quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

NATAL SEM FOME >> Uma excelente iniciativa busca arrecadar alimentos para doar as famílias carentes de Lajes. Vamos participar!

DEMOCRACIA >> Deputados do PT homenageiam 22 entidades que atuam em defesa dos Direitos Humanos no RN



No Dia Internacional dos Direitos Humanos, a bancada do PT na Assembleia Legislativa decidiu homenagear ativistas e entidades que atuam em defesa da causa. Ao todo, 22 entidades, entre instituições e movimentos destacaram o trabalho muitas vezes incansável na linha de frente do combate ao ódio e à intolerância. A sessão solene foi proposta pelos mandatos do deputado Francisco do PT e da deputada Isolda Dantas, que também preside a comissão dos direitos humanos da Casa.
“É na escola da luta que aprendemos a nos auto-organizar coletivamente. E através da compreensão do processo da nossa história que repudiamos as tentativas de retorno a ditadura, a novos AI5 e apologias a tortura. É através da conquista e defesa de seus direitos ao trabalho, a educação e a saúde, aos direitos públicos e feministas da reprodução da vida social, que o valor da democracia se enraíza e se fortalece na consciência dos cidadãos e das cidadãs”, destacou Francisco do PT, propositor da sessão.
A colega de parlamento também lembrou da importância da homenagem em tempos de tanto ódio:
– Essa sessão tem uma importância fundamental.  Estamos vivendo um momento de muito estímulo ao ódio, à intolerância. O respeito aos Direitos Humanos é o mínimo para uma sociedade que deseja ter paz. Não é possível viver numa sociedade que não respeita os direitos humanos, onde o ódio e a intolerância estejam presentes. Estamos homenageando pessoas que são fundamentais para construção e a defesa dos direitos humanos. Infelizmente a essa altura a sociedade ainda tem que celebrar que esses direitos são extremamente necessários”, resssaltou Isolda Dantas.
Representando a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto falou em nome da mesa de autoridades formada para a solenidade.
O dia internacional dos direitos humanos é uma consequência da Carta das Nações Unidas, é uma consequência de todo o estatuto dos direitos humanos pós guerra, onde se discutia a necessidade de um futuro de paz para humanidade. Estamos nós aqui em 2019 para dizer que a pauta permanece atual. Vivemos hoje no Brasil e no mundo um ambiente, infelizmente, de grandes regressões civilizatórias”, alertou.
Marcos Dionísio, um dos principais nomes na luta pelos diretos humanos no Rio Grande do Norte, foi homenageado inmemoriam pela companheira dele Maristela Gomes.
“Lutou por uma sociedade mais igual e acreditou que homens e mulheres têm direito a uma vida feliz, com garantia a saúde, educação, segurança, lazer e a se alimentar todos os dias. Esse reconhecimento a Marcos (Dionísio) não se trata de uma mera demonstração de afeto, deve servir de estimulo para que todas e todos que algum dia foram picados por um “mosquito” tenham a certeza da necessidade da reafirmação da luta por direitos humanos e da busca por novas conquistas, que todo segundo de luta faz valer a vida”.
Na Assembleia, Francisco do PT é autor do projeto que institui a criação da Medalha do Mérito em Direitos Humanos “Marcos Dionísio”, destinada a agraciar pessoas e entidades que comprovadamente tenham oferecido, na área dos direitos humanos, contribuição relevante ao Estado do Rio Grande do Norte.
Um dos movimentos mais jovens e destacados na luta pelos Direitos Humanos do Estado é o movimento dos Policiais Antifascismo. Para Pedro PAulo Chê, a homenagem merece ser compartilhada com os apoiadores:
– Esse é um dos resultados do apoio que vocês, seja na qualidade de apoiadores, cidadãos, militantes de organismo da sociedade civil, membros de partidos, dão ao nosso movimento. Nossa razão de ser e existir não está num simples disputar medíocre de espaço com o pensamento conservador dentro das fileiras da Polícia, mas sim… trazer vocês para essa luta, para quem sabe, e tenho firme crença nisso, nos passamos assistir a uma segurança pública diferente, e dessa forma uma sociedade que se olhe de forma mais fraterna, solidária, cooperativa”, afirmou.
Participaram também da mesa, a vereadora Divaneide Basílio, a presidente da Frente Brasil Popular, Eliane Bandeira, além de representações da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal, do Observatório da Violência do RN – OBVIO, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular – CDHMP e da Articulação do Semiárido do RN – ASA.

DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL >> Ufersa integra PRODEMA e passa a ofertar Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente



Reunião entre a comissão do PRODEMA e Reitoria da Ufersa, em novembro de 2019. | Foto arquivo pessoal R.R.Melo.
O Programa de Desenvolvimento em Meio Ambiental, nomeado Rede PRODEMA, aprovou no último dia nove de dezembro o ingresso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido no grupo de instituições que ofertam o curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, promovido por uma associação ampla de instituições públicas de ensino superior da região Nordeste.
A Rede conta atualmente com a participação de sete instituições, sendo seis universidades federais. São elas a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Federal do Ceará (UFC), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal da Paraíba (UFPB), Federal de Pernambuco (UFPE) e a Federal de Sergipe (UFS); e uma universidade é estadual – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus, na Bahia.
A Ufersa será a oitava instituição integrante da Rede. De acordo com o professor Rafael Rodolfo de Melo, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais (DCAF), a Federal Rural do Semi-Árido passa a ser a segunda instituição do grupo a não estar localizada na capital do Estado. “Essa interiorização do ensino de Pós-Graduação é essencial para redução das desigualdades regionais. Outra característica relevante, é a inserção da região Semiárida abrangida pela UFERSA, já que a maior parte dos integrantes da Rede tem sua sede em regiões litorâneas e/ou metropolitanas”, destaca o professor.
A Rede PRODEMA conta com conceito 5 na CAPES (conceito máximo para cursos nacionais) e com viés de alta para próxima avaliação quadrienal. Além disso, por se tratar de um programa multidisciplinar, ele preencherá uma lacuna importante na formação de recursos humanos em nível de doutorado da região. A expectativa é para que a primeira seleção já aconteça no segundo semestre de 2020 para o ingresso em 2021.

Soma de esforços –

Marca do PRODEMA e instituições que já integram a Rede
Os trabalhos para o processo de credenciamento da Ufersa na Rede foram iniciados ainda no primeiro semestre de 2019 com apresentação de uma carta de intenções. Em setembro desde ano, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professores Jean Berg, juntamente com o professor Rafael Melo apresentaram oficialmente a proposta de credenciamento no XXIII Seminário Internacional Integrador da Rede PRODEMA, realizado em João Pessoa-PB.
Em novembro, a Ufersa recebeu a visita in loco de uma comissão formada por três professores da Rede para análise de infraestrutura administrativa, laboratórios e biblioteca. A comissão composta pelos Professores Josicleda Galvincio (UFPE), Reinaldo Lucena (UFPB) e Cibele Pontes (UFRN) se reuniu com o reitor José de Arimatéia de Matos, o vice-reitor, professor José Domingues Fontenele Neto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jean Berg e com um grupo interdisciplinar de professores que apresentavam potencial para compor um novo quadro de docentes do PRODEMA/UFERSA.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

A FORÇA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA >> Estudantes do IFRN são os mais premiados do Brasil em torneio de Matemática na China

O resultado credencia a equipe para Olimpíada Mundial na Tailândia e no Japão

“Quando a gente voltar, vai trazer uma bagagem que vai ampliar nossa forma de ver a matemática”. A frase da estudante Isabella Gomes não poderia ser mais certeira. Junto com ela, Romana Galvão, João Arthur Barros e Klaus Reineger – além do professor Dayvid Marques – trazem na bagagem duas medalhas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa (veja quadro no final da matéria). Isso da 10° World Mathematics Team Championship (WMTC), torneio internacional para avaliação de conhecimentos matemáticos, que aconteceu, entre 21 e 25 de novembro, em Beijng, na China. Os quatro fazem cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico no Campus Natal-Central do IFRN.
Nadja Gomes, mãe de Isabella, diz-se impressionada – além de feliz – com a premiação: “algo impossível diante da quantidade de participantes e do cansaço com o qual eles fizeram essas provas. Eram a segunda menor equipe da delegação do Brasil e foram os que obtiveram melhor resultado, competindo no nível avançado. O RN arrasou muito”. Na competição, havia 1.055 “matematletas”, dos quais 164 estudantes brasileiros, de 22 escolas públicas e privadas. “Eles estavam destruídos na hora da prova. Tinham acabado de chegar de 2 dias de viagem. Enfrentaram um fuso horário de 11 horas à frente... Para as equipes chinesas era tudo normal, mas, para eles, era como competir durante toda a madrugada. Enquanto a gente aqui dormia eles fizeram provas super difíceis, com dor de cabeça, e disseram que estavam todos como se estivessem com uma virose”, complementou Nadja.
WMTC
O World Mathematics Team Championship é uma iniciativa do China International Culture Exchange Centre (CICEC), junto ao ‘The World of Mathematics and Physics Journal’ e da Hope Cup Mathematics Competition (maior competição de Matemática da China). Podem participar estudantes de qualquer ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Durante a competição, os estudantes são desafiados a resolver questões matemáticas em diferentes graus de dificuldade, com provas em grupos, de revezamento e individuais em três níveis: Junior, para menores de 12 anos, Intermediário, menores de 15 anos, e Avançado (menores de 20 anos).
A delegação brasileira foi escolhida a partir da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, competição criada pelo Ministério de Educação da França em 1989. No Brasil, os dois campeonatos são organizados com exclusividade pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), instituição de intercâmbio científico juvenil, cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação.
Longa jornada
Para participar da World Mathematics Team Championship, os estudantes enfrentaram uma verdadeira maratona antes mesmo de começarem as disputas. Fizeram arrecadação coletiva, venderam camisetas e realizaram sorteio de brindes. Além disso, pais, familiares e amigos ajudaram a cobrir os quase R$ 40 mil necessários para os custos da empreitada. O IFRN, que enfrentou cortes em seu orçamento até meados de novembro, com o retorno dos valores bloqueados, conseguiu assegurar recursos para a inscrição no evento e ajuda de custo - para gastos com alimentação, por exemplo - no trajeto entre Natal e Pequim, estimado em quatro dias de viagem (ida e volta) com conexões em São Paulo e países da Europa.
Agora começa a longa viagem de volta. Os estudantes e o professor Dayvid chegarão a Natal somente na madrugada da próxima quinta-feira, dia 28. O retorno, contudo, não é o fim das disputas para os “matematletas” do IFRN, pois a premiação na China os credenciou a um novo desafio em terras asiáticas: devido ao desempenho proporcional da equipe, eles já estão habilitados a participarem da Olimpíada Mundial de Matemática da Tailândia ou para a Olimpíada Mundial de Matemática do Japão, ambas em 2020.
Premiação
Nome
Curso
Idade
Prêmio
Isabella Gomes
Administração
15 anos
Bronze
João Arthur Barros
Eletrotécnica
17 anos
Prata
Klaus Reineger
Informática para Internet
16 anos
Menção honrosa
Romana Galvão
Administração
15 anos
Prata

CAMPEONATO POTIGUAR >> Rádio Universitária de Natal estreia transmissões esportivas no estadual


O ano de 2020 está prestes a começar e, com ele, o futebol potiguar volta a ficar em evidência. E na Rádio Universitária 88,9 FM, o ano novo chega com uma grande novidade: a transmissão do Campeonato Potiguar.

A nova equipe esportiva potiguar é formada pelos integrantes do programa Universidade do Esporte, que vai ao ar todas as segundas e quintas às 20h, e, a partir de janeiro, comandará a jornada esportiva da 88,9 FM.

Com direção de Fernando Amaral, a estreia acontecerá no dia 5 de janeiro, na rodada inicial da competição.

Entre alunos dos cursos de Comunicação Social e servidores da UFRN, a equipe conta com os narradores Matteus Fernandes e Marcus Arboés, os comentaristas Fernando Amaral, Marcos Neves Jr.,Taís Viviane e Pedro Henrique Brandão, além dos repórteres Kevin Muniz e Luiz Gustavo Ribeiro. 

Sebastião Faustino, superintendente de comunicação da UFRN, e Fernando Amaral, diretor do programa Universidade do Esporte, apostam na inovação e acreditam que o mundo do esporte pode ampliar o alcance da Rádio Universitária. 
 
A iniciativa é mais uma ação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Superintendência de Comunicação e da 88,9 FM, que oferece aos estudantes oportunidades de se envolver com atividades e com ambiente de trabalho semelhantes ao mercado.  


Universidade do Esporte - Programa de jornalismo esportivo da Universitária FM (88,9). Todas as segundas e quintas a partir das 20h. 


Maiores informações: Gustavo Sousa (produtor) - 9 9148-2620

Disponível online em: https://linktr.ee/udefmu

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

CINEMA, ARTE E HISTÓRIA >> Filme sobre ditadura representará RN em prestigiado festival de cinema no Rio

codinome breno

O curta-metragem ‘Codinome Breno’ foi selecionado para o 21º Festival do Rio de Cinema, um dos mais importantes e prestigiados festivais do Brasil. O festival ocorrerá de 9 a 19 de dezembro e Codinome Breno será o único filme que representará o Rio Grande do Norte neste evento.
O filme será exibido 3 vezes durante o festival, tendo uma sessão especial para convidados no dia 14/12 às 20h – sessão da Estação NET Gávea.

Premiações de Codinome Breno

O curta já recebeu as seguintes premiações: Melhor Pesquisa e Melhor Roteiro no Curta Caicó – RN; Premiação de destaque e relevância pela ABDeC/APECI – Festival de Triunfo – PE; Melhor Roteiro de documentário – Júri Popular – III Rota – Festival de Roteiro Audiovisual – RJ; Melhor Filme de Arquivo – Cine Tornado Festival – PR.
Além disso, o filme foi selecionado para participar de festivais de destaque no país ao longo deste ano, como o 12º Festival de Cinema de Triunfo, em PE; O 30º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum; o 14º Festival Taguatinga de Cinema, no DF.
“A forma como o filme tem sido recebido nos festivais nos abre espaço importante de diálogo com o público de cada cidade sobre temas como ditadura, tortura e autoritarismo. Temas esses que vêm sofrendo ataques de vertentes conservadoras da sociedade e do governo, que tentam minimizar ou apagar esses eventos. Nesse ponto nos juntamos aos que abominam essas práticas e ajudamos manter forte a bandeira de que ‘Não é esquecer é resistir!'”, frisa o diretor do filme, Manoel Batista

Première Brasil

Codinome Breno participará do Festival dentro da mostra Première Brasil, uma das mostras mais aguardadas e concorridas do Festival. A Mostra vai exibir produções de novos diretores e consagrados, com filmes dos mais variados enfoques e regiões do país.
Considerada como uma das principais janelas cinematográficas do país, a Première Brasil oferece ao público o privilégio de participar de debates com cineastas, produtores e atores e escolher o melhor filme nas categorias ficção, documentário e curta, através do voto popular e um júri oficial elege as demais categorias.
Fonte: https://papocultura.com.br/