sábado, 22 de agosto de 2015

Somando resultados Positivos >> Equipe da 8ª Dired e professores avaliadores da UFERSA visitam a Escola Estadual Pedro II


A Coordenadora da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar para a 8ª DIRED, Professora Esp. Cibele Salviano, o Prof. Esp. Joaquim Azevedo - Formador do NTE, e o Professor de Química - Rafael Oliveira - da Escola Estadual Professor Francisco Veras;  e a Equipe de Professores Avaliadores da UFERSA, professora Dra Rita Diana Freitas Gurgel e Prof Dr Edicarlos Leite Alves visitaram, na tarde de ontem (20/08/2015), a Escola Estadual Pedro II, em Lajes - RN.




O objetivo da visita foi participar e acompanhar os resultados da II MOSTRA DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II.


A II Mostra de Projetos de Iniciação Cientifica - Feira de Ciências da escola Estadual Pedro II (FECIPE) é uma resposta da escola às novas exigências educacionais planejadas para o Ensino Médio, etapa final da educação básica que tem como desafio a consolidação dos conhecimentos obtidos no ensino fundamental e a preparação para os conhecimentos a serem obtidos no ensino superior.

Os projetos desenvolvidos sob a temática A INICIAÇÃO À CIÊNCIA PROMOVIDA PELA ESCOLA e partiu de pesquisas pensadas e desenvolvidas pelos estudantes, tendo como campo de pesquisa a realidade local da cidade de Lajes - RN, em suas diversas áreas e aspectos revelados pelos estudos aplicados.

A nossa Equipe foi recebida pelos Gestores: Professor Francisco Canindé Rocha da Silva e pela Professora Nevonice Laureano Alves.

O Trabalho de organização pedagógica e de orientação cientifica da II Mostra ficou por conta da professora Mestra Vitória Maria Avelino da Silva Paiva que é coordenadora pedagógica da Escola.

Fonte: http://oitavadired.blogspot.com.br/

Dica de Turismo e Lazer pelo RN >> Conheça cinco lugares para relaxar no Rio Grande do Norte: Confira alguns dos paraísos que o Estado abriga.


São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar, é um dos paraísos locais (Foto: Sarah Wollermann)
São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar, é um dos paraísos locais (Foto: Sarah Wollermann)
Em meio a correria do cotidiano, é importante reservar um tempo para curtir a vida e o que natureza tem a oferecer. Todo o Nordeste brasileiro é repleto de belezas naturais, mas o RN reserva lugares especiais para quem precisa relaxar o corpo e a mente.
A praia de São Miguel do Gostoso se localiza a apenas 110 quilômetros da capital potiguar, resultando em apenas 1 hora e 20 minutos de viagem de carro para conhecer uma das mais belas praias do litoral nordestino. Lá, você encontra praias desertas, de águas mansas e brisa constante – o que atrai muitos praticantes de esportes de velejo. Um lugar charmoso, tranquilo, acolhedor e muito hospitaleiro. Destino ideal para quem quer descansar ou velejar.
Serra de São Bento (Foto: Paula Larentino)Serra de São Bento também deve ser visitada por turistas (Foto: Paula Larentino)








Se você prefere um clima mais ameno e até mesmo frio, a melhor opção é a Serra de São Bento. Localizada na microrregião da Borborema Potiguar, ela faz divisa com a Paraíba, nos limites da cidade de Araruna/PB. Destino perfeito para quem aprecia a Serra e todo seu visual exuberante, com clima agradavelmente frio e paisagem paradisíaca. Quem vai, quase não quer voltar, o que torna esse lugar apaixonante.
Sagi   (Foto: Sarah Wollermann)Sagi é uma das praias ainda pouco exploradas no litoral do RN (Foto: Sarah Wollermann)









Voltando para sol, mar e muita praia, outro destino bacana para a sua viagem é Sagi, a última praia do RN. Por sua localização mais afastada da capital do estado, ela ainda é um cenário intocado que abriga muitas belezas naturais e tranquilidade. O turismo começou agora por esse lugar, o que promove dias e noites muitos tranquilas, cercadas por uma região de área verde privilegiada e levando muita paz a quem a visita.
Martins  (Foto: Túlio Dantas)
Martins abriga festival de inverno todos os anos
(Foto: Túlio Dantas)
Martins é uma excelente opção para quem está disposto a ir um pouco mais longe da capital do RN. Localizada a 380 quilômetros de Natal e a 703 metros sobre o nível do mar, a cidade já foi chamada de Imperatriz e nunca perdeu a sua majestade. Belíssimas paisagens, mirantes, relaxantes banhos de cachoeira, trilhas e rapel são algumas das atividades que esse lugar oferece.






Mas, se a praia ainda está como a primeira opção para você, talvez Galinhos seja o lugar ideal. A cidade localiza-se na região Centro-Norte do RN, às margens do Oceano Atlântico. Rodeada por dunas, salinas, manguezais, praias e um rio, esse é o destino certo para quem gosta de estar em contato direto com a natureza em sua forma mais simples.
Diversas são as opções de lugares para relaxar no Rio Grande do Norte. Todas elas abrigam belezas e encantos peculiares. Agora, você só precisa escolher o que mais adequa ao seu perfil e desfrutar de dias de pura tranquilidade e relaxamento.
Galinhos, no litoral Norte, é um dos pontos mais bonitos da costa potiguar (Foto: Túlio Dantas)Galinhos, no litoral Norte, é um dos pontos mais bonitos da costa potiguar (Foto: Túlio Dantas)

Seleção de consultor para avaliar projeto Água: Conhecimento para Gestão recebe inscrições

chamada
A Agência Nacional de Águas (ANA) receberá até 28 de agosto inscrições para seleção de consultor para avaliar as atividades e os resultados do projeto Água: Conhecimento para Gestão. Os candidatos devem ter nível superior completo há pelo menos dez anos e devem ter pós-graduação em avaliação ou gestão de projetos. Também é exigida dos candidatos uma experiência de pelo menos dez anos em gestão e/ou avaliação de projetos.

Os interessados em participar da seleção deverão manifestar interesse através do site do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – http://www.iicabr.iica.org.br/pessoa-fisica – com cadastramento e anexação do currículo. Os cadastros realizados sem o currículo em anexo serão desconsiderados. Para mais informações, acesse: http://interaguas.ana.gov.br/Paginas/Licitacao.aspx.

Com duração de 180 dias, o contrato prevê que o consultor deverá entregar uma proposta metodológica e cronograma, apresentando estratégias, metodologia e cronograma de viagens, reuniões e entrevistas. Outro produto previsto é um relatório com as informações consolidadas em texto e banco de dados contendo planilhas e mapas temáticos. O terceiro produto a ser entregue é o relatório final de avaliação de gestão, comunicação e capacitação.

O consultor poderá trabalhar em qualquer lugar do Brasil ou do exterior, mas deverá se deslocar a Brasília e Foz do Iguaçu (PR) para as reuniões de trabalho com representantes da ANA, da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e da Itaipu Binacional.

O Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre ANA, FPTI e Itaipu com objetivo de desenvolver ações de comunicação, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e países da América Latina.

Há 34 cursos gratuitos semipresenciais, a distância e autoinstrucionais disponíveis no catálogo, que já capacitaram mais de 10 mil pessoas de todas as unidades da Federação e também de todos os países da América Latina – em espanhol, são oferecidos 11 cursos. Para se inscrever e saber mais sobre as capacitações disponibilizadas pelo projeto, acesse http://www.aguaegestao.com.br/.
Texto:Raylton Alves - Ascom/ANA

Evangelização



Fonte: Catequese de Lajes

Hoje 22 de agosto >> Dia do Folclore Nacional

Poetisa e Poeta de São Vicente-RN na Coletânea  Sou da Terra Nordestina
Lançamento Sábado 22 de agosto de 2015 ao meio dia na Casa do Cordel em Natal-RN
Foto de Gélson Pessoa.
"Poetisa e Poeta de São Vicente-RN 
na Coletânea Sou da Terra Nordestina
Lançamento Sábado 22 de agosto de 2015 
ao meio dia na Casa do Cordel em Natal-RN"

O Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos dessa nação.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Excelente reflexão...


Formação >> Secretária-adjunta da Educação faz palestra em curso de formação no Centern

A Secretária-adjunta da Educação do RN, Socorro Batista, faz palestra durante o Encontro de Formação direcionado aos Coordenadores e Técnicos das Direcs (Diretorias Regionais de Educação e Cultura) que atuam no Ensino Médio Noturno. 

O evento aconteceu nesta quarta-feira (19), no Centro de Treinamento da Emater (Centern), em São José de Mipibu.

Em sua palestra, a secretária-adjunta Socorro Batista falou sobre a importância da interação entre o Meio Ambiente e a Educação para a formação do estudante.

A formação é promovida e executada pela Subcoordenadoria de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de estruturar a disciplina “Formação para o Trabalho” e o plano de ação que serão instituídos no Ensino Médio Noturno Diferenciado nas escolas da rede pública durante os próximos quatro anos.

Durante o curso são realizadas palestras e grupos de trabalho com os técnicos da Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM) - Geralda Efigênia, Jacqueline Dantas, Janeide Cruz, Vicência Santos, Rômulo Gurgel, Ana Batista e Maria Monteiro.

O curso iniciou na última segunda-feira (17) e segue até a sexta-feira (21), nas dependências do Centro de Treinamento da Emater (Centern).

Contraditório >> Como Silas Malafaia mudou de opinião rápido!!


20 de agosto >> O povo nas ruas contra o golpe e em defesa da democracia!

Foto de Gerson Nogueira III.
A cidade de Belém, capital do Pará, abriu as manifestações deste 20 de agosto, Dia Nacional de Luta. Logo às nove da manhã começava a concentração diante do pronto socorro municipal, para um ato que terminaria às 13h e reuniu mais de 2 mil pessoas.
Além do claro recado contra o golpismo que tenta desprezar a democracia, os belenenses deram forte cor local à manifestação. Exigiram a imediata reforma do pronto socorro, que atende pessoas vindas de várias partes do estado, mas está em mau estado e desprovido de equipamentos e remédios. Como, de resto, toda a rede municipal. Portanto, a defesa de uma saúde pública de qualidade foi bandeira central do dia.
Belém completa 400 anos em 2016, e por isso a militância criou um movimento chamado “Outra Cidade é Possível”. Segundo a CUT-PA, foi uma declaração de amor à cidade, em contraste com a intolerância e o ódio de quem foi às ruas no último domingo.
Em Curitiba, cinco mil integrantes de movimentos sociais e de sindicatos ocuparam a praça Santos Andrade, diante da sede da Universidade Federal do Paraná, para entoar a defesa da democracia e destacar a urgente necessidade de conter a agenda conservadora, também instalada no seio do governo Dilma, e protestar contra os ajustes fiscais em todos os níveis.
No Paraná, o governador Beto Richa (PSDB) tem freado os investimentos públicos e implementado mudanças que retiram direitos dos trabalhadores, a exemplo da reforma da previdência estadual que motivou protestos do funcionalismo em abril – reprimidos com bombas e cassetetes, em verdadeiro massacre que espantou o Brasil no dia 29 de abril. O ato de hoje começou por volta das 11h.
Nos próximos dias 28 e 29, os professores da rede estadual paranaense realizam sua Jornada de Lutas. Muitos não puderam comparecer ao ato desta manhã por estarem em aula. O horário escolhido para o ato foi em atenção às caravanas que vieram do interior do estado, para facilitar o retorno. “O ato de hoje mostra que os paranaenses permanecem em mobilização, a despeito de toda a repressão e da pressão da mídia”, comenta o secretário-geral da CUT-PR, Márcio Kieller.
Na Paraíba, milhares saíram de João Pessoa rumo à Campina Grande, em marcha, para realizar o ato. Na capital baiana, o ato toma as ruas da cidade neste momento.
Agora à tarde estão ocorrendo atos por todo o Brasil. Publicaremos as informações à medida que nossas entidades as enviarem.
Em São Paulo, a militância começa a chegar ao Largo da Batata, em Pinheiros, onde a partir das 17h começa a concentração para a marcha que chegará até a avenida Paulista.

Seminário em Brasília discutirá gestão municipal para resíduos sólidos




Resíduos sólidos urbanosCerca de 80 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) são descartados de forma inadequada no Brasil todos os dias. Isso equivale a mais de 40% do lixo coletado. 

Mesmo com aumento de 6,2% ao ano do volume de RSU disposto de forma adequada, “esse índice tem evoluído a passos lentos, e o volume absoluto de resíduos disposto de forma inadequada tem aumentado gradativamente”, afirma o representante do Instituto Ekos Brasil, Ricardo Scacchetti.

Para fomentar a discussão sobre o tema entre especialistas dos setores público, privado e do terceiro setor, a instituição Ekos Brasil, com apoio institucional do PNUD, promove o evento Seminário de gestão de resíduos sólidos urbanos, no próximo 27 de agosto, em Brasília.

O evento pretende discutir a importância do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e o planejamento para implantação e financiamento da gestão sobre o tema.

“Grande parte dos municípios brasileiros tem muita dificuldade nessa gestão dos resíduos, não só pela questão ambiental, mas também pelas questões de gestão propriamente ditas”, afirma a analista de programa da unidade de desenvolvimento sustentável do PNUD, Rose Diegues. A importância do evento é para esclarecer quais são “as tecnologias adequadas para essa gestão e as formas de manejo desse resíduo para que não cause maior dano para a sociedade como um todo”, complementa Rose Diegues.

O seminário é destinado a prefeitos e secretarias municipais do meio ambiente que lidam diretamente com a questão. Segundo Scacchetti, a região Nordeste do país apresenta combinação de fatores de alta geração per capita de RSU e baixo índice de coleta com destinação adequada, o que gera 27 mil toneladas diárias de lixo disposto de maneira incorreta, com uma média per capita de 1 kg de lixo por dia. No Sudeste, a média é ainda maior, chegando a 1,3 kg diários.

Um modelo de gestão de RSU eficiente deve apresentar uma relação custo-qualidade vantajosa e contribuir com a inclusão social. A política nacional de resíduos sólidos, sancionada em 2010, coloca como meta a eliminação de lixões até 2020 para cidades menores e até 2018 para cidades maiores. No Brasil, contudo, “existem 1775 lixões, e muitos deles ainda com pessoas catando materiais em condições insalubres e degradantes à dignidade humana”, explica Scacchetti.

O seminário promete ser um ponto de partida para discutir medidas locais efetivas sobre o problema. Nessa perspectiva, após a realização do evento, o Instituto Ekos Brasil dará continuidade às ações sobre gestão de RSU, com o suporte a prefeituras no cumprimento do PMGIRS, em parceria com a FGV Projetos e outras instituições que se interessem em apoiar a iniciativa.


quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Na luta contra o retrocesso >> Em defesa de um governo democrático e popular


Em Natal >> Evento relacionado a Cultura Popular

Foto de Dudé Viana.
Nesta sexta-feira (21) acontece a primeira edição do Projeto Cordel na Praça, das 9h às 17h, na Rua João Pessoa, Cidade Alta, Natal/RN, no trecho compreendido entre Avenida Rio Branco / Princesa Izabel. 

Vem com a gente! “Passa na praça, que a poesia te abraça”.

Em Ação >> Escola Estadual Pedro II realiza hoje a II Mostra de Iniciação Cientícia

Resultado de imagem para dinamizando pedro ii lajes


Convidamos toda a comunidade lajense para prestigiar a FECIPE (Feira de Ciências da Escola Estadual Pedro II), que terá o seguinte tema: "A iniciação Científica Promovida pela Escola". 

Esse evento acontecerá nesta quinta-feira, 20 de julho, com início às 8:00 horas nas dependências da referida escola.

Atenciosamente,

Equipe gestora da Escola Estadual Pedro II

Não ao golpe >> Hoje tem movimentação na luta por democracia


Quem protestou contra o governo >> Pesquisa da UFMG traça perfil dos manifestantes de 16 de agosto

manifestantes manifestação perfil belo horizonte
Estudo elaborado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) traça o perfil dos manifestantes que foram às ruas pedir o impeachment de Dilma Rousseff no último domingo

O perfil médio de quem participou da manifestação contra o atual governo federal, neste domingo (16), em Belo Horizonte é: Cor branca, renda superior a cinco salários mínimos, estudou curso superior, eleitor do senador Aécio Neves e do PSDB, a favor do porte de arma e da redução da maioridade pena, contra o aborto, cotas raciais e programas como o Mais Médicos e o Bolsa Família. Foi o que traçou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A pesquisa ouviu 434 pessoas presentes na manifestação realizada na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul de BH. A margem de erro do estudo é de 4,5 pontos percentuais para baixo ou para cima.
A responsável pela pesquisa foi a professora Helcimara Telles, doutora e membro do Grupo Opinião Pública da UFMG. O levamento também contou com a parceria da Agência Press, por meio do sociólogo Fernando Vaz; do Centro de Convergências em Novas Mídias da UFMG, por meio da professora Regina Helena.
Um dos dados curiosos sobre a pesquisa, é que mais da metade dos participantes da manifestação já votaram no Partido dos Trabalhadores, em algum momento da vida, para candidatos que iam de vereador a presidente.
Confira abaixo alguns dados do estudo:
29,7% possuia alguma conta ou prestação em atraso com mais de 30 dias;
60% concorda totalmente ou em parte com a liberação do consumo da maconha;
64,7% concorda totalmente ou em parte que as cotas raciais são um erro, e o governo deve acabar com elas;
53% concorda totalmente ou em parte que os cidadãos honestos devem ter o direito de portar armas;
53,5 discorda totalmente ou em parte com legalização do aborto no país;
74,5% concorda totalmente ou em parte com a redução da maioridade penal;
52,1% concorda totalmente ou em parte que os nordestinos têm menos consciência política na hora de votar do que as pessoas de outras regiões do país;
41,5% concorda totalmente ou em parte que o Brasil deve adotar a pena de morte;
74,5 concorda totalmente ou em parte que pessoas ajudadas por programas sociais, como o Bolsa Família, ficam preguiçosas;
61,3% discorda totalmente ou em parte que é bom trazer médicos cubanos para atuar na rede pública de saúde.
74% concorda totalmente ou em parte que os pobres são mais desinformados na tomada de suas decisões políticas;
46,8% concorda totalmente ou em parte que em situação de muita desordem, os militares devem ser chamados a tomar o poder. Já os que discordam são 47,2%
61,1% concorda totalmente ou em parte com a união civil entre pessoas do mesmo sexo;
78,6% contra o Movimento dos Sem Terra;
57,1% é a favor da Reforma Agrária;
50% é contra a cobrança de maior valor aos mais ricos pelo uso do SUS;
47,9% é a favor da regulamentação da terceirização;
60,3% é contra a ampliação da idade mínima para aposentadoria;
73,9% é a favor do fim da reeleição para cargos políticos;
61,3% é a favor da proibição das doações de empresas para campanhas políticas;
53,7% já votou no PT em algum cargo no passado (De vereador a Presidente);
78,6% votou em Aécio Neves 2º turno na eleição da última eleição, em outubro de 2014;
48,6% votaria em Aécio Neves se as eleições para presidência do Brasil fossem hoje;
58,8% se diziam com a cor de pele branca;
64,5% estudou superior incompleto, completou ou fez pós-graduação;
56,6% tem rendimento mensal da família superior a cinco salários mínimos.
informações de Hoje em Dia