sábado, 11 de outubro de 2014

Um dica importante >> Os motivos pelos quais precisamos reeleger Dilma Rousseff!

Porque agora é a hora de reeleger Dilma Rousseff!

Quem garantiu que 75% dos royalties do Pré-Sal sejam destinados à Educação? E os 10% do PIB? Quem dobrou o número de alunos nas universidades? Quem criou o Pronatec e o Ciência Sem Fronteiras, ampliou o ProUni e o FIES? Dilma Rousseff!

Dilma já fez muito e pretende fazer muito mais pela Educação! Conheça as propostas de Dilma para a área aqui no Muda Mais: http://goo.gl/xGFXJj

Quem garantiu que 75% dos royalties do Pré-Sal sejam destinados à Educação? E os 10% do PIB? Quem dobrou o número de alunos nas universidades? Quem criou o Pronatec e o Ciência Sem Fronteiras, ampliou o ProUni e o FIES? Dilma Rousseff!

Dilma já fez muito e pretende fazer muito mais pela Educação! Conheça as propostas de Dilma para a área aqui no Muda Mais: http://goo.gl/xGFXJj

Preparando-se para celebrar os 25 anos do TBV >> Encontro de Espiritualidade Ecumênica do Brasil e do mundo

Em 21 de outubro, o Templo da Boa Vontade (TBV) celebra seu Jubileu de Prata. O monumento mais visitado de Brasília/DF, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), prepara-se para recepcionar peregrinos com uma programação especial, que terá seu ponto alto no dia 8 de novembro (sábado).

Conhecido como a Pirâmide da Paz, o local fundado pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto, foi aclamado uma das Sete Maravilhas de Brasília. Por singularizar o ideal do Ecumenismo sem restrições, confraternizando seres de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos, além de ateus e materialistas, interessados em um ambiente favorável à meditação e à busca pela Paz, o TBV é um monumento de notável beleza e se tornou referência de peregrinação ecumênica desde sua inauguração.

Tudo no projeto do TBV tem sua razão de ser, unida à proposta irrestritamente ecumênica nela evidenciada. Cada aspecto da obra foi estudado de forma meticulosa, transformando-a em um ponto de encontro da Espiritualidade Superior, da Cultura, da Arte, da Ecologia e da Medicina Científica e Espiritual — as quais estão harmonicamente dispostas para inspirar os mais nobres sentimentos. As medidas e proporções do monumento são ligadas ao número da perfeição, 7, e também ao número 1. Trata-se de uma pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. No seu pináculo encontra-se aquela que é considerada a maior pedra de cristal puro do mundo (aproximadamente 21 quilos).

Exibindo TBV rosa_Foto José Gonçalo.jpg 
Por ser um ícone do setor turístico, o aniversário do Templo da Boa Vontade foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade. Durante o mês de outubro, atrações culturais celebram o Jubileu de Prata do monumento, com muita música, exposições e encontros ecumênicos, sob a égide de seu slogan “Uma Nova Aliança com Deus”.

Você já pode se preparar para esse momento, inscrevendo-se nas Caravanas da Boa Vontade. Informações pela Central de Atendimento ao Peregrino (CAP), pelos tels.: (61) 3114-1070 e 0300 10 07 940 (custo de ligação local mais impostos), ou pelosite www.tbv.com.br. O Templo da Boa Vontade está localizado no SGAS 915, Lotes 75 e 76 — Brasília/DF.

Atenção >> Inscrições para curso de Graduação em Lajes

Cidadania >> Ontem, 10 de outubro, foicomemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.


violencia-contra-mulher-nao-460x250Data foi instituída em 1980; desde então, brasileiras têm vários canais para procurar ajuda em caso de violência

A data impulsiona a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema. No Brasil, as brasileiras e estrangeiras contam com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

O Ligue 180, além de receber denúncias, presta informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de violação de direitos – especialmente os relacionados à violência doméstica e familiar. De janeiro a junho de 2014, aproximadamente 16 mil denúncias de violência contra a mulher foram encaminhadas aos sistemas de justiça e segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

A maior parte da demanda recebida pelo Ligue 180 está relacionada a pedidos de informações. Do total de 265.351 atendimentos registrados de janeiro a junho de 2014, conforme dados apresentados ementrevista pela secretária de Enfrentamento à Violência da SPM, Aparecida Gonçalves, 33,88% foram pedidos de informações  sobre redes de serviços, 31,89% de informações gerais e 16,66 % sobre violência doméstica e familiar. Pedidos de esclarecimentos sobre leis, decretos e direitos da mulher representam um percentual de 15,23% – ou seja, um dado bem próximo da porcentagem de violência doméstica e familiar.

O Ligue 180, transformado em disque-denúncia em março deste ano, mantém parcerias com as secretarias de Segurança Pública estaduais e distrital, além das representações do Ministério Público e a Polícia Federal, o que agiliza o levantamento das denúncias.

Dia Nacional – O 10 de outubro de 1980 foi marcado com um movimento que começou em São Paulo, quando mulheres reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal para protestar contra o aumento dos crimes de gênero em todo o país. A partir daí, a data faz parte do calendário das celebrações femininas no Brasil.

Devido à coragem dessas manifestantes, em 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A legislação é conhecida por 98% da população brasileira e, por causa dela, foi estruturada a rede de atendimento especializada para as mulheres vítimas de violência.

A rede inclui agentes governamentais e não-governamentais formuladores, fiscalizadores e executores de políticas voltadas para as mulheres (organismos de políticas para as mulheres, ONGs feministas, movimento de mulheres, conselhos dos direitos das mulheres etc.). Conta com serviços/programas voltados para a responsabilização dos agressores; universidades; órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis pela garantia de direitos. Além de serviços especializados e não-especializados de atendimento às mulheres em situação de violência.

Prevêem-se ainda 26 unidades da Casa da Mulher Brasileira, local que integrará uma série de serviços em um só espaço.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Eleições no RN >> Cientista político avalia: “Quadro é adverso para Henrique Alves no 2º turno da eleição”

uyo67o6o Cientista político da UFRN prevê que Robinson receba boa parte dos eleitores de Robério Paulino

O cientista político João Emanoel Evangelista, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), avalia que, no segundo turno da disputa eleitoral pelo governo do Rio Grande do Norte, o quadro é adverso para o atual presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, candidato do PMDB, sendo, portanto, favorável ao candidato do PSD, Robinson Faria, que, na sua visão, reúne as melhores condições de se eleger governador no pleito deste ano. Diferentemente das análises que atribuem exclusivamente ao desempenho do candidato do PSOL, Robério Paulino, a realização da eleição em dois turnos, Evangelista destaca a votação de Robinson no primeiro turno como excepcional, diante do gigantismo político e estrutural da campanha de Henrique.

Henrique teve 702.196 votos, contra 623.614 de Robinson. No total, o peemedebista somou apenas 4% de votos a mais que Robinson – percentual muito pequeno. No percentual dos eleitores que compareceram às urnas, Henrique teve 36,29% dos votos, contra 32,23% de Robinson. “Acho que Robinson teve um desempenho muito positivo. Robinson, com todas as dificuldades, poucos apoios políticos locais e toda a fragilidade financeira, teve uma votação espetacular para o contexto”, analisa Evangelista.

Apesar do bom desempenho eleitoral de Robinson, Evangelista considera fundamental a votação de Robério para o quadro de segundo turno. O candidato do PSOL somou 129.616 votos, ou 6,70% dos votos dos eleitores que compareceram às urnas. Na visão do cientista político, o destino dos votos de Paulino será decisivo no segundo turno. “Uma parte desses votos tende a aumentar a abstenção, em geral acontece assim no segundo turno. E o que sobrar de Robério provavelmente vai para Robinson”, diz.

A avaliação de Evangelista se baseia em dados de pesquisas divulgadas no primeiro turno que mostram que os eleitores indecisos têm maior rejeição a Henrique. “Além disso, vi diversos casos de eleitores que manifestaram que iriam votar em Robério no primeiro turno e em Robinson no segundo. Claro que são manifestações individuais, não posso precisar o montante de eleitores com esse perfil. Mas, minha impressão é que uma parte desses votos de Robério tende a ir para Robinson. Mais do que para Henrique”, declara.
Na visão do professor, o debate agora “é saber se esse percentual será suficiente para Robinson virar, ou não”, já que, pela votação em primeiro turno, Henrique venceu o pleito com mais de 70 mil votos a mais que Robinson. “É outra discussão. Mas eu diria que o quadro é mais adverso para Henrique que para Robinson”, afirmou.

ESTRATÉGIA FALHA
Na visão do cientista político, o quadro também tende a ser adverso para Henrique no segundo turno porque a estratégia eleitoral do peemedebista foi totalmente construída em cima da possibilidade de vitória no primeiro turno. “Com um amplo leque de alianças, com praticamente todas as forças políticas do Estado, a estratégia de Henrique era ganhar no primeiro turno. Como não ganhou no primeiro turno, corre risco grande de que tenha um resultado adverso no segundo”, alerta.

Avanço Educacional >> Esse é apenas um dos motivos pelos quais o Brasil vai continuar com Dilma


Dica de Saúde >> 9 Alimentos Para Prevenir Diabetes

Pode algo tão simples como a alimentação controlar os níveis de açúcar e prevenir diabetes? A resposta é SIM. Alguns alimentos estão carregados de nutrientes e substâncias que estabilizam os níveis de açúcar, protegem o coração e os olhos dos efeitos nocifos da diabetes.
 
Estes 9 alimentos podem ser nossos grandes aliados na luta contra a diabetes:
 
 
1- Maçãs 
Em uma importante pesquisa realizada na Finlândia foi descoberto que, graças à quercetina, as pessoas que consumiam maior quantidade de maçãs tinham 20% menos óbitos associados a diabetes e doenças cardíacas. 
 
Se você não gosta de maçãs ou é difícil obtê-las, outras fontes de quercetina, ainda que em quantidades menores, são os vegetais verdes, a cebola, os tomates e as frutas vermelhas. Portanto, crianças, sua mãe está certa. Comam mais verduras!
 
 
 
2- Canela 
Um estudo realizado no Instituto de Nutrição Humana em Maryland, EUA, comprovou que se acrescentarmos meia colher de sopa de canela a nossa dieta diária, as células se tornarão mais sensíveis à insulina. Isso significa que poderão transformar a glucose em energia de forma mais eficiente, mantendo estáveis os níveis de açúcar.
 
Pacientes diabéticos que consumiram canela todos os dias, durante 40 dias, experimentaram uma redução notável dos níveis de açúcar e uma importante melhora em sua condição cardíaca.
 
Não esqueça! Você pode adicionar canela a quase todos os alimentos. Recomendamos tê-la sempre em casa, de modo que, cada vez que você cozinhe, possa colocar um pouco de canela aos seus pratos. 
 
 
 
3- Frutas cítricas
Geralmente, as pessoas que sofrem de diabetes carecem de vitamina C. Por isso, as frutas cítricas, ricas nessa substância e também em antioxidantes, são uma excelente opção.
 
 
 
 
4- Peixes de agua fria
As pessoas diabéticas têm o dobro de possibilidade de sofrer de doenças cardíacas. Por isso, uma dieta rica em ômega 3, conhecido como "gordura boa", pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL)
 
 
 
 
 
5- Alimentos ricos em fibra
Cientistas responsáveis por uma pesquisa na Universidade do Texas descobriram que as pessoas que aumentaram o consumo diário de fibra de 24gr para 50gr experimentaram importantes melhoras nos seus níveis de açúcar.
 
 
 
6- Legumes
Os legumes são um excelente complemento para sopas, saladas e muitos outros pratos. Com baixos teores de gordura e calorias, são excelentes fontes de fibras e proteínas, ajudando a reduzir os riscos de sofrer de diabetes e doenças cardíacas.
 
 
 
 
 
 
7- Chá verde
Diversas pesquisas têm demonstrado que a inflamação crônica causada pelo consumo de comidas com alto teor de gordura, a falta de exercícios físicos e o baixo consumo de vegetais e frutas pode aumentar a possibilidade de sofrer doenças cardiovasculares e sabotar as tentativas do corpo de absorver o açúcar no sangue.
 
Uma solução simples: Beba chá verde e suco de laranja. Ambos estão cheios de substâncias que combatem inflamações.
 
 
 
8- Chocolate amargo
Uma pesquisa realizada na Universidade de Tufts demonstrou que o chocolate amargo pode aumentar a sensibilidade das células à insulina e reduzir o risco de diabetes. O chocolate amargo, especialmente aquele que não passou por vários processos de industrialização, contém substâncias benéficas à saúde, denominadas flavonoides e, diferente do chocolate ao leite, contém baijas quantidades de gordura saturada. Entretanto, o cacau em pó possui maior concentração de flavonoides.
 
 
 
 
9- Vinagre
De acordo com uma pesquisa conduzida na Universidade do Arizona, na qual foram analisados três tipos de indivíduos - pacientes saudáveis, pacientes com sinais de diabetes e paciente diabéticos - o consumo de duas colheres de vinagre antes de cada refeição pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
 
Os resultados: Uma hora depois de tomar as colheradas de vinagre, os pacientes diabéticos apresentaram uma redução de 25% nos níveis de açúcar. Para os pacientes saudáveis ou com sinais iniciais de diabetes, os resultados foram ainda melhores, pois a redução foi de 50% do açúcar na corrente sanguínea.

Outubro Rosa >> Sinais do câncer de mama

Educação >> Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


#SEMANADACRIANÇA

Com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Dilma está investindo de R$ 2,7 bilhões até 2014 em capacitação, material didático e bolsas para cerca de 360 mil professores alfabetizadores. Veja mais: http://goo.gl/onGIR7

O objetivo é que todas as crianças de até oito anos saibam ler, escrever, interpretar um texto simples, somar e subtrair, e ter noções de multiplicar e dividir.

“Estamos formando as bases e os pilares, sobre os quais vamos construir o futuro do nosso país e das nossas crianças. O nosso objetivo é fazer com que todas as crianças do nosso país, sem exceção, sejam alfabetizadas até os oito anos de idade”, ressaltou.

Com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Dilma está investindo de R$ 2,7 bilhões até 2014 em capacitação, material didático e bolsas para cerca de 360 mil professores alfabetizadores. Veja mais: http://goo.gl/onGIR7

O objetivo é que todas as crianças de até oito anos saibam ler, escrever, interpretar um texto simples, somar e subtrair, e ter noções de multiplicar e dividir.

Composição >> Congresso eleito é o mais conservador desde 1964, diz Diap

Plenário do Senado, Congresso NacionalSegundo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, parlamentares conservadores se consolidaram como maioria na eleição da Câmara


Congresso Nacional: levantamento do Diap mostra que o número de deputados ligados a causas sociais caiu

Apesar das manifestações de junho de 2013 - carregadas com o simbolismo de um movimento popular por renovação política e avanço nos direitos sociais - o resultado das urnas revelou uma guinada em outra direção. Parlamentares conservadores se consolidaram como maioria na eleição da Câmara, de acordo com levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O aumento de militares, religiosos, ruralistas e outros segmentos mais identificados com o conservadorismo refletem, segundo o diretor do Diap, Antônio Augusto Queiroz, esse novo status.

"O novo Congresso é, seguramente, o mais conservador do período pós-1964", afirma. "As pessoas não sabem o que fazem as instituições e se você não tem esse domínio, é trágico", avalia.

Ele acredita que a tensão criada pelo debate de pautas como a legalização do casamento gay e a descriminalização do aborto deve se acirrar no Congresso, agora com menos influência de mediadores tradicionais, que não conseguiram de reeleger.

"No caso da Câmara, muitos dos parlamentares que cuidavam da articulação (para evitar tensões) não estarão na próxima legislatura. Algo como 40% da 'elite' do Congresso não estará na próxima legislatura, seja porque não conseguiu se reeleger ou disputou outros cargos. Houve uma guinada muito grande na direção do conservadorismo", diz.

O levantamento do Diap mostra que o número de deputados ligados a causas sociais caiu, drasticamente, embora os números totais ainda estejam sendo calculados. A proporção da frente sindical também foi reduzida quase à metade: de 83 para 46 parlamentares.

Junto com a redução desses grupos, o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a descriminalização das drogas - temas que permearam os debates no primeiro turno da disputa presidencial - têm poucas chances de serem abordados pelo Congresso eleito, que tomará posse em fevereiro de 2015.

"Posso afirmar com segurança que houve retrocesso em relação a essas pautas. Se no atual Congresso houve dificuldade para que elas prosperassem, no próximo isso será muito mais ampliado. Houve uma redução de quem defendia essa pauta no Parlamento e praticamente dobrou (o número de) quem é contra", diz.

Parte consistente do conservadorismo, segundo Queiroz, virá da bancada evangélica. Ele estima que o número de religiosos desta corrente deve crescer em relação aos 70 deputados eleitos em 2010.

"A bancada evangélica vai ficar um pouquinho maior, mas com uma diferença: nomes de maior peso dentro das igrejas para melhor coordenar e articular os interesses desse segmento junto ao Congresso Nacional", diz. Entre essas lideranças, o Diap já identificou 40 bispos e pastores.
 
Militares
O Diap também estima um aumento consistente de policiais e militares eleitos. Queiroz prevê que o aumento de parlamentares com este perfil deve chegar a 30%.

"Esse grupo, necessariamente, vai fazer parte da 'bancada da bala', porque defende a defesa individual", diz, referindo-se ao lobby da indústria armamentista.

A ampliação desse grupo é uma onda que veio na contramão das manifestações populares de 2013. "Isso é produto da alienação. Quem foi para rua, em grande medida, foi pedindo mudanças. Mas sem ter uma liderança capaz direcionar e coordenar (o movimento). Era 'contra tudo o que está aí'", observa.

Queiroz considera que, caso o candidato do PSDB, Aécio Neves, seja eleito, temas como a redução da maioridade penal, considerada uma proposta conservadora, avancem facilmente no Congresso.

"O PSDB perdeu em quantidade (reduziu de 12 para dez o número de senadores), mas é uma bancada que se renova do ponto de vista qualitativo. Só que com viés conservador", diz.

Fonte: Diap

Fiscalização >> Anvisa suspende medicamentos e produtos irregulares

Medicamentos são alvos de fiscalização da Anvisa (Abr)Medicamentos são alvos de fiscalização da Anvisa (Abr)Em resoluções publicadas na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição e o comércio de diversos medicamentos por razões como a falta de registro e resultados insatisfatórios em testes.

Foi determinada a suspensão da distribuição, do comércio e do uso dos lotes do medicamento Arcalion (sulbutiamina) 200 mg fabricados entre 13 de setembro de 2012 e 7 de fevereiro de 2014. De acordo com a Anvisa, a empresa fabricante do produto, Laboratórios Servier do Brasil Ltda, comunicou que os lotes apresentaram resultados fora de especificação, no estudo de estabilidade de longa duração.

Também foi determinada a suspensão da distribuição, comercialização e do uso de todos os lotes do medicamento Usmedina (dipirona sódica) 500 miligramas por mililitro (mg/ml), solução oral, fabricados a partir de 1º de dezembro de 2011pelo Laboratório Usmed. Foi comprovado que o medicamento citado estava sendo fabricado e comercializado mesmo após ter sido interditado cautelarmente pela agência.

Já o produto Mata Mosca, bem como todos os produtos saneantes fabricados pelo Laboratório e Distribuidora Ustok, foram suspensos por não possuírem registro ou notificação na Anvisa. O fabricante também não possui Autorização de Funcionamento.

Por não possuir registro, foi suspenso o Energy Meter 200, fabricado pela empresa Vera de Mattos Vanique Costa - ME. Foi constatado que o produto irregular estava sendo divulgado e comercializado em um site, na internet.

Outro medicamento suspenso foi o lote 245044 do Asetisin (ácido acetilsalicílico) de 500 mg, com 100 comprimidos, por apresentar resultado insatisfatório no ensaio de dissolução. O remédio é fabricado pelo laboratório Pharlab Indústria Farmacêutica. 

(Fonte: Agência Brasil)

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Eleições 2014 >> AGENDA ROBINSON 55, DILMA 13, E FÁTIMA SENADORA

AGENDA ROBINSON 55, DILMA 13, E FÁTIMA SENADORA.

AGENDA – ROBINSON  55

10.10 Sexta - 18h00 Mossoró
                    22h00 Baraúna

11.10 - Sábado – 7h00 Assú – Natal 

CARAVANA DA LIBERDADE

DOMINGO C/ ROBINSON 

9h00 Nísia Floresta
Georgino Avelino
Ares
Goianinha
Canguaretama
Pedro Velho
Montanhas
22h00 Nova Cruz

CARAVANA DA LIBERDADE
DOMINGO C/ FÁTIMA

9h00 São Jose de Mipibu
Monte Alegre 
Lagoa Salgada
Lagoa de Pedras
Brejinho
Passagem
Santo Antônio
22h00 Nova Cruz
AGENDA – ROBINSON 55
10.10 Sexta - 18h00 Mossoró
22h00 Baraúna
11.10 - Sábado – 7h00 Assú – Natal

CARAVANA DA LIBERDADE
DOMINGO C/ ROBINSON
9h00 Nísia Floresta
Georgino Avelino
Ares
Goianinha
Canguaretama
Pedro Velho
Montanhas
22h00 Nova Cruz


CARAVANA DA LIBERDADE
DOMINGO C/ FÁTIMA
9h00 São Jose de Mipibu
Monte Alegre
Lagoa Salgada
Lagoa de Pedras
Brejinho
Passagem
Santo Antônio
22h00 Nova Cruz

Justiça Federal >> MPF inaugura em Assu sua quinta unidade no Rio Grande do Norte

O Ministério Público Federal irá inaugurar, no próximo dia 15 de outubro, a Procuradoria da República no Município de Assu. A unidade será a quinta do MPF no Rio Grande do Norte e vem atender a uma área de atuação que abrange 20 municípios potiguares. A solenidade está marcada para 16h30 e contará com representantes da sociedade, do judiciário, das prefeituras da região e de diversos órgãos convidados.

O prédio que irá receber a PRM Assu se localiza na rua Sinhazinha Wanderley, 912, no centro da cidade, e foi completamente reformado para se adequar à estrutura do Ministério Público Federal, que terá como representante na região o procurador da República Victor Queiroga.

Desde 2013, a PRM Assu vinha funcionando nas dependências da Procuradoria da República em Mossoró. Agora com prédio próprio no Município, conhecido como “Capital do Vale”, o MPF alcança cinco unidades, incluindo a PR/RN (em Natal) e as PRMs de Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

A inauguração marca mais um passo do processo de interiorização do Ministério Público Federal, que com novas unidades se aproxima ainda mais da população para a qual atua, como também permite uma melhor integração com a Justiça Federal, onde tramitam os processos judiciais do MPF. Para o ano de 2015, há previsão de uma nova PRM no Rio Grande do Norte, a ser instalada no município de Ceará-Mirim.

Confira municípios dentro da área de atuação da PRM Assu
Afonso Bezerra
Alto do Rodrigues
Angicos
Assu
Bodó
Campo Grande
Carnaubais
Fernando Pedroza
Galinhos
Guamaré
Ipanguaçu
Itajá
Lajes
Macau
Paraú
Pedro Avelino
Pendências
Santana do Matos
São Rafael
Triunfo potiguar


Assessoria de Comunicação - Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

E o Brasil melhorou >> Gestão Premiada

GESTÃO PREMIADA

O Brasil recebeu um dos mais importantes prêmios da área de gestão pública do mundo.  

O Fórum Interconselhos, do governo federal, foi premiado pela edição 2014 do United Nations Public Service Awards (UNPSA), da #ONU.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento e pela Secretaria-Geral da Presidência, o fórum tem como intuito garantir a participação e o diálogo entre governo e sociedade para o fortalecimento do Plano Plurianual 2012-2015.

A iniciativa brasileira concorreu com outras 704 propostas de 80 países-membros da ONU.

A entrega do prêmio foi realizada nas cidades de Seul e Goyang, na Coreia do Sul.

Leia mais na Agência PT de Notícias: http://bit.ly/1y3rcOo O Brasil recebeu um dos mais importantes prêmios da área de gestão pública do mundo.

O Fórum Interconselhos, do governo federal, foi premiado pela edição 2014 do United Nations Public Service Awards (UNPSA), da ‪#‎ONU‬.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento e pela Secretaria-Geral da Presidência, o fórum tem como intuito garantir a participação e o diálogo entre governo e sociedade para o fortalecimento do Plano Plurianual 2012-2015.

A iniciativa brasileira concorreu com outras 704 propostas de 80 países-membros da ONU.

A entrega do prêmio foi realizada nas cidades de Seul e Goyang, na Coreia do Sul. Leia mais no link: http://bit.ly/1y3rcOo

TJ-SP volta a proibir distribuição de sacolas plásticas em supermercados da capital paulista

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindiplast) e cassou liminar concedida em junho de 2011 que derrubou uma lei aprovada pela Câmara Municipal da capital paulista que proibia distribuição e venda de sacolas plásticas em supermercados da cidade

O julgamento do Órgão Especial aconteceu na última quarta-feira (1º), mas só foi divulgado neste terça-feira. A decisão ocorreu por maioria de votos dos desembargadores.

A proibição de distribuir sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo foi sancionada em 2011 pelo então prefeito Gilberto Kassab (PSD). A medida só entraria efetivamente em vigor em janeiro do ano seguinte, mas o Sindiplast conseguiu uma liminar que derrubou a lei.

O texto aprovado em 2011 pela Câmara Municipal de São Paulo previa, em caso de descumprimento da legislação, multa de R$ 50 a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da loja infratora. A fiscalização seria feita pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Em nota, o Sindiplast diz que “serão tomadas as medidas legais cabíveis, sempre no intuito de defender o direito do consumidor” e que “conforme dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o banimento das sacolas plásticas dos supermercados acarretará aumento de 146,1% no custo mensal das famílias com embalagens”.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Vejam e reflitam sobre esse vídeo >> A forma como es eleitores de Aécio vêm o nordeste e seu povo. A melhor resposta para eles será a reeleição de Dilma

Eleições >> preconceito regional e o ódio aos pobres

Fonte: Site Carta Potiguar 


Nos dias pós-eleições, o destilar de preconceito regional e racismo de classe já nem constitui mais novidade.  Mais uma vez, o bom desempenho do PT nas eleições presidenciais, alavancado pelos expressivos resultados nas regiões Norte/Nordeste – Dilma obteve 50,52% e 59,58%, respectivamente -, trouxe à tona antigos rancores e injúrias contra essas regiões e os mais pobres em geral. A tese da responsabilização e culpabilização dessas regiões e camadas sociais pela vitória e manutenção do PT tornou-se uma constante desde pelo menos as eleições de 2006. Ela não se restringe ao esgoto das redes sociais, muito embora estas sejam as principais protagonistas de propagação das odiosas ofensas e preconceitos. Podemos observá-la, coberta com os devidos disfarces da objetividade jornalística e da constatação empírica, nas páginas dos articulistas nos principais jornais e revistas do país, como é o caso do artigo de Reinaldo Azevedo no qual chama o PT de “partidos de grotões”
No fundo, não há grandes diferenças entre os ataques sórdidos e explícitos disfarçados de desabafos nas redes sociais e algumas ditas análises do mapa eleitoral de distribuição do voto, pois elas compartilham uma mesma motivação de desqualificação e sentimento de indignação contra a cidadania de nordestinos e pobres. Não suportam a ideia de que a cidadania destes, seu voto e suas preferenciais políticas, possua o mesmo valor do que a  cidadania de cidadãos escolarizados, “produtivos” e “pagadores de impostos”. No Brasil, ainda vige de maneira persistente um verdadeiro e profundo ódio à igualdade, produto das feições aristocráticas ainda existentes nas camadas dominantes da sociedade brasileira.

Nesse sentido, o voto dessas regiões e camadas sociais seria tão somente a expressão das mazelas socioeconômicas que as acometem e as tornam docilmente manipuláveis e sugestivas. Na definição do voto, não haveria a atuação de ideais, reflexividade, identificação com projetos, discernimento, todas essas disposições de autonomia pessoal extremamente valorizadas numa ordem social individualista, mas apenas o efeito bruto e tacanho do analfabetismo, da despolitização, da dependência estatal, do clientelismo, da miséria, do oportunismo. Enfim, tudo o que, na mentalidade classista dos que se desejam super cidadãos e reclamam privilégios por sua condição e autoimagem social, representa e significa o atraso, o arcaico, o subdesenvolvido e o parasitismo, velho estigma lançado, por diversas vias, sobre as regiões Norte/Nordeste.

Muito embora, tenhamos aqui a caução ideológica para legitimação e afirmação de antigos estigmas e preconceitos contra o Nordeste, os nordestinos e os mais pobres em geral, porém, no que diz respeito a esta polarização regional e de classe bastante visível na distribuição dos votos, estamos diante de um fenômeno novo, que se articula a uma conflito nuclear da sociedade brasileira, e cujas camadas de preconceito e infâmia somente embotam o seu real entendimento e alcance.

Trata-se de uma mudança recente nas clivagens do eleitorado brasileiro no tocante à identificação e adesão das classes sociais aos projetos políticos em disputa. A tese é do cientista político André Singer, segundo a qual, junto ao lulismo e seu empenho redistributivo, emergiu no Brasil das últimas décadas um novo realinhamento eleitoral cuja expressão ideológica não consiste numa polarização direita/esquerda, mas sim entre ricos/pobres e, por razões históricas e sociológicas de nossa formação social, com forte acento e repercussão regional.

Conforme as pesquisas sobre dados eleitorais de André Singer, a histórica tendência dos mais pobres pelo voto nos candidatos e projetos mais conservadores se rompeu – vale lembrar que, em 1989, Lula perdeu justamente entre os mais pobres e venceu Collor entre os mais escolarizados e na classe média. As dificuldades materiais, simbólicas e sociais que a pobreza impõe para a organização política dos mais pobres, tanto para defender seus interesses, fazendo valer suas vozes na vida pública, quanto para proteger-se dos efeitos de mudanças bruscas, explica o porque da identificação e aliança com os segmentos políticos mais conservadores ou com figuras políticas carismáticas que, do alto, possam realizar as mudanças ansiadas.

Nesse sentido, de acordo com a análise de Singer, os mais pobres, que ele chama de subproletariado, que sempre se manteve distante de Lula, encontrou o presidente operário, a partir do segundo mandato, a concretização de uma expectativa por um Estado que busca, com medidas redistributivas, incluir e melhorar as condições de vida e de acesso à recursos escassos dos mais pobres sem ameaçar de maneira radical, por outro lado, a ordem estabelecida – estabilidade econômica, juros baixos, inflação controlada, e estabilidade política. Os dados e resultados das últimas eleições comprovam o vigor da tese de Singer, assim como a ideia de que o realinhamento eleitoral prescinde agora de uma figura carismática de identificação.

Este realinhamento entre ricos/pobres e a formação de um bloco de poder em que os mais pobres, ainda que não de maneira autônoma e protagonista, assumem um lugar e um poder de decisão nos rumos do país capaz de alçar e pautar seus problemas e expectativas ao plano principal das ações do Estado e da agenda das principais lideranças e forças políticas do país, o que incomoda e machuca duramente aqueles que, por tanto tempo, se acostumaram a conceber somente a si e os seus como cidadãos – como sujeitos políticos e de direitos -, relegando todos os demais à  condição de resto, de excluído, de esquecido, de massa e subcidadão. Assim, é sob esse novo contexto de polarização que novas e antigas tensões afloram e se alimentam, trazendo à luz todas as cisões, desigualdades, as formas de desrespeito e inferiorização naturalizadas e os frágeis consensos normativos sobre o valor da pessoa humana que caracterizam a sociedade brasileira.
_______________________________________________
Abaixo o link para um coletânea odiosa de preconceitos, ignorância e racismos variados, expelida nas redes sociais contra o Nordeste e os nordestinos: http://essesnordestinos.tumblr.com/

NOTA >> Adriano Gadelha agradece os 34.727 mil votos de confiança



O primeiro suplente de deputado federal da Coligação Liderados Pelo Povo, Adriano Gadelha (PT), emite nota em agradecimento aos 34.727 mil votos e o apoio da militância durante essa caminhada.

“Companheiros e companheiras, o sentimento é de enorme gratidão. Pensar no modo como todos se dedicaram à construção desse percurso com garra, alegria e determinação só me leva a constatar que, como canta o Milton "longe se vai sonhando demais...", cada um dos 34.727 mil votos recebidos e a vitória extraordinária da companheira Fátima Bezerra ganham uma importância afetiva e política impossível de quantificar ou descrever. 

Muito obrigado a todos! Sigamos sonhando e lutando juntos; agora para reelegermos a presidenta Dilma e Robinson governador”.

Alerta ambiental >> Ação humana provoca desaparecimento da Caatinga

A Caatinga ocupa 11% do território nacional, está presente em 11 estados

A forma desordenada com que a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, vem sendo devastado ao longo dos anos preocupa cada vez mais os especialista.  A Caatinga ocupa 11% do território nacional, está presente nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais; e abriga uma população de 27 milhões de pessoas, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 de abelhas.
 
O engenheiro Agrônomo, Fabrício Edino Barbosa Jales, formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), revela sua preocupação com esse importante bioma.
 
“A Caatinga existe apenas no Brasil e é um patrimônio muito valioso que precisa ser melhor avaliado pela população e pelas autoridades. É importante que as instituições unam esforços para preservá-la, já grande parte das soluções de desenvolvimento regional passa por esse bioma. É possível conciliar produção econômica e desenvolvimento com a conservação, que resguarda e potencializa o desenvolvimento", afirma. 

Segundo ele, a Caatinga é o bioma brasileiro de mais difícil restauração. As ações de restauração são muito mais caras do que as de conservação, então a conservação é sempre o melhor caminho. No entanto, muitos produtores preferem erradicar a caatinga para plantar pasto, quando poderia plantar o pasto e preservar a vegetação natural, com técnicas simples.
 
Outra saída apontada por Fabrício para a preservação da caatinga seria a criação e gestão de áreas protegidas, fomento à pesquisa, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Espécies animais estão ameaçadas de extinção
 
Além da destruição da vegetação, a ação desordenada do homem nesse bioma tem feito com que alguns animais, como o tatu-bola, espécie exclusivamente brasileira, estejam ameaçados de extinção “Essa espécie é uma bandeira de preservação. A proteção do tatu-bola, de seu habitat, significa a proteção do bioma. O tatu-bola corre sério risco de ser extinto nos próximos 50 anos devido principalmente à degradação ambiental”, alerta Fabrício Barbosa.
 
Segundo ele, a extinção dos animais está associada à existência de núcleos de desertificação na região, áreas com alto grau de degradação ambiental onde o solo está exposto e exibe acentuada erosão, há pouca diversidade biológica e pouca cobertura vegetal. “O polígono de maior risco de desertificação no Brasil está no Nordeste. Por já ser uma região semiárida, a Caatinga é o bioma mais ameaçado pelas mudanças climáticas", alerta.
 
O agrônomo faz alerta sobre a importância das áreas de preservação. “A Caatinga é considerada por especialistas o bioma brasileiro mais sensível à interferência humana e às mudanças climáticas globais. Apesar disso, apenas 7,5% de seu território está protegido em Unidades de Conservação (UCs) e apenas 1,4% dessas reservas é áreas de proteção integral”, enfatiza. A região Nordeste tem 364 reservas registradas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC). Apenas 113 (ou 31%) têm como objetivo proteger a Caatinga, embora esse bioma seja predominante em todo o semiárido brasileiro. “Essa é uma contradição que precisa ser revertida”, afirma.

Fonte: http://www.defato.com/noticias/40586/aa-a-o-humana-provoca-desaparecimento-da-caatinga

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Oportunidade >> Escola Agrícola de Jundiaí inscreve interessados em cursos técnicos

Curso de agroindústria é uma das opçõesCurso de agroindústria é uma das opçõesTerminarão amanhã as inscrições para o processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos a distância na modalidade subsequente ofertados pela Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

São ofertadas 1.145 vagas para os cursos técnicos em Cooperativismo, Comércio Exterior, Agroindústria, Agropecuária e Informática em 11 municípios-polos.

Os cursos ofertados pelo do sistema Rede e-Tec Brasil funcionam de forma semi presencial, através de um ambiente virtual de aprendizagem. Aos sábados, os alunos participam de encontros presenciais nos polos localizados nos municípios de Apodi, Areia Branca, Assú, Caicó, Ceará-Mirim - assentamento Rosário, Monte Alegre, São Paulo do Potengi, Touros, Vera Cruz e na Escola Agrícola de Jundiaí.

Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições nos polos até o dia 8 de outubro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h, onde preencherá o formulário de inscrição. Cada candidato terá direito apenas a uma inscrição. Até o momento foram realizadas cerca de 750 inscrições.

As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro, a partir das 8h nos municípios-polos. O Edital nº 15/2014 e endereço dos polos estão disponíveis em http://www.eaj. ufrn.br/.

Horário Eleitoral >> Campanha eleitoral em rádio e TV deve recomeçar na quinta

Dilma e Aécio terão dez minutos diários, cada um, até o dia 24 - dois dias antes do 2º turno. Até lá, a Justiça Eleitoral pretende fazer ajustes no sistema biométrico de identificação dos eleitores, que gerou atrasos na votação

Superior Eleitoral espera proclamar o resultado do 1º turno na noite de hoje. Candidatos a presidente da República e a governador terão tempos iguais no rádio e na TV
 
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, deve proclamar o resultado oficial das eleições gerais de 2014 na noite de hoje. A partir de então, serão contadas 48 horas para o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno. A propaganda seguirá até 24 de outubro, dois dias antes do pleito.

Até ontem à noite, ainda não havia ocorrido a totalização final do resultado da disputa para a Presidência da República em decorrência de problema com uma urna do município de Guajará (AM). De acordo com o TSE, houve dúvidas devido ao alto índice de abstenções, de 60%.

Os resultados das eleições nos estados serão proclamados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada unidade federativa.

Os candidatos da coligação Com a Força do Povo, Dilma Rousseff (PT), e da coligação Muda Brasil, Aécio Neves (PSDB), disputarão o segundo turno para a Presidência da República, que ocorrerá no dia 26 de outubro. Diferentemente do primeiro turno, eles terão o mesmo tempo de exposição na televisão e no rádio: dez minutos diários para cada candidato em cada meio. A propaganda no rádio se iniciará às 7h e às 12h e na televisão às 13h e às 20h30 (horário de Brasília).

Dia 24 de outubro também é o prazo final para debates com candidatos. Já o sábado 25 é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.

Para os governos estaduais, cada candidato também terá dez minutos de propaganda eleitoral no rádio e dez na TV. Haverá segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal.

Fonte: Jornal do Senado

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Hora de agradecer...

A Alegria Venceu...
Faltam palavras para expressar o sentimento. Foram 808.055 pessoas que livremente exerceram o seu direito de escolher a primeira senadora de origem popular do RN. 
Só posso agradecer a Deus e a vocês que confiaram em mim. Irei cumprir com honra o meu mandato de senadora, mas sem deixar de ser a mesma professora de sempre, que trabalha e irá fazer muito mais pelo RN. 
Muito Obrigada!!!!!!

A Alegria Venceu...

Faltam palavras para expressar o sentimento. Foram 808.055 pessoas que livremente exerceram o seu direito de escolher a primeira senadora de origem popular do RN.
 
Só posso agradecer a Deus e a vocês que confiaram em mim. Irei cumprir com honra o meu mandato de senadora, mas sem deixar de ser a mesma professora de sempre, que trabalha e irá fazer muito mais pelo RN. 

UM CAPÍTULO ESPECIAL: O RESULTADO PARA O SENADO EM LAJES:

  FÁTIMA - 3.894 (65%)
  VILMA - 1.997 (33%)

Obrigada!!!!!!

Trabalhadores >> CUT: entre o 'avanço' e o 'atraso', país terá chance de comparar projetos


freitas.jpg
Presidente da CUT: segundo turno terá  debates entre modelo de sociedade
Presidente da central, Vagner Freitas afirma que Aécio será 'desmascarado' quanto à perseguição a trabalhadores e ao que representa em termos de retrocesso político

O presidente da CUT, Vagner Freitas, considerou normal o resultado das eleições presidenciais e acredita que o país terá agora um "momento extraordinário" para comparar as diferenças entre as candidaturas. E ele não tem dúvidas quanto às possibilidades de avanço ou de retrocesso. "Agora o Brasil tem a possibilidade de debater para onde quer ir. O PSDB já administrou o Brasil e jogou o país numa crise extraordinária. O movimento sindical brasileiro sabe o quanto é prejudicial aos trabalhadores a eleição de uma candidatura vinculada ao PSDB", afirmou.

O sindicalista, que votou ao meio-dia em Sapopemba, zona leste da cidade de São Paulo, avalia que foram para o segundo turno os partidos com maior densidade eleitoral. "Sabemos que existem no Brasil duas forças antagônicas. É um bom momento para a sociedade debater as diferenças entre os projetos."

Ele também considera que a derrota de Marina Silva (PSB) não foi surpresa. Para o cutista, Marina teve um "boom de crescimento" após a morte de Eduardo Campos, mas não apresentava a mesma densidade eleitoral dos dois principais candidatos. "Ela está repetindo mais ou menos a votação que teve quatro anos atrás." Sobre o destino dos votos de Marina no segundo turno, o presidente da CUT acredita que parte significativa pode rumar para Dilma. "Um eleitorado anti-PT já se expressou na votação surpreendente de Aécio", afirma.

O segundo turno, diz Freitas, será uma boa oportunidade para que os eleitores comparem o que foram os anos Lula/Dilma e o governo FHC. "Para saber, por exemplo, por que Minas Gerais rejeita de forma tão contundente o candidato do PSDB. Agora, tem a possibilidade de debater para onde o Brasil quer ir. Vamos desmascarar para o Brasil inteiro a perseguição que Aécio fez aos trabalhadores em Minas, principalmente na educação." Ele lembrou ainda que o atual candidato tucano era presidente da Câmara dos Deputados quando o governo Fernando Henrique apresentou o projeto de flexibilização da CLT – aprovado na Câmara, o texto parou no Senado e terminou arquivado no início do primeiro mandato de Lula.

Já São Paulo é uma "incógnita nacional", diz o presidente da CUT, ao eleger o governador Geraldo Alckmin, em um estado "com estagnação econômica, onde a educação não funciona, a saúde pública não funciona, todos questionam a segurança pública urbana, com crise hídrica". Para o dirigente, "fica claro que (São Paulo) é uma trincheira da direita, protegida pela mídia oficial, que impede que o cidadão possa conhecer as mazelas do estado".

O reconhecimento de um grande trabalho >> Fátima Bezerra é eleita senadora do Rio Grande do Norte com mais 800 mil votos



Pela primeira vez o Partido dos Trabalhadores (PT) venceu uma disputa majoritária em nível estadual no Rio Grande do Norte. A proeza coube à deputada federal Fátima Bezerra, que se tornou a segunda mulher eleita senadora pelo eleitor potiguar.
 
Ela conquistou 808.055 (54,84%) contra 636.896 (43,23%) da vice-prefeita do Natal, Wilma de Faria (PSB).
 
O terceiro colocado foi o professor Lailson (PSOL), que obteve 15.164 (1,03%), e a quarta foi Ana Célia (PSTU) com 13.253 (0,90%).
 
Em Mossoró, Fátima foi a mais votada com 59.726 (69,83%), seguida por Wilma com 23.512 (27,49 %), Lailson 1.177 (1,38 %) e Ana Célia 1.114 (1,30%).
 
Emocionada, Fátima disse que a vitória dela quebra paradigmas na política potiguar. "Foi um dos maiores desafios da minha vida pública. Acho que nossa trajetória política pesou para essa vitória. Esse momento traz um fato novo no Rio Grande do Norte. Pela primeira vez o Senado será ocupado por um candidato que veio do povo", analisou.
 
Dizendo estar vivendo um sonho, Fátima avisou que agora vai se empenhar para eleger Robinson e Dilma Rousseff no segundo turno. "Mas nossa luta não terminou, vamos ajudar a eleger o nosso candidato a governador Robinson Faria e a nossa presidente Dilma Rousseff", declarou.

Resultados das eleições >> Assembleia Legislativa do RN terá renovação de 25%

O deputado estadual mais votado foi um velho conhecido das urnas potiguares, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS). Ele se tornou numericamente o mais votado da história do Rio Grande do Norte.

Ele obteve 80.165 votos e superou o recorde que até ontem pertencia a Robinson Faria, que teve mais de 70 mil sufrágios nas eleições de 2006. segundo colocado foi o ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, que conquistou 63.285 votos.
 
O terceiro colocado foi Hermano Morais (PMDB) com 60.813 votos, seguido de Kelps Lima(SD) com 59.619 votos, Gustavo Carvalho (PROS) 57.646 votos, Ezequiel Ferreira (PMDB) 54.438 votos, Getúlio Rego (DEM) com 52.115 votos, Nelter Queiroz (PMDB) com 51.773 votos, Tomba (PSB) com 48.980 votos e Gustavo Fernandes (PMDB) com 42.975 votos.

Mossoró fica sem membros na Assembleia
O resultado das eleições de ontem trouxe uma grande surpresa para o eleitor mossoroense. Pela primeira vez a cidade ficará sem representação na Assembleia Legislativa.
 
O vácuo será visto a partir de 1° de fevereiro, quando os deputados estaduais tomarão posse. A cidade, que já teve quatro estaduais no final do século passado, agora estará de fora do parlamento estadual.
 
Mesmo sendo a mais votada em Mossoró e ficando entre os 24 primeiros colocados, Larissa Rosado (PSB) não conseguiu ser reeleita.
 
Na capital do Oeste, ela obteve 24.585 sufrágios, mas não repetiu o desempenho de 2010, quando teve mais de 20 mil votos fora da cidade, onde atua politicamente.
 
Caso semelhante ocorreu com Leonardo Nogueira (DEM). A diferença é que o demista reduziu a votação, tanto em Mossoró como nas demais cidades. Ele terminou com menos votos que Galeno Torquato, que teve 12.306 votos na cidade.