sábado, 15 de dezembro de 2012

Neste domingo a Paróquia de Nossa Srª da Conceição em Lajes realizará o seu Festival de Prêmios.


 
Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

PARNAMIRIM REALIZA O MULTICULTURAL

Parnamirim Multicultural
Veja a Programação:
15/12 (Sábado)
9h: Oficinas Culturais e Maratona Fotográfica
10h: Feira de Artes (Parque Aluísio Alves)
12h: À Sombra da Mangueira (Parque Aluísio Alves)
• Apresentação musical – Choro de Cordas e Nulance
16h: Exposição de Arte (saguão do teatro) – Grupo Universitário de Aquarela e Pastel da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – GUAP
• Visita ao Teatro Municipal: Banda de Música Trampolim da Vitória
17h: Espetáculo teatral: Andarilhos do Coração (anfiteatro)
18h: Programação infantil (anfiteatro): Bisteca e Butuca
• Mostra de Audiovisual (saguão do teatro)
19h: Apresentação Balé Infantil Fundação Parnamirim de Cultura (palco principal)
20h: TEATRO E DANÇA:
• Grupo de Dança Xaxado (palco principal): “Fé e Vida Cangaceira”
• Canto ao Pescador (palco principal)
• Grupo de Dança Xique Xique Arte Popular: “Pisa Maneiro – Côco de roda”
21h: Apresentação musical (palco principal): Banda Rosa de Pedra

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Convite para Atividade Cultural


A equipe da AABB Comunidade de Lajes apresentará hoje uma bela atividade cultural em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga com o musical feito por Lampião e Maria Bonita.

Horário: 18:00 horas
Local: Casa de cultura Popular de Lajes

Deputada Luiza Erundina participará amanhã de debate sobre a Comissão da Verdade em Natal


A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), presidente da Comissão Parlamentar de Memória, Verdade e Justiça da Câmara Federal, vai participar de debate nesta sexta-feira (14), às 15h, no auditório da OAB/RN, sobre a criação de Comissões e Comitês da Verdade no Brasil. Evento é uma realização do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça do RN e do mandato da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Com o tema ‘Memória, Verdade e Justiça’, o debate vai contar também com o lançamento do livro “Onde Está Meu Filho”, que narra a desesperada luta da dona Elzita, que há quase quatro décadas vem procurando a resposta para o desaparecimento do seu filho, o estudante de direito, líder estudantil e militante de esquerda Fernando Santa Cruz, desaparecido durante o período da Ditadura Militar.

O evento conta com apoio do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular; mandato do deputado estadual Fernando Mineiro (PT); mandato do vereador George Câmara (PC do B), Hugo Manso (PT), Comitês da Verdade da OAB-RN e UFRN, Associação dos Anistiados do RN e Levante Popular da Juventude-RN.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Grupo de estudos espírita de Lajes organiza palestra sobre o Perdão


Fonte: Facebook

Direção do SINTE-RN foi informada que o 13º da rede estadual sai até o dia 20


A direção do SINTE-RN esteve na Secretaria de Administração e confirmou que está tudo encaminhado para que o pagamento do décimo terceiro da rede estadual seja pago até o dia 20 de dezembro.

De acordo com a coordenadora geral Fátima Cardoso houve boatos de que o governo não pagaria o 13º até a data estipulada. “Formos informados que a folha de pagamento está pronta e que o pagamento sairá em breve”, afirmou.

Fonte: Site do SINTE/RN

Programa de Regionalização do Turismo entra na segunda fase e RN precisa avançar


 

Representantes de órgãos públicos e entidades privadas se reuniram ontem (12) em Brasília para conhecer a segunda fase do Programa de Regionalização do Turismo. A ação foi apresentada por dirigentes do Ministério do Turismo durante encontro da Câmara Temática de Regionalização, que aconteceu no auditório da Embratur.

Nesta segunda fase do programa, alguns pontos serão prioritários: mapeamento das 276 regiões turísticas; diagnóstico dessas unidades com base nas dimensões de competitividade, no inventário da oferta turística e nos eixos do programa; e categorização das regiões para fins de gestão, entre outros. A previsão é que o lançamento da nova estrutura aconteça em março do próximo ano.

Se o Rio Grande do Norte quiser avançar mesmo na regionalização, tem que estar atento a essas oportunidades em âmbito federal e criar projetos. Há técnicos eficientes e antenados na Secretaria de Turismo do RN, como Carmem Vera Lucena, que conhece bem os caminhos da regionalização-interiorização do turismo potiguar.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

JÁ É NATAL » Com 126 metros e 500 mil lâmpadas, árvore de Natal de Mirassol é acesa



 (Canindé Soares/Divulgação)
A tradicional árvore de Mirassol, localizada na entrada da cidade, foi acesa e entregue a população na noite dessa quarta-feira (12), por volta das 19h, com uma estrutura de 120 metros e mais 6 metros correspondendo à estrela, que este ano está na cor da branca, instalada acima da árvore, totalizando 126 metros de altura.

São cerca de 500 mil lâmpadas de led e estrondo, responsável pelo efeito pisca-pisca, nas cores verde, branca e vermelha. Este ano a árvore terá oito estágios de animação com sequências que vão desde toda árvore acesa, passando apenas pelo pisca e estrela acesas seguindo para movimentos de troca de cores.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, para desenvolver o projeto de iluminação natalina da cidade foram utilizados recursos oriundos da Contribuição Sobre Iluminação Pública com valor de R$ 1.494.000,00 contemplando a BR 101, as Avenidas Salgado Filho, Roberto Freire e Prudente de Morais, Praça Pedro Velho (Praça Cívica), Palácio Felipe Camarão, três presépios, o pórtico da entrada de Natal e três árvores natalinas. A tradicional árvore de Mirassol e mais duas árvores na Zona Norte, uma no Conjunto Panatis e outra flutuante no Rio Potengi, além da recuperação dos três Reis Magos.

A iluminação natalina da cidade, por determinação do prefeito Paulinho Freire, este ano está sendo executada com o aproveitamento da estrutura e peças usadas no ano anterior, de forma a obter o melhor efeito possível com menor custo e sem comprometimento da qualidade.

Do DN Online

Projeto apresentado pelo vereador Canindé Rocha - PT para criação da APA da Serra do Feiticeiro em Lajes

Após a apresentação de um Projeto de Lei propondo tornar a Serra do Feiticeiro em Lajes, como APA - Área de Proteção Ambiental (a primeira de nossa cidade) repercute nas redes sociais e envolve várias entidades, como: Geotrilhas, Trilheiros da Caatinga, IDEMA, SEMAGMA, AECOPAM, Escola Estadual Pedro II (que anualmente realiza alí um projeto pedagógico...), Jornalista e ex-vereador lajense Tárcio Araújo, blogeiros...

GRANDE FATO EM LAJES, VEREADOR VOTARÁ PRA A SERRA DO FEITICEIRO SER UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, VAMOS GALERA, SERÁ NESTA SEXTA FEIRA NA CÂMARA MUNICIPAL. SEJAMOS CIDADÃOS E VAMOS NOS UNIR A FAVOR DESTA CAUSA, PROTEGERMOS O NOSSO PATRIMÔNIO.

Por que será que Lula incomoda tanto a eles?



Quais os limites da retórica de ódio contra o ex-presidente metalúrgico? Seria o ódio contra o seu papel político, a sua condição nordestina, o lugar que ocupa no imaginário das elites? Como figuras públicas tão preparadas para a leitura social do mundo se juntam ao coro de um discurso tão cruel e tão covarde já fartamente reproduzido pelos colunistas de sempre? Se a morte biológica do inimigo político já é celebrada abertamente – e a morte simbólica ritualizada cotidianamente nos discursos desumanizadores  estaríamos inaugurando uma nova etapa no jornalismo lombrosiano?
  
Com texto e imagem do facebook

Escola Estadual Pedro II de Lajes realiza Feira de Ciências sobre a importância da Mineração para nossa cidade

Ontem dia 12/12/2012, realizou-se a Feira de Ciência na Escola Estadual Pedro II, onde o proposito foi que os alunos que em mais experiência vamos dizer assim, repassar os conhecimentos adquiridos tanto em sala de aula tipo teoria e também extra sala de aula já vivenciando a prática de ver de perto o trabalho, trazendo assim para essa exposição ou feira mais informações bem mais completa e mais apuradas.

Esta feira ou mostragem vem para informar o que acontece no mundo de hoje, os alunos professores coordenadores e direção estão de parabéns por realizar, enfatizar e passar para a sociedade a vida e seus direitos e deveres, cabe faze-los, informações logo mais... 
 
Com informações e imagnes do Blog Cabugi Notícia 
 
 

Pela conquista do Selo Unicef Angicos ganhará um ônibus


O prefeito do município de Angicos, médico Ronaldo Teixeira, entre as várias reclamações sobre o seu final de mandato, deixará mais duas importantes conquistas. 

Uma delas é o Selo Unicef, que o município consegue pela terceira vez. 

A outra é mais um ônibus para a educação. Isso, exatamente em decorrência de o município ter conseguido o Selo Unicef. 

Quem estará fazendo a entrega do ônibus é o Governo do Estado, que vai beneficiar os 46 municípios do RN vencedores do Selo Unicef com um ônibus.

Com informações do Blog de Aclecivam 

NOTA DO BLOG:  

Queremos parabenizar a cidade de Angicos por essa conquista e lembrar um fato que precisa ser esclarecido, pois o fechamento do Hospital Maternidade, impedindo que por muito tempo não nascesse nehuma criança em  nossa cidade,  foi um dos fatores que teve peso bastante siginifivativo para que Lajes não viesse a ser contemplada com esse importante reconhecimento.

Homenagem >> Selo em homenagem a Luiz Gonzaga é lançado hoje pelos Correios, no Parque Dona Lindu

Recife e Exu, que fica no Sertão do Araripe, estão no roteiro de cidades que vão participar do lançamento oficial do selo comemorativo pelo centenário do nascimento de Luiz Gonzaga, nesta quinta-feira (13). No Recife, a homenagem será às 19h no palco externo do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica do Recife e Elba Ramalho se apresentam para os presentes. Em Exu, o evento será no Parque Asa Branca, às 16h30. 
 
Selo comemorativo traz elementos da consagrada música Asa Branca

VEJA MAIS

» Ceramista expõe obras em homenagem a Luiz Gonzaga
» Artistas do interior se inspiram em Luiz Gonzaga


Juazeiro do Norte (CE), Brasília (DF) e Entre Rios (BA) também terão lançamento oficial. A criação da peça filatélica, criada pelo artista Jô Oliveira, foi aprovada pela Comissão Filatélica Nacional, em 2011, a partir da sugestão do tema pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

Com 300 mil exemplares, a peça já desponta como peça cobiçada para filatelistas, colecionadores e fãs do artista. A imagem retrata vários elementos da vida sertaneja - mostra a asa branca, que bateu asas do sertão, o verde dos teus "óio" e a coroa, do Rei do baião. Foram utilizadas as técnicas de desenho a nanquim e pintura.

Do NE10

Beneficiários do Bolsa Família precisam atualizar cadastro até dia 31


Até o dia 31 deste mês, 566,1 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família precisam atualizar suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Das 1,5 milhão de famílias que devem fazer a revisão dos dados, 37,1% ainda não procuraram a gestão do programa em seus municípios. Aquele que não se recadastrar tem o benefício bloqueado.

Esses beneficiários estão há dois anos sem renovar as informações no Cadastro Único. A revisão cadastral é importante para verificar se as famílias mantêm as condições para o recebimento do benefício, entre eles a renda mensal de até R$ 140 por pessoa. Para fazer a atualização, a família deve levar os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos seus integrantes. O MDS informa aos beneficiários, por meio do extrato de pagamento mensal do Bolsa Família, que precisam participar do processo. O Distrito Federal tem o maior percentual de cadastros revisados: 81,9%, seguido de Tocantins, onde 68,9% dos beneficiários tiveram os dados atualizados.

O Bolsa Família atende 13,8 milhões de famílias em todos os municípios, com a transferência mensal de R$ 1,9 bilhão de recursos públicos federais.

Outras informações: www.mds.gov.br ou 0800 707 2003

Fonte: secom.gov.br

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PROJETO TRANSFORMA SERRA DO FEITICEIRO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL //

PROJETO TRANSFORMA SERRA DO FEITICEIRO EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL //
Por iniciativa do Vereador Canindé Rocha ( PT ) de Lajes, a Serra do Feiticeiro deve ser constituída como (APA) - Área de Proteção Ambiental. O edil afirma que está animado para aprovação da medida. Ele acredita que a preservação da serra trará benefícios significativos para o eco sistema da localidade. “A Caatinga é um eco sistema cada vez mais ameaçado, não só a vegetação, mas também a fauna do ambiente, e no âmbito de Lajes, a Serra do Feiticeiro ainda mantém bons exemplares da nossa flora. O projeto visa preservar essas riquezas “ Justifica o vereador .
Ainda de acordo com o vereador, a proteção ambiental da área também trará benefícios para o Turismo da Região : “ Como a visitação à serra têm crescido nos últimos anos, e agora com a eminente retomada das atividades minerais, é preciso também pensar na preservação deste patrimônio de forma sustentável, e somente com uma APA podemos ter essa garantia”. Acrescenta Canindé Rocha. 
A serra do Feiticeiro surgiu pela primeira vez na pauta de discussões para exploração sustentável e conservação do patrimônio ecológico, no ano de 2002, ainda por iniciativa do então vereador Tárcio @[100000646934236:2048:Araujo]. Mais recentemente a Associação Trilheiros da Caatinga têm desenvolvido atividades turísticas no local com foco na orientação educacional dos grupos visitantes.
O projeto de Criação da Serra do Feiticeiro como Unidade de Conservação será  votado pelo plenário da Câmara Municipal de Lajes na sessão da próxima Sexta-Feira dia ( 14 ) //

Por: Tárcio Araujo
Por iniciativa do Vereador Canindé Rocha ( PT ) de Lajes, a Serra do Feiticeiro deve ser constituída como (APA) - Área de Proteção Ambiental. O edil afirma que está animado para aprovação da medida. Ele acredita que a preservação da serra trará benefícios significativos para o eco sistema da localidade. “A Caatinga é um eco sistema cada vez mais ameaçado, não só a vegetação, mas também a fauna do ambiente, e no âmbito de Lajes, a Serra do Feiticeiro ainda mantém bons exemplares da nossa flora. O projeto visa preservar essas riquezas “ Justifica o vereador .
Ainda de acordo com o vereador, a proteção ambiental da área também trará benefícios para o Turismo da Região : “ Como a visitação à serra têm crescido nos últimos anos, e agora com a eminente retomada das atividades minerais, é preciso também pensar na preservação deste patrimônio de forma sustentável, e somente com uma APA podemos ter essa garantia”. Acrescenta Canindé Rocha. 
A serra do Feiticeiro surgiu pela primeira vez na pauta de discussões para exploração sustentável e conservação do patrimônio ecológico, no ano de 2002, ainda por iniciativa do então vereador Tárcio Araujo. Mais recentemente a Associação Trilheiros da Caatinga têm desenvolvido atividades turísticas no local com foco na orientação educacional dos grupos visitantes.
O projeto de Criação da Serra do Feiticeiro como Unidade de Conservação será votado pelo plenário da Câmara Municipal de Lajes na sessão da próxima Sexta-Feira dia ( 14 ) //

Por: Tárcio Araujo

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Programa do MEC Ciência sem Fronteiras >> Acordo com França prevê a distribuição de 2 mil bolsas de pós-graduação

Ciência  sem Fronteiras
O programa Ciência sem Fronteiras do Ministério da Educação vai ampliar a oferta de bolsas para brasileiros interessados em estudar na França. Agora, serão aceitos alunos de pós-graduação, além daqueles de graduação. Parceiros de longa data, os dois países assinam em Paris nesta terça-feira, 11, às 15h30, de Brasília (18h30 na capital francesa), memorando de entendimento entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da República da França. O acordo será firmado durante a viagem oficial da presidenta da República, Dilma Rousseff, acompanhada, entre outros, do ministro da Educação, Aloizio Mercante.

O documento propõe que nos próximos três anos a França receba dois mil bolsistas brasileiros, de doutorado e pós-doutorado, nas modalidades doutorado-sanduíche, doutorado pleno e estágio pós-doutoral. As condições de envio e recepção dos bolsistas serão formuladas pelas agências de cooperação dos respectivos países.  

O objetivo desse novo acordo é fortalecer as relações bilaterais no contexto de pesquisa científica, considerada a reconhecida excelência das universidades francesas, particularmente nas áreas de ciências básicas e engenharias.

Parceria – Os governos brasileiro e francês vêm tecendo um trabalho de cooperação forte e positivo ao longo das últimas décadas. A parceria mais antiga da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC com a França data da década de 70. Atualmente, a Capes mantém oito programas de cooperação internacional com a França.

Em 2011, os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil já tinham firmado com o Ministério das Relações Exteriores da França acordo relativo à recepção de bolsistas brasileiros naquele país, na área de graduação. Ao lado dos Estados Unidos, a França é o país com maior número de bolsistas brasileiros.

Assessoria de Comunicação Social

Profissão Repórter aborda Mossoró em programa desta terça-feira


Destaque Secundario 2

O tema do Profissão Repórter desta terça-feira (11) volta a incluir a cidade de Mossoró como pauta. Embarcando em longas viagens pelo Brasil, passando vários dias em trens, ônibus e barcos, os repórteres do programa da Globo mostram os obstáculos encontrados por quem precisa viajar de uma ponta a outra do país por meios terrestres.

A falta de estrutura dos meios de transporte e o forte calor serão os principais pontos abordados.

As cidades escolhidas pela produção do programa foram: Manaus a Tabatinga-AM (1700 km - Rio Solimões), Rio Branco-AC a Mossoró (6300 km - estrada) e de São Luís-MA a Paraupebas-PA (900 km de trem).

O programa será exibido após a série Louco por elas.

Fonte: Jornal de Fato

Pastoral da Criança é a entidade mais votada para o Conanda

pastoral_crianca1Com 30 votos, a Pastoral da Criança foi a entidade mais votada na eleição nesta quarta-feira, dia 28, dos novos conselheiros da sociedade civil para o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) no biênio 2013/2014. Ao todo foram eleitas 28 entidades – sendo 14 titulares e 14 suplentes - que deverão indicar seus respectivos representantes à Secretaria Executiva até o dia 5 de dezembro. A posse dos novos conselheiros está marcada para o dia 12 de dezembro, em Brasília.

O resultado dessa eleição é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em três décadas pela Pastoral da Criança, que tem participação em várias instâncias de decisão sobre políticas públicas, em vários níveis de governo. Para o coordenador nacional adjunto da entidade, Nelson Arns Neumann, a atuação da educadora Maristela Cizeski, atual representante da Pastoral da Criança no Conanda, foi decisiva para a conquista de apoio entre as entidades votantes.

"A eleição da sociedade civil é um processo importante de fortalecimento da democracia participativa e do reconhecimento do papel relevante do Conanda para a sociedade e essencialmente para crianças e adolescentes. Foi um exemplo de eleição limpa, transparente de democrática. O desejo agora é de sucesso e sorte a nova gestão que assume em fevereiro de 2013", declarou a presidente do Conselho, Miriam Santos.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Prefeitos recebem esclarecimentos técnicos

Prefeitos eleitos e reeleitos do Rio Grande do Norte são os convidados especiais de hoje, a partir de 8h, até às 18h, para reunião de trabalho em Natal. 

A Controladoria Geral da União (CGU) promove encontro com os prefeitos – tendo apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio ALves (CERUME), Cidade da Esperança, Natal.

O propósito da iniciativa é esclarecer os prefeitos sobre questões técnicas e legais da administração pública, para que evitem erros até por desconhecimento.

Saúde e qualidade de vida.

Ceiça MoreiraAcesse o Blog Viver Bem! da nossa amiga lajense Ceiça Moreira e tenha notícias relacionadas à saúde e qualidade  de vida.

Registrando alguns dos agradecimentos recebidos.







Conceicao Feitosa Ribeiro - via facebook
"Quero neste espaço, agradecer a Câmara municipal de Lajes, especialmente ao nobre vereador Francisco Canindé Rocha e também a todos que aprovaram o decreto legislativo 011/2011, que me foi concedido o título de cidadã Lajense, que para mim foi uma honra receber esta homenagem, e dizer o quanto estou feliz diante deste reconhecimento pela minha dedicação e desempenho enquanto servidora da justiça, que Deus continue me concedendo a cada dia este empenho em servir e tentar buscar conciliação e solução evitando o conflito."

Lutando por Justiça >> Dom Pedro Casaldáliga: marcado para morrer

Por Altamiro Borges

Ameaçado de morte por ruralistas, o bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 84 anos, foi forçado nesta semana a deixar a casa em que residia na cidade de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá (MT). Um dos maiores representantes da Teologia da Libertação e um ativo defensor das comunidades indígenas, ele passou a sofrer ameaças diretas após a decisão da Justiça da retirada dos grileiros das terras dos índios Xavantes, que deve começar a ser efetuada a partir desta segunda-feira, dia 10.

Escoltado pela Polícia Federal

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), um grupo de jagunços anunciou abertamente que Dom Casaldáliga “era o problema” da tensa região e que “faria uma visita para ele”. A própria Polícia Federal recomendou a imediata retirada do religioso da cidade devido à vulnerabilidade da humilde residência em que ele vivia há muitos anos. A PF alegou temer por sua segurança, já que a casa nem sequer possui muros e o bispo emérito com a sua saúde debilitada, em decorrência de sofrer do “mal de Parkinson”.

Segundo revelou hoje o G1, “Casaldáliga e mais um padre deixaram São Félix do Araguaia na madrugada da última sexta-feira (7), por volta das 5h, escoltados por um policial federal. O agente fez a segurança dos religiosos até o aeroporto da cidade. Em um voo fretado, eles seguiram até Brasília. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, os dois religiosos foram recebidos por outra equipe da PF que não informou ao G1 se os religiosos permaneceram na capital federal ou se seguiram para outra localidade”.

O bispo dos pobres

Dom Pedro Casaldáliga ganhou projeção mundial por sua corajosa resistência à ditadura militar. Ele sempre esteve ligado às lutas das camadas mais carentes da sociedade. Com a guinada conservadora no Vaticano a partir dos anos 1990, o bispo emérito sofreu forte pressão da cúpula da Igreja Católica. Em 2005, ele se aposentou, mas continuou residindo em São Félix do Araguaia e participando dos bons combates na região. Dedicava-se, especialmente, à defesa das comunidades indígenas, perseguidas pelos latifundiários.

TJ do RN e mais 16 órgãos abrem concursos

DO DN Online
 
Pelo menos 17 órgãos em todo país abrem inscrições durante esta semana para 7.272 vagas e formação de cadastro de reserva. Destaque para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, onde os salários chegam a R$ 16.702,66. Destes 17 órgãos, dois são do Nordeste. Além do TJ/RN, outro que abre concurso ao longo dessa semana é a Prefeitura de Apuiarés, no Ceará. Concursos no Distrito Federal irão preencher 6,5 mil das mais de sete mil vagas.

O TJ do Rio Grande do Norte abriu concurso público para 40 vagas de juiz de direito substituto. O salário é de R$ 16.702,66. As inscrições preliminares poderão ser feitas entre os dias 10 de dezembro e 11 de janeiro de 2013 pelo site www.cespe.unb.br/concursos/tjrn_12. A taxa é R$ 158,00. Os candidatos devem ter nível superior em direito há três anos, no mínimo, e ter, pelo menos, igual período de atividade jurídica exercida após a conclusão da graduação.

O concurso terá cinco etapas, sendo as duas primeiras de responsabilidade do Cespe/UnB. Todas as etapas do concurso e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas na cidade de Natal.

Já na Prefeitura de Apuiarés as inscrições são para 305 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 622 a R$ 4.200. As inscrições podem ser feitas no período de 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2013 pelo site www.seapconcursos.com.br. A taxa é de R$ 40 para nível fundamental, R$ 50 para nível médio e R$ 80 para nível superior. As provas serão aplicadas nos dias 2 e 3 de março de 2013.

Municípios recebem R$ 41,8 milhões para gestão do Bolsa Família


Prefeituras e o Distrito Federal receberam neste mês R$ 41,8 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para aprimorar a gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal. Os recursos são referentes ao pagamento do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) de setembro. Desde o início do ano, o MDS já repassou R$ 305,1 milhões aos municípios.

Com maior número de beneficiários do Bolsa Família - acima de 50% -, o Nordeste é a região que mais recebeu repasses do MDS para o IGD-M. Foram quase R$ 19,5 milhões destinados a 1.693 municípios da região. No entanto, o município com o maior índice do país é Alpinópolis (MG), que atingiu o grau máximo (1). Por isso, recebeu R$ 5,55 mil do MDS. Neste mês, 5.261 municípios receberam repasses.

O IGD-M é um indicador de qualidade da gestão do Programa Bolsa Família, que considera informações como a atualização cadastral, o acompanhamento de educação e saúde dos beneficiários e a prestação de contas. O índice varia de 0 a 1 - quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação.

Índices abaixo de 0,55 ou menos de 0,20 em cada um dos quatro indicadores fazem com que municípios fiquem sem os recursos. Também são exigidas assinatura do Termo de Adesão ao Bolsa Família, habilitação ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e aprovação das contas pelos conselhos municipais de assistência social.

Fonte: secom.gov.br

domingo, 9 de dezembro de 2012

Devoção de Roberto Carlos à Santa Luzia gera boatos em Mossoró

Coordenacao_acredita_que_presena_do_cantor_no_festejo_seja_lendaA Festa de Santa Luzia, realizada entre os dias 3 e 13 de dezembro, recebe um grande número de fiéis devotos à padroeira da cidade. A festa sociorreligiosa costuma atrair pessoas de diversos locais do país. A presença de inúmeros romeiros em Mossoró fez surgir a lenda da presença do cantor Roberto Carlos, devoto de Santa Luzia, durante os festejos da virgem de Siracusa.
 
A história foi criada a partir de uma promessa feita pelo cantor ainda na década de 1970. Todo dia 13 de dezembro, Roberto Carlos reza para Santa Luzia, protetora dos olhos, em forma de agradecimento por uma graça alcançada. O cantor tem um filho que nasceu com glaucoma e tem somente 10% da visão do olho esquerdo.
 
A promessa à Santa Luzia o cantor fez em 1971, quando sua primeira mulher estava no oitavo mês de gravidez da filha caçula. O médico levantou a possibilidade de o bebê nascer com glaucoma, o mesmo problema do outro filho. O cantou fez a promessa e a menina nasceu sem a doença. A partir daí, o dia 13 de dezembro é reservado para a reza.
 
Segundo Rafaela Brito, uma das organizadoras da Festa de Santa Luzia, nunca foi confirmada a presença do cantor em Mossoró durante os festejos da santa protetora dos olhos. "Nunca ninguém viu ou ficou sabendo de nada. A gente acredita que é uma lenda mesmo. Até porque seria muito difícil ele conseguir passar totalmente despercebido", conta.
 
No entanto, ela admite a existência do boato. "Eu cresci ouvindo esses boatos da presença de Roberto Carlos na Festa de Santa Luzia. Todo ano espalhavam isso. Mas acredito que a história vem sendo esquecida com o passar dos anos porque ultimamente não tenho ouvido falar mais nisso", conta a organizadora. 
Fonte: Jornal O Mossoroense