salustino Mesquita de Faria, genro do dono do SBT, Silvio Santos.
O ministro Fábio Faria cogitou trocar a presidência dos Correios para dar um impulso à privatização. Não precisou. O general Floriano Peixoto foi mais realista que o rei. Está impondo uma linha dura para retirar todos os direitos da categoria, pretende extinguir o Acordo Coletivo de Trabalho e reduzir a remuneração dos funcionários pela metade.
Essa Campanha Salarial é decisiva porque a estratégia levada a cabo pelo governo é derrotar a categoria impondo o fim do ACT, preparando, assim, o terreno para a privatização da empresa, pois a derrota da luta dos ecetistas é pré-requisito para a entrega da estatal para as multinacionais.

DEFENDA O LIVRO >> Diga Não à Tributação de Livros! A Cultura e o conhecimento importam sim

O ministro Paulo Guedes enviou uma proposta de reforma tributária que colocou uma taxação de 12% em cima dos livros. Atualmente, os livros não possuem essa taxa, pois o objetivo disso (quando proposto por Jorge Amado) era tornar o acesso à cultura mais fácil. Infelizmente, sabemos que esse acesso já não é tão fácil assim.
Se aprovado o Projeto de Lei 3887/2020, os livros irão se tornar mais caros e inacessíveis do que já são para grande parte da população. Afetando, assim, não somente os que têm apreço à leitura, mas também editoras menores sustentadas por famílias que já LUTAM por sua sobrevivência e, consequentemente, autores de livros - em especial os nacionais não famosos.
O consumo de livros já é completamente elitizado, imagine se a proposta for aprovada e os livros ficarem mais caros do que já são? A média de leitura do brasileiro é de APENAS dois livros por ano e, mesmo assim, a reforma foi encaminhada. Qual o real intuito de aumentar um imposto de um mercado já defasado? Seria o intuito “acabar com privilégios” ou perpetuar um sistema que os permite existir ?
Ao ser questionado sobre isso, o ministro Paulo Guedes afirmou que iriam doar livros para os "pobres e frágeis", mas os ricos deveriam pagar impostos sobre os livros. Mas eu te pergunto: com o histórico que o governo apresenta em ajudar os "pobres e frágeis" você acha mesmo que isso vai acontecer? Quais livros eles estão falando que vão doar? Por que ele disse isso e ao mesmo tempo nenhuma proposta do tipo foi encaminhada ao congresso? Mal se tem livros nas escolas públicas para todos os alunos!
Ao invés de estar correndo atrás de políticas para que os livros possam ser acessados pela maior parte, ou até por toda a população, o governo está fazendo exatamente o contrário.
"Um autor recebe, em média, 10% do preço de capa do livro por direitos autorais. Caso a reforma seja aprovada, o governo passará a receber 12%. Ou seja, mais que o autor do livro."
DIGA NÃO À REFORMA TRIBUTÁRIA! PRECISAMOS DE MEIOS PARA FACILITAR O ACESSO À CULTURA E NÃO O CONTRÁRIO!
#DEFENDAOLIVRO

Assine agora com um único clique

domingo, 16 de agosto de 2020

O TEMPO NOS ENSINANDO >> A prudência com a COVID-19 nesse momento deveria ser a melhor ação a ser realizada!


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A pandemia mais grave da história foi a gripe espanhola de 1918. Durou 2 anos, em 3 ondas de contaminação com 500 milhões de pessoas infectadas e totalizando 55 milhões de mortes.
A maioria das mortes ocorreu durante a segunda onda de contaminação.
A população tolerou tão mal as medidas de quarentena e de distanciamento social, que quando ocorreu a primeira saída pública liberada, a população começou a se alegrar nas ruas, abandonando todas as medidas de precauções aprendidas.
Nas semanas seguintes, a segunda onda de contaminação chegou com milhões de morte.
Portanto, não se empolguem com essas liberações, mantenham calma, continuem tomando muito cuidado e respeitando o distanciamento.
Ciclos são ciclos e às vezes vem vem para ensinar ...
Texto extraído da página do Facebook do