sábado, 21 de maio de 2016

COMUNICADO DA PASCOM/LAJES

GOVERNO SEM LEGITIMIDADE POPULAR >> Igualmente está acontecendo em muitos outros lugares, Angicos realiza ato pelo Fora Temer

Imagem inline 1

Ocupar as ruas de Angicos (RN) para barrar os ataques do Governo Temer aos trabalhadores e a juventude. Pela continuidade do SUS 100% gratuito, pela manutenção do Bolsa Família e demais programas sociais e contra a corrupção do governo que tem sete ministros investigados, vamos todos as ruas pela Fora Temer!

ELEIÇÃO LEGAL >> Institutos de pesquisa precisam prestar informações à Justiça Eleitoral

PesquisaP

Portal Nominuto promove nos dias 20 a 24 de junho uma série de vídeos com soluções e tendências para as eleições.


As empresas que realizam pesquisas eleitorais estão obrigadas desde o dia 1° de janeiro a registrar informações na Justiça Eleitoral, conforme prevê a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 33). Até o momento, foram registradas em todo o país 370 pesquisas sobre intenção de votos para os cargos de prefeito e vereador, que serão eleitos no próximo dia 2 de outubro.

De acordo com a Resolução Tribunal Superior Eleitoral nº 23.453, publicada em 15 de dezembro de 2015, esse registro deve ocorrer por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (Pesgele).
Ainda que as empresas tenham feito cadastro nesse sistema em eleições anteriores, o cadastro para as eleições de 2016 deve ser efetuado novamente no sistema. O registro das pesquisas é procedimento estritamente eletrônico, realizado via internet e a qualquer tempo, independente do horário de funcionamento das secretarias dos tribunais eleitorais.
O controle nos processos de pesquisas seria fundamental para a lisura durante o período eleitoral, que também é um dos objetivos do evento Eleição Legal, que será promovido pelo portal Nominuto.com do dia 20 a 24 de junho e contará com uma série de vídeos, que ainda vai apresentar soluções e tendências sobre o pleito municipal deste ano.
Apesar dos institutos serem obrigados a prestar informações sobre a pesquisa, a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre os resultados. Os questionamentos referentes às pesquisas devem ser feito por meio de representação, que será analisada pelo juiz eleitoral da localidade em que a pesquisa foi realizada, ou seja, a Justiça Eleitoral só agirá caso seja provocada.
Um exemplo ocorreu durante a campanha eleitoral de 2014, o então candidato ao Governo do Estado, Robério Paulino (PSOL) chegou a acionar o Ministério Público por causa de uma suposta manipulação das pesquisas eleitorais.
"A discussão já começa por quem organiza essas pesquisas: empresas privadas, pagas por alguém. A quem interessa pagar uma empresa para realizar tal pesquisa? Alguém que, a partir do resultado, poderá ter algum ganho, prejudicando outros. Há inúmeros exemplos de como o resultado e a forma de divulgação desse resultado determinou processos eleitorais passados", comentou Robério na ocasião. 
Para o professor Robério Paulino, que agora é pré-candidato a Prefeitura do Natal, as pesquisas devem ser fiscalizadas. “Não basta só os institutos registraram a pesquisa no TRE, é necessário também que os candidatos acompanhem todo o processo do estudo. Eu já estou solicitando isso, quero acompanhar o treinamento dos entrevistadores, as entrevistas e tabulação”, destaca.
Segundo Robério Paulino, em 2014, durante as eleições para Governador do Estado, ele foi bastante prejudicado pelas pesquisas eleitorais. “Eu fui muito prejudicado por um instituto, que há uma semana da votação me dava 1% e logo depois eu tive 22,5% dos votos em Natal. Ou seja, tive um prejuízo enorme”, desabafou.
proposta do Eleição Legal, do Nominuto.com, é justamente auxiliar candidatos e eleitores acerca do que pode e não pode fazer durante o período eleitoral, mediante as regras e de acordo com a visão de especialistas. O portal pretende contribuir para um pleito municipal limpo neste ano.

NÃO ACEITAMOS O GOLPE >> A resistência (necessária) da educação pública

A presidenta Dilma Rousseff foi apeada do poder numa manobra institucional que corresponde à nova versão de golpe civil na América Latina - tal como ocorreu em Honduras e no Paraguai -, e com ela corre-se o risco de ser totalmente suplantado o projeto político que a “duras penas” tentava reparar dívidas históricas com a nossa população majoritariamente sofrida.
Algumas análises publicadas em versões anteriores deste CNTE Informa a respeito da plataforma de governo do PMDB, intitulada “Uma ponte para o futuro”, mostram que as políticas para o próximo período se pautam fortemente num viés de Estado Mínimo, como a flexibilização de leis trabalhistas, a privatização de empresas públicas, a substituição do sistema de partilha pelo de concessão (para priorizar a participação das empresas multinacionais na exploração do pré-sal), a eliminação da exigência de conteúdo nacional para compras de máquinas e equipamentos em determinadas áreas de infraestrutura, além de forte ajuste fiscal, que implicará em arrocho salarial aos servidores públicos, em reversão na política de ganho real do salário mínimo e das aposentadorias e pensões, afora a ampla reforma da previdência do Regime Geral e dos Servidores Públicos, sob o comando direto do Ministério da Fazenda.
Por sua vez, a educação é uma das áreas mais emblemáticas do que poderá vir a ser o lastimável legado do governo de Michel Temer.
O deputado Mendonça Filho (DEM-PE), novo titular do MEC, é autor do PL 6.726/13, que visa privatizar a exploração do pré-sal e acabar com a vinculação de recursos do regime de partilha para a educação e a saúde. O Ministro também apoia a PEC 438/2016, sustentáculo da “Ponte para o Futuro”, que pretende criar um novo regime de desvinculação de receitas da União, Estados, DF e Municípios. De acordo com a referida PEC, já aprovada em 1º turno no Senado, todos as receitas de tributos dos entes federados (impostos, contribuições e transferências), inclusive as que integram a vinculação constitucional à educação, sofrerão contingenciamento compulsório de ¼ (um quarto) do total para gastos de livre provimento dos gestores públicos.
Esta medida, por si só, dá a dimensão do tamanho do desafio que os sindicatos e as entidades da sociedade civil, defensores da escola pública de qualidade social, terão que enfrentar para garantir o cumprimento das metas do PNE, a manutenção do FUNDEB e do piso nacional do magistério, e mais, para manter a concepção de escola pública aprovada na Constituição Federal de 1988, hoje mitigada pela Lei das Organizações Sociais.
Aliás, as OSs e demais parcerias público-privadas (PPP) deverão ser as políticas prioritárias do governo Temer para a educação. Isso porque não existe alternativa de manutenção e ampliação dos investimentos na educação pública, numa perspectiva de corte de 25% do orçamento direto para a educação.
Além das PPP, o falido sistema americano-privatizante de voucher deverá ser implantado, sobretudo no ensino médio, como forma de estimular o “mercado educacional”.
Esses são alguns dos desafios que os trabalhadores em educação terão que enfrentar no próximo período, aos quais se somam as demandas do PNE para instituir o Sistema Nacional de Educação, o Custo Aluno Qualidade, a Gestão Democrática, o Piso e as Diretrizes Nacionais de Carreira para todos os profissionais da educação, a expansão das matrículas publicas em todos os níveis e modalidades e o fim do analfabetismo literal e funcional - todas demandas que visam protagonizar o papel da educação pública e de seus atores no processo de desenvolvimento sustentável e inclusivo do País. O risco iminente é de que a meta 20 do PNE seja fragorosamente ignorada e com ela todas as demais metas e estratégias da Lei 13.005 que exigem mais financiamento público.
Dias difíceis virão também na perspectiva de criminalização dos movimentos sociais, razão pela qual teremos que redobrar ânimo e força para enfrentar a nova e intensa onda neoliberal de ataque aos direitos sociais e de privilégio às elites rentistas, que, historicamente, dominaram o Brasil e insistem em tratar a Nação como colônia subalterna de seus interesses e do capital internacional.

Ex-ministro de FHC acusado de corrupção generalizada, vira presidente da Petrobrás

A assessoria de imprensa do presidente em exercício Michel Temer anunciou na quinta-feira (19) que Pedro Parente será o novo presidente da Petrobras, substituindo Aldemir Bendine, que está no comando da estatal desde o início de 2015, quando Graça Foster renunciou ao cargo após o surgimento da Operação Lava Jato, que investiga denúncias de corrupção na empresa.

Parente tem 63 anos, é nascido no Rio de Janeiro, foi ministro da Casa Civil e secretário-executivo da Fazenda, sob o comando de Pedro Malan, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o presidente interino Michel Temer havia feito o convite a Pedro Parente. Mais tarde, foi confirmada a informação de que o ex-ministro de FHC estaria a caminho do Palácio do Planalto para conversar com Temer.

Em reportagem no Valor Econômico, familiares e pessoas próximas de Parente disseram que ele estava resistente a aceitar o convite. O motivo seria o desgaste vivido pelo ex-ministro durante 10 anos para se livrar de pendências jurídicas depois de deixar o setor público.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

LAJENSE EM DESTAQUE >> Ceiça Moreira participará do Projeto: Tudo termina em samba

Imagem inline 1

Quero convidar à todos vocês para neste domingo 22/05 às 12:00 hs sintonizarem na RÁDIO 95 FM, pois eu, Ceiça Moreira, estarei cantando ao vivo juntamente com dois colegas da música potiguar, o Leo Stephann e o @ygorb.oficial. 


Nada mais é que um projeto onde; 🎶"Tudo termina em samba"🎶 do Batucada do Nildo. 🎤📻APOIO - Jota Produções.

Por Ceiça Moreira em sua página no Facebook

Observatório >> Governo Robinson tem coragem de vender a CAERN? Mais uma vez o fantasma da privatização ronda as nossas estatais

Mais uma vez o fantasma da privatização ronda as nossas estatais. assista ao vídeo abaixo  e compreenda o contexto que está preparado para que isso venha a acontecer...

Corrupção >> Os processos de Rogério Marinho | De olho no discurso


O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) responde a três processos no âmbito do Supremo Tribunal Federal, corte em que devem ser investigados e julgados deputados federais devido ao foro de prerrogativa.
O primeiro deles, mais antigo, remonta a meados da década passada e deve origem na justiça estadual do Rio Grande do Norte e chegou ao Supremo em 2007. Mesmo que não se saiba muito sobre o caso, a não ser que se trata de investigação sobre "corrupção passiva", sabe-se também que houve algumas movimentações no âmbito da Polícia Federal. 
Lembre-se também que se reporta a um período em que Alexandre Magno de Sousa, braço direito de Rogério, foi condenado por falsificar documentos quando de uma cessão ao estado, a fim de ganhar mais que devia.
O segundo inquérito chegou ao STF em 2010 e, em virtude de constarem diversos ofícios com solicitações de informações à Câmara Municipal de Natal - e até de Manaus, podemos supor que se trata de alguma investigação relacionada à gestão de Rogério Marinho (PSDB) no tempo em que este era presidente da Câmara, teve origem no Tribunal de Contas Estadual e diz respeito à prestação de contas.
O último inquérito é mais recente: subiu à Corte em dezembro de 2011.  O site do STF identifica como origem a Justiça Federal.  Esse inquérito tem um corréu, identificado pelas iniciais F. das C. de S. R.  Evidentemente se trata de alguém de nome Francisco das Chagas, mas confesso que não consigo identificar o personagem.

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada corre o risco de fechar

Os diretores do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), do Rio de Janeiro, estão preocupados com o futuro. O contrato com o Governo Federal termina no fim deste mês. O Instituto é ganhador de alguns dos prêmios mais importantes de matemática.

O Impa venceu o prêmio científico mais importante da França, o Louis D, que pela primeira vez é dado para matemática e para o Brasil. Em 2014, foi o ganhador da Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática. Foi a única vez que um pesquisador brasileiro e da América Latina recebeu esse prêmio criado nos anos 30.
Tanta excelência em pesquisa está com os trabalhos ameaçados. O Instituto é mantido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério da Educação. O orçamento aprovado para este ano foi de R$ 88 milhões, dinheiro para manter mais de cem funcionários, 45 professores e para organizar anualmente as Olimpíadas de Matemática nas escolas públicas, inciativa que vem ajudando a elevar o nível do ensino da ciência no país.
O problema é que para esse dinheiro ser de fato liberado é preciso que os ministérios assinem a renovação de contrato com o Impa e o prazo para isso termina no dia 30 de maio, daqui a 11 dias.
O que preocupa a direção do Impa é que antes de ser assinado o documento tem que ser analisado por várias equipes, o que costuma demorar semanas. “Na eventualidade do contrato não ser assinado até o dia 30, no qual eu não quero acreditar, as atividades do Impa teriam que ser interrompidas”, afirma Marcelo Viana, diretor geral do Impa.
“Seria um grande atraso para a pesquisa no país. Atualmente tem mais de cem alunos no Impa que estão trabalhando com o que há de mais elevado no nível de matemática aqui no Brasil e então seria vergonhoso”, diz o aluno de doutorado Daniel Borges.
Em nota, o Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação disse que o processo de renovação do contrato com o Instituto seguiu a tramitação normal e será concluído dentro do prazo.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

DEBATE >> O Brasil e a Conjuntura política Atual: Perspectivas e Desafios


Onde vai parar o Brasil? Vamos juntos discutir o atual momento político de crise do país e fazer um balanço do "programa" de ataques do Governo Temer

Vem conosco para uma roda de conversas nesta quinta às 19:00h na UFERSA/Campus Angicos.

EM AÇÃO >> Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim realizou reunião ordinário hoje


Mapa da Bacia HidrográficaLogomarca do Comitê


Conforme o calendário de reuniões ordinárias, hoje 19 de maio, o Comitê de Bacia do Rio Ceará-Mirim, reúne-se 09:00 horas, no auditório da SEMARH em Natal-RN, com a seguinte pauta:

Abertura:

1. Informes; 

2. Aprovação da Ata da 1° Reunião Ordinária de 2016; 

3. Conclusão e assinatura do documento para pauta do CONERH; 
4. Criação do Fórum Potiguar dos Comitês de Bacia; 
Encaminhamentos e encerramento.


Por Secretaria Executiva CBH

AÇÕES DO GOVERNO GOLPISTA >> Realmente temos muito a temer...

Imagem inline 1

PIADA DE MAU GOSTO >> Dilma é notificada pelo STF para explicar por que chama impeachment de golpe

Resultado de imagem para dilma 54 milhoes de votos
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (18) que a presidente afastada Dilma Rousseff seja notificada sobre interpelação judicial proposta por deputados que questionam o fato de a presidente classificar o processo de impeachment de “golpe de estado”. No despacho, a ministra concedeu prazo de dez dias para que Dilma se manifeste a respeito.
Na ação, assinada pelos deputados Júlio Lopes (PP-RJ), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Pauderney Avelino (DEM-AM), Rubens Bueno (PPS-PR), Antônio Imbassahy (PSDB-BA), Paulo Pereira da Silva (SD-SP), os deputados argumentam que a acusação de Dilma é algo de “gravidade ímpar, sobretudo, ao se levar em consideração a recente história nacional e as possibilidades de ruptura que declarações desse tipo podem trazer à sociedade brasileira”.
Na interpelação, os deputados apresentam uma série de discursos proferidos por Dilma em que ela classifica o processo de impeachment contra ela de “golpe”.
“Ao comportar-se da maneira como vem fazendo, a senhora presidente da República deixa toda a nação em dúvida, recomendando, portanto, a presente interpelação, a fim de que possa explicar qual a natureza, os motivos e os agentes desse suposto 'golpe'”, dizem os deputados na ação.
Eles pedem ainda que Dilma explique, entre outros pontos, quais atos compõem o golpe denunciado por ela, quem são os responsáveis, quais instituições atentam contra seu mandato e quais as medidas que ela pretende tomar, na condição de Chefe de Governo e Chefe de Estado, para resguardar a República.
Fonte: Agência Brasil, 18 de maio de 2016

PROTEÇÃO >> Ambientalista defende plantio de árvores nas margens do Rio Potengi

12591932_1124948697515533_2038485275_o-750x422

O uso responsável do Rio Potengi é um dos pontos defendidos pelo ambientalista e presidente da ONG Baobá, Haroldo Motta que, em entrevista ao Agora RN, demonstrou a necessidade de uma união entre as gestões municipais por onde passa o Potengi. 

Segundo Motta, a criação de um fórum ajudaria na definição de metas a longo prazo para a proteção e melhor cuidado com o estuário do Rio.

“O Rio Potengi precisa urgentemente de um levantamento, um grande fórum de discussão com os prefeitos das cidades onde ele passa. É necessária essa união para cuidar desse patrimônio dos potiguares”, sugeriu.
Haroldo também defende a plantação de novas árvores nas margens do Rio, que consequentemente evitaria que ele continuasse assoreando como acontece nos dias atuais.
Outro ponto defendido pelo ambientalista é a criação novas áreas de convivência em Natal, com novos parques para a população poder fazer uso de espaços que contribuam com a qualidade de vida. “A Criação de parque de árvores nativas, para a população fazer caminhada, praticar exercícios é sempre bem vinha em nossa cidade, que já tão carente de espaços públicos de lazer”, finalizou.

CUT e CTB se recusam a negociar com Temer reforma da Previdência

CUT e CTB se recusam a negociar com Temer reforma da Previdência

O governo do presidente golpista Michel Temer (PMDB) criou, na segunda-feira (16), um grupo de trabalho com algumas centrais sindicais para discutir a reforma da Previdência.

A reforma da Previdência será prejudicial aos trabalhadores com propostas como idade mínima para se aposentar. Segundo o ministro da Fazenda interino Henrique Meirelles, essa é uma das propostas do novo governo para a Previdência. Na prática, isso prejudica quem começou a trabalhar mais cedo e já cumpriu os anos de contribuição necessária para se aposentar.

Representantes da Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores e da Central dos Sindicatos Brasileiros estiveram presentes na reunião.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se negaram. A CUT afirmou, em nota, não reconhecer o governo golpista de Michel Temer (PMDB) e que retrocessos não podem ser negociados. Além disso, esclareceu que vai continuar exigindo a volta do Estado do Direito e do mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT).

“Acreditamos que a luta contra os retrocessos pretendidos e anunciados será travada pelo conjunto dos movimentos sociais nas ruas, nos locais de trabalho, na luta constante para impedir que o Brasil recue, do ponto de vista democrático, institucional e civilizatório, a décadas passadas”, afirmou o texto.

Para a CTB, que também não aceitou negociar com o governo golpista, a proposta de reforma da Previdência de Temer vai enterrar a aposentadoria. “A CTB tem muita clareza dos riscos e, diferente de alguns setores do movimento sindical, não se dispõe a segurar na alça da traição”, avisou Adilson Araújo, presidente da CTB, reafirmando que não compareceria à reunião.

Confira abaixo íntegra da nota da CUT:
“A CUT não reconhece golpistas como governantes. Por isso, não irá à reunião que Michel Temer chamou para esta segunda feira com as centrais sindicais.

A CUT vai continuar defendendo os interesses da classe trabalhadora, principal vítima do golpe, exigindo a volta do Estado do Direito e do mandato da presidenta Dilma, legitimamente eleita com mais de 54 milhões de votos.

Acreditamos que a luta contra os retrocessos pretendidos e anunciados será travada pelo conjunto dos movimentos sociais nas ruas, nos locais de trabalho, na luta constante para impedir que o Brasil recue, do ponto de vista democrático, institucional e civilizatório, a décadas passadas.

O respeito a todos os mecanismos e esforços da população em busca de igualdade, valorização da diversidade e acesso a políticas públicas que combatam as injustiças sociais é um valor precioso demais. E assim queremos que seja tratado.

Vagner Freitas, presidente nacional da CUT”

quarta-feira, 18 de maio de 2016

EM LAJES >> Palestras alusivas ao dia 18 de maio, contra a exploração sexual de crianças a adolescentes

O dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intra familiar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.

Esse ano, mais uma vez, em alusão ao Dia 18 de Maio, as Secretarias Municipais de Educação , Saúde , Assistência Social, Conselho Tutelar e CMDCA, promove a Semana de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com palestras, Rodas de Conversa e Caminhada entre as escolas da rede municipal e estadual, da zona urbana rural, tendo como público alvo, crianças, adolescentes e pais dos alunos.

Fonte: http://semeclajes.blogspot.com.br/

NOTA DE ESCLARECIMENTO >> Transporte Opcional Natal / Afonso Bezerra

Nos últimos dois dias nos não fizemos horário devido a uma falha na parte elétrica do veículo ele foi levado para a oficina houve demora para achar o problema por isso não houve os horários pois o veiculo estava na manutenção, ontem o problema foi solucionado e o veículo já está rodando normalmente hoje.

Natal - Afonso Bezerra - 07:20 e 15:00h
Afonso Bezerra - Natal - 04:00h e 11:00h

Governo Temer extingue o MDA e prejudica ações direcionadas para a agricultura Familiar

Com a extinção do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), pelo "governo Temer", que trará com certeza, um enorme reflexo negativo para os pequenos agricultores e para os segmentos sociais do campo, visto que o MDA era o órgão governamental que atuava de forma bastante comprometida com os avanços na Agricultura Familiar. 

Aqui no RN tivemos até esses dias, o Engenheiro Agrônomo, Caramuru Paiva, que no período em que atuou a frente da Delegacia Federal do MDA no RN, deixou a forte marca da presença e da busca por ações que pudessem alavancar ainda mais as políticas públicas destinadas aos pequenos agricultores. 

Aqui em Lajes, nesse período tivemos a presença de Caramuru Paiva por duas vezes, sempre com o intuito de viabilizar algumas ações positivas para o segmento rural.



OLIMPÍADAS 2016 >> Com o golpe em andamento, o Brasil corre o risco de ter as olimpíadas comprometidas...

Exibindo image.png

O sonho da casa própria acabou...

Foto de Fernanda Vidal.

Abertas inscrições para o Curso de Especialização em Geografia do Nordeste

O Departamento de Geografia da UERN e a Coordenação do Curso de Especialização em Geografia do Nordeste publicam edital com a abertura de inscrições para preenchimento de vagas no III Curso de Especialização em Geografia do Nordeste – Desenvolvimento e Gestão do Território.
As inscrições foram abertas hoje, 17 de maio, e seguem até o dia 10 de junho, de 8h às 11h e das 19h às 22h, no Departamento de Geografia do Campus Central. São oferecidas 20 vagas. Podem se inscrever graduados em Geografia e áreas afins.
Não haverá cobrança de mensalidade, o curso é gratuito. O período de seleção será de 13 a 17 de junho de 2016 e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 20 de junho. Click aqui e confira o EDITAL

REORGANIZAÇÃO >> “As ruas progressivamente voltarão a pressionar as instituições”

Breno Altman: "Os Estados Unidos precisam reagrupar o sul do continente ao seu domínio geopolítico" - Créditos: Vitor Toscano


Em análise abrangente, jornalista fala sobre o cenário presente e futuro da luta política no Brasil
Apesar do cenário tenso, há perspectiva de que haja uma nova escalada de mobilização social contra as medidas conservadoras do governo Temer. Essa é a avaliação de Breno Altman, diretor editorial do site Opera Mundi e da revista Samuel e militante histórico do PT. Ele comenta ainda sobre as perspectivas para a esquerda e as lições que se pode tirar dessa crise.
Brasil de Fato - De um lado, o cenário político não está favorável para as forças populares e para o povo trabalhador, com a perspectiva de consumação do impeachment. De outro, parece crescer a capacidade de reação e resposta, com muitas organizações e pessoas indo frequentemente às ruas. Você avalia que o Brasil pode assistir a um ascenso das lutas sociais no próximo período?
Breno Altman - A consumação do afastamento da presidente Dilma Rousseff tende a provocar, a curto prazo, um período de refluxo nas lutas populares e na resistência democrática, em relação à forte mobilização de março e abril. Historicamente as massas entram em combate quando têm um objetivo claro e chances de vitória. As medidas concretas do governo usurpador, associadas às denúncias e disputas contra o golpe institucional, poderão levar à nova escalada de mobilização, contra a política econômica e pela derrubada do golpista Michel Temer.
Com a admissibilidade do processo do impeachment e o afastamento por 180 dias da presidenta, que tipo de medidas Michel Temer deve tomar? Ele terá condições de fazer avançar o projeto do PMDB na presidência?
Temer foi escolhido pelas frações dirigentes da burguesia e das forças conservadoras para impor uma agenda ultra-liberal que permita o relançamento da acumulação capitalista no país. Exigem dele que não seja candidato à reeleição, para que possa tomar as medidas antipopulares encomendadas sem ter que raciocinar com base na conquista de votos. Obviamente que essa sua tarefa depende da unidade entre as correntes golpistas, do grau de resistência democrática e social, da confiança que conquistar junto às corporações empresariais e centros imperialistas, além do cenário econômico internacional. 
O que se espera para o cenário institucional depois desses 180 dias?

LBV lança campanha de mobilização para manutenção de seus programas sociais


A Legião da Boa Vontade inicia mais uma importante campanha Eu ajudo a mudar!, edição 2016. O objetivo é mobilizar a sociedade a contribuir para a manutenção dos programas e ações socioeducacionais realizados pela Instituição em prol de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país.

Em 2015, a LBV prestou, mais de 12,5 milhões de atendimentos e benefícios à população, por meio de seus 72 Centros Comunitários de Assistência Social, três lares para idosos e cinco escolas, além de iniciativas de mobilização social, emergenciais e conscientização realizadas em inúmeras cidades brasileiras.


Para dar continuidade ao amplo trabalho que realiza na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas e famílias em risco social, oferecendo educação, cultura, saúde, alimentação, oportunidades, cidadania, dignidade, confiança no futuro e bem-estar, a Legião da Boa Vontade conta com a ajuda de todos.

As doações podem ser feitas no site www.lbv.org/doe, em Natal/RN, a LBV, fica localizado a Rua dos Caicos, 2148  - Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655




terça-feira, 17 de maio de 2016

O presidente golpista já determinou a meta, e já está fazendo isso acontecer....


REDE ESTADUAL de educação >> Trabalhadores/as deliberam por cruzar os braços caso o Governo volte a atrasar o pagamento

Créditos: Lenilton Lima

Cruzar os braços caso o Governo não pague os salários dos servidores até o último dia útil de cada mês e só retomar as atividades após o pagamento. Foi esta a principal decisão tomada pela assembleia dos trabalhadores/as em educação do Estado, que aconteceu nesta quinta-feira (12).
Os trabalhadores/as também decidiram que o SINTE vai se integrar ao Fórum Estadual dos Servidores do RN, entidade que reúne vários sindicatos. A ideia é participar das lutas comuns das categorias.
A categoria também deliberou que o Sindicato vai encampar, juntamente com os trabalhadores, a luta para pressionar o Judiciário, para que ele dê celeridade no julgamento do mandado de segurança impetrado pelo SINTE. Tal ação movida pela assessoria jurídica do SINTE pede que o Governo pague os salários dos servidores até o último dia do mês, conforme prevê a Constituição Estadual.
Ficou ficou acertado que a direção do Sindicato vai marcar uma data e convocar a categoria para a manifestação.
Os trabalhadores também definiram que as escolas devem discutir sobre o projeto proposto pelo deputado Izalci (PSDB-DF), que propõe modificar a Lei de Diretrizes e Bases, bem como acerca do PL proposto pelo Deputado Federal Rogério Marinho (PSDB-RN), que visa proibir os educadores de discutir sobre políticas nas salas de aula.
Ainda ficou acordado que uma próxima assembleia será marcada de acordo com os entendimentos com o Fórum Estadual dos Servidores do RN e o andamento da conjuntura.

O ódio e o racismo de Jair Bolsonaro

bolsonaro frases
 Jair Bolsonaro é autor de declarações racistas e discriminatórias 
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) se tornou conhecido em todo o Brasil pelas declarações discriminatórias em torno de temas delicados, como a homossexualidade, o racismo e as ditaduras no Brasil e em países de América Latina.
Iniciado na política desde 1980 no Rio de Janeiro, o parlamentar coleciona um série de frases questionáveis não só pelas contradições, já que se autoproclama um cristão atuante, mas pela agressividade.
As declarações foram compiladas no tumblr “Bolsonaro Cristão”, criado pelos estudantes Fernando Paladini e Guilherme Eufrasio, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Eu acredito em Deus. Sou católico (…). Eu já li a Bíblia inteirinha, com atenção. Levei uns sete anos para ler. Você tem bons exemplos ali”, abre a página, já citando uma das frases do polêmico deputado.
O tumblr também traz notícias sobre o deputado, como a votação a favor do aumento do seu próprio salário ou a denúncia de prática de nepotismo.
“Este site não está criticando, em nenhuma medida, o cristianismo, a Igreja Católica ou qualquer outra entidade religiosa; o conteúdo apenas explicita a hipocrisia do ‘cristianismo’ de Jair Messias Bolsonaro”, lembram os estudantes criadores do tumblr.
Confira abaixo algumas das frases mencionadas no tumblr e outras passagens rememoradas porPragmatismo Político:
1“O erro da ditadura foi torturar e não matar.” (Jair Bolsonaro, em discussão com manifestantes)
2“Pinochet devia ter matado mais gente.” (Bolsonaro sobre a ditadura chilena de Augusto Pinochet. Disponível na revista Veja, edição 1575, de 2 de Dezembro de 1998 – Página 39)
4“Não te estupro porque você não merece.” (Jair Messias Bolsonaro, para a deputada federal Maria do Rosário)
5“Eu não corro esse risco, meus filhos foram muito bem educados” (Bolsonaro para Preta Gil, sobre o que faria se seus filhos se relacionassem com uma mulher negra ou com homossexuais)
6“A PM devia ter matado 1.000 e não 111 presos.” (Bolsonaro, sobre o Massacre do Carandiru)
7“Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater.” (Afirmação de Jair Bolsonaro após caçoar de FHC sobre este segurar uma bandeira com as cores do arco-íris)
8“Você é uma idiota. Você é uma analfabeta. Está censurada!”. (Declaração irritada de Jair Bolsonaro ao ser entrevistado pela repórter Manuela Borges, da Rede TV. A jornalista decidiu processar o deputado após os ataques)
9“Parlamentar não deve andar de ônibus”. (Declaração publicada pelo jornal O Dia em 2013)
10“Mulher deve ganhar salário menor porque engravida” (Bolsonaro justificou a frase: “quando ela voltar [da licença-maternidade], vai ter mais um mês de férias, ou seja, trabalhou cinco meses em um ano”)

A MÃE DO GOLPE >> Protestos contra a Globo se espalham por todo o país e já preocupam anunciantes


A sucessiva multiplicação de palavras de ordem, faixas e cartazes contrários ao Grupo Globo nas manifestações populares a favor da democracia e a rejeição estampada nas redes sociais — inclusive expressada por artistas contratados — começa a preocupar anunciantes. O temor de algumas companhias é que este movimento possa crescer e expor ao risco as suas marcas e o consumo dos seus produtos.

A sistemática cobertura a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff e o noticiário envolvendo o ex-presidente Lula acenderam o sinal de alerta nas direções de marketing de grandes empresas.

Numa reunião fechada realizada ontem no fim da tarde, em São Paulo, e que o SRZD teve acesso ao resultado final, dois presidentes que representam os interesses de companhias que estão entre os 30 maiores anunciantes do Brasil, seis vice-presidentes de empresas de áreas diversas que atuam em higiene e limpeza, setor automotivo e varejo decidiram encomendar uma análise a uma agência internacional de acompanhamento de postagens na internet para avaliar os humores dos consumidores em relação aos produtos e serviços dos patrocinadores.

A ideia é que o estudo seja concluído em até 90 dias. E o parecer se restringirá às marcas que já anunciam nos veículos do Grupo Globo.

Um dos executivos chegou a desabafar: "Todos respeitamos a Globo pelo seu profissionalismo e pela larga vantagem sobre os demais órgãos de comunicação, mas o jornalismo está manipulando de forma criminosa e já há movimentos nas redes sociais pressionando nossos consumidores a não comprarem os produtos que produzimos. Assim não dá. Isso não pode crescer". A fala causou um certo mal estar no ambiente. O silêncio enigmático dos demais sinalizou concordância com a análise e a preocupação de como criar uma alternativa publicitária ao maior meio de comunicação do Brasil.

A Globo, por sua vez, já se manifestou oficialmente, várias vezes, no sentido de que apenas informa os fatos políticos com isenção. E que não é geradora dos acontecimentos políticos e econômicos que noticia.

Manifestações do dia 31 de março de 2016. Foto: Roberto Parizotti/CUT
Manifestações do dia 31 de março de 2016. Fotos: Reprodução/Mídia Ninja
Manifestações do dia 31 de março de 2016. Foto: Eduardo Magalhães

Sidney Rezende - No SRZD