sábado, 5 de outubro de 2019

Eleição do Conselho Tutelar: todo cidadão em dia com a Justiça Eleitoral pode votar

Participação da população na escolha dos conselheiros tutelares, no próximo domingo (6), é fundamental

Conselho Tutelar

A eleição para o Conselho Tutelar (CT) ocorrerá no próximo domingo (6) de modo unificado em todo o país. O órgão é formado por cinco integrantes e tem a missão de atender crianças e adolescentes que passam pela situação de violação de direitos, além de poder assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Por isso, é importante que a sociedade se envolva na escolha dos membros do CT em seu Município, buscando conhecer o perfil e experiência dos candidatos.

O voto é secreto e facultativo. Pode participar ativamente desse processo todo cidadão que seja um eleitor real, ou seja: aqueles aptos a votar perante a Justiça Eleitoral.

No dia da votação, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor (ou aplicativo e- título ou documento equivalente obtido junto ao site do TSE, como a certidão de quitação eleitoral) acompanhado de um documento de identificação oficial com foto. Para isso serão aceitos: via digital do título de eleitor (e-Título), desde que haja cadastro com fotografia; carteira de identidade, passaporte, carteira de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, a fim de comprovar a identidade do eleitor.

Para saber os locais de votação, o eleitor deverá procurar os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) de seu município. Para os 20 municípios do RN que utilizarão urna eletrônica, basta clicar no link e conferir os locais de votação a partir do número da seção eleitoral que consta do título eleitoral.

A fiscalização do processo de escolha é atribuição do Ministério Público de cada comarca, que atuará no próximo domingo em regime de plantão, contando com o auxilio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Família (CaopIJ).

Fonte – MPRN

DIVULGANDO >> Atenção pessoal do ciclismo, vem aí o 1º Ecopedal de Riachuelo/RN

DESTAQUE POSITIVO >> UERN tem quatro cursos com conceito máximo no ENADE 2018


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve um aumento significativo no número de cursos com conceito máximo. O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) foi divulgado na última quinta-feira, 3, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o Inep, a UERN passou de 1 curso no Enade em 2015 com conceito 5, para 4 cursos em 2018. Além de Serviço Social, que manteve o conceito máximo, agora os cursos de Direito Mossoró, Direito Natal e Publicidade e Propaganda também atingiram conceito 5 no Exame.

Outros cursos também melhoraram o desempenho, como Jornalismo, que recebeu conceito 4, contra conceito 3 em 2015, e Administração do Campus de Pau dos Ferros, que também recebeu conceito 4, contra o conceito 2 recebido em 2015.

De acordo com a assessora de avaliação institucional da UERN, Prof. Mayra Ribeiro, houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes avaliados. Esse aumento deve-se ao empenho e compromisso de estudantes, professores, técnicos administrativos, coordenadores de cursos e chefes de departamentos, somado à reitoria da instituição. “Em função de um trabalho conjunto entre a Universidade, coordenadores de cursos e estudantes, obtivemos esse ótimo resultado. Parabéns a todos que se envolveram neste processo”.

Ainda segundo a avaliadora, esses resultados serão discutidos com os departamentos envolvidos, para que possam manter ou melhorar o desempenho no Exame na próxima avaliação desses cursos, prevista para 2021.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

LULA MUITO MAIOR QUE SEUS ALGOZES >> Como Mandela e Raoni, Lula recebe título de Cidadão de Paris

Lula; Shirin Ebadi; Taslima Nasrin; Nelson Mandela. Somente outras 17 pessoas receberam o reconhecimento como o ex-presidente brasileiro pela atuação em defesa dos direitos humanos e da justiça social
Iniciativa foi da prefeita da capital francesa, que destaca compromisso de ex-presidente com a redução das desigualdades no Brasil.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi agraciado com o título de Cidadão de Honra da cidade de Paris. A votação ocorreu na tarde desta quinta-feira (3). O Conseil de Paris, espécie de Câmara dos Vereadores da capital francesa, afirma que a luta de Lula pelos direitos humanos, a justiça social, a proteção do meio ambiente, são “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”.
E considera que, diante do que ocorre com o ex-presidente “todos os defensores da democracia no Brasil são atacados”. Assim, “pela luta constante da cidade de Paris pelos direitos humanos, expressa seu desejo em conceder a homenagem”.
“Trata de uma honraria muito importante, só atribuída 17 vezes desde sua instauração em 2001, a personalidades presas ou em perigo por suas opiniões políticas”, afirma a historiadora francesa Maud Chirio. O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a médica indiana Taslima Nasreen e a advogada iraniana Shirin Ebadi são algumas das personalidades que obtiveram a proteção da cidade de Paris e o reconhecimento como perseguidos políticos que não se beneficiaram de um processo justo. “É um símbolo forte para a democracia no Brasil”, define Maud.
O líder indígena da região do Xingu, Cacique Raoni, é o único outro brasileiro já premiado com essa homenagem, em 2011. Raoni foi atacado pelo presidente Jair Bolsonaro em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro.

Política proativa

A iniciativa foi da prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, que em comunicado ressaltou o compromisso de Lula com a redução das desigualdades sociais e econômicas no Brasil permitiu que quase 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e acessassem direitos e serviços essenciais. “Lula se destacou por uma política proativa de combate às discriminações raciais especialmente marcadas no Brasil”, acrescentou a prefeita, dizendo que “por meio de seu compromisso político, todos os defensores da democracia no Brasil são atacados”.
“O Comitê dos Direitos Humanos da ONU pediu às autoridades brasileiras que assegurassem os direitos civis e políticos de Lula, principalmente o de ser candidato. Mas ele teve esse direito negado, apesar de chefes de Estado europeus, de parlamentares franceses e de juristas internacionais denunciarem a inconsistência das provas apresentadas pela acusação”, diz o texto da prefeitura.
A agência de notícias AFP lembra que Lula, que completará 74 anos em 27 de outubro, governou o Brasil de 2003 a 2010 e cumpre condenação a oito anos e 10 meses de prisão desde abril de 2018. Condenado por uma investigação da Operação Lava Jato atualmente questionada, Lula continua reivindicando sua inocência.
O noticioso francês reforça que o ex-presidente de esquerda sempre afirmou ser vítima de uma conspiração política que tinha por objetivo impedi-lo de voltar ao poder quando era o favorito na eleição presidencial de outubro de 2018, que resultou na vitória do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro.

PADROEIRO DA ECOLOGIA >> Por que São Francisco é o protetor dos animais?

Resultado de imagem para são francisco e os animais
Hoje, 4 de outubro é o dia de São Francisco de Assis, considerado protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Nascido na Úmbria (perto de Assis), Itália, em 1182, seu nome era Francisco Bernardone. Filho de um rico comerciante de tecidos, teve uma adolescência fútil, vivendo na companhia de boêmios e, por isso, aos 20 anos, foi aprisionado. Depois de liberto, gradativamente, foi sentindo desinteresse pela vida mundana, converteu-se e abraçou a pobreza de vida.
São Francisco foi admirado pela sua bondade com todos os seres vivos. Coube a ele, em 1223, a ideia da criação do primeiro Presépio com animais vivos, no dia de Natal, uma tradição que permanece viva até hoje. Assim, ele quis homenagear o Criador naquela criança divina.
Francisco era um irmão universal. Não só dos animais e dos vegetais, do cosmos e das estrelas, mas também de todos os homens, mulheres e crianças, e especialmente os pequenos, pobres e doentes. Não existiu homem que fosse estranho ao seu coração: leprosos, bandoleiros, nobres ou plebeus; todos eram seus irmãos. Ninguém como ele irmanou-se tanto com o universo.

Fiéis se preparam para levar animais a igreja no dia de São Francisco

Santuário São Francisco de Assis celebra missas nesta sexta-feira (4/10) em homenagem ao santo padroeiro, tradição que se repete desde os anos 1980


DEFENDER, CUIDAR E PROTEGER OS ANIMAIS É TAMBÉM SINAL DE DEUS EM NOSSA VIDA!

LULA DISSE NÃO - Por Leandro Fortes >> E no fim, como sempre, a democracia vencerá o ódio

A imagem pode conter: 1 pessoa
·
“O defunto dominava a casa com a sua presença enorme.”
– Érico Veríssimo, “Um lugar ao sol” –

Lula não está morto, não foi feita a vontade de seus algozes, mas, como a personagem de Érico Veríssimo, tornou-se uma presença grande demais para os pigmeus morais que ousaram prendê-lo sem provas, sem indícios, sem decência.
Enorme, a presença de Lula ultrapassou o cárcere solitário onde tentaram lhe sufocar em tristeza, em Curitiba. Esparramou-se pelo País, pela América Latina, pelo Velho Mundo, espalhou-se como um cântico no Oriente, na Oceania, na América do Norte, na África.
Tornou-se, para todo mundo, um hino de liberdade – sóbrio, translúcido – em meio à algazarra das hienas de toga, paletó e terninho que queriam fazer de seu martírio um aviso, de que é isso que acontece a quem, como ele, ousa governar para os pobres, dar dignidade aos excluídos, dar visibilidade aos invisíveis, terra aos desterrados, uma chance, afinal, para os pretos.
Dentro de uma cela, na fria capital do Paraná, Lula tornou-se mais sábio, mais leve, mais belo e mais livre, um líder ainda mais admirado do que aquele que, ao deixar o governo, em 1º de janeiro de 2010, detinha quase 90% de avaliação positiva – um recorde mundial, jamais ultrapassado, na história das democracias modernas.
Mesmo quando foi calado, impedido de dar entrevistas ou mesmo de ir ao enterro de um irmão, Lula não baixou a cabeça. Veio a morte de Marisa, companheira de uma vida, e, em seguida, a do neto, de apenas 7 anos de idade. Lula chorou, as pessoas decentes do Brasil choraram com ele, mas o velho líder operário não se deixou vencer pela tristeza. Na alcova onde muitos achavam que seria seu fim, Lula continuou firme, renascendo, inspirando, de novo, pronto para a luta.
Até que, por fim, o gigantismo de sua estatura moral tornou-se incompatível com os espaços físico e histórico a ele destinados, nessa trama. Flagrados no esgoto de vaidades, crimes e infâmias desnudado pela #VazaJato, Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e sua trupe de juízes e procuradores tornaram-se caricaturas de si mesmo. Desde então, equilibram-se entre o desespero e a vergonha, reduzidos a substâncias tóxicas de um sistema judicial que apodrece em praça pública.
Como último e desesperado recurso, restou aos canastrões da República de Curitiba tentar se livrar de Lula, conceder a ele um liberdade coercitiva, suja, vigiada, simbolizada por uma humilhante tornozeleira eletrônica.
Pretendem torná-lo livre para reforçar a tese, a essa altura, completamente desmoralizada, de que ele é culpado.
Mas Lula disse não. Ou sai da cadeia inocentado, ou não se importa de continuar por lá.
Quem esperava outra reação, não conhece Lula, nem nunca compreendeu sua real dimensão política e social.

ATITUDE SOLIDÁRIA >> Júnior Groovador leiloa baixo do Rock in Rio para ajudar Hospital Varela Santiago

Júnior Bass Groovador vai leiloar o baixo usado na apresentação do Rock in Rio para arrecadar fundos para o Hospital Infantil Varela Santiago, de Natal, no Rio Grande do Norte.
Potiguar, Groovador fez questão de levar a bandeira do estado para o show ao lado do Tenacious D, banda formada por Jack Black e Kyle Gass, que aconteceu no maior palco do segundo dia de festival.
A novidade foi compartilhada nas redes sociais do hospital e por Groovador em seu Instagram. O instrumento foi usado pelo músico em sua primeira entrada no palco Mundo e aparece também nas mãos de Jack Black em foto publicada pelo baixista após o show.
Famoso no YouTube desde que postou sua versão de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, Groovador ganhou tanta atenção nas redes sociais que despertou o interesse de Black. Há uma semana de desembarcar no RiR, o astro de Hollywood pediu ajuda para localizar o brasileiro.
“Encontro super groovado com o astro Jack Black. Super energizante Brasil x Estados Unidos fazendo um rock em forró pra galera alto astral”, escreveu Júnior Bass Groovador na noite deste domingo (29) ao postar uma foto com o ídolo.

Com informações: Jovem Pan

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

REALIDADE X REDES SOCIAIS >> Precisamos de menos Whatsapp e mais abraços

precisamos de menos
Vivemos em uma era de tecnologia, temos ao nosso dispor todas as ferramentas necessárias para nos conectarmos com pessoas do mundo todo, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e de chamadas de vídeo e mais muitos outros. Isso é muito positivo, porque podemos nos manter próximos das pessoas que amamos, ainda que estivermos do outro lado do mundo.
No entanto, por outro lado, vemos cada vez mais pessoas presas no mundo virtual e isoladas daqueles que estão ao seu lado.
Isso é alarmante e nos mostra que é necessário discutirmos sobre a influência da tecnologia nos relacionamentos interpessoais físicos, no “mundo real”. É muito bom conhecer pessoas de diferentes nacionalidades e culturas e é ótimo manter contato com nossos amigos e familiares que moram longe através da internet, mas substituir ou negligenciar a presença física, os abraços, as conversas sinceras, os momentos de diversão não é saudável para nós. Somos seres sociais que prosperam no relacionamento com o outro, e por isso as mensagens de texto e emojis nunca serão a nossa verdadeira maneira de nos mostrarmos ao mundo.
As redes sociais, apesar de nos aproximarem de quem está longe, também nos afasta daqueles que estão perto, isso é um fato que se percebe mesmo na mais rápida análise da sociedade. As pessoas se falam cada vez menos, não se olham nos olhos e não sabem mais como criar relacionamentos ao vivo porque estão ocupadas demais olhando para as telas de seus celulares.
Precisamos simplificar nossas vidas novamente, estabelecendo um equilíbrio entre vida real e vida online.
Precisamos de mais abraços e menos Whatsapp, de mais momentos e menos mensagens, de mais intensidade, viver momentos com nossas almas, de uma conexão mais profunda com nós mesmos e com as pessoas ao nosso redor. Devemos aprender a nos aceitar mais como somos e dependermos menos de curtidas para reconhecermos nossa verdadeira beleza e dons.

MUDANÇAS >> Horário do comércio de Natal sofre alterações no feriado desta quinta-feira

image.png
Devido ao feriado estadual na próxima quinta-feira, 3, dia em que se celebra os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, o funcionamento de repartições públicas, privadas e do comércio sofrerá modificações. 

Com isto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) informou o funcionamento dos principais pontos comerciais da capital potiguar, para que o consumidor possa se programar e aproveitar melhor o feriado.

Comércio de Rua
Alecrim: Abertura facultativa, das 08 às 12hs
Centro da Cidade: Abertura facultativa.
Os grandes magazines  (Riachuelo, C&A, e Marisa ) abrem das 08 às 16hs
Zona Norte: Fechado
Shoppings
Shopping 10
Fechado
Midway Mall:
Lojas de departamento de 13 às 21h e demais lojas  de 15 às 21h.
Alimentação e lazer de 11 às 22h.
Natal Shopping:
Lojas: 15h às 21h.
Praça de alimentação: 11h às 22h.
Academia: 9h às 15h.

Praia Shopping:
Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.
Lojas e Quiosques: 15 às 21h.
Cinema conforme a programação.
Shopping Cidade Jardim:
Alimentação e lazer: A partir das 11h.
Lojas e quiosque: A partir das 15h.
Americanas: Das 12h às 21h.
Shopping Via Direta:
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.
Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h
 Partage Norte Shopping Natal
Carrefour: 7h às 21h;
Academia: 8h às 18h;
Cosern: Fechada;
Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h;
Lojas/Quiosques: 15h às 21h, sendo facultativo, a partir das 12h;
Cinema: Conforme sessões.
Supermercados
Funcionamento das 07 às 21hs

Senador do PT/RN Jean-Paul Prates votou contra a Reforma da Previdência.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A seguir confira a nota sobre o assunto:
A Reforma da Previdência, aprovada em primeiro turno ontem no Senado Federal, é um verdadeiro ataque aos direitos da classe trabalhadora. O projeto, além de não combater privilégios, é um ajuste fiscal disfarçado de reforma, que diminui a renda dos mais pobres, dificulta o acesso à aposentadoria e aprofunda desigualdades sociais.
Por isso, nossa bancada votou contra a matéria. Não somos contra reformar o sistema previdenciário, mas não aceitamos que essa mudança seja feita com base na retirada de direitos de trabalhadoras e trabalhadores.
Isso sem falar que o governo usou dados falsos, além de fazer terrorismo econômico, para justificar a aprovação da reforma. Nós conseguimos, com muita articulação, manter no projeto o pagamento do abono salarial para trabalhadoras e trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.
O governo Bolsonaro queria limitar o pagamento do benefício a quem ganha mensalmente até R$ 1.364,43. Caso a proposta tivesse sido aprovada, 12,3 milhões de trabalhadoras e trabalhadores perderiam o direito ao abono.
Essa reforma, em vez de combater, aumenta a desigualdade social, penaliza os mais pobres e fere de morte as economias dos pequenos municípios, fortemente dependentes dos benefícios pagos a aposentados e pensionistas. O objetivo do projeto, na verdade, é entregar a previdência pública ao setor privado. É uma crueldade com nossa população.
Jean Paul Prates - Senador da República pelo PT-RN

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

EXERCENDO NOSSA CIDADANIA >> Próximo domingo, 6 de outubro, é dia de elegermos os novos Conselheiros Tutelares

POR UM AMBIENTE EDUCATIVO PLURAL >> Governo do RN optou por não aderir ao Programa Nacional para as Escolas Cívico-Militares

Nenhuma descrição de foto disponível.
O Governo do Rio Grande do Norte, reafirmando os princípios constitucionais como diretrizes que asseguram um ambiente educativo plural, optou por não aderir ao Programa Nacional para as Escolas Cívico-Militares, proposto pelo Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Defesa.

Essa decisão tem como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelecido no Art. 3 que o ensino deve ser ministrado observando a liberdade de aprender, o apreço à tolerância, ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, bem como à gestão democrática, entre outros princípios. Baseia-se, ainda, nas determinações do Plano Estadual de Educação, Lei n. 10.049, de 27 de janeiro de 2016, que cria a Comissão de Monitoramento do PEERN, como instância de elaboração das políticas educacionais, em articulação com o Fórum Estadual de Educação, assegurando o amplo diálogo com educadores, estudantes, familiares e sociedade civil. Nesse sentido, o pedido do MEC para adesão ao Programa não precedeu de tempo hábil, para que essa discussão fosse feita junto às escolas e às representações constituídas, tornando a possível decisão unilateral pelo Órgão Central inviável para a Rede Estadual.
O posicionamento de não adesão é acompanhado por diferentes Estados: Alagoas, Maranhão, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe.
Ademais, o Ministério da Educação, equivocadamente, informa sobre a liberação de R$ 54.000.000,00 (cinquenta e quatro milhões de reais) para o PECIM, R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) por Estado, ao tempo em que nega os recursos necessários para a continuidade do fomento à ampliação das Escolas de Tempo Integral, projeto exitoso que apresenta evidências de melhoria da aprendizagem em todo o país, sintonizado com o Plano Nacional de Educação.
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN sempre estará aberta para discutir e integrar programas que beneficiem seus estudantes, condizentes com o que preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Estadual de Educação do RN.

QUE O MUNDO SEJA UMA GRANDE CADA COMUM A TODOS >> Papa inaugura no Vaticano uma grande escultura dedicada a migrantes e refugiados

image.png

O Papa Francisco apresentou neste domingo, 29 de setembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, uma grande escultura de bronze que representa um barco com migrantes e refugiados de todos os povos e épocas.
A escultura, situada junto à colunata barroca de Bernini, foi inaugurada ao finalizar a oração do Ângelus por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.
O santo Padre assinalou que esta escultura tem como objetivo sublinhar “a necessidade de que ninguém seja excluído da sociedade, seja um cidadão residente de longa data ou alguém recém-chegado”.
A escultura, segundo explicou o Pontífice, é inspirada nas palavras da Carta aos Hebreus: “Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjo”.
“Esta escultura, em bronze e argila, retrata um grupo de migrantes de várias culturas e diferentes períodos históricos. Eu desejei essa obra artística aqui na Praça São Pedro, para que recorde a todos o desafio evangélico da acolhida”, destacou Francisco.
A escultura estava coberta por um tecido branco, que o Papa, ajudado por uma família migrada da República dos Camarões, retirou para descobrir a obra. Depois, o Bispo de Roma tocou o bronze e abençoou a escultura.

UNIVERSALIZAÇÃO SISTEMA >> Caern planeja construir adutoras no RN e aumentar distribuição de água potável

No total, após o projeto, haverá no estado 31 adutoras, das quais 20 serão ou totalmente novas ou ampliadas / Caern/Cedida
No total, após o projeto, haverá no estado 31 adutoras, das quais 20 serão ou totalmente novas ou ampliadas / Caern/Cedida
Um novo programa desenvolvido pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) está pretendendo construir e ampliar cerca de 20 adutoras no interior do estado para aumentar a eficiência de distribuição de água potável. O “Águas para o RN”, lançado nos 50 anos da Companhia, está orçado em R$ 1 bilhão de reais, dos quais parte desse valor será captado via parceria público-privada.
De acordo com o diretor-presidente da Caern Roberto Linhares, o projeto tem como objetivo principal “universalizar a água em todo o estado do Rio Grande do Norte”, priorizando os municípios que, atualmente, estão em colapso. “Universalização, que a gente fala, é cobertura: chegar a água tratada e de qualidade para os cidadãos que estão sob o contrato da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte”.
Ainda segundo ele, essa universalização ocorreria através da construção de novas adutoras e da melhoria das já existentes, já que a rede de abastecimento de água nos municípios ocorre com a coleta em reservatórios de superfícies ou subterrâneos e nos lençóis freáticos. “A gente tem água, só não tem como distribui-la”, afirma Linhares.

Bancos de Sementes são resistência da agricultura familiar pela agrobiodiversidade

Sementes armazenadas pelas famílias do Semiárido (Foto: Hugo Lima, Asacom)

Ao longo dos anos, as famílias agricultoras do Semiárido brasileiro conduziram uma cultura de estoque de sementes para que pudessem estar resguardadas nos tempos de estiagem. É por essa tradição que, através de gerações, variedades imensas de sementes adaptadas às características locais e territoriais chegaram aos dias atuais. No entanto, durante o século XX, a chamada Revolução Verde se constituiu numa mudança drástica na agricultura mundial para regular a produção e a comercialização das sementes, trocando o alicerce da diversidade pelo discurso da eficiência na produção de alimentos padronizados, cada vez mais concentrados nas mãos de latifundiários e empresas, com respaldo nas legislações de muitos países. As sementes das agricultoras e agricultores familiares, nessa trajetória, passam a ser marginalizadas e tratadas como grãos.

É na percepção desse contexto desfavorável para as famílias que surgem os movimentos de resistência ao agronegócio industrial. Em entrevista à assessoria de comunicação da ASA, o extensionista rural Pedro Henrique de Medeiros Balensifer fala que o sentimento de perda “é muito claro em reuniões com agricultores quando você coloca [pergunta] pra eles ‘o que seus pais e avós plantavam de sementes que você não vê mais hoje?’. E eles colocam os nomes de muitas variedades que já não são mais encontradas em suas comunidades. Então isso gera um processo de resistência porque é muito forte o peso da tradição no meio dos agricultores familiares e camponeses. Eles trazem a memória familiar e afetiva muito grande com relação às sementes. Isso os motiva a preservá-las”, diz Pedro.
O texto “Redes Territoriais de sementes crioulas: um novo olhar dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) em Pernambuco”, do qual Pedro é co-autor, publicado no periódico especializado digital Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, narra esse contexto, trazendo a mudança de metodologia e abordagem que os serviços de Ater refletiram a partir desse movimento de resistência e de articulação campesina. Pedro Balensifer é Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE e extensionista rural do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA. É membro do Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do IPA - GEMA/IPA e da Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco - Rede SEMEAM.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

DIVULGANDO >> Nosso amigo e cidadão lajense Lino Sapo divulga sua agenda de atividades culturais para o mês de outubro

EDUCAÇÃO Estudantes do RN realizam ato nesta quarta (02) para marcar luta contra os ataques do governo Bolsonaro

Os estudantes do Rio Grande do Norte vão realizar nesta quarta-feira (02/10) um ato para marcar a participação na luta contra os ataques do governo Bolsonaro. A atividade está sendo puxada por entidades estudantis locais e acontecerá a partir das 15h com concentração em frente ao IFRN da Avenida Salgado Filho, Zona Sul de Natal. A CNTE está participando da articulação. (Veja AQUI o chamado realizado pela Confederação)
Mais uma vez o SINTE/RN está apoiando a ação do estudantes em defesa dos seus direitos. Entretanto, o dia de luta não será de parada. Será mais um momento de resistência contra os ataques do governo. 

PESQUISA >> Ufersa atua contra extinção de espécies de anfíbios e répteis no Rio Grande do Norte

Participantes do segundo ciclo do PAN Nordeste, em Salvador. Foto cedida
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido integra o grupo de trabalho reunido para a Elaboração de Indicadores e Metas do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada do Nordeste – PAN Herpetofauna NE. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio em um trabalho voltado à preservação de 107 espécies ameaçadas de extinção da região Nordeste, sendo 23 anfíbios e 84 répteis.
Desse contingente, aparecem na Lista Nacional das Espécies Ameaçadas, 8 espécies de anfíbios e 38 de répteis encontrados no Nordeste, sendo que três ocorrem no território do Rio Grande do Norte. São eles o lagarto-de-folhiço (Coleodactylus natalensis), que aparece na avaliação do risco de extinção na categoria de ameaçado; a cobra-de-duas-cabeças (Amphisbaena heathi) está classificada como quase ameaçada; e a serpente Amerotyphlops paucisquamus na lista do risco vulnerável.
A participação da Ufersa no PAN Herpetofauna do NE está sob a responsabilidade do professor Daniel Cunha Passos, que é também representante do Rio Grande do Norte no Grupo de Assessoramento Técnico do Plano. Sob sua liderança, a equipe de pesquisadores da iniciação científica e mestrandos do Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal da Universidade têm a incumbência de ampliar o conhecimento sobre os possíveis efeitos das mudanças climáticas na Herpetofauna do NE.
A equipe ainda fará o monitoramento dos indicadores do Objetivo 3 do PAN, que versa sobre a redução dos impactos negativos das atividades econômicas sobre o habitat e as espécies de anfíbios e répteis. Em cinco anos, o Plano busca atingir 40 ações distribuídas em quatro objetivos específicos, com objetivo geral voltado à redução das ameaças e ampliação do conhecimento sobre os anfíbios e répteis da região Nordeste, integrando a sociedade no processo de conservação.
Na avaliação do professor Daniel Cunha Passos, a participação de pesquisadores da Ufersa no PAN intensifica os esforços de conservação das espécies ameaçadas que ocorrem no Rio Grande do Norte. “Ter um membro da Universidade figurando como representante do Estado no PAN Herpetofauna do Nordeste tem várias implicações importantes. Primeiro, significa que a atuação científica dos especialistas em anfíbios e répteis da instituição (Milena Wachlevski e Daniel Passos) é reconhecida nacionalmente. Esta participação beneficia diretamente na capacitação científica dos estudantes de iniciação científica e de mestrado do Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal da Ufersa”, pontua o pesquisador.
Elaboração dos Indicadores 
Em meados de setembro, pesquisadores, especialistas e representantes de 18 entidades, entre elas instituições de ensino e pesquisa e da gestão estadual e federal, reuniram-se na Universidade Católica do Salvador – UCSAL, na capital da Bahia, para uma oficina voltada à elaboração dos indicadores e metas do 2º ciclo PAN Herpetofauna do Nordeste. O evento foi coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), vinculado ao ICMBio, órgão do Ministério do Meio Ambiente responsável pelos planos de ação para espécies ameaçadas.
Conheça a Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção estabelecida em Portaria do ICMBio.