sábado, 19 de março de 2022

MAIS UM "GABINETE PARALELO" DE BOLSONARO >> Pastores controlam agenda e verba do Ministério da Educação

O Ministério da Educação tem um "gabinete paralelo" formado por pastores, que, mesmo sem vínculo formal com o órgão, controlam a agenda do ministro Milton Ribeiro, intermediam a relação com prefeituras e fazem parte de definições sobre o orçamento da pasta.

A informação foi revelada em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta sexta-feira (18). O grupo seria capitaneado pelos pastores Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da entidade.

De acordo com a apuração, a dupla forma "um gabinete paralelo que facilita o acesso de outras pessoas ao ministro e participam de agendas fechadas onde são discutidas as prioridades da pasta e até o uso dos recursos destinados à educação no Brasil".

A reportagem identificou a presença dos dois pastores em 22 agendas oficiais no MEC, 19 delas com a presença do ministro, nos últimos 15 meses. Algumas são descritas como reunião de “alinhamento político” na agenda oficial de Ribeiro, que também é pastor.

Nos eventos com a presença do ministro e diante de gestores municipais, os pastores falam em nome do governo federal. Em viagem de Ribeiro ao município de Centro Novo do Maranhão (MA), em maio do ano passado, o pastor Gilmar dos Santos afirmou ser o responsável por garantir verbas para prefeituras.

“Estamos fazendo um governo itinerante, principalmente através da Secretaria de Educação, levando aos municípios os recursos, o que o MEC tem, para os municípios”, declarou. Especialistas em Direito Público consultados pela reportagem do Estadão veem indícios de irregularidade e até mesmo tráfico de influência na ação dos pastores.

“Qualquer pessoa pode levar determinados pleitos a algum representante do poder público. É legítimo. Agora, a partir do momento que passa a ser uma prática, um exercício de uma atividade pública (por alguém que não faz parte da administração), configura o crime”, afirmou o advogado Cristiano Vilela.

A relação dos dois pastores com o governo começou antes mesmo da chegada de Ribeiro ao Ministério da Educação. Em 2019, eles foram recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro duas vezes, uma delas ao lado general Luiz Eduardo Ramos, que é da igreja Batista, então ministro da Secretaria de Governo.

Quem abriu as portas do governo à dupla, segundo integrantes da bancada evangélica, foi o deputado João Campos (Republicanos-GO), pastor da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova, ligado à convenção de Madureira.

Outro lado

Procurado pela reportagem, Milton Ribeiro não se manifestou. O Estadão tentou contato com os pastores por meio da Assembleia de Deus Cristo para Todos, mas não obteve resposta até o momento.

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/03/18/pastores-controlam-agenda-e-verba-do-ministerio-da-educacao-entenda-acusacao-a-milton-ribeiro

IMPOSTO DE RENDA >> SINTE/RN esclarece trabalhadores/as da Rede Estadual sobre Declaração de IR 2022

Trabalhadores/as em Educação da Rede Estadual já podem baixar seus comprovantes de rendimentos relativos ao ano-calendário de 2021 e proceder a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2022.

Os comprovantes de rendimentos estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Administração (www.sead.rn.gov.br). Para acessar, o trabalhador deve clicar na seção “DIRPF 2022”, localizado no menu “Serviços”. Em seguida, deve selecionar a categoria corresponde (ativo, aposentado ou pensionista) e informar os dados solicitados.

Ao efetuar a Declaração, o trabalhador deve atentar ao fato de que o Informe traz dados de Rendimentos de Trabalho Assalariado (tributáveis/isentos) e de descontos que efetivamente foram realizados dentro do exercício financeiro de 2021.

Dessa forma, as folhas de salário em atraso, os décimos terceiros referentes a anos anteriores que foram efetivamente pagos em 2021, e os valores do 13º de 2021 que foram pagos em 2021 devem constar na declaração dos contribuintes e já estão discriminados no comprovante de rendimentos de servidores da ativa, aposentados e pensionistas. São esses os dados:

*Pagamento residual do 13º de 2020 para 43% do funcionalismo estadual em janeiro de 2021;

*13º salário integral de 2018 dos servidores;

13º de 2021 integral para quem recebe até R$ 4,5 mil (salário bruto) e servidores dos órgãos com arrecadação própria pagos em 2021; e

*30% do 13º de 2021 para trabalhadores que recebem mais de R$ 4,5 mil.

DECLARAÇÃO DO RETROATIVO DO PISO 2020

Também devem constar na Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) 2022, os Rendimentos Recebidos Acumulativamente (RRA) que são relativos a anos-calendário anteriores, mas que foram tributados em 2021.

Sobre isso, é importantes destacar que o cálculo do RRA é feito em separado aos cálculos dos rendimentos recebidos no ano-base. E que essa é uma situação que se aplica aos *cargos públicos de provimento efetivo de Professor e de Especialista de Educação , em decorrência do reajuste no Piso Salarial de 2020, em 12,84%.

O pagamento retroativo do Piso Salarial 2020 foi pago em 11 parcelas, entre janeiro e novembro de 2021. Essas parcelas devem entrar no Informe de Rendimentos ano-base 2021 como RRA, uma vez que tratam-se de rendimentos relativos a 2020, mas que somente foram pagos no ano passado.

Para o cálculo de RRA, o Governo informa que somente é descontado para fins de Imposto de Renda se o valor mensal for superior a R$ 1.903,98.

Fonte: http://sintern.org.br/sinte-rn-esclarece-trabalhadores-as-da-rede-estadual-sobre-declaracao-de-imposto-de-renda-2022/

sexta-feira, 18 de março de 2022

SITUAÇÃO ECONÔMICA >> Os resultados de termos um governo desastroso a frente do país!

RECURSOS DO MAGISTÉRIO >> Senado aprova repasse de precatórios do Fundeb para pagamento de professores

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (16), o projeto de lei que regulamenta o uso do recursos não aproveitados do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e de seu antecessor, o extinto Fundef, para o pagamento do magistério na educação básica da rede pública de ensino. O PL 556/2022 teve como relator o senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e segue para a sanção do Presidente da República.

O texto, aprovado em novembro pela Câmara dos Deputados, trata do chamado "passivo do Fundef" — decisões judiciais que obrigaram a União a corrigir para cima seus cálculos e complementar sua participação no fundo. Essa complementação foi feita por meio de precatórios, títulos que reconhecem dívidas de sentenças transitadas em julgado contra a administração pública.

O valor a ser pago a cada profissional será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício no magistério e na educação básica. O texto especifica que os valores pagos tem caráter indenizatório e não podem ser incorporados aos salários ou às aposentadorias.

Terão direito a receber os benefícios os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo, com vínculo estatutário, celetista ou temporário, durante o período em que ocorreram os repasses a menos do Fundef (1997-2006), Fundeb (2007-2020) e Fundeb permanente (a partir de 2021); e os aposentados que comprovarem efetivo exercício nas redes públicas escolares nesses períodos, ainda que não tenham mais vínculo direto com a administração pública, e os herdeiros, em caso de falecimento dos profissionais.

O projeto estabelece que os estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão em leis específicas os percentuais e os critérios para a divisão do rateio entre os profissionais beneficiados.

A tramitação do projeto fez parte do acordo que assegurou, em dezembro passado, a aprovação da chamada PEC dos Precatórios (PEC 23/2021), transformada na Emenda Constitucional 113. A emenda permitiu ao governo parcelar uma parte do pagamento de seus precatórios, a fim de liberar "espaço fiscal" para o Auxílio Brasil, programa social sucessor do Bolsa Família. Havia o temor de que o parcelamento dos precatórios acarretasse perda salarial para o magistério, ao atingir o "passivo do Fundef".

A proposta teve origem no PL 10.880/2018, do então deputado JHC, hoje prefeito de Maceió. A ele foram apensados outros cinco projetos que tratavam do mesmo tema.

O Fundeb foi criado em 2007, sucedendo o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério), instituído em 1996. O princípio de ambos é o mesmo: com recursos de União, estados e municípios, financiar a melhoria da educação básica pública. Em 2020, a Emenda Constitucional 108 tornou permanente o Fundeb, até então provisório.

Parecer do relator

No seu parecer pela aprovação, o senador Rodrigo Cunha destacou que a proposta é meritória pois tem como principal objetivo garantir que os recursos oriundos de decisões judiciais, relacionadas ao cálculo do valor anual por aluno para a distribuição dos fundos e da complementação da União ao Fundef, Fundeb e Fundeb permanente, sejam utilizados na mesma finalidade e de acordo com os mesmos critérios e condições estabelecidos para a utilização do valor principal dos Fundos.

O parlamentar ressaltou que foi o relator no Senado da Lei 14.057/2020, publicada em setembro de 2020, que reconheceu o direito dos profissionais do magistério receberem 60% dos recursos oriundos dos precatórios do Fundef, a chamada subvinculação. Ele lembrou que mesmo após a promulgação, permaneceram dúvidas e questionamentos quanto à aplicabilidade e constitucionalidade dos pagamentos, inclusive no Supremo Tribunal Federal, com a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6885.

— Os profissionais do magistério enfrentam uma luta judicial há anos com decisões favoráveis e contrárias, gerando uma grande incerteza e insegurança para os gestores públicos. Este projeto busca, mais uma vez, deixar claro que esses profissionais têm direito a subvinculação prevista tanto na extinta lei do Fundef, como na lei do Fundeb, estabelecendo critérios e balizas para os pagamentos. A valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. A atuação do docente tem impacto dentro e fora de sala de aula, seja no desempenho dos estudantes, na qualidade da escola e no progresso do país -— disse.

Segundo o relator, os recursos já constam dos cofres dos municípios e o projeto acaba com a insegurança para que haja o repasse do dinheiro, que, de acordo com o senador, será importante para que os professores possam quitar suas dívidas, pagar uma reforma de suas casas e fazer com que o dinheiro circule na própria economia.

 — De fato, não há motivo para que os recursos que não tenham sido transferidos pela União no devido tempo, e, sim, posteriormente, por imposição de decisões judiciais, recebam destino distinto daquele que receberiam caso as transferências tivessem se processado exatamente de acordo com as normas orientadoras. Decidir de outro modo seria injusto com os que foram efetivamente prejudicados ao longo de todo o período, notadamente os profissionais do magistério — argumentou.

Na discussão da matéria, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) elogiou o trabalho do relator e a importância do tema para o país.

— O recurso do Fundeb é essencial para o desenvolvimento da educação no Brasil, visando o investimento na qualificação dos servidores da educação, em especial dos professores, para cada vez mais proporcionar uma educação de alto nível na área pública — afirmou.

Fonte:Agência Senado-https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/03/16/senado-aprova-repasse-de-precatorios-do-fundeb-para-pagamento-de-professores?fbclid=IwAR38lkJhdLyNFrGdIrRisW7nA9P7hXtR-vi5zvGTICZLX5z8Y5x8az-2xxk

quinta-feira, 17 de março de 2022

REPERCUSSÃO >> CUT/RN emite nota repudiando a atitude do prefeito de Lajes/RN contra Trabalhadora Rural

CUT reitera seu apoio aos trabalhadores e sindicatos rurais e afirma que ninguém é Desprezível, todo ser humano é digno e tem direito a cidadania plena, e que repudia todo tipo de depoimento e fala agressiva contra Mulheres trabalhadoras. 

Leia matéria completa no link abaixo: 👇👇

https://rn.cut.org.br/noticias/agricultora-e-sindicalista-relata-destrato-do-prefeito-de-lajes-no-mes-da-mulher-a665?fbclid=IwAR0GVdaTBk62hoTRQ_oYtrRCFQatcZvOmYck4pbH3Vx8R9zapjSGafT3OfI

EMPREEENDIMENTO EÓLICO REALIZOU CAPACITAÇÃO EM LAJES >> Professores de escolas de Lajes e Pedro Avelino participam de oficina de cartografia patrimonial


A capacitação teve o objetivo de identificar, registrar e difundir as referências culturais, históricas e memórias existentes nos dois municípios. 

  

O Conjunto Eólico Santo Agostinho, da ENGIE Brasil Energia, realizou uma oficina sobre cartografia patrimonial com 207 professores e profissionais das secretarias de Educação das redes municipais de Lajes e Pedro Avelino, no Rio Grande do Norte. A capacitação do Programa Integrado de Educação Patrimonial trabalha com metodologia participativa, a partir da história das comunidades, e tem o objetivo de identificar, registrar e difundir as referências culturais, históricas e memórias existentes nos municípios, reforçando o sentimento de pertencimento e construindo conceitos sobre a cultura e história locais.   

 

De acordo com o historiador, coordenador de Educação Patrimonial do Instituto Cobra Azul de Arqueologia e Patrimônio e palestrante da oficina, João Paulo Vieira, a metodologia aplicada na capacitação é inclusiva. “É uma metodologia que busca envolver e ter a participação ativa de professores no processo de patrimonialização, identificando lugares, expressões culturais, saberes, modos de fazer, memórias e formas de expressão”, explicou Vieira. 

 

A partir dessa identificação, os professores participaram de uma dinâmica na qual desenharam um mapa indicando as referências culturais das cidades e as apresentaram aos demais colegas. Foram apontados como patrimônios das comunidades a Estação das Artes de Lajes, a ferrovia de trem de Lajes e Pedro Avelino, prédios históricos - como as sedes das prefeituras locais, folias religiosas, além de outros importantes acontecimentos históricos - como o de Alzira Soriano, primeira mulher eleita prefeita de um município da América Latina.  

 

PROFESSORES COMO PROTAGONISTAS 

A arqueóloga da ENGIE, Luciana Ribeiro, ressalta ainda que a capacitação realizada com os professores em Lajes e Pedro Avelino ocorreu de forma participativa, onde o conhecimento e as vivências locais foram valorizados. “Procuramos sentir da comunidade como ela vê o patrimônio e de que forma ela se expressa sobre esse patrimônio. A partir das falas, desenhos e escritas, buscamos empoderar os professores sobre esse conhecimento, de forma que eles o repassem para os alunos e para a sociedade civil. Assim, saberes e fazeres se perpetuam nas próximas gerações na comunidade”, acredita Luciana.     

O historiador João Paulo pontua que a capacitação permite identificar aquilo que está muito próximo do cotidiano e que, às vezes, as pessoas não atribuem valor. “Esse processo ajuda a perceber o patrimônio como fonte primária dos processos de construção de conhecimento, dos processos didáticos e pedagógicos, e, sem sombras de dúvidas, fornece metodologias para melhorar ainda mais o trabalho de pesquisa e história local junto aos professores da rede municipal”, conclui.  

 

Francisco Canindé, professor da rede municipal de Lajes, reconhece a atividade como importantíssima para a cidade e região. “A empresa está de parabéns pelo tema escolhido, porque é algo que resgata as nossas memórias e a nossa realidade de uma forma dinâmica. O efeito que teremos desta partilha de informações, com toda certeza, será muito positivo. Quando trabalhamos com a realidade local, o aluno também passa a ver significado naquilo que está estudando, fazendo e aprendendo”, justifica Canindé.      

 

Já a professora Aline Duarte, do assentamento Boa Vista, em Lajes, considerou a jornada como um momento encorajador para preservar a história da comunidade local. “Essa formação veio no momento certo e veio para agregar. Vejo muitos monumentos sendo esquecidos, abandonados. De certa forma, essa formação me orientou para que, na minha prática, eu inclua e faça com que o sentido simbólico de cada monumento cultural persista”, disse Duarte. 

 

A arqueóloga Luciana também explicou que a ENGIE mantém programas que buscam preservar e proteger os sítios arqueológicos e os bens materiais e imateriais das comunidades onde os seus empreendimentos são implantados. No Conjunto Eólico Santo Agostinho, por exemplo, estão sendo executados o “Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico” e o “Programa Integrado de Educação Patrimonial”.

Por Jocifran MOURA - Assessoria de Imprensa/Conjunto Eólico Santo Agostinho - ENGIE Brasil Energia

quarta-feira, 16 de março de 2022

FISCALIZAÇÃO DE TRANPORTES ESCOLARES >> MPRN recomenda adequação de frota do transporte escolar de três Municípios

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que os Municípios de São Bento do Norte, Caiçara do Norte e Pedra Grande promovam a adequação de toda a frota de veículos responsável pelo transporte escolar dos estudantes da rede pública municipal de ensino. Três recomendações nesse sentido foram endereçadas aos gestores dos três Municípios numa atuação da Promotoria de Justiça de São Bento do Norte, que tem competência para atuar naquela região.

A atuação do Ministério Público se dá tendo em vista o retorno das aulas presenciais em 2022 e que até o momento os Municípios não enviaram os seus transportes escolares para fiscalização por parte do Detran nas vistorias de 2021. De igual maneira, não há informações de que foram encaminhados para o exercício do ano letivo de 2022.

O MPRN lembra que atualmente não é necessária a convocação dos Municípios para que compareçam em data estabelecida pelo Detran para realização de vistoria, tendo em vista que o próprio Departamento disponibilizou em seu endereço eletrônico agenda para marcação de vistoria pelo Município. Em outras palavras, o Município deve fazer o agendamento da data e horário para vistoria dos seus veículos escolares, devendo sanar eventuais dúvidas junto ao órgão.

Nos documentos endereçados aos gestores dos três Municípios, a unidade ministerial orienta que adotem as providências para a habilitação necessária dos condutores dos transportes escolares, como a realização do curso específico, nos moldes do Código de Trânsito Brasileiro.

Os gestores devem, ainda, agendar, junto ao sistema do Departamento de Trânsito Estadual, data e horário para vistoria dos seus veículos escolares, devendo sanar eventuais dúvidas junto ao Detran. Além disso, enviar todos os veículos escolares, próprios ou locados, que realizam o transporte escolar dos estudantes da Rede Pública Municipal para vistoria junto ao Detran.

O MPRN estabeleceu o prazo de dois dias úteis para que sejam encaminhados pela Prefeitura os documentos comprobatórios do que alegarem, ante a urgência da situação.

Para ler as três recomendações na íntegra, clique aqui

SAÚDE & QUALIDADE DE VIDA >> Quem se exercita diminui em até 33% o risco de apresentar Alzheimer

Pesquisadores da Universidade George Washington, dos Estados Unidos, afirmam que os adeptos de exercícios físicos têm até 33% menos chance de desenvolver demência.

A informação partiu de dados sobre saúde de 649.605 pessoas com idade média de 61 anos que foram acompanhadas pelos estudiosos por quase uma década. O trabalho ainda não está publicado, mas será apresentado em abril, no congresso anual da Academia Americana de Neurologia, de acordo com o jornal The Washington Post.

Para o estudo, os participantes foram divididos em cinco grupos com base em sua aptidão cardiorrespiratória: a escala variava do menor para o maior nível de condicionamento físico dos participantes.

Observando-a, os pesquisadores descobriram que o grupo menos apto apresentava um risco 13% menor de Alzheimer do que os sedentários; o grupo do meio aparecia com 20% menos probabilidade de desenvolver a doença; o próximo grupo tinha 26% menos chance e, entre os mais preparados fisicamente, o risco caia para 33%.

O Alzheimer é o tipo mais comum de demência. É um distúrbio cerebral progressivo que, com o tempo, destrói a memória e as habilidades de pensamento e interfere na capacidade de realizar tarefas diárias. Várias pesquisas vem mostrando que a atividade física regular é uma ótima maneira de beneficiar o cérebro.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/quem-se-exercita-diminui-em-ate-33-o-risco-de-apresentar-alzheimer/

terça-feira, 15 de março de 2022

MAIS RECURSOS PARA LAJES >> Deputada Federal Natália Bonavides - PT/RN, destina emenda parlamentar para o município de Lajes/RN



Recebemos na tarde de ontem, 14 de março, a confirmação de mais uma emenda parlamentar destinada pela Deputada Federal Natália Bonavides - PT/RN, que tem por objetivo contribuir com o atendimento básico na saúde municipal.

Ainda na semana passada tivemos uma conversa com o Mandato da Deputada Natália Bonavides, quando nos foi colocada a possibilidade de mais uma destinação financeira para o nosso município, (já tendo a referida deputada também destinado uma outra emenda para a saúde básica no valor de 100 mil reais no ano de 2019). Para nós e certamente para toda a população, essa emenda virá para melhorar o atendimento básico nos postos de saúde do município no que se refere a aquisição de medicamentos e equipamentos de saúde para a população que mais necessita de um atendimento básico de qualidade.

Aproveitamos a oportunidade para divulgarmos essa ação e ao mesmo tempo agradecermos em nome do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores - PT/Lajes e também de toda a população por mais essa importante contribuição que a Deputada Natália Bonavides destina para o município de Lajes/RN.


Torna-se necessário dizer ainda que, a Deputada Natália Bonavides tem uma presença bastante significativa em nosso município, pois sempre atuou junto as demandas do IFRN Campus Lajes, com destinação de recursos para a Cultura e apoio necessário às demandas da Educação, da juventude e dos trabalhadores(as).

Por Canindé Rocha - Presidente do DM/PT

segunda-feira, 14 de março de 2022

CHUVAS NO RN >> Mês de março com bons volumes de chuva no estado

O mês de março marca o início do período chuvoso no semiárido do Rio Grande do Norte. As chuvas ocorridas no primeiro fim de semana do mês, especialmente do sábado para o domingo (dias 05 e 06), registraram volumes acima de 100mm em diversos municípios do estado. O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou a ocorrência de chuvas em mais de 90 municípios do RN. A causa apontada pelas análises é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), sistema meteorológico que atua nos trópicos sendo fruto da convergência de ventos que arrastam a umidade para superfície e associada ao aumento da temperatura do oceano Atlântico Sul (28,6°C), favorece a formação de nuvens de chuva.

“As perspectivas são de que o mês de março de 2022 apresente melhores volumes de chuva, com mais regularidade, do que o mês em anos anteriores devido a atuação da Zona de Convergência e o aquecimento dos oceanos”, avaliou o chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

O sistema de monitoramento da Emparn registrou um acumulado de chuvas acima de 80mm em outros municípios do Estado, no final de semana, como Parnamirim 165,7 mm e Natal 114,8 mm (Leste), Poço Branco 102,8 mm (Agreste), Serra Negra do Norte 93,2 mm (Central) e José da Penha 89,1 mm (Oeste).

A capital potiguar registrou 256mm, entre o sábado e o domingo de acordo com o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem). Bristot explica que esse acumulado é resultado da influência da localização dos postos do Centro, que ficam próximos ao rio Potengi, como Cidade Alta, Rocas e Ribeira. “Esses locais estão num corredor onde ocorre umidade em níveis mais altos, provocadas pela proximidade ao rio Potengi. O volume registrado, de 256mm, é superior ao esperado para o mês de março todo na capital potiguar. E ocorreu num intervalo de 6h, com média de 50mm por hora”, pontou o meteorologista.

O boletim pluviométrico completo, bem como outros dados relacionados ao sistema de monitoramento da Emparn (temperatura, umidade, pressão, etc.), podem ser acessados no site emparn.rn.gov.br, menu Meteorologia.

Ações da Defesa Civil

A Coordenadoria de Defesa Civil do Rio Grande do Norte tem atuado, de forma permanente, em apoio às Coordenadorias municipais da Grande Natal e interior do estado no monitoramento e assistência à medida que é acionada pelos municípios, quanto aos eventuais problemas decorrentes das chuvas registradas nesse fim de semana.

Em Natal, a Defesa Civil do Estado mantém o diálogo e planejamento de ações em eventual apoio à Coordenadoria Municipal, seja em relação às áreas de risco já mapeadas pelo município, ou aquelas áreas que excepcionalmente demandem alguma intervenção.

No interior do Estado, mantém uma equipe com base avançada na região Seridó, onde tem ocorrido a maioria dos eventos com necessidade de atuação das defesas civis. Equipes de sobreaviso em função de alerta de temporal para algumas áreas do interior, entre o domingo e esta segunda-feira, dia 7.

Programa Banco de Sementes

O Programa Banco de Sementes 2022, executado pela Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape-RN) em parceria com a Emater já distribuiu em torno de 700 toneladas de milho, feijão e sorgo em 160 municípios do Rio Grande do Norte. A previsão é que até o final desta semana toda a distribuição de sementes seja concluída.

Este ano, o investimento no Programa foi da ordem de R$ 9,8 milhões, um incremento de 55% sobre os R$ 6,3 milhões aplicados em 2021 (R$ 6,3 milhões). Também houve um aumento no número de municípios atendidos, além de um incremento de 47% no volume de sementes entregues (foram 493 toneladas no ano passado, que beneficiaram quase 53 mil agricultores).

Um dos diferenciais do projeto é o alto padrão das sementes. Todas são variedades adaptadas ao Semiárido e com acompanhamento técnico dos pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte EMPARN/EMBRAPA, que por meio de suas pesquisas proporcionam ao agricultor familiar do RN, sementes precoces, de ciclo rápido, de modo a que possa ser melhor aproveitada a chamada quadra chuvosa no estado.

Fonte: http://www.emparn.rn.gov.br/Conteudo.aspTRAN=ITEM&TARG=282399&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=MAT%C9RIA

HOJE É DIA DA POESIA >> “Poeta dos Escravos”, Castro Alves nasceu há 175 anos

Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil 

(...) “Presa nos elos de uma só cadeia,

A multidão faminta cambaleia,

E chora e dança ali!

Um de raiva delira, outro enlouquece,

Outro, que martírios embrutece,

Cantando, geme e ri!”(...)

Denunciadores, os versos de O Navio Negreiro, do poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), eternizaram-se na literatura brasileira e também por serem um símbolo histórico abolicionista. A liberdade dos escravos no Brasil somente ocorreria 17 anos depois da morte do escritor, que ficou conhecido como o “Poeta dos Escravos”.

Castro Alves nasceu em um lugar chamado fazenda Cabaceiras, próxima à vila de Curralinho (hoje, a cidade leva o nome do escritor), há exatos 175 anos. Ele viveu apenas 24 anos, quando foi vitimado pela tuberculose. Ainda que jovem, ficou famoso, consagrou-se e era rodeado enquanto declamava seus ideais em narrativas e descrições rimadas.

A memória do nascimento de Castro Alves é um dos destaques desta semana. Os pensamentos do consagrado escritor, na segunda metade do século 19, são estudados e apreciados da escola a universidade, lidos por crianças a adultos, mesmo tanto tempo depois da época em que ele viveu. Nas aulas, nas bibliotecas ou no meio da rua – como fez um jovem escritor fã de Castro Alves, que colocou os versos em árvores.

Para saber mais sobre a história do jovem poeta, programas e reportagens de veículos da Empresa Brasil de Comunicação fazem revisitas à época e proporcionam reflexões sobre a escravidão no Brasil. Entre os programas especiais, o De Lá Pra Cá, da TV Brasil, veiculado em 2011, explica a trajetória do poeta – a saída da Bahia, a vida no Recife, no Rio de Janeiro e a chegada a São Paulo, onde se inscreveu na Faculdade de Direito.

Foi na capital paulista que ele escreveu obras-primas como O Navio Negreiro e Vozes D´África. O programa contextualiza que Castro Alves foi um dos principais autores do romantismo brasileiro.

domingo, 13 de março de 2022

EM LAJES >> Pais e representantes dos segmentos educacionais posicionam-se sobre o atraso no início do ano letivo

Na manhã de ontem, (sábado 11 de março) a população que não está concordando com o que está acontecendo no âmbito da educação municipal, soltou uma nota pública (que está assinada com um nome fictício) pelas ruas da cidade mostrando-se contrários às aulas ainda esse ano terem que iniciar no formato virtual.

Conforme o calendário divulgado pela própria secretaria municipal de educação, as aulas deveriam ter sido  iniciadas PRESENCIALMENTE, ainda no início de março, no entanto, como as reformas nas escolares da rede municipal vieram ser iniciadas com bastante atraso sem um motivo justificável, não deu tempo a conclusão dos serviços e esse fato está gerando revolta na população que está vendo esse atraso como mais uma demonstração de despreparo e irresponsabilidade por parte da atual gestão.

Uma situação que precisa ser bem melhor explicada, pois a simples justificativa de que: "não deu tempo iniciar as aulas por estarmos melhorando a estrutura física das escolas", não é cabível, pois tempo para isso não foi problema, uma vez que ficamos quase 2 anos sem as escolas funcionarem presencialmente e  sabemos que com isso os alunos já acumulam um déficit de aprendizagem, pois o formato virtual não oferece as mesmas condições de aprendizagem que as aulas presenciais e tem ainda outro fator: a parcela dos estudantes que não possuem acesso as condições de assistirem aulas remotas? Até o presente momento não foi apresentado nenhum plano pedagógico para contornar essa situação!

Mediante essas situações, ainda na tarde de ontem, alguns segmentos educacionais (Diretoria do SINTE/Lajes, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Representante dos Professores no Conselho do FUNDEB e pais de alunos, elaboraram um nota que foi divulgada publicamente através de carro de som pelas ruas da cidade, mostrando sua indignação com esse desmando. E vários pais também estão mobilizando-se para acionar a justiça...

Como já era de se esperar, o prefeito (Bolsonaro de bermudas lajense) tentou sem sucesso, desqualificar a posição dos pais e e dos segmentos educacionais.