sábado, 21 de abril de 2012

Notícias da Educação

13ª Semana em Defesa da Educação começa neste sábado (21)

Neste sábado, dia 21 de abril, começa a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, cujo tema é "A realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação)". A mobilização acontece em todo o país, quando os sindicatos filiados à Confederação irão promover atos públicos e discussões sobre essa temática.

A 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública trará esse debate à tona, nas escolas e demais espaços públicos. Entre os dias 21 e 27 de abril, a CNTE e seus filiados esperam ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas.

Veja a programação abaixo, da 13ª Semana:
• 21/04 – Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.
• 22/04 – Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.
• 23/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.
• 24/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).
• 25/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.
• 26/04 – Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.
• 27/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho. (CNTE, 19/04/12)


Dinheiro direto na escola abre prazo de adesão


Já está aberto o prazo para que municípios, Estados, Distrito Federal e suas respectivas unidades de ensino façam a adesão ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 


Resolução publicada no Diário Oficial da União coloca como prazo para adesão até 31 de outubro. Os recursos, que são repassados diretamente às escolas, destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e manutenção da infraestrutura do colégio, ou para a compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. 

O orçamento do programa para este ano é de R$ 1,9 bilhão. No ano passado, o FNDE repassou mais de R$ 1,5 bilhão em benefício de mais de 137 mil escolas.

Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical


A CUT está realizando o Plebiscito Nacional sobre o Fim do Imposto Sindical, que faz parte da Campanha Nacional por Liberdade e Autonomia Sindical - uma bandeira histórica da Central Única dos Trabalhadores. 

Povos nativos: Sobrevivência indígena depende da oralidade e das mobilizações

Potiguar, na língua tupi, quer dizer "comedor de camarão". Além disso, os naturais ou habitantes do Rio Grande do Norte são chamados assim numa alusão aos índios Potiguar, que habitavam a costa do Estado quando os europeus aí aportaram.

Com tudo isso, a história oral, por meio das narrativas individuais e coletivas, é o que fortalece a identidade dos grupos indígenas do Estado. Segundo relatório do Grupo de Estudos da Questão Indígena do RN (Paraupaba), as famílias vêm sendo referenciadas como "caboclas", "mestiças" ou sob uma visão simplificadora que as classifica como "família rural", "família do campo", levando-se em conta apenas aspectos relacionados a sua ocupação geográfica, desconsiderando os aspectos socioculturais, sua gênese e memória social. 

Para Jussara Galhardo, responsável pelo grupo, a carga imposta pelo sistema político-ideológico dominante, tendo como forte aliada a história oficial, desconsidera a dinâmica dos atores sociais, fossilizando-os na história do passado colonial. "Hitoriograficamente, os grupos indígenas foram legados ao esquecimento", comenta.

Desde 2000, ela estuda o assunto e, para conseguir os dados relativos aos indígenas do RN, precisou visitar todas as comunidades em busca de respostas e informações. "As informações sobre os índios locais é que eles se deslocam, mas é preciso esclarecer que, quem se desloca, desloca-se para algum lugar e não desaparece", explica Jussara.

Caminhada histórica e cultural possibilitará que cidadãos conheçam mais sobre a cidade

museu_lauro_da_escossia Fonte: Jornal O Mossoroense
 
Os cidadãos de Mossoró e de outros municípios terão a oportunidade de participar da 1ª Caminhada Histórica de Mossoró, que acontecerá no dia 25 de maio, às 15h. O passeio terá início no Museu Lauro da Escóssia, passando por 17 monumentos até chegar à Estação das Artes Elizeu Ventania. Essa é uma oportunidade dos cidadãos reviverem a sua história e as pessoas de outras regiões conhecerem melhor a cidade.

De acordo com o diretor da empresa idealizadora da caminhada, Jarbas Filho, o projeto foi inspirado em uma ação semelhante que acontece em Natal, desde 2008, pelas praias da cidade.

"Através da cultura local, pode-se perceber o quanto a história é valorizada no município, desta forma pensamos em resgatar essas memórias que englobam desde o primeiro voto feminino até a luta travada contra o bando de Lampião, e divulgar para a população", afirmou.
Jarbas ainda ressaltou a importância dessa prática para o turismo local, pois segundo ele além de resgatar o passado histórico cultural do povo mossoroense, a caminhada também vai fomentar o turismo interno e externo da cidade.

Pesquisa afirma que muitas pessoas não associam o fumo a doenças cardiovasculares

O hábito de fumar não é associado às doenças cardiovasculares como um fator de risco por muitas pessoas em diversos países, segundo estudo apresentado no Congresso Mundial de Cardiologia, que acontece em Dubai até o dia 21 de abril.

Encomendada pela Federação Mundial do Coração e executada pelo Projeto Internacional de Controle do Tabaco (ITC Project, em inglês) e pela Iniciativa Contra o Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pesquisa apresentada mostra que 70% dos fumantes chineses, 50% dos indianos e 40% dos holandeses desconhecem que o fumo contribui para o infarto. Os dados são referentes a 2009 e 2010.

Em relação ao Brasil, 24,6% dos fumantes adultos, em 2008, não acreditavam ou não sabiam que o cigarro pode levar ao infarto, segundo pesquisa divulgada na página do ITC na internet.

No Reino Unido, nos Estados Unidos, na Austrália e no Canadá – considerados avançados em sistema de saúde e legislação antitabagista –, quase 50% de pessoas que fumam afirmaram não saber que os fumantes passivos estão sujeitos a um ataque do coração quando expostos ao cigarro.

Jornalistas debatem pedagogia da mídia

Fonte: Jornal tribuna do Norte


A UFRN, através do grupo de pesquisa Comídia (Comunicação, Cultura e Mídia, do Curso de Comunicação Social), realiza nesta quinta-feira (26), a partir das 14h, no auditório do Labcom, o 1º Encontro de Educomunicação, que contará com a presença do professor titular da USP, Ismar de Oliveira Soares, que abordará o tema: "Educomunicação no Contexto Escolar: por uma pedagogia das mídias."

O professor Ismar Soares é o responsável pela sistematização do conceito de Educomunicação após pesquisa do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação.

Assessorou a criação, pela USP, da Licenciatura em Educomunicação, e é o autor de projetos como o Educom. rádio para 455 escolas do município de São Paulo.

O objetivo principal do evento é o desenvolvimento de experiências nessa área, visto que os trabalhos em educomunicação têm hoje um papel fundamental em canalizar as habilidades latentes nos jovens para a produção de mídia marcada pela criatividade, motivação, contextualização de conteúdos, afetividade, cooperação, participação, livre expressão e interatividade.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Protógenes vai pedir a cassação de Sérgio Guerra e Rogério Marinho


A informação está no blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha.

O deputado e delegado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) pretende pedir ao Conselho de Ética da Câmara a cassação dos deputados Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Rogério Marinho (PSDB-RN) por quebra de decoro parlamentar. Segundo imagens que obteve recentemente, gravadas pelo circuito interno da Câmara, Guerra indicou e Marinho destruiu um cartaz pedindo a CPI da Privataria Tucana que estava na porta do gabinete de Protógenes.

Será chumbo trocado, já que Guerra pediu a cassação de Protógenes ao Conselho de Ética por causa das gravações telefônicas obtidas durante a operação Monte Carlo, que flagraram o deputado comunista conversando com Dadá (ou Chico), o sargento da Aeronáutica Idalberto Matias Araújo. A denúncia contra Protógenes foi primeiro divulgada pelo Estadão. O deputado sustenta que herdou um relacionamento profissional com Dadá de quando o sargento atuou na Operação Satiagraha, como agente lotado na Agência Brasileira de Informações (ABIN). As gravações foram usadas numa tentativa de evitar que Protógenes fosse indicado para atuar na CPMI do Cachoeira, recém-instalada no Congresso, o que acabou acontecendo por decisão do PCdoB. 

Fonte: Blog do Marcos Imperial

Canteiros de Natal recebem plantio de árvores nativas


Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a ONG - Horto Florestal Parque do Pitimbu, realizou nesta sexta feira, 20 de abril, plantios de árvores nativas nos canteiros da av. Prudente de Morais e da rua Régulo Tinoco com Ernani da Silveira e Av. Walfredo Gurgel com objetivo de aumentar a camada verde da cidade.

Para a bióloga da Semurb, Ana Cristiana Advíncula os plantios visam promover um aumento da qualidade ambiental da cidade assim como sensibilizar a população para a “responsabilidade cidadã a proteção e restauração do meio ambiente”, diz ela. Do ponto de vista biológico, as árvores urbanas conferem a manutenção das populações animais que vivem nas áreas urbanas, fornecendo abrigo e alimento.

Notícias de Lajes

Poder Legislativo
A Câmara Municipal estará realizando hoje, 20 de abril, às 19:00 h, uma Sessão itinerante, na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, onde reunirá os moradores dos bairros: Alto da Maternidade, Cohab e Nova Esperança. Esta será uma oportunidade para os moradores dessas localidades buscarem soluções junto aos representantes públicos para os problemas que esses bairros enfrentam.

19 de Abril dia do Índio no Centro CEMEI em Lajes-RN
Ontem, 19 de Abril no CEMEI - Centro Municipal de Educação Infantil de Lajes - os Professores e a Direção construíram uma OCA com objetos, frutas e comidas para mostrar as crianças como o Índio vive, seus costumes e sua sobrevivência. O importante de comemorar o dia do Índio é que ao mesmo tempo a Cultura é relembrada. O Índio que ainda existe no Brasil tenta de toda forma resgatar seu espaço que foi tirado a algumas décadas atrás.
Com informações do Blog Cabugi Notícias

Tríduo de Santo Expedito no Boa Esperança
Teve inicio na noite de ontem, 19, a festa de Santo Expedito e São Cristovão, no bairro Boa Esperança, próximo ao Posto Militão. Com a Benção do Santíssimo na Matriz e início da Carreata que percorreu a cidade com as Imagens de Santo Expedito e São Cristóvão até a Capela no Bairro da Esperança onde aconteceu a Missa de abertura da Festa.
Com informações do Blog da Paróquia de Lajes 


Trilheiros da Caatinga na estrada
A Associação Trilheiros da Caatings estará neste sábado participando de uma importante reunião em Jardim de Angicos. O objetivo desta é a interação entre diversos grupos da região para futuras pesquisas e desenvolvimento de atividades turísticas.
Fonte: Blog Trilheiros da Caatinga

Natal sedia encontro sobre políticas de cultura para os Museus.

Imagem Interna
O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira, 18 de abril, o projeto Conexões Ibram, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. O trabalho será realizado até a próxima sexta-feira (20), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal, com a presença de cerca de 170 participantes vindos de todo o estado.

Segundo o presidente do Ibram,  José do Nascimento Junior, a presença dos representantes do setor no evento demonstra uma vontade de crescimento. “Isso é reflexo da mobilização e da vontade do setor em buscar soluções. Estamos aqui hoje pactuando políticas públicas, mas a agenda de trabalho não se encerra com o evento: é preciso dar continuidade às ações”, destacou.

O Conexões Ibram teve início este ano. Trata-se de um projeto de pactuação das políticas de Cultura na área museológica, envolvendo todos os estados brasileiros. O objetivo é estender as políticas públicas do setor para museus estaduais e municipais, mediante a construção de uma agenda comum de trabalho.

O primeiro encontro entre dirigentes e assessores do Ibram com representantes dos governos estaduais e das unidades museológicas aconteceu no dia 21 de março, em Salvador, no Museu de Arte da Bahia.

Fonte: Site da Dep. Federal Fátima Bezerra

Bispos participam de reflexão sobre Estado Laico

fabio50agUma reflexão sobre a laicidade do Estado esteve na pauta de trabalho dos bispos reunidos na 50ª Assembleia Geral, que ocorre em Aparecida/SP do dia (18) até 26/04. Para assessorar esta tema, os bispos convidaram o professor Fábio Comparato, doutor em Direito Internacional pela Universidade de Sorbone, na França.

Em sua apresentação, Comparato fez uma distinção entre fé e ética. Para ele a fé é uma atitude de confiança, que fala de verdades sobrenaturais, eternas e imutáveis. Já a ética trata de um conjunto de normas, usos e costumes vigentes em uma sociedade.

Desta forma, o estudioso afirmou que a Igreja faz parte da sociedade política, e como todos os grupos religiosos, tem o direito de viver em igualdade de condições. “Entendo que o conceito de Estado laico é este”, afirmou o professor.

Para ele, a Igreja, tem duas missões fundamentais neste tipo de Estado. “Trabalhar pela livre conversão das almas à fé cristã, e de outro lado, lutar pela adoção dos preceitos adotados pela ética, predominantemente aceita como Direitos Humanos”. Tais direitos, segundo Comparato, se fundam “na iminente dignidade do ser criado, segundo à fé bíblica, à imagem e semelhança de Deus”. Após a apresentação, os bispos realizaram intervenções para aprofundamento do tema.

Fonte: CNBB

Destinos turísticos do Brasil nas mídias sociais

Os turistas estrangeiros contam com um novo canal no Youtube para auxiliá-los no planejamento de suas viagens ao Brasil. O canal tem imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no País. Ao acessar a página, o turista deverá responder a quatro perguntas: quando virá, quantos dias irá permanecer, com quem e qual o motivo da viagem (compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura). A partir daí, a ferramenta vai disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta. 

O turista poderá, ainda, assistir aos vídeos postados por outros visitantes, visualizar a localização dos destinos no Google Maps, receber dicas disponíveis no TripAdvisor e, por fim, compartilhar sua seleção com os amigos no Facebook. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) está investindo mais nas mídias digitais como plataforma para a divulgação, no exterior, dos destinos turísticos brasileiros. Cerca de um terço (30,9%) dos estrangeiros que vêm ao Brasil organizam sua viagem pela internet, segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional de 2010, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sob encomenda do Ministério do Turismo e da Embratur.

Fonte: secom.gov.br

Senac: Inscrições para bolsas de estudos terminam nesta sexta

Fonte: Jornal Tribuna do Norte


Termina nesta sexta-feira (20) o prazo de inscrição para a primeira fase do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que ofertará 805 bolsas de estudos integrais, nos municípios de Assu, Caicó, Macaíba, Natal e Parnamirim, para cursos profissionalizantes. Os interessados devem se cadastrar para seleção  exclusivamente por meio do site www.rn.senac.br. O programa está oferecendo cursos em áreas como informática, gestão, beleza, comércio e turismo. O início das aulas é previsto para o próximo dia 23.

De acordo com o informações do Senac, os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem da inscrição, observando-se ainda os critérios definidos pela Política do PSG: possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais (até R$ 1.244) e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade de curso.

Quem não conseguir abocanhar uma vaga terá outras oportunidades ainda este ano. Entre abril e dezembro, o Senac pretende lançar mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa. Os candidatos que não forem contemplados na primeira fase poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

PARA CONFERIR A DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS E OS CURSOS, POR MUNICÍPIOS, CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril - dia dos Índios: CNBB e os Povos Indígenas

Dom Édson Damian: “Temos uma dívida social imensa com os povos indígenas” 

Fonte: CNBB

“Temos uma dívida social imensa com os povos indígenas pelos massacres, genocídios, inomináveis crueldades e injustiças praticadas ao longo destes 512 anos de invasão e extermínio”, disse dom Édson Tasquetto Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), presidente da celebração eucarística realizada no Santuário Nacional de Aparecido neste segundo dia da 50a. Assembleia dos Bispos da CNBB.

Dom Damian é bispo na diocese onde 90% da população é formada por povos indígenas e trabalha em profunda sintonia com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), um dos organismos vinculados à CNBB com atuação reconhecida na história recente do Brasil. Ele lembrou da fundação do Conselho e destacou: “o seu início, é marcada pelo testemunho dos mártires. Lembro apenas alguns: Pe Rodolfo Lukenbein, Simão Bororo,  Pe João Bosco Penido Burnier, Ângelo Pereira Xavier, cacique Pancaré, Ângelo Kretã, líder dos Kaingang, Marçal Tupã-y, líder Guarani que saudou o papa João Paulo II quando visitou o Brasil em 1980, Ir Cleusa Rody Coelho, Pe Ezechiel Ramin, Ir Jesuíta Vicente Cañas. Xicão Xucuru, Galdino de Jesus, queimado vivo por um bando de jovens em Brasília, Cacique Nísio Gomes Guarani Kaiowá, o último que foi assassinado, em novembro do ano passado, no Mato Grosso do Sul”.

O CIMI tem 40 anos de existência que foram comparados por dom Damian, durante a homilia, como “o tempo em que o povo hebreu andou pelo deserto rumo à Terra Prometida e ajudam a manter viva a esperança dos povos indígenas que aguardam o processo de demarcação de 335 territórios e de outros 348 que ainda estão em fase de reivindicação”. O bispo de São Gabriel da Cachoeira manifestou seu apreço pelas comunidades indígenas “Sempre me encanto com estes irmãos. Apesar de uma vida dura e penosa nunca perdem a alegria e a fé que se expressam no sorriso límpido, espontâneo, cativante. Quando adoecem demoram até uma semana, nas frágeis embarcações com motor de ‘rabeta’, para serem transportados a São Gabriel, debaixo de sol abrasador ou de chuva torrencial. Dizia-me um médico que muitos chegam tão debilitados que se torna muito difícil ou até impossível o tratamento”.

A primeira investigação sobre a mídia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

CPI do Cachoeira, CPI da empreiteira Delta, CPI do Agnelo… A mídia passou dias e dias construindo versões sobre o foco que terá a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que ela mesma disse que não sairia porque, pasme-se, “o governo” teria “medo” da investigação.

As ameaças dos meios de comunicação de inverterem o foco da CPMI e de jogá-lo contra os partidos da base aliada e contra o governo Dilma de fato surtiram algum efeito. Parlamentares de todos os partidos se preocuparam. Mas a preocupação decorreu da campanha midiática. Ponto.

Todavia, essa investigação tem tanta chance de se voltar para a relação da Veja com o esquema Cachoeira quanto contra qualquer outro alvo.

Jornalistas de alguns grandes meios de comunicação, sobretudo os da Folha de São Paulo, começaram a tocar no assunto como este blog previu que fariam. Ao tratarem das relações da Veja com Cachoeira, dizem o óbvio: criminosos podem, sim, ser fontes da imprensa.

Alguns desses jornalistas reconhecem que tiveram contato com Cachoeira e explicam que foram contatos fortuitos, o que os torna explicáveis. Agora, no caso da Veja, não. São centenas de ligações e sabe-se lá quantos encontros presenciais.

Educação

Municípios começam a aplicar os 33% de hora-atividade

Vários municípios pelo país afora estão aplicando os 33% da hora-atividade destinada ao planejamento. O mais importante é que a forma de aplicá-la se confirma sob uma matemática bem simples. Se a jornada é de 30 horas semanais, os professores passam a ter 20 horas em sala de aula e 5 horas de planejamento, na escola.

“A interpretação de minutos ou hora-aula não tem sustentação nos tribunais e os gestores estão aos poucos organizando seus sistemas de ensino com a convocação de concursados para as vagas que se abrem.”, diz Fátima Cardoso. 
Fonte: site do Sinte/RN 

Conselho do Fundeb em Lajes realiza reunião com presença de autoridades

Foi realiza na tarde desta quinta-feira, 18, nas dependências da Câmara Municipal mais uma reunião ordinária do Conselho do Fundeb presidida por Nizangela Laureano Alves (Presidente) e Erinaldo de Abreu (vice-presidente) contando com a participação da Promotora de Justiça do município, Drª. Juliana Alcoforato, que muito tem contribuído para gestão municipal orientando e colaborando com a educação.

Na pauta da reunião foi apresentado pela Secretária de Educação o relatório da prestação de contas do Fundeb referente aos meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2012. A professora Irene Martins respondeu aos questionamentos a respeito do transporte e merenda escolar fazendo um relato das ações de 2011.

Os Conselheiros do Fundeb aproveitaram a reunião para convidar a comunidade em geral para participar das reuniões ordinárias que acontecem as segundas e quarta feira de cada mês.

Fonte: Blog do Robson

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Parabéns EEFOC pelo belo Sarau Cultural

 Fonte: Blog do EEFOC
 
A Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral Promoveu no dia 14/04/2012 o seu 4º SARAU, tendo como tema: Os Aspectos da Cultura Lajense.  O Evento Contou com a participação massiva dos estudantes e membros da comunidade, tendo também a participação de um dos Grupos mais importantes de nossa localidade, o Projeto Pau e Lata. Confira todas as fotos desse Evento clicando Aqui.

Nossos parabéns a todos que fazem a Esc. Estadual Francisco de Oliveira Cabral por esse belíssimo evento de cunho educativo, artístico e cultural.

Oportunidade: BNB apoia teses e dissertações de mestrado e doutorado de relevância para o desenvolvimento regional

O Banco do Nordeste acaba de lançar edital de apoio a teses e dissertações de mestrado e doutorado de relevância para o desenvolvimento regional. Serão apoiados estudos nas áreas de Economia, Meio Ambiente e Planejamento Urbano.

Poderão contar com o auxílio financeiro do Banco do Nordeste, no montante de R$ 420 mil, alunos de Mestrado ou Doutorado que desenvolvam projetos nas temáticas de relevância para o desenvolvimento de Região Nordeste. Os recursos são de caráter não reembolsável e oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci).

Os interessados em participar da seleção podem encaminhar seus projetos até às 22 horas do dia 01 de junho de 2012 através do Formulário Único de Proposta (FUP), disponível para download no site do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br), diretamente no link http://bit.ly/IyQk4P

“Em especial, integrando as comemorações dos 60 anos do BNB, esta edição visa estimular o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre a sua atuação, enquanto agente catalisador do desenvolvimento sustentável da região Nordeste.

Neste intuito, além de estudos nas áreas de Economia, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, o Aviso apoiará projetos nos temas Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), programas de Microcrédito (Crediamigo e Agroamigo), entre outros”, afirma o gerente do Ambiente de Fundos Científicos, Tecnológicos e de Desenvolvimento do BNB, Allisson Martins.

Segundo ele, a relação dos projetos selecionados será anunciada no Fórum BNB de Desenvolvimento, a ser realizado por ocasião do aniversário do BNB, em julho próximo.

Blog de Aclecivan

RN contabiliza 1.164 casos de dengue

Até o dia 13 de abril, 6.864 casos foram notificados. Atualmente, 19 municípios do RN registram alta incidência da doença.

 Por Gerlane Lima, Com informações do Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), divulgou, nesta terça-feira (17) os dados mais recentes sobre o panorama da doença no Rio Grande do Norte. Até a Semana Epidemiológica 13, o Rio Grande do Norte contabilizou 6.864 casos notificados de dengue, dos quais 1.164 foram confirmados.

Atualmente 84 municípios do RN apresentam baixa incidência da doença, enquanto 23 encontram-se com média, 19 registram alta e 41 estão com incidência silenciosa. De acordo com a Coordenadora do PECD, Kristiane Fialho, para combater a propagação da dengue no Estado, o programa tem realizado reuniões técnicas nas Regionais de Saúde, discutindo a importância das ações de vigilância epidemiológica e de prevenção.

Nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17), a equipe técnica da Sesap esteve na III Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), sediada em João Câmara, e, nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), visitará a V Ursap.

Deputado Mineiro critica projeto de lei que quer privatizar serviços públicos sem licitação

Por: Assessoria do Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT

Na sessão plenária desta terça-feira, 17, o deputado Fernando Mineiro dedicou sua fala ao projeto de lei encaminhado na última quinta-feira, 12, pela governadora Rosalba Ciarlini ao Poder Legislativo. O projeto, que é uma modificação da lei complementar 271/2004, é uma tentativa de privatização das áreas de ensino, cultura, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, preservação do meio ambiente e saúde.

“O projeto encaminhado para esta Casa é a confissão de que o Governo do Estado não tem competência para gerir os serviços públicos e de que há uma tentativa de beneficiar empresas específicas”, ressalta o parlamentar. A Lei Complementar nº 271/2004, aprovada pela ALRN durante o Governo Wilma de Faria, possibilita a parceria entre Governo e iniciativa privada exclusivamente na área de ensino de turismo e hotelaria. "Nós aprovamos a Lei para que o Senac pudesse administrar o Hotel-Escola Barreira Roxa", relata Mineiro.

José Agripino e o governos dos Demos no RN: mais do mesmo

A entrevista de José Agripino a Tribuna do Norte ajuda a solidificar a visão de que o governo não tem um plano para o RN, tem apenas um projeto de poder. O senador, durante a entrevista, reconheceu que a governadora não se encontra bem avaliada. Porém, utilizou mais uma vez o argumento retrovisor, creditando tudo na conta de Wilma e Iberê. Depois da justificativa, voltou a falar sobre as eleições municipais de 2012.

A ênfase do discurso gira sempre em torno da demonização do passado, aliado a frases publicitárias do tipo: “vamos fazer acontecer”, ou “estamos reconstruindo e avançando”. Pura verborragia que demonstra a ausência de uma visão sobre a segurança pública, saúde e educação. Ou melhor, esconde que as áreas sociais nunca foram prioridade para a atual gestão. A diminuição dos recursos enviados é prova disso. Uma entrevista que, no final das contas, é mais do mesmo.

REMANEJAMENTOS
Os remanejamentos orçamentários já chegaram a 360 milhões de reais. Continua fazendo caixa. Resta saber para quê.

Fonte: site Carta Potiguar

CNBB: Legítimo reconhecimento e justiça social

Nota oficial da CNBB sobre o julgamento da titulação das terras quilombolas

“A garantia da propriedade das terras secularmente ocupadas por eles é dever constitucional e compromisso ético-moral”. Desta forma, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se manifestou por meio de nota nesta terça-feira, 17/04, a respeito do julgamento que será realizado pelo Supremo Tribunal Federal quanto à titulação de terras quilombolas pela União.

A Conferência recorda no documento que os artigos 215 e 216 da Constituição Federal asseguram aos quilombolas o direito à preservação da própria cultura e do seu patrimônio imaterial. Confira, a seguir, a íntegra da declaração: Nota Sobre as Comunidades Quilombolas Diante do iminente julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Ação Direta de Inconstitucionalidade, que questiona a titulação de terras quilombolas pela União, como determina o Decreto 4887/2003, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vem ratificar seu apoio à manutenção do referido Decreto, assegurando o atual processo de reconhecimento, demarcação e titulação das terras quilombolas. O Brasil tem uma dívida histórica para com a população afro-brasileira, da qual muitos são remanescentes de quilombos.

Destaque » Aluno potiguar vira celebridade nos Estados Unidos

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O potiguar Felipe Madruga, 17, conseguiu destaque ao apresentar o “verdadeiro” Brasil aos americanos; o intercâmbio lhe rendeu até a chave da cidade de Clintonville, em Wisconsin. Ele é potiguar, tem 17 anos de idade, e já é uma celebridade nos Estados Unidos. O que parecia ser apenas mais um intercâmbio de rotina do Rotary Clube Natal, transformou-se numa “missão” para Felipe Augusto Madruga de Sousa. Em Clintonville, pequena cidade do Estado de Wisconsin, ele está estudando para concluir o Ensino Médio (o Senior Year norte-americano), aprimora o seu inglês, mergulha fundo em novas culturas e, o mais importante: apresenta Natal, o Rio Grande do Norte e o Brasil para um desinformado povo do extremo Nordeste dos Estados Unidos.

Para se ter uma ideia do grau de desinformação dos moradores de Clintonville/WI, “muitos aqui achavam que a capital do Brasil era Buenos Aires e que o idioma falado no país era o espanhol. Do Brasil, eles só sabiam sobre o Cristo Redentor, o Carnaval e as favelas do Rio de Janeiro”, revelou Felipe, que conseguiu surpreender muitos professores, estudantes e até políticos da cidade americana ao apresentar o Brasil, através de palestras. “Eles ficaram muitos surpresos quando souberam que o Brasil era formado por 26 Estados e um Distrito Federal”, disse. “Nas apresentações, abordo o Brasil, o Rio Grande do  Norte e Natal, nos aspectos geográficos, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. E falo, também, sobre o estilo de vida dos brasileiros”, completou Felipe Madruga, explicando o conteúdo das  palestras.

INTERNET » Facebook supera Google no Brasil como site mais visitado


O Facebook superou o Google como site mais visitado no Brasil no último fim de semana, na primeira vez para o período, de acordo com levantamento da empresa de pesquisa de mercado Experian Marketing Services.

A rede social atingiu 10,86% das visitas no sábado e 10,98% no domingo, ante 10,85% e 10,55% de visitas ao site de buscas, respectivamente. O número de visitas registradas pelo Facebook no Brasil cresceu 86,73% nos últimos seis meses, segundo a empresa de pesquisa.

Em 19 de dezembro, o Facebook superou a visitação da rede social rival Orkut, controlada pela Google, consolidando a posição a partir de 9 de janeiro, segundo a Experian.

Da Agência O Globo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Morre aos 112 anos mulher mais velha do RN

Dona Maria Alexandrina, que era considerada a mulher mais velha do Rio Grande do Norte, morreu aos 112 anos na comunidade de Cachoeirinha, que fica a 3 km do centro do município de Currais Novos. No dia 15 de maio, ela completaria mais um ano de vida. A morte foi por causas naturais.

Maria Alexandrina era mãe de 22 filhos, o seu filho mais velho, José Alexandrino, está com 96 anos e a sua filha caçula tem 68 anos de idade. Não se tem a quantidade exata de netos, mas, calcula-se que havia em torno dos 180, tinha 50 bisnetos e 20 tataranetos.

Lixo no DF: JN atirou em Agnelo e acertou em José Agripino e Sérgio Guerra

Quer saber porque o Jornal Nacional parou de atacar o governador do DF? Na Operação Monte Carlo não encontraram nada que comprometa o atual governador, mas sobre contratos de lixo, outra operação, a Caixa de Pandorra (do mensalão do DEM) tem material explosivo. Leia mais na Rede Brasil Atual.

Conselho Municipal de Habitação realiza reunião


No último final de semana foi realizado mais uma reunião do Conselho Municipal de Habitação do município de Lajes. Entre os principais assuntos discutidos, ficou o Programa Minha Casa, Minha Vida que esta em execução onde atualmente constrói sessenta residências e em poucos meses tem inicio mais quarenta.

O Poder Público municipal tem realizado um trabalho nos últimos três anos com o objetivo de dá uma melhor condição de vida aos cidadãos com habitação, e o Programa do Governo Federal tem presença firme em Lajes. Estiveram presentes na reunião representantes dos mais diversos seguimentos sociais do municipio.

Da Redação do Blog do Robson

Pesquisa aponta que 73,3% dos atuais prefeitos pretendem disputar reeleição

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nesta segunda-feira, 16, uma pesquisa que mostra que 73,3% dos atuais prefeitos têm intenção de concorrer a um novo mandato nas próximas eleições.

A pesquisa informa ainda que dos 5.563 municípios brasileiros, os atuais prefeitos podem concorrer à reeleição em 3.302 deles e que, até o mês de março passado, 2.418 deles já tinham decidido enfrentar o pleito eleitoral.

Também de acordo com a pesquisa da CNM, 500 prefeitos não pretendem se reeleger e os indecisos chegam a 333. Do total de municípios brasileiros, em apenas 51 deles a CNM não conseguiu contato com os prefeitos.

Já o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, não se impressiona com tantos números e afirma que há um movimento de desinteresse pela reeleição por parte dos atuais prefeitos. Nas eleições municipais de 2008, 76,9% dos prefeitos se candidataram.

Nanau é o novo presidente do PT de Angicos


O PT de Angicos tem novo presidente, e se chama o ex-vereador Edinaldo Nunes de Lima, o famoso Nanau, que pré-candidato a prefeito na cidade. O vice-presidente ficou com o José Leão Cavalcante, mais conhecido Zé Leão.

Nanau está animado com a pré-candidatura e disse que vai fazer passar uma mensagem diferente para os eleitores angicanos, e tentar mudar a realidade da política local de que apenas as famílias tradicionais têm vez e poder.

“O povo está consciente e precisa ser mais ainda de que não deve votar em quem tem dinheiro para decidir uma eleição, mais quem tem proposta e condições de administrar”, disse o famoso Nanau.
Fonte: Blog de Aclecivam

Destaque: Professor da UFRN participará de congressos na China

O professor Carlos Alfredo Galindo Blaha, do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (RENORBIO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participa, no período de 25 a 28 de abril, de dois congressos na China.
 
O primeiro, 3º Congresso Mundial de Microbiologia de Petróleo, acontece entre os dias 25 e 27 de abril, e, de 25 a 28 de abril, acontece o 2º Congresso Anual de Bioenergia acontece de 25 a 28 de abril. Ambos serão realizados na cidade de XI’an, China.
 
Durante esses eventos, o professor Carlos Blaha ministra palestras, apresentando os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos seus alunos de graduação e pós-graduação na área de Biotecnologia Aplicada no setor de petróleo e gás e biocombustíveis, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 
Além disso, o professor aproveitará esses eventos para convidar palestrantes e patrocínios para a realização da terceira edição do Braziliam Symposium on Petroleum Biotechnology, que será realizada em 2013 na UFRN, sob sua coordenação.
 
A participação do professor Carlos Blaha nos dois congressos mundiais, nos quais se discutirão questões relacionadas ao futuro da biotecnologia e microbiologia no setor de petróleo e gás e também na indústria de biocombustíveis, é uma oportunidade para se ampliar o diálogo e a cooperação com instituições e pesquisadores da China, além de permitir a internacionalização do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mais informações na página do evento: http://www.bitlifesciences.com/wcp2012/welcomemessage.asp ou emhttp://www.cb.ufrn.br/crob/ ou envie email para bioinformatica@cb.ufrn.br. 
 
Divulgação da AGECOM.

Tríduo de Santo Expedito no bairro Boa Esperança

Terá inicio no próximo dia 19, quinta-feira, a programação da festa de Santo Expedito e São Cristovão, no bairro Boa Esperança, próximo ao Posto Militão.

Confira e programe-se para participar....

Dia 19/Abril (Quinta-feira) - Abertura do tríduo Festivo
19h00min: Benção do Santíssimo na Matriz e início da Carreata que percorrerá a Cidade com as Imagens de Santo Expedito e São Cristóvão até a Capela no Bairro da Esperança onde ocorrerá a Missa de abertura da Festa.

CONVIDAMOS TODOS OS MOTORISTAS, PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS E MOTOS PARA ESTA CARREATA EM HOMENAGEM A SANTO EXPEDITO!

Dia 20 /Abril (Sexta-feira)
19h30min: Celebração Eucarística seguida do Desfile das Crianças.

Dia 21/Abril (Sábado)
19h30min: Celebração Eucarística e em seguida o Bingo.
Obs: A arrecadação da Festa é para a construção da Capela. Participe!
Fonte: Blog da Paróquia de Lajes 

Sinte/RN

Assembleia geral será dia 19

Na próxima quinta-feira(19), haverá assembleia geral do Sinte. O encontro, que reunirá trabalhadores do Estado e do Município de Natal será na Assen, às 14h e tem como pauta a escolha de  delegados para os congressos Estadual e Nacional da CUT. Participe!

 

Estado delibera novas ações para a Campanha Salarial  

No último dia 12, os Trabalhadores em Educação do Estado deliberaram novas ações da campanha salarial deste ano. Uma das decisões será a paralisação das atividades por um dia, junto ao Fórum dos Servidores e visa reforçar a luta pelo cumprimento do Plano de Carreira dos Funcionários. A data ainda será definida. 

Também foi deliberada a busca por uma audiência com o Secretário da Administração para reivindicar o pagamento dos 22,22% aos aposentados e pensionistas em parcela única neste mês de Abril; e a solicitação de audiência com a Secretária Betânia Ramalho para agilizar a execução dos compromissos assumidos pelas SEEC junto ao Sinte. O documento foi enviado pela secretária em março deste ano. 

Artigo - Bullying escolar: reflexo da sociedade da intolerância

Por Anderson Soares  (Educador e Psicopedagogo) no Site Carta Potiguar

A exacerbação das conseqüências das mudanças e transformações, resultantes no século XXI, tem se refletido de forma impactante nos ambientes escolares e uma delas é a intensificação da intolerância às diferenças, que neste momento tem gerado reflexões de educadores, psicólogos, sociólogos, etc.

As transformações sócio-econômicas e principalmente comportamentais trazem imensos desafios para os ambientes escolares, que parecem impotentes diante do anúncio de uma nova e complexa sociabilidade da qual os modelos tradicionais de educação não estão dando conta. Os pais dos alunos também parecem desorientados e perplexos diante da sua responsabilidade na formação pessoal e educacional de seus filhos. Estes pais não sabem lidar com as questões afetivas num cotidiano de pouco cultivo dos valores humanos.

Os vínculos humanos, consumados sob a égide das transformações citadas, são substancialmente frágeis e empobrecidos afetivamente (volúveis e descartáveis). Como conseqüência, não é projeto e nem prioridade para pais e mães a formação e educação de seus filhos, mesmo que estes pais acreditem na educação no ambiente familiar como sendo mero suprimento das necessidades materiais.


PROJETO » Livraria em Natal lança projeto para estimular a leitura infantil

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Crianças de até sete anos de idade estão convidadas para participar de uma manhã recreativa na livraria Nobel da Av. Salgado Filho, a partir das 9h desta terça-feira (17). O mundo mágico das histórias infantis ganha espaço com a realização de mais uma edição do projeto Tenda do Conto.

De acordo com o franqueado Aluísio Azevedo Júnior, o objetivo do projeto é despertar nos pequenos a imaginação e estimular o hábito da leitura através da contação de histórias. [WINDOWS-1252?]“A leitura deve ser inserida na vida da criança como uma prática divertida desde cedo para que ela sinta um real interesse nos livros por conta [WINDOWS-1252?]própria”, afirma. O evento será realizado no espaço infantil da livraria e tem entrada gratuita. Mais informações pelo (84) 3613-2007.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ATENÇÃO CONCURSEIROS...

ATENÇÃO CONCURSEIROS: EDITAL-005/2012 - CANCELAMENTO E RESSARCIMENTO DAS INSCRIÇÕES, CONCURSO PEDRA PRETA (VAGAS REMANESCENTES

Para aqueles que tinham se escrito para o concurso de Pedra Preta para as Vagas Remanescente, O ITSCP divulga o edital de cancelamento e o ressarcimento das mesmas. Agora basta saber se está incluido também do concurso que fora feito poucos meses antes por essa mesma empresa para os demais cargos. Atenção aos candidatos que tinham se escrito, pois o prazo é de 30 dias a contar da publicação do edital que fora do dia 12 de Abril de 2012. Para maiores informações. Acesse: http://www.itcspconcursos.com.br/.

Fonte: Blog do Juvino Roberto

Fátima Bezerra integra comitiva brasileira na 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá

Imagem Interna

Presidenta da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) integra a delegação que vai participar da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILbo), na Colômbia. O Brasil será o país homenageado nesta edição, que irá celebrar a diversidade da literatura e da cultura brasileira. A estimativa é que a 25ª edição da FILbo receba 500 expositores e mais de 400 mil visitantes. O slogan é “Bogotá se Veste de Brasil”. A comitiva embarcou na manhã de hoje (16).

Ao lado do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, a Ministra da Cultura Ana de Hollanda, que lidera a comitiva, fará abertura oficial da feira nesta segunda-feira (16). Na agenda, reuniões com autoridades colombianas, escritores, editores e representantes do setor de livro e leitura. 

Fabiano dos Santos, subdiretor do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), ressaltou a participação do Brasil na feira, que é considerada uma das mais importantes da America Latina. “A participação do Brasil é muito importante como forma de estreitar a relação com a Colômbia em um intercâmbio institucional e cultural. Vale salientar  que recentemente estive participando como membro da CERLALC de uma reunião na Comissão de Educação e Cultural em Brasília. Reunião em que estiveram presentes o deputado Newton Lima  e a deputada Fátima Bezerra. Na ocasião, surgiram vários temas para uma agenda de cooperação. A vinda da deputada Fátima Bezerra traduz a importância que  a política do livro  e da leitura tem no âmbito da Comissão de Educação”, destaca.

Durante a feira  será realizada uma reunião entre os membros da Comissão de Educação do Brasil com os deputados colombianos membros  da  Comissão de Educação. “Será uma agenda importante  na busca de  um intercâmbio político  e estreitamento das relações  entre a Frente Parlamentar da Leitura e do Livro do Brasil e  o Congresso Colombiano", acredita Fabiano.

Livro de Deífilo contempla romances ibéricos e brasileiros

Fonte: Jornal de Natal
"Romanceiro potiguar", do folclorista e pesquisador Deífilo Gurgel, falecido em fevereiro, será lançado quarta-feira, dia 18, a partir das 19 horas, no Palácio da Cultura (antigo Palácio Potengi), na praça Sete de Setembro, por iniciativa da Fundação José Augusto. O livro será vendido a R$ 40,00.

O "Romanceiro Potiguar" é uma obra inédita do folclorista e pesquisador, Deífilo Gurgel, fruto de uma pesquisa realizada entre as décadas de 1980 e 1990 e que reúne um dos mais ricos apanhados da oralidade dos romanceiros tanto de origem Ibérica, quanto brasileira. 

O livro conta com ilustrações do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Iaperi Araújo.
O livro é constituído das seguintes divisões:

Mineiro (PT) promove Audiência Pública sobre obras de mobilidade para Copa nesta quarta-feira


Na próxima quarta-feira, 18, o deputado Fernando Mineiro promove a Audiência Pública “As Obras de Mobilidade Urbana em Natal e Região Metropolitana e a Copa 2014”. A audiência, que tem início a partir das 9h no plenarinho da Assembleia Legislativa, é um convite do deputado para que autoridades do Governo do Estado, do Município e do Ministério Público discutam o tema de forma aberta com a sociedade.

A audiência não é a primeira ação de Mineiro para promover a transparência em relação às obras de mobilidade. Cobranças em sessões plenárias, artigos, denúncias, divulgação de estudos e matérias em seu site foram algumas das formas que o parlamentar usou para contribuir com a questão.

Mineiro manifesta preocupação com atraso nas obras de mobilidade
Mineiro disponibiliza o projeto de mobilidade urbana para a Copa 2014
Mineiro pede engajamento da AL no debate do metrô de superfície
Artigo: #Obrasdemobilidadeja
Artigo: (I)Mobilidade

Foram convidados para a audiência os representantes do Governo do Estado, Dr. Demétrio Torres, e do Município de Natal, Dr. Sérgio Pinheiro; representantes do Ministério Público Federal e Estadual; representantes da Caixa Econômica Federal, da Associação dos Atingidos pela Copa 2014 e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Fonte: site do Dep. Fernando Mineiro

Olha o PSDB eos Demos aí gente... Demóstenes continua a editar a Veja


O Conversa Afiada reproduz comentário do amigo navegante Lenilton:

Veja: quem está alimentando o PIG

Nos últimos dias, o grande alimentador das matérias jornalísticas é o senador Demóstenes Torres. Ele, na condição de réu, passou a ter acesso às peças do inquérito Monte Carlo e, agora, vem vazando as informações que interessam a ele e a Cachoeira serem veiculadas pela imprensa amiga, do jeito que é conveniente a esta veicular.

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS: Polêmica sobre projeto de lei continua

Da Redação do Jornal de Fato

Em meio a muita polêmica, a Câmara Municipal aprovou nesta semana o projeto de lei complementar 057, de 31 de agosto de 2011, elaborado pela Prefeitura de Mossoró, aumentando para 250m a distância mínima para a instalação de postos de combustível em shoppings centers e supermercados na cidade. Com a aprovação do projeto no Legislativo, surge um questionamento sobre o que vai acontecer com os estabelecimentos que funcionam a menos de 250m de revendedores de combustível, caso a nova lei seja sancionada pelo Executivo mossoroense.

Vários supermercados da cidade localizados em áreas bem próximas a postos de combustíveis funcionavam amparados pela lei complementar 047, de 16 de dezembro de 2010, do Código de Obras e Edificações e Posturas de Mossoró, que determina distância mínima de 50m entre os estabelecimentos.

Senado aprova PEC que concede benefício integral para servidores públicos aposentados por invalidez

Por: Mariana Jungmann / Agência Brasil (com adaptações)

O Senado aprovou no dia 20 de março a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/12 que trata do direito de servidores públicos de se aposentarem por invalidez com benefício equivalente ao salário integral. 

Além de receber o equivalente ao salário integral, os servidores que se aposentarem por invalidez passarão a ter a aposentadoria vinculada aos proventos dos colegas da ativa. A regra vale para servidores públicos federais, estaduais e municipais que tiverem se aposentado por invalidez a partir de 1º de janeiro de 2004. A União, os estados e os municípios terão 180 dias para rever os benefícios de quem estiver nessas condições e dos pensionistas relacionados à esse tipo de aposentadoria.

A PEC foi aprovada por unanimidade nos dois turnos. Emendas constitucionais precisam passar por cinco turnos de discussão antes da primeira votação e depois mais três turnos de debates antes da segunda votação. Mas um acordo entre todos os senadores permitiu a quebra dos interstícios e que todas sessões acontecessem seguidamente para que a matéria tivesse a votação concluída no mesmo dia.

Para ler o texto completo, clique aqui.

Agricultores familiares prejudicados por estiagem e chuvas poderão renegociar dívidas

Agricultores_prejudicados_pela_estiagemBrasília - O Diário Oficial da União publica hoje (16) resoluções do Banco Central (BC) que prorrogaram por um ano o prazo de renegociação dos vencimentos das dívidas do crédito rural para os produtores rurais amparados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

As resoluções prorrogam para 2 de janeiro de 2013 o prazo de pagamento das parcelas vencidas e a vencer entre 1º de fevereiro de 2012 e 1º de janeiro de 2013, das operações de crédito rural em situação de adimplência em 31 de janeiro de 2012, desde que não amparadas pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou por outra modalidade de seguro agropecuário.

Fonte: Agência Brasil

MEC estipula valores máximos de renda para solicitar ajuda do Fies

A renda familiar mensal bruta não pode ser superior a 10 salários mínimos. Anteriormente, não havia restrições quanto ao nível de renda.

Fonte: Site Nominuto.com através de  informações do MEC

O MEC (Ministério da Educação) alterou os procedimentos para estudantes se inscreverem e contratarem o financiamento estudantil, concedido pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Agora, cada nível de financiamento terá restrições específicas quanto à renda familiar mensal.

Para obter financiamento de 100% dos gastos com educação superior, o percentual de comprometimento da renda com os encargos educacionais permanece tendo que ser igual ou superior a 60%. Porém, a renda familiar mensal bruta não pode ser superior a 10 salários mínimos. Anteriormente, não havia restrições quanto ao nível de renda.

Para solicitar financiamento de até 75%, o comprometimento da renda com os gastos educacionais deve ser igual ou superior a 40%, e inferior a 60%. Nesse caso, a renda mensal bruta não pode ser superior a 15 salários mínimos.

Já para um financiamento de 50%, o percentual de comprometimento de renda com tais encargos deve ser igual ou superior a 20%, mas inferior a 40%. Já a renda familiar bruta não deve exceder 20 salários mínimos.

As alterações foram publicadas na última quinta-feira (12) no Diário Oficial da União, através da Portaria Normativa número 7.

domingo, 15 de abril de 2012

Presidenta Dilma defende integração dos países da América Latina


Na participação no Fórum CEO das Américas, em Cartagena das Índias, Colômbia, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a integração entre os países da América Latina. Ao lado dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e dos Estados Unidos, Barack Obama, ela afirmou que o “relacionamento virtuoso” passa pelo respeito à soberania dos países e pelo desenvolvimento recíproco. Para a presidenta Dilma, a integração é uma forma de “fazer face às consequências nefastas” da crise econômica.

Fonte: Blog do Planato

Lula, - o cara - de volta aos braços do povo

Em primeiro ato público após a doença, ex-presidente diz que continuará ajudando o PT a crescer

Lula recebe o carinho do povo em São Bernardo do Campo (Foto: Ricardo Stuckert/Instituo Lula) 

O ex-presidente Lula participou hoje da inauguração do primeiro Centro Educacional Unificado (CEU) de São Bernardo do Campo. A unidade tem o nome de Regina Rocco Casa, em homenagem à mãe da ex-primeira dama, Marisa Letícia Lula da Silva.

Em seu primeiro ato público após terminar o tratamento contra o câncer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou que espera, em 15 ou 20 dias, estar apto a se dirigir aos companheiros e companheiras de todo Brasil e ”ajudar o nosso partido a continuar crescendo e elegendo pessoas como o Marinho, como o Fernando Haddad,  como o Oswaldo, como o Mário Reali, como Grana, e como tantos que nós temos que eleger no Brasil inteiro”.

Além do ex-presidente e da ex-primeira dama, estiveram no evento pré-candidato à prefeitura de São Paulo e ex-ministro, Fernando Haddad, a senadora e ex-prefeita, Marta Suplicy, criadora do modelo de CEUs em São Paulo e o prefeito da cidade, Luiz Marinho.

Lula agradeceu à homenagem prestada pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e ressaltou que “a mãe da Marisa, como tantas outras mães, são daquelas figuras anônimas que ajudaram a construir São Bernardo do Campo”.

O CEU, totalmente adaptado às normas de acessibilidade para portadores de deficiência, é composto por quatro blocos, que totalizam 112 salas de aula para 184 turmas, quatro bibliotecas, um teatro com capacidade para 456 lugares, ginásio de ginástica artística, duas quadras poliesportivas, dois refeitórios, vestiários e arquibancada para 150 pessoas. A perspectiva é que a unidade educacional zere o déficit de vagas da educação infantil na região da Vila São Pedro, Vila Esperança, Jardim Irajá e adjacências.

O ex-presidente se referiu ainda à presidenta Dilma Rousseff, dizendo que ela estaria no evento não fosse uma viagem agendada à Colômbia para participar da Cúpula das Américas. Sobre ela, Lula disse: “Eu acho que a Dilma é outra coisa boa que aconteceu pro país [...] Assim como eu provei que não precisa de uma pilha de diploma para governar e saber cuidar de pobre, a Dilma vai provar que a mulher não tem nada de inferior ao homem”.