sábado, 17 de março de 2018

COMUNICADO >> Evento que aconteria no Distrito de Firmamento em Lajes foi cancelado.


Resultado de imagem para cancelado
Boa tarde a todos.

A organização das festividades da Festa de São José, no Distrito de Firmamento em Lajes/RN, comunica a todos que a festa e o bingo que aconteceria hoje, foram adiados por motivos superiores. 

Desde já agradecemos a compreensão de todos e no tempo devido divulgaremos a nova data.

NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE ENTERRO


A imagem pode conter: 1 pessoa
A família Avelino da Silva cumpre o doloroso dever de anunciar o falecimento de Francisca Avelino da Silva, mais conhecida como dona Chiquinha, ocorrido hoje (17/03/2018) em Natal. 
Ao mesmo tempo, convida parentes, amigos e o povo em geral para o seu sepultamento, que será amanhã (18/03/2018) às 7:00h da manhã no cemitério local. 
O cortejo fúnebre sairá do templo da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, onde também será velado o corpo de dona Francisca. O templo fica vizinho ao Supermercado de seu Chico e Cida.

E sobre o assassinato de Marielli...



REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO >> Trabalhadores/as em educação da Rede Estadual decidem entrar em greve; paralisação começa dia 22/03

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão
Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino decidiram entrar em greve a partir do dia 22 de março, quinta-feira. A deliberação aconteceu em assembleia na manhã desta sexta-feira (16). Uma nova assembleia será realizada, dia 22/03, às 14h30, na Escola Estadual Winston Churchill.

A principal reivindicação dos profissionais da educação estadual é o pagamento da correção de 6,81% do Piso Salarial 2018, que até o momento não aconteceu. O governo Robinson Faria quer parcelar o Piso em 5 vezes, de julho a novembro deste ano, e sem pagar o retroativo acumulado ao longo dos meses. A proposta do Executivo foi apresentada em audiência com o SINTE/RN nessa quinta (14) e oficializada em documento enviado a assembleia nesta sexta (15). A categoria não aceitou.
Além da correção do Piso, os profissionais da educação estadual também reivindicam melhorias nas condições de trabalho e o pagamento de direitos que vêm sendo negados: “Os trabalhadores já não aguentam mais serem massacrados pelo governo Robinson. 
Nossa pauta já acumula 51 itens. Nem mesmo o Piso (Salarial), que está previsto em lei, foi corrigido. Por isso, os profissionais decidiram dar um basta e decretar greve. Não há outra saída”, afirmou a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso. 

Fonte: Página do Sinte-RN no facebook

EMPODERAMENTO FEMININO >> MPRN promove encontro sobre violência doméstica



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu em Extremoz um debate sobre a violência doméstica e mecanismo de combate a essa prática. O encontro foi realizado na quinta-feira (15), em alusão do Dia Internacional da Mulher. A palestra foi ministrada pela promotora de Justiça de Extremoz, Joyciara Moraes, no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) da cidade.

O evento foi voltado às mulheres e pacientes atendidas pelo Caps. As discussões giraram em torno dos desafios que a mulher enfrenta na sociedade e que, mesmo com a relevância de seu espaço reconhecida, ainda acontecem muitos casos de violência doméstica e familiar.

"Fizemos uma abordagem da legislação que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, de modo claro e acessível, destacando as principais formas de violência que ocorrem na prática, além dos meios e formas para denunciar e os casos em que são aplicáveis as medidas protetivas", detalhou a promotora de Justiça Joyciara Moraes.

Na oportunidade, as mulheres foram orientadas, puderam tirar dúvidas e ainda mencionar as experiências com que já tinham tido contato. Como os casos de violência doméstica costumam ocorrer longe da presença de testemunhas, a promotora de Justiça destacou que a palavra da vítima assume valor de extrema importância. "Quando a mulher não demora a denunciar, pode-se evitar a reiteração e intensificação da gradatividade das condutas", acrescentou.

A palestra se destinava as mulheres pacientes do Cras-Extremoz. "Participar deste ciclo foi muito gratificante e proveitoso, porque através dele pudemos reforçar o empoderamento feminino, a evolução atingida na atualidade, ajudá-las de alguma forma levando estas informações e aproximando-as da nossa instituição", finalizou.

sexta-feira, 16 de março de 2018

NÓS E ELES >> Um imagem que nos mostra bem como são tratados esses dois segmentos profissionais...


RETA FINAL >> Últimos dias para inscrição no ProITEC


Últimos dias para inscrição no ProITEC

Estudantes de escola pública que estejam no nono ano do ensino fundamental têm até o dia 19 de março, próxima segunda-feira, para se inscreverem no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). 
O Programa, que tem o objetivo de promover o aprofundamento da aprendizagem de estudantes da rede pública de ensino, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, recebe inscrições, via Portal do Candidato, até as 18h do dia 19/3.
O Programa
No ProITEC, que é um curso de formação, os estudantes se inscrevem, recebem material de estudo e fazem uma prova para avaliar os conhecimentos. Essa prova busca preparar os estudantes para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto, o Exame de Seleção.
Agora, nessa reta final, os inscritos devem pagar R$ 30, até o dia 20 de março, em qualquer agência bancária. O valor é utilizado para cobrir os custos de produção e realização da prova, que simula a mesma situação do processo seletivo, com fiscais de sala e horário de fechamento dos portões. O programa é exclusivo para os estudantes que estão no 9º ano ou que já concluíram o ensino fundamental, desde que tenham feitos todos os anos de ensino em escola pública.
Exame de seleção
O Exame de Seleção, realizado anualmente pelo IFRN, é a porta de entrada para os cursos técnicos integrados ao nível médio. Atualmente com 21 campi distribuídos em todo o Rio Grande do Norte, o Instituto tem oferecido mais de 3 mil vagas em aproximadamente 80 cursos. Para Everaldo Pereira, coordenador de Acesso Discente (Cadis), “O ProITEC, sendo uma preparação para o Exame, tem tido papel fundamental no reforço da aprendizagem de estudantes da rede pública. Além disso, nossas estatísticas mostram o enorme êxito de estudantes que fazem essa preparação”. 
Isenção
Edneide Barbosa, também da Cadis, ressalta uma informação importante: “é bom lembrar que o estudante que paga a inscrição no ProITEC já está isento do pagamento da taxa para o Exame de Seleção, ou seja, só há um pagamento. Contudo, o candidato ou candidata não pode esquecer que a nova inscrição também é necessária”.
Acesse

NOTA DE ESCLARECIMENTO >> IDIARN vem esclarecer sobre alguns procedimentos técnicos das atividades de fiscalização móvel que estão acontecendo em todo Estado.


Resultado de imagem para idiarn na br

 O IDIARN O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN informa e esclarece, por meio desta nota, sobre alguns procedimentos técnicos das atividades de fiscalização móvel que estão acontecendo em todo Estado.
 
- As atividades são realizadas exclusivamente nas rodovias estaduais e federais que cortam o estado, para fiscalizar o trânsito de animais e vegetais, assim como seus produtos, visando proteger o consumidor e o mercado produtor;
 
- Desde o início das fiscalizações, em 21 de novembro de 2017, não ocorreu nenhuma apreensão e destruição de qualquer produto de origem animal ou vegetal. O trabalho tem sido educativo e exitoso na sua missão de controlar;
 
- Não aconteceu nenhum episódio de “aplicação” de iodo ou substância similar em queijos vistoriados durante as blitzen realizadas pelo IDIARN;
 
- Nenhum agente de inspeção do IDIARN realizou procedimentos punitivos em queijeiras ou estabelecimentos que produzam derivados lácteos durante as atividades de fiscalização do trânsito de produtos de origem animal;
 
- Todos os agentes de fiscalização trabalham devidamente identificados com coletes e crachás, além de utilizar veículos oficiais com identificação do IDIARN;
 
Por fim, o IDIARN repudia qualquer insinuação ou notícia falsa que venha macular a imagem do órgão bem como de todos os seus técnicos envolvidos em fiscalizações de trânsito de produtos de origem animal.
 
Diretoria do IDIARN
 
Natal, 15 de Março de 2018.

quinta-feira, 15 de março de 2018

A LUTA DE LUTO >> Mais uma triste estória que se repete!

O poder, a força, a dor...

A essa grande lutadora social, que por sua coragem e compromisso com a luta em favor dos que mais necessitam foi ASSASSINADA DE MODO COVARDE E CRUEL ! 

A você Marllene Franco todo nosso RESPEITO e que seu exemplo de compromisso com as causas sociais torne-se semente e venha brotar no meio do povo!



RECONHECIMENTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS >> A necessidade de reconhecimento da luta por direitos e dignidade!

Dando sequencia a um trabalho de resgate histórico e social das comunidades quilombolas existente no Sertão Central, no próximo dia 17 de março (sábado), acontecerá mais um desses encontros, dessa vez na Comunidade Quilombola do Livramento,  município Angicos/RN.

A importância dessa ação se traduz no aspecto do reconhecimento oficial pela Fundação Palmares, com a conquista do Certificado de Reconhecimento de Comunidade Quilombola. Um documento que garante a referida comunidade a legitimidade desses povos e seus costumes originais, como também o direito a ter acesso as políticas públicas específicas para os povos tradicionais.

Esse trabalho que tem a frente o professor Geraldo Barbosa com a parceria da COEPPIR (Coordenadoria Estadual de Política da Promoção da Igualdade Racial) do INCRA,  da SEARA e de outros órgãos que têm agregado-se a essa importante iniciativa social.

Nesse contexto, torna-se importante que essas comunidades quilombolas, ao receberem esse reconhecimento oficial, também recebam o tratamento específico por parte dos poderes públicos locais, respeitando o que determina a legislação. Como exemplo dessas ações concretas podemos citar adequação do currículo escolar nessas comunidades dLei 10.639 que  inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira. Sem contar que muitas outras ações que os municípios podem e devem implantar visando o respeito a cultura e a inclusão dessas pessoas.

ILEGAL, ABUSIVO E IMORAL >> A que ponto chegamos!


PROTEÇÃO ESTRATÉGICA >> Um dos temas a serem debatidos durante o 8º Fórum Mundial da Água


"💦 Você sabia? No Brasil, a água é um bem de domínio público. Este é um dos fundamentos da Lei 9.433/97, mais conhecida como "Lei das Águas". A parte brasileira do Aquífero Guarani, por exemplo, está protegida por essa lei e também por diversos artigos da Constituição. E a proteção de aquíferos, como o Guarani, é o tema da  sessão  "Estratégias para explorar e proteger as águas subterrâneas: estudos e desafios de casos regionais". Os níveis e a qualidade das águas subterrâneas continuam reduzindo no mundo devido às secas, ao uso crônico e excessivo, à vulnerabilidade natural à contaminação e à falta de uma gestão eficaz. É preciso debater estratégias de que garantam a disponibilidade hídrica.
.
👉 Inscreva-se no 8º Fórum Mundial da Água: https://goo.gl/vCt8Vi
.
#CompartilhandoÁgua @[329676090466642:274:Agência Nacional de Águas (ANA)]  @[230378093821577:274:Adasa]  @[312435548858045:274:Ministério do Meio Ambiente] @[134667929945643:274:ONU Meio Ambiente]"
Você sabia? No Brasil, a água é um bem de domínio público. Este é um dos fundamentos da Lei 9.433/97, mais conhecida como "Lei das Águas". A parte brasileira do Aquífero Guarani, por exemplo, está protegida por essa lei e também por diversos artigos da Constituição.

E a proteção de aquíferos, como o Guarani, é o tema da sessão "Estratégias para explorar e proteger as águas subterrâneas: estudos e desafios de casos regionais". 

Os níveis e a qualidade das águas subterrâneas continuam reduzindo no mundo devido às secas, ao uso crônico e excessivo, à vulnerabilidade natural à contaminação e à falta de uma gestão eficaz. É preciso debater estratégias de que garantam a disponibilidade hídrica.

quarta-feira, 14 de março de 2018

ATENÇÃO POPULAÇÃO LAJENSE! Vamos colaborar com às ações que a prefeitura está realizando em seu bairro.!

ENTRE NESSA CAMPANHA!

EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS >> Inscrições do ENCCEJA estarão abertas de 16 a 27 de abril


Resultado de imagem para Inscrições do Encceja estarão abertas de 16 a 27 de abril
As inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), pelo qual se pode obter os diplomas de ensino fundamental ou médio, estarão abertas de 16 a 27 de abril. O calendário foi divulgado hoje (14) pelo Ministério da Educação (MEC). 

Embora o exame seja gratuito, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.

"A novidade deste ano é reafirmar a obrigação do setor público com o gasto do exame. Tivemos uma grande [taxa de] abstinências no ano passado e gostaríamos de que os alunos soubessem que esse custo, essa verba, esse orçamento dedicado é muito alto", afirmou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. O valor médio de custo da prova foi de R$ 45 por candidato.

Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. O edital completo pode ser consultado na edição de hoje do Diário Oficial da União.
O candidato pode obter tanto o diploma como uma declaração parcial em determinada área de conhecimento, como matemática por exemplo. Já aqueles que desejam conseguir o diploma deverão atingir um mínimo de 100 pontos em cada uma das quatro áreas abordadas e, ainda, nota mínima de cinco pontos na prova de redação.

"Se cada vez que o candidato prestar o exame, obtiver apenas a proficiência parcial, ele a leva garantida e realiza no ano seguinte apenas as [provas das] áreas em que não teve sucesso", explicou Maria Inês.

Para certificado de conclusão de ensino fundamental, exige-se que se tenha 15 anos de idade completos na data de aplicação da prova; e para o de ensino médio, 18. O MEC esclareceu que quem emite essa certificação são as secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reconhecidos pelo Inep.

Sobre a prova
Para o nível fundamental, o exame é composto de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, além de uma redação. As áreas avaliadas são: ciências naturais; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; e matemática.

COMO GOLPE AFETOU A CIÊNCIA >> Calote faz observatório de astronomia suspender Brasil


Resultado de imagem para Observatório Europeu do Sul

O Observatório Europeu do Sul (ESO, da sigla em inglês), consórcio internacional dedicado à pesquisa em astronomia, astrofísica e cosmologia, entre outros campos, informou que vai suspender a participação do Brasil no grupo a partir do dia 1º de abril. 

A decisão, divulgada nesta segunda (12), foi motivada pela demora do governo brasileiro em oficializar a entrada no consórcio e pelo fato de o país não ter cumprido as obrigações financeiras previstas no acordo de adesão, assinado em 2010, entre o governo brasileiro, por meio do então Ministério de Ciência e Tecnologia, e o ESO.

O acordo de adesão foi elaborado para viabilizar a participação brasileira no grupo até que o acordo de ratificação fosse concluído e tinha medidas interinas que permitiam que as indústrias brasileiras participassem nas apresentações das propostas do ESO e que os astrônomos de instituições brasileiras concorressem a tempo de observação nos telescópios do ESO nas mesmas condições dos demais estados-membros do observatório.

UERN recebe quase 5 mil confirmações de interesse nas vagas remanescentes do Sisu



Até às 23h59 da última sexta-feira, 9, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu 4.986 confirmações de candidatos que declararam interesse nas vagas não ocupadas na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. O número foi publicado no site da instituição na tarde desta segunda-feira, 12.

Conforme o cronograma, na próxima terça-feira, 20, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) publicará uma nova lista contendo os nomes dos candidatos convocados para entrega presencial da documentação exigida, em número igual ou superior ao de vagas disponíveis para cada curso. A entrega presencial acontecerá entre os dias 9 e 12 de abril.

Os candidatos que entregarem a documentação e não se classificarem dentro das vagas farão parte de um cadastro de reserva, podendo ser convocados para a ocupação de vagas remanescentes, provenientes de desistência ou cancelamento.

Por sua vez, o candidato convocado na cota destinada a pessoa com deficiência deverá ser previamente submetido à avaliação da junta multiprofissional da UERN, devendo apresentar-se no horário das 18h30 às 19h30, no período de 2 a 6 de abril, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

A ordem de apresentação dos candidatos à junta multiprofissional será publicada no site da UERN. É necessário chegar ao local com 30 minutos de antecedência em relação ao horário marcado para a avaliação.

terça-feira, 13 de março de 2018

RECONHECIMENTO >> PESQUISA CONSULT: "Caramurú Paiva seria eleito Deputado Federal se as eleições fossem hoje"

O Instituto Consult  divulgou resultado de pesquisa para deputado federal 
Foram ouvidos 1700 eleitores entre os dias 24/02/2018 e 27/02/2018, em toda a área geográfica do Estado, representado por 12 regiões, abrangendo 57 municípios. 
Um percentual de 68% do eleitorado entrevistado ainda não em quem votar para Deputado, segundo a Pesquisa que foi encomendada pela 98 FM, com registros no TSE dos seguintes protocolos: RN-05966/2018 e BR-02702/2018.
Se as eleições fossem hoje o pré-candidato a deputado federal pelo PT, Caramurú Paiva, seria eleito. 
Caramurú, fará dobradinha no Seridó, com o também Pré-candidato Francisco Medeiros.
Confira os números: 

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL >> Nesta semana, o mundo se volta para Salvador/BA, que acolherá lutadores sociais dos 5 continentes no Fórum Social Mundial


Resultado de imagem para FORUM SOCIAL MUNDIAL EM SALVADOR

Dos dias 13 a 17 de março, pela primeira vez em uma capital do nordeste brasileiro, acontecerá a edição do Fórum Social Mundial (FSM) em Salvador/BA, que reunirá delegações dos cinco continentes forjadas nas lutas sociais de todo o mundo. Em uma só voz, todos clamarão o lema que nos rememora que “outro mundo é possível!”.
O setor da educação estará presente com seus bravos lutadores, por meio de suas entidades sindicais, organizações sociais e acadêmicas, do Brasil e do mundo. E esse é ano central para a educação brasileira, em que os setores organizados dos trabalhadores e da academia estão se mobilizando para a realização da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), a ser realizada em maio na cidade de Belo Horizonte.
A Central Única dos Trabalhadores - CUT, central sindical a qual a CNTE é filiada há 30 anos, estará com uma agenda de atividades no FSM em Salvador bastante movimentada, que exige a participação de todos nós. Estão previstas cerca de 50 atividades autogestionárias e 6 atividade maiores que serão integradas nos espaços da UFBA e da tenda da CUT Brasil, que reunirá os movimentos sociais e sindical. 
Os eixos temáticos encampados por nossa central serão os seguintes: 1) Democracia e Trabalho; 2) O Futuro do Trabalho; 3) Produção de Alimentos/Soberania Alimentar; e 4) Migrações. A atividade mais esperada será realizada no Estádio Fonte Nova sob o tema “Democracias”, que contará com a presença dos ex-presidentes Lula, Dilma, Mujica e Cristina. Também no FSM será lançado o Comitê de Solidariedade Internacional em defesa do Lula e da democracia no Brasil, com a participação da presidenta Dilma, do embaixador Celso Amorim e do professor português Boaventura de Sousa Santos.

RANKING NEGATIVO >> Planos de saúde lideram ranking de reclamação de consumidores


Os planos de saúde fazem parte do setor que mais recebeu reclamações de consumidores direcionadas ao atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). 
Segundo o levantamento divulgado hoje (12), os contatos relacionados a operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017. O setor fica no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo, sendo responsável por 28,06% das queixas em 2016 e por 32,7% em 2015.
Segundo o Idec, a maior parte das reclamações dos consumidores vem sobre o reajuste abusivo dos planos, especialmente empresariais e coletivos. Além disso, tem incomodado os usuários as negativas de cobertura e falta de informações sobre os planos.
O Idec recebeu em 2017 um total de 3,8 mil chamados com reclamações e dúvidas.
Em segundo lugar no ranking das reclamações ficaram as queixas relativas a compra de produtos, com 17,8%. O setor ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%, mas vinha ocupando a vice-liderança das queixas nos dois anos anteriores. A maior parte dos problemas está relacionado a problemas com cartão de crédito, conta corrente e crédito pessoal. Em relação à compra de produtos, a maior parte das reclamações tinha a ver com defeitos e descumprimento nas ofertas.
Os serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto mais questionado nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligações foram motivadas pela relação com essas empresas. A TV por assinatura é a maior fonte de reclamações, seguida pelos problemas com telefonia e internet.

CINE FEST RN >> Concurso premiará fotos sobre cultura e turismo do RN



O concurso fotográfico Cultura no Elefante está com inscrições abertas para fotógrafos profissionais ou amadores. A temática é abrangente e envolve fotografias relacionadas ao turismo e à cultura do Rio Grande do Norte.
O Cultura no Elefante integra a programação do Cine Fest RN, o festival de cinema com mostras competitivas de curtas metragens nacionais e potiguares e também de longas metragens.
As inscrições para as mostras de cinema e para o concurso fotográfico são feitas exclusivamente pelo site cinefestrn.com.br e ambas têm prazo de inscrição válido até 25 de março de 2018.
Cada candidato pode inscrever até duas fotografias. O material pode ser colorido, preto e branco e conter técnicas de montagem e efeitos. As técnicas usadas devem ser informadas no formulário de inscrição.
Uma comissão de profissionais especialistas na área selecionará 10 fotos que irão compor a exposição que acontecerá entre os dias 24 e 29 de abril, no hall do Shopping Midway Mall, durante a realização do Cine Fest RN.
Todas as dez fotos selecionadas receberão um certificado de participação do Festival. E as três primeiras serão premiadas com valores de R$ 3 mil (primeiro lugar), R$ 1,5 mil (segundo lugar) e R$ 1 mil (terceiro lugar).
“A intenção do concurso é enaltecer o potencial turístico-cultural do Rio Grande do Norte. Portanto, valem fotografias de cunho eminentemente turístico ou apenas cultural, ou que estejam relacionados como turismo cultural”, frisa o idealizador do Cine Fest RN, Edson Soares.
CINE FEST RN
Se o concurso fotográfico ainda demonstra pouca participação do público, as inscrições de filmes estão a todo vapor. Importante lembrar que só podem participar filmes ainda sem exibição comercial. Serão selecionados cinco longas e dez curtas nacionais e outros dez potiguares.
Os filmes escolhidos pelo Conselho Curador do festival serão anunciados no site do festival e na imprensa no dia 1º de abril. Serão cinco jurados para a competição de longas e outros cinco para as duas mostras de curtas-metragem. Todos com comprovada experiência no segmento audiovisual.
Na categoria de longas, serão premiados Melhor filme (R$ 5 mil), Melhor diretor (R$ 3 mil), Melhor ator (R$ 3 mil) e Melhor atriz (R$ 3 mil). Nos curtas nacionais, o melhor filme receberá R$ 3 mil. E na mostra de curtas potiguares, premiação para Melhor curta (R$ 3 mil), Melhor diretor (R$ 2 mil), Melhor roteirista (R$ 2 mil), Melhor ator (R$ 2 mil) e Melhor atriz (R$ 2 mil).
Esta primeira edição do Cine Fest RN acontecerá entre os dias 24 e 29 de abril, com exibição dos filmes no Cinemark Natal (Midway Mall). Também haverá mostras itinerantes nas zonas Norte e Sul de Natal e na Praia da Pipa. Os filmes exibidos nessas mostras serão selecionados entre as obras inscritas e outras convidadas pelo Conselho Curador.
REALIZAÇÃO
Esta primeira edição do festival é uma realização da Engady Cine Video e Governo do Estado do RN por meio da Secretaria de Estado do Turismo do RN, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

segunda-feira, 12 de março de 2018

LAJENSE EM QUADRA >> Hoje a noite novamente tem seleção brasileira de futsal feminino

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas praticando esportes e campo de beisebol

Acontece na noite de hoje a segunda partida amistosa entre as seleções do Brasil e do Paraguai. Na manhã de ontem, domingo (11), a seleção brasileira de futsal feminino venceu a equipe do Paraguai pelo placar de 5 X 2.

A partida de hoje acontecerá às 20:30 h e será novamente transmitida somente pela internet, click no linke assista: https://www.facebook.com/webtvpanorama/videos/1793018144051345/

Esses jogos da seleção brasileira de futsal feminino tem um motivo a mais para a torcida lajense, em virtude de termos nessa seleção a atleta Pholyana Caroline fazendo parte desse equipe.


COMBATE AEDES AEGYPTI >> Prefeitura de Lajes realiza ações de combate ao mosquito aedes aegypti nos bairros da cidade


A partir de hoje, 12 de março, estão sendo várias ações visando combater a proliferação do mosquito nos bairros  de Lajes. Essas ações serão realizadas pelas várias secretarias que integram o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, para  que nosso município não venha passar novamente por uma epidemia como a que ocorreu a poucos anos atrás. 

Os agentes de saúde e endemias, juntamente com a vigilância sanitárias estarão passando nas residências com informações e também realizando mutirões de limpeza. Porém faz-se necessário que a população também colabore para essas ações possam atingirem seus objetivos.

Esse comitê é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. Segue abaixo o calendário dos bairros em que o trabalho estará sendo desenvolvido.

ATENÇÃO ESTUDANTES LAJENSES >> Nos dias 13 e 14, terça e quarta estão sendo feitas carteiras de estudantes aqui em Lajes


A UNIVERSIDADE E O CONTEXTO SOCIAL >> O Golpe de 2016 e o futuro da democracia


Resultado de imagem para O Golpe de 2016 e o futuro da democracia

Por Homero de Oliveira Costa – Prof. do departamento de C. Sociais da UFRN no site Carta Potiguar
Uma disciplina intitulada “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, foi oferecida pelo professor Luis Felipe Miguel no curso de graduação de ciência política da UnB (Universidade de Brasília). Era apenas uma disciplina optativa que não integra a grade obrigatória do curso e seria ministrada para um número restrito de alunos. No entanto, para surpresa do próprio professor, provocou uma forte reação inclusive do Ministério da Educação, que pediu no dia 22 de fevereiro de 2018 a apuração sobre a possibilidade de ter havido “improbidade administrativa” por parte dos organizadores do curso.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, encaminhou à AGU (Advocacia-Geral da União), ao TCU (Tribunal de Contas da União) e ao MPF (Ministério Público Federal) o pedido para avaliar se a universidade pode alocar professores “para promover uma disciplina que não tem nenhuma base na ciência” e ser” apenas promoção de uma tese de um partido político”. Segundo o ministro, a idéia do curso é “absurda”.
Em nota divulgada na imprensa, afirma que os acadêmicos fazem “proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino”.
Um dia depois,  23 de fevereiro, o líder do PT na Câmara dos Deputados < Paulo Pimenta (PT/RS) e o deputado Waldih Damous (PT-RJ), o ex-reitor da UnB José Geraldo de Souza Júnior, o advogado Patrick Mariano Gomes e o ex-procurador-geral do Estado de São Paulo Marcio Sotelo Felippe ingressaram com duas ações contra o ministro , sendo uma no Conselho de Ética e outra na Procuradoria-Geral da República. pedindo uma investigação  por violação da autonomia universitária e da liberdade de cátedra
E no dia 26 de fevereiro, houve a resposta formal da Universidade de Brasília, em defesa do professor e o Ministro da Educação foi notificado sobre a ação ingressada contra ele no Conselho de Ética da Presidência da República.   A universidade declarou entre outras coisas que “as unidades acadêmicas têm autonomia para propor e aprovar conteúdos, em seus órgãos colegiados”.
A representação pede para que sejam sustados os efeitos de ofícios e outras manifestações do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo e a intenção de constranger o professor que ofereceu a disciplina. Solicita ainda a instauração de processo contra o ministro por improbidade administrativa. O professor Luis Felipe também emitiu uma nota dizendo que “trata-se de uma disciplina corriqueira, de interpelação da realidade à luz do conhecimento produzido nas ciências sociais, que não merece o estardalhaço artificialmente criado sobre ela”.