sábado, 25 de agosto de 2012

É hoje...

 Hoje será realizado o primeiro clássico do nosso futebol pela série B. América x ABC jogam no estádio Nazarenão.

Com o ABC na parte de baixo da tabela e o América na parte intermediaria o jogo promete.

Mesmo com as duas equipes vivendo um momento não muito bom dentro da competição nas últimas rodadas, continuo acreditando que o América tem um melhor elenco, contudo, não arrisco dizer que o clube rubro seja o favorito.

Tenho certeza de que teremos um grande clássico, pois nem um dos dois pode perder.
Aliás, o empate será um péssimo resultado para ambas as equipes. 

Economia >> Minério do Seridó Potiguar será exportado para China


 

Fonte: Nominuto.com



O ferro que vem do município de Cruzeta, que fica na região Seridó do estado, será exportado para a Ásia. O navio japonês Nord Sincere chega a Natal neste sábado (25) e ficará na cidade durante cinco dias, pois é o tempo que vai durar o transporte do minério. Depois, vai viajar com destino a China.

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) quer evitar que o material, que pertence à empresa Susa Mineração, polua o meio ambiente e por isso que vai demorar dias para colocá-lo no navio.

Esse é o 1º carregamento de minério de ferro do ano e o 3º feito pelo Porto de Natal. O 1º carregamento deu-se em outubro de 2011, quando foram carregadas 31.012 toneladas e o 2º em dezembro de 2011, com carregamento de 35.054 toneladas.

Serão carregadas 30 mil toneladas de ferro e a operação do transporte dele acontece em várias etapas. Na primeira, o minério chega ao terminal portuário através de carretas e é armazenado na retroárea.

Orelhões da Oi farão ligações gratuitas


A falta de orelhões e o grande número de aparelhos quebrados e sem funcionamento no País levaram a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a determinar que as chamadas locais de fixo para fixo a partir de orelhões da Oi – em 2.020 municípios – sejam gratuitas até que os problemas sejam resolvidos. A lista, que contém 63 municípios do Rio Grande do Norte, não inclui Natal.

Para usufruir da gratuidade – que começa a valer no dia 30 de agosto – o usuário deverá apenas digitar o número do telefone fixo. “Os orelhões deverão funcionar mesmo sem o cartão telefônico. Caso a pessoa insira o cartão no aparelho, esse não poderá queimar os créditos”, explicou o superintendente de Universalização da Anatel, José Gonçalves Neto.

Segundo ele, em 1.724 desses municípios o problema são os orelhões quebrados. Nesses casos, a gratuidade poderá ser encerrada após o dia 30 de outubro, caso a Oi alcance pelo menos 90% de funcionalidade desses equipamentos. Hoje, esse índice está em 86%.

Já nas cidades restantes – espalhadas em 21 Estados -, o problema é a falta de orelhões para o atendimento da população. Nessas localidades, a gratuidade da Oi deverá durar pelo menos até 31 de dezembro.


Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Manifestantes vaiam governadora em Currais Novos


Com alto índice de desaprovação popular à sua gestão, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) começa a enfrentar protestos da população. Ontem, ao cumprir agenda no município de Currais Novos (Região Seridó), a democrata foi recebida com vaias, por manifestantes locais. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama (PTB), que acompanhava a chefe do Executivo, também foi alvo dos protestos.
Rosalba Ciarlini e Benito Gama foram à cidade para assinar um protocolo de intenções com a Mineração Currais Novos, que inicia a segunda etapa do projeto de beneficiamento para a unidade de processamento de minério de scheelita. A agenda administrativa acabou se tornando um problema político. Os protestos chamaram mais atenção do que o ato em prol da economia do município e do estado.

Os manifestantes vestiam preto, simbolizando luto pela situação em que se encontra o governo. Nas faixas empunhadas por eles, cobranças e críticas aos serviços prestados pelo governo do estado. Segundo os manifestantes, esses serviços,considerados essenciais, não funcionam em Currais Novos. Durante o protesto, foram gritadas palavras de ordem contra o secretário. A expressão usada era "fora baiano", pelo fato de Benito ter vindo da Bahia.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mário Madruga é o novo prefeito de Lajes

                                                      Mário no discurso de posse

Com o mandatos do prefeito Benes Leocádio cassado pelo TRE, por infidelidade partidária – trocou o PP pelo PMDB -, assumiu hoje (24) o comando do município de Lajes o vice-prefeito Mário Sérgio de Holanda Madruga, 30 anos.

 Foi empossado pelos vereadores, na Câmara Municipal.

Juramento e pronunciamento, Mário, para por fim às especulações, afirmou que não promoverá mudanças.

Advogado e produtor rural, Mário Madruga foi eleito vereador em 2004 e vice-prefeito de Benes nas eleições de 2008.

Mais notícias no Twitter da Abelhinha - Jornal Tribuna do Norte

Alinhamento político dos dirigentes partidários no município de Lajes




Em virtude do atual contexto político de nosso município, achamos conveniente republicar a matéria abaixo, (extraída do Blog Um dedin de prosa), para um melhor entendimento dos nossos leitores, porém, mostrando de forma séria, ética e qualificada o que realmente está em jogo nesse pleito.

Segue  a matéria:

Há duas vertentes teóricas na Ciência Política bastante conhecidas dos pesquisadores cujas bases são os ‘partidos políticos’. A primeira segue a corrente de pensamento institucionalista procurando nas instituições a razão para o funcionamento da democracia. 

A segunda é a culturalista que busca ver a política e a democracia não apenas como uma composição das instituições, mas como algo que toma corpo a partir de sua base… Levando em conta cada cidadão ou eleitor.

A análise abaixo leva em conta a abordagem culturalista por entender que em espaços urbanos menores ela é mais aplicada, uma vez que, cada pessoa serve como uma unidade-base da política, já que são os indivíduos que formam os partidos, escolhem seus governantes, entre outros.

Assim sendo, a questão que se coloca é: passada as convenções partidárias, como estão organizados os atores políticos locais no município de Lajes? Levando em conta o espectro político ideológico, partidário, qual o posicionamento dos atores, dirigentes partidários, frente às duas linhas de posicionamento político nacional (PT – base aliada X PSDB e DEM)?

O diagrama “Alinhamento político dos dirigentes partidários no município de Lajes” (reproduzido aqui na Figura abaixo), busca responder às questões acima e fornecer evidências para algumas reflexões sobre o papel desses atores na organização partidária do território frente ao desenho partidário nacional (PT x PSDB).

Nos chama a atenção o novo posicionamento do PT local que sai do alinhamento que seguia uma lógica partidária nacional e que agora se desloca para a ”direita”. Com isso, o partido passa a ser dirigido pelos atores partidários com orientação conservadora e alinhado ao DEM e PSDB.

Essa engenharia de comandar sem pertencer ao quadro de filiados do PT se deu via o estabelecimento da relação de “parentesco”.

Nonato Santos que surgiu na política há mais ou menos 10 anos, já foi vereador e militante do PV (penúltimo partido antes de entrar no PT) é filho de Eliana (atualmente filiada ao PMN) e que já fez de tudo para ser prefeita ou garantir sobrevivência aos membros de seu grupo que, por ora, estão espalhados pelo PV, PMN, PSD, DEM, e agora PT.

Outro fato que merece destaque  nessas eleições é o isolamento dos Democratas que fica de fora das composições políticas locais. A explicação é simples: com vista a atrair o PT para a oposição era razoável, para Edivan e Eliana, alijar o partido do DEM como forma de garantir a adesão dos ‘petistas’. Por sua vez, o grupo dirigente petista, movido por interesses particulares, não fazia questão do alinhamento do grupo com o DEM estadual (Lê-se: Rosalba, Betinho Rosado e José Agripino). A exigência era somente local.

Isso confirma a tese de que interesses privados contaminaram a linha ideológica do petismo local fazendo-os aliados de grupos com plumagem “demotucana”.

Agora, como justificar aos petistas descontentes o alinhamento do partido com a direita conservadora? E ainda, como explicar a possibilidade de perda de dois mandatos conquistados na eleição passada? A resposta cabe somente ao grupo dirigente.

Esse caminho pode sair muito caro para o partido. De toda maneira, demonstra o desconhecimento total da arte política. Ceder o espaço legislativo para Edivan e Eliana, com amplas condições de renovar as duas vagas e poder ampliar o espaço de intervenção nas políticas públicas implementadas no município, em troca de uma candidatura majoritária fracassada, abandonada pelo DEM, PMN e PTB, pode não ter sido uma boa estratégia.

Por fim, um ‘dedin’ de prosa acerca do PSDB, representado pelos irmãos, Loudinha e Manelzinho de Pipiu. Como já foi dito em outro artigo anterior, faltou ao PSDB perceber a leitura do jogo ao longo das conversas dentro do grupo da oposição.

O PT movido por “razões que a própria razão desconhecia” buscou o PT estadual que de última hora aprovou uma resolução que permitia ao PT de Lajes, com exclusividade, se aliar ao PSDB. Mas, os “tucanos”, também, tinham olhos somente para a majoritária e aí comprou briga com o PT. Briga de cegos perdidos! Aí ficou difícil.

Passada a convenção, o PSDB quis recuar da majoritária e aí não era mais interessante para Eliana e Edivan. Por que? Porque Lourdinha podia ser uma ameaça na proporcional. E aí Nonato segurou a ata e o grupo petista, seguindo orientações (Eliana??, Edivan??) não quis conversa nem com o PSDC (Sansão), nem com o PSDB. Argumentava: chegaram tarde! Na verdade, se a direção petista já não considerava mais como necessário o embate político com o  ”velho conservadorismo” de Edivan e Eliana; se fez a direção estadual abrir uma exceção e autorizar uma aliança do partido com o tucanato; poderia ter se reposicionado no tabuleiro da disputa quando procurado pelo PSDB/PSDC. Não seria de todo ruim para o PT (pensando no espaço legislativo) se tivesse refeito com o PSDC e PSDB uma aliança na chapa proporcional com Lourdinha na disputa. Sansão poderia ser o vice. No mínimo, garantiria uma vaga e a outra seria objeto de disputa entre Fábia e Eliana numa chapa PTB e PMN.

À guisa de conclusão podemos afirmar que a falta de perspectiva dos grupos de Edivan e Eliana na disputa majoritária, os levaram a buscar ocupar o legislativo e apear o PT e o PSDB na cabeça alijando-os da disputa pelo espaço legislativo.

Diagrama: alinhamento político dos dirigentes partidários no município de Lajes

Fátima empenhada no projeto de construção do ‘Memorial Paulo Freire’

A UFERSA é responsável pela elaboração do projeto de Criação do Memorial, cujo investimento é na ordem de R$ 3 milhões.

No minuto.com, com informações da Assessoria

Na manhã desta quarta-feira (22), a deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve na Petrobras, onde participou de reunião sobre a criação do Memorial Paulo Freire no Campus da UFERSA em Angicos.

Por considerar que o Campus de Angicos está instalado na cidade palco da experiência pioneira do educador Paulo Freire no campo da alfabetização de adultos, conhecida como “Às 40 Horas de Angicos” e considerando que em 2013 serão comemorados os 50 anos de seu trabalho no combate ao analfabetismo, a UFERSA elaborou o Projeto de Criação do “Memorial Paulo Freire”. A previsão de investimento é na ordem de R$ 3 milhões.


Câmara aprova liberação de R$ 688 milhões para municípios atingidos pela seca

Desse total, R$ 400 milhões serão direcionados para ações diretas de ajuda às vítimas, como aquisição de agasalhos, alimentos e abrigos emergenciais.

Por Ariston Bruno, Com informações da Câmara Federal


 



A Câmara dos Deputados Federais aprovou a MP 569/12, que concede crédito extraordinário de R$ 688 milhões para atender às populações de municípios do Nordeste atingidos pela seca e de outras regiões que sofreram com chuvas intensas. Valor será distribuído entre Ministério da Defesa, Integração Nacional e Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Desse total, R$ 400 milhões caberão ao Ministério da Integração Nacional para ações diretas de ajuda às vítimas, como aquisição de agasalhos, alimentos e abrigos emergenciais, além de distribuição de água em carros-pipa.

Outros R$ 50 milhões serão destinados ao Ministério da Defesa para custear ações de defesa civil nos municípios com situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal.

A Medida Provisória também prevê R$ 238,5 milhões para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o objetivo de garantir o acesso a creches para 350 mil crianças de 0 a 4 anos de idade em extrema pobreza, beneficiárias do Bolsa Família.

Obrigatória, a transferência desses recursos tem origem na Medida Provisória 570/12 e será realizada com base na quantidade de matrículas apurada pelo Censo Escolar da Educação Básica. Em 2012, a ajuda será de 25% do valor anual mínimo por aluno da educação infantil. A partir de 2013, será de 50% desse valor.

A matéria foi aprovada em votação simbólica e será encaminhada para análise no Senado

É amanhã…



E finalmente amanhã será realizado o primeiro clássico do nosso futebol pela série B. América x ABC jogam no estádio Nazarenão.

Com o ABC na parte de baixo da tabela e o América na parte intermediaria o jogo promete.

Mesmo com as duas equipes vivendo um momento não muito bom dentro da competição nas últimas rodadas, continuo acreditando que o América tem um melhor elenco, contudo, não arrisco dizer que o clube rubro seja o favorito.

Tenho certeza de que teremos um grande clássico, pois nem um dos dois pode perder.
Aliás, o empate será um péssimo resultado para ambas as equipes. 

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mário Madruga assume Prefeitura às 9h desta sexta


Em substituição ao prefeito Benes Leocádio que teve a perda do mandato no último dia 30 de julho em decisão da TRE, o seu vice, Mário Sérgio de Holanda Madruga, será empossado pelos vereadores na manhã desta sexta-feira, dia 24 na Câmara Municipal.

O ato, inédito, no município de Lajes, entra para história porque após quase trinta anos a Prefeitura terá até o dia 31 de dezembro deste ano um novo administrador. Para acabar com as especulações de que poderia haver uma administração isolada do prefeito Benes, Mário Madruga afirmou em atividades politicas que estes dias que passará a frente do executivo não terá mudanças, tudo continua como esta.

Mário Madruga tem 30 anos de idade, é casado, tem uma filha, é advogado, empresário, produtor rural, foi eleito vereador em 2004 e vice-prefeito de Benes nas eleições de 2008.

Fonte: Blog do Robson Cabugi

Economia Índice de emprego no Brasil registra avanço de 49%

De acordo com o International Business Report (IBR) 2012, pesquisa da Grant Thornton International, o índice de emprego no Brasil apresentou no segundo trimestre de 2012 uma elevação de 23 pontos percentuais (49%) em relação ao mesmo período do ano passado (26%), resultado bem acima da média global de 27%.  Em relação ao primeiro trimestre do ano, o aumento foi de 11 pontos percentuais. O resultado colocou o Brasil na 3ª posição do ranking mundial anual dos países que mais contrataram. A pesquisa engloba mais de 11.500 empresas privadas em 40 países.

"O dado reflete uma redução da informalidade no País além de criação de novas empresas e expansão de outras. O governo tem fechado mais o cerco para controlar essa economia paralela", comenta Antoniel Silva, diretor da área de Gestão e Pessoas da Grant Thornton Brasil.

O País ficou atrás apenas do Peru (64%) e da Índia (57%). Ainda entre os países onde os empresários mais contrataram estão o Chile e Turquia (Ambos com 56%) e Malásia (50%). Na contramão, países como Grécia (-33%) e Espanha (-18%) infelizmente ainda não tem melhorado o panorama de emprego local. 

Regionalmente, a América Latina (42%) e os países da ASEA (Associação das Nações do Sudeste Asiáticos) foram os locais onde os empresários mais contratam, de acordo com os dados do segundo trimestre do IBR, seguidos pela América do Norte (35%) e pelos países do BRIC (Brasil, China, Rússia e Índia) (30%).

Os setores que mais contratam foram o de fornecimento de eletricidade, gás e água (45%), Saúde (42%) e educação e serviços sociais (39%). O segmento hospitalar foi o que menos empregou no segundo trimestre de 2012 (6%), seguido pelo segmento de agricultura (20%) e serviços profissionais (19%).
 
Fonte:Jornal Tribuna do Norte

Agricultores são beneficiados com retroescavadeiras do PAC 2


Agricultores são beneficiados com retroescavadeiras do PAC 2  
Equipamentos melhoram condições das estradas para que produtores transportem seus produtos


Fonte: secom.gov.br

Agricultores familiares de municípios que receberam as primeiras retroescavadeiras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) contam agora com estradas vicinais em melhores condições para escoar seus produtos. “Havia uma grande necessidade de recuperar as estradas. Áreas ficavam alagadas quando chovia e o acesso a algumas propriedades, impossibilitado”, relata o agricultor familiar Antônio Redondo, 59 anos, morador de Trindade do Sul, a cerca de 400 quilômetros de Porto Alegre (RS). “Com a chegada do equipamento, o tempo de transporte diminui e qualquer veículo entra nas propriedades sem dificuldade”, diz Redondo.
  
Extremo sul - As estradas vicinais de Jaguarão, município gaúcho localizado no extremo sul do País, também estão mais acessíveis, diz a agricultora Claudete Ferreira Dutra Moraes, 42 anos, da Comunidade de Charqueadas. “Além de melhorá-las, as máquinas são usadas para abrir açudes, o que ajuda a enfrentar a seca. A água armazenada é utilizada nas plantações e serve para matar a sede dos animais”, relata. Claudete, que é filha de agricultores, mora com a família em uma área de sete hectares adquirida por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Máquinas beneficiam 60 milhões de pessoas
No primeiro semestre de 2012, para fortalecer a agricultura familiar brasileira, foram entregues 1.275 retroescavadeiras a 1.299 municípios de 26 unidades da Federação (a exceção é o Distrito Federal). A ação, feita dentro do eixo Transportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), beneficia mais de 60 milhões de pessoas, entre as quais 3,5 milhões de famílias de agricultores familiares que vivem em municípios com até 50 mil habitantes e que ficam situadas fora de regiões metropolitanas.

Em um primeiro momento, foram injetados R$ 211 milhões na compra de máquinas que já foram entregues. Das 1.275 retroescavadeiras, 135 foram para a região Norte, 505 para o Nordeste, 275 para o Sudeste, 227 para o Sul e 133 para o Centro-Oeste. Agora, o governo federal vai universalizar a ação e atender todos os municípios brasileiros de até 50 mil habitantes e que estão fora de regiões metropolitanas. Serão doadas outras 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras.

O cadastramento para participar do processo de aquisição pode ser feito pelas prefeituras até 18 de setembro no portal do MDA.

NATAL AGORA FAZ PARTE DO GOOGLE STREET-VIEW

A cidade de Natal passou a integrar o serviço de mapas do Google Street-View desde o último dia 14 de agosto.
Já no início do ano, o veículo que faz o mapeamento fotográfico das ruas via satélite, foi visto circulando em Natal.
O objetivo da inclusão da capital potiguar deve-se ao fato de ser uma das sedes da Copa do Mundo FIFA 2014, como também das metas da empresa norte-americana em mapear 90% das ruas do Brasil.
Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo.
Atualmente, 1 bilhão de usuários acessam o Street View mensalmente. Este número ainda pode aumentar, já que só foram capturados, até o momento, oito milhões de quilômetros, de três mil cidades, em 40 países.
 
Fonte: Blog do Geotrilhas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Palavra zero >> Governo do RN engana proprietário e batalhão pode ser despejado


Definitivamente, honrar a palavra e cumprir compromisso não são o forte do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). O 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Mossoró, volta a ser ameaçado de despejo por falta de pagamento do aluguel do imóvel.

O prédio que sedia o batalhão – inaugurado  ano passado – está há um ano sem cobertura da locação, firmada no valor de R$ 7,5 mil/mês.

Este Blog denunciou o descaso com uma postagem no dia 13 de junho (veja AQUI), detalhando a situação: “Batalhão pode ser despejado devido ‘calote’”.

Menos de 72 horas depois (dia 16, um sábado), o Estado anunciou que fizera acordo com o locador e tudo seria saneado em poucos dias. Pura balela.
Nadica

Agora pela manhã, na Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Jório Nogueira (PSD) afirmou que nada foi saneado. Confirmou valor de aluguel e investimento inicial de R$ 15 mil do proprietário Assis Barbosa para acomodação dessa unidade militar, mas que nunca teve qualquer ressarcimento do que fizera e pela locação.

O parlamentar relatou que a governadora comprometeu-se pessoalmente com o pagamento, em conversa com Assis Barbosa. Até o momento, nadica de nada do que ela avalizou foi levado a termo.

O dono do imóvel está desapontado, mas acionou advogados para retomá-lo judicialmente – disse Jório.

A imprensa ligada ao governo chegou a publicar reportagem no dia 16 de junho (veja AQUI), com o comandante- geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, assinando o novo contrato.

O impasse financeiro seria superado em poucos dias. Passaram-se mais de dois meses e nada.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Dois Meses sem Canindé Silva

Por Fátima Cardoso

Completamos dois meses sem Canindé Silva. Se estivesse ainda entre nós, nosso militante e diretor estaria hoje fazendo os ajustes de como seria a mobilização no final de semana. Seu trabalho incansável não pode ser substituído. Ao longo desses dois meses tentamos ser ao menos um pouco dele. Segue a luta sem sua presença. Mas seguramente não haverá substituição e sim acomodação e novas lideranças que surgirão, para ampliar as mãos dos que constroem.


Na Central Cabugi a falta. No SINTE a ausência permanente. Mas uma imagem fica entre nós: o seu sorriso. Ficam também suas lições de coragem e desprendimento. Viva! Viva quem para nós nunca morreu. A saudade de quem viajou para uma longa e misteriosa jornada. Férias de quem pouco gozou neste plano. Vigilância aos seus bons conselhos para nunca perdermos a esperança na luta. Vamos continuar lutando! Fica o mistério e a sua presença sempre entre nós.

Educação >> Investimentos e cotas podem melhorar o Ideb

CNTE Informa 631

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2011, mesmo indicando uma trajetória estabilizadora no aproveitamento dos anos finais do fundamental e no ensino médio, revelam uma constante evolução no processo de alfabetização das crianças que passaram a frequentar a escola após 2005, o que certamente fortalecerá o Ideb nos próximos anos, caso os investimentos públicos priorizem todas as etapas do nível básico.

Já o menor crescimento do Ideb a partir do 5º ano do fundamental, incluindo o ensino médio, tem pelo menos dois fatores a serem considerados. O primeiro, é que os resultados se baseiam em avaliações de estudantes que, em 2005, no caso das redes públicas, tiveram média de 3,6 pontos no 1º ciclo do fundamental; ou seja, esses estudantes continuam carregando as deficiências ao longo dos anos. Segundo, que as redes públicas não têm feito seus deveres de casa, no que diz respeito ao cumprimento de legislações educacionais - a exemplo da Lei do Piso do Magistério - e da aplicação eficiente dos recursos provindos dos fatores diferenciados de custo/aluno do Fundeb.

Ainda que tímida, a ajuda do Governo Federal aos municípios, para atender às demandas de creche e pré-escola, já mostra como é importante essa política pública para o desenvolvimento educacional. Mas é preciso que as ações sejam sistêmicas e que cubram todas as etapas e modalidades de ensino, caso contrário o processo tende a ser interrompido, sobretudo no ensino médio, que também conta com problemas de atratividade de seu público alvo.

Por sua vez, a etapa média foi a que apresentou o pior rendimento no Ideb, incluindo a rede particular. E isso aponta para duas necessidades, ao menos:
  1. investir em diferentes ofertas de ensino médio, com vistas a atender diversamente os interesses da maior parte dos jovens de 15 a 17 anos da faixa etária adulta, que não concluiu o ensino regular na idade apropriada e que hoje tenta fazê-lo no período noturno. Para esta última, é preciso investir fortemente na opção integrada do ensino médio com a educação técnica-profissional, à luz do Decreto 5.154, pois a possibilidade da qualificação para o mundo do trabalho, aliada à formação humanística, é o diferencial para atrair e manter as cerca de 45 milhões de pessoas que não concluíram a educação básica no país.
  2. assumir a defesa da política de cotas raciais e sociais, contrapondo os interesses econômicos dos empresários da educação que lutam por vias judiciais para derrubar as cotas na educação. Essa política de combate às desigualdades sociais, com foco na inclusão de negros e pobres no ensino superior público, tende a ser uma força social importante para a melhoria da qualidade do nível básico, caso a classe média retorne à escola pública e una-se às classes populares na luta pela qualidade da educação para todos e todas.
Ainda com relação à estrutura do Ideb, a CNTE reitera sua crítica à precariedade diagnóstica da avaliação, que se concentra em resultados de testes padronizados aplicados em realidades social, econômica e cultural diversas. O Índice, além de desprezar outras variáveis da educação - a qual não se resume num simples processo quantitativo medido por notas - também deixa de fornecer leituras objetivas capazes de apontar instrumentos para a superação das defasagens no aprendizado, tornando-o quase acéfalo.

CCN SEDIA A 3ª MOSTRA DE DANÇAS POPULARES

 
O Complexo Cultural de Natal, localizado na estrada da Redinha, sediará no próximo dia 25 de agosto, a 3ª Mostra de Danças Populares.

O evento contará com apresentações artísticas de vários grupos de danças populares da capital e interior, sendo abertas as inscrições para novas apresentações até o dia 24 de agosto.

As apresentações terão início a partir das 19h:00 com entrada gratuíta.

Maiores informações pelos telefones (84) 8801-2290 ou (84) 9638-4377.

Natalenses podem pedir telefone com tarifa social

As famílias de baixa renda já podem ter acesso a telefone fixo residencial mais barato. Já está disponível para acesso da população de baixa renda a Telefonia Popular. Trata-se de uma linha de telefone fixa residencial com condições especiais de contratação e tarifa reduzida, destinada à famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas.

"Com a Telefonia Popular, uma família de baixa renda inscrita no Cadastro Único paga, por mês, apenas um valor entre R$ 13,00 e R$ 15,00 e tem direito a 90 minutos de ligações locais para outros telefones fixos", explica Gabriela Janilly, coordenadora do Cadastro Único.

O valor da assinatura é bem menor do que a antiga Tarifa Social de Telefone (R$ 24,14, com tributos) e do que a assinatura básica residencial convencional (R$ 40,24, com tributos). Além de ser mais barata, a Telefonia Popular também permite que a família tenha controle sobre os gastos com o telefone. 
 
Jornal Tribuna do Norte

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Abutres da mídia visam Dirceu

Fonte: Blog do Altamiro Borges

O único e verdadeiro drama do julgamento do “mensalão” diz respeito a uma coisa que todo mundo já sabe: não há uma única prova contra o ex-ministro José Dirceu na denúncia apresentada ao STF pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. Nada. Nem uma única linha. Nem um boletim de ocorrência de música alta depois das 22 horas. Nadica de nada.

Mas, sob pressão da mídia, o STF tem que condenar José Dirceu.

Pode até condenar os outros 36 acusados. Pode até mandar enforcá-los na Praça dos Três Poderes. Mas se não condenar José Dirceu, de nada terá valido o julgamento. A absolvição de José Dirceu, único caminho possível a ser tomado pelos ministros do STF com base na denúncia de Gurgel, irá condenar seus acusadores de forma brutal e humilhante. Quilômetros de reportagens, matérias, notas e colunas irão, de imediato, descer pelo ralo por onde também irá escoar um sem número de teses do jornalismo de esgoto.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

INCOERÊNCIA POLÍTICA: A imagem diz tudo...

Abraço de Tamanduá: O grupo todo "unido"

Se você é de Lajes e conhece um pouco da história mais recente da política de nossa terra, analise a foto, observe bem os personagens que nela estão (e todos bem juntinhos).

Agora reflita, imagine, pense, lembre...  O que já foi dito e até escrito de negativo por eles mesmos e contra os mesmos.  Será que eles lembram dessa passagem? Ou será que vão dizer agora que “são amigos desde criancinhas”? Ou talvez usem o velho argumento de que na política é assim mesmo...

E no final como isso vai terminar? Façam suas apostas...

Candidatos do PT: Zé Mata e Aldir foram às ruas e realizam grande carreata

Zé Mata acena para populares que foram conferir a sua passagem

Um dos grandes eventos já realizados nestas eleições com candidaturas proporcional foi a carreata dos candidatos Zé Mata que luta pela reeleição e Aldir Ricardo, atual vice presidente do PT e tenta pela segunda vez chegar ao legislativo.

Os postulantes encararam o desafio de levar uma estrutura as ruas, receberam o apoio de familiares, amigos, eleitores e de correligionários do PT como é o caso do vereador Canindé Rocha e do diretor da Escola Estadual Pedro II, Marcílio Moreira que mostraram apoio a Zé Mata e Aldir Ricardo.



Com texto e imagens de Robson Cabugi

Propaganda eleitoral na tv e rádio começa nessa terça-feira


Eles vão entrar em nossas casas, em nossos carros, para tentar nos convencer de que são os melhores, os mais aptos a nos representar, e para isso vão utilizar da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que começa a partir dessa terça-feira (21) e segue até o próximo dia quatro de outubro.

Para o juiz da propaganda no Rádio e na TV, José Paiva Dantas, a propaganda é um momento importante para se debater ideias e mostrar projetos, mas é necessário atenção para que campanha não seja feita de ataques e acusações. Segundo ele, a justiça eleitoral está atenta aos abusos e se necessário será rigorosa para coibi-los.

“Teremos plantões de domingo a domingo. O trabalho de nossa equipe é dar as resposta o mais rápido possível. Além disso, normalmente o candidato com poucos recursos fiscaliza os adversários e isso ajuda o trabalho da justiça”, aponta José Paiva Dantas.

Para a disputa majoritária em Natal, o candidato Hermano Morais (PMDB), segue com o maior tempo na televisão e rádio, cerca de 8min29 segundos. A União Por Natal, do candidato Carlos Eduardo, ficará com 7min26s; Natal Olha Para Frente, que tem Rogério Marinho como candidato, terá direito a 5min39s; o Partido dos Trabalhadores do candidato Fernando Mineiro, terá 5min09s; o candidatos Robério Paulino (PSOL), da coligação frente ampla de esquerda, conta com 1min47s; e Roberto Lopes (PCB), 1min40s.


SINTE RN Gestão Democrática Fóruns da gestão democrática começam na rede estadual

Os fóruns para a gestão democrática da rede estadual começaram. Os primeiros foram realizados nas Direds em Angicos, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.
 

A gestão democrática permite a escolha os diretores e vice-diretores das escolas estaduais pela própria comunidade acadêmica.


Para Vicência Arimatéia, coordenadora de organização do SINTE-RN, a gestão democrática é uma conquista do Sindicato e da comunidade escolar. “É o exercício da democracia dentro das escolas onde votam alunos, pais, professores, funcionários, buscando o melhor para a sua escola”, disse.

Os fóruns continuam de acordo com o calendário abaixo:

Novo currículo do ensino médio poderá ser inspirado no Enem


 


A inspiração deverá vir do próprio Exame, que organiza as matrizes curriculares em quatro grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza.

Por Amanda Cieglinski, Agência Brasil
 
 Após a divulgação dos resultados insuficientes das escolas de ensino médio na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Ministério da Educação (MEC) planeja uma modernização do currículo, propondo a integração das diversas disciplinas em grandes áreas. A inspiração deverá vir do próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que organiza as matrizes curriculares em quatro grandes grupos: linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza. Essa é a divisão que segue a prova, ao contrário do modelo tradicional por disciplinas como química, português, matemática e biologia.

O debate não é novo: no ano passado, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio que propõem uma flexibilização do formato atual. O diagnóstico é que o currículo do ensino médio é muito inchado – em média são 13 disciplinas – o que, na avaliação do secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, prejudica a aprendizagem. “O Enem é uma referência importante, mas não é o currículo, ele avalia o currículo. Mas ele traz novidades que têm sido bem assimiladas pelas escolas”, diz o secretário.

domingo, 19 de agosto de 2012

Reitora da UFRN ressalta papel de Fátima na conquista do curso de Medicina para o Seridó

DSC00628.JPGDSC00586.JPG




Recebido por e-mail
Reitora da UFRN ressalta papel de Fátima na conquista do curso de Medicina para o Seridó

Na manhã desta sexta-feira (17), a deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou da plenária sobre a instalação do curso de Medicina no Seridó. Evento que foi realizado pela ADESE aconteceu no auditório do Fórum de Justiça Amaro Cavalcante, em Caicó.

Na sua fala, a deputada Fátima Bezerra lembrou do seu empenho para incluir o Rio Grande do Norte ainda na primeira fase da proposta de expansão da oferta de vagas do ensino médico. “O Brasil vive nesses 10 anos dos governos Lula e Dilma uma nova realidade. Realidade que nos desafia a avançar cada vez mais. Não iriamos permitir que o Estado ficasse de fora. Dessa forma, em companhia da reitora Ângela, fomos até o MEC onde bati o pé até que fosse dada a feliz confirmação”, disse Fátima.

A reitora Ângela Paiva fez questão de reconhecer a atuação da deputada para a conquista da instalação do curso no Seridó. “Quero de público fazer justiça, pois foi com Fátima que fomos ao MEC para defender que a UFRN não poderia perder essa oportunidade”.

A comitiva também inaugurou o Pavilhão de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ensino Superior (CERES) UFRN – Campus Caicó. Na ocasião, também foi inaugurada a reestruturação e ampliação do Laboratório Interdisciplinar dos Cursos das Licenciaturas em Química e Biologia à distancia. 

A previsão é que as aulas das primeiras turmas de Medicina sejam iniciadas já em 2014.

Evento contou com a presença da reitora da UFRN, Ângela Paiva, além de pró-reitores, professores, estudantes, os candidatos(as) a prefeitos(as), o deputado federal João Maia, demais autoridades da sociedade civil, eclesiástica e política.

Política >> RN é o quarto Estado com mais candidatos à reeleição

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Com 414 candidatos à prefeito, nestas eleições, o Rio Grande do Norte é o quarto estado da Federação com maior número de candidatos à reeleição. No poder, 81 prefeitos estão na disputa tentando garantir um novo mandato - o que representa 81% do total de prefeitos que poderiam se candidatar, de acordo com as regras eleitorais. Dos atuais 167 prefeitos, 100 poderiam  concorrer à releição. A média do RN é maior do que a nacional, que é de 74,8%. Do total de candidatos inscritos nestas eleições, 19,5% estão pleitando a reeleição.  

Fora isso, em todos os estados da Federação, o quantitativo de candidatos a prefeito que já exerceu o cargo nos anos de 1994, 2000 e 2004 é significativo. No caso do Rio Grande do Norte, dos atuais candidatos inscritos, 25 foram prefeitos de 1996 a 1999; 41 comandaram as prefeituras de 2000 a 2004; e 23 exerceram o cargo de 2005 a 2008. Os dados estão no estudo realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ao comparar as eleições de 2000, a primeira com vigência da emenda constitucional da reeleição, e a deste ano, verifica-se que apesar da queda nos números absolutos, houve crescimento percentual no número de inscritos. Este ano, o percentual de candidatos à reeleição, nos municípios brasileiros, está cerca de doze pontos percentuais acima do que foi registrado na eleição de 2000, quando 62% dos prefeitos no cargo disputaram um segundo mandato.