sexta-feira, 2 de março de 2012

Boa iniciativa

CAERN: Projeto orienta sobre descarte adequado de pilhas e baterias

Fonte: Jornal Diário de Natal

Com o avanço tecnológico e o uso incentivo de dispositivos móveis para as mais variadas atividades, tem sido constante o uso de pilhas e baterias. Máquinas digitais, telefones celulares e muitos outros objetos dependentes de energia elétrica já passaram do status de novidade para tornarem-se itens comuns e rotineiros para a maioria das pessoas. Entretanto, é preciso ter ciência dos cuidados e da gravidade de se jogar pilhas e baterias no meio ambiente, pois, assim como muitos outros materiais, esses itens são poluentes e podem trazer malefícios à natureza e à saúde humana. Foi pensando nisso que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) introduziu em sua administração central o projeto “Fique Ligado”.

Criado há um ano, o programa promove o recolhimento de pilhas e baterias gastas para encaminhá-las para locais de coleta, onde esses materiais recebem o tratamento adequado a fim de evitar a poluição e promover o reaproveitamento desses itens. No ano passado, foram arrecadados 25 quilos de pilhas e baterias. De acordo com a educadora ambiental da Caern, Marineida de Oliveira, o número arrecadado tende a aumentar este ano. “Só no mês passado, registramos seis quilos em apenas uma caixa”, diz.

“O objetivo é que a iniciativa seja expandida aos escritórios municipais e regionais da Caern e, quem sabe, servir como modelo para outras empresas do Estado. Essa mobilização contribui tanto para a mudança de comportamento a respeito dessa questão como também para a preservação do meio ambiente”, diz Marineida. Qualquer depósito é bem vindo e quanto mais itens melhor, pois se trata de uma iniciativa que visa auxiliar na preservação do meio ambiente.


Cultura Popular

Calçada da Rio Branco recebe 2ª Feira de Cordel

A segunda edição da Feira do Cordel ocupa novamente a calçada em frente ao IFRN-Cidade Alta, na avenida Rio Branco, nesta sexta-feira, das 9h às 19h, com poesia popular, música e exposição de livretos, discos, artesanato e xilogravuras - todo material estará à venda. Idealizada pela Casa do Cordel em parceria com o projeto Cordel no Shopping, a Feira se propõe evidenciar a literatura popular e valorizar uma das mais tradicionais manifestações culturais.

Para Abaeté do Cordel, o evento comprova o tanto que o cordel "está vivo e pulsa nas vias da cidade." E para potencializar a participação do público, Hélio Gomes, também organizador da Feira, enfatiza que "o microfone estará aberto para qualquer intervenção." Realizada com apoio do IFRN, a programação da 2ª Feira do Cordel ainda inclui oficina de xilogravura com Erick Lima, às 14h; oficina de cordel com Manuel Azevedo, às 15h; sarau poético livre, às 16h; apresentação de Geraldo Maia, do programa Cafundó, e convidados às 17h; e show de encerramento com o grupo Samba ETC.

Inaugurada em agosto de 2007, a Casa do Cordel funciona na rua Vigário Bartolomeu, 578, Cidade Alta, e reforça o interesse pela literatura de cordel pelos nordestinos. "Em nenhum outro canto do Rio Grande do Norte tem um lugar como esse", garante Abaeté. "Aqui o visitante tem contato direto com as raízes da cultura popular", complementa. O espaço também funciona como editora e atende encomendas de todo o país.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Rosalba supera Micarla em reprovação e cai em aprovação

Em 14 meses de gestão, governadora tem rejeição 5% maior e aprovação 8,6% menor do que Micarla

Fonte: Blog do Carlos Santos
Contra números, não há argumentos. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) já é mais reprovada pelo povo natalense do que a prefeita Micarla de Sousa (PV). Em 14 meses de gestão, 62% dos cidadãos da capital censuram seu trabalho.

Rosalba e Micarla: duas mulheres e um destino























Os números da segunda rodada de pesquisas encomendadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON) ao Instituto Consult, indicam que a governadora ultrapassou a prefeita Micarla em reprovação de governo, num comparativo com igual período (14 meses) de gestão da governante de Natal.
O agravante, é que a aprovação de Rosalba também é inferior à obtida por Micarla em fevereiro de 2010, quando chegou a 14 meses de administração municipal. A governadora, pela sondagem do Instituto Consult, obteve 22,4% de endosso popular.
Micarla de Sousa, em fevereiro de 2010, quando atingiu 14 meses de governo, teve o seguinte desempenho, conforme pesquisa do Instituto Consult, realizada à época: 57% de reprovação e 31% de aprovação.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Nossos parabéns aos aprovados no Curso Técnico em segurança do Trabalho:

 
Rayh Félix,
Abraão Marques,
Abimael Jonatas Silva,
Priscila Luana,
Dalton Wanderley M. Paiva.

Luta pela Educação

Imagem Interna


Recurso de Fátima Bezerra foi determinante para garantir reajuste do Piso Nacional do Magistério

A presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC), Fátima Bezerra (PT), foi entrevistada nesta terça-feira (28) pela TV Câmara e Rádio Câmara sobre o reajuste do Piso Nacional do Magistério.

O recurso que ela apresentou ao plenário da Câmara Federal no fim do ano passado para sustar a decisão da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) sobre o artigo V da Lei 11.738, que trata do reajuste do piso, foi determinante para que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fixasse o reajuste em 22,22%.

A Comissão havia mudado o cálculo do reajuste e considerado apenas como fator o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Assim, ele ficaria em apenas 6%. “O reajuste com base apenas na inflação vai de encontro à meta do Plano Nacional de Educação de equiparar o salário dos professores aos dos outros trabalhadores com igual formação acadêmica”, explicou Fátima Bezerra. “Todos nós sabemos que para avançarmos na qualidade de ensino é preciso dar ao professor salário, plano de carreira e formação”.

O recurso garantiu que o cálculo permanecesse como previsto na lei, considerando, além do INPC, a variação do custo-aluno medida pelo Fundeb. O piso ficou em R$ 1.451.

“O piso nacional é lei e deve ser cumprida por governadores e prefeitos de todo o país”, lembrou a deputada federal. “Não adianta dizer que não pode pagar, porque nós previmos na lei a complementação financeira da União”.

A presidenta da CEC parabenizou a mobilização promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e elogiou a atitude de Mercadante. “Ele mostrou sensibilidade, compromisso e firmeza na política de valorização dos professores”.

I Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal

Recebido por e-mail
Nomes de peso estarão em Natal de 2 a 4 de março, durante a primeira edição do Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal, no auditório do campus Cidade Alta do Instituto Federal de Educação Tecnológica do RN (IFRN). As inscrições continuam abertas e são gratuitas, mediante pré-inscrição por e-mail.

Para o debate de abertura, com início às 19h da sexta-feira e cujo tema é ‘Blogosfera e Liberdade de Expressão’, compõem a mesa os jornalistas Amaury Ribeiro Jr., autor do livro ‘A Privataria Tucana’, Leandro Fortes, da revista Carta Capital, Luiz Fernando Emediato, proprietário da editora Geração Editorial, e a historiadora Conceição Oliveira, coordenadora nacional do movimento sem fins-lucrativos #BlogProg do Brasil.


Na mesma noite, por volta das 21h, haverá uma sessão de autógrafos do livro ‘A Privataria Tucana’, obra que tem sido um verdadeiro fenômeno de críticas e vendas em todo o país. No sábado, debates sobre Cultura, Educação e Rumos do Desenvolvimento da Grande Natal, participando nomes como Marcos Silva (USP), Arnon de Andrade (UFRN), Cláudia Santa Rosa (IDE), Fábio Lima (MinC), Aldemir Freire (IBGE), dentre outros de grande representatividade na cidade e no Estado.

Aos interessados em participar do encontro, basta remeter ao e-mail rnblogprog@gmail.comas seguintes informações: nome completo, profissão, cidade onde reside, endereço do blog (caso possua), perfil no twitter (caso possua), perfil no facebook (caso possua) e telefones.

O evento é uma iniciativa de militantes e ativistas dos direitos humanos e pela democratização da comunicação, dentre outras causas, e conta com o apoio do #RNBlogProg (www.rnblogprog.org),  IFRN Cidade Alta, Sinsenat (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal) e H3 Odonto Home Care. 


Confira a programação completa:

Artistas lançam museu virtual de cartões-postais

A iniciativa de um grupo de artistas plásticos do Rio de Janeiro revive, em plena era virtual, uma forma de difundir a arte que remete às primeiras décadas do século 20: os cartões-postais. Artistas ligados aos movimentos futurista e dadaísta foram os precursores dessa experiência estética. Mais tarde, ela foi a saída encontrada para a arte em países sob regimes ditatoriais, em que as galerias e os espaços culturais eram fechados aos artistas dissidentes.

O Museu de Arte Postal, lançado este mês na internet (www.museudeartepostal.com.br), tem como proposta básica fazer a arte circular na rede mundial de computadores, e, ao mesmo tempo, difundir o colecionismo em público que não tem poder aquisitivo para comprar obras no mercado de arte. Cada edição com quatro postais, numerados e assinados, pode ser adquirida por R$ 20.

"O preço não objetiva o lucro, apenas cobre os gastos com a impressão", afirma o artista plástico Marco Antonio Portela, criador do projeto. "Pretendemos estimular o colecionismo, mas nosso intuito básico é fazer a arte circular, seja fisicamente, por quem adquirir as obras, ou virtualmente, na rede mundial de computadores", acrescenta.

Para Portela, a iniciativa também representa um resgate do cartão-postal como forma de comunicação entre as pessoas, "em uma época, como a atual, em que a virtualidade acabou sufocando a correspondência tradicional, pelo correio". Ele considera uma obra de arte impressa em cartão-postal tão válida como as produzidas em suportes tradicionais, em telas, por exemplo. "Estamos na pós-modernidade. Qualquer coisa hoje é o suporte. Não existe mais essa obrigatoriedade da tinta, da prata. Se o artista aceita sua obra impressa em gráfica sob a forma de postal e assina, isso é o que vale", defende.

O Museu de Arte Postal está na rede com obras de quatro artistas: Rogério Reis, Carolina Valansi, Suzana Queiroga e Gustavo Speridião. A cada dois meses, o acervo virtual será enriquecido com obras de mais quatro artistas. Os próximos, em abril, serão Bob N, Vicente de Mello, Luiz Ernesto e Julia Debasse.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Luta dos Trabalhadores em Educação no RN

Estado define adesão à greve nacional

A rede estadual aderiu à greve nacional. Essa foi uma das deliberações da assembleia da categoria, realizada na manhã dessa quarta-feira (29). A paralisação ocorre de 14 a 16 deste mês em todo o Brasil e poderá se prolongar no RN, caso o Governo não apresente uma proposta às reivindicações dos trabalhadores.

A decisão sobre a manutenção da greve no Estado após o período definido para o país será tomada na próxima assembleia, a ser realizada no dia 14. Mas esse é apenas um dos pontos deliberados para a Campanha Salarial de 2012. Veja outras ações definidas pela categoria:

1 - Realização de assembleias em todas as regionais do Sinte;

2 - Participação de toda a categoria no ato político e cultural que será realizado no próximo dia 08. A atividade é promovida pelo Fórum dos Servidores e tem como objetivo a entrega da pauta de reivindicação das categorias, além de um pedido de audiência ao Governo. A concentração do evento será em frente à Secretaria de Agricultura, às 8h30;
3 - Mobilização nas escolas, Direds e na Seec;

4 - Denúncia da falta de compromisso do Governo com a Educação e com a valorização profissional. A ação será realizada nos bairros de Natal por meio de carro de som;

5 - Veiculação de anúncio na TV durante a semana da greve nacional.

6 - Realizar atividades em conjunto com a rede municipal que envolvam caminhada e panfletagem em todas as zonas da cidade durante a greve geral.

Fonte: site do site/RN

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sinte é aplaudido na abertura da XIII JENAT

Durante a abertura da XIII Jenat, o Sinte foi fortemente aplaudido por todos os presentes no evento após o discurso da coordenadora geral, Fátima Cardoso. Dirigindo-se aos trabalhadores e às autoridades, a sindicalista ressaltou o compromisso que o Sindicato tem com a categoria e com a Educação. A solenidade ocorreu no Cemure, na última quarta-feira (22).

Em tom firme, a coordenadora cobrou respeito ao secretário de Educação, Walter Fonseca. “Precisamos de valorização profissional e de condições favoráveis ao desenvolvimento do trabalho educativo.”, disse. Muitos pais de alunos também registraram sua insatisfação com a qualidade da Educação local, sobretudo com exoneração de diretores que tanto contribuíram para o funcionamento dos CMEIs.

A sindicalista não poupou palavras ao mencionar o sucateamento da rede municipal. Falou sobre as perseguições que os Educadores Infantis estão sofrendo, sobre a continuidade da luta pelas eleições nos Centros Municipais, sobre a restituição do vale-transporte, além de reiterar o pedido de pagamento do 1/3 de férias devido desde janeiro deste ano. Na ocasião, Fátima Cardoso pediu uma audiência ao secretário e afirmou: “Se a proposta da correção salarial da categoria não avançar, infelizmente iremos à greve.”.

Fonte: site do sinte/RN

EDUCAÇÃO »

MEC vai incluir ciências na Prova Brasil, informa ministro

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (29), em audiência pública no Senado, que irá incluir a disciplina ciências na Prova Brasil, a principal avaliação da educação básica. O exame, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental a cada dois anos, até o momento mede apenas o desempenho em matemática e português.

Mercadante não disse se a mudança já valerá para a próxima edição da prova, marcada para 2013. O exame é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido por escolas, municípios e estados. A última edição foi aplicada em 2011 e os resultados do Ideb serão divulgados neste ano. Todas as redes de ensino e escolas têm metas a serem atingidas até 2022, estipuladas em 2007 pelo MEC.

Com a inclusão de ciências na Prova Brasil, o exame fica mais próximo ao Programa Internacional de Avaliação (Pisa). O teste internacional é aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 60 países e mede as habilidades dos alunos em linguagens, matemática e ciências. O Brasil melhorou seu desempenho no programa de 2000 a 2010, mas continua nas últimas posições do ranking.

Da Agência Brasil

Ciclo de encontros em Natal discutem a cibercultura e o mundo digital

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

 (Juliana Santos/DB/D.A Press)

A Internet é o grande alvo das discussões sobre comunicação nos últimos anos. A capacidade de compartilhar informações mais rapidamente conquistou um número muito alto de usuários. São mais de oitenta milhões só no Brasil. Para discutir sobre esse assunto, a cibercultura e o mundo digital, estréia, no Auditório da Livraria Siciliano do Midway Mall, nesta sexta-feira, 2, às 19h30. O encontro é aberto a todos os interessados.

Esse primeiro evento contará com a participação de Soraya Guimarães Hoepfner, jornalista, professora, editora especializada em Tecnologias da Informação e Doutora em Filosofia residente na Alemanha. O encontro consistirá em uma conversa informal entre a pesquisadora convidada e o público participante, a partir de reflexões e provocações apresentadas pela primeira.

O  Ciber.ComVersas acontecerá uma vez por mês, sempre às sextas-feiras. A cada seis meses será escolhido um tema geral para as discussões mensais. São encontros totalmente gratuitos e não-acadêmicos, abertos para todas as pessoas interessadas em pensar de forma livre o ciberespaço e suas implicações para o mundo contemporâneo.

E uma iniciativa do Grupo de Estudos Transdisciplinares do Ciberespaço, um coletivo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que estudam o ciberespaço de forma aberta e criativa. 

SERVIÇO

Ciber.comVersas
Sexta-feira, 02 de Março - Tecnomídia: uma perspectiva filosófica do hoje
Local: Auditória da Livraria Siciliano - Midway Mall
Horário: 19h30 às 22h

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Filme sobre Raul Seixas estreia no dia 23

A vida e obra do cantor e compositor baiano Raul Seixas é tema do documentário Raul-O início,o fim e o meio, de Walter Carvalho (diretor de fotografia de Central do Brasil e Amarelo Manga e diretor de Budapeste). A estreia nacional está prevista para o dia 23 de março.

O maluco beleza será revisitado através de imagens de arquivo e entrevistas com ele, o parceiro Paulo Coelho, Tom Zé, Caetano Veloso, Nelson Motta, amigos e ex-mulheres. Mais de 90 pessoas foram entrevistadas durante as gravações do longa-metragem.


por Equipe Na Boca do Mundo

Federação de Motociclismo do RN, confirma a 1ª etapa do Rally de Baja em Lajes.


Fonte: Blog de Lajes

A Federação de Motociclismo do Estado do Rio Grande do Norte, confirmou ao Prefeito Benes Leocádio a realização da 1ª etapa do campeonato de Rally de Baja aqui em Lajes, nos dias 18 e 19 de Março.

Este ano a prova será realizada em 02 dias, diferente do ano passado que a prova durou apenas 01 dia. A prova será no entorno do Pico do Cabugi.

A expectativa dos organizadores é que a prova receberá mais de 100 pilotos, dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco.

A Prefeitura de Lajes estará dando todo o apoio logístico par a realização do evento.

Entrevista da secretária de Educação provoca desconfiança à direção do Sinte/RN

Fonte: site do Sinte/RN

Em entrevista concedida ao Jornal de Hoje de 25 e 26/02, a secretária de Educação Betânia Ramalho afirma que não haverá pagamento abaixo do piso salarial nacional para os professores. No entanto, a gestora não falou sobre a carreira, muito menos sobre os aposentados. Mas disse que algumas reivindicações serão atendidas como as promoções e os pagamentos atrasados. colocaria os passivos em dia.

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso a posição da secretária é muito clara: com este anúncio o governo diz que somente os professores que estão na letra "A" receberão a correção salarial. “Não adianta fazer críticas ou apresentar à sociedade um falso discurso de preocupação com o ensino. Não existe trabalho pedagógico de qualidade sem que todos sejam valorizados nos seus salários. Mas iremos enfrentar esta turbulência, sim, e com a consciência de que se há alguém a ser responsabilizado pela greve, este alguém é o governo.”, avalia.

Balanço

RN tem o maior IPVA, por habitante, no Nordeste

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Um estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que o contribuinte brasileiro pagou, em média, R$ 130,60 de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano passado e que no Rio Grande do Norte o valor - R$ 55,44 - foi o maior do Nordeste, seguido pelo de Pernambuco (R$ 54,70). O levantamento comparou a arrecadação do IPVA, o tamanho da frota de veículos e os dados populacionais de todo o país. No RN, a arrecadação alcançou R$ 177,32 milhões. O valor foi o quinto da região e o 18º do Brasil. No Nordeste, o RN também tem a quinta maior frota de veículos - são 743.040 - a sexta maior população (3.198.657) e o maior índice de veículos por habitante. O índice ficou em 0,23.

A quantidade de veículos por habitante, segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, pode ter dois significados. O primeiro seria o poder de compra da população em alta, caso o número seja elevado. O segundo é que o estado pode estar com o IPVA "barato" e, com isso, atraindo motoristas de outras unidades da federação, interessados em emplacar seus veículos onde for mais em conta. O estudo mostra que há uma "guerra fiscal" entre os estados no que diz respeito à atração de emplacamentos, diz Olenik. "E ela só vai acabar quando houver uma padronização das alíquotas dos tributos. Com a guerra fiscal, um estado cobra menos que o outro para atrair emplacamentos e o estado que deixa de emplacar, claro, sai perdendo porque o IPVA vai ser gerado em outro estado".

Para o IBPT, a diferenciação de tratamento tributário tem provocado uma guerra fiscal entre os estados, que buscam ampliar o número de pagantes de IPVA. Apesar disso, o instituto avalia que não está claro se essa disputa por contribuintes é intencional.

Humor em Mossoró

Quinta-feira, dia 1, vai marcar a volta do Planeta Humor, promovido pelo Hotel Thermas & Resort, em Mossoró. A apresentação de estreia será comandada pelo humorista cearense Hiran Delmar, conhecido em todo território nacional, devido o seu humor refinado. Aos 20 anos de carreira, o humorista possui personagens muito conhecidos do público, como o famoso Coxinha, Bebel do Jereissati, Zunim Zoião, Bia Sflait e Prof. Decio Rola.

No Planeta Humor, Hiran promete arrancar muito riso da platéia com o show “Autarquias do Humor”, mesmo nome do programa que apresenta na TV União transmitido para diversas cidades brasileiras. O show será às 20h, no Hotel Thermas & Resort. A entrada é livre para hóspedes e portadores do cartão-passaporte. Estudantes têm direito a meia entrada. Mais informações através do (84) 3422 1277.

Fonte: Coluna Agitos e Baladas - Tribuna do Norte

Obrigações das empresas de telefonia fixa estão em debate

Sociedade pode participar de consulta sobre metas de universalização e regras para prestação do serviço.

Fonte: secom.gov.br

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu debate na internet para que a sociedade possa se manifestar a respeito de duas propostas sobre telefonia fixa: um novo regulamento de obrigações de universalização e outro sobre a prestação do serviço telefônico fixo comutado fora da área de tarifa básica (ATB). As propostas da Anatel estão em consulta pública até 19 de março, por meio da página da Anatel na internet e, no dia 13 de março, em Brasília, haverá duas audiências públicas presenciais.

A proposta de regulamento de obrigações de universalização tem como finalidade disciplinar o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), aprovado pelo Decreto 7.512, de 30 de junho de 2011. A Consulta Pública 10 reúne, em um único instrumento, os regulamentos do PGMU e do Acompanhamento e Controle das Obrigações de Universalização.

Entre as regras em discussão está a obrigatoriedade de a concessionária oferecer ao menos três turnos diários de telefonistas para atendimento do consumidor, e a ordem de serviço gerada no atendimento deve estar disponível por todos os meios de atendimento, inclusive pela internet. As empresas deverão ter também um plano de ação publicitária para a divulgação em Rádio, TV e Internet das metas de universalização.

E a proposta de regulamento sobre a Prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado está em discussão por meio da Consulta Pública 8. As regras têm por objetivo criar condições para que a telefonia fixa seja ofertada nas áreas rurais, por meio de Planos de Atendimento Rural nas áreas consideradas como fora da ATB, com o estabelecimento de prazos para atendimento e garantias de continuidade, além do controle da estrutura de preços e tarifas, atendendo ao disposto no PGMU.

Licitação - A Anatel prorrogou, até as 24h do dia 5 de março, a consulta sobre proposta de licitação para uso de radiofrequências na subfaixa 2500 MHz a 2690 MHz e/ou na subfaixa de 451 MHz a 458 MHz e de 461 MHz a 468 MHz. Esse espaço para transmissão é usado no Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), no Serviço Telefônico Fixo Comutado Destinado ao Uso do Público em Geral (STFC) e no Serviço Móvel Pessoal (SMP), disponível por meio da Consulta Pública 4.

Divulgado resultado do concurso para professor do RN

Já está disponível no Diário Oficial do Estado a lista com os aprovados no concurso para o cargo de professor e pedagogo da rede estadual de ensino. Só é preciso ter muuuuita paciência porque não está carregando de imediato. Deve ser a quantidade de gente querendo acessar, né? Mas a querida e aprovadíssima Kamila Campos me passou um link que dá para acessar. Clica aqui!

Foram mais de 30 mil candidatos inscritos e 13 mil candidatos aprovados na primeira etapa, composta de provas objetivas (1ª Fase) e de redação (2ª Fase), ambas de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos participaram então da prova de Títulos, de caráter classificatório.

“Temos 2.900 vagas para professores e 600 para suporte pedagógico, nossa prioridade é de efetivar professores no lugar de estagiários e depois substituir os professores temporários que foram contratados em caráter emergencial”, disse a secretária de Estado da Educação Betânia Ramalho.

Segundo a secretária, com a homologação do resultado no Diário Oficial do Estado ficam faltando agora apenas alguns procedimentos para que os aprovados tomem posse. “Nossa determinação é que os alunos não acumulem mais prejuízos por falta de professor em sala de aula”, declarou Betânia.

De acordo com o secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega, a próxima etapa para os aprovados será o de comparecimento à junta médica. “Como temos mais de três mil pessoas para serem examinadas, contaremos com uma logística que a SEARH montou para que o atendimento seja feito nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros, evitando-se desta maneira deslocamentos dos aprovados, bem como a formação de filas. Cada médico da junta deverá ser capaz de atender cerca de 150 candidatos”, afirmou Alber Nóbrega.

Ainda segundo o secretário, um cronograma para dar agilidade ao processo está sendo montado. “Divulgaremos ainda nesta semana os endereços dos locais onde será oferecida a perícia em cada cidade”, informou o secretário.

O concurso visa suprir as demandas existentes no quadro da Secretaria de Estado da Educação nos componentes curriculares de Arte, Biologia e Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia, Pedagogia para os anos iniciais do Ensino Fundamental e no cargo de Especialista – Suporte Pedagógico.

Sobre a lotação dos professores e pedagogos, Betânia Ramalho afirmou que os novos servidores deverão trabalhar nas escolas que apresentem a maior demanda. “A partir do mapeamento de necessidades que a SEEC vem promovendo em todo o RN serão definidos as escolas em que serão lotados cada professor, em um primeiro momento já foi constatado que a 1ª Dired, na qual está inserida Natal e Grande Natal, bem como e algumas cidades do Alto Oeste concentram um maior carência de professores, então devemos começar lotando professores nessas regiões”, disse Betânia.

Fonte: Tribuna do Norte

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MEIO AMBIENTE

Sacos plásticos prejudicam estação coletora de esgotos no RN

A sacola plástica tem fama de vilã no saneamento básico. Vê-las voando pela cidade não é algo difícil. Assim, sem grandes dificuldades elas acabam chegando à rede de esgoto, além, também, de serem descartadas indevidamente pela população.

Atualmente, as sacolas estão entre os principais itens responsáveis pelas obstruções nas redes de esgotamento sanitário da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

“As sacolas de plástico prejudicam bastante a rede coletora, causando entupimentos constantes o que pode causar extravasamento. Na Estação Elevatória de Esgoto elas também aparecem na grade de retenção de solos”, explica o gerente da Regional Natal Sul da Caern, Lamarcos Teixeira.

O professor Júlio César Aquino, do curso de Gestão Ambiental da UnP, explica que a reciclagem após o uso com o lixo é inviável. E dentre as ameaças ao meio ambiente está a impermeabilização do solo. Os problemas que podem trazer aos animais são tantos que na Índia, onde a vaca é um animal sagrado, o uso das sacolas é proibido para preservá-las.

Fonte: Diário de Natal

II Diálogos em Produção Cultural acontece em março no IFRN

A segunda edição do Diálogos em Produção Cultural acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de março de 2012 no IFRN Campus Cidade Alta, com uma programação composta por palestras, oficinas, minicursos, mostra de vídeos, mesas redondas e apresentações culturais do estado do Rio Grande do Norte.

A Profissionalização do Setor é o tema central do evento, bastante pertinente, já que a profissão de Produtor Cultural não é regulamentada e até a década de 1980 no Brasil não se encontrava cursos de formação profissional na área. O tema será abordado de forma que os produtores possam utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas práticas de trabalho.

Com o intuito de possibilitar a fruição da arte pelo público serão realizados shows, apresentações de artes cênicas e uma oficina de arte circense. Esta ação além de trazer a arte também para o campo dos diálogos, divulgará o trabalho de artistas locais e contribuirá para o processo de formação de público.


Diálogos em Produção Cultural pretende esclarecer questões complexas para os profissionais da área e para artistas que também realizam o trabalho de gestão da própria criação. Além disso, o evento tem um objetivo pedagógico, o de fazer com que os alunos do curso coloquem em prática os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

O DIÁLOGOS

Diálogos em Produção Cultural é um evento que surgiu em 2011, pela iniciativa dos alunos do curso de Tecnologia em Produção Cultural (turma 2009.2) com a intenção de promover a discussão e reflexão sobre a produção cultural na cidade do Natal. Dando continuidade a essa proposta, a turma 2010.1 realizará a 2ª edição do Diálogos em Produção Cultural, tendo como tema central a Profissionalização do setor.

Fonte:IFRN

CULTURA »

Após 40 anos de sua publicação, livro de Câmara Cascudo ganha nova edição


Fonte: Jornal Diário de Natal

O livro de Câmara Cascudo, Uma história da Assembleia Legislativa, ganha nova edição quarenta anos depois. Desta vez, pelo próprio parlamento, através do Memorial do Legislativo Potiguar (MLP). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, e a presidente do Instituto Câmara Cascudo, Ana Maria Cascudo, filha do historiador, assinaram termo de compromisso para a reedição do livro Uma história da Assembleia Legislativa, editado pela primeira vez em 1972 pela Fundação José Augusto. A solenidade será nesta quarta-feira, 29, às 10h horas, no Gabinete da presidencia.

A primeira versão traz a história do Poder Legislativo desde a sua instalação, em 2 de fevereiro de 1835, até o ano da publicação. Neste ano, , a mesa diretora da ALRN era composta pelos deputados Moacyr Duarte (presidente), Milton Marinho (primeiro vice-presidente), Antônio Câmara (segundo vice-presidente), Edilson Moura (primeiro secretário) e Iberê Ferreira (segundo secretário).

A histórica publicação traz as cartas trocadas entre o escritor e o então presidente da Assembleia, onde os dois debatem ideias acerca do livro. As correspondências entre Moacyr Duarte e o historiador serão preservadas nesta nova edição, assim como também o prefácio de Câmara Cascudo contando a história do livro.

Esta é a primeira publicação da Assembleia Legislativa editada sob os cuidados do Memorial do Legislativo Potiguar, departamento criado no ano de 2003 para preservar a história do parlamento norte-riograndense. “Esse livro preserva o registro econômico e social e por isso mesmo é indispensável à nossa história política e administrativa”, afirmou Ricardo Motta.

Avanço social

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014, diz presidenta

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (27) que mais de 400 mil novas ligações elétricas devem ser feitas no país até 2014 por meio do programa Luz para Todos. Apenas no ano passado, segundo ela, 253 mil famílias que vivem no campo, em assentamentos da reforma agrária, em aldeias indígenas e em comunidades quilombolas e ribeirinhas, além de produtores rurais, foram beneficiados pelo programa.

"Isso chega a quase 1 milhão de pessoas que saíram da escuridão", disse no programa semanal Café com a Presidenta. Dilma lembrou que desde 2033, quase 12 milhões de pessoas passaram a ter acesso à energia elétrica no Brasil. "Já fizemos muito, mas agora ainda temos um desafio grande, que é o de levar luz elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil, em áreas isoladas, no meio da floresta, em serras e ilhas", explicou.

Uma das estratégias do governo para os próximos meses será o uso de novas tecnologias, como postes de fibra de vidro, que pesam menos que os de concreto e podem flutuar na água, facilitando o transporte por rios.

Para Dilma, investimentos no programa impulsionam a economia brasileira, já que criam novas oportunidades para comunidades antes desassistidas. "O Luz para Todos é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida, garantir cidadania, dar oportunidades de crescimento a todos os brasileiros", concluiu.

Fonte: Agência Brasil

Boa iniciativa da Ploícia Militar em Lajes

EM MARÇO ABRIRÁ AS INSCRIÇÕES DO PELOTÃO MIRIM


O Projeto "Pelotão Mirim" abrirá as inscrições para turma com 32 adolescentes para o ano de 2012. As inscrições abrirão nodia 01 de março e se encerram no dia o 12 de março e serão realizadas no Pelotão Destacado da Polícia Militar, situado na Praça Monsenhor Vicente de Paula, 44, Centro, Lajes/RN.


Para inscrição será preciso:
· Adolescentes ter no mínimo 12 anos de idade e no máximo 16 anos de idade;
· Cópia de certidão de nascimento;
· Declaração da escola;
· Comprovante de residência;
· Comprovante de renda
· Uma foto 3x4


Projeto será organizado pela Polícia Militar sob a coordenação do Ten. Renê com apoio do Ministério Público, Prefeitura Municipal de Lajes, comerciantes locais.


Os jovens terão instruções de Educação Ambiental, Educação no trânsito, Ordem Unida, Educação Física, Defesa Pessoal (Karatê, Capoeira e Judô), Informática, Técnicas de sobrevivência, Direitos Humanos e aulas de reforço das disciplinas de Matemática, Português, História e Inglês. O Pelotão Mirim desfilará em todas as solenidades cívicas do município, além de ajudar a Polícia Militar a manter a ordem pública.


A Polícia Militar passará em todas as Escolas do Município para explicar como será o projeto.


NOTA DO BLOG:
Mais uma vez parabenizo a polícia militar de nossa cidade por compreender a importância desse trabalho para a boa formação de nossas crianças e adolescentes e me coloco a disposição para contribuir com essa iniciativa.