sábado, 28 de setembro de 2019

ATENÇÃO VOCÊ QUE CRIA ANIMAIS >> Hoje tem atendimento veterinário particular em Lajes


LAJES, SEUS PERSONAGENS, SUA HISTÓRIA >> Marta Bezerra de Medeiros. Quem foi?

image.png     image.png
Tendo nascida no início do século XX, em Lajes/RN e exercido o magistério a partir de 1932, Marta Bezerra de Medeiros foi protagonista das lutas pela educação de seu município, sendo nomeada professora municipal em uma época em que não existiam escolas municipais nessa região, cruzando-se essa trajetória com momentos da vida de Alzira Soriano, primeira prefeita eleita no Brasil.
Foi encontrado um telegrama, datado de 07 de agosto de 1948, endereçado a professora Marta, proveniente da Presidência da República, no contexto dos anos que marcaram a Redemocratização do país, no século XX. Neste telegrama informava que o Presidente da República, recebeu a carta da professora, submetendo-a à apreciação do Ministro da Educação.
O telegrama assim refere:
Marta Bezerra da Cunha, professora provisória, classe A, com exercício, atualmente, numa escola isolada da cidade de Itaretama, é bem um exemplo a ser apontado do elemento dedicado ao seu mister.

Trabalhando, a princípio, na vila de Pedra Preta, do mesmo município de Itaretama, a contento de todos, num esforço profícuo, não mediu sacrifícios, apesar de os bons fados não a favorecerem. Marta sofre de ataxia locomotora. Conquanto, privada de locomover-se, por essa longa e pertinaz enfermidade, apreciável tem sido a sua cooperação à nobre causa do ensino.

Movida pela angústia do seu estado físico e confiante na generosidade dos grandes corações, teve a feliz idéia de se dirigir ao Sr. Presidente da República, relatando, de modo circunstanciado, numa carta simples, mas cheia de sugestiva sinceridade, a situação aflitiva que a atormentava.

E não se fez esperar o gesto magnânimo do primeiro Magistrado da Nação, concretizado, na oferta patriótica e humanitária, que acaba de fazer à jovem professora da cidade de Itaretama, de uma Cadeira de Rodas, que lhe viesse suavizar as agruras de contingência, que lhe impôs o destino.

Marta Bezerra foi uma professora primária, caracterizada pelo Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, como provisória, classe A, em exercício em uma escola isolada de um município interiorano.

Esses dados revelam aspectos educacionais de uma época em que existia a categoria "provisória" para definir os agentes educacionais. Essa categoria é a que hoje corresponde a substituta, e que naquela época já existia.

Abaixo o Título de Nomeação de Marta Bezerra:
Artigo n°15, item V, do decreto-Lei n°123, de 28 de outubro de 1941, combinando com o artigo 1°, item I do decreto-Lei n°279, de 03 de março de 1944, Marta Bezerra da Cunha para exercer, como professora substituta, o cargo da classe F, da carreira de professor primário - tabela 3. P. P., do quadro único do Estado, da Escola Isolada da Vila de Pedra Preta durante o impedimento da respectiva titular, Maria Hadar Nelson que está frequentando o Curso de Aperfeiçoamento do Departamento de Educação (TÍTULO, 1944).
image.png
Esta tinha sido a primeira experiência da professora Marta como docente pertencente ao quadro Estadual de Ensino. No entanto, ela já era professora pública municipal desde 1932, quando conquistou este espaço a partir das relações políticas que sua família mantinha com os poderosos de seu tempo. Marta tinha apenas 16 anos de idade, mesmo sem o diploma da Escola Normal, compreende que pode ser nomeada para o cargo de professora municipal, mesmo que neste período não existia ainda, no município, esta categoria.
Neste período também, não se era necessário a prática de concurso público para professor. As nomeações para este cargo, eram feitos através de indicações políticas, a partir de promessas de campanha. Os cargos estavam dispostos em um balcão de apostas. Ganharia aqueles que compreendesse melhor o jogo. Marta logo compreendeu. Além do mais, sua família tinha ligações e compromissos com o poder político local. Era filha de fazendeiro e aliado político do Sr. Francisco Leandro da Costa, chefe político local. Sua mãe adotiva era amiga da primeira prefeita eleita de Lajes e do Brasil, dona Alzira Teixeira Soriano. Em parceria conseguiram a nomeação junto ao chefe político regional. Era de se esperar, estavam explícitas as razões que justificariam a nomeação de Marta. Já que naquele contexto não eram o saber ou título que resolveriam a questão. Assim Marta conseguiu sua nomeação, para o cargo de professora da Prefeitura Municipal de Lajes, lotada na primeira escola denominada "Nova Olinda".
A finalidade da nomeação de Marta, era preparar os eleitores, ou melhor, fabricá-los para as próximas eleições municipais, pois os chefes políticos contavam com esta clientela da zona rural, assim Marta assume o cargo e leciona de 1932 até 1945.
Apesar da paraplegia que restringiu seus passos a uma cadeira de rodas por mais de 56 anos, as idéias e ações da jovem professora superavam seus limites. Em 1944 é nomeada para a Escola Isolada da Vila de Pedra Preta, além das turmas de primeira, segunda e terceira série, que funcionava na mesma sala, Marta cria o curso para adultos, se preocupando não só com a alfabetização, mas também com a preparação para o exercício da cidadania, compreendida como igualdade política, econômica, jurídica, social e cultural, como processo de construção social que implica na conquista do direito ao atendimento das necessidades básicas do ser humano. Com cerca de 15 anos de experiência nessa formação, a professora compreendia as necessidades das pessoas adultas de sua região.
Marta era apontada como um exemplo do elemento dedicado ao seu mister, ela exercia a função a contento de todos. Marta ensinava e aprendia com seu aluno. Escutava cada um. Trocava conhecimentos. Rompeu limites. Cria possibilidades a partir da sua impossibilidade física. A cadeira de rodas suviza-lhes as agruras da contingência, que lhe impôs o destino. Suas ações e atitudes revelam que não. Marta produzia sua própria existência. É tão contingente que é nomeada oficialmente Marta Bezerra da Cunha, ao nascer em 1915, mas depois em razão da própria contingência do real que a deixou órfã de mãe, passa a se autodenominar Marta Bandeira da Cunha, em razão da família que a adota, e depois com o casamento, oficialmente, Marta Bezerra de Medeiros. Marta nasceu nos primeiros anos do século XX. Sabe-se também que Marta teve a oportunidade de conviver com Alzira Soriano, a primeira mulher eleita na América Latina, para o executivo municipal, mesmo antes de, no Brasil, oficialmente a mulher conquistar seu direito ao sufrágio, o que ocorreu em 1932. Órfã de mãe, Marta foi doada pelo pai a uma tia.
Marta modificou seu nome em função de particularidades circunstanciais e incidentes individuais. Marta era coerente na incoerência. Ela reinventava-se e recriava-se as práticas pedagógicas de seu tempo. Mesmo paraplégica, isto não era limitações para seus propósitos. Conquistava a confiança de seus alunos. Fez-se bela para vencer o estigma da deficiência física. Aboliu de sua prática os castigos. Quebrou a separação rígida entre professor e aluno. Essa postura, diferente de outras professoras de sua época, fazia com que os alunos desejassem estudar em sua escola.
Os alunos que pensavam encontrar uma professora aleijada, autoritária, monstruosa, encontravam uma jovem, doce, bem penteada, sorridente na cadeira de rodas, com os lábios pintados de batom vermelho, os olhos delineados com lápis escuro e constantemente perfumada. Fazia questão de vestir-se com dignidade e de usar as melhores jóias. Assim o aluno sabia que a priori, iria estudar com uma professora diferente, porque era aleijada, e encontrava uma professora bonita, alegre, carinhosa, sorridente, cheia de pulsões de vida, cheia de desejos de vida. Desfazia-se assim no cogito dos alunos a visão diferente imposta pela deficiência, para instalar-se a visão do diferente imposta pela capacidade, vocação, desejo de vida.
Esta é a história da Professora Marta Bezerra de Medeiros, onde leva o nome de nossa escola. Onde Marta mesmo paraplégica, já fazia a diferença na educação do município de Lajes.
Por isso nosso slogan sempre foi e sempre será: #QUEMFAZMARTAFAZADIFERENÇA!

PELA CONSTRUÇÃO DE UMA VERDADEIRA FRATERNIDADE HUMANA >> Papa chama fiéis de todas as religiões a construir um mundo de paz

O Papa Francisco expressou sua satisfação pela criação de um Comitê de estudos para se alcançar os objetivos contidos no Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum, assinado pelo Pontífice e pelo Grão-Imã de Al-Azhar, em fevereiro passado, nos Emirados Árabes Unidos.
O Documento faz um apelo aos líderes religiosos e políticos "para que se comprometam seriamente na difusão da tolerância, da convivência e da paz", a fim de "acabar com as guerras, os conflitos, a degradação ambiental e o declínio cultural e moral que o mundo vive atualmente”.
Segundo um comunicado divulgado pelo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, nesta segunda-feira, 26 de agosto, "o Santo Padre recebeu com alegria a notícia da iniciativa".
Da mesma forma, o Papa manifestou que, “embora muitas vezes, infelizmente, seja o mal, o ódio, a divisão a fazer notícia, há um oceano oculto de bem que cresce e nos faz esperar no diálogo, no conhecimento mútuo, na possibilidade de construir juntos com os fiéis de outras religiões e com todos os homens e mulheres de boa vontade, um mundo de fraternidade e de paz”.
Além disso, segundo afirmou Matteo Bruni, “o Santo Padre encoraja o trabalho do Comitê para a divulgação do Documento, agradece aos Emirados Árabes Unidos o empenho concreto a favor da fraternidade humana e almeja que se possam multiplicar no mundo iniciativas similares”.
Por outro lado, o Grão-Imã de Al-Ahar, Ahmed Al Tayyeb, também elogiou a formação deste comitê para alcançar os objetivos do Documento sobre Fraternidade Humana.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

SEM ACEITAÇÃO >> Nenhuma Universidade Pública Federal, até o momento, ACEITOU o Future-se.

DIVULGANDO!

Em ação do MPRN, Justiça determina realização de ultrassons para população de Angicos

 image.png
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve uma determinação judicial para que o Município de Angicos disponibilize a todos os cidadãos a realização de ultrassonografias em todas as suas espécies, desde que prescritas por um médico do Sistema Único de Saúde. A sentença do Juízo da Vara Única da comarca é uma resposta ao pedido pelo feito pelo MPRN em ação de obrigação de fazer.
Visando respeitar a repartição de competências do Sistema Único de Saúde (SUS) definidas em lei para o atendimento universal às demandas do setor de saúde, o Ministério Público enfatizou na ação que cabe aos Municípios oferecer aos cidadãos ultrassons de média complexidade, desde que haja indicação médica. Em razão disso, o MPRN pediu que o serviço fosse prestado para todos os moradores de Angicos e, em específico, para uma cidadã que necessitava de USG, doppler venoso e USG e doppler arterial.
Na sentença, a Justiça potiguar considerou que independente da circunstância da divisão administrativa de atribuições estabelecida, o Município assumiu sua responsabilidade, deixando de contestar na oportunidade que foi dada dentro do processo.

GOVERNO FÁTIMA BEZERRA EM MOSSORÓ >> Hoje a Sedraf/RN fará o lançamento o Programa Estadual de Sementes Crioulas

A imagem pode conter: comida
Nesta sexta-feira (27), em Mossoró, a Sedraf/RN irá lançar o Programa Estadual de Sementes Crioulas e relançar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). 
Na ocasião, também irá entregar 50 cheques do Programa de Microcrédito e assinar Termos de Cooperação com a @ufersa e com a @uernoficial. #GovernodoRN

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

VACINAÇÃO PARA CÃES E GATOS NO RN >> Dia “D” da vacinação contra raiva em animais acontece no sábado (28)

Neste sábado (28) o Rio Grande do Norte realiza o “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. A estimativa para a campanha 2019 é vacinar 469.591 animais, sendo 337.702 cães e 131.889 gatos. A campanha, que iniciou em 19 de agosto, segue até 18 de outubro.

Na Grande Natal, postos de vacinação estarão funcionando no horário das 8h às 17h. Para os municípios do interior, a população pode obter informações sobre os locais de vacinação que estarão abertos diretamente nas secretarias de saúde de cada cidade.

Em agosto, o Ministério da Saúde comunicou à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que o número de doses da vacina antirrábica (VARC), solicitadas pelo Programa Estadual de Controle da Raiva, foi reduzido de 800 mil para 500 mil. Em todo o país, o número de estados que receberam a vacina foi reduzido para nove.

As doses enviadas ao RN atenderão apenas 59 municípios prioritários selecionados pela Sesap a partir de critérios orientados pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Raiva do MS, ou seja, municípios com registro de raiva animal nos últimos três anos em ao menos um dos seguintes animais: cão, raposa ou morcego. Outro critério são municípios com percentual de cobertura vacinal canina e/ou felina menor ou igual a 65% na última campanha. Em razão de feriado municipal o município de Mossoró será o único que não irá realizar o dia “D” em 28/09 e sim em 19 de outubro.
Em 2019 o Rio Grande do Norte já registrou casos positivos de raiva em 69 animais, sendo 61 morcegos, 4 raposas, 2 bois, 1 égua e 1 cão.


AGROECOLOGIA EM FOCO >> Sobre a Agroecologia e sua importância para um verdadeiro Desenvolvimento Sustentável

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Agroecologia possui várias dimensões, entre elas estão: dimensão econômica que tem haver com o balanço energético positivo, não utiliza insumos externos e busca insumos dentro da propriedade; ecológica, que busca pela preservação e recuperação dos recursos naturais; política que é responsável pelos processos participativos e democráticos dentro da comunidade; a social que tem haver com a valorização dos saberes das comunidades e do conhecimento empírico; cultural que também se relaciona com a dimensão social, em relação à valorização do saber e ética que possui a preocupação com as futuras gerações dessas comunidades.

O TIRO SAIU PELA CULATRA >> Sem conhecimento, com uma estratégia atrasada e vomitando ódio

Se  Bolsonaro na ONU queria empurrar goela abaixo da comunidade internacional uma liderança fake e atacar o cacique Raoni, conseguiu apenas fortalecer o velho cacique Caiapó, indicado para o prêmio Nobel da Paz 2020.   Por Latuff

Nenhuma descrição de foto disponível.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Ufersa Angicos prepara VII Semana de Ciência e Tecnologia

Com uma extensão programação, o Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, realiza de 07 a 10 de outubro, a VII Semana de Ciência e Tecnologia. A VII edição da Secitc tem como tema Ufersa Angicos no cenário regional: uma década de desenvolvimento socioeducacional. Na edição anterior foram mais de 800 participantes, entre inscritos e visitantes. A estimativa dos organizadores é que esse ano o publico supere a marca de mil participantes.
A Secitc é direcionada para toda a comunidade estudantil da região do sertão central, abrangendo além dos discentes da Ufersa, estudantes de outras instituições de ensino fundamental, médio, profissionalizantes, bem como toda a população que queira participar.  “A Semana de Ciência e Tecnologia é o maior Evento da região do Sertão Central do Rio Grande do Norte envolvendo Ciência, Cultura, Educação, Inovação e Tecnologia”, ressalta a coordenadora da Secitec, a professora da Ufersa Angicos Jacimara Vilar.
 A programação é composta por 08 palestras voltadas para as experiências científicas e empresariais produzidas no Campus da Ufersa Angicos nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Computação. Por minicursos com o intuito de apresentar a estrutura básica ou a introdução para ferramentas e técnicas específicas nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação, para que o participante possa adquirir conhecimentos prévios e possível continuidade posteriormente.
Já as oficinas visam promover o aprendizado prático e compartilhado a partir da produção coletiva nas áreas de Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação. As exposições vão mostrar os laboratórios, salas de aula e estandes, fundamentos teóricos e práticos a partir de projetos experimentais interativos e interdisciplinares desenvolvidos por alunos e profissionais.
A Secitec contará ainda com apresentações culturais que engloba o SarAlma, um projeto que envolve a expressividade artística da comunidade por meio de música, poesia e arte. O SarAlma Traz como temática deste ano: “Da força do meu sertão, trago as raízes no coração” e, o CinePet com a exibição de curtas-metragens com temáticas voltadas à reflexão da ética e moral, de forma dialogada.
Na vertente mais acadêmica a programação contempla a apresentação de trabalhos científicos acerca das temáticas relevantes da região e envolvendo os temas Educação, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Engenharias e Computação. A realização da VII Secitc é uma estratégia que potencializa a apropriação social do conhecimento.
“A ideia é para que nos dias 07, 08, 09 e 10 de outubro de 2019 a Ufersa Angicos se transforme em palco do maior evento científico da região central do Rio Grande do Norte, ao promover práticas que despertam o interesse, a curiosidade, estimulando e inspirando a construção de conhecimentos, incentivando atitudes criativas e críticas para a solução de problemas, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, considerou Jacimara.
A Secitc é um evento construído de forma coletiva, com o envolvimento e interação entre pesquisadores, professores, técnicos administrativos e estudantes dos diversos níveis de educação e de instituições de ensino que se dispõem ao trabalho em equipe. “Uma oportunidade de usufruir de uma programação científica com prazerosas pausas culturais. Venha ficar conosco durante esses quatro dias”, convida a professora Jacimara Villar.

PLANO DIRETOR DE NATAL >> População se mobiliza contra a verticalização proposta pelos empresários do setor imobiliário na orla de Natal

Nenhuma descrição de foto disponível.
No próximo domingo, 29 de setembro, convocamos todos e todas que amam Natal a participarem do ato público "Amo Natal: amo ver o mar e os Reis Magos", que vai acontecer a partir das 9h, na Frente do Hotel Reis Magos, na Praia do Meio.
Será uma oportunidade de dar uma resposta ao posicionamento do prefeito da nossa cidade que tem se colocado em favor dos empresários e do setor imobiliário na defesa da liberação da verticalização e da construção de grandes prédios à beira-mar, e contra o direito público à paisagem e a um modelo de desenvolvimento urbano sustentável.
Vamos reafirmar ao chefe do executivo natalense que, diferente do que ele tem afirmado publicamente, nossa orla não é "decadente, atrasada e feia", e que, se ela tem problemas, eles estão mais ligados à gestão do que ao Plano Diretor em vigência.
A cidade é nossa!
🗓 Domingo, 29 de setembro
⏰ A partir das 9h
📍 Em frente ao Hotel Reis Magos

NOTA OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO DE JOVENS INDÍGENAS PATAXÓ CONTRA A INDICAÇÃO DE YSANI KALAPALO PARA COMPOR A DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA ONU

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
NOTA DO BLOG: Infelizmente a história nus lembra que durante o regime escravagista brasileiro, tivemos capitães do mato que eram outros negros que tinham como função caçar seus irmãos que fugiam das senzalas em busca de liberdade...

Segue a matéria:
Recebemos com indignação a notícia de que Ysani Kalapalo foi convidada pelo presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, para compor a delegação brasileira que irá participar da assembleia geral da ONU em Nova York.

A Juventude Pataxó do estado da Bahia através da Associação de Jovens Indígenas Pataxó, repudia veementemente a participação de Ysani nesta assembleia, tendo em vista que a mesma não representa os anseios das comunidades tradicionais indígenas deste país e se comporta como uma indígena que desconhece até mesmo a realidade do seu povo.

Não devemos jamais aceitar que uma indígena que é aliada do governo Bolsonaro, o mesmo governo que nega a existência de desmatamento nas terras indígenas e que trata com desdém a demarcação de nossos territórios seja nossa voz numa assembleia tão importante como esta.

Reafirmamos que as ideias e ideais de Ysani Kalapalo, é de uma indígena traidora e que apunhala os povos indígenas brasileiros diariamente. 

Rebele - se!

COMPROMISSO MUNDIAL >> Países se comprometem a buscar neutralidade do carbono até 2050

image.png
"A emergência climática é uma corrida que estamos perdendo, mas podemos vencê-la", diz secretário-geral da ONU. (Joseph Eid/AFP)

Um total de 66 países prometeu às Nações Unidas alcançar a neutralidade do carbono até 2050. A ONU fez o anúncio no início de sua cúpula climática na segunda-feira (23). Nesses 66 países, estão reunidos 10 regiões, 102 cidades, 93 empresas e 12 investidores que pretendem ter emissão zero de gases de efeito estufa até 2050, uma meta estabelecida pelos cientistas para conter o aquecimento da Terra em 1,5 grau, em relação ao século 19.

A temperatura média na Terra já é de 1 grau a mais em relação ao período citado. "A emergência climática é uma corrida que estamos perdendo, mas podemos vencê-la", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, que também convidou para a tribuna a ativista sueca Greta Thunberg, símbolo da juventude global que exige ação urgente contra a mudança climática. Ao todo, 59 países anunciaram sua intenção de fortalecer suas metas nacionais para combater as mudanças climáticas até 2020, e outros nove iniciaram processos internos para tornar suas metas mais ambiciosas, disse a ONU, ao anunciar a criação de uma "Aliança de Ambição pelo Clima", que abrange todos esses países.

Os países anunciaram seus objetivos nacionais no Acordo de Paris de 2015 e, agora, vão revisá-los para cima. O objetivo coletivo é reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em pelo menos 45% até 2030 e, assim, preparar-se para alcançar a neutralidade de carbono em meados do século. A Aliança foi anunciada pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, em preparação para a COP25 a ser realizada em Santiago, em dezembro. "Acabar com o carvão é uma prioridade", afirmou a ONU. Um grupo que busca eliminar o uso de usinas a carvão agora se expandiu para cobrir 30 países, 22 estados ou regiões, e 31 empresas que se comprometeram a não construir mais novas usinas até 2020 e fazer a transição para energias renováveis.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

MÚSICA E SOCIEDADE: O QUE ESTAMOS OUVINDO >> O nível intelectual do Brasil contemporâneo mostrado através de sua "cultura musical"

GANHO DE CAUSA >> Justiça dá ganho de causa ao SINTE/RN em Ação que pede pagamento de 1/3 sobre 45 dias

A Justiça deu ganho de causa ao SINTE/RN na Ação que cobra o pagamento do terço de férias sobre 45 dias. A decisão foi proferida pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN) e deve beneficiar os professores da Rede Estadual de ensino. Entretanto, ainda cabe recurso e o Estado pode recorrer.
O assessor jurídico do SINTE/RN, Odilon Garcia, explica que essa vitória, mesmo que ainda parcial, significa que o Estado está obrigado a corrigir esse equívoco: “Essa ação vai dar uma diferença no terço, que hoje é pago encima de 30 dias e deverá ser pago sobre 45 dias.” 

Confira AQUI a decisão do Tribunal.


O BRASIL E SEUS RETROCESSOS >> Embrapa perde quase metade do orçamento pode paralisar pesquisas

Resultado de imagem para Embrapa
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sofreu corte de quase metade de seu orçamento para o ano que vem, o que pode afetar drasticamente o trabalho a estatal – hoje uma das maiores e mais respeitadas companhias do mundo no ramo e desenvolvimento e inovação tecnológica para o setor.
A proposta orçamentária do governo federal para 2020, enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), prevê redução na verba da Embrapa de R$ 3,6 milhões pra R$ 1,9 milhão. A peça deve ser votada até dezembro.
“Se não tomar cuidado, isso representa o fim de tudo que foi feito pela Embrapa ao longo dos anos”, afirmou o ex-presidente da empresa, Sebastião Barbosa, em entrevista ao programa Globo Rural, da TV Globo.
A maior parte do orçamento da Embrapa é usado para remuneração de pessoal e para manutenção dos 43 centros de pesquisas que operam em todo o país.
São quase 2,5 mil pesquisadores, 84% deles com doutorado ou pós-doutorado. Eles atuam em rede com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, que envolve instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações.
Criada em dezembro de 1972, a Embrapa tornou-se com o tempo referência mundial em pesquisas de ponta para a pecuária e a agricultura. São 34 “Portfólios” de pesquisa, desenvolvimento e inovação, reunindo temas como biotecnologia, automação, biomassa, inovação social, gestão, manejo, mudanças climáticas e nanotecnologia, entre outros.
As pesquisas têm permitido o desenvolvimento de variedades agrícolas que levam em conta sustentabilidade e os impactos mínimos sobre o meio ambiente, como as experiências realizadas com o café do Cerrado.
Por sua eficiência e reconhecimento, a Embrapa mantém programas de cooperação técnica e científica com diversos países, entre eles Estados Unidos, França, Inglaterra, Países Baixos e Coreia do Sul. Nas últimas décadas, expandiu sua atuação na América Latina e na África.
Brasil de Fato

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

VERGONHA NACIONAL ...


SECITEX >> Campus do IFRN/Lajes tem trabalhos aprovados na Secitex

Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2019, o Campus Mossoró do IFRN recebe a V SECITEX (Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), considerado o maior evento científico e cultural do IFRN.

Nesta edição o Campus Avançado Lajes estará participando com 15 trabalhos, sendo 7 no SIMPÓSIO DE EXTENSÃO; 7 no CONGIC (Congresso de Iniciação Científica do IFRN); e 1 na Mostra Tecnológica.

Sobre a SECITEX:

De caráter itinerante, a SECITEX é a cara do Rio Grande do Norte. A Semana já aconteceu em Santa Cruz (2015), Parnamirim (2016), Caicó (2017) e Natal (2018). Em 2019, será realizada em Mossoró, município onde está instalado um dos 21 Campi do IFRN. Nesta edição, o tema é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A mostra é anual: integra as principais iniciativas de pesquisa e de extensão realizadas pelo Instituto.

AS POSIÇÕES EQUIVOCADAS DO GOVERNO BOLSONARO >> Redução de aulas práticas pode prejudicar alunos, afirmam donos de escolas

Algumas alterações no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entraram em vigor nesta semana. 

A resolução 778, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), define que o número de horas/aula durante o dia passa de 25 para 20 (categoria B), as noturnas de 4 para 1 hora (para as categorias A e B).

Os principais argumentos do Governo para as mudanças é a redução da burocracia na retirada da CNH, diminuição dos gastos do cidadão para obtenção da habilitação, que supostamente trará economia de até 15% nos custos e falta de eficácia comprovada no caso dos simuladores. No entanto, proprietários de autoescolas se mostram preocupados com essas alterações, principalmente nas que dizem respeito à redução no número de aulas.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Gleidstone Noronha, proprietário de uma rede de autoescolas em Mossoró. O empresário informou que, como as mudanças entraram em vigor há poucos dias, ainda não é possível traçar um panorama sobre as consequências delas, mas se mostrou preocupado com o aprendizado dos alunos, com a redução das aulas de direção.

“A mudança ainda é muito recente e não há, ainda, como avaliar os impactos gerados por ela nas autoescolas. Ainda estamos trabalhando nos moldes antigos, porque as turmas estão em andamento. Mas, considero que essas mudanças possam causar alguns prejuízos para a aprendizagem dos alunos, devido à redução do número de aulas”, comentou Gleidstone Noronha.

Outra mudança controversa é o fim da exigência de aulas em simuladores de direção, que passam a ser facultativas. Ao anunciar a nova regra, o Governo alegou que a medida visa a redução de cerca de 15% com o custo para tirar a CNH. As aulas com o simulador estão sendo mantidas para os alunos antigos, mas para os novos alunos, essas aulas se tornam opcionais.

Atualmente, os simuladores da maioria das autoescolas de Mossoró são alugados e funcionam por meio de um software que é comprado por quem está alugando os equipamentos. Gleidstone Noronha informou que os novos alunos estão optando por não fazer as aulas no simulador.

“Os novos alunos estão informando que não querem fazer o simulador. Hoje, nós temos cinco simuladores nas sedes das autoescolas, mas creio que em breve terei de devolver para as empresas, porque vai ficar inviável mantê-los sem ter demanda para isso”, disse o empresário.

Com as alterações anunciadas pelo Governo, algumas autoescolas de Mossoró já estão reduzindo o preço na cobrança do processo da CNH. “Já reduzimos o preço do processo nas autoescolas da nossa rede, devido essas mudanças anunciadas pelo Governo. O preço é o mesmo para aqueles que optar ou não por fazer as aulas no simulador”, finalizou Gleidstone Noronha.

MUDANÇAS VALEM PARA ACC

A resolução 778 do Contran propõe ainda que simulador de direção deixe de ser obrigatório e o processo para conseguir a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), exigida para guiar ciclomotores de até 50 cilindradas também foi alterado.

A alteração da regra para conseguir a ACC define que quem pretende pilotar ciclomotores de até 50 cilindradas pode realizar as provas teórica e prática com seu próprio ciclomotor (com máximo de 5 anos de uso) sem a necessidade de passar por aulas. Se for reprovado, o condutor precisará fazer o treinamento prático. A medida é válida por um ano, quando as aulas voltarão a ser exigidas.

Para especialistas, a medida é um retrocesso e deve contribuir com o aumento de acidentes. Especialistas afirmam que é possível que condutores passem a dirigir sem habilitação antes das provas, sendo que muitos deles vão para as ruas somente com os conhecimentos básicos, mas sem noção das regras de trânsito, o que pode potencializar a quantidade de infrações.

Com essa atitude, o índice de acidentes pode aumentar consideravelmente. Na visão dos especialistas, a educação é parte fundamental de um processo para conscientizar os condutores. Além do aumento da fiscalização, a educação precisa ser priorizada e é o melhor caminho para a preservação da vida de pessoas.