sábado, 4 de abril de 2015

Vale a pena assistir >> Belíssimo pronunciamento de Arcebispo em Missa de Ramos esclarecendo aos conservadores algumas questões sociais


Dica de Lazer e Cultura >> DOMINGO FELIZ COM: Ricardo Wanamrque e Danúbio Guarani Kaiowa




Ambiente descontraído, culinária regional de qualidade e boa música! Esperamos vocês a partir das 19hs. 

Restaurante & Tapiocaria da Vó - Rua Ver. Manoel Eduardo Coringa de Lemos, 488, Vila de Ponta Negra, Natal (em frente à Igreja Católica).

Atenção fotógrafos >> Curso ao vivo de Fundamentos da fotografia 2: técnicas avançadas

Pode ser que você já saiba que é apaixonado pela fotografia e tenha descoberto que o que não sabe muito bem é o que vem depois básico. 

Já aprendeu sobre diafragma e obturador mas ainda não consegue fazer aquelas fotos incríveis que vê nas revistas? Nesse curso, Flávio vai te mostrar o segundo passo para tornar-se profissional, os elementos para dar aquela possível guinada na vida e se dedicar de vez à fotografia! 

Além disso, Flávio vai se aprofundar nos conceitos fundamentais e ensinar como aplicá-los em técnicas avançadas que farão aquela diferença na qualidade das suas imagens. Reserve já o seu lugar (e um espaço para futuras revistas na sua mesa de centro).

Ao vivo e gratuito*:
6, 7 e 8 de abril das 14 às 17h
Reprise*:
6, 7 e 8 de abril das 19 às 22h
Clique aqui e saiba mais detalhes para adquirir o curso

Igreja Católica em Lajes >> Programação desse Sábado de Aleluia


Fonte: Blog da Paróquia de Lajes

Turismo Potiguar >> 5 PARAÍSOS NATURAIS DO RN PARA CONHECER

  
Cachoeira do Carapina - felipe guerra seven
Nada como um feriadão para animar a galera e te permitir fazer planos de pequenas viagens.
Para os que estão querendo fazer algo aqui pelo nosso estado, mas ainda estão sem ideias, vamos te dar 5 dicas de lugares para aproveitar a Semana Santa no RN, e bem pertinho de você.
Todas essas dicas foram fornecidas pelo nosso novo parceiro, o instagram @RNatural_ (corre para seguir que vale a pena).

1. Cachoeira do Roncador

Eu mesma não imaginava que tínhamos uma cachoeira aqui no estado. Pois, bem, a Cachoeira do Roncador é encontrada na cidade de Felipe Guerra, a 355 km de Natal. É isso mesmo, no meio do sertão nordestino.

                                              Foto: Francisco de Assis da Costa.

2.  Cachoeira do Carapina

Lá vai a segunda cachoeira da nossa listinha. Essa  localiza-se também na cidade de Felipe Guerra e é  um verdadeiro espetáculo da natureza. Para quem gosta de desbravar o RN e adora aquela água batendo nas costas, é a pedida certa.

  
                                                          Foto: Arquivo OpenBrasil.org

3. Serra de São Bernardo

Localizada na cidade de Caicó, a Serra de São Bernardo fica a 275 km de Natal.
Para você que está afim de esportes radicais nesse feriadão, essa é uma boa pedida. A serra com 638 metros de altitude é perfeita para prática de trekking, caminhadas, rapel, além de ser um local de observação dos pássaros e da flora da Caatinga.

                                                       Foto: Sandra Kelly de Araújo

4. Lago Olho D’água

Esse paradisíaco lago é encontrado no Sítio Brejo, na cidade de Felipe Guerra.
Com as suas águas límpidas e transparentes, podemos caracterizá-lo como um convite para um mergulho daqueles que você consegue enxergar os peixes passando ao seu lado.

                                            Foto: Solón Rodrigues Almeida Netto/Tokdehistoria.

5. Portalegre

Portalegre é uma cidade localizada na região serrana do nosso estado. Lá você encontrará cachoeiras com mais de 100 metros de queda, mirantes com visual de tirar o fôlego e inscrições rupestres em baixo relevo.
Além disso possui um clima agradável e uma boa estrutura para receber o turista. Fica há 372 km de Natal.

                                                        Foto: FG em Foco
OBS: Gostou das nossas dicas de lugares paradísicos? Acesse  @RNatural_

Economia >> PIB do Nordeste surpreende e cresce 3,7

Resultado de imagem para PIB do Nordeste surpreende e cresce 3,7
A REGIÃO NORDESTE OBTEVE UM EXPRESSIVO CRESCIMENTO DE 3,7% EM 2014 SOBRE 2013, DE ACORDO COM O ÍNDICE DE ATIVIDADE ECONÔMICA REGIONAL DO BANCO CENTRAL, CONSIDERADO UMA PRÉVIA DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB).

Pelo Índice de Atividade Econômica regional do Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno bruto (PIB), agricultura e varejo ajudaram os Estados nordestinos, enquanto a indústria foi a grande responsável pela queda de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; enquanto a região obteve um crescimento de 3,7% em 2014 sobre 2013, o Sudeste amargou recessão de 0,8% no mesmo período 

Resultado de imagem para PIB do Nordeste surpreende e cresce 3,7

A agricultura e o varejo impulsionaram os Estados nordestinos, enquanto a indústria foi a grande responsável pela queda de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Enquanto a região obteve um crescimento de 3,7% em 2014 sobre 2013, o Sudeste amargou recessão de 0,8% no mesmo período.
Em contrapartida, estimativas do setor privado apontam que a economia nordestina pode cair 1,7% este ano – o que seria a primeira queda desde 1998.
Leia aqui reportagem de Denise Neumann sobre o assunto.
Fonte: Brasil 247

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Igreja Católica em Lajes >> Programação da Sexta-feira da Paixão


ATENÇÃO PARA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE... NÃO ESPERE OS SINOS TOCAREM... HOJE É DIA DE SILÊNCIO EM TODA A IGREJA... 

TORTURA NUNCA MAIS >> Livro descreve o que foi o período da ditadura militar no Brasil

Em 1985, ano da redemocratização, o País foi apresentado pela primeira vez, de forma livre e transparente, ao horror levado a cabo nos porões da ditadura militar inaugurada, 21 anos antes, pelo golpe de 1964.

Naquele ano, a Editora Vozes, vinculada à igreja católica, aceitou publicar uma obra definitiva sobre o caráter do regime dos generais: o livro “Brasil: Nunca Mais”, organizado pelos jornalistas Ricardo Kotscho e Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, sob a coordenação de Paulo de Tarso Vannuchi.

O livro é parte de um projeto ambicioso, resultado de uma minuciosa pesquisa sigilosa que produziu cópias 707 processos políticos que transitaram pela Justiça Militar brasileira, entre abril de 1964 a março de 1979, a partir de ações levadas ao Superior Tribunal Militar (STM). 

Ao todo, foram mais de um milhão de páginas analisadas a partir da iniciativa corajosa de dois dos mais importantes líderes religiosos da história do Brasil, Dom Paulo Evaristo Arns, ex-cardeal arcebispo de São Paulo, e o reverendo Jaime Wright, então pastor da Igreja Presbiteriana Unida. 

Foi a partir do Projeto Brasil Nunca Mais que a nação pôde descobrir, horrorizada, que o País havia sido conduzido, por mais de duas décadas, por psicopatas que mantinham centros de tortura nos quais mais de duas mil pessoas, entre homens, mulheres e crianças, foram submetidas a todo tipo de sevícia.

O Projeto Brasil Nunca Mais identificou 444 torturadores – sádicos, estupradores e assassinos – da ditadura, mas estes nunca foram julgados ou punidos, beneficiados pela Lei de Anistia, de 1979, chancelada pelos militares que dela se beneficiaram. 

Entre as práticas usuais das bestas feras pagas pelo Estado para trucidar brasileiros e brasileiras, constavam as seguintes formas de tortura, segundo o Brasil Nunca Mais:

Coações morais e psicológicas
- Ameaça de violação sexual, ameaça de afogamento, ameaça de cortar orelha ou de cortar seios, cuspes no rosto, danças com urnas mortuárias;

Coações físicas
- Pontapé, pancada nos lábios com mangueira, palmatória, choques elétricos, murros, sevícias, tortura na frente de familiares, ácido no corpo; 

Violência sexual
- Estupros coletivos, introdução de objetos no ânus (velas, baratas e bastões de choque), órgãos genitais furados com agulha, esmagamento de pênis e testículos; 

Castigos com instrumentos
- Alicate para apertar e arrancar as unhas, cortes com giletes, marteladas nas juntas do corpo, queimadura de cigarro e com maçarico, canivete por baixo das unhas; 

Tortura com aparelhos mecânicos
- Corda amarrada no pescoço e nos testículos, pau de arara, suspensão pelos pés com os braços suspensos, suspensão pelos punhos com argolas, braços amarrados para cima nas grades;

Tortura com aparelhos elétricos
- Cadeira do dragão (cadeira de madeira com assento metálico para aplicação de choques elétricos), choques elétricos no ânus, seio e vagina;

Tortura contra sinais vitais
- Afogamento, asfixia, esponja de água na boca, sal grosso na boca; 

Torturas complementares 
- Água e sal para piorar o choque, ambiente gelado depois de uma sessão de espancamento, injeção de éter, sabão nos olhos; 

Torturas atípicas
- Uso de baratas, ratos e cobras para amedrontar a vítima, ingestão de fezes, urina e água da privada.

Para acessar os arquivos do Brasil Nunca Mais: http://bnmdigital.mpf.mp.br/

Fenômeno natual >> Eclipse lunar ocorrerá hoje, dia 04 de abril

Resultado de imagem para Eclipse lunar no dia 04 de abrilOcorrerá no dia 04 de Abril de 2015 – Isso acontece porque a Lua entra na chamada zona de sombra, ou  a famosa penumbra da Terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante alguns minutos, os eclipses sempre ocorreram e continuarão ocorrendo. Esse eclipse será visível em grande parte da Ásia, Austrália, grande parte da América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico, Antártida. Este será o terceiro dos quatros que estavam previstos para 2014/2015. O eclipse terá aproximadamente 3 horas e meia de duração. A tétrade de eclipses é relativamente rara: no século XXI haverá oito delas, sendo a que termina no dia 28 de setembro a segunda — a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033.
Acre será o agraciado a ver o fenômeno que está previsto para começar as 04:01 da manhã (horário local). Agora no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o eclipse se iniciará às 05:01. Já Santa Catarina, São Paulo, Brasília, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amapá, observarão o Eclipse penumbral às 06:01 da manhã. Nos restantes dos Estados não será possível observar o fenômeno, lembrando que estará na fase penumbral. A altura da Lua em quase todos os estados, com exceção do Acre, estará acima dos -30º, o que inviabiliza totalmente a observação.

ABAIXO, A ROTA PREVISTA

Como se pode observar, a rota não é interessante para o Brasil, entretanto, boa parte da Ásia-Pacífico e Oceania, poderão observar um Eclipse Lunar Total. O próximo de máxima magnitude que irá aparecer nos céus do nosso País, será no dia 27 de setembro, e finalizará a tétrade prevista.