sábado, 19 de outubro de 2019

MPF nos nove estados do Nordeste pede que Justiça obrigue Governo Federal a acionar Plano Nacional de Contingência para Acidentes com Óleo

Resultado de imagem para MPF nos nove estados do Nordeste pede que Justiça obrigue Governo Federal a acionar Plano Nacional de Contingência para Acidentes com Óleo

As medidas devem abranger toda a costa da região, da Bahia ao Maranhão

O Ministério Público Federal ajuizou nova ação contra a União motivada pelo derramamento de óleo que atinge a costa do Nordeste. O processo requer que a Justiça Federal obrigue a União a acionar em 24 horas o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional. Os pedidos da ação judicial, que é conjunta, abrangem toda a costa do Nordeste.

Plano – O Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional (PNC) foi instituído em 2013, através de decreto do Governo Federal, com o objetivo de preparar o País para casos justamente como o que afeta a costa do Nordeste desde o mês de setembro.

O documento, bastante detalhado, descreve responsabilidades, diretrizes e procedimentos para o governo responder a vazamentos de petróleo com foco em “minimizar danos ambientais e evitar prejuízos para a saúde pública”.

De acordo com o decreto, integram o comitê executivo do plano o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério dos Transportes, a Secretaria de Portos da Presidência da República, a Marinha do Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Omissão – Para o Ministério Público Federal, a União está sendo omissa ao protelar medidas protetivas e não atuar de forma articulada em toda a região dada a magnitude do acidente e dos danos já causados ao meio ambiente.

De acordo com Ramiro Rockenbach, “tudo que se apurou é que a União não está adotando as medidas adequadas em relação a esse desastre ambiental que já chegou a 2,1 mil quilômetros dos nove estados da região e é considerado o maior da história no litoral brasileiro em termos de extensão”.

Na ação, o MPF afirma que, “não obstante a extrema gravidade do desastre ambiental, com todos os dados e impactos demonstrados, e ainda a decretação de emergência pelos Estados de Sergipe e da Bahia, fato é que a União se mantém omissa, inerte, ineficiente e ineficaz. Não há, pois, razão plausível mínima para não se implementar, de imediato, o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional. É, pela legislação e pelos fatos reais, medida que se impõe”.

Pedidos – A ação pede, em caráter de urgência, que a União seja obrigada a acionar em 24 horas o Plano Nacional de Contingência e multa diária de R$ 1 milhão em caso de descumprimento.

Também está entre os pedidos que um representante de cada órgão estadual de Meio Ambiente dos Estados afetados pelo acidente integrem o comitê de suporte ao Plano de Contingência e que os Estados tenham autonomia para fiscalizar as medidas.

Por fim, o MPF registra na ação que, para fins de operacionalização, fiscalização e com respeito à independência e autonomia de cada Estado da Federação envolvido, que uma vez implementado o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional, membros do Ministério Público Federal em cada Estado da Federação atingido acompanharão a execução do PNC de acordo com as circunstâncias e especificidades socioambientais locais.

O documento foi assinado pelos procuradores da República Ramiro Rockenbach e Lívia Tinôco (Sergipe), Raquel de Melo Teixeira (Alagoas), Vanessa Cristina Gomes Previtera Vicente (Bahia), Nilce Cunha Rodrigues (Ceará), Hilton Araújo de Melo Maranhão), Antônio Edílio Magalhães Teixeira (Paraíba), Edson Virgínio Cavalcante Júnior (Pernambuco), Saulo Linhares da Rocha (Piauí) e Victor Mariz (Rio Grande do Norte).


Fonte: Ascom/PRSE

ATO DE ANIVERSÁRIO DE LULA >> Quem fez muito pelo povo nunca será esquecido!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

A Rede Potiguar de Comitês Lula Livre está convocando todos e todas para o “Ato do Aniversário de Lula, Eu também vou!”.
A atividade vai acontecer dia 27 de outubro (domingo), a partir das 10 horas da manhã, no Ponto 7, largo do bairro de Capim Macio, em Natal.
Na programação um Bolo Gigante #LulaLivre, música, apresentações artísticas, Feirinha Alternativa e presença do Boneco Gigante Lula Livre.

Fonte: PT RN

EM MOSSORÓ >> Partage Shopping realiza aulão do Enem em parceria com Colégio Diocesano. Inscrições acontecem até o dia 20



O Partage Shopping Mossoró, em parceria com o Colégio Diocesano, e apoio do Multicine, realizará o aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensimo Médio (Enem) 2019. O evento acontecerá no dia 27 de outubro, das 08h às 12h, em uma das salas do cinema.

As inscrições começaram na última quinta-feira, 17, e seguem até este domingo, 20, através do site do empreendimento. As vagas são limitadas e, no dia do aulão, os alunos deverão entregar uma doação simbólica – 1 pacote/lata de leite em pó - que será doado a instituições de caridade.

A edição desse ano tem o tema “Nosso aulão é coisa de cinema” e serão abordadas as quatro áreas de conhecimento da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagem), além da redação, de forma dinâmica e interdisciplinar. O evento contará, ainda, com sorteios e palestra com psicólogo, que dará dicas sobre como se preparar emocionalmente para a prova.

MAIS UM FRACASSO >> Apenas 11% dos municípios do país aderem ao programa de escolas cívico-militares

Resultado de imagem para bolsonaro e o ministro da educaçãoSomente 643 prefeituras se inscreveram no programa de escolas cívicos-militares. O número representa 11% dos municípios do Brasil e foi divulgado na quarta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC), que ainda não detalhou quais foram as cidades. Dentre os inscritos, 290 são de cidades da região Nordeste. Segundo levantamento, Natal, Mossoró, Parnamirim, João Câmara e Extremoz haviam anunciado interesse em participar do programa. Em Extremoz, no entanto, a população foi contrária à adesão em audiência pública realizada.

De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Nordeste foi a região com o maior número de prefeituras interessadas no programa, 290. Ele disse que o ministério estuda uma “solução” para os casos em que o Estado não manifestou interesse, mas o município quer a implementação do modelo.

Na fase anterior do programa, que previa a adesão por parte dos Estados, o Rio Grande do Norte foi um dos 11 estados que negaram a participação no programa. Somente o Governo do Ceará, no Nordeste, dispôs-se a aplicar o programa nas escolas.

O plano do governo é de instalar o modelo em 54 unidades no próximo ano, inicialmente a ideia era ter duas em cada Estado. O ministro não informou se deve manter essa divisão. O orçamento previsto para o programa em 2020 é de R$ 54 milhões, 1 milhão por unidade que aderir. Esse valor, no entanto, será utilizado para pagamento de salários dos militares que atuarem no programa.

A expansão de escolas nesse modelo, que prevê a participação de militares da reserva em atividades educacionais e administrativas das unidades, é uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/apenas-11-dos-municipios-do-pais-aderem-ao-programa-de-escolas-civico-militares/

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

AGRICULTURA FAMILIAR EM FOCO >> Amanhã em Natal, acontecerá a feira cultural da reforma agrária

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA >> Um resumo do que querem realizar na revisão do Plano diretor de Natal-RN!

image.png

Por Hugo Manso

CLIMATOLOGIA >> 2020 terá inverno normal no Sertão, prevê instituto de pesquisas meteorológicas

Resultado de imagem para chuva no sertão



Segundo o instituto de pesquisas e informações meteorológicas internacionais NOAA, as previsões iniciais são de um inverno dentro da normalidade para 2020, inclusive com precipitações previstas a partir de dezembro/19.
Vejam as simulações dos meses de novembro e dezembro/19 e janeiro e fevereiro/20:
Marconi Palmeira Filho – EMPAER

EXCELENTE INICIATIVA >> Caern chama atenção sobre descarte de óleo no esgoto

image.png

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando uma campanha para orientar a população sobre pontos de coleta de óleo usado. 
O Esgotamento Legal visa conscientizar sobre entupimento no esgoto e sobre o retorno de água servida quando a “gordura sólida” (óleo de cozinha mais outros lixos sólidos) é formada no ralo. Como o óleo não se dilui com a água, o resultado dessa gordura é uma crosta na tubulação, causando um verdadeiro “infarto” no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).
A falta de manutenção na caixa de gordura das residências também provoca o problema, pois a gordura produzida transborda para o sistema de esgoto. É indispensável o correto dimensionamento da caixa de gordura de acordo com a quantidade de gordura a ser recebida, assim como a sua periódica limpeza e manutenção.
Nas residências a limpeza da caixa de gordura pode ser feita mensalmente, enquanto em restaurantes e hotéis, essa frequência pode ser menor, dependendo do porte e do acúmulo de gordura produzida pelo estabelecimento. Quando estes estabelecimentos, considerados grandes consumidores, utilizam a rede de esgotos da Caern para descartar o óleo usado, os estragos são ainda maiores.
Mas para onde deve ser destinado o óleo usado? O ideal é recolher o óleo em garrafas pets (aquelas de refrigerante) para destinar para as associações que recolhem o óleo e destinam para processos de reciclagem.
Brasil de Fato

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

PREOCUPANTE >> A triste situação da questão ambiental no Brasil

Alguns exemplos disso:

O Ministério do Meio Ambiente sob o comando do Ministério da Agricultura (diga-se do agronegócio);

O governo "trabalhando" fortemente liberar a extração de minério em áreas de proteção ambiental e em terras indígenas;

O sucateamento do IBAMA e do ICMbio;

A negação pelo governo das mudanças climáticas e de seus impactos para o planeta ...

PRIVATIZAÇÃO >> Governo Federal lista áreas públicas do RN que poderão virar empreendimentos privados

image.png
Fortaleza dos Reis Magos, Parque dos Mangues e Árvore do Amor são alguns dos empreendimentos que foram indicados  
O governo federal planeja conceder ao setor privado a concessão para exploração econômica de quatro áreas turísticas no Rio Grande do Norte. Entre os espaços públicos potiguares que podem cair nas mãos de administradores privados, segundo informações obtidas pelo site The Intercept Brasil, está a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal.
Ao todo, de acordo com a reportagem, 222 propriedades da União distribuídas em 17 estados e no Distrito Federal estão na lista da concessão. Em terras potiguares, além da Fortaleza dos Reis Magos, estão incluídas as áreas do Parque dos Mangues (no litoral de Natal), a região conhecida como Árvore do Amor (em Maxaranguape) e a Praia do Marco de Touros (em São Miguel do Gostoso).
Ainda segundo a reportagem, os empreendimentos listados foram indicados pelos governos estaduais a pedido do governo federal. A lista – que é parcial, pois alguns estados não apresentaram sugestões – há desde prédios históricos, bem como parques nacionais e ilhas.
O Intercept Brasil aponta, no entanto, essas áreas não serão todas concedidas ao mesmo tempo, e haverá modelos diferentes de concessão e destinação. Mas o projeto, que o governo deverá anunciar ainda neste ano, segue as bases de um programa iniciado há três anos pelo governo de Portugal.
O Revive, como será chamado também no Brasil, concede construções históricas sem uso e/ou em estado deteriorado para empresas privadas, com vistas ao turismo. Isso não envolve simplesmente um trabalho de restauração.

TCC é defendido pela primeira vez em língua indígena >> "Se nós escrevemos a nossa língua a gente não se esquece".


TCC é defendido pela primeira vez em língua indígena -

Pela primeira vez um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é defendido em língua indígena na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). 
A novidade partiu do aluno do curso de licenciatura plena em Educação do Campo, Bep Punu Kayapó que trouxe o seu trabalho acadêmico de 50 páginas intitulado: "Be Jakam Bet Djá Gu Me Arym Ba Arym Kaben o Ba Bit Noro Ket" que traduzido significa - "Se nós escrevemos a nossa língua a gente não se esquece".
A defesa do TCC foi realizada na tarde de segunda-feira, 26, e contou com a presença de dezenas de pessoas, inclusive parentes do próprio aluno. Bep Punu Kayapó teve o tempo regimental de 15 minutos para apresentação e defesa do trabalho, e relatou as dificuldades que teve ao longo do tempo em que se dedicou à escrita do TCC na língua materna. "Senti muita dificuldade para fazer esse trabalho porque em nossa terra indígena somos mais estimulados à oralização do que a escrita e encontrei poucos materiais para embasar a escrita do meu trabalho. Foi exigido de mim muito esforço, mas eu consegui", disse entusiasmado o aluno.
O trabalho procurou refletir sobre os letramentos dos povos Mebêngôkre a partir da observação nas escolas desse povo na Terra Indígena Mebêngôkre Kayapó, e mostrar para a tribo a importância de se escrever na escola, usando a própria língua. Ele relatou ainda que a cultura dos povos Mebêngôkre tem suas raízes fortes em manter a valorização das tradições, e, principalmente, a língua falada em Mebêngôkre.

VOCÊ SABIA? >> Colocar fogo em lixo ou no quintal de casa é crime ambiental

000-1bx3ot

Tem muita gente que ainda não sabe, mas a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54, existe e descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora. Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas. 

O objetivo da norma é proteger o manter o meio ambiente sadio e equilibrado, bem como evitar riscos para a vida humana, dos animais ou plantas. A pena prevista é de até quatro anos de reclusão. A Lei prevê penas maiores para hipóteses mais graves, como no caso de em razão da poluição, um área se tornar imprópria para habitação, ou causar a necessidade de retirar os habitantes da área afetada, dentre outras.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O BRASIL DE ANTES E DE HOJE >> Pensemos, a quem interessava destruir tudo isso?

Avanços brasileiros e a concorrência  


EVIDÊNCIAS NÃO FALTAM >> O que falta para a chapa vencedora das eleições presidenciais de 2018 ser cassada pelo TSE?

A pergunta que vai no título deste texto é pertinente, tendo em vista os fatos que vieram a tona nos últimos dias com revelações até então oficialmente não divulgadas.
Na semana passada, por exemplo, o WhatsApp admitiu pela primeira vez que a eleição brasileira de 2018 teve uso de envios massivos de mensagens, com sistemas automatizados contratados de empresas. A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) beneficiou-se com o disparo de fake news contra o então candidato Fernando Haddad (PT). 
“Na eleição brasileira do ano passado houve a atuação de empresas fornecedoras de envios massivos de mensagens, que violaram nossos termos de uso para atingir um grande número de pessoas”, afirmou Ben Supple, gerente de políticas públicas e eleições globais do WhatsApp, em palestra no Festival Gabo, realizado em São Paulo.
Ressalte-se que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veda o uso de ferramentas de automatização, como os softwares de disparo em massa.
Ainda em outubro do ano passado, portanto, há exatamente um ano, o TSE recebeu denúncia para investigar a campanha de Bolsonaro. As informações revelavam que havia fortes indícios de que empresários teriam financiado produção de notícias falsas contra PT.
As compras dos pacotes de disparos foram todas realizadas por empresários abertamente apoiadores de Boslonaro, entre os quais Luciano Hang, dono da Havan. Tais condutas revelam três tipos de crime eleitoral: doação de pessoa jurídica, utilização de perfis falsos para propaganda eleitoral e compra irregular de cadastros de usuários.
Isso demonstra nítida prática de abuso de poder econômico para causar desequilíbrio nas eleições, o que de fato ocorreu. 
Agora o WhatsApp confirma as denúncias.
Dias atrás a Folha de S. Paulo divulgou uma planilha e um relato que implicam o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, no laranjal do PSL e dão indícios de que também a campanha de Jair Bolsonaro pode ter recebido recursos desviados do laranjal do PSL.  
Os depoimentos levados ao conhecimento da Polícia Federal fazem parte de um inquérito e agora está com a Promotoria e com a Justiça de Minas, que decretou segredo de Justiça sobre o caso.   
Não a toa a briga de comadres instalada por Bolsonaro no tal de PSL – Partido Social Liberal, que não é social nem liberal – para ver quem fica com o butim partidário tem tudo a ver com caixa 2. É dinheiro, caro leitor, muito dinheiro pra financiar campanhas eleitorais.
E aí, pra finalizar, cabe novamente a pergunta: o que tá faltando para o TSE cassar a chapa Bolsonaro/Mourão? Esperar os dois anos de governo e cassar apenas Bolsonaro e dar posse ao general Mourão, como fizeram com Dilma?

SUSTENTABILIDADE >> Shopping ABC transforma lixo da praça de alimentação em adubo

image.png

Compostagem reaproveita 50 toneladas de alimentos por mês

Visando impactar seus mais de 800 mil frequentadores por mês, o Shopping ABC acaba de inaugurar a Loja Sustentável. No local, o público pode levar para casa gratuitamente adubo orgânico produzido pelos resíduos gerados na praça de alimentação do empreendimento.
A iniciativa, que faz parte do projeto de Gestão de Resíduos, incentiva o descarte consciente do lixo. Após a coleta, o empreendimento direciona o material para uma máquina de compostagem acelerada que transforma todos os restos de comida em compostos orgânicos. “Compartilhar essa experiência totalmente sustentável com nossos clientes fortalece ainda mais nosso compromisso com a sociedade”, afirma a gerente de marketing Flávia Tegão.
A média de reaproveitamento de alimentos descartados gira em torno de 50 toneladas por mês. Os adubos gerados, além de estarem disponíveis para toda a população, já estão sendo utilizados também nos plantios das áreas internas e externas do shopping.
Além da loja sustentável, o Shopping ABC inaugurou recentemente a Horta Colaborativa direcionada exclusivamente para os funcionários do empreendimento. No espaço de 100 m2 próximo ao estacionamento já é possível ver mudas de alecrim, hortelã, beterraba, alface, manjericão, coentro, salsinha e cebolinha criando formas e espalhando o verde por ali.
“Neste início de projeto o consumo é apenas para nossos funcionários orgânicos. Queremos todos colocando literalmente a mão na massa, por isso cada um de nós tem uma tarefa para desempenhar ao longo da semana para que o projeto cresça significativamente a ponto de compartilharmos com todos os colaboradores e lojistas”, complementa Tegão.
Outra programação que complementa os pilares de sustentabilidade do empreendimento é a Feira Orgânica que acontece todas as sextas-feiras das 15h às 20h em parceria com a Craisa e produtores regionais.

SINTE/RN >> Resultado de audiência com SEEC e demandas dos funcionários e Fórum integram pauta de Assembleia



Discutir o resultado da audiência agendada com a SEEC para esta quinta-feira (17) e tratar das atuais demandas dos funcionários da educação e do Fórum Estadual dos Servidores. É com este objetivo que o SINTE/RN está convocando mais uma assembleia dos trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino. O encontro acontece em 22 de outubro (terça-feira), às 14h30, na sede estadual do Sindicato, em Natal.
Também compõem a pauta da atividade os seguintes pontos: Conjuntura nacional, discussão sobre os/as representantes por local de trabalho; tratar da proposta de projeto de Lei da Educação em Tempo Integral e decidir quais serão os encaminhamentos de luta da categoria.

TSE estuda validação de impressões digitais de eleitores pelo aplicativo e-Título

image.png
Está em estudo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a possibilidade de permitir que os próprios eleitores validem suas impressões digitais por meio do aplicativo e-Título (versão Android ou IOS) da Justiça Eleitoral. Ainda não há data definida para a implantação do projeto.
A intenção é evoluir oapp para transformá-lo, futuramente, em uma plataforma de serviços eleitorais. Atualmente, o e-Título não é capaz de validar impressões digitais, embora possa fornecer certidão de quitação eleitoral.
Mesmo após a implantação de novas funcionalidades no aplicativo, o cadastramento das impressões digitais dos eleitores continuará a ser feito de forma presencial, ou seja, o cidadão ainda terá que comparecer a um cartório eleitoral ou a um posto de atendimento da Justiça Eleitoral para fazer a biometria. Ainda não há estudo em andamento no TSE para permitir o cadastramento biométrico de forma não presencial.
e-Título
A Justiça Eleitoral permite ao cidadão fazer o download do e-Título – versão digital do título de eleitor. O e-Título pode ser baixado na internet de modo fácil e rápido. O aplicativo está disponível para smartphones e tablets e pode ser acessado nas lojas Google Play e Apple Store. Até esta sexta-feira (11), segundo dados do TSE, 11,4 milhões de e-Títulos já haviam sido baixados.
Lançado em 2017, o e-Título surgiu como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel. O objetivo foi reduzir os custos da Justiça Eleitoral com a emissão de segundas vias do documento e com a compra de suprimentos para impressoras, por exemplo.
Com o e-Título, o eleitor dispõe, com facilidade, de informações fundamentais para o dia da eleição, como os dados da zona e da seção eleitoral em que vota, bem como de sua situação cadastral.
TSE/Assecom

ECUMENISMO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONCRETIZAÇÃO DA FÉ >> Peregrinar ao Templo da Boa Vontade: um ato de Fé Realizante

Eleito uma das Sete Maravilhas de Brasília e considerado o monumento mais visitado da capital brasileira, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o Templo da Boa Vontade (TBV), desde sua inauguração em 21 de outubro de 1989, mantém as portas abertas a todas as pessoas interessadas em usufruir de sua ambiência de tranquilidade. 

Também conhecido como Templo da Paz, é o primeiro monumento no mundo dedicado ao Ecumenismo Irrestrito e Total. É um notável espaço de encontro e de expressão para o diálogo e o relacionamento inter-religioso. O monumento foi definido pelo tradicional jornal Diário de Notícias, de Portugal, como a “maior construção piramidal [de sete faces] do século 20”.

Ao longo desses 30 anos de existência, tornou-se uma tradição peregrinar ao monumento. Milhares de pessoas visitam e percorrem seus diversos ambientes, entre eles a Fonte Sagrada. Por causa das energias positivas que o Templo da Paz propicia, os peregrinos costumam, além de beber da água, também enchem garrafas para levar para casa, para amigos e para parentes que sofrem de alguma enfermidade. No mesmo ambiente da Fonte, há uma escultura francesa do século 18, feita em bronze, que representa Jesus, o Cristo Ecumênico, a estender Sua mão sobre todos. Muitas pessoas demonstram Fé, devoção e gratidão beijando os pés da obra artística.

30 anos promovendo a Espiritualidade na busca do equilíbrio 
Neste ano, o Templo do Ecumenismo Divino, como igualmente é denominado o TBV, completa seu 30º aniversário de existência. Para celebrar essa importante ocasião, uma série de eventos se realizam durante o mês de outubro, em especial nos dias 18 e 19.  

O ponto alto é a sessão solene, que ocorrerá no dia 19 (sábado), no período da tarde, na Praça da Paz, sob o comando do fundador do TBV, o jornalista e escritor José de Paiva Netto, que transmitirá uma mensagem fraterna, ecumênica e de Paz a todas as famílias do Brasil e do exterior. Participe com sua família e seus amigos! O TBV fica na Quadra 915 Sul. 

Informações pelo tel. (61) 3114-1070 ou no site www.amigosdotbv.org.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

PROGRAMA PRÓ-MORADIA VIVA Governadora Fátima Bezerra assina o Termo de Adesão dos municípios

image.png

Em benefício da população potiguar, a governadora Fátima Bezerra participa agora da reunião de  pelo programa Pró-Moradia Viver Bem, que prevê a construção de 1.000 casas em 60 municípios de todas as regiões do RN.
Mais de quatro mil potiguares desses 60 municípios terão direito a uma moradia digna dentro dos próximos anos com o investimento de R$ 55 milhões que será feito pelo Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com as prefeituras.
A governadora Fátima Bezerra e o prefeito Grimalde Lins, de Senador Elói de Sousa, representando os municípios beneficiados, assinaram o termo, contando ainda com a presença do vice-governador Antenor Roberto, do deputado federal Benes Leocádio, dos deputados estaduais Isolda Dantas, Francisco Medeiros, Kleber Rodrigues e Eudiane Macedo, a prefeita de Riachuelo e vice-presidente da Femurn Mara Cavalcanti, e a secretária de Estado da Habitação, do Trabalho e da Assistência Social, Íris Oliveira.

EM LAJES >> Campus do IFRN oferece aulões preparatórios para o ENEM


Campus Lajes oferece aulões preparatórios para o ENEM
O Campus Avançado Lajes oferece curso preparatório para o ENEM voltado ao público interno e externo da instituição, com ênfase nas áreas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologia e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Ofertado em parceria com a 8ª DIREC, o curso atenderá ao público dos terceiros anos da Escola Estadual Pedro II e público interno do Campus Lajes, procurando ofertar formação complementar de caráter revisional e preparatório para os alunos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio 2019.
As aulas acontecerão no Auditório Osvaldo Lamartine nos turnos matutino e vespertino, sendo ministradas pelos profissionais do campus nas áreas já citadas. O propositor do curso, o professor André Bezerra, indica que a intenção dentro dessa parceria com a DIREC é efetivar, no ano que vem, um curso ampliado e que atenda à polos de cidades circunvizinhas do campus, promovendo a preparação para alunos que ingressarão no ensino superior no IFRN e em outras instituições. Nesse ano o curso ocorrerá em formato de aulão, nas quartas e quintas-feiras do mês de outubro (16, 17, 23, 24, 30 e 31).

SINTE MOSSORÓ COMEMORA DIA DO (A) PROFESSOR (A) COM HOMENAGENS


                                                 Professores e professoras receberão a comenda "Educador Paulo Freire"

A Regional do Sinte Mossoró realiza nesta terça-feira, 15, uma solenidade de homenagens pelos 30 anos de fundação do sindicato. A atividade está prevista para começar às 19 horas, no auditório do SESI no município.

Cerca de 50 educadores e educadoras que contribuíram para a fundação e organização da Regional do Sinte em Mossoró receberão a comenda “Educador Paulo Freire”.  A solenidade contará ainda com um coquetel para os presentes ao evento.

 HISTÓRIA

Nos anos 80 com a efervescência política vivida no Brasil com o fim da ditadura militar, os trabalhadores e trabalhadoras começaram a se organizar politicamente e reivindicar seus direitos. Isso, depois da Constituição de 1988 que garantiu o direito de organização em sindicatos, surgiram vários sindicatos no Estado, dentre eles o SINTE RN.

Atualmente o SINTE-RN é o maior sindicato do Estado do Rio Grande do Norte com mais de 30 mil filiados/as

SERVIÇO

SOLENIDADE dos 30 anos de Fundação do Sinte Regional Mossoró
Data: 15 de outubro
Hora: 19h
Local: SESI Mossoró

EM NATAL >> Fórum Direito à Cidade realiza Oficina tanta gente sem casa, tanta casa sem gente

Nenhuma descrição de foto disponível.
O Fórum Direito à Cidade e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, com apoio do Instituto Pólis e do Observatório das Metrópoles convidam:
PARA QUE? Oficina tanta gente sem casa, tanta casa sem gente
QUANDO? 17 e 18 de outubro, a partir das 8h00
ONDE? Auditório do Minhocão (CT) e Auditório do CCET - UFRN

Em 2015, o IBGE contou 1 em cada 10 pessoas morando em assentamentos precários em Natal. Eram, no total, quase 81 mil pessoas. E aqueles que “não moram”? Contam? Quem conta? Segundo estimativa do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, cerca de 1500 pessoas, tolhidas em seus direitos e invisibilizadas pelo estigma, resistem nessa situação, em nossa cidade.
Para a resolução dessa “equação social”, outro número importante para a conta seria a quantidade de imóveis (terrenos e edifícios) sem uso ou subutilizados que vemos amontoarem-se pela cidade, nas áreas centrais e/ou periféricas. Ainda estamos trabalhando para construir esse dado a nível local, seja numérico e/ou mapeado, mas já sabemos que a conta não bate quando ampliamos nosso olhar para a escala nacional. Os dados de 2017 nos mostram 7 milhões de edifícios que não cumpriam sua função social no país, enquanto o déficit habitacional era de pouco mais de 6 milhões de famílias.
As variáveis da equação que, matematicamente, parece fácil de ser resolvida, precisam ser (re)discutidas e (re)posicionadas de forma que o cumprimento da função social da propriedade urbana contribua para garantir a dignidade da habitação, especialmente àqueles em situação de rua. Assim, diante da realidade natalense e acumulando contribuições de movimentos sociais, técnicos e acadêmicos, a oficina pretende pensar e conceber estratégias para consolidar as demandas da população em situação de rua na agenda da política urbana em Natal, sobretudo, no momento da revisão do Plano Diretor da cidade, contribuindo para equacionar o conflito de “tanta gente sem casa e tanta casa sem gente”.

SAÚDE ANIMAL >> Natal ganha novos postos de vacinação contra raiva

image.png
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) instalou postos temporários de vacinação contra raiva em todas as zonas de Natal, em virtude da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. A ação também oferece atendimento porta a porta em alguns bairros da capital.
Dados do CCZ apontam que até o momento foram imunizados 69.268 animais na capital potiguar, sendo 47.199 cães e 22.069 gatos. O objetivo da Campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina e evitar sua transmissão para humanos.
Além dos postos, o CCZ também realiza a vacinação em condomínios para demanda superior a cinco animais. Nesse caso, é preciso fazer agendamento através do telefone 3232-8235.
A semana de vacinação antirrábica encerra nessa sexta, 18 de outubro.
Confira os novos locais de atendimento:
DISTRITO SANITÁRIO LESTE:
Bairros de Areia Preta (14 e 15) e Lagoa Seca (16 e 17). Esquema vacinal porta a porta.

DISTRITO SANITÁRIO OESTE:
Bairro de Nazaré. Esquema vacinal porta a porta.

DISTRITO SANITÁRIO NORTE I:
Posto fixo na UBS Pajuçara (14 a 17);
Posto fixo Mix Rações, Avenida dos Caboclinhos, 870, Nova Natal (14 a 16);
Posto fixo Canário rações, Avenida Mar Mediterrâneo, 872 (de 15 a 17);
Bairro Lagoa Azul, conjuntos Boa Esperança e Nova Natal (Esquema vacinal porta a porta).

DISTRITO SANITÁRIO NORTE II:
Bairro Potengi, conjuntos Santa Catarina e Panatis. Esquema vacinal porta a porta.

DISTRITO SANITÁRIO SUL:
Posto fixo na UBS Satélite (de 14 a 18)
Bairros Capim Macio, Ponta Negra, Candelária, Neópolis, Planalto e Lagoa Seca (porta a porta)