sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cartaz oficial do Carnaval de Lajes do Cabugi

O melhor carnaval da Região Central

IFRN amplia ambiente cultural

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A falta de qualificação dos profissionais que atuam no mercado cultural no RN está com os dias contados. Pelo menos essa é a meta do IFRN-Cidade Alta, instituição pioneira no Brasil no ensino tecnológico de cursos ligados ao segmento artístico. Funcionando desde setembro de 2009 no mesmo prédio que serviu como sede para o Liceu Industrial entre 1914 e 1967, o Campus Cidade Alta do Instituto Federal irá graduar sua primeira turma do curso de Produção Cultural neste primeiro semestre, e está prestes a colocar em prática a Incubadora Cultural, iniciativa que deverá abrigar, por até dois anos, cinco empresas ligadas ao setor - os interessados deverão se submeter à edital público.


Espaço para ensino tecnológico, IFRN da Cidade Alta planeja implantação de Incubadora e criação de espaço cultural na rua Prof. Zuza, além de pôr no mercado a primeira turma formada em Produção.

Espaço para ensino tecnológico, IFRN da Cidade Alta planeja implantação de Incubadora e criação de espaço cultural na rua Prof. Zuza, além de pôr no mercado a primeira turma formada em Produção.

Fátima Bezerra é convidada para participar de sessão do Comitê CEDAW em Genebra

Imagem Interna
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) é convidada da Secretaria de Políticas das Mulheres da Presidência da República para participar da 51ª sessão do Comitê para Eliminação da Discriminação contra a Mulher (Comitê CEDAW), que será realizada entre 13 de fevereiro e 02 de março em Genebra.

O Governo Brasileiro apresentará o VII Relatório à Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher em 17 de fevereiro. O documento é uma prestação de contas do governo brasileiro ao Comitê e traz as ações adotadas no Brasil para promover a igualdade de gênero. Todas as integrantes da Bancada Feminina do Congresso Nacional foram convidadas.

O Comitê CEDAW é realizado há 30 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e se constitui num dos principais organismos internacionais a discutir e acompanhar a execução de políticas de gêneros em todo o mundo.

Fonte: Portal da Dep. Fátima Bezerra

Carnaval 2012 em Natal: Axé, frevo e marchinhas hoje na Redinha

A praia da Redinha vai ser palco de muito axé, frevo, marchinhas e animação hoje, a partir das 20h, quando será realizada a prévia carnavalesca organizada pela Prefeitura do Natal, que promete reunir no Largo do Buiú, na Redinha Nova, cerca de 30 mil foliões, de acordo com a previsão dos seus organizadores.

O evento apresentará ao público bandas e orquestras de frevo. Haverá, ainda, a participação dos blocos oficiais do Carnaval de Natal, transformando a noite em um grande baile carnavalesco a céu aberto, numa mistura de ritmos para todos os gostos, desde as canções mais tradicionais até os sucessos atuais do axé e da swingueira.

A partir das 16h00 haverá uma concentração de tradicionais blocos carnavalescos, como o Baicu na Vara, em frente ao antigo Hotel Reis Magos na Praia do Meio, de onde sairão com destino a Praia da Redinha para participar da prévia. Para garantir a travessia dos foliões para a Praia da Redinha, a Ponte de Todos Newton Navarro será interditada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), no sentido Praia do Meio Redinha das 15h00 às 19h00.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte: Coluna Agitos e Baladas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Hoje, 10 de fevereiro, o PT completa 32 anos com muitas vitórias a comemorar

PT, aos 32 anos, promove "revolução democrática" no país, avaliam deputados

Do site PT na Câmara

Foi no Colégio Sion, em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, que o sonho de intelectuais, integrantes dos movimentos populares e sindicais, de fundar um partido político capaz de dar respostas aos anseios da população brasileira se concretizou com o nascimento do Partido dos Trabalhadores. Aos 32 anos o PT comemora as mudanças significativas que imprimiu ao país. Parlamentares petistas as classificam como “revolução democrática

Para a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, o país e o PT vivem “um momento especial”. Segundo ela, o projeto de desenvolvimento em curso teve inicio com o governo do ex-presidente Lula e, hoje, liderado pela presidenta Dilma, tem no PT seu “principal protagonista”. A parlamentar lembrou ainda que esse sucesso deve-se ao compromisso do PT com a população brasileira, construído ao longo da história do partido. “Temos um governo muito bem avaliado, um partido preferido dos brasileiros, a maior bancada na Câmara dos Deputados, elegemos vereadores, deputados estaduais e governamos um conjunto de cidades importantes pelo país afora. O PT continua tendo a maior inserção no campo popular, nas lutas sociais do país e faz uma verdadeira revolução na área educacional. O PT faz tudo isso sem se afastar de suas origens. Continua radicalmente comprometido com a justiça social, contra a opressão, discriminação e preconceito”, orgulha-se Fátima.

Nota do Blog: Quero com muito orgulho, enquanto vereador pelo PT em nossa cidade, parabenizar este Partido, que em toda sua trajetória sempre tem buscado construir um país melhor, que todos nós sonhamos e merecemos e fico ainda mais a vontade para dizer isso na medida em isso é facilmente comprovado a  partir 2002, com os governos Lula e Dilma e também antes com os espaços legislativos e executivos que conquistamos Brasil a fora.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Medida de interesse social

Comissão do Senado aprova isenção de IR para idosos com 65 anos ou mais

A proposta limita a isenção até o valor máximo dos benefícios pagos no Regime Geral de Previdência Social.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto de lei que isenta do Imposto de Renda (IR) os valores recebidos mensalmente por idosos com 65 anos ou mais. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), limita a isenção até o valor máximo dos benefícios pagos no Regime Geral de Previdência Social.

De acordo com a legislação atual, os idosos com 65 anos ou mais que recebem valores referentes à aposentadoria, reforma ou pensão têm uma isenção de IR adicional. Contudo, o benefício não contempla os demais idosos com 65 anos ou mais.

“Desse modo, a presente proposição tem por objetivo estender o benefício a todos os idosos com mais de 65 anos, quer recebam benefícios previdenciários ou não”, justificou o relator da matéria, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será analisada de forma terminativa, ou seja, sem a necessidade de votação no plenário da Casa.

Fonte: site Nominuto.com

“Bote Fé” mobiliza juventude cristã

Os municípios de Assu, Campo Grande, Caraúbas, Portalegre, Pau dos Ferros, Itaú, Apodi e Mossoró se preparam em grande estilo para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 14 e 17 deste mês.
As cidades participam do “Bote Fé Diocese de Mossoró”, um grande evento que vem ocorrendo em todo o Brasil pelos lugares percorridos pelos símbolos da JMJ.
No dia 17, a Diocese de Mossoró entrega os símbolos ao Ceará. Neste sábado, dia 11, a equipe do Bote Fé Diocese de Mossoró estará realizando uma panfletagem na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), às 10h, e na segunda-feira, dia 13, carreata pelas principais bairros de Mossoró.
Saiba mais detalhes AQUI.
Fonte: Blog do Carlos Santos

Resultados dos Governos Lula e Dilma

Brasileiro nunca esteve tão otimista

O Índice de Confiança do Consumidor (INC) brasileiro medido pela da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) só confirma a excelente fase da nossa economia, comparada com a mundial e, em particular, com a Europeia.

Em janeiro, o indicador chegou a 178 pontos. É um recorde. Nada foi visto assim desde o início da sua série histórica, em abril de 2005. O máximo da escala são 200 pontos. "O otimismo do brasileiro quanto à sua situação financeira deve se manter em alta ao longo de 2012", afirmou Rogério Amato, presidente da ACSP. Para ele, a tendência só se reverte se a situação da Europa piorar, impactando, também, a nossa economia.

O levantamento é feito a partir de mil entrevistas em 70 cidades. Ele detalhou, ainda, que a situação financeira atual é considerada "boa" para 54% dos entrevistados. E 60% deles acham que seu futuro será ainda melhor. No mês passado, eram 58% os que acreditavam que a vida iria melhorar.

Oportunidade
O bom momento da nossa economia é uma fantástica possibilidade que o nosso Brasil tem de transformar a crise em oportunidade. Foi o que aconteceu, essa semana, com a concessão dos aeroportos e está acontecendo em toda infraestrutura do país. E, espero, ainda, que aconteça na educação e inovação - prioridades do Governo Dilma e da própria presidenta. Temos tudo para isso se concretizar.

Fonte: Blog do Zé

Carnaval 2012 - Grafith em Lajes

Uma das notícias mais esperadas sobre o carnaval 2012, foi  divulgada na tarde de ontem nas redes sociais, a presença da Banda Grafith no carnaval de Lajes, será no domingo dia 19. Imperdível galera!!!!



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sem sexo e álcool, BBB perde força

Por Altamiro Borges

O título acima não é de minha autoria. É da reportagem de Cecília Ritto, publicada na insuspeita revista Veja. Segundo a repórter, desde o suposto estupro no BBB-12, “a produção limita bebidas e os participantes se afastam do edredom. Resultado é um reality show pacato e com audiência em queda”. Ou seja: o apelo às baixarias é que garantia o “sucesso” do programa da TV Globo.

Tecnologia

Facebook altera visualização de fotos

por Equipe Na Boca do Mundo
 
O Facebook iniciou mais uma mudança em sua interface. Desta vez, a rede social alterou o modo de exibição das fotos que estão nos álbuns dos usuários.

A alteração do layout vem sendo feita desde a noite da última terça-feira (07). Agora, os comentários que antes ficavam abaixo das imagens estão ao lado direito de cada foto (veja o exemplo acima).


Ao receber muitos comentários, o usuário pode rolar a página com os textos e manter a imagem à esquerda. Abaixo dos comentários, há um espaço dedicado para links patrocinados.


Este novo formato de exibição de fotos é muito semelhante à interface do Google Plus. Já os botões "curtir" e "criar marcação" somente aparecem ao passar o mouse sobre a imagem.

Esporte

abc alecrim america santacruz

Twitter: ABC e América aparecem entre times brasileiros com mais seguidores

Os clubes potiguares ainda não estão na elite do futebol brasileiro, mas as contas no Twitter de ABC e América estão entre as que têm mais seguidores no microblog. Em levantamento realizado pelo analista de redes sociais Antônio Torres, desde outubro do ano passado, os clubes potiguares aparecem entre os 25 com mais seguidores, à frente de várias equipes que estão na série A.

Entre as equipes da segunda divisão do futebol brasileiro, o ABC, que é o 18º com mais seguidores do país, só fica atrás do Ceará e Atlético Paranaense, rebaixados em 2011. O alvinegro potiguar tem quase 25 mil seguidores, ficando à frente de clubes como Vitória da Bahia e Figueirense.

O América também aparece bem na lista. Com mais de 17 mil seguidores, o alvirrubro é o 21º clube brasileiro mais popular na rede social, à frente do Avaí, Fortaleza e Náutico.
 
Os clubes que têm mais seguidores no Brasil são os que possuem as maiores torcidas. O Corinthians, que tem a segunda maior torcida do Brasil, é o mais popular no Twitter, com mais de 850 mil seguidores, superando o Flamengo, que tem quase 730 mil. Os outros clubes que aparecem entre na liderança do "ranking do TT" são o São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Vasco, Fluminense, Internacional e Botafogo.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RN: EM 2011 O VALOR DAS PRINCIPAIS TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS AOS MUNICÍPIOS DO RN CRESCEU 20%

Fonte: site Carta Potiguar

Em 2011 as prefeituras municipais do RN receberam de FPM, FUNDEB, ICMS e ROYALTIES DE PETRÓLEO um total de R$ 3,2 bilhões, valor que é 20,47% superior aos R$ 2,60 bilhões recebidos em 2010.

Dessas transferências a principal fonte de recursos é o FPM, cujo volume recebido o ano passado foi de R$ 1,34 bilhão, com um crescimento de 23,3% sobre o valor recebido em 2010.

A segunda mais importante transferências é o FUNDEB, com repasses em 2011 de R$ 874 milhões e crescimento sobre 2010 de 21,74%. Depois vem o ICMS, cujas transferências recebidas pelos municípios do estado foram de R$ 771 milhões e aumento de 13,75%.

Os royalties de petróleo cresceram 24,45% a atingiram o montante de R$ 185,1 milhões.

O número final ficou muito próximo do que eu estimei. O valor real foi de R$ 2,98 bilhões. Meu erro foi de apenas 3,6%. Todas as minhas estimativas ficaram acima do número real. O FPM registrou um erro de 4,59%, o FUNDEB de 2,97% e o ICMS de 2,45%.

Caso da APAMI / Lajes

Prefeitura deve administrar Hospital de Lajes

Na manhã desta segunda-feira, a Promotora de Justiça da Comarca de Lajes, Juliana Alcoforado de Lucena, realizou mais uma tentativa de conciliação entre a Prefeitura de Lajes e a diretoria da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Lajes - APAMI, instituição mantenedora do Hospital Aluízio Alves.

Na audiência, que foi testemunhada por empregados da APAMI e representantes do Conselho Municipal de Saúde, a Promotora de Justiça apresentou duas alternativas: 1ª) A APAMI faria a cessão da estrutura física e de todos os equipamentos pelo prazo de 20 anos e a Prefeitura assumiria R$120 mil de dívidas trabalhistas, ou 2ª) O Ministério Público promoveria uma ação de interdição contra a unidade de saúde, encerrando seu funcionamento.

A APAMI esteve representada pelo Presidente interino Izidro Ernesto da Costa Júnior e pelo seu Tesoureiro Altivo Vitelbino da Nóbrega. O Município esteve representado pelo Prefeito Benes Leocádio, a Secretária de Saúde Sessé Paiva e pelo advogado Rosenildo Silva. Ainda esteve presente o ex-presidente da APAMI, o advogado José Domingues de Carvalho Neto.

No compromisso assumido por Leocádio, a Prefeitura de Lajes deverá permanecer com todos os empregados durante os próximos doze meses.

O Termo de Ajustamento de Conduta deverá ser assinado na manhã desta terça-feira, na sede da Promotoria. Na quarta-feira, 08, servidores do Município deverão iniciar suas atividades na sede do Hospital Maternidade Aluízio Alves.

Com informações do Blog de Lajes

Cultura Potiguar de luto

Folclorista Delfílio Gurgel morre aos 85 anos em Natal


O poeta e folclorista Deífilo Gurgel faleceu na manhã desta segunda-feira (6), às 11h50, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. A notícia foi dada pela própria família Gurgel, em nota de falecimento publicada no Facebook. A informação foi confirmada pela direção do hospital PAPI, onde o pesquisador estava internado na UTI desde o último dia 21 de janeiro.

Deífilo faleceu aos 85 anos, após 17 dias de internação na UTI do hospital PAPI, em consequência de falência de múltiplos órgãos.

Natal, 06 de fevereiro de 2012.

Zoraide de Oliveira Gurgel - esposa
Káthia, Carlos, Mário Sérgio, Gardênia, Fernando,
Cláudia, Alexandre, Marcelo e Ana Márcia - filhos".

Fonte: Site do Dep. Fernando Mineiro

Insegurança Pública

Lajes: Bandidos invadem escola e levam computadores

Ao chegar nesta manhã de terça-feira nas dependências da Escola Estadual Olímpio Procópio de Moura, os funcionários da unidade educacional se depararam com as portas arrombadas e equipamentos roubados.

As informações foram repassadas pelos próprios funcionários da Escola Olímpio Procópio que estiveram com a Policia Militar no local. Os bandidos levaram computadores, impressora e outros equipamentos de informática.

Desde a semana passada que a cidade vem passando por problemas sérios na área da segurança. Empresas, residências e agora uma Escola é vitima da ação de ladrões.

Com Informações do robsoncabugi.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Desencanto: Demo não quer mais ser chamado de DEM

Por Altamiro Borges

"Nós nunca inventamos esse DEM. Portanto, massifiquem o nome Democratas", pediu o senador e presidente do partido Agripino Maia (RN). Lideranças da sigla avaliaram que o uso da sigla "DEM" foi forçado pela imprensa.

O DEM, ou Democratas, no entanto, aderiu à ideia que agora rechaça, já que o usa em sites do partido como o demnacamara.com.br, que consta inclusive no folder distribuído no evento.


A caminho do inferno

Os demos realmente estão apavorados. Fora do governo central, esse partido fisiológico e patrimonialista corre o risco de extinção. Ex-Arena durante a ditadura militar, ex-PDS no período da redemocratização e ex-PFL nos tempos do tsunami neoliberal, a legenda da direita nativa definhou nos últimos anos. Em 1998, o PFL/DEM elegeu 105 deputados federais; em 2010, foram apenas 43. Em 2000, ele elegeu 1.026 prefeitos; em 2008, foram somente 495.

Faleceu hoje em Lajes-RN seu Manoel Firmino


Hoje faleceu em nossa cidade uma figura bastante popular, que foi o saudoso Manoel Firmino, casado com Senhora Luzia, ele que desempenhou a profissão de barbeiro, onde a muito tempo exerceu esse ofício no Beco Estreito, como é conhecida aquela rua. Seu Manoel Firmino sempre teve um jeito autentico e muito simples.
A todos os familiares de seu Manoel Firmino os nossos mais sinceros sentimentos.

Está chegando a hora, venha curtir...


Fonte: Imagens do facebook

Lajes já têm novo delegado de Policia Civil

Na manhã da última sexta-feira (3), a delegacia de Polícia Civil de Lajes recebeu o novo delegado do município, Cláudio Henrique Freitas de Oliveira, que deu início aos trabalhos em nosso município.

Cláudio Henrique fica responsável pelos trabalhos que compete a Policia Civil em Lajes e nos municípios que compõe a Comarca como são os casos de Caiçara do Rio dos Ventos e Pedra Preta, outras duas cidades também ficarão na responsabilidade do delegado Cláudio, as cidades de Riachuelo e Rui Barbosa.

Cláudio Henrique disse que essa é a primeira experiência como delegado de Policia Civil, declarando esta pronta para servir ao município, colaborando com toda a população. A Policia Militar de Lajes, através do Tenente Renê, recebeu com muito entusiasmo o novo delegado e já passou diversas informações de trabalhos que vem sendo realizados no município. Além do novo delegado Cláudio Henrique, Lajes também recebe quatro investigadores, dois já em atividades no município e uma escrivã.

Com informações do robsoncabugi.com

Prestação de serviço



Chegou a hora de você cursar na Universidade presencial sem sair de Lajes.
Estão abertas as inscrições para o Vestibular da UVA em Lajes e vão até o dia 11 de fevereiro na Secretaria de Educação de Lajes com a Professora Vera Costa.

Pela Manhã: das 9 as 11 horas e a Tarde: 15 as 17 horas. 
Valor da inscrição: R$ 30,00 Curso: Pedagogia

forma de governo dos Demo: autoritarismo, intransigência...

Direção do Sinte volta à SEEC/RN e reitera pedido de audiência

Fonte: site do sinte/RN

Depois de visitar a Governadoria, a direção do Sinte se dirigiu à Secretaria de Educação para reiterar o pedido de audiência com a gestora da pasta, Betânia Ramalho, que continua resistindo às solicitações da entidade.

Para a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, a forma de gestão escolhido pela secretária tem provocado o Sindicato e toda a categoria, que está cada vez mais descontente com a falta de diálogo. “Chegamos ao sexto mês consecutivo sem qualquer afirmação acerca de um encontro para dialogarmos. Já está claro que a secretária não quer conversar, mas essa situação terá um fim em breve.”, diz a sindicalista.

A secretária adjunta de Educação Gizele de Almeida, recém designada para o cargo, tem feito críticas à direção do Sindicato e afirmou que em 2011 a SEEC atendeu à entidade e esta não teve interesse em dialogar. “Como não tivemos interesse em dialogar se essa é nossa busca diária? Se é por decisões conjuntas e acordos entre o Governo e a categoria que estamos aqui, como ela pode afirmar que somos nós que fugimos do debate? ”, questiona a diretora jurídica do Sinte, Vera Messias.

Os Sindicalistas advertiram que a decisão sobre o rumo da luta para 2012 será tomada pela categoria no próximo dia 29. A deliberação desse encontro pode incluir, inclusive, o adiamento do início do ano letivo.

Está chegando a hora...

Bote Fé Natal: Conheça o evento


Fonte: Jornal do RN
 
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de centenas de milhares de jovens católicos. As JMJs acontecem a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro.

A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida pelo Papa Bento XVI para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, para a qual são esperados mais de 3 milhões de jovens de todas as partes do mundo.

Em 1984, durante o “Jubileu Internacional da Juventude”, em Roma, o Papa João Paulo II entregou aos jovens um símbolo: uma grande cruz de madeira, para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

No ano de 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.

A Cruz da JMJ, como ficou conhecida, e o Ícone de Nossa Senhora, chegaram ao Brasil, mais precisamente em São Paulo, no dia 18 de setembro de 2011 e percorrerá todo o país até chegar ao Rio, em 2013.

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2012, Natal receberá a Cruz e o Ícone, em um grande evento, denominado Bote Fé.

Sensação de segurança?

Presídio Federal de Mossoró na rota dos principais traficantes de drogas do Brasil

Fonte: Jornal O Mossoroense

Desde a sua inauguração, no dia 3 de julho de 2009, o Presídio Federal de Mossoró se tornou rota de passagem dos principais criminosos do Brasil, em especial os traficantes de drogas do Rio de Janeiro, que depois de presos são deportados para solo potiguar como forma de ficarem longe dos seus centros de atuações.

O presídio é a quarta unidade prisional de segurança máxima que faz parte da primeira fase de implementação do Sistema Penitenciário Federal (SPF), que está em funcionamento desde 2006, que além da unidade local abriga também as penitenciárias federais de Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e a de Porto Velho (RO). Existe ainda uma quinta penitenciária de segurança máxima para ser construída em Brasília (DF), que por hora permanece ainda só no papel.

O povoamento do Presídio Federal mossoroense começou com o ex-policial militar João Maria da Costa Peixoto, o "João Grandão", que na manhã do sábado, 6 de fevereiro de 2010, foi o primeiro a chegar ao SPF para cumprir pena. Ele estava preso na sede da superintendência da Polícia Federal em Natal e por questões de segurança foi removido. João é acusado de dois homicídios e de integrar um grupo de extermínio formado por ex-policiais.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Todas as praias oceâncias se encontram próprias para o banho

Fonte: Nominuto.com


Apenas uma praia fluvial, Balneário do Rio Pium, apresenta índice de coliformes fecais que comprometem o banho.

Este fim de semana as praias de Natal oferecem boas condições de banho. Apenas uma praia fluvial, Balneário do Rio Pium, apresenta índice de coliformes fecais que comprometem o banho.

No começo do ano, período de férias, verão e carnaval, as praias lotam e a população deve ficar atenta as condições de balneabilidade, sem esquecer que também pode contribuir com a qualidade do banho, tomando os seguintes cuidados:

Saúde

Lixo hospitalar não tem destinação correta no interior

Maiara Felipe, especial para O Poti

Pelo menos 50% das 160 unidades de saúde do interior do estado, entre públicas e privadas, apresentam problemas na hora de manejar o lixo hospitalar. Apesar de ter crescido o número de estabelecimentos que fazem a destinação correta dos resíduos, muitos hospitais ainda apresentam dificuldades, por exemplo, na hora de ensacar e abrigar corretamente o lixo. Somado ao problema acentuado de manejo está a destinação correta do lixo. A Stericycle (Serquip), a única empresa do Rio Grande do Norte que faz o serviço de coleta de resíduos hospitalares, diz que dos 167 municípios do estado, apenas 69 são seus clientes.

Em outubro do ano passado, o Brasil se preocupou com os dois contêineres apreendidos no Porto de Suape (Pernambuco), vindos dos Estados Unidos, contendo 46 toneladas de lixo hospitalar. A fiscalização da Vigilância Sanitária encontrou dentro das caixas materiais similares aos reaproveitados no polo têxtil da região, o segundo maior do país. Já na região metropolitana de Natal, o ano de 2011 foi do descarte irregular de medicamentos. Ocorreram casos em Jenipabu, na Cidade da Esperança e no conjunto Cidade Satélite. Em algumas situações as pessoas queriam reaproveitar o remédio. Tanto no caso do lixo como dos remédios, o risco de infecção por parte dos que fazem o manuseio desses resíduos é altíssimo.

Além da falta de consciência das empresas geradoras, a ausência de fiscalização nesses locais pode ser apontada como um dos fatores que colaboram para o descarte inadequado. A fiscal e bióloga da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), Maria Auxiliadora Barros, explicou que o órgão é responsável por fiscalizar todos os estabelecimentos que geram resíduo no estado, com exceção de Natal e Mossoró, que fazem o trabalho por meio das suas secretarias de Saúde. "São 160 unidades de saúde, 200 laboratórios e os serviços de diagnóstico", declarou.

De acordo com a Resolução do Conama 358/2005, ainda deve entrar na lista da Suvisa: laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos; importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, entre outros similares.

Nem de longe acontece a fiscalização em todos esses tipos de estabelecimentos. "É uma demanda muito grande", lembra Auxiliadora. A fiscalização feita pela Suvisa abrange a um percentual dentro da área de abrangência, o que atende a uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No caso dos laboratórios, por exemplo, somente 20% deles são fiscalizados, quantidade aceita pelo órgão federal.