sábado, 12 de março de 2011

Lula recebe Prêmio Gorbachev em sua primeira edição

Fonte: Rede Brasil Atual

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva será um dos nove homenageados na primeira edição do Prêmio "O Homem que Mudou o Mundo, da Fundação Mikhail Gorbachev, criado em homenagem ao 80º aniversário do último líder da União Soviética. A honraria a Lula será conferida na categoria "Perestroika", que signfinica "reconstrução", em russo, e foi o nome de uma das frentes de reformas promovidas por Gorbachev durante seu governo.
Ao lado do ex-presidente brasileiro, os criadores da internet, o britânico Tim Berners-Lee, e do celular, o norte-americano Martin Cooper, serão agraciados na mesma categoria. Eles são exaltados pela "contribuição ao desenvolvimento da civilização global".

Quando Lula ainda era presidente, foi citado com uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, e o prêmio Félix Houphoët-Boigny, considerado uma espécie de prévia do Nobel. Ele chegou a ser citado como "favorito" para o Nobel, mas a informação não foi confirmado.

PT comemora Dia Internacional da Mulher e Dia da Poesia




Na próxima segunda-feira (14), os setoriais de Mulheres, de Cultura e a direção de Juventude do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte realizarão o “Café com Poesia”.

O evento, que será realizado na Praça Padre João Maria, no Centro, em Natal, irá comemorar o dia da Poesia e o Dia Internacional da Mulher, cuja data é 8 de março.

Segundo das organizadoras, além do café-da-manhã, a comemoração terá recital de poesia e muita música para festejar as datas.


Fonte: Blog da Fátima

Mortos no Japão podem chegar a 1.200

Um dia após o terremoto seguido de tsunami que devastou a costa leste do Japão, e em meio a uma sucessão de fortes réplicas do tremor, o governo lançou uma megaoperação de resgate e ajuda humanitária nas áreas mais afetadas, onde o número de mortos já passa de 430 e os desaparecidos chegam a 748, de acordo com a polícia local. Estima-se que as vítimas da tragédia podem chegar a 1.200. A catástrofe deixou ainda cerca de 948 feridos, segundo a agência de notícias Kyodo News.

Todos os recursos disponíveis do Exército do Japão se mobilizaram para auxiliar nos trabalhos de resgate, especialmente nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, as mais atingidas. No entanto, as equipes de resgate têm dificuldade de chegar às zonas mais afetadas, onde o alerta de tsunami ainda está em vigor.

O premier Naoto Kan participou de reuniões de emergência na manhã deste sábado (horário local) e seguiu para as áreas do desastre - incluindo duas usinhas nucleares que estão em estado de alerta por risco de vazamento de material radioativo.

"Nosso governo fará todos os esforços possíveis para assegurar a integridade e segurança das pessoas e também minimizar os estragos causados pelo terremoto", disse o premier à imprensa.

O alcance exato dos danos ainda é desconhecido. Balanços iniciais indicam que mais de 5 milhões de casas estão sem energia elétrica e ao menos 1.800 foram destruídas somente na região de Fukushima. Estima-se que 90% das casas na costa japonesa foram destruídas. Quatro trens na área costeira entre as regiões de Miyagi e Iwate permaneciam desaparecidos, informaram as ferrovias japonesas. Não se sabe quantos passageiros estavam nos vagões.

Natal sediou lançamento regional da Campanha da Fraternidade

A Arquidiocese de Natal viveu uma intensa programação, a partir de quinta-feira, à noite, até sábado, dia 12. Será o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011, em nível de Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelas 21 Arquidioceses e Dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A programação teve início no dia 10, às 19 horas, no Hotel Imirá, na via costeira de Natal, com jantar oferecido para autoridades, imprensa e bispos do Regional.

Na sexta-feira, 11, das 8 às 17h30, também no Imirá, será realizado um Seminário, cujo tema é: “Quem desmata a terra, semeia inferno”, uma frase do Pe. Cícero Romão Batista. Os palestrantes serão Pe. Zezinho, cantor e compositor; Gabriel Chalita, deputado federal paulista e apresentador de programa na TV Canção Nova; Ivo Poletto, teólogo, sociólogo e assessor de Cáritas Brasileiras; e Francisco Alexandre, professor do Departamento de Física e coordenador da pós-graduação em mudanças climáticas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Só poderá participar do seminário quem fez, antecipadamente, a inscrição.

No sábado 12, às 8h30, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, com a participação dos bispos das dioceses do Regional. Após a missa, os fiéis sairão em caminhada até à Pedra do Rosário.

Nota do Blog: A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição esteve representada nesse evento pelo Professor e Vereador Canindé Rocha; pela Professora Lucimar Lopes - Coordenadora de Meio Ambiente da Sec. Municipal de Agricultura; e pela Professora Nevonice Laureano - Presidente da AECOPAM,  integrantes da Coordenação Paroquial desta Campanha da Fratenidade 2011. 

Nas paróquias, a coordenação arquidiocesana sugere que o lançamento aconteça no domingo, dia 13.

quinta-feira, 10 de março de 2011

'The Guardian' põe Dilma em lista de cem mulheres mais inspiradoras

Fonte: Blog do Marcílio Moreira

O jornal britânico The Guardian colocou a presidente brasileira Dilma Rousseff em sua lista das cem mulheres mais inspiradoras da atualidade, publicada nesta terça-feira.

Na lista, que publicada no Dia Internacional da Mulher, Dilma aparece na categoria “Política” ao lado de outras dez personalidades, como a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, e a ativista birmanesa Aung San Suu Kyi.

O jornal descreve a presidente brasileira como "uma guerrilheira socialista adolescente que enfrentou prisão e tortura" e que é considerada uma "administradora dura e pragmática".

O texto cita ainda a promessa de Dilma de melhorar as condições de vida das mulheres e de ter mulheres no comando de nove dos 37 Ministérios de seu governo, um número recorde na história do Brasil.

No entanto, o The Guardian fala também sobre as críticas de que, durante a campanha presidencial, Dilma ignorou assuntos relacionados à mulher e reverteu publicamente sua posição sobre o aborto para acalmar os religiosos, além de que teria, segundo os críticos, feito diversas cirurgias plásticas para "ganhar o seu lugar".

"Ela já está enfrentando um grande teste - as enchentes recentes que mataram centenas e enterraram cidades inteiras", diz o jornal.

Segundo a colunista do The Guardian Jane Martinson, a lista é composta de mulheres que são modelo de comportamento em diversas áreas em todo o mundo e que, além de conquistar direitos, ajudaram outras mulheres.

Mais de 3 mil sugestões de leitores foram consideradas por uma equipe de doze mulheres que incluía ativistas políticas, membros de organizações não-governamentais e jornalistas.
Nota do Blog:  Isso mostra que mesmo com todo esse pensamento conservador por parte da nossa imprensa golpista e de seus fiéis seguidores (alguns blogs) que não conseguem admitir que temos na presidência  desse país hoje alguém que além de MULHER  é também do PT.

Por outro lado vemos com muito orgulho que  o mundo e o povo brasileiro reconhecem e aprovam a sua adminstração.

ALERTA: A escalada da dengue no RN

Boletim da Sesap indica 802 notificações de suspeita da doença em 15 dias. Secretário admite epidemia

Fonte: Jornal Diário de Natal

O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação é do secretário Estadual de Saúde Pública, Domício Arruda. Segundo ele, a definição de epidemia se dá quando o número de casos previstos para uma doença em determinado local é superado. Em janeiro e fevereiro do ano passado, foram notificados 322 casos, enquanto que este ano o número já atingiu os 2.700. Um aumento de quase 700%.

Esse crescimento da doença nos dois primeiros meses do ano foi perceptível no último balanço dos casos de dengue no Rio Grande do Norte divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) que apontou um crescimento nos casos notificados, em comparação ao mesmo período do ano de 2010. Os números da dengue, até o dia 4 deste mês, no RN chegaram a 2.562 casos notificados, sendo 25 confirmados e dois casos de óbito suspeitos, ainda não confirmados.

Segundo a secretaria, até o dia 19 de fevereiro, 1.760 casos foram notificados em todo o estado, o que mostra o registro de 802 notificações de casos de dengue em pouco mais de 15 dias. Porém, no período entre 19 de fevereiro e 4 de março, não registrou-se nenhuma morte que tenha sido causada pela doença em todo o solo potiguar. Os municípios que registram mais casos da doença são: Natal, Extremoz, Macaíba, Pau dos Ferros e Mossoró.

CNBB abre CF-2011 e lembra que pauta do meio ambiente é uma preocupação antiga da instituição

Fonte: Site da CNBB
lancamento_cf 












A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu, oficialmente,  na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas, 9, a Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”, numa coletiva de imprensa, em sua sede, em Brasília. O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, apresentaram aos jornalistas os objetivos da Campanha, destacando seus principais pontos.

Dom Dimas fez memória do histórico da Campanha da Fraternidade e afirmou que o tema da ecologia é uma preocupação antiga da CNBB, que tem marcado a história das Campanhas há três décadas. “A Campanha mais antiga em torno do meio ambiente aconteceu em 1979, com o lema ´Preserve o que é de todos´. Há 32 anos já tínhamos essa preocupação com temas ecológicos. Muito tempo depois, em 2002, veio a Campanha que refletiu a Amazônia; pouco tempo depois, a Campanha de 2004 refletiu a questão da água, e, a Campanha de 2007, discutiu o tema ‘Fraternidade e os Povos Indígenas’ e a questão da terra”, lembrou dom Dimas.

O secretário da CNBB disse que a Campanha deste ano apresenta uma reflexão bastante ampla, refletida em dois grandes temas preocupantes: ‘aquecimento global e mudanças climáticas’. “A partir desses pontos, a Igreja no Brasil vem mostrar que estamos preocupados em discutir temas relevantes para a sociedade viver melhor”.

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher. PARABÉNS!!!

A força feminina 

Em dez anos, as mulheres serão maioria no mercado de trabalho. Elas já correspondem a 42,4% da mão-de-obra do país, participação que desde 1992 cresceu 9,3%, enquanto a masculina caiu de 5,9%, para 57,6%, segundo o IBGE. De 92,4 milhões de ocupados, 39,2 milhões são mulheres.  
         
Com base no crescimento médio anual da participação feminina no mercado de trabalho (0,3 a 0,4 pontos porcentuais), é possível deduzir que em 2020 haverá mais mulheres empregadas do que homens no Brasil.     
No Rio Grande do Norte, a predominância da população feminina continua mantida, segundo a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE.    


O reflexo disso já pode ser sentido, dada a força feminina no mercado produtivo. Elas alçaram vôos e estão cada vez mais presentes nas várias áreas, chegando ao posto mais alto no país - a Presidência da República em 2010 com Dilma Rousseff.        
  
         
Para o analista sênior do IBGE Ivanilton Passos, o que sustenta essa feminização da força de trabalho é um conjunto de fatores.



"As mulheres do RN têm apresentado nos últimos anos várias mudanças no seu comportamento social, tais como: redução da fecundidade, crescente participação da mulher no mercado de trabalho, a contribuição no rendimento familiar e melhor nível de escolaridade", falou Ivanilton.


Porém, o grande desafio, segundo ele, continua sendo a equiparação salarial, pois mesmo estudando e trabalhando mais, as mulheres continuam ganhando menos que os homens.
O Rio Grande do Norte está cheio de exemplos da ascensão feminina. E isso se dá em praticamente todas as áreas produtivas. 
      
Isso sem falar no pioneirismo norte-rio-grandense. Pouca gente sabe, mas desse Estado, além da primeira eleitora do Brasil, saiu a precursora do feminismo no país, além de várias outras mulheres de destaque no cenário local e nacional como a poetiza Zila Mamede e Palmira Wanderley, que foi precursora do jornalismo feminino no RN, que chegou a receber menção honrosa no Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras em 1929.    
          
A professora de Matemática Ângela Paiva quebrou um tabu histórico, chegando aonde nenhuma outra mulher chegou em 52 anos de história acadêmica do Estado. Ela foi escolhida a primeira mulher reitora da UFRN, em uma eleição tranqüila e com uma vitória vantajosa sobre a sua oponente, a professora Arlete Araújo.   
   
Personagens como essas serviram de inspiração para várias outras mulheres que conseguiram galgar espaços importantes no competitivo mercado de trabalho.   
       
A emancipação feminina abre caminho também para criação e/ou fortalecimento de políticas públicas voltadas para as mulheres. A mais recente delas, a Lei Maria da Penha já amparou várias mulheres vítimas de violência, fazendo valer seus direitos e garantindo punição severa aos agressores.


Porém, nunca é demais falar que, apesar das conquistas, a mulher ainda tem de lutar contra as discriminações relativas ao seu sexo.

Nota do Blog: Nós de Lajes estamos entre os pioneiros na luta pela emancipação feminina através de Alzira Soriano que foi eleita a 1ª Prefeita do Brasil e da Améria Latina.

A todas vocês os nossos PARABÉNS e o desejo de que a cada dia continuem conquistando o espaço, o reconhecimento e o tão merecido RESPEITO.