sábado, 20 de março de 2021

EM LAJES A SITUAÇÃO CONTINUA CRÍTICA >> Basta observamos os dados com mais de atenção que veremos o nível em que nos encontramos

Mesmo após a devida correção realizada pelo LAIS/UFRN, percebe-se claramente que o nosso município enquadra-se em um nível de contaminação de RISCO, (observem o mapa abaixo e vejam o nível em que Lajes está), ou seja, não há nada o que comemorar-se com essa nova posição, mas sim realizar as AÇÕES VERDADEIRAMENTE NECESSÁRIAS! Melhor seria se estivéssemos na cor verde. (Zona Segura). 

Hoje o Decreto do Governo do Estado passa a vigorar e seria uma demonstração de CORAGEM, SENSATEZ E RACIONALIDADE da gestão municipal acompanhar esse novo decreto na íntegra.

ATENÇÃO ALUNS APROVADOS NO IFRN >> As matrículas para os Cursos Técnicos Subsequente já tiveram inicio!

 

O período de pré-matrícula on-line para os aprovados nesses cursos, iniciou no dia 18 de março, e vão até às 17h do dia 6 de abril.

ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA ON-LINE

Para se matricular, o candidato classificado deverá acessar o endereço eletrônico https://sso.acesso.gov.br/login e efetuar o cadastro. 


Após o cadastro, no qual deve ser realizado o preenchimento dos dados solicitados, o candidato deverá fazer o upload da documentação descrita no edital.

A documentação deverá estar em formato .docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png, com o máximo de 5Mb por arquivo. As matrículas feitas de modo online passarão por uma avaliação. No caso de a documentação estar completa e perfeitamente legível, a homologação da matrícula será dada e o candidato receberá uma notificação pelo e-mail cadastrado. 

Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderá ser solicitado ao candidato os devidos ajustes. Todas as notificações necessárias serão realizadas através do e-mail cadastrado.

sexta-feira, 19 de março de 2021

EM LAJES >> Um novo empreendimento que reúne arte, cultura e estilo moderno. Vale a pena conhecer!

O nosso amigo João Maria Leal, sempre buscando inovar. Dessa vez ele reuniu através dessa atividade, a arte, a cultura e a consciência ambiental, resultando assim em uma produção de materiais com um estilo artesanal.

Tudo isso você vai encontrar realizando uma visita a Casa do Artesão, localizada na Rua Aristóteles Lima, 232 (próximo ao Mercado público). Abaixo algumas dessas excelentes produções artísticas:








EVENTO LITERÁRIO >> Edição virtual do Festival Literário Nísia Floresta, acontecerá neste sábado, dia 20

O Festival Literário tem como objetivo estimular a difusão da produção literária brasileira e potiguar, realizar intercâmbios entre escritores, estudiosos, professores, alunos e o público em geral. Também é um espaço de estímulo ao consumo de obras literárias, a realização de debates críticos e a ampliação do gosto e o hábito da leitura. 

A edição virtual do III Festival Literário de Nísia Floresta acontecerá no próximo sábado (20) com programação distribuída nos turnos da manhã, tarde e noite. Entre as atividades previstas podemos citar: apresentações culturais de poetas mirins, mesa de glosa feminina, mesa redonda, exposição virtual, entre outras ações. 

O Festival Literário de Nísia Floresta edição virtual é uma realização do Museu Nísia Floresta e do Centro de Documentação e Comunicação Popular. A iniciativa tem o investimento da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Prefeitura Municipal de Nísia Floresta – através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal. 

O evento conta ainda com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural e do Pontão de Cultura e Comunicação. 

INFORMAÇÕES:  Raimundo Melo (84) 9 9950-4984 


Transmissão ao vivo através das seguintes redes sociais: 

PROGRAMAÇÃO MANHà

YOUTUBE - RPTV : https://www.youtube.com/watch?v=j4u5q0zk1wA 

FACEBOOK - MUSEU NÍSIA FLORESTA: https://www.facebook.com/825481290889945/posts/3680993855338660/ 

PROGRAMAÇÃO TARDE 

YOUTUBE - RPTV : https://www.youtube.com/watch?v=LifLheFCfS4 

FACEBOOK - MUSEU NÍSIA FLORESTA: https://www.facebook.com/825481290889945/posts/3681005268670852/ 

PROGRAMAÇÃO NOITE 

YOUTUBE - RPTV: https://www.youtube.com/watch?v=YBxc8flKW1w 

FACEBOOK - MUSEU NÍSIA FLORESTA: https://www.facebook.com/825481290889945/posts/3681017952002917/ 

quinta-feira, 18 de março de 2021

LAJES E A SITUAÇÃO CRÍTICA NO COMBATE À COVID-19 >> A cada dia vemos a situação piorando em nosso município


Como é do conhecimento de todos(as) nosso município neste momento vive uma situação crítica com relação a pandemia da COVID-19, basta conferir nos dados divulgados pela SESAP/LAIS. No entanto temos recebido notícias de "pessoas infectadas transitando normalmente" pelas ruas e demais ambientes públicos da cidade. Essa uma situação que infelizmente serve para mostrar duas coisas: 

1ª) A falta de consciência, de respeito e empatia dessas pessoas (contaminadas) para com o outro, na medida em que estão infringindo a lei e colocando outras pessoas como alvo direto de contaminação; 

2ª) A falta de uma atuação mais rígida do poder público local (por meio dos órgãos responsáveis) no monitoramento dessas situações, uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde possui os dados relativos a esses casos (inclusive com uma lista que vazou e "circula" nas redes sociais contendo a quantidade e o endereço de cada uma dessas pessoas infectadas).

Isso mostra a forma INEFICIENTE como a atual gestão municipal está conduzindo apenas um dos setores essenciais de qualquer gestão pública, que é o setor da SAÚDE.

Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

DESMONTE DO PATRIMÔNIO NACIONAL >> Bolsonaro inclui Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) na lista de privatizações do governo

O governo do presidente Jair Bolsonaro incluiu a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) no Plano Nacional de Desestatização (PND). A decisão foi tomada na terça-feira (16), pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). A partir de agora será feito um estudo sobre a viabilidade do conglomerado de comunicação. Um agravante é que, caso o governo não encontre interessados na compra, a EBC poderá ser fechada.

Os trabalhadores da EBC afirmam que tanto a desestatização como a sua eventual extinção são medidas inconstitucionais. Além disso, eles afirmam se tratar de um risco para a democracia brasileira, já que países com regimes democráticos consolidados contam com áreas de comunicação pública fortalecidas.

Além da TV Brasil, a EBC é composta por sete emissoras de rádio espalhadas pelo país. Também possui o site jornalístico Agência Brasil, que produz textos e fotos que abastecem milhares de grandes e pequenos veículos de comunicação.

Desde 2016, a estatal de comunicação vem passando por uma série de ataques. O governo Temer, por exemplo, destituiu o Conselho Curador da EBC, composto por representantes da sociedade civil. Além disso, os jornalistas vem revelando dossiês de censura no interior dos veículos. Menções ao golpe do impeachment, ao assassinato da vereadora Marielle Franco ou, mais recentemente, às medidas de isolamento no combate à pandemia viraram temas proibidos.

Desinformação

Para o jornalista da EBC Daniel Ito, diretor do Sindicato dos Jornalistas profissionais do Distrito Federal (SJPDF), além de cumprir os preceitos da própria Constituição Federal, a comunicação pública cresce em importância no momento atual, marcado pelo aumento da desinformação. Essa crise advém do aumento das chamadas notícias falsas, disseminadas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. “A comunicação pública poderia ser uma alternativa para solucionar essa crise. Mas o projeto está sendo abandonado pelo governo”, criticou Ito, em entrevista à repórter Larissa Bohrer, para o Jornal Brasil Atual, nesta quarta-feira (17).

Além disso, diferentemente dos veículos privados de comunicação, a EBC trata com maior atenção temas relativos à cidadania, direitos humanos e educação. Também difere dos canais estatais propriamente ditos, que se concentram em produzir informes sobre as ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“A comunicação pública é algo que fortalece democracia. Existe nas principais democracias do mundo. Os Estados Unidos têm, assim como Portugal, Espanha, Itália, Canadá e Argentina. A Inglaterra tem a BBC. A maior parte dos países possui uma comunicação pública forte dentro do seu sistema de comunicação”, disse Ito. Ele afirmou que a disposição dos funcionários da EBC é “lutar até as últimas consequências” contra a privatização ou extinção do conglomerado.

Golpismo

Para o jornalista Laurindo Lalo Leal Filho, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a desestatização da EBC faz parte do golpe iniciado em 2016. De acordo com o docente, a comunicação pública é quase sempre a primeira vítima, quando da ocorrência de golpes de estado ao redor do mundo, ao longo da história.

“Muitas foram as emissoras de rádio e TV invadidas por golpistas em diferentes países. No Brasil não houve uma invasão física. Ela foi substituída pela destruição do arcabouço legal, que dava caráter público à EBC, com a cassação pelo governo Temer do Conselho Curador da empresa”, destacou.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2021/03/17/bolsonaro-inclui-ebc-na-lista-de-privatizacoes-do-governo

quarta-feira, 17 de março de 2021

MORRE VÍTIMA DA COVID-19 O DIRIGENTE ESTADUAL DO SINTE/RN JOSÉ TEIXEIRA

É com imensa tristeza que noticio aqui o falecimento de um grande amigo, José Teixeira, Coordenador Geral do SINTE/RN, dirigente da CUT e do PT /RN. Seguidor da Teologia da Libertação, ele também integrava um grupo das CEB's (Comunidades Eclesiais de Base) da Igreja Católica.   

Durante o pleito eleitoral de 2020, Zé Teixeira foi o candidato a prefeito pelo PT no município de João  Câmara.

Zé era um dos grandes companheiros dessa nossa luta. Na época em que fui dirigente do SINTE/Lajes, (2007a 2010) ele sempre esteve aqui comigo em todos os momentos! 

Descanse em Paz meu amigo. 😢😢😢 Zé Teixeira, Presente! 

ATENÇÃO PROFESSORES >> Acontecerá hoje 17/03, uma importante votação relacionada a nossa categoria. Fiquemos atentos!

Fique por dentro!

Temos acompanhado o andamento dessa matéria em outros momentos, confira nos links abaixo 

https://professorcaninderocha.blogspot.com/2019/06/a-luta-pelos-precatorios-do-fundef-cnte.html

https://professorcaninderocha.blogspot.com/2018/07/educacao-em-debate-tcu-volta-atras-e.html

NO CAMINHO CERTO >> Opinião popular mostra-se favorável as medidas adotadas pelo Governo do RN nesse momento da pandemia

terça-feira, 16 de março de 2021

COMBATENDO AS FAKES NEWS >> Governo do RN lança canal esclarecendo a população e combatendo aqueles que sobrevivem da mentira e da enganação!


Que as fakes news são as maiores responsáveis pela desinformação, isso você já sabe. 

Pensando nisso, o  Governo do RN criou um canal específico pra você se manter bem informado sobre o que é FATO e o que é FAKE no RN. Valeu!

Acesse o link e confira: https://www.rnfatooufake.com.br/

segunda-feira, 15 de março de 2021

LAJES E SUAS PRIORIDADES >> A população cobra algumas situações que precisam ser melhor explicadas!

Prefeitura Municipal de Lajes/RN

Ultimamente temos observado algumas situações em nosso município as quais sempre tem levado a população a questionar o porque das mesmas estarem acontecendo, dentre as quais cito:
  • Por qual o motivo o prédio da Prefeitura Municipal de Lajes 👆👆👆 encontra-se desse jeito, todo fechado e ao mesmo tempo, academias, bares, algumas igrejas e todo comércio permanecem abertos? Lembrando também que todas as orientações técnicas mostram que qualquer ambiente onde tiver pessoas, o correto seria haver uma MAIOR CIRCULAÇÃO DE AR NATURAL (nesse caso, pelo menos as janelas deveriam permanecerem abertas)!
  • Por que os Boletins da COVID-19 divulgados pela prefeitura, sempre diferem tanto dos dados da emitidos pela SESAP e do LAIS?
  • Quanto a vacinação, quando será divulgada alguma nota pública, uma live ou mesmo um boletim com as informações sobre a quantidade de vacinas recebidas pelo município, quantidade de pessoas e as quais faixas-etárias já foram vacinadas e ainda, quem está sendo atendido no momento?
  • E por qual motivo aqui em Lajes, o Executivo não passa a adotar o Decreto Estadual, uma vez que a legislação diz que, em caso de dois decretos vigentes, o que contiver a lei mais rígida na forma de prevenção da COVID-19 passará a vigorar?
  • Finalmente as barreiras sanitárias foram instaladas (embora que depois de muitas cobranças), porém, a fiscalização sanitária precisar ser bastante melhorada nos vários locais dentro da cidade.
Canindé Rocha - Profº da Rede Pública em Lajes/RN

ATENÇÃO FUNCINÁRIOS APOSENTADOS >> Governo informa que descontos em contracheques dos funcionários aposentados serão devolvidos

Ao tomar conhecimento dos descontos indevidos nos contracheques de funcionários aposentados, neste sábado (13), a direção do SINTE/RN procurou de imediato respostas ao problema.

O Governo informou que foi um erro do sistema, responsável pela confecção da folha de pagamento e que logo na segunda-feira (15) fará contato com o pessoal da SEAD, responsável pela confecção das folhas.

“O SINTE continuará fazendo o acompanhamento desta situação até sua resolução definitiva, que é a devolução do desconto indevido no contracheque dos funcionários e funcionárias aposentados e aposentadas”, afirmou a professora e coordenadora geral Fatima Cardoso.

Fonte: http://sintern.org.br/governo-informa-que-descontos-em-contracheque-dos-funcionarios-aposentados-serao-corrigidos-e-devolvidos/

GOVERNO DA PROFª FÁTIMA BEZERRA TORNA-SE REFERÊNCIA NAS AÇÕES DE COMBATE A COVID-19 >> RN inspira governadores a lançarem Pacto em Defesa da Vida e da Saúde

Inspirados no movimento Pacto pela Vida, instituído no Rio Grande do Norte pela governadora Fátima Bezerra, os governadores do Brasil se uniram para formar um Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde. Motivados pelo agravamento da pandemia no país, a proposta divulgada em carta nesta quarta-feira (10), defende a pactuação dos três poderes e das três esferas da Federação no combate à pandemia da Covid-19.

O assunto foi debatido inicialmente em reunião, realizada no dia 12 de fevereiro, entre governadores e o presidente da Câmara, Arthur Lira. Na ocasião, a governadora, professora Fátima Bezerra, lançou a ideia preconizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Estamos todos juntos buscando mitigar os impactos da pandemia que já passa para a história contemporânea e que já afetou a vida de toda a sociedade brasileira e mundial”, destacou a chefe do Executivo potiguar.

O Pacto, endossado por Fátima Bezerra, expressa adesão às medidas restritivas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19); apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos, quando isso for possível; e expansão da distribuição de vacina, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional.

A carta dos governadores explica que “há limites objetivos à expansão de leitos hospitalares, tendo em vista escassez de insumos e de recursos humanos”. Por isso, “as medidas preventivas protegem as famílias, salvam vidas e asseguram viabilidade aos sistemas hospitalares.”

O Estado do Rio Grande do Norte conta com a Operação Pacto pela Vida, que já se tornou referência nacional. Trata-se de um acordo entre o Governo e as prefeituras para coibir as aglomerações de pessoas e garantir o cumprimento dos decretos e medidas sanitárias como o uso obrigatório da máscara facial e o isolamento social. Confira na íntegra a carta do Fórum dos Governadores do Brasil:


Fonte: ASSECOM/RN

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL >> Ufersa organiza workshop internacional sobre segurança hídrica

A segurança hídrica como direito universal, assim como os meios para assegurar essa conquista, estarão em debate nos próximos dias 22 e 23 de março, durante a realização da primeira edição do Workshop Internacional Uso Racional da Água, evento criado para celebrar o Dia Mundial da Água. A iniciativa é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). colaboradora.

Na Ufersa, o evento é idealizado pelo grupo de pesquisa Sistema de Gerenciamento e Efetividade da Conservação da Águas (Sigeca), dentro do projeto Diretrizes para Elaboração de um Plano de Uso Racional da Água (Depura). Além da universidade do semiárido potiguar, a realização do workshop também conta com a participação da Universidade Católica de Córdoba (Argentina) e da Universidade de Córdoba (Espanha).

No primeiro dia do evento, 22, será debatido o tema “Segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável”, tendo como palestranteo presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Roberto Sérgio Linhares, a partir das 9h50. Terá transmissão pelo canal ODS Agenda 2030, no Youtube.

Durante os dois dias, a programação ainda prevê conferências, trocas de experiências e painéis com representantes de instituições nacionais (além da Ufersa e Caern, a USP, UFBA, UNICAMP, UFCG, IFPB) e internacionais (US Salinity Laboratory – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Universidade Católica de Córdoba – Argentina e Instituto Patagônico de Estudos dos Ecossistemas continentais – IPEEC/CONICET, Argentina).

Também estão previstos, na programação transversal, momentos culturais e cursos online oferecidos pela Agência Nacional da Águas e Saneamento (ANA). O primeiro momento cultural, pela manhã, será a apresentação do cordel ECONOMIZAR ÁGUA É PRA JÁ!, do artista popular Wagner Cortêz de Lima. No começo da tarde, Wagner também apresenta a peça O Monólogo do palhaço - O PRINCÍPIO DA EXISTÊNCIA: A ÁGUA!

Outra atração do workshop é o desafio #uso racional da água, que vai premiar as melhores ideias e práticas na área de gestão sustentável da água. O anúncio dos vencedores será no final do evento. Os três vencedores de cada categoria receberão premiações diversas (um mil reais em espécie para os primeiros colocados, troféu, certificado, livros, mochilas personalizadas e camisetas). Os dez finalistas terão seus trabalhos publicados em edição especial do Dia Mundial da Água da Revista Informação em Cultura da Edufersa.

As inscrições para o workshop estão abertas até o dia 20 de março e devem ser feitas no Sigaa/Ufersa. O passo a passo para a inscrição pode ser visto neste link: https://www.youtube.com/watch?v=8qdU1t5PYb8 .

O dia 22 de março como Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). É uma data para a celebração da consciência sobre a importância de conservar, preservar e proteger os recursos hídricos no planeta.

Fonte: https://defato.com/mossoro/94562/ufersa-organiza-workshop-internacional-sobre-segurana-hdrica

domingo, 14 de março de 2021

QUEM DEFENDE O QUE? >> Como votaram os Deputados Federais do RN, no tocante a PEC 186/2019

A PEC 186 hoje chamada de emergencial data de 2019 e nada tinha a ver com auxílio emergencial para a pandemia. Trata-se de um pacote de arrocho fiscal encomendado ao Congresso em 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes, antes mesmo de se falar em covid-19 ou novo coronavírus.

Não faltaram parlamentares, tanto no Senado quanto na Câmara a classificar a proposta como “chantagem” e “PEC Jabuti”, por condicionar dois temas que poderiam ser tratados em separado para forçar a aprovar um tema de difícil aceitação (arrocho fiscal) sob pretexto da urgência do auxílio aos mais necessitados.

Destaco negativamente aqui os votos dos deputados: Benes Leocádio (Republicanos) e o USURPADOR DE MANDATOS, o tal do Beto Rosado (PP), que tem como principal apoiador aqui em Lajes, o atual prefeito Felipe Menezes.

Mais uma vez PARABÉNS a Deputada Natália Bonavides (PT) e ao Deputado Rafael Motta (PSB) elo correto posicionamento!

Abaixo, mais informações sobre essa PEC: (Fonte: https://www.assufrgs.org.br/2021/03/12/pec-emergecial-e-aprovada-podendo-congelar-salarios-de-servidores-por-15-anos-e-roubando-dinheiro-publico-para-pagamento-da-divida)

Com a PEC 186 aprovada, somada ao Teto de Gastos, os salários dos servidores podem ficar congelados até 2036!

A PEC Emergencial tem como principal medida de ajuste fiscal a proibição de concessão de aumentos salariais a servidores e contratação de novos funcionários públicos. Esse gatilho é acionado se o projeto de lei do orçamento federal indicar que a despesa primária obrigatória (pessoal e previdência, por exemplo) passar de 95% da despesa primária total (inclui investimentos). As vedações são aplicáveis especificamente para o órgão ou Poder que passar desse limite e valerão durante todo o ano em que o orçamento for executado.

Entre as vedações estão a criação de cargo que implique aumento de despesa; a realização de concurso público para vagas novas; e a adoção de medida que implique reajuste de despesa obrigatória acima da variação da inflação.

Nossos parabéns a todos(as) que através do dom da Poesia buscam fazer desse mundo um lugar melhor!