sábado, 12 de maio de 2012

NOTÍCIAS LOCAIS...

Festa de Nossa Senhora de Fátima
Teve início da noite de ontem, a celebração do tríduo a Nossa Senhora de Fátima realizado na Capela do Bairro da Beleza e teve como celebrante o Pe. Ailson Nascimento. Muitos fiéis se fizeram presentes a esse momento. Hoje novamente teremos missa a partir das 19:30 que será celebrada pelo Pe. Zezinho e logo depois festa baile com as atrações Forrozão Sei Lá e Bonitões do Pagode. 
O encerramento desse tríduo acontecerá no domingo com a seguinte programação:
05:00h - Caminhada Penitencial; 12:00h - Ofício de Nossa Senhora e ás 19:30h - Missa de encerramento - Celebrante: Pe. Zezinho.

Resolução do Diretório Nacional do PT
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores - PT publicou Resolução sobre eleições municipais de 2012 orientando aos diretórios para que as coligações atendam às diretrizes sobre tática eleitoral e política de alianças aprovadas no IV Congresso do PT, que definiu que o PT não fará alianças com o PSDB, DEM e PPS.

O caso da APAMI / Lajes
Mais uma vez a questão do Hospital Maternidade foi discutida na Câmara Municipal de Lajes. Sendo mostrado que devido à postura de intransigência assumida pela atual administração daquela entidade a grande penalizada por está situação por que passa a APAMI é a população lajense.

IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
Acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio a Conferência Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente em Natal/RN, com o tema: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano decenal de direitos humanos de Crianças e Adolescentes”. O vereador Canindé Rocha - PT estará integrando a comitiva lajense como representante do poder legislativo.

Comitê da FAO aprova diretrizes globais para uso da terra

Por Catherine Hornby - do Portal Terra

ROMA, 11 Mai (Reuters) - O Comitê Mundial de Segurança Alimentar, da FAO, aprovou nesta sexta-feira novas diretrizes sobre o uso da terra a fim de proteger os pobres e combater a fome, mas grupos de ajuda humanitária, no entanto, disseram que elas são muito fracas para conter a apropriação de extensas porções de terra pelas grandes empresas nos países subdesenvolvidos.

As diretrizes, que têm o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), vinham sendo elaboradas há três anos, motivadas pela preocupação de que países como China e Estados árabes do Golfo Pérsico e investidores privados estejam comprando terra na África e na Ásia para a garantia de recursos às custas da população local.

"O que mais falta em termos de apropriação de terra é uma condenação clara a essa prática. Essa era uma das demandas básicas da sociedade civil", disse à Reuters Stephane Parmentier, da agência de ajuda humanitária Oxfam.

"Foi impossível incluir isso, porque era muito delicado e polêmico para diversos Estados membros."
O código de conduta voluntário promove direitos iguais para as mulheres na garantia da propriedade da terra e diz que os Estados devem garantir que as pessoas pobres tenham acesso a um arquivo transparente e a uma assessoria jurídica durante disputas de terra.

Queda na ocupação turística ameaça posição nacional do RN


Atividade enfrenta recessão local mas cresce em estados vizinhos
Fonte: Jornal Diário de Natal
Apesar do Rio Grande do Norte ter uma das maiores reservas em belezas naturais, o estado vive uma das piores crises do Turismo nos últimos tempos, ao ponto de perder a condição de um dos principais destinos turísticos do país e contar prejuízos econômicos em um setor que terminou o ano passado como o de maior participação na economia formal potiguar. As frequentes quedas na ocupação turística, mês a mês, têm impactado diretamente nas 52 atividades econômicas que integram a cadeia produtiva turística, definida pela Organização Mundial de Turismo. A situação preocupa as autoridades ligadas ao setor que temem pelo futuro da atividade no estado.

Para se ter uma ideia dessa queda, basta comparar o movimento no Aeroporto Augusto Severo com dos anos anteriores e os registros de outras capitais do Nordeste. No último quadrimestre de 2011, o aeroporto registrou um movimento de 43.567 passageiros a menos que o último quadrimestre de 2010. Nesse mesmo período, em Fortaleza, houve um aumento de 55.394 passageiros e Maceió teve um incremento de 9.228. Até setembro de 2011 houve queda de 8,1% em relação a setembro de 2010. Em outubro, a queda foi de 2,5%, e em novembro de 1,7%, registrando novamente uma nova queda em dezembro de 7,5%. Na opinião do coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Gosson, essa queda no fluxo não se deve a fatores macroeconômicos, mas a problemas locais. "Falta divulgação", afirma.

Governo Federal vai liberar R$ 2,7 bilhões para as vítimas da seca no Nordeste.

Com a falta de chuvas e o fim das reservas d'água e pastagens, gado começa a morrer nas áreas rurais mais afastadas do semiárido

Com a falta de chuvas e o fim das reservas d'água e pastagens, gado começa a morrer nas áreas rurais mais afastadas do semiáridoNo Nordeste, o problema é a seca. A falta de chuvas na região deixa 450 municípios em situação de emergência e afeta quase 4 milhões de pessoas. O governo deverá investir na região R$ 2,7 bilhões em ações para ampliar o fornecimento de água e o apoio ao agricultor. Também foi instituído o Comitê Integrado de Combate à Estiagem.

O estado que mais sofre com a falta de chuvas é a Bahia. São 207 municípios em situação de emergência. No Rio Grande do Norte, são 138 e no Piauí, 78. Em algumas partes da região não chove há três meses.

A maior seca

O quadro é de desolação no semiárido nordestino, que enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos - desde a dificuldade de água para beber à destruição de plantações e perda de animais. São 525 municípios em estado de emergência.

Em Pernambuco, são 70 os municípios que vivenciam problemas já expressos em alguns números da secretaria estadual de agricultura: na maioria desta área a redução das chuvas foi em média de 75% - chegando até 92% em alguns - e a grande maioria dos açudes localizados no sertão estão com 30% da sua capacidade. A falta de chuva provocou a perda de 370 mil toneladas de grãos.

Pesquisa Sinduscon/Instituto Consult

 “Rosa” ameaça “Império da Borboleta” em reprovação


A quarta pesquisa de opinião pública tendo Natal como universo, realizada pelo Instituto Consult, em trabalho encomendado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON) permite avaliar comparativamente o desempenho da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita Micarla de Sousa (PV).

Na avaliação que indaga diretamente ao pesquisado se ele “Aprova” ou “Reprova” a governante  do Estado e do Município, os números revelam que a “Rosa” ameaça o “Império da Borboleta”, ou seja, Rosalba subiu em rejeição popular e Micarla teve uma ‘melhora’ residual.

Rosalba teve sua reprovação aumentada de 59,70% em março para 67,40% neste mês de maio. Houve acréscimo de 7,70%. Já a ‘Borboleta’ Micarla, campeoníssima há anos em repulsa popular à sua administração, tinha 88,60% em março e agora empalmou 87,80%. A agonia foi reduzida em parcos 0,80%. Já é alguma coisa, um sopro de vida. E vale lembrar que em dezembro do ano passado, o mesmo Consult identificou que ela tinha 90,20% de reprovação.

Fonte: Blog de Carlos Santos

Governo Dilma institui a Comissão da Verdade

“Mulheres e homens que têm profundo senso de justiça, conhecimento e amor pelo Brasil”, diz secretário geral da CNBB sobre Comissão da Verdade

domleonardocomissodaverdade2012Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, elogiou a presidente Dilma Rousseff pela nomeação, nesta quinta-feira, 10 de maio, das pessoas que vão compor a Comissão da Verdade: “a presidente nomeou um grupo de grande valor ético, moral e de conhecedores da nossa história”.

A Comissão da Verdade terá o período de trabalho estipulado em dois anos e, depois disso, deverá oferecer conclusões para ajudar no esclarecimento do que ocorreu de crimes praticados na área dos humanos praticados entre 1946 e 1988. Nesse trabalho, terá especial destaque os acontecimentos a partir de 1964, quando começou a série de governos militares no chamado tempo da ditadura.

Duas mulheres e cinco homens compõem a Comissão: Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada com especialização na defesa de crimes políticos; Maria Rita Khel, psicanalista e escritora; José Paulo Cavalcanti Filho, jurista, consultor da Unesco e do Banco Mundial; Cláudio Fonteles,  ex-procurador-geral da República;, Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça;  José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça;  Paulo Sérgio Pinheiro, cientista político.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nossos Parabéns ao amigo João Maria "Leal"




                                                           Imagem: foto do facebook

 Não poderia deixar de registrar aqui essa data tão especial para essa pessoa que merece todo nosso respeito,  carinho  e atenção, me refiro ao amigo João Maria, conhecido popularmente entre nós por Leal. 

A você amigo Leal tudo de bom, que as bençãos de Deus cubram você e toda sua família hoje e sempre. Um grande abraço e muitas felicidades!

Do amigo Canindé Rocha.

Mais um blog em Lajes - Comunicação tecnológia em alta

Está surgindo mais um blog em nossa cidade que tem como objetivo informar toda a comunidade lajense sobre o andamento das ações de nossa escola e também nos trazer assuntos relacionados a cultura, lazer e cidadania. 

Acesse o Blog da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza, cujo endereço é: http://escolamunicipaleloydesouza.blogspot.com.br/

Presidente da Câmara dos Deputados visita sede do PT-RN


 
Fonte: site do Mandato Dep. Fernando Mineiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), cumpriu agenda nesta quinta-feira (10) em Natal, onde veio receber o título de cidadão natalense e a comenda dos 400 anos da Câmara Municipal. As duas honrarias foram propostas, respectivamente, pelos vereadores Fernando Lucena (PT) e Assis Oliveira (PR). A entrega aconteceu no plenário do Palácio Padre Miguelinho, sede do Legislativo do Município.

Antes de receber os títulos, Marco Maia concedeu entrevista à imprensa natalense e, depois, participou de um bate-papo com militantes, dirigentes e pré-candidatos petistas, na sede do Diretório Estadual do PT. O deputado estadual Fernando Mineiro e a deputada federal Fátima Bezerra participaram do encontro.

Durante a conversa, Marco Maia falou sobre o panorama econômico nacional, os embates políticos na Câmara dos Deputados e o desempenho positivo do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Em relação à sucessão municipal, ele afirmou que essas eleições são “importantíssimas” para o PT e a base aliada, porque a configuração política que se desenhará após o resultado das urnas “dará o tom dos embates que acontecerão nos próximos dois anos em torno dos grandes projetos nacionais”.

Comissão da Verdade e a democracia

Editorial do sítio Vermelho:

A presidente Dilma Rousseff deu, nesta quinta feira (10), o passo necessário e esperado pelo Brasil: indicou os nomes que formarão a Comissão da Verdade, que será integrada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp, o ex-procurador-geral da República Cláudio Fontelles, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, o embaixador Paulo Sérgio Pinheiro, a psicanalista Maria Rita Kehl e os advogados Rosa Maria Cardoso da Cunha e José Paulo Cavalcanti Filho.

São sete brasileiros que terão a incumbência de levar adiante a tarefa de esclarecer os crimes cometidos pela repressão política da ditadura militar de 1964, embora a lei que criou a Comissão tenha definido um prazo de abrangência muito maior, de 1946 a 1988.

Contradições do governos dos demos no RN

Governo Rosalba aumentou em 40% gastos com diárias no mês de abril

O Governo Rosalba Ciarlini aumentou em 40% o gasto com diárias no mês de abril, comparando-se com o mesmo período de 2011. Este ano, no mês passado o Executivo aplicou R$ 1.370.025,24 em diárias. Ano passado, no mesmo período, o gasto com diárias foi de R$ 978.352,08.

O acumulado do Governo Rosalba Ciarlini apenas em diárias no ano de R$ 2012, chega a quase R$ 3 milhões. Foram gastos extamente R$ 2.966.165,02, apenas nos primeiros quatro meses do ano.

Veja o ranking dos gastos de diárias no mês de abril:
 Secretaria da Saúde Pública R$ 271.500,00
Secretaria de Estado da Educação e da Cultura R$ 205.385,00
Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania R$ 115.200,00
Polícia Civil R$ 101.085,00
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural R$ 60.415,00

Fonte: Coluna Panorama Político - Jornal Tribuna do Norte

Nota do Blog: Por outro lado observa-se que setores básicos (saúde, educação,segurança...) sofrem com o desmonte, o descaso e o desrespeito desse governo. Por esse motivo, vemos que nas pesquisas de opiniãopública sobre o governo Rosalba os resultados negativos sempre vêm aumentando...

Testemunha acusa Agripino Maia de receber propina

 

Fonte: site da Revista Carta Capital
Há pouco mais de um mês, em 2 de abril, um grupo de seis jovens promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte organizou uma sessão secreta para ouvir um lobista de São José do Rio Preto (SP), Alcides Fernandes Barbosa, ansioso por um acordo que o tirasse da cadeia. Ele foi preso com outras nove pessoas, em 24 de novembro de 2011, durante a Operação Sinal Fechado, que teve como alvo a atuação do Consórcio Inspar, montado por empresários  e políticos locais com a intenção de dominar o serviço de inspeção veicular no estado por 20 anos. A quadrilha pretendia faturar cerca de 1 bilhão de reais com o negócio. Revelado, agora, em primeira mão, por CartaCapital, o depoimento de Barbosa aponta a participação do senador Agripino Maia, presidente do DEM, acusado de receber 1 milhão de reais do esquema.

O depoimento de Barbosa durou 11 horas e reforçou muitas das teses levantadas pelos promotores sobre a participação de políticos no bando montado pelo advogado George Olímpio, apontado como líder da quadrilha, ainda hoje preso em Natal. De acordo com trechos da delação, gravada em vídeo, Barbosa afirma ter sido chamado, no fim de 2010, para um coquetel na casa do senador Agripino Maia, segundo disse aos promotores, para conhecer pessoalmente o presidente do DEM. O convite foi feito por João Faustino Neto, ex-deputado, ex-senador e atual suplente de Agripino Maia no Senado Federal. Segundo o lobista, ele só foi chamado ao encontro por conta da ausência inesperada de outros dois paulistas, um identificado por ele como o atual senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o outro apenas como “Clóvis” – provavelmente, de acordo com o MP, o também tucano Clóvis Carvalho, ex-ministro da Casa Civil do governo Fernando Henrique Cardoso.

Apontado como um dos principais articuladores do esquema criminoso no estado, Faustino Neto foi subchefe da Casa Civil do governo de São Paulo durante a gestão do tucano José Serra. Na época, era subordinado a Aloysio Nunes Ferreira.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escola Municipal Dr. Eloy de Souza participa do VIII FESTUERN em Mossoró

A Escola Municipal Dr. Eloy de Souza - Lajes, estará participando nesta quinta-feira, dia 10 de maio, do VIII Festuern - Festival de Teatro da Universidade Estadual do RN - que acontece em Mossoró no periodo de 06 a 13 de maio no Teatro Municipal Dix-Hut Rosado.

Estarão indo para essa atividade, os 8º anos (cerca de 70 alunos), juntamente com as professores das disciplinas de: Língua Portuguesa, Língua Inglesa,  Ensino Religioso, Arte,  Geografia, Cultura e História e também membros da equipe administrativa e pedagógica. Sendo este um projeto de extensão com objetivo interdisciplinar, na medida em que os alunos terão oportunidade concreta de conhecer na prática muito do que eles estudam no cotidiano da sala de aula.

Sobre o VIII FESTUERN
Em 2003 foi criado o maior festival de teatro escolar do RN vindo para somar e enriquecer nossa cultura. Fortalendo-se a cada ano o festival chega em sua oitava edição  trazendo o cinema como arte homenageada e Jussaara Queiroz como representante dessa arte.

Essa atividade de caráter interdisciplinar, tem como objetivo contribuir para a formação arttística dos alunos, incentivando e oportunizando a concretização do sonho de tornarem-se grandes profissionais, não só no palco como também fora dele. 

O Festuern já conta hoje com uma grande participação de escolas de vários municípios  credenciando-se  assim como um momento rico no que diz respeito a produção cultural do estado.

Dia 10 de maio é dia de paralisação em todo o Estado

Paralisação estadual pede melhoria para o serviço público 

 Fonte: site do SINTE/RN 

 

Dia 10 de maio é dia de paralisação em todo o Estado. O Sinte e os demais sindicatos do Fórum dos Servidores Públicos do RN realizam manifestação contra a péssima administração do Governo Rosalba e sua relação com os trabalhadores. Durante esta terça-feira (8), a direção do Sinte visita escolas mobilizando a categoria para a participação no evento.

Neste dia, haverá atividades em prol da campanha salarial dos funcionários, pelo pagamento de forma integral dos 22,22% dos aposentados e contra o Projeto de Lei que o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa que visa privatizar alguns dos principais serviços da Educação e da Saúde.

Projeto de Lei
Segundo a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso, se for aprovado o projeto afetará de modo significativo o funcionamento, a relação entre o governo e servidores, além de haver modificação nos postos de trabalho que não refletirão numa melhoria da qualidade desses serviços. 

FJA abre Edital Prêmio Junino RN 2012

As inscrições das quadrilhas vão até o dia 13 de junho

noticia
 
Os representantes de Arraiás, Festivais e Quadrilhas Juninas já podem inscrever seus projetos para concorrer ao Edital Prêmio RN Junino 2012. As inscrições vão até o dia 13 de junho e poderão receber incentivos do Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, até 200 grupos que realizem manifestações tradicionais do período junino.

Divididos em cem para Arraiás e Festivais, os quais poderão receber individualmente a quantia de R$ 1.500, e cem Quadrilhas Juninas, cada uma com prêmios de R$ 3.500. O total de investimentos é de R$ 500 mil. Mais informações e edital completo através do site da Secultrn (www.cultura. rn. gov.br), no link Editais Abertos.
 
Fonte: Jornal Metropolitano

Dilma tem até dia 25 para decidir sobre Código Florestal

A presidenta Dilma Rousseff tem até dia 25 de maio para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 25. O texto do Congresso Nacional chegou hoje (7) à Casa Civil e tem prazo de 15 dias úteis para ser avaliado pela presidenta.

O texto aprovado pelos deputados desagradou ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.

Entre os pontos polêmicos da nova redação da lei florestal está, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).

Organizações ambientalistas lideram nas redes sociais um movimento chamado “Veta, Dilma”, pedindo que a presidenta derrube os pontos considerados mais críticos do projeto. Hoje, pela manhã, Dilma recebeu a presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, uma das principais lideranças ruralistas do Congresso.

O veto presidencial pode ocorrer por razões políticas, quando o projeto ou parte dele é considerado contrário ao interesse nacional, ou jurídicas, quando o texto ou parte dele for inconstitucional. O veto é analisado pelo Congresso Nacional, e pode ser derrubado se houver maioria absoluta no Senado e na Câmara.
Agência Brasil

Documentário inédito do Papa no Brasil será lançado em julho

Papa_no_Brasil2Em maio de 2007, Bento XVI fazia sua primeira visita à América Latina. Os principais registros de sua passagem, imagens inéditas e cenas memoráveis estarão, em breve, à disposição dos brasileiros na forma de um documentário inédito que está sendo finalizado pela Redação Brasileira da Rádio Vaticano.

Bento XVI passou por São Paulo e Aparecida. Esteve ainda em Guaratinguetá, na Fazenda Esperança, onde viveu momentos intensos que comoveram o país. Em São Paulo, canonizou Frei Galvão e teve um encontro com os jovens no Pacaembu. Esteve ainda no Mosteiro de São Bento, onde protagonizou cenas inesquecíveis e abençoou a multidão. Em Aparecida, abriu a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe.

O documentário traz desde o momento da saída de Bento XVI do Palácio Apostólico até seu retorno ao Vaticano, com imagens inéditas e exclusivas produzidas pelo Centro Televisivo Vaticano. Com uma linguagem simples e direta, a história da passagem do Papa pelo Brasil é narrada por quem viveu aqueles momentos mais intensos ao lado de Bento XVI.

Vacinação contra gripe continua até o dia 25

A Coordenação de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que a Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada no último dia 5 prossegue até o dia 25.
Ontem foram divulgados os primeiros números da Campanha em todo Estado.
Um total de 20% dos grupos elegíveis para a campanha já foi vacinado, o que representa 100.943 pessoas em todo o Rio Grande do Norte. 
Desse total, gestantes e trabalhadores de saúde atingiram percentual um pouco acima dos 20%, tendo sido vacinados até o momento, 8.196 gestantes e 7.341 trabalhadores de saúde. 
Um total de 63.484 idosos já foram vacinados, o que representa 20% da meta. 
A imunização em crianças alcançou 30% do esperado, sendo 22.226 crianças já vacinadas.
Repetindo: A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 25 de maio em postos de saúde em todo RN. 
Podem se vacinar as pessoas com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, as gestantes, os povos indígenas e a população prisional.
A meta da Sesap é imunizar cerca de 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, o que representa 484.283 pessoas em todo o estado.
Texto divulgado pela Assessoria de Comunicação da SESAP.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Notícias locais...

Blog do Robson - 5 anos
Neste domingo, dia 06 de maio, o Blog do Robson comemorou 5 anos de atividade comunicativa em Lajes e na Região Central com uma animada festa e também uma bela ação social. Parabéns.

Seca no Nordeste
O Governo do RN reconhece a gravidade da situação de estiagem que atinge 95% dos municípios do Rio Grande do Norte. "As notícias são muito pessimistas de que essa poderá ser a maior seca dos últimos 30 anos".

Pesquisas eleitorais...
Também no último domigo esteve passando pelas ruas de nossa cidade mais uma perquisa eleitoral, visando o pleito municipal desse ano. Quem terá encomendado essa pesquisa???

Aprovação unânime
O Vereador Canindé Rocha - PT vem agradecer publicamente aos demais vereadores pela aprovação unânime do nome da Deputada Fátima Bezerra para receber o Título de Cidadã Lajense.

Mandato em Ação 
Visando contribuir ainda mais com o nosso município, o Vereador Canindé Rocha - PT conseguiu junto ao Mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra a aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar de Lajes, que deverá está sendo entregue no segundo semestre desse ano.

Prouni: "Decisão do STF reafirma sensibilidade social do governo do PT", afirma Fátima

 
 Uma semana após sofrer uma importante derrota na Justiça, a direita conservadora do País amargou outro revés judicial. O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou na quinta-feira (3), por sete votos a um, a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo Democratas (ex-PLF), que questionava os critérios de seleção (raciais e sociais) do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Na quinta-feira passada, o mesmo STF negou outra Adin do DEM, que colocava em suspeição o sistema de cotas étnico-raciais para ingresso na Universidade de Brasília (UnB). O Supremo considerou constitucionais as regras do Prouni – programa criado em 2004 no governo do presidente Lula, que concede bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em instituições privadas de educação superior.

Na avaliação da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, a decisão do STF pela constitucionalidade do Prouni reafirma “a sensibilidade social e o comprometimento do governo do PT, tanto na gestão do ex-presidente Lula como na da presidenta Dilma, com a educação brasileira”. “Enquanto o DEM defende o status quo, o conservadorismo, mantendo as desigualdades sociais, inclusive, na área da educação, o governo do PT vai na direção contrária.

Estado bate mais um recorde de arrecadação

Fonte: Blog do Carlos Santos

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não tem do que reclamar quanto à arrecadação do Estado. O erário continua sendo abarrotado pela eficiência da máquina fiscal.

Foi recolhido no mês passado o montante de R$ 286.908.080,75 frente a R$ 246.897.478,65 de abril de 2011, em termos de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Mais um recorde.

Considerando o montante recolhido nos quatro primeiros meses de 2012, o aumento da arrecadação do ICMS é de R$ 195 milhões ou 20% a mais que em 2011.

O ICMS é a principal fonte de receita tributária do Estado, sendo responsável por mais de 45% desta em média. Do montante arrecadado 25% são destinados, por força constitucional, aos municípios potiguares.
Saiba mais AQUI.

Nota do blog: Pena que na ótica do governo dos Demos esse aumento de recita não se reflete em  melhores condições sociais para o nosso estado, pois a cada dia vemos aumentando o descaso com a Educação, Saúde, Segurança...

Projeto Bullying: Diálogos Preventivos no Auxiliadora Natal

O Projeto “Bullying é coisa séria!”, no Auxiliadora Natal foi desenvolvido pelo setor de Psicologia, sob orientação de Lígia Viana - Psicóloga da escola.

Fonte: site Nominuto.com

Esses momentos de informação, diálogo e conscientização foi feito em pequenos grupos e com recursos apropriados para cada nível de aprendizagem.
O Projeto “Bullying é coisa séria!”, no Auxiliadora Natal foi desenvolvido pelo setor de Psicologia, sob orientação de Lígia Viana - Psicóloga da escola, no período de 20 de abril a 05 de maio, objetivando oferecer aos alunos, educadores e familiares informações sobre violências físicas e psicológicas, bem como suas consequências.

Essa intervenção visou favorecer a prevenção de atitudes que caracterizam o Bullying na escola e no cyber espaço, por meio das reflexões e diálogos, foi além da apresentação dos tipos e de conceitos, possibilitou identificar atitudes e ações praticadas por alunos, que sem terem noção dos erros, poderia caracterizar início de um ato de bullying.

Esses momentos de informação, diálogo e conscientização foi feito em pequenos grupos e com recursos apropriados para cada nível de aprendizagem. Para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Prazos eleitorais: Cartórios abrem neste domingo para eleitor tirar título

Prazo também vale para quem precisa transferir o documento ou regularizar pendências com a Justiça eleitoral

Os eleitores de todo o País têm até o dia 9 de maio, próxima quarta-feira, para transferir ou tirar o título eleitoral para votar nas eleições de outubro. Esse prazo também vale para quem precisa regularizar sua situação com a Justiça eleitoral, ou seja, aqueles que deixaram de votar nas últimas eleições e não justificaram sua ausência.
Em São Paulo, os cartórios eleitorais abrem neste domingo, em esquema de plantão, das 9h às 18h. Também haverá plantão nos cartórios de Minas Gerais (Belo Horizonte, das 8h às 17h; interior, das 12h às 18h), do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, das 9h às 19h; interior, das 12h às 19h), da Bahia (das 8h às 18h). O Rio de Janeiro não terá plantão no fim de semana, porém estenderá o horário até as 19h nos dias 8 e 9 de maio.
Para tirar, transferir ou regularizar o documento, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua casa (veja endereços no site do TSE).

Campanha contra o Código Florestal - Brasil: Veta Dilma


Caros amigos do Brasil,




Há alguns dias, o Congresso aprovou um projeto de lei catastrófico que dá aos madeireiros e fazendeiros carta branca para desmatar enormes faixas de nossas preciosas florestas, da Amazônia à Mata Atlântica. Agora, somente a presidenta Dilma pode barrar essa lei.

O universo está conspirando a nosso favor. Em algumas semanas, Dilma será anfitriã da maior conferência ambiental do mundo. Informantes nos disseram que ela não aceita pagar o preço de ser considerada a líder que aprovou a devastação da Amazônia. Dezenas de pessoas já foram assassinadas por serem contra o desmatamento – agora é a nossa vez de fazer pressão e forçar Dilma a escolher a opção do veto.

Não temos tempo a perder – ela pode tomar uma decisão a qualquer momento. Vamos dar mais força à nossa petição de 1.2 milhão de assinaturas. Clique abaixo para salvar a Amazônia e divulgue essa campanha para todos – quando alcançarmos 2 milhões de assinaturas a Avaaz juntará forças com ex-ministros do Meio Ambiente para entregar a petição diretamente para Dilma: 

http://www.avaaz.org/po/brasil_veta_dilma/?vl

Na última década, o Brasil conseguiu reduzir amplamente os índices de desmatamento, chegando a 78% de redução entre 2004 e 2011. A razão? Uma legislação florestal aclamada mundialmente, aplicada pela polícia federal, e o monitoramento via satélite. Mas esse novo e perigoso código ameaça desfazer esse progresso e provocar o desmatamento total.

Seminário nacional na UFRN: balanço do socialismo no século XX

Fonte: site Carta Potiguar

Por um centro histórico de futuro


Áreas tombadas como Cidade Alta e Ribeira têm sido alvos de diversas ações do Iphan, que visa recuperar patrimônios

Fonte: Jornal Diário de Natal

Os centros históricos das capitais brasileiras são, em maioria, rota fundamental do turismo local. Em Natal, o Centro Histórico é apenas projeto: projeto de urbanização, projeto cultural, projeto de tombamento, projeto de revitalização, projeto de calçamento... É quase um papel; um ofício de promessas futuras. Turista em Natal visita mesmo é a praia. E a capital cascudiana parece cidade sem identidade cultural - se é que tem. Iniciativas pontuais procuram (re)erguer o Centro Histórico, tomado pela boemia tradicional de provincianos na Cidade Alta ou casas de show de estrutura mediana e abandono de prédios tombados na Ribeira. É o resumo clássico observado por qualquer natalense ou mesmo turista.

Arquitetos e estudantes visitaram locais históricos para conhecer a realidade dos prédios tombados. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
 
                                                 Mapa apresenta áreas tombadas nos bairros
O marco numa possível mudança de cenário aconteceu em 9 de dezembro de 2010. Com menos de um ano e meio, o tombamento do Centro Histórico de Natal ainda engatinha. Em outros centros ele já é adulto, vigoroso, reconhecido e compreendido pelo nativo ou turista. E para que este bebê cresça com saúde, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/RN) tem promovido uma série de debates e workshops para esclarecer as normas do tombamento. O evento teve início em abril e prossegue até junho, direcionado a proprietários e moradores, comerciantes e empresários, educadores de escolas públicas e profissionais ligados à preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico de Natal.

domingo, 6 de maio de 2012

Mais uma vez vermelhou o RN, valeu Mecão. Parabéns!!!!


Coisas do face...

Essa com certeza serve de lição para alguns...

 
Fonte: Mensagens do face

CF 2012 - Fraternidade e Saúde Pública

Seminário debate saúde pública

cf2012_cartazedNos próximos dias 17 e 18 de maio a Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz, em parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde e outras entidades promove um Seminário sobre Saúde Pública. O evento é resultado de articulações originadas durante a Campanha da Fraternidade de 2012, e será aberto à participação dos interessados em aprofundar a temática.

O evento será realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB). A programação inclui seis painéis que vão tratar do acesso à saúde, financiamento público, gestão dos recursos, controle social e participação popular, formação profissional, educação para a saúde, hábitos saudáveis, entre outros.

A expectativa dos organizadores é que as intervenções dos participantes colaborem para o aprofundamento do debate. Os participantes deverão elaborar um documento de compromissos a ser enviado à Presidência da República, à Presidência da Câmara dos Deputados e ao presidente do Supremo Tribunal Federal.

As inscrições para o Seminário sobre Saúde Pública podem ser feitas apenas por e-mail, no endereço cf.saudepublica.2012@gmail.com . O prazo para inscrições se encerra no dia 10 de maio, ao custo de 20 reais. Os que desejarem tomar as refeições no local, pagarão 50 reais.

NOTA DO BLOG: LAJES e a CF 2012

Essa CF 2012 tem uma grande relevância social ao debater um tema de tão grande abrangência e com realção ao nosso município é importante destacar que além dos problemas que a saúde já enfrenta, em Lajes isso tem um outro fator agravante: a intransigência dos que atualmente administram o Hospital Maternidade, que seguem na contramão do senso comum, ao preferir vê-lo fechado, sem nenhuma condição de funcionamento, apenas acumulando dívidas e deixando a população sem nenhuma assistência, ao invés de passá-lo para que o município possa administrá-lo dentro da normalidade. 

Situação essa que há bastante tempo tempo vem se buscando solucionar, já tendo isso se discutido em todos os segmentos possíveis (Poder Executivo, Câmara Municipal, Promotoria Pública, Igreja Católica), sem nehum sucesso, chegando ao ponto de esta semana ter sido aprovado pela Câmara Municipal um pedido de desapropriação dessa entidade para que dentro da legalidade do que rege a Lei, o município possa colocá-lo para funcionar. Fica aqui mai uma vez registrada a nossa indignação com a postura assumida pela atual adminstração daquela entidade que tem se mostrado totalmente insensível a necessidade de toda a população lajense.

Canindé Rocha - Vereador

Lixo: o problema começa quando o colocamos para fora de casa...

 

Fonte: Imagens do facebook

Hoje, novamente a vitória será nossa !!!!!

Economia X Meio Ambiente: Falta de estrutura e desinformação no caminho do licenciamento

Déficit de pessoal e alta demanda sufocam trabalho do Idema e afugentam investidores
 
Por:Felipe Gibson // Maiara Felipe - Jornal Diário de Natal

Atingir a harmonia entre os interesses econômicos e a legislação ambiental não é uma missão das mais fáceis. Tentando colocar em prática a ideia de desenvolvimento sustentável, cabe aos órgãos ambientais a análise e emissão de toda uma variedade de licenciamentos para uma infinidade de atividades. Com uma estrutura ínfima se comparada ao tamanho da demanda que chega sem parar, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) se vira como pode. Responsável por conceder licenças ambientais em nível estadual e para a maioria dos municípios potiguares, incapacitados de executar o serviço, o órgão está hoje sufocado. Por outro lado, uma parcela de empreendedores mostra despreparo para atender as exigências. Assim se forma a bola de neve dos licenciamentos. Atualmente, quase 1.200 pedidos de licenciamento foram abertos apenas este ano.

Entre abril de 2011 e 2012 o Idema liberou nove mil licenças, atingindo uma média de tramitação de 84 dias segundo levantamentofeito pelo próprio instituto. A meta é reduzir para 45 dias esse prazo médio. "Estamos com o dobro da média. Isso significa que precisaríamos no mínimo dobrar o nosso efetivo", afirma o diretor técnico do órgão, Jamir Fernandes. Para cobrir o setor de licenciamento são hoje 50 técnicos próprios, e cerca de 100 profissionais de instituições conveniadas. Enquanto é aguardada uma resposta do Executivo sobre um concurso público para criação 300 novas vagas, a demanda cresce no ritmo acelerado dos mercados em desenvolvimento no estado, dos quais podemos destacar o setor de petróleo e gás natural, eólico, construção civil, mineração, entre outros.