Bem vindo ao Blog do Professor Canindé Rocha. Aqui você tem Informação, Cultura, Política, Lazer e Cidadania.
sábado, 20 de março de 2021
EM LAJES A SITUAÇÃO CONTINUA CRÍTICA >> Basta observamos os dados com mais de atenção que veremos o nível em que nos encontramos
ATENÇÃO ALUNS APROVADOS NO IFRN >> As matrículas para os Cursos Técnicos Subsequente já tiveram inicio!
sexta-feira, 19 de março de 2021
EM LAJES >> Um novo empreendimento que reúne arte, cultura e estilo moderno. Vale a pena conhecer!
EVENTO LITERÁRIO >> Edição virtual do Festival Literário Nísia Floresta, acontecerá neste sábado, dia 20
O Festival Literário tem como objetivo estimular a difusão da produção literária brasileira e potiguar, realizar intercâmbios entre escritores, estudiosos, professores, alunos e o público em geral. Também é um espaço de estímulo ao consumo de obras literárias, a realização de debates críticos e a ampliação do gosto e o hábito da leitura.
A edição virtual do III Festival Literário de Nísia Floresta acontecerá no próximo sábado (20) com programação distribuída nos turnos da manhã, tarde e noite. Entre as atividades previstas podemos citar: apresentações culturais de poetas mirins, mesa de glosa feminina, mesa redonda, exposição virtual, entre outras ações.
O evento conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural e do Pontão de Cultura e Comunicação.
INFORMAÇÕES: Raimundo Melo (84) 9 9950-4984
Transmissão ao vivo através das seguintes redes sociais:
PROGRAMAÇÃO MANHÃ
YOUTUBE - RPTV : https://www.youtube.com/watch?
FACEBOOK - MUSEU NÍSIA FLORESTA: https://www.facebook.com/
PROGRAMAÇÃO TARDE
YOUTUBE - RPTV : https://www.youtube.com/watch?
FACEBOOK - MUSEU NÍSIA FLORESTA: https://www.facebook.com/
PROGRAMAÇÃO NOITE
YOUTUBE - RPTV: https://www.youtube.com/watch?
FACEBOOK - MUSEU NÍSIA FLORESTA: https://www.facebook.com/
quinta-feira, 18 de março de 2021
LAJES E A SITUAÇÃO CRÍTICA NO COMBATE À COVID-19 >> A cada dia vemos a situação piorando em nosso município

DESMONTE DO PATRIMÔNIO NACIONAL >> Bolsonaro inclui Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) na lista de privatizações do governo
O governo do presidente Jair Bolsonaro incluiu a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) no Plano Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi tomada na terça-feira (16), pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). A partir de agora será feito um estudo sobre a viabilidade do conglomerado de comunicação. Um agravante é que, caso o governo não encontre interessados na compra, a EBC poderá ser fechada.
Os trabalhadores da EBC afirmam que tanto a desestatização como a sua eventual extinção são medidas inconstitucionais. Além disso, eles afirmam se tratar de um risco para a democracia brasileira, já que países com regimes democráticos consolidados contam com áreas de comunicação pública fortalecidas.
Além da TV Brasil, a EBC é composta por sete emissoras de rádio espalhadas pelo país. Também possui o site jornalístico Agência Brasil, que produz textos e fotos que abastecem milhares de grandes e pequenos veículos de comunicação.
Desde 2016, a estatal de comunicação vem passando por uma série de ataques. O governo Temer, por exemplo, destituiu o Conselho Curador da EBC, composto por representantes da sociedade civil. Além disso, os jornalistas vem revelando dossiês de censura no interior dos veículos. Menções ao golpe do impeachment, ao assassinato da vereadora Marielle Franco ou, mais recentemente, às medidas de isolamento no combate à pandemia viraram temas proibidos.
Desinformação
Para o jornalista da EBC Daniel Ito, diretor do Sindicato dos Jornalistas profissionais do Distrito Federal (SJPDF), além de cumprir os preceitos da própria Constituição Federal, a comunicação pública cresce em importância no momento atual, marcado pelo aumento da desinformação. Essa crise advém do aumento das chamadas notícias falsas, disseminadas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. “A comunicação pública poderia ser uma alternativa para solucionar essa crise. Mas o projeto está sendo abandonado pelo governo”, criticou Ito, em entrevista à repórter Larissa Bohrer, para o Jornal Brasil Atual, nesta quarta-feira (17).
Além disso, diferentemente dos veículos privados de comunicação, a EBC trata com maior atenção temas relativos à cidadania, direitos humanos e educação. Também difere dos canais estatais propriamente ditos, que se concentram em produzir informes sobre as ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“A comunicação pública é algo que fortalece democracia. Existe nas principais democracias do mundo. Os Estados Unidos têm, assim como Portugal, Espanha, Itália, Canadá e Argentina. A Inglaterra tem a BBC. A maior parte dos países possui uma comunicação pública forte dentro do seu sistema de comunicação”, disse Ito. Ele afirmou que a disposição dos funcionários da EBC é “lutar até as últimas consequências” contra a privatização ou extinção do conglomerado.
Golpismo
Para o jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a desestatização da EBC faz parte do golpe iniciado em 2016. De acordo com o docente, a comunicação pública é quase sempre a primeira vítima, quando da ocorrência de golpes de estado ao redor do mundo, ao longo da história.
“Muitas foram as emissoras de rádio e TV invadidas por golpistas em diferentes países. No Brasil não houve uma invasão física. Ela foi substituída pela destruição do arcabouço legal, que dava caráter público à EBC, com a cassação pelo governo Temer do Conselho Curador da empresa”, destacou.
Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/03/17/bolsonaro-inclui-ebc-na-lista-de-privatizacoes-do-governo
quarta-feira, 17 de março de 2021
MORRE VÍTIMA DA COVID-19 O DIRIGENTE ESTADUAL DO SINTE/RN JOSÉ TEIXEIRA
ATENÇÃO PROFESSORES >> Acontecerá hoje 17/03, uma importante votação relacionada a nossa categoria. Fiquemos atentos!
Fique por dentro!
Temos acompanhado o andamento dessa matéria em outros momentos, confira nos links abaixo:
https://professorcaninderocha.blogspot.com/2019/06/a-luta-pelos-precatorios-do-fundef-cnte.html
https://professorcaninderocha.blogspot.com/2018/07/educacao-em-debate-tcu-volta-atras-e.html
terça-feira, 16 de março de 2021
COMBATENDO AS FAKES NEWS >> Governo do RN lança canal esclarecendo a população e combatendo aqueles que sobrevivem da mentira e da enganação!
segunda-feira, 15 de março de 2021
LAJES E SUAS PRIORIDADES >> A população cobra algumas situações que precisam ser melhor explicadas!
- Por qual o motivo o prédio da Prefeitura Municipal de Lajes 👆👆👆 encontra-se desse jeito, todo fechado e ao mesmo tempo, academias, bares, algumas igrejas e todo comércio permanecem abertos? Lembrando também que todas as orientações técnicas mostram que qualquer ambiente onde tiver pessoas, o correto seria haver uma MAIOR CIRCULAÇÃO DE AR NATURAL (nesse caso, pelo menos as janelas deveriam permanecerem abertas)!
- Por que os Boletins da COVID-19 divulgados pela prefeitura, sempre diferem tanto dos dados da emitidos pela SESAP e do LAIS?
- Quanto a vacinação, quando será divulgada alguma nota pública, uma live ou mesmo um boletim com as informações sobre a quantidade de vacinas recebidas pelo município, quantidade de pessoas e as quais faixas-etárias já foram vacinadas e ainda, quem está sendo atendido no momento?
- E por qual motivo aqui em Lajes, o Executivo não passa a adotar o Decreto Estadual, uma vez que a legislação diz que, em caso de dois decretos vigentes, o que contiver a lei mais rígida na forma de prevenção da COVID-19 passará a vigorar?
- Finalmente as barreiras sanitárias foram instaladas (embora que depois de muitas cobranças), porém, a fiscalização sanitária precisar ser bastante melhorada nos vários locais dentro da cidade.
ATENÇÃO FUNCINÁRIOS APOSENTADOS >> Governo informa que descontos em contracheques dos funcionários aposentados serão devolvidos
Ao tomar conhecimento dos descontos indevidos nos contracheques de funcionários aposentados, neste sábado (13), a direção do SINTE/RN procurou de imediato respostas ao problema.
O Governo informou que foi um erro do sistema, responsável pela confecção da folha de pagamento e que logo na segunda-feira (15) fará contato com o pessoal da SEAD, responsável pela confecção das folhas.
“O SINTE continuará fazendo o acompanhamento desta situação até sua resolução definitiva, que é a devolução do desconto indevido no contracheque dos funcionários e funcionárias aposentados e aposentadas”, afirmou a professora e coordenadora geral Fatima Cardoso.
GOVERNO DA PROFª FÁTIMA BEZERRA TORNA-SE REFERÊNCIA NAS AÇÕES DE COMBATE A COVID-19 >> RN inspira governadores a lançarem Pacto em Defesa da Vida e da Saúde
Inspirados no movimento Pacto pela Vida, instituído no Rio Grande do Norte pela governadora Fátima Bezerra, os governadores do Brasil se uniram para formar um Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde. Motivados pelo agravamento da pandemia no país, a proposta divulgada em carta nesta quarta-feira (10), defende a pactuação dos três poderes e das três esferas da Federação no combate à pandemia da Covid-19.
O assunto foi debatido inicialmente em reunião, realizada no dia 12 de fevereiro, entre governadores e o presidente da Câmara, Arthur Lira. Na ocasião, a governadora, professora Fátima Bezerra, lançou a ideia preconizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
“Estamos todos juntos buscando mitigar os impactos da pandemia que já passa para a história contemporânea e que já afetou a vida de toda a sociedade brasileira e mundial”, destacou a chefe do Executivo potiguar.
O Pacto, endossado por Fátima Bezerra, expressa adesão às medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19); apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos, quando isso for possível; e expansão da distribuição de vacina, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional.
A carta dos governadores explica que “há limites objetivos à expansão de leitos hospitalares, tendo em vista escassez de insumos e de recursos humanos”. Por isso, “as medidas preventivas protegem as famílias, salvam vidas e asseguram viabilidade aos sistemas hospitalares.”
Fonte: ASSECOM/RN
PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL >> Ufersa organiza workshop internacional sobre segurança hídrica
A segurança hídrica como direito universal, assim como os meios para assegurar essa conquista, estarão em debate nos próximos dias 22 e 23 de março, durante a realização da primeira edição do Workshop Internacional Uso Racional da Água, evento criado para celebrar o Dia Mundial da Água. A iniciativa é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). colaboradora.
No primeiro dia do evento, 22, será debatido o tema “Segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável”, tendo como palestranteo presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Roberto Sérgio Linhares, a partir das 9h50. Terá transmissão pelo canal ODS Agenda 2030, no Youtube.
Fonte: https://defato.com/mossoro/94562/ufersa-organiza-workshop-internacional-sobre-segurana-hdrica
domingo, 14 de março de 2021
QUEM DEFENDE O QUE? >> Como votaram os Deputados Federais do RN, no tocante a PEC 186/2019
Não faltaram parlamentares, tanto no Senado quanto na Câmara a classificar a proposta como “chantagem” e “PEC Jabuti”, por condicionar dois temas que poderiam ser tratados em separado para forçar a aprovar um tema de difícil aceitação (arrocho fiscal) sob pretexto da urgência do auxílio aos mais necessitados.
Destaco negativamente aqui os votos dos deputados: Benes Leocádio (Republicanos) e o USURPADOR DE MANDATOS, o tal do Beto Rosado (PP), que tem como principal apoiador aqui em Lajes, o atual prefeito Felipe Menezes.
Mais uma vez PARABÉNS a Deputada Natália Bonavides (PT) e ao Deputado Rafael Motta (PSB) elo correto posicionamento!
Abaixo, mais informações sobre essa PEC: (Fonte: https://www.assufrgs.org.br/2021/03/12/pec-emergecial-e-aprovada-podendo-congelar-salarios-de-servidores-por-15-anos-e-roubando-dinheiro-publico-para-pagamento-da-divida)
Com a PEC 186 aprovada, somada ao Teto de Gastos, os salários dos servidores podem ficar congelados até 2036!
A PEC Emergencial tem como principal medida de ajuste fiscal a proibição de concessão de aumentos salariais a servidores e contratação de novos funcionários públicos. Esse gatilho é acionado se o projeto de lei do orçamento federal indicar que a despesa primária obrigatória (pessoal e previdência, por exemplo) passar de 95% da despesa primária total (inclui investimentos). As vedações são aplicáveis especificamente para o órgão ou Poder que passar desse limite e valerão durante todo o ano em que o orçamento for executado.
Entre as vedações estão a criação de cargo que implique aumento de despesa; a realização de concurso público para vagas novas; e a adoção de medida que implique reajuste de despesa obrigatória acima da variação da inflação.