sábado, 4 de agosto de 2018

REAFIRMANDO O TRABALHO E A COMPETÊNCIA >> Consult: Fátima aumenta vantagem na corrida para o Governo e vence em todos os cenários

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
A senadora e pré-candidata Fátima Bezerra (PT) continua liderando as pesquisas para o Governo do RN. Desta vez, a pesquisa Consult/Blog do BG/98 FM, publicada nesta sexta-feira (3), mostra a senadora com 28,06% das intenções de voto do eleitorado potiguar na estimulada, em que os entrevistados têm acesso a uma lista com todos os nomes dos pré-candidatos. No último levantamento, divulgado em 1º de julho, ela aparecia com 26,06%.
O segundo colocado, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), aparece estagnado com 16,53% e o governador Robinson Faria (PSD) com 9,59%. O percentual de indecisos foi 9,82% e o dos que afirmaram não votar em qualquer dos nomes postos foi 33,35%. Os demais nomes não somaram 1%.
Segundo Turno
Com base nesses resultados, a Consult também avaliou os cenários mais prováveis para o segundo turno.
Se as eleições fossem hoje, em possível disputa entre Fátima Bezerra e Carlos Eduardo Alves, Fátima venceria com 32,94% contra 23,47% para o ex-prefeito.
Contra Robinson Faria a vantagem cresce ainda mais. Fátima ganharia com 37,82%. E o governador levaria 14,12% dos votos.
Pesquisa espontânea
Fátima Bezerra também assume liderança quando a pesquisa é espontânea, ou seja, com os entrevistados falando o primeiro nome que lhes vêm à cabeça, sem acesso a qualquer lista com nomes.
Nesse cenário, ela aparece com 8,24% das intenções de voto. Carlos Eduardo Alves com 4,29%, seguido do governador Robinson Faria, com 2,47%. De forma espontânea, 61,53% se declararam indecisos. Os demais nomes não somaram 1%, cada.
Pesquisa
A pesquisa do Instituto Consult foi divulgada pelo Blog do BG na tarde desta sexta-feira (3). O levantamento ouviu 1700 pessoas entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. O cálculo tem margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09397/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 07984/2018.
A estratificação da amostra ocorreu com relação as variáveis sexo, informado pelo TRE, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino, e 47% do eleitorado do sexo masculino, e sobre estimativa das idades, sendo 17% dos eleitores até 24 anos, 22% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 24% de 45 a 59 anos, e 17% com mais de 59 anos.

PARA OS QUE AFIRMAM NÃO EXISTIR PRECONCEITO N BRASIL >> Alguns dados sobre o Preconceito no Brasil


A MÍDIA MUNDIAL JÁ AFIRMA ISSO >> O jornal francês Le Monde publicou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua preso porque é favorito a voltar governar o Brasil.


ECONOMIA >> Cartões de débito lideram crescimento dos meios de pagamento em 2017


A participação dos cartões de débito nas transações eletrônicas aumentou em 2017, revelou hoje (3) o Banco Central (BC). Segundo o órgão, os pagamentos com esse tipo de cartão concentraram 55,4% das transações eletrônicas no ano passado, contra 53,9% em 2016.
Em nota, a autoridade monetária informou que a popularização dos cartões de débito está em linha com os parâmetros da autoridade monetária, que tem procurado incentivar os pagamentos eletrônicos. “Aumentou a participação das operações com cartões de débito, o que está em consonância com o direcionamento dado pelo BC de que o cartão de débito seja cada vez mais utilizado como instrumento de pagamento”, informou o órgão.
Os cartões de débito lideraram o crescimento entre todas as modalidades de meios eletrônicos. Segundo o BC, o número de cartões de débito ativos no Brasil aumentou de 101,283 milhões no fim de 2016 para 107,599 milhões no fim do ano passado, alta de 6,24%. O total de cartões de crédito passou de 81,97 milhões para 83,52 milhões, crescimento de 1,89%.
Em relação ao número de transações, o total de pagamentos no débito saltou de 6,8 bilhões para 7,9 bilhões em 12 meses, alta de 16,2%. O total de operações na função crédito subiu de 5,9 bilhões para 6,4 bilhões, variação de 8,5%.

Dispositivos móveis

Na classificação por canais de acesso, o levantamento do Banco Central revelou que, pela primeira vez na história, as transações de dispositivos móveis – smartphones, tablets e personal digital assistant (computadores de mão usados por atendentes) – lideraram as transações financeiras dos bancos em 2017. Até o ano anterior, o acesso remoto pelos sites das instituições financeiras (computador, home banking e office banking) concentravam as transações.
No ano passado, 24,52 milhões de transações financeiras foram realizadas por meio de dispositivos móveis, contra 20,6 milhões de transações por acesso remoto e 11,24 milhões de operações em caixas eletrônicos. Os canais tradicionais de atendimento (agências e postos de atendimentos) ficaram bem atrás, com 8,5 milhões de transações.
“De fato, ocorreu redução na quantidade de transações através de canais tradicionais e aumento de transações através de dispositivos móveis e correspondentes bancários”, comentou o BC no comunicado.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

UMA PRÉ-CANDIDATURA QUE SE FORTALECE A CADA DIA >> "Caramuru Paiva está conquistando corações e mentes em todo Estado" - Fátima Bezerra.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Caramuru esteve no Encontro das pré-candidaturas de Francisco do PT e Fátima Bezerra, ocorrido no Hotel Villa Oeste em Mossoró, na noite desta quarta-feira (01).
"Caramuru Paiva está conquistando corações e mentes em todo Estado" - Fátima Bezerra.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 17 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

MAIS UM GOLPE NA EDUCAÇÃO E NA JUVENTUDE >> “Primeiro a gente tira Dilma, depois volta a dormir em berço esplêndido enquanto eles destroem o país”.


EVENTO >> “Agosto de Cascudo” celebra 120 anos de nascimento de Luís da Câmara Cascudo






Para homenagear os 120 anos do nascimento do folclorista Luís da Câmara Cascudo, o Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto lançou na quarta-feira, 1º, a programação intitulada “Agosto de Cascudo”, que segue até o fim do mês com eventos em vários espaços culturais de Natal.
O lançamento do III Salão Dorian Gray de Arte Potiguar no Museu Café Filho, que segue aberto para visitação, até o dia 31 de agosto, foi o marco zero da programação, que inclui exposições de artes plásticas, espetáculos de dança, teatro e música e ainda, apresentações de grupos folclóricos do Rio Grande do Norte. O Instituto Câmara Cascudo- Ludovicus é parceiro de toda a programação.
Um dos pontos altos da programação do “Agosto de Cascudo” está reservado para o próximo dia 29, quando acontece o I Seminário de Bibliotecas Públicas do RN, na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, que será reaberta pelo Governo do Estado, totalmente reformada, depois de seis anos fechada. O investimento do governo foi de R$ 2,5 milhões na restauração e reforma da mais importante biblioteca pública do estado.
Para Amaury Júnior, diretor geral da Fundação José Augusto, a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo vai reunir em um só lugar cultura, literatura, arte visuais, leitura e diversas linguagens. “ A nova biblioteca contará com acervo digital, acesso à internet, salas de estudo, literatura infantil, auditório, café, lanchonete e ilha de edição, que servirá para finalização e montagem de vídeos nas dependências do prédio”, adiantou Amaury.
Historiador, antropólogo, advogado e jornalista, Luís da Câmara Cascudo, nasceu em Natal, no dia 30 de dezembro de 1898. Publicou seu primeiro livro aos 23 anos, intitulado Alma Patrícia (1921), um estudo crítico e biobibliográfico de 18 escritores e poetas norte-rio-grandenses ou radicados no estado. Cascudo foi um dos mais importantes pesquisadores das raízes étnicas do Brasil.
Programação Agosto de Cascudo
1º a 31 de agosto
8h às 17h – III Salão Dorian Gray de Arte Potiguar no Memorial Café Filho
2 a 31 de agosto
8h às 16h – Exposição em homenagem aos 70 anos da comissão de folclore do RN na Galeria Newton Navarro (Fundação José Augusto)
4 de agosto
15h – João Redondo (Emanoel Amaral) na Cidade da Criança
16h – Coral Canto do Povo na Cidade da Criança
17 – Gonzagando na Cidade da Criança
5 a 30 de agosto
8h às 16h – Exposição Folguedos Populares do artista plástico Djalma Paixão no Memorial Câmara Cascudo
7 a 10 de agosto
9h às 15h – Contação de histórias na Cidade da Criança
10 de agosto
9h – Inauguração do Espaço Eureka na Cidade da Criança
11 de agosto
15h – Boi de Reis de Zé Barrá / Boi de Reis de Dona Cecília / Coco de Roda de Dona Dorinha / Violeiros Nenê e Chico Bento na Cidade da Criança
16h – Estação dos contos (Grupo Estação de Teatro) na Cidade da Criança
12 de agosto
15h – Exposição de Cordel e Sarau na Cidade da Criança
16h – João Redondo (Josivan de Daniel) na Cidade da Criança
17h – Show As Joanitas na Cidade da Criança
14 a 17 de agosto
9h às 15h – Contação de história e Espaço Eureka na Cidade da Criança
18 de agosto
15h – João Redondo (Emanoel Amaral) na Cidade da Criança
16h – Conexão Felipe Camarão na Cidade da Criança
17h – Cascudo Canta Lá que Eu Conto de Cá (Cia. Trotamundos) na Cidade da Criança
19 de agosto
15h – Lançamento do livro Juvenal o sapo que nunca se dá mal de Anna Celina na Cidade da Criança
16h – Orquestra Sanfônica do Museu do Vaqueiro na Cidade da Criança
17h – Um sonho de Rebeca no reino da bicharada (Grupo Estação de Teatro) na Cidade da Criança
21 a 24 de agosto
9h às 15h – Contação de história e Espaço Eureka na Cidade da Criança
22 de agosto
9h às 15h – João Redondo (Emanoel Amaral) / Pastoril do Bom Pastor (manhã) e Grupo Folclórico Chegança (tarde) / Espetáculo Viva Cascudo nas Terras Potiguares na Cidade da Criança
25 de agosto
16h – João Redondo (Daniel de Chico Daniel) na Cidade da Criança
17h – Histórias de Encantar (Trotamundos Cia. de Artes) na Cidade da Criança
26 de agosto
15h – Boi de Reis Pintadinho na Cidade da Criança
16h – Congos de Combate de São Gonçalo do Amarante na Cidade da Criança
17h – As Pelejas de Mateus, Birico e Catirina (Cia. Teatral Monicreques) na Cidade da Criança
28 a 31 de agosto
9h às 15h – Contação de história e Espaço Eureka na Cidade da Criança
29 de agosto
8h às 17h – I Seminário de Bibliotecas Públicas do RN na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo
30 de agosto
15h – Inauguração da Biblioteca e Apresentação do Boi de Reis de Manoel Marinheiro na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo
31 de agosto
17h – Abertura da exposição Roteiro Histórico do RN no Memorial Câmara Cascudo,

Pesquisadores da Ufersa estudam formas de preservar madeiras da Caatinga

Pesquisadores da Ufersa estudam formas de preservar madeiras da Caatinga
As paisagens da Caatinga cantadas por Luiz Gonzaga, pintadas por Cândido Portinari e descritas nas obras de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Euclides da Cunha e João Cabral de Melo Neto mostram as belezas naturais características deste bioma exclusivamente brasileiro. Entre elas, estão as árvores Angico, Cajueiro, Jurema de embira, Pereiro e Sabiá que viraram objeto de estudo de pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
É no Laboratório de Tecnologia da Madeira, do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciência Agrárias, que a paisagem que serviu de inspiração para tantos artistas se transforma em pesquisa científica. Sob a orientação do professor Vinicius Gomes de Castro, a aluna Juliana Holanda desenvolveu em sua monografia de conclusão de curso um estudo para caracterizar e correlacionar a cor e as propriedades químicas destas cinco espécies de madeiras da Caatinga.
“Por meio do estudo da colorimetria da madeira, que é a ciência que estuda a cor natural em diversas áreas, podemos usar essas informações e trabalhar em interdisciplinaridade com arquitetos, engenheiros civis, designers, entre outros profissionais. Caso um arquiteto necessite utilizar uma madeira amarela, por exemplo, por meio do nosso estudo podemos indicar a madeira da árvore Pereiro”, explica Juliana. A pesquisa é a primeira realizada sobre a colorimetria dessas espécies de árvores da Caatinga e faz parte de um Projeto mais amplo, coordenado pelo professor Vinicius juntamente com o professor Rafael Rodolfo de Melo, que visa a caracterização das madeiras da Caatinga. “Buscamos entender a madeira da Caantinga para depois indicar o melhor uso, o melhor potencial da madeira”, explica o docente.
Atualmente, grande parte das madeiras da Caatinga são usadas, principalmente, para fins energéticos sendo destinadas para a produção de lenha e carvão; no entanto, elas possuem outras possibilidades comerciais como destaca o professor Vinicius. “As madeiras da Caatinga são tão bonitas e possuem potencial para variadas finalidades, inclusive para a fabricação de móveis”. O docente explica que por essas árvores tenderem a ter uma baixa estatura muitos pensam que suas madeiras não servem para a fabricação de móveis grandes, como uma mesa, por exemplo.
“A tecnologia da madeira já evoluiu muito e agora temos muitas técnicas pelas quais podemos colar as madeiras. Então você não precisa mais ter uma madeira grande para fazer um objeto grande. A possibilidade de colar a madeira nos permite trabalhar com madeiras menores”, analisa. Dentro dessa nova perspectiva de uso da madeira da Caatinga, a pesquisa é o primeiro passo para que os engenheiros florestais possam entregar um produto nobre com um alto valor agregado que possa ser usado por designers, arquitetos, decoradores e engenheiros. O aproveitamento dessas madeiras, para além do uso voltado para a produção energética, também pode beneficiar o rendimento de famílias de zona rural que cultivam essas árvores.
Além do levantamento estético das cores das madeiras, os pesquisadores também avaliaram o efeito do uso dos produtos de acabamento verniz, polistain e selador na preservação da cor de cada espécie. De acordo com as análises realizadas no laboratório, o verniz cria uma película, uma camada na madeira, preenchendo as suas depressões enquanto que o polistain gruda e reage com a madeira, moldando-se às depressões encontradas e criando uma pequena película na madeira. Já o selante seca a madeira, combatendo a umidade, que é um dos principais motivos de deterioração da madeira. O polistain apresentou uma maior aderência para todas as espécies estudadas. Mas quando se deseja manter a cor da madeira, foi indicado o verniz para Angico e Sabiá, verniz e selador para madeira de Pereiro e o polistain para Cajueiro. Os resultados também mostraram que esses três produtos tendem a ser mais duradouros do que os óleos naturais, como o de linhaça.
PRÓXIMAS PESQUISAS 
Com a finalização da graduação, Juliana deseja continuar na carreira acadêmica e aguarda a aprovação da proposta do curso de Mestrado em Ciências Florestais da Ufersa que foi enviada este ano para o MEC.  “Quero continuar desenvolvendo estudos principalmente voltados para a Caatinga porque nós estamos no Semi-árido e, muitas vezes, ele não recebe o devido valor e vamos buscar outras coisas mais distantes”. Os pesquisadores estão preparando um artigo para publicar em uma revista que tenha Qualis no mínimo B1. “Já aprovamos outro artigo em uma revista de Qualis B3 e agora almejamos enviar essa pesquisa para uma revista ainda melhor classificada pela Capes”, diz o docente.
Presentemente, o Laboratório de Tecnologia da Madeira está realizando pesquisas voltadas para análise da deterioração da madeira com o ataque de fungos, o envelhecimento da madeira com o sol e a diferença da madeira de acordo com a altura da árvore. O professor Vinicius ressalta que todos os experimentos do laboratório são realizados em áreas manejadas, aquelas que possuem uma permissão de corte e nas quais o uso dos recursos é controlado. “Nós queremos que a geração atual ganhe dinheiro com madeira, mas que a geração futura continue ganhando dinheiro com madeira e para isso acontecer tem que ser sempre bem pensado, bem manejado e dentro da legalidade”, pontua o docente.
A EXPERTISE DO ENGENHEIRO FLORESTAL
O engenheiro florestal é o profissional que estuda o uso sustentável de recursos florestais. Dentro da área da tecnologia da madeira, o engenheiro florestal é o profissional que entende desse bem florestal. “Nós é que estamos preparados e estudados para trabalhar com madeira”, afirma o professor Vinicius.
ufersa madeira3Segundo ele, o papel do engenheiro florestal é essencial para ensinar à população que existem outras madeiras além da Mançaranduva, muito utilizada na marcenaria, evitando uma exploração excessiva. “Temos que diversificar o uso da madeira e é o engenheiro florestal que está apto a indicar qual a melhor maneira de usá-la; e uma coisa é fato: ninguém consegue viver sem produto madeireiro”, dentre eles, o docente cita um uso cotidiano: o papel higiênico, indispensável para a saúde e a higiene diária. Além disso, o Brasil sendo o segundo maior exportador de celulose do mundo necessita formar engenheiros florestais qualificados para lidar com questões locais e globais. “Nosso aluno é formado tanto com foco no desenvolvimento regional quanto para cuidar de recursos florestais em todo o globo”, conclui.

PT NACIONAL EMITE RESOLUÇÃO >> Com o objetivo de fortalecer a unidade do campo popular em torno da candidatura Lula, direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos


O Partido dos Trabalhadores, por meio de resolução do Diretório Nacional de dezembro de 2017, decidiu conferir prioridade absoluta à candidatura do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
A primazia do projeto nacional nas eleições de 2018 foi reiterada em sucessivas resoluções do Diretório Nacional e da Comissão Executiva Nacional, orientando e vinculando a este projeto as alianças nos estados.
Com o objetivo de fortalecer a unidade do campo popular em torno da candidatura Lula, e na perspectiva de construir as condições políticas para que uma aliança progressista  governe o país a partir de janeiro de 2019, a direção do PT desenvolveu intenso diálogo com outros partidos, prioritariamente PSB e PCdoB, com os quais temos vínculos históricos.
PSB e PCdoB estão entre os cinco partidos que assinaram conosco, por meio das fundações partidárias, o manifesto programático Unidade para Reconstruir o Brasil. Nestas eleições, já estamos juntos na Bahia, Acre, Ceará e Maranhão, e trabalhando para constituir alianças no maior número possível de estados.
O PT entende que a unidade do campo popular é necessária para superarmos a profunda crise do país, reverter a agenda do golpe e retomar o projeto de desenvolvimento com inclusão, onde o povo e os trabalhadores voltem a ser o centro das ações de governo.
Nessa perspectiva, o PT decide incorporar-se às campanhas em que esses aliados históricos disputam governos estaduais, criando as condições para ampliar nacionalmente o apoio à candidatura Lula.
Diante disso, a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, com base no Artigo 159 do Estatuto do PT e cumprindo as resoluções do Diretório Nacional sobre a candidatura do companheiro Lula à Presidência da República, resolve, como diretriz estabelecida por esta instância:
  • Apoiar, nos estados do Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco, os candidatos a governador do PSB, assim como já apoiamos a candidatura do PCdoB no Maranhão;
  • Formalizar este apoio por meio da integração do PT às respectivas coligações majoritárias;
  • Formalizar o convite ao PROS para integrar a coligação nacional em torno da candidatura Lula.
Brasília, 1º. de agosto de 2018

CARAVANA DO SEMIÁRIDO CONTRA A FOME >> Movimentos defendem agroecologia como alternativa no combate à fome



A volta de cerca de 11,8 milhões de brasileiros para a extrema pobreza, os cortes em políticas públicas e o alto índice de desemprego, são fatores que apontam para o possível retorno do Brasil ao mapa da Fome. Esta é a avaliação de Cristina Nascimento, coordenadora da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Para ela, só é possível evitar esta calamidade se o combate à fome acontecer em conjunto com a defesa da agroecologia.

Nascimento explica que a produção de alimentos deve manter a segurança alimentar para os trabalhadores rurais e também ser sustentável em relação ao meio ambiente. “Nós queremos barrar a volta da fome e queremos barrar retomando políticas públicas. É fundamental pensar que não é só dar comida para as pessoas encherem a barriga, mas possibilitar o acesso ao alimento de qualidade, com nutrientes que sejam naturais”, defende.

Além dos estados do Nordeste, o semiárido brasileiro abrange também a região Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha, equivalente a cerca de 17% do território mineiro. As entidades que compõem a ASA defendem a convivência com o semiárido, não o combate à seca, já que se trata de um fenômeno natural da região.

Em parceria com movimentos populares da Via Campesina, a ASA está circulando o Brasil na Caravana Semiárido Contra a Fome, que partiu de Caetés (PE), na última sexta-feira (27), e chegou nesta segunda (30), em Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, um ato político e cultural aconteceu no Armazém do Campo, espaço que comercializa produtos orgânicos e agroecológicos oriundo especialmente das cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

VAMOS TODOS PARTICIPAR >> Convenção estadual do PT/RN: Por um Estado, voltado para o povo!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES >> TRT vai mediar disputa jurídica entre Guararapes e MPT em audiência pública

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região decidiu intermediar a disputa jurídica entre o grupo Guararapes Confecções S/A e o Ministério Público do Trabalho.
Uma audiência pública sobre a responsabilidade solidária nos contratos de facção mantidos pela indústria têxtil do Rio Grande do Norte será tema de uma audiência pública, na próxima segunda-feira (6), às 9h, no auditório do pleno do Tribunal.
Os interessados em assistir a audiência e, também, em fazer alguma exposição técnica sobre o tema, poderão se inscrever no site do TRT-RN (https://goo.gl/P8LBbF), até quinta-feira (2).
Os desembargadores das duas Turmas de Julgamento do TRT-RN querem ouvir a opinião de especialistas e autoridades sobre o assunto.
O objetivo da audiência é obter elementos complementares para resolução da controvérsia sobre a atribuição da responsabilidade solidária ou subsidiária da empresa Guararapes Confecção S/A como tomadora de serviços de contrato de facção.

CAI A MÁSCARA DE MAIS UM PALADINO!! >> Dos golpistas, pelo visto não vai escapar um!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e atividades ao ar livre
O senador José Medeiros, aquele que gostava tanto de pagar de paladino da justiça, teve seu mandato cassado por unanimidade pelo TRE de Mato Grosso. 
o senador José Medeiros (Podemos-MT), que era suplente de Pedro Taques (PSDB), teve o mandato cassado por unanimidade pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na noite dessa terça-feira (31). O tribunal entendeu que houve fraude na ata da convenção partidária, e a posição dos suplentes de Taques foi invertida.
Ele FRAUDOU documentos para assumir como suplente.

COMBATE À FRAUDE >> COSERN faz fiscalização para combater 'gatos' e recupera energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade


A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) deflagrou uma operação para combater os gatos de energia elétrica no comércio e indústria potiguar. Segundo a Cosern, 28 mil mercadinhos, hotéis, pousadas, fábricas de gelo, salões de beleza e outros tipos de estabelecimentos já foram inspecionados remotamente em todo estado e até agora já foram constatadas 3.200 irregularidades.

No total, os empresários e comerciantes tinham conseguido desviar nos últimos quatro meses cerca de 10 GWh de energia, quantidade suficiente para atender um município com mais de 30 mil unidades consumidoras durante um mês, como, por exemplo Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.

Batizada de “Varredura”, a ação fez um pente fino em Pipa, São Miguel do Gostoso, Barra de Cunhaú, Baía Formosa e Caicó. Neste momento, a operação da Cosern está investigando clientes da Grande Natal com histórico de consumo elevado que, repentinamente, tiveram o valor da conta reduzido sem justificativa. Nos próximos dias, a operação “Varredura” vai chegar a outras regiões do estado e continuará sendo feita naquelas cidades nas quais as equipes da Cosern já passaram.

Ao ser constatada a irregularidade, o eletrotraficante é notificado e a Cosern cobra, além do consumo do período em que foi constatada a fraude, uma multa determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Financeiramente, os desvios identificados nos últimos quatro meses e recuperados pela Companhia Energética até agora na operação “Varredura” são da ordem aproximada de R$ 4 milhões. Caso não fosse identificado, esse prejuízo seria dividido por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

Por isso, a Cosern reforça o apelo para que a população denuncie, de forma anônima e gratuita, pelo site ou pelo telefone 116, os desvios de energia elétrica.

A Cosern lembra que o “gato” de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, provoca perturbações no fornecimento de energia e a pena pode chegar a quatro anos de prisão. Além de crime, o furto representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo.

Fonte: Cosern

CAPITALISMO SELVAGEM >> Consumo de recursos naturais superou o que o mundo pode renovar no ano


Lixão da Estrutural


A população mundial consumiu até hoje (1º) o conjunto dos recursos que a natureza pode produzir em um ano. E, pelo restante do ano, vai consumir além da capacidade de renovação anual. As informações são da Global Footprint Network, uma organização não governamental de pesquisa de recursos naturais e mudanças climáticas. 
Em cada ano, desde 1970, este marco é conhecido como o Dia de Sobrecarga da Terra, que representa o momento em que o consumo de recursos naturais supera o volume que o planeta é capaz de renovar.
“Essa data representa justamente o movimento que existe hoje no sentido de utilizar uma produção intensiva de recursos naturais sem retornar e sem aproveitar esses mesmos recursos que já foram extraídos”, avaliou o Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho. “Se não mudarmos o processo de produção e consumo, em um dado momento, o planeta realmente não vai ter a capacidade de regeneração e uma série de matérias primas vão ficar realmente esgotadas, escassas ao ponto de não poderem mais serem utilizadas”.
Ele acrescentou que o Brasil consome os recursos da natureza em um ritmo mais acelerado que a média mundial. “Se fôssemos considerar somente os padrões de produção e consumo do Brasil, o Dia de Sobrecarga da Terra seria em 19 de julho. O Brasil está no sentido de consumir mais recursos e aproveitar menos os resíduos do que a média mundial. Então esse é um problema que precisa ser encarado de frente”.
No Brasil, 20 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos poderiam ser recuperados por ano com reciclagem, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o que representa cerca de 25% do total do lixo gerado. O país ocupa o quinto lugar na geração de lixo no mundo e, diante dos baixos índices de reaproveitamento, contribui para o esgotamento dos recursos naturais do planeta, segundo avaliação da entidade.
Para Silva, apesar de o Brasil ter a Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2010, em muitos pontos, ela ainda não saiu do papel. “É preciso, de um lado, a conscientização do cidadão para consumir menos materiais descartáveis e fazer a separação desses resíduos em casa. Nós precisamos que o poder público municipal, que é o titular dos serviços de limpeza urbana, realmente disponibilize os serviços de coleta seletiva, em toda a cidade. E precisamos também que as indústrias, que são partícipes do sistema de logística reversa, façam esse sistema funcionar, para que esses materiais [sejam] reaproveitados pela indústria e que não sejam desperdiçados nesses locais de disposição final”.
A estimativa é que o Brasil perde cerca de R$ 3 bilhões por ano ao não reaproveitar os resíduos sólidos gerados, de acordo com o presidente da entidade. Além disso, o país gasta cerca de R$ 6 bilhões por ano com a descontaminação das áreas de destinação inadequada, nas quais esses resíduos são depositados.
Em relação à geração de renda e emprego, Silva  afirma que “grande parte desse movimento de separação de resíduos, triagem e reciclagem é justamente feito por cadeias de cooperativas de catadores”. Ele conclui que “quanto mais a gente privilegiar esse sistema [de reaproveitamento de resíduos sólidos], nós estamos fazendo a inserção social desses trabalhadores e justamente viabilizando um maior retorno para eles, uma maior renda para eles”.

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

HOJE EM ASSÚ >> O PT e o povo jutos, pensando o RN

COLONIZAÇÃO MODERNA >> Exércitos, mídia e mercados...


SEGUNDO OS BOLSMITOS NÃO EXSTE PRECONCEITO NO BRASILL >> “Você faz faxina? Não, faço mestrado. Sou professora” Relato da professora e historiadora Luana Tolentino sobre racismo

A professora e historiadora Luana Tolentino viralizou nas redes sociais após relatar um caso de racismo sofrido em Belo Horizonte. Na quarta 19, a docente caminhava pela rua quando foi abordada por uma senhora branca que perguntou se ela fazia faxina. Luana escreveu um depoimento sobre o caso, refletindo sobre os impactos do racismo na sociedade.
Por Luana Tolentino, via Facebook
Hoje uma senhora me parou na rua e perguntou se eu fazia faxina.
Altiva e segura, respondi:
– Não. Faço mestrado. Sou professora.
Da boca dela não ouvi mais nenhuma palavra. Acho que a incredulidade e o constrangimento impediram que ela dissesse qualquer coisa.
Não me senti ofendida com a pergunta. Durante uma passagem da minha vida arrumei casas, lavei banheiros e limpei quintais. Foi com o dinheiro que recebia que por diversas vezes ajudei minha mãe a comprar comida e consegui pagar o primeiro período da faculdade.
O que me deixa indignada e entristecida é perceber o quanto as pessoas são entorpecidas pela ideologia racista. Sim. A senhora só perguntou se eu faço faxina porque carrego no corpo a pele escura.
No imaginário social está arraigada a ideia de que nós negros devemos ocupar somente funções de baixa remuneração e que exigem pouca escolaridade. Quando se trata das mulheres negras, espera-se que o nosso lugar seja o da empregada doméstica, da faxineira, dos serviços gerais, da babá, da catadora de papel.
É esse olhar que fez com que o porteiro perguntasse no meu primeiro dia de trabalho se eu estava procurando vaga para serviços gerais. É essa mentalidade que levou um porteiro a perguntar se eu era a faxineira de uma amiga que fui visitar. É essa construção racista que induziu uma recepcionista da cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior honraria concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, a questionar se fui convidada por alguém, quando na verdade, eu era uma das homenageadas.
Não importa os caminhos que a vida me leve, os espaços que eu transite, os títulos que eu venha a ter, os prêmios que eu receba. Perguntas como a feita pela senhora que nem sequer sei o nome em algum momento ecoarão nos meus ouvidos. É o que nos lembra o grande Mestre Milton Santos:
“Quando se é negro, é evidente que não se pode ser outra coisa, só excepcionalmente não se será o pobre, (…) não será humilhado, porque a questão central é a humilhação cotidiana. Ninguém escapa, não importa que fique rico.”
É o que também afirma Ângela Davis. E ela vai além. Segundo a intelectual negra norte-americana, sempre haverá alguém para nos chamar de “macaca/o”. Desde a tenra idade os brancos sabem que nenhum outro xingamento fere de maneira tão profunda a nossa alma e a nossa dignidade.
O racismo é uma chaga da humanidade. Dificilmente as manifestações racistas serão extirpadas por completo. Em função disso, Ângela Davis nos encoraja a concentrar todos os nossos esforços no combate ao racismo institucional.
É o racismo institucional que cria mecanismos para a construção de imagens que nos depreciam e inferiorizam.
É ele que empurra a população negra para a pobreza e para a miséria. No Brasil, “a pobreza tem cor. A pobreza é negra.”
É o racismo institucional que impede que os crimes de racismo sejam punidos.
É ele também que impõe à população negra os maiores índices de analfabetismo e evasão escolar.
É o racismo institucional que “autoriza” a polícia a executar jovens negros com tiros de fuzil na cabeça, na nuca e nas costas.
É o racismo institucional que faz com que as mulheres negras sejam as maiores vítimas da mortalidade materna.
É o racismo institucional que alija os negros dos espaços de poder.
O racismo institucional é o nosso maior inimigo. É contra ele que devemos lutar.
A recente aprovação da política de cotas na UNICAMP e na USP evidencia que estamos no caminho certo.