sábado, 21 de setembro de 2013

Criação de empregos formais cresce 26,4% em agosto com 127 mil novas vagas

 A criação de empregos com carteira assinada no país cresceu 26,4% em agosto, em relação a igual mês do ano passado. Foram abertas 127.648 vagas formais, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E.) nesta sexta-feira (20). Em relação a julho, a alta foi de 0,32% em agosto.

No acumulado do ano, o emprego cresceu 2,72%, representando o acréscimo de 1.076.511 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses foram gerados 937.518 postos, uma elevação de 2,36%. Se analisarmos o comportamento do emprego de janeiro de 2011 a agosto de 2013, a elevação foi de 10,54%, com abertura de 4.686.790 postos de trabalho no país.

Segundo análise de equipe técnica do MTE, o resultado aponta um maior dinamismo do mercado de trabalho formal. As admissões atingiram 1.845.915 contra 1.718.267, desligamentos. O saldo de 127.648 empregos superou os 100.938 gerados em agosto do ano passado.

O bom desempenho se refletiu em seis dos oito setores da economia, com destaque para o setor de Serviços, que gerou 64.290 mil postos de trabalho, seguido do Comércio, com aumento de 50.070 postos, a Indústria de Transformação, com 11.347 postos, e a Construção Civil, com 11.165 novos empregos.

O conjunto das nove áreas metropolitanas abrangidas pela pesquisa apresentou um crescimento do emprego de 0,24% no mês, o que equivalente à geração de 40.344 postos, com expansão do emprego em oito das nove áreas metropolitanas.

Em 25 estados houve elevação no nível de emprego, com destaque para São Paulo com saldo de 39.564 vagas (+0,31%), Paraná, com 12.259 (+0,46%), Rio de Janeiro que teve saldo positivo de 10.104 (+0,27%), Santa Catarina com saldo de 8.668 (+0,44%), e Pernambuco com 7.386 (+ 0,57%).

Fonte: Blog do Planalto

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL >> NORUEGA IMPORTA LIXO PARA PRODUZIR ENERGIA

Oslo é uma cidade que importa lixo. Parte vem da Inglaterra, parte vem da Irlanda e parte vem da vizinha Suécia. Ela inclusive tem planos para o mercado americano. "Eu gostaria de receber alguma coisa dos Estados Unidos", disse Pal Mikkelsen em seu escritório, numa enorme usina na periferia da cidade, onde o lixo é transformado em calor e em eletricidade. "O transporte marítimo é barato." Oslo, onde metade da cidade e a maioria das escolas são aquecidas pela queima do lixo -lixo doméstico, resíduos industriais e até resíduos tóxicos e perigosos de hospitais e apreensões de drogas-, tem um problema: o lixo para queimar se esgotou. O problema não é exclusivo de Oslo. 

Em toda a Europa setentrional, onde a prática de queimar lixo para gerar calor e eletricidade disparou nas últimas décadas, a demanda por lixo é muito superior à oferta. 

A meticulosa população do norte europeu produz apenas cerca de 136 milhões de toneladas de resíduos por ano, muito pouco para abastecer usinas incineradoras capazes de consumir mais de 635 milhões de toneladas. "Mas os suecos continuam a construir [mais usinas], assim como a Áustria e a Alemanha", disse Mikkelsen, 50, engenheiro mecânico que há um ano é o diretor-gerente da agência municipal encarregada da transformação de resíduos em energia. 

De navio e de caminhão, incontáveis toneladas de lixo viajam de regiões onde há excesso de resíduos para outras que têm capacidade para queimá-las e transformá-las em energia. A maioria das pessoas no país aprova a ideia. 

Os ingleses também gostam. A empresa de Yorkshire que lida com a coleta de lixo no norte da Inglaterra atualmente embarca até 907 toneladas de lixo por mês para os países do norte da Europa, incluindo a Noruega, de acordo com Donna Cox, assessora de imprensa da prefeitura de Leeds. Um imposto britânico sobre os aterros sanitários faz com que seja mais barato enviar o lixo para lugares como Oslo. Para alguns, pode parecer bizarro que Oslo recorra à importação de lixo para produzir energia. 

A Noruega está entre os dez maiores exportadores mundiais de petróleo e gás e tem abundantes reservas de carvão e uma rede de mais de 1.100 usinas hidrelétricas em suas montanhas, ricas em água. Mikkelsen, no entanto,disse que a queima do lixo é "um jogo de energia renovável para reduzir o uso de combustíveis fósseis". Já Lars Haltbrekken, presidente da mais antiga entidade ambientalista da Noruega, afirmou que, do ponto de vista ambiental, a tendência de transformar resíduos em energia constitui um grande problema, por gerar pressão pela produção de mais lixo. Numa hierarquia de objetivos ambientais, disse Haltbrekken, a redução da produção de resíduos deveria estar em primeiro lugar, ao passo que a geração de energia a partir do lixo deveria estar no final. "O problema é que a nossa prioridade mais baixa conflita com a mais alta", disse ele. 

Em Oslo, as famílias separam seu lixo, colocando os restos de comida em sacos plásticos verdes, os plásticos em sacos azuis e os vidros em outro lugar. Os sacos são distribuídos gratuitamente em mercearias e outras lojas. Mikkelsen comanda duas usinas. 

A maior delas usa sensores computadorizados para separar os sacos de lixo codificados por cor. A separação do lixo orgânico, incluindo os restos de comida, passou a permitir que Oslo produza biogás, o qual já abastece alguns ônibus no centro da cidade. 

Outras áreas da Europa estão produzindo grande quantidade de lixo, incluindo o sul da Itália, onde lugares como Nápoles pagaram a cidades da Alemanha e da Holanda para que aceitem seus resíduos, ajudando a neutralizar uma crise napolitana na coleta do lixo. No entanto, embora Oslo tenha cogitado receber o lixo italiano, a cidade preferiu continuar com o inglês, considerado mais limpo e seguro. "É uma questão delicada", diz Mikkelsen. 

Fonte: Geotrilhas

Memória >> Neste sábado (21): dirigente da CUT participa de debate sobre luta dos trabalhadores contra ditadura militar


Encontro também terá lançamento do documentário “Família Carvalho – retrato da resistência contra a ditadura”

Escrito por: CUT Nacional

A ditadura civil – militar que governou o país por 21 anos deixou muitas marcas em nossa história recente e muitos fatos da resistência ao regime continuam a ser pouco conhecidos do grande público, tais como o papel específico que teve o movimento operário, sua liderança, seu envolvimento na luta contra a ditadura e dos operários que saíram das fábricas para pegar em armas.
 

Cinco deles pertenciam à família José de Carvalho: cinco irmãos que, de forma decidida, enfrentaram o poder constituído até as últimas consequências.
 

Recentemente, a Televisão dos Trabalhadores (TVT), através do programa ABCD em Revista, decidiu contar a história desses operários que abriram mão dos próprios interesses pessoais em prol da democracia e da liberdade. Lançado somente na região do ABCD, o filme terá sua primeira exibição na cidade de São Paulo, no Memorial da Resistência.
 

O documentário tem 50 minutos de duração e conta a história da família Carvalho, narrada por sobreviventes, parentes, testemunhas e historiadores. Depois da projeção, haverá um debate com integrantes da família e convidados.
 
PROGRAMAÇÃO
14h00: Boas vindas: Karina Teixeira (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação: Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30 às 15h30: exibição do documentário “Família Carvalho”

 
16h00 às 17h30: debate
- Valter Sanchez (Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; desde 2010 é presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, que aglutina importantes veículos de comunicação dos trabalhadores, como a TVT)

 

- Júlio Turra Filho (membro da Diretoria Executiva da CUT, sociólogo, professor, filiado ao Sinpro ABC,  perseguido como militante do Movimento Estudantil durante a Ditadura Militar)
- Yuri Carvalho (historiador, licenciado e mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Maria/RS)

 

- Derly José de Carvalho (metalúrgico aposentado e ex militante da Ala Vermelha)
 

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964.
Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

 
SÁBADO RESISTENTE 
21 de setembro Das 14h às 17h30 - Auditório Vitae
Memorial da Resistência de Sâo Paulo - Largo General Osório, 66 – Luz

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ABERTURA DA CULTURARTE SERÁ HOJE

A SEMEC e Escolas Municipais e Estaduais, convidam a comunidade Lajense a participar da Abertura da V Culturarte que acontecerá ( sexta/20/09) às 19:00 na Quadra Manoel Procópio. Vamos prestigiar e fazer uma rápida viagem pelo mundo. O tema deste ano: " A Escola no mundo ... O mundo na Escola" Reserve sua passagem e, boa viagem.
 
Fonte: Facebook da profª Irene Martins

Caiçara do Norte recebe a maior etapa do Circuito Petrobras de Vela

 
De hoje (20) a domingo (22), Caiçara do Norte ganhará um visual diferente com a realização do Circuito Petrobras de Vela. Esta etapa é considerada a maior do Estado: 65 barcos, canoas e jangadas irão flutuar pelas águas cristalinas do mar de Caiçara.

O município destaca-se pelo número de embarcações e de pescadores, pois são aproximadamente 600 pessoas envolvidas na pesca artesanal. Junto à cidade vizinha – São Bento do Norte – integra a Colônia de Pescadores Z-1, a mais antiga do Rio Grande do Norte, com quase um século de existência.

Além da tradicional corrida de velas e das atividades de esporte, cultura e meio-ambiente, os competidores participarão de uma palestra da Marinha do Brasil sobre navegação segura. “Os pescadores devem observar, rigorosamente, as Normas da Autoridade Marítima e, especialmente, só seguir para o mar com o material de salvatagem para todos os tripulantes e com a embarcação em bom estado de conservação”, alerta o Capitão dos Portos do RN, Rodolfo Góis de Almeida. Ele também enfatiza a importância do Seguro de Danos Pessoais, que é obrigatório para todas as embarcações sujeitas à inscrição nas capitanias dos portos ou repartições a estas subordinadas. “Este seguro visa a dar cobertura a pessoas transportadas ou não, inclusive aos proprietários, tripulantes e condutores das embarcações, bem como aos seus respectivos beneficiários ou dependentes, esteja ou não a embarcação operando”, explica.

A programação conta ainda com as apresentações do Programa de Comunicação Social Regional da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, do Projeto de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro, que irá apresentar os dados pesqueiros das frotas artesanais referentes ao ano de 2012, e do Projeto de Monitoramento de Praias e Embarcados. Todos esses projetos são condicionantes de licenciamento ambiental federal marítimo, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O Circuito Petrobras de Vela de Caiçara do Norte é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, Colônia de Pescadores Z-1 e Capitania dos Portos do RN, que está presente em todas as etapas do Estado.

PROGRAMAÇÃO

ALERTA >> AQUECIMENTO GLOBAL PODE AFETAR COLHEITAS, DIZ BANCO MUNDIAL

Imagem: Projeto Naturando
O Banco Mundial teme que a temperatura do planeta aumente dois graus centígrados até 2040, o que provocaria "dificuldades alimentares" e inundações, segundo um documento divulgado nesta quarta-feira (19). "Temperaturas extremas poderiam afetar as colheitas de arroz, de trigo, de milho e de outros cultivos importantes, além de ameaçar a segurança alimentar dos países pobres", adverte a instituição. 

O banco alerta que o índice de pessoas que sofrem desnutrição pode alcançar, a longo prazo, 90% em alguns países africanos. Os países em desenvolvimento serão as primeiras vítimas, apesar de seus habitantes não serem os responsáveis pelo aumento da temperatura mundial, destacou o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, na introdução do relatório. 

De acordo com as previsões, a produção agrícola total da África subsaariana diminuirá a longo prazo em 10% e a região perderá 40% das terras dedicadas ao cultivo de milho em 2030. 

Fonte: G1

Direção do SINTE/RN faz balanço de cumprimento do acordo com o Governo


 

Mais do que assinar o acordo o SINTE/RN espera que o Governo cumpra o acordo feito na última greve da rede estadual. Começa agora a etapa de luta para que o direito chegue ao beneficiado. Confira o balanço de como anda o cumprimento do acordo:
 
• Pagamento dos quatro meses das horas extras referentes ao 1/3 de hora atividade: o governo confirma o pagamento das seis parcelas, mas ainda não implantou na folha do mês de setembro. Caso isso não seja feito sairá em folha suplementar. Inicialmente serão pagos os professores que constam na relação anteriormente publicada. Em seguida, será a vez de quem apresentou as declarações;
 
• Lei para pagamento e implementação da letra: Para acompanhar o processo em tramitação consulte com o número 51411/2013-5;
 
• Projeto de lei em tramitação do porte da escola e gratificação de diretores e vice diretor: Para acompanhar o processo em tramitação consulte com o número 70978/2013-3;
 
• Funcionários da educação: haverá reunião para discutir uma proposta para os funcionários nesta quinta-feira (19);
 
• A direção do Sindicato está cobrando que seja publicada a retificação da portaria 731/2013, onde será revogado o texto que trata da obrigatoriedade do professor do 1º ao 5º ano de permanecer dando aula no dia do planejamento;
 
• Processo seletivo para efeito da concessão de licenças: a cobrança está sendo feita e o SINTE/RN já apresentamos dois nomes para compor a comissão que vai elaborar o edital;
 
• Convocação de Concursados: essa demanda precisa das informações dos profissionais das escolas para que o SINTE/RN possa apresentar dados concretos.
  
Fonte: Sinte/RN

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mandato em Ação >> BNB confirma a Deputada Federal Fátima Bezerra que vai inaugurar agências até o final do ano



Em audiência com o superintendente do Banco do Nordeste do Brasil no RN, Francisco Carlos,  a deputada federal Fátima Bezerra (PT) recebeu a notícia de que até o final do ano serão entregues quatro agências do BNB, cujas obras estão bastante adiantadas. 
 
Agências serão inauguradas nos municípios de João Câmara, Umarizal, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. 
 
A deputada ficou bastante satisfeita com a notícia, uma vez que essa é uma luta que encampou por entender que a instalação dessas agencias representa uma conquista muito importante para essas cidades na medida em que vai fomentar o incentivo às atividades e o desenvolvimento econômico dessas regiões.
 
Assessoria da Deputada Federal Fátima Bezerra - PT

Hoje tem exibição de filme (Lampião - O Rei do Cangaço) produzido pelos alunos da Escola. Vale apena conferir!!!!!


A Escola Estadual Pedro II - Ensino Médio, iniciou a partir do dia 17/09, a exposição dos trabalhos relacionados à sua Feira do Conhecimento, que esse ano tem como tema: O Bioma Caatinga.


As exposições estão acontecendo nos três turnos sendo essa uma oportunidade em os nossos alunos estarão demonstrando seu conhecimento através de várias atividades organizadas pelos mesmos, como: apresentação teatral, música, e também um filme (curta metragem) sobre a saga de Lampião, o Rei do Cangaço, que será exibido nesta quinta feira, dia 19, nos três turnos. Vamos prestigiar.

Foto: Depois de dias no sol gravando dentro dos matos, nós (todos os #alunos da turma 3 "B" da escola Pedro ll, juntamente com a Prof. #Eline ) conseguimos concluir nosso filme. O filme tenta mostrar o movimento social que vem repercutindo durante anos na nossa região nordeste que é a seca, nos inspiramos na minissérie #MariaBonita e #Lampião e com o incentivo da nossa prof. de história #Eliene fomos filmar sem nenhuma orientação de algum profissional, fizemos tudo no improviso e com o que tínhamos, agradecemos muito as pessoas que nos apoiaram, de verdade. Somos amadores e nem sabemos como posicionar uma câmera direito, não sabemos como falar, que ângulo ficar, mas com muito esforço e determinação conseguimos fazer uma amostra. Nosso filme será exibido quinta-feira (19.09) manhã, tarde e noite na feira de ciências da escola #Pedroll, vão lá ver nossa curta metragem. #QuintaFeira #Vailá #Pedroll #Agradecemos

Seleção Brasileira fará amistoso no Arena das Dunas de Natal

Obras do Arena das Dunas estão bastante avançadas
O fotógrafo potiguar Canindé Soares sobrevoou a capital do RN na manhã desta quarta-feira, 18, para registrar os avanços na obra da Arena das Dunas. O trabalho faz parte de um levantamento seqüencial e de registro histórico que Canindé vem fazendo da obra, que essa semana atingiu o percentual de cerca de 90% e será entregue em dezembro.

No planejamento da Fifa para os jogos da Copa do Mundo em Natal, a Arena das Dunas será palco de quatro partidas, sendo que uma delas será protagonizada por uma seleção Cabeça de Chave do Grupo D. O gramado da Arena das Dunas também vai receber o segundo jogo do Grupo do qual faz parte a Seleção Brasileira.

A Seleção Brasileira não virá à Natal durante o torneio internacional, mas já está sendo programado um jogo amistoso na Arena das Dunas para outra oportunidade, antes ou depois da Copa do Mundo.

Vista do alto, a fase de conclusão da obra revela o sentimento que moradores e turistas já externam ao transitar nos arredores do estádio: a Arenas das Dunas será um dos mais bonitos erguidos no Brasil para a Copa, além de já fazer parte da paisagem e do orgulho do Rio Grande do Norte.

“Acompanho o passo-a-passo da obra e fico cada vez mais impressionado com o tamanho, e a beleza da Arena”, disse Canindé, depois do vôo. O fotógrafo, que também está com uma exposição de imagens do Rio Grande do Norte em cartaz no Natal Shopping, foi convidado pelo portal UOL para publicar sete álbuns temáticos sobre o Rio Grande do Norte. Quatro já estão no ar no site.

Mais fotos aéreas da Arena das Dunas podem ser vistas em www.canindesoares.com

Fonte: Jornal de Fato

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cultura Potiguar >> Para ver, comprar e ler

Lei promulgada na Câmara Municipal estabelece que livrarias devem reservar uma cota mínima do seu estoque para a literatura potiguar

DO NOVO JORNAL
 
A partir de agora, todos os ambientes que comercializarem livros em Natal devem destinar 2,5% de seu estoque para publicações de autores potiguares. A lei 383/2013, de autoria da vereadora Eleika Bezerra, foi promulgada na Câmara dos Vereadores recentemente e já está em vigor. Caberá ao Procon fiscalizar o cumprimento do percentual proposto, enquanto a Fundação Capitania das Artes (Funcarte) será a responsável por publicar semestralmente os nomes das empresas que deixarem de cumprir a lei, caso existam.

Ainda de acordo com a lei aprovada, os livros devem ser expostos em destaque no ambiente, devidamente identificados com a expressão “Literatura Potiguar”. A ideia é que a nova disposição das lojas aumente as vendas de livros de autores locais. A loja que vender a maior quantidade de publicações, a cada semestre, receberá o título de “Amigo do Autor Potiguar” outorgado pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal.

A vereadora esclarece ainda que a população também deve fiscalizar os estabelecimentos e cobrar dos gerentes o cumprimento da lei. “Esse é o apelo que eu faço à população porque toda lei, para ser viva, tem que contar com a ajuda da população. Quando chegar em uma livraria e perceber que isso não está sendo cumprido, questione os gerentes, denunciem”, comentou a vereadora e professora Eleika Bezerra.

Ainda de acordo com a vereadora, a lei municipal foi baseada em uma lei estadual de Pernambuco. Por lá, 5% do estoque da livraria deve ser destinado às obras locais. “A nossa versão é mais tímida, mas mesmo assim tão importante quanto. Os potiguares têm o direito de terem acesso aos livros escritos por autores potiguares. Temos ótimos escritores e é inaceitável que esses livros não sejam encontrados nas livrarias”, avaliou.

O projeto de lei surgiu no ano passado durante um encontro entre a vereadora e o dono do Sebo Vermelho, Abimael Silva, que considera a promulgação da lei uma das “maiores vitórias na história das letras potiguares”. “Era uma ideia que eu tinha há bastante tempo, mas até então não tinha conseguido espaço com nenhum vereador porque infelizmente a sensibilidade da nossa Câmara cabe num fusquinha”, criticou.

Além da população, Abimael destaca também o papel dos próprios autores na fiscalização da porcentagem. “Acho que essa lei inclusive abre espaço para outros debates. Toda semana tem lançamento de livro em Natal, mas ninguém vê esses livros pelas livrarias. É um contrassenso muito grande”, completa.

Através de sua própria editora - que leva o nome do Sebo Vermelho, que ele mantém na Avenida Rio Branco - Abimael já publicou mais de 385 títulos escritos por autores locais. “Nenhum dos meus livros estão nessas grandes livrarias porque acho um absurdo ter que pagar 50% do valor da venda para as livrarias e não ter sequer um espaço de destaque para eles na loja”, justifica.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

América defende posição fora da zona do rebaixamento hoje contra o Joinville no Nazarenão


Depois de deixar a zona do rebaixamento, o time do América de Natal entra em campo hoje para defender sua nova posição e tentar se afastar mais um pouco da região de queda do Campeonato Brasileiro da Série B. A partir das 21h50, o “Mecão” entra em campo para defender a sua invencibilidade de três partidas no estádio Nazarenão, em Goianinha.

O alvirrubro potiguar vai buscar mais três pontos contra o Joinville de Santa Catarina, tentando assim se afirmar em uma nova fase, agora fora da ameaça de ser rebaixado para a terceira divisão. A situação ainda é delicada, pois apenas dois pontos separa o América da região de degola, por isso voltar a vencer em casa é fundamental.

Enquanto o América faz força para conquistar um espaço mais tranquilo na zona intermediária da tabela de classificação, o seu adversário de hoje vive uma situação completamente diferente. O time de Santa Catarina soma praticamente o dobro da pontuação dos americanos, com 40 pontos no bloco de acesso, o G4, para a Série A, ocupando a terceira posição, há 9 pontos do líder Palmeiras.

Escola Estadual Pedro II realiza Feira do Conhecimento nos dias 17, 18 e 19 de setembro

 

A Escola Estadual Pedro II - Ensino Médio, iniciou a partir de hoje 17/09, a exposição dos trabalhos relacionados à sua Feira do Conhecimento, que esse ano tem como tema: O Bioma Caatinga.

A direção da referida Escola na pessoa de seu diretor Marcílio Moreira e demais integrantes da equipe escolar, vêm convidar  toda a comunidade lajense a prestigiar esse importante evento que tem como objetivo conhecer, refletir e preservar  o nosso bioma. 

As exposições estão acontecendo nos três turnos sendo essa uma oportunidade em os nossos alunos estarão demonstrando seu conhecimento através de várias atividades organizadas pelos mesmos, como: apresentação teatral, música, e também um filme (curta metragem) sobre a saga de Lampião o Rei do Cangaço que será exibido na quinta feira, dia 19.


Canta Região Central tem Lajes em 1º e 3º lugares

 
Dez concorrentes da região entraram na disputa, neste sábado (14) para elege a voz gospel mais bonita. Lajes estava representado por duas candidatas: Marayza Hellen e Ana Acácia, conhecida por todos nós como Aninha.

Na etapa local do Canta Região Central Marayza ficou em primeiro lugar e Aninha em segundo, classificando-se para a etapa regional que aconteceu em Angicos na noite de ontem (14).

O resultado já era muito aguardado por todos e não decepcionou. Marayza Hellen e Ana Acácia, respectivamente, em primeiro e terceiro lugares. Como prêmio pelo primeiro lugar, a jovem Marayza vai gravar o seu primeiro CD.
 

 
Toda a comunidade de Lajes está orgulhosa das duas cantoras que representaram bem o nosso município. Parabéns Marayza e Aninha, vocês merecem muito mais.

Desde já agradecemos a todos que apoiaram: Vereadores Zé Mendes e Felipe Menezes, Rosenildo Silva, Raimundinho Salviano, Edinólia, Mário Madruga, Juraci Soares, Blog Júnior Martins. Valeu o esforço de todos.

Por Júnior Martins

Audiência publica e Comemoração ao Dia da Árvore

Recebido por e-mail: baobacontato@gmail.com

Caros amigos,

Vejam a programação da audiência publica (17/09) sobre o projeto de reestruturação da Av. Roberto Freire como também o Abraço ao Parque das Dunas (21/09).

Audiência Publica sobre projeto da Av. Roberto Freire

Nesta terça-feira, dia 17, o Deputado Fernando Mineiro convida a população para participar de uma Audiência Pública sobre o Projeto de Reestruturação da Av. Roberto Freire/Natal/RN, que acontece no auditório Robinson Faria na Assembleia Legislativa, às 15h30.


Programação

Audiência Pública debater Projeto de Reestruturação da Av. Roberto Freire/Natal/RN

Local: Assembleia Legislativa - Auditório Robinson Faria

Dia: 17.09.13 (terça-feira)

Horário: 15h30
Proponente: Deputado Fernando Mineiro

Abraço ao Parque das Dunas
O Comitê Popular da Copa Natal 2014, convida a população e amigos para celebrar o Dia da Árvore, no “Abraço ao Parque das Dunas” que acontece dia 21/09 (sábado), com a concentração no Supermercado Extra da Roberto Freire, às 15h. Haverá uma extensa programação cultural e artística, finalizando com o plantio de uma árvore gigante de mogno na avenida, como também a distribuição de mudas de pau brasil para os participantes e sorteios de brindes.

Programação

Boa iniciativa >> E.E. Pedro II, Grêmio Estudantil e Graduandos voluntários organizam simulado para o ENEM

Inscrições para o simulado do ENEM estão abertas no seguinte endereço eletrônico: www.equipeturbinada.blogspot.com.br

Qualquer pessoa pode se inscrever e participar.

O período de inscrições vai de 16 a 29 de setembro e as s provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de outubro


Realização: E.E. Pedro II, Grêmio Estudantil e Graduandos voluntários.

RN têm três municípios que será atendido pelo Mutirão do MDA para as trabalhadoras rurais



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), estarão presentes em 16 municípios de cinco estados da Região Nordeste fazendo o mutirão de documentação da trabalhadora rural.

Este mutirão vai dos dias 16 a 21 deste mês. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar.

O MDA informa que, por meio dos mutirões, o PNDTR atende milhares de agricultoras rurais com a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas, além de garantir acesso aos direitos previdenciários.

De todas as regiões do País atendidas pelos mutirões, o Nordeste é que apresenta maior demanda por documentos das trabalhadoras rurais. De acordo com a coordenadora do programa de mutirões do MDA, Layla Torres, desde que os atendimentos começaram a ser realizados, em 2004, já foram emitidos mais de 1 milhão de documentos somente para as trabalhadoras rurais nordestinas.

Os estados que serão contemplados com o mutirão são a Paraíba, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. A seguir alista dos municípios que serão atendidos:
 
Bahia 
Brejolândia - 13 a 16/09/13
Itapitanga - 15 a 17/09/13
Coaraci - 18 a 20/09/13
Aurelino Leal - 21 a 23/09/13