sábado, 30 de julho de 2011

Mais inovação para os nossos leitores



Nosso blog vem oferecer aos leitores a opção de receberem as notícias aqui postadas via e-mail, para isso, basta cadastrar-se no link ao lado (Digite aqui seu e-mail e receba nossas notícias) e semanalmente serão enviadas aos e-mails cadastrados, para isso digite seu e-mail e clik na palavra submit.

Luz Para todos realiza 132 mil ligações em 2011


O compromisso de universalizar o acesso à energia elétrica e abastecimento de água está presente no PAC2, que reúne no mesmo eixo as iniciativas no Nordeste Setentrional e demais regiões onde há escassez, além de revitalizar bacias e irrigação. O programa Luz Para Todos tem como meta realizar 813 mil ligações nos próximos quatro anos. Deste total, cerca de 31% (257 mil ligações) atenderão ao programa Brasil Sem Miséria, beneficiando pessoas em situação de extrema pobreza. O programa já fez 132 mil ligações em 2011.

Nas ações de Água em Áreas Urbanas, o PAC2 investe em adutoras, estações de tratamento, reservatórios, entre outras obras que aumentam a produção e a cobertura de água, melhoram a regularidade na distribuição e reduzem perdas no armazenamento e transporte da água. Foram contratados R$ 9,5 bilhões em obras, das quais 80% estão com 45% de execução física. Foram selecionados também R$ 2,6 bilhões em projetos de 17 estados, que beneficiarão 47 municípios.

Das ações de recursos hídricos, 59 obras estão em andamento, entre elas a Barragem Taquarembó (RS), a Barragem Figueiredo (CE) e o Sistema Alto Oeste (RN) com mais de 80% das obras realizadas. Em 2011, foram iniciadas ainda obras nas barragens Arvorezinha (RS) e Atalaia (PI), na Adutora do Algodão (BA) e no Sistema Coqueiro Seco (AL). As obras do Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional estão em ritmo avançado - 69% realizados no Eixo Leste e 44% realizados nos trechos I e II do Eixo Norte.

Fonte: secom.gov.br

O Rio Grande do Norte sediará Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional

O estado do Rio Grande do Norte sediará dez Conferências Territoriais de Segurança Alimentar e Nutricional para eleger cada uma o seu delegado (representante), que participará da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro em Natal.

Serão feitas eleições em cada grupo de regiões. Nesses Conselhos Regionais, também serão definidas as proposições de cada território. O mandato do deputado Fernando Mineiro apoia e acompanha as atividades através de sua assessoria.

Tanto o governo quanto a sociedade civil está convocada a participar das Conferências que irá garantir cotas de participação aos mais variados grupos da sociedade tais como: os indígenas, quilombolas, povos de terreiros, à população negra, aos povos de comunidades tradicionais (pescadores (as) artesanais e marisqueiros (as), devendo garantir, entre esses seguimentos a participação das mulheres).

Esse processo é coordenado pelo CONESAN-RN (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional) e executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), com diversos parceiros locais.

Este ano também será realizada a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de 07 a 10 de novembro, em Salvador (BA), cujo lema será: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL: DIREITO DE TODOS.

A Conferência do Território Sertão Central e Litoral Norte que é composto pelos seguintes municípios: Afonso Bezerra, angicos, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza, Galinhos, Guamaré, Lajes, Macau, Pedra Preta e Pedro Avellino - Data: 04/08/2011 a definir.

Fonte: site do Dep. Fernando Mineiro

Fátima integra luta para criação de cursos na UERN de Assu

 Fátima Bezerra durante seminário Conexão de Saberes em Angicos
Fátima Bezerra durante seminário Conexão de Saberes em Angicos

Durante a passagem por Angicos nesta quarta-feira (27), Fátima Bezerra se comprometeu em apoiar a luta pela criação de novos cursos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) de Assu, que há 20 anos possui apenas quatro cursos.

Ela atende a um pedido da comissão da Uern de Assu, capitaneada pelo professor Salazar da Costa e formada pelo coordenador do campus, professor Afrânio Câmara, do representante do DCE, Modesto, do presidente do PT de Assu, Paulo Morais e da coordenadora do Sintern de Assu, Inês Almeida.

A comissão conversou com Fátima Bezerra após o seminário  Conexão de Saberes realizada na noite do dia 27 em Angicos.

A comissão defende a criação do curso de Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo e Gás. A deputada se colocou à disposição para buscar parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para viabilizar a instalação dos cursos e marcou reunião com o reitor do IFRN, professor Belchior, para a segunda quinzena de agosto em Natal.

Fonte: Blog da Fátima

Vinte novos partidos tentam obter registro eleitoral

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pesquisa aponta Fátima Bezerra como a deputada federal mais atuante do RN

Uma pesquisa encomendada pela Rádio Cabugi do Seridó e realizada pelo Instituto Agorasei apontou Fátima Bezerra (PT) como a deputada federal que mais trabalha pelo Rio Grande do Norte.

Foram entrevistadas 500 pessoas em Caicó, e a atuação de Fátima Bezerra foi apontada como a mais intensa por 33,2% do grupo.


Confira abaixo os resultados:


Fatima Bezerra – 33,2%
João Maia – 22,5%
Henrique Eduardo – 11,2%
Rogério Marinho – 3,8%
Fábio Faria – 2,5%
Felipe Maia – 2,5%
Sandra Rosado – 1%
Paulo Vagner – 1%
Nenhum – 7,8%
Não sabem – 14,5%

Fonte: Blog da Fátima

Trilha Ecológica ao Pico do Cabugi

Os Trilheiros da Caatinga neste domingo dia 31 de julho, estarão realizando mais uma trilha ao Pico do Cabugi em Lajes RN.
        
         O Cabugi é um vulcão extinto a mais de 25 milhões de anos e que ainda mantem a sua forma original. O pico tem 590 metro de altitude. Neste perído poderemos vizualizar as praias da costa branca e com mais alguns aparelhos de alta vizualização poderemos vê o alto mar de touros.

          Enfim, os que desejarem participar da trilha entrar em contato conosco até sexta-feira dia 29 de julho, pelo telefones: 84-9938-0853- Falar com Leandro Souza, 9600-1659- Falar com Eudes, ou ainda pelos e-mail: trilheirosdacaatinga@gmail.com, orkut, ordnaelsouza@bol.com, trilheirosdacaatinga@gmail.com.
         
         Através destes contato iremos explicar a todos os participantes quais são as recomendações de trilha.
Entrem já em contato conosco e reseve o seu dia de aventura em pleno sertão.
 

Copa: corrida contra o relógio

Termina hoje prazo para que a prefeitura entregue documentação a Caixa para obras de mobilidade da Copa

Fonte: Jornal Diário de Natal
Natal corre contra o tempo para não perder investimentos da Copa do Mundo de 2014. Termina hoje o prazo para que a prefeitura entregue à Caixa Econômica Federal (CEF) toda a documentação referente ao lote 1 das obras de mobilidade urbana que serão executadas para o mundial. Entre os documentos, devem estar projetos de drenagem na área da Arena das Dunas e os de macrodrenagem das Zonas Sul e Oeste da capital. Caso a papelada não seja entregue, a capital corre o risco de perder recursos destinados a 11 obras viárias na cidade, essenciais para melhorar o acesso a aeroporto, ao complexo hoteleiro e à futura Arena das Dunas.
Quem deve receber a documentação é a gerência de governo da Caixa Econômica Federal, na superintendência regional em Natal. Contudo, a data não diz respeito ao início das obras e sim à assinatura do contrato de convênio com o banco. O superintendente regional, Roberto Sérgio, não se manifestou sobre o assunto. No Ministério das Cidades, para onde será encaminhada a contratação da operação dos projetos de Natal, a portaria nº. 84 do estabelece como data-limite o dia 29 de julho para que a cidade realize a entrega.

A equipe econômica do governo municipal mantém o discurso otimista. "O prazo vai ser cumprido e os documentos vão ser entregues todos amanhã (hoje) na Superintendência da Caixa", garantiu Antônio Luna, secretário municipal de planejamento (Sempla). Também referente a projetos de mobilidade, o governo do Estado igualmente tem um prazo a cumprir junto ao Ministério das Cidades. Só que a data-limite é maior, e se encerra no dia 30 de agosto.

75 mil bolsas para estudantes brasileiro​s no exterior

 A presidenta Dilma Rousseff anunciou na última terça-feira um programa que vai beneficiar diretamente os estudantes brasileiros. Na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), foi lançado o Ciência sem Fronteiras, que vai conceder 75 mil bolsas de estudo no exterior a jovens brasileiros.

Dilma disse que o Brasil passará a outro patamar na área de ciência, tecnologia e inovação. As áreas contempladas serão: ciências da saúde, ciências da vida e engenharias, e tecnologias. Segundo ela, esses estudantes formarão a base do novo pensamento educacional ao retornarem para o país.

Outra notícia importante foi a escolha de Pelé como embaixador honorário da Copa do Mundo de 2014. Pelé foi recebido na terça-feira no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma, que assinou o decreto para criar o título inédito concedido ao ex-jogador. Saiba mais na página do Ciência sem Fronteiras.

Fonte: Dilma.com.br

Saúde Não Tem Preço amplia em 168% acesso a medicamentos gratuitos


Pessoas com diabetes e hipertensão beneficiadas passam de 853 mil para 2,3 milhões no primeiro semestre

O programa Saúde Não Tem Preço – marca do Aqui Tem Farmácia Popular aumentou o número de cidadãos assistidos com a oferta de medicamentos de diabetes e hipertensão em 168%, de janeiro a junho deste ano. O total mensal de brasileiros assistidos pelo programa do Ministério da Saúde passou de 853 mil, em janeiro, para 2,3 milhões, em junho. 
O Saúde Não Tem Preço fornece medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão, desde fevereiro. Antes, nas drogarias credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular, os produtos eram oferecidos com até 90% de desconto.  O estado que teve maior variação de crescimento de pessoas beneficiadas foi Roraima com 9.774% passando de 23, em janeiro, para 2.271 pacientes, em junho. Em Mato Grosso do Sul o aumento foi de 600% - de 2.908 para 20.503 – e no vizinho Mato Grosso o incremento foi de 506% - de 1.964 para 11.905 nos últimos seis meses. Destaque também para o estado do Pará cujo aumento foi 574%, pulando de 3.809 para 25.667, de janeiro a junho deste ano. 

Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular. 

Incidência - A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos). A diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres (7%) do quem em homens (5,4%).  Os dados são do estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 2010. 

Orientações aos usuários - Para obter os produtos disponíveis no Saúde não Tem Preço, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde. 

Dúvidas podem ser esclarecidas e comunicadas por meio do Disque-Saúde 0800-61-1997 ou pelo e-mail: analise.fpopular@saude.gov.br

Fonte: secom.gov.br

quinta-feira, 28 de julho de 2011

25º Prêmio Jovem Cientista

25º Prêmio Jovem Cientista 

Trazendo nesta edição o tema “Cidades Sustentáveis”, o 25º Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até o dia 31 de agosto. A premiação é destinada a jovens e profissionais talentosos que fazem projetos inovadores em busca de soluções para problemas brasileiros. O concurso é dividido em quatro categorias: graduado, estudantes do ensino superior e do ensino médio e mérito institucional. Podem ser contemplados alunos, professores e instituições. No caso dos estudantes, os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq nas modalidades Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, auxiliando a formação acadêmica e o aprofundamento das pesquisas.

As inscrições deverão ser efetuadas na página do Prêmio, na internet, ou pelos Correios, para o endereço: Fundação Roberto Marinho - Rua Santa Alexandrina, 336 - 1º andar - Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20261-232.
 
Fonte: secom.gov.br

Tribunal de Justiça demonstra pouco conhecimento sobre o magistério

O Tribunal de Justiça do Trabalho do Espírito Santo negou o pedido de equiparação salarial de uma professora de Educação Física com um professor de Matemática. A surpresa, porém, foi a justificativa utilizada pelo Tribunal para tomar essa decisão. Os magistrados entenderam que o pedido não podia ser concedido porque, segundo eles, o professor de Matemática trabalha com a intelectualidade enquanto a professora de Educação Física faz apenas supervisão de exercícios físicos.

A coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, disse estar perplexa com o argumento utilizado. “Isso é incrível. Como a Justiça entende pouco sobre a nossa profissão! A cada dia vemos um novo absurdo. É por isso que precisamos nos impor, mostrar nosso valor. A Justiça precisa enxergar os erros que tem cometido com a nossa categoria.”, disse.

Fonte: SINTE-RN

terça-feira, 26 de julho de 2011

Lajes realiza a VI Conferência Municipal de Assistência Social

Nesta quarta-feira, 27 de julho, apartir das 8:00 h, no Centro Pastoral de Lajes.

UFERSA promove o Seminário Conexões de Saberes

Com o tema “Universidade: reflexões, saberes e cidadania”, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido promove o Seminário Estadual do Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares. O evento será na UFERSA Angicos, entre os dias 27 e 29 de julho, e contará ainda com a participação do Programa Conexões de Saberes das Universidades Federais do Rio Grande do Norte - UFRN, e do Rio Grande do Sul - UFRGS, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, e também de estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Com programação diversificada, o seminário terá mesas redondas, grupos de debates, sessões de relatos de experiências, rodas de conversas, apresentação de banners e atividades culturais. Segundo a coordenadora do Conexões de Saberes da UFERSA, professora Ady Canário, mais de 200 estudantes realizaram inscrições para o evento. “Agradeço ao professor Marcos Vinicius, da UFERSA Angicos, que desenvolveu nossa página na internet e possibilitou essa procura”, disse a coordenadora, que detalhou a programação.

Durante a manhã e a tarde da quarta-feira, 27, será feito o credenciamento. A noite acontecerá a cerimônia de abertura com uma mesa de debate, e no final uma apresentação cultural. Já na quinta-feira, 28, serão feitas as apresentações em banners, relatos de experiências e grupos de debates. A tarde haverá as mesas redondas e a noite as atividades culturais. No último dia, sexta-feira, 29, as apresentações em banners, os relatos de experiências e os grupos de debate darão continuidade aos trabalhos na parte da manhã. A tarde haverá grupos de debates e, por fim, a plenária de encerramento.

Entre os presentes na cerimônia de abertura estarão, além do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, a Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e relatora do Plano Nacional de Educação, Deputada Federal Fátima Bezerra; os diretores dos campi da UFERSA Angicos e Caraúbas, professores Edcarlos Leite e Roberto Pordeus, respectivamente; o pró-reitor de graduação, professor Arimatea Matos, além da pró-reitora de extensão e cultura, professora Ioná Santos Araújo, ambos da UFERSA; o pró-reitor de extensão da UFRN e Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, professor Cipriano Maia de Vasconcelos; e, ainda, a coordenadora do Conexões de Saberes da UFRN, professora Íris Maria de Oliveira.
O objetivo do seminário é proporcionar um momento para a troca de experiências, reflexões, discussões, proposições acerca de ações de extensão, formação, estudos e pesquisas, para a busca do fortalecimento do diálogo entre a Universidade e as comunidades populares. As discussões serão divididas em quatro eixos temáticos: Educação, Diversidade e Inclusão; Encontro de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares; Vulnerabilidade e Diagnóstico social; e Políticas Públicas de acesso e permanência de estudantes de origem popular. As apresentações dos trabalhos serão feitas de forma oral, com relatos de experiências e apresentações em banners.
Fonte:Na Boca do Mundo

Lula recebe três títulos de Doutor Honoris Causa em Pernambuco

Três universidades pernambucanas outorgaram títulos de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (22). As deferências foram feitas pela Universidade de Pernambuco (UPE), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante a cerimônia, que ocorreu no teatro Santa Isabel, no Recife, Lula se revelou emocionado. “Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da educação”, disse.

Fonte: Blog do Lula

Polemica em Apodi - Hugo Manso: conhecimento de causa

Por favor repassem este texto que é uma resposta ao jornalista sobre o tema "Chapada do Apodi".

Esqueci de colocar a produção de algodão organico, o plantio de Girassol que tambem fazem parte da diversidade da produção em Apodi.

Hugo Manso


Caro Cassiano Arruda

Em seu texto “VANGUARDA DO ATRASO” publicado na Roda Viva de 21/07/11, você trás para a discussão da utilização das águas da Barragem Santa Cruz conceitos de desenvolvi mento capitalista, a partir da idéia da “adoção de novas tecnologias no setor agrícola e busca de novos modelos de ocupação e exploração da terra”.

O modo de produção capitalista representou enorme avanço, revolucionando forças produtivas e racionalizando métodos e processos durante mais de um século. Entretanto os males que este sistema gerou após a Revolução Industrial, com a profunda acumulação e concentração de riqueza, teve como conseqüência o agravamento das desigualdades sociais e territoriais, chegando a colocar em risco a sobrevivência do planeta.

Hoje, no século XXI, sob todos os aspectos este modelo é predador, desumano e já não mais corresponde às potencialidades e desafios sociais, culturais e ambientais da humanidade.

É verdade, Cassiano, que a terra continua arredondada e que as novas tecnologias podem conduzi-la ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades. O problema é como aplicar estas tecnologias. Qual modelo de desenvolvimento? Qual relação com o meio ambiente? Qual perspectiva de desenvolvimento humano?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dilma: não descansaremos enquanto houver miséria no Nordeste


Com informações da Agência Brasil.
Os nove governadores do Nordeste vão trabalhar junto com o governo federal para implantar o Brasil sem Miséria, o plano que tem como meta reduzir a pobreza extrema no país. Hoje, a presidenta Dilma Rousseff assinou com os governadores um pacto que formaliza o compromisso dos estados e municípios em cooperar com a execução das ações do Brasil sem Miséria.

Junto dos governadores, no município de Arapiraca (AL), a presidenta Dilma Rousseff disse que, durante muitos anos, a miséria ficou fora da pauta política brasileira e que superar esse flagelo na Região Nordeste é, agora, uma prioridade.

A presidenta Dilma ainda lançou o programa Água para Todos, que irá levar água às famílias extremamente pobres que vivem em áreas rurais no Semiárido Nordestino. Também foi anunciada a segunda chamada pública para a contratação de 204 técnicos rurais que vão atender a famílias de agricultores extremamente pobres do Nordeste.

A atenção especial à região se justifica, segundo Dilma, porque dos 16 milhões de brasileiros que vivem na extrema pobreza, 9,6 milhões estão nos estados nordestinos.

“Sabemos que a miséria no Brasil não constava na pauta política ou era relegada a estudo e não era considerada uma questão legítima”, disse Dilma. “Não descansaremos enquanto não conseguirmos fazer com que o povo do Nordeste tenha perspectiva de sair da condição de miséria em que ainda se encontra.”
Como cabe aos municípios identificar as famílias aptas a participar do Brasil sem Miséria, a presidenta fez um apelo aos prefeitos e governadores de estado. “O Brasil sem Miséria tem nos prefeitos seus grandes protagonistas. E sem os governadores, esse programa não dará o salto que queremos até 2014. Vamos ter que enfrentar as características regionais da miséria se quisermos resolvê-las”, ressaltou Dilma.

Fernando Mineiro será candidato pelo PT a prefeito de Natal em 2012

 














* Matéria publicada no Nominuto.com

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Natal tem uma resolução clara de candidatura própria, com o deputado estadual Fernando Mineiro concorrendo ao cargo de prefeito da capital potiguar. É o que garante a deputada federal Fátima Bezerra.

Em entrevista ao Jornal 96 na manhã de hoje (25), Fátima afirmou que não houve qualquer conversa a respeito de aliança entre o seu partido e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), como foi veiculado na imprensa durante a semana passada. A deputada garante que se alguém do PT não defende candidatura própria, não teve coragem até hoje de dizer isso no partido. “Conversei com a ex-governadora Wilma de Faria, sim, sobre as perspectivas do Governo Federal. Com a responsabilidade que temos, enquanto lideranças políticas, precisamos nos preparar com vistas ao pleito de 2012”, disse.

De acordo com a deputada, o objetivo do PT no pleito do próximo ano é manter as prefeituras que já são comandadas pelo partido, ao mesmo tempo em que será buscada a ampliação da presença nas câmaras municipais. “É bem provável que conseguiremos sair de três para 10 ou 12 prefeituras no Rio Grande do Norte. É importante ampliarmos a presença do partido nas câmaras municipais e estamos trabalhando nessa direção. Este é o momento dos partidos trabalharem, organizarem seus quadros”, ressaltou.

domingo, 24 de julho de 2011

Entrevista exclusiva com o @PintaNatalense - o sucesso do twitter potiguar

Um pouco de humor: Reproduzo abaixo uma matéria publicada pelo site Carta Potiguar sobre uma figura que está sendo um grande destaque no twitter, o @pintanatalense. Leia, divirta-se e comente.

Muitas perguntas circundam o perfil mais hilário do twitter potiguar que, com um pouco mais de três meses, já tem mais de 19,200 seguidores. Sim, estou falando do @pintanatalense. Quem é o seu autor, que se autor nomeia como Boy Naldinho? Será mesmo esse o nome dele? De onde vem tanta criatividade? O que quer? Até onde este “fake” pode chegar? Não responderei essas perguntas, porque pouco importa. Também não pretendo aqui chover sobre o molhado falando sobre a criatividade e o humor do seu misterioso autor que, real ou não, conhece com dois “SS” aquilo que fala e nos faz greiar.

No entanto, gostaria de tentar dizer uma ou duas coisas a respeito deste perfil, deste, por que não dizer, personagem conceitual que saiu das ruas, vielas e travessas para “tomar de assalto” as redes sociais e o imaginário dos seus seguidores; dizer algo acerca de suas potencialidades e, além das inevitáveis gargalhadas, sobre o que suas piadas, sarcasmo e provocações nos conduz a pensar.
Em suas frases, estórias, jargões, personagens e tiradas, é todo um estilo de vida que toma forma diante dos nossos olhos. Um estilo de vida de corpos estigmatizados até então como “marginais”, “vagabundos”, “perigosos”, “malandro”, “cabas de peia”. Sombras com as quais cruzamos esporadicamente nos sinais de trânsito, nas paradas de ônibus, nos caixas dos supermercados, mas que quase nunca convivemos.
O @pintanalense nos põem de frente com os nossos preconceitos, o contato com o diferente. Sua fama e sucesso é afirmação do disparate, pois aproxima o que, no cotidiano, queremos na maioria das vezes longe de nós, num exílio socioespacial bem ao gosto de Natal, esta cidade que, contrário de outras, esconde suas favelas, sua pobreza.

Uma estética da periferia potiguar toma as mansões, condomínios fechados, lojas, empresas; está no iphone e na lanhouse sem causar nenhum “dano” a ninguém, a não ser o crime de fazer sorrir várias pessoas, diariamente.

Essa estética e estilo de vida são fortemente associadas à pobreza no seio da gorda classe média natalense. Montila com Coca, Grafith, Cyclone e caminho de rato no cabelo, bigodinho oxigenado, andar “kakiado”, gírias e neologismos próprios. Em nossa interpretação, a crítica do @pintanalense é da ordem da ironia. Todos riem e se divertem, ainda que no mundo real, o pinta real cause temor e nos faça mudar de lado da calçada e segurar com mais força a carteira.

Ora, o @pintanatalense não causa nem medo, nem repulsa. Só risos. Por que? Porque o que é estigmatizado e temido é o corpo que incorpora essa estética e estilo de vida; o corpo que balança os braços, o corpo no qual as gírias ganham voz e vibração, o corpo sobre o qual está sustentado nossa representação sobre o que é a marginalidade urbana de nossa cidade. O @pintanatalense é um pinta sem corpo. Nele só há forma. Por isso é mais assimilável e, graças ao humor desprovido do corpo estigmatizado do “pinta real”, torna mais palatável a identificação e a apreciação por aquelas classes e pessoas que, na vida diária, tanta repulsa e medo devotam a estas “sombras da cidade”.

O que, portanto, pode o @pintanatalense? Pode trazer a violência que vem de cima -  que personifica os nossos preconceitos e medos sob a forma de estigmas – para mais próximos de nós, para assim, talvez, pensarmos com menos naturalidade a seu respeito. Claro, isso é uma interpretação nossa.

Mas, nada melhor que sabermos o que ele, Boy Naldinho, o @pintanatalense pensa e diz sobre ele mesmo. Segue abaixo uma entrevista que nós fizemos com ele no dia do seu aniversário, dia 08/07. Nesse dia, vale lembrar, a hashtag #pintanatalenseday chegou ao topo do TrendsTopics Brasil, e ficou entre os TTsBr por mais de 12h (das 00h até às 12h).
Enfim, vamos a entrevista com o @PintaNatalense:

Ato público em Apodi/RN, a favor da Agricultura Familiar


No dia 25/07/11, estará sendo realizado um ato em defesa da agricultura familiar e agroecologica contra o modelo de exclusão e destruição do agronegocio com a instalação do perimetro irrigado na Chapada do Apodi, envenenando a terra, expulsando as familias e contaminando e destruindo nossos recursos hidricos e a biodiversidade.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi , Grito dos/as Excluidos/as, MST, Via Campesina, CPT e demais entidades estão organizando o ato com a mobilização de mil trabalhadores/as rurais.

Solicitamos apoio e divulgação do evento.

Secom/Pastoral Operária  Mossoró-RN