quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

COMUNICADO AOS NOSSOS LEITORES >> Esse blog só estará com postagens atualizadas novamente a partir do dia 24 de fevereiro.

CONSUMIDOR >> Já pensou sobre isso?

EM DISCUSSÃO >> Audiência pública recebe sugestões para calcular tarifa por serviços da operação da Transposição do São Francisco

chamada
Desde segunda-feira, 26 de dezembro, está aberta a audiência pública não presencial para obter contribuições para a formulação da metodologia de cálculo da tarifa que será cobrada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) pela prestação dos serviços de operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Os interessados poderão enviar suas sugestões até às 18h de 26 de fevereiro de 2017 via correio, por meio eletrônico (e-protocolo) ou poderão entregá-las diretamente no Protocolo da Agência Nacional de Águas (ANA), que fica no SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco T, Brasília, CEP: 70610-200 ou pelo site http://audienciapublica.ana.gov.br/

A Codevasf passará a cobrar a tarifa dos estados receptores das águas do São Francisco (CE, PE, PB e RN) quando a transposição entrar em operação. Essa tarifa se refere aos custos pela prestação dos serviços de captação das águas e liberação nos diversos pontos de entrega ao longo do Sistema. Compõem o pagamento valores referentes à disponibilidade do sistema (custos e despesas fixas) e referentes ao consumo por metro cúbico (custos variáveis).
As contribuições sobre a metodologia do cálculo da tarifa serão feitas a partir de uma proposição de valores de referência, que constam da Nota Técnica Conjunta nº 1/2016/COSER/SRE/SAS, principal material disponível para subsidiar os participantes da audiência pública. Outro material de apoio disponível é o Decreto nº 5.995/2006, que instituiu o Sistema de Gestão do PISF. Também estão disponíveis os Pareceres Técnicos nº 17/2016/SRE e  nº 19/2016/SRE, que estimam perdas entre 10% e 33% nos dois eixos leste e norte, respectivamente, que integram os cálculos da tarifa.
É importante destacar que a cobrança da tarifa objeto da audiência pública se destina a cobrir os custos de operação do PISF e será cobrada pela Codevasf, designada pelo Decreto 8.207/2014 como Operadora Federal. Essa tarifa será cobrada dos estados receptores das águas da Transposição e não tem nenhuma relação com as tarifas cobradas pelas companhias locais de saneamento pelos serviços de tratamento, distribuição e pelo consumo de água potável dos sistemas de abastecimento público.
Vale ressaltar também que na tarifa em discussão estão incluídos valores correspondentes à cobrança pelo uso da água bruta, paga por todos os usuários pelo uso do bem público ao longo da calha do rio São Francisco. Os recursos dessa cobrança pelo uso da água bruta, instituída em 2010, serão repassados para a agência de água, braço executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, para aplicação na bacia de acordo com o Plano de Recursos Hídricos da Bacia, no âmbito da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Com relação à tarifa discutida na audiência pública, os valores a serem homologados pela ANA ainda dependerão da elaboração e aprovação do Plano de Gestão Anual – PGA pela Codevasf, onde constarão as vazões a serem alocadas por ponto de entrega. De acordo com a Lei nº 12.058/2009, cabe à ANA a competência de regular e fiscalizar a prestação do serviço de adução de água bruta em corpos d’água de domínio da União, ou seja, aqueles que atravessam mais de um estado, como é o caso do rio São Francisco.
Outorga para o uso das águas
O processo de transposição do rio São Francisco teve início há mais de uma década e a autorização para uso das águas dependeu de estudos ambientais e da atuação da ANA no processo de concessão da outorga.  A Resolução ANA nº 411 concedeu, em 2005, ao Ministério da Integração Nacional o direito de uso de recursos hídricos do rio São Francisco para o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. 
Segundo a outorga da ANA, as captações de água tanto para o Eixo Leste, como para o Eixo Norte obedecerão a uma vazão firme disponível de 26,4 m³/s, o que representa 1,4% da vazão média do Rio, respeitando as projeções de consumo humano de água para 2025. A liberação média máxima diária de água nos dois eixos poderá chegar a 114 m³/s e a vazão máxima instantânea (pico de retirada) poderá alcançar 127 m³/s, a depender do nível de água do reservatório de Sobradinho.
O Ministério da Integração Nacional é o responsável pelas obras e a Codevasf será responsável pela operação e manutenção do projeto, conforme estabelecido pelo Decreto nº. 5.995 de 19 de dezembro de 2006, alterado pelo Decreto nº. 8.207 de 13 de março de 2014.
O projeto dependeu ainda de licença ambiental concedida pelo Ibama e inclui o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, com duração prevista até 2024, que conta com a atuação do Ministério do Meio Ambiente e de outras instituições parceiras.
O PISF
No Nordeste estão 28% da população brasileira e apenas 3% da disponibilidade de água do País. O Rio São Francisco detém 70% de toda a oferta de água da região, historicamente submetida a ciclos de seca rigorosa, como a atual que já dura cinco anos.
Segundo o Ministério das Integração Nacional, o empreendimento apresenta 90,85% de conclusão, sendo 91,25 % no Eixo Norte e 90,27 % no Eixo Leste e, quando concluídos, os dois eixos possibilitarão captar a água do rio que percorrerá 477 quilômetros de canais (260 km no Norte e 217 km no Leste), abastecendo adutoras e ramais que irão perenizar rios e açudes chegando até os municípios.
A Transposição do rio São Francisco deverá beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além das 294 comunidades rurais às margens dos canais.

A obra engloba a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowats, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis.

O São Francisco garantirá o abastecimento de água desde grandes centros urbanos da região (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru) até centenas de pequenas e médias cidades inseridas no semiárido e de áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento regional sustentável.

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios no Eixo Norte: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); em São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB). Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e em Monteiro, na Paraíba.

Texto:Cláudia Dianni - ASCOM/ANA
Foto: Cláudia Dianni

EDUCAÇÃO >> CNTE aprova em Congresso greve geral em 15 de março


O 33º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realizado em Brasília de 12 a 15 deste mês aprovou na sua plenária final o indicativo de uma Greve Geral no dia 15 de março.
O SINTE/RN como entidade filiada à Confederação vai mobilizar toda a categoria com vistas a parar as atividades no dia 15 de março. 
Dentre os principais pontos de reivindicações e de luta estão o fim do golpe de Estado no Brasil; a não aprovação da reforma da previdência; e implementação dos investimentos necessários e previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). 
A diretoria do SINTE RN acrescentará a sua pauta estadual de lutas, dentre os pontos destacados estão: Atraso do pagamento dos aposentados; reformulação do PCCR do magistério; um nível remuneratório para os funcionários; e uma letra para os professores.
O Coordenador geral do SINTE, professor Rômulo Arnaud, esteve presente como delegado no 33º Congresso da CNTE e relata que os debates giraram em torno da preocupação com que a classe trabalhadora vivencia com os ataques aos seus direitos.
“Vamos realizar assembleias nas regionais do SINTE durante o mês de março para mobilizar e organizar a luta da categoria contra a retirada de direitos” afirma Rômulo Arnaud.

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO >> MPF seleciona estagiários de nível superior em Natal


Resultado de imagem para MPF estagiários de nível superior em NatalProcesso seletivo oferece vagas para Comunicação Social, Informática e Engenharia Civil

Estudantes de nível superior das áreas de Comunicação Social, Informática e Engenharia Civil poderão concorrer a vagas de estágio no Ministério Público Federal, em Natal. As inscrições para o processo seletivo serão feitas entre os dias 23 de janeiro e 3 de fevereiro e a seleção é baseada em provas de conhecimento específico para cada área, a serem aplicadas no mês de fevereiro.

Poderão participar estudantes que tenham concluído pelo menos 40% da graduação e não venham a se formar no primeiro semestre deste ano. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site do MPF/RN e entregar no edifício-sede da Procuradoria da República em Natal (confira o endereço abaixo) a seguinte documentação: original e cópia de identidade e CPF, declaração de matrícula e histórico acadêmico. Essa entrega deve ser feita dentro do prazo de inscrições, somente nos dias úteis, das 11h às 16h.

As provas objetivas estão agendadas para o dia 12 de fevereiro, das 9h às 12h, em local a ser divulgado posteriormente. Na ocasião, o candidato deve portar caneta esferográfica azul ou preta, comprovante de inscrição e carteira de identidade. Os portões serão fechados às 8h45. No caso dos candidatos de Comunicação Social, também será aplicada uma prova prática para os primeiros 12 colocados na fase objetiva, a ser realizada no dia 19 do mesmo mês.

A recomendação é ficar atento às notícias no site do MPF/RN (www.mpf.mp.br/rn), para não perder os prazos. O formulário de inscrição e o edital - que contém todo o conteúdo programático -, bem como os demais documentos relativos ao processo seletivo, estão acessíveis em http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2016/processo-seletivo-para-estagiario-de-comunicacao-social-engenharia-civil-e-informatica-da-pr-rn.

São reservadas 10% das vagas para portadores de necessidades especiais e mais 10% para aqueles que se declararem negros ou pardos. Nos dois casos é preciso comprovar a condição referida. A aprovação não gera o direito à contratação do estagiário, que poderá ser ou não realizada, segundo a necessidade, a conveniência e a oportunidade, a critério da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte.

O estudante aprovado e convocado para o estágio terá direito a uma bolsa mensal de R$ 850, além de auxílio transporte de R$ 7 por dia estagiado, por uma jornada semanal de 20h. A previsão do resultado definitivo do concurso é o dia 3 de março.

Endereço para entrega da documentação de inscrição
Procuradoria da República no Rio Grande do Norte
Av. Deodoro da Fonseca, 743 – Tirol.
Telefone para informações: 3232-3995



Assessoria de Comunicação Procuradoria da República no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 3901 / 9119-9675

A FORMA DE ATUAÇÃO DO GOVERNO TUCANO (PSDB PAULISTA) >> Repressão aos movimentos sociais


Guilherme Boulos, coordenador nacional do MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, foi detido ontem por negociar assistência para as 700 famílias que foram expulsas pela prefeitura da ocupação Colonial, em São Mateus, em São Paulo (SP). 

A tropa de choque alega desobediência e arbitrariamente cita a participação do mesmo em atos contra o Governo Temer como justificativa para detenção, mostrando clara perseguição política aos movimentos sociais.

Via Mídia Ninja

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

"A IGUALDADE" DO CAPITALISMO >> Oito homens mais ricos detêm mesmo patrimônio que a metade mais pobre do mundo

Da Agência Brasil
O patrimônio de apenas oito homens é igual ao da metade mais pobre do mundo. Os dados foram divulgados hoje (16) pela Oxfam, organização humanitária que luta contra a pobreza, e mostram ainda que a fatia dos 1% mais ricos detém mais que todo o resto do planeta.
O relatório intitulado "Uma economia para os 99%” denuncia o abismo existente entre os mais ricos e o resto da população mundial e apresenta propostas de ações para uma sociedade mais justa e igualitária.
Entre os dados apresentados no documento há referência positiva ao caso do Brasil, onde os salários reais dos 10% mais pobres da população aumentaram mais que os pagos aos 10% mais ricos entre 2001 e 2012, “graças à adoção de políticas progressistas de reajustes do salário mínimo”.
No entanto, as notícias de maneira geral não são boas. No mundo, a renda dos 10% mais pobres aumentou cerca de US$ 65 entre 1988 e 2011, enquanto a renda dos 1% mais ricos aumentou – 182 vezes mais no mesmo período (ceca de US$ 11.800). Além disso, sete em cada dez pessoas vivem em um país que registrou aumento da desigualdade nos últimos 30 anos.
Ao longo dos próximos 20 anos, 500 pessoas passarão mais de US$ 2,1 trilhões para seus herdeiros – uma soma mais alta que o Produto Interno Bruto (PIB) da Índia, país que tem 1,2 bilhão de habitantes.
Nos Estados Unidos, nos últimos 30 anos, a renda dos 50% mais pobres permaneceu inalterada, enquanto a do 1% mais rico aumentou 300%.
Outro exemplo que o documento cita e que revela o tamanho da desigualdade na distribuição de renda é o Vietnã: o homem mais rico do país ganha mais em um único dia de trabalho do que a pessoa mais pobre vai ganhar em um período de dez anos.
De acordo com a Oxfam, os mais ricos acumulam riqueza de forma tão acelerada que o mundo pode ter seu primeiro trilionário nos próximos 25 anos. A ideia de que uma única pessoa possua mais de um trilhão é tão incrível que a palavra “trilionário” ainda não aparece na maioria dos dicionários. O relatório destaca que seria preciso gastar US$ 1 milhão todos os dias durante 2.738 anos para gastar US$ 1 trilhão.
Outra triste conclusão apresentada é sobre as desigualdades de gênero. De acordo com as tendências atuais, o impacto é maior entre as mulheres, que levarão 170 anos para serem remuneradas como os homens.
A Oxfam afirma que as relações econômicas atuais recompensam excessivamente os mais ricos e propõe, como estratégia para diminuir o abismo entre milionários e pobres, tornar essas relações econômicas mais humanas.
“Governos responsáveis e visionários, empresas que trabalham no interesse de trabalhadores e produtores, valorizando o meio ambiente e os direitos das mulheres, além de um sistema robusto de justiça fiscal são elementos fundamentais para essa economia mais humana”, diz o texto.
O relatório fala ainda em cobrança justa de impostos por empresas e pessoas ricas, a igualdade salarial entre homens e mulheres e a proteção do meio ambiente.
“Combustíveis fósseis têm impulsionado o crescimento econômico desde a era da industrialização, mas eles são incompatíveis com uma economia que efetivamente prioriza as necessidades da maioria. A poluição do ar provocada pela queima de carvão causa milhões de mortes prematuras em todo o mundo, enquanto a devastação causada pelas mudanças climáticas afeta mais intensamente os mais pobres e mais vulneráveis. Energias renováveis sustentáveis podem garantir o acesso universal à energia e promover o crescimento do setor energético respeitando os limites do nosso planeta”.
O relatório da Oxfam foi divulgado um dia antes do início do Fórum Econômico Mundial, que vai debater alguns desses assuntos ao longo desta semana, em Davos, na Suíça. No evento, estarão reunidos os principais atores políticos e econômicos do mundo para discutir, entre outros temas, a questão das alterações climáticas.
Bilionários
O estudo da Oxfam cita a lista divulgada pela revista americana Forbes, em março de 2016, com os nomes dos homens mais ricos do mundo à época. Bill Gates, fundador da Microsoft, lidera o ranking, com uma fortuna de US$ 75 bilhões; seguido pelo espanhol Amancio Ortega, fundador da Inditex, empresa-mãe da Zara (US$ 67 bilhões); pelo americano Warren Buffett, acionista da Berkshire Hathaway (US$ 60,8 bilhões); pelo mexicano Carlos Slim Helu, dono da Grupo Carso (US$ 50 bilhões); e pelos americanos Jeff Bezos, fundador e principal executivo da Amazon (US$ 45,2 bilhões); Mark Zuckerberg, cofundador e principal executivo do Facebook (US$ 44,6 bilhões); Larry Ellison, cofundador e principal executivo da Oracle (US$ 43,6 bilhões) e Michael Bloomberg, cofundador da Bloomberg LP (US$ 40 bilhões).
De acordo com o relatório, os 1.810 bilionários (em dólares) incluídos na lista da Forbes de 2016, possuem um patrimônio de US$ 6,5 trilhões – a mesma riqueza detida pelos 70% mais pobres da humanidade.

COERÊNCIA >> Natália Bonavides disputará presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Resultado de imagem para Natália BonavidesA vereadora Natália Bonavides (PT) será candidata à presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal. 
Em nota divulgada por meio das redes sociais nesta segunda-feira (16), a assessoria de comunicação da parlamentar confirmou a candidatura da petista.
As composições das comissões da Câmara Municipal serão debatidas ao longo desta semana. Ainda não há confirmação dos outros nomes que podem concorrer com Natália Bonavides pela cadeira.
Natália Bonavides está no seu primeiro mandato como vereadora de Natal. Advogada, ela tem atuação permanente em causas sociais e na defesa de interesses de grupos minoritários. 

Consumo de energia elétrica cresceu 1,28% no Rio Grande do Norte em 2016

Resultado de imagem para consumo de energia elétrica
O consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte cresceu 1,28% no ano passado, comparado com 2015. A informação foi divulgada pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) nesta segunda-feira, 16.
Segundo a Cosern, o percentual ficou abaixo do crescimento médio registrado na última década no Rio Grande do Norte, que foi de 4,64%. “O crescimento tímido no consumo registrado nos últimos 12 meses é um reflexo da situação econômica desfavorável pela qual passa o Brasil – o que provoca mudança no comportamento de consumo dos clientes seja por necessidade de equilíbrio de orçamento, redução dos processos de produção ou, em casos mais críticos, o fechamento de empresas”, informou a companhia em nota.
“Nesse cenário adverso, o consumo da classe industrial foi o mais prejudicado, registrando uma queda de 3,15% em relação a 2015. O consumo da classe comercial também foi afetado pela crise, permanecendo estagnado ao longo do ano, fechando dezembro com um crescimento de apenas 0,15%. De acordo com o IBGE, as vendas do comércio varejista do estado caíram 9,46% no acumulado até novembro de 2016”, diz outro trecho da nota.
O órgão ainda informa que registrou uma queda de 3,3% no consumo de energia da classe consumidora do serviço público (Caern). O fato é atribuído principalmente ao rodízio de abastecimento de água iniciado pela Companhia em diversas cidades do interior do estado, decorrente da diminuição/colapso do nível de água dos principais reservatórios, motivado pela estiagem.
A classe de consumo residencial, que representa 87,1% dos clientes da Cosern, teve a maior taxa de crescimento (4,38%) no comparativo 2016-2015. Ao longo do ano de 2016, foram feitas 44.367 mil novas ligações residenciais em todo estado.

SHOW DE PRÊMIOS >> “Nordestão” vai sortear 24 carros e 12 motos entre os 300 prêmios para este ano

Resultado de imagem para “Nordestão”O grupo Nordestão já definiu a premiação para 2017 para seus clientes que comprarem acima de  R$ 50,00, com direito a cupons.
Durante o ano, o Show de Prêmios Nordestão irá sortear 300 prêmios, que são 24 carros, 12 motos, 12 bolsas de estudo,24 TVS LED, 24 notebooks, 12 Iphones e 192 cartões de R$ 1 mil.
Os sorteios são realizados no início de cada mês. Quanto maior o valor da compra, mais cupons o cliente recebe. Consulte o regulamento no www.nordestao.com.br. A promoção do Nordestão virou tradição e é uma das maiores do varejo potiguar. No sábado passado foi realizada uma grande carreata pelas ruas da capital com a participação de clientes, fornecedores e colaboradores do supermercado.

OPÇÃO DE LAZER EM NATAL >> Parque da Cidade já recebeu 12 mil visitantes na primeira quinzena de janeiro

Resultado de imagem para parque da cidade  natal rnO Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebeu um público superior a 260 mil pessoas em 2016. Este ano a expectativa é superar, e muito, esse número uma vez que somente nos primeiros 15 dias de janeiro a Unidade de Conservação do município de Natal já recebeu mais de 12 mil visitantes. No último sábado (14), quando os músicos que participam do Glomus se apresentaram, o público registrado nas duas portarias foi de quase duas mil pessoas. 

As exposições de fotografia e de desenho sobre Natal que estão expostas no parque, também tem atraído visitantes. "Gosto de relembrar como era Natal antigamente e comparar como está agora. E também vim olhar essa exposição sobre as Copas do Mundo. Achei os desenhos bem interessantes", afirma Leonardo Tavares que foi ver a apresentação dos músicos e aproveitou para ver as exposições.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, apesar do recesso das escolas, o Parque da Cidade tem recebido muitos natalenses em férias e turistas que visitam a cidade e a apresentação dos músicos africanos e nórdicos levou um público diferenciado, alguns ainda não tiveram oportunidade de conhecer o Parque da Cidade. Com isso, o local consolida-se ainda mais como espaço de lazer, de prática de exercícios e de cultura com os eventos que promove ou recebe dos parceiros. "Eu ainda não conhecia o parque e tinha muita vontade de vir, mas a correria do dia-a-dia faz com que a gente não enxergue esses lugares bacanas que tem em Natal. Virei outras vezes, com certeza. Adorei a apresentação dos africanos, que tem a ver com a nossa cultura", afirma Lorena Bezerra.

O Parque da Cidade funciona todos os dias das 5 horas da manhã, às 18 horas para a prática de exercícios nas trilhas pavimentadas. O Centro de Visitantes e biblioteca funcionam das 8 horas às 17:30 horas e a torre panorâmica funciona da quarta-feira ao domingo, das 14 horas às 17:30 horas. Aos sábados, o setor de Manejo Ambiental do parque da cidade promove visitação às trilhas naturais aos sábados e quem quiser participar deve fazer inscrição prévia pelo telefone 322-3207. Para o gestor do Parque, "Natal tem um lugar onde o turista pode conhecer a cidade por meio de painéis afixados no Centro de Visitantes, pode ver parte da cidade e a sua beleza pela vista panorâmica da torre, pode estudar na biblioteca ou apenas ficar contemplando a natureza pelas suas trilhas".

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

ESCLARECIMENTO >> Sobre o tipo de matérias que são postadas nesse blog

Com relação a comentários feitos por alguns leitores, pelo fato de eu não aproveitar o momento e postar fotos e matérias sobre determinados massacres, acidantes e tragédias ou mesmo cenas de violência, que com o surgimento das redes sociais tornaram-se ainda mais presentes em nossa sociedade, considero necessário esclarecer que: prefiro trabalhar uma linha de comunicação que nos leve a refletir sobre as causas e as consequências desse tipo de situação.

E mediante isso posso afirmar-lhes o seguinte:
  • Administro esse veículo de comunicação com o intuito de transmitir informações necessárias as quais considero relevantes para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna;
  • Sobre o fato de dizer que “...por não postar matérias que chocam eu perco leitores...” afirmo também que, não tenho esse blog visando concorrer com outros, nem o tenho com fins comerciais, portanto, espero que aqueles(as) quem venha a ler nossas postagens possam reconhecer os objetivos sociais desse veículo de comunicação social.

Por Canindé Rocha - Professor da rede pública municipal de Lajes/RN e administrador do blog Lajes do Cabugi.

A reclamação era só contra Lula e Dilma?


MATRICULAS >> Escola Estadual Pedro II faz comunicado sobre a realização de matríclulas


A Escola Estadual Pedro II comunica a população lajense sobre a realização do período de matrículas para o ano letivo de 2017. As matrículas para os novatos começaram ontem, dia 16 no horário das 08:00 as 11:00 horas.

Para os novatos lembrem-se de levar os documentos necessários: histórico escolar, cópia do CPF, RG, comprovante de residência. e três (03) fotos 3x4.

Comunicamos também que a renovação das matrículas para os que já estudavam na referida escola continuam abertas.

Dica do dia...


OPORTUNIDADES >> Empresas de todo estado poderão contratar estudantes do IFRN pelo Programa Jovem Aprendiz

Exibindo DSC_9069.JPGPodem participar os alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho, divulgou nesta semana mais uma parceria voltada ao mercado profissional. A partir do semestre letivo 2017.1, os alunos dos cursos técnicos de nível médio da Instituição poderão participar do Programa Jovem Aprendiz. Podem ser contratados pelo programa os estudantes que estão no 3º ou 4º ano do técnico integrado ao ensino médio ou no 1º, 2º ou 3º semestre dos cursos técnicos subsequentes, que são aqueles realizados por quem já concluiu o ensino médio.
Umas das vantagens do Programa para o estudante, comparando-se ao estágio, é o registro em carteira profissional de trabalho. Para os empresários, um dos pontos positivos é o cumprimento da exigência legal de ter no seu quadro de funcionários jovens aprendizes, além de profissionais que estão recebendo formação especializada para a função que vão desempenhar. “A lei da aprendizagem obriga as médias e grandes empresas (a partir de sete funcionários) a contratarem entre cinco e sete por cento de seu quadro funcional entre aprendizes​", explicou Thiago Loureiro, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho do IFRN. As empresas já cadastradas no programa devem procurar um dos 21 campi do IFRN espalhados pelo estado, ou ligar para a Proex (84 4005-0891) para solicitar indicações de possíveis aprendizes. 
Para tornar isso possível, desde 2016, a Pró-Reitoria, em parceria com as coordenações e direção de extensão, coordenações de estágio e coordenações de cursos, vem cadastrando os cursos oferecidos pelo IFRN na plataforma Juventude Web, que é a plataforma que gerencia programas de aprendizagem no Brasil, mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MtE). Hoje, no Instituto, são 81 cursos cadastrados e validados, mais 12 sob análise da plataforma, além de outros 44 cursos em fase de cadastramento. Para a pró-reitora Régia Lopes, o Programa é uma ótima oportunidade de aprimorar a formação técnica de excelência ofertada pelo IFRN, que tem na mudança das desigualdades sociais a sua principal missão. "Ter profissionais cidadãos inseridos no mundo do trabalho desde o processo de formação educacional é uma forma de contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte", comentou a pró-reitora.
Jovem aprendiz
Segundo a Lei da Aprendizagem, um jovem aprendiz é aquele que está estudando em uma instituição pública ou privada e trabalhando ao mesmo tempo. Neste meio tempo, o jovem irá receber uma formação única para a profissão em que está se profissionalizando. Dentro da estrutura organizacional do IFRN, as vagas para aprendiz são, exclusivamente, para alunos dos cursos técnicos, nas modalidades integrado ou subsequente. Outros pré-requisitos são: ter entre 16 e 24 anos (incompletos) e ter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 
Contrato de aprendizagem
Ajustado por escrito e por prazo determinado não superior a dois anos, é um contrato de trabalho especial, em que o empregador e o aprendiz comprometem-se em um programa de formação técnico-profissional. Para o estudante, o desenvolvimento prático na área em que busca qualificação, para o empregador, a oportunidade de mão-de-obra especializada. A lei em questão, a 10.097, de dezembro de 2000, também estabelece que o jovem aprendiz terá direito a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), assim como salário mínimo baseado em suas horas de trabalho e demais direitos trabalhistas como qualquer funcionário de uma empresa, como 13º salário e férias.
Por Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Reitoria | IFRN

domingo, 15 de janeiro de 2017

Reflexão...


BELEZA POTIGUAR >> Porto do Mangue: As Dunas do Rosado ão entre os dez lugares mais bonito no Nordeste


As Dunas do Rosado se estendem por cerca de 20 km, sendo o segundo maior conjunto de dunas móveis do Brasil, perdendo apenas para os Lençóis Maranhenses.

O efeito do sol na areia é tão bonito que o local foi usado como cenário para filmes e novelas nacionais. 

Por lá, além de relaxar e mergulhar, o passeio de carro 4x4 pelas dunas é imperdível.

Como chegar: a partir de Natal, pegue a BR 406 sentido norte.

Depois de passar pela cidade de João Câmara, siga para a RN 118.

Após atravessar a cidade de Pendências, entre na RN 404 e continue até Carnaubais. De lá, vá pela RN 221 que leva até Porto do Mangue.

RESULTADOS DO GOLPE >> Falências crescem e golpista pede penico!



A elite empresarial, que orquestrou e financiou o “golpe dos corruptos”, garantiu aos patos que bastaria depor a presidenta Dilma para que a economia voltasse a crescer. Um famoso escravocrata, dono das Lojas Riachuelo, chegou a afirmar que a recuperação seria “instantânea” – poucos meses depois, a sua empresa reconheceu um prejuízo recorde nos negócios. A mídia amplificou a falácia e os “midiotas” acreditaram piamente. Agora, porém, até os mais tapados já fofocam envergonhados que foram usados como massa de manobra. Nesta semana, mais um indicador econômico confirmou a mentira da cloaca burguesa. O número de empresas que pediram falência em 2016 cresceu 12,2%.

A maior quebradeira ocorreu no setor de serviços: 39%. Mas o crescimento mais significativo se deu na indústria, responsável por 37% dos pedidos de falência – alta de 14,2% na comparação com 2015. Apesar da desgraceira, o Judas Michel Temer garante que tudo vai melhorar neste ano. Para difundir esta bravata, ele derrama milhões em publicidade e a mídia mercenária cumpre seu papel venal. A Folha golpista, por exemplo, jurou nesta terça-feira (10) que “o quadro atual é grave, mas os primeiros sinais positivos começaram a surgir no fim de 2016... A estimativa é que o número de pedidos pare de crescer em 2017, fato que já seria considerado positivo”. Você acredita nesta bravata?

Outro dado assustador foi divulgado pela consultoria Serasa Experian, que apontou que o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 6,6% em 2016 em relação a 2015. Foi oPIOR RESULTADO DO varejo desde o início do levantamento, realizado há 16 anos. Com esta façanha, o Judas Michel Temer superou até o detestado FHC. Em 2002, último ano do trágico reinado tucano, a queda no comércio foi de 4,9%. Ainda segundo a Serasa, a maior retração no ano passado se deu no segmento de veículos, motos e peças, com queda de 13% nas vendas. Já o setor do escravocrata da Riachuelo, do comércio de vestuários, tecidos e calçados, teve queda de 12,6% no ano passado.

A lamúria do “barão do aço”

Diante deste cenário, até alguns entusiastas do golpe dosCORRUPTOS JÁ PEDEM penico. Nesta semana, o “barão do aço” Benjamin Steinbruch, vice-presidente da Federação das Indústrias de São Paulo – a asquerosa Fiesp, que distribuiu patinhos amarelos para os midiotas que foram às ruas esbravejar pelo “Fora Dilma” – publicou um artigo choroso clamando por socorro às empresas. De forma indireta, ele até alfinetou o Judas Michel Temer. “A crise econômica atual não deixa espaço para amadorismo”. Para ele, o Brasil já está em recessão e vive um “processo acelerado de industrialização, com o fechamento de empresas e a redução de produção”. E o golpista apresenta a fatura para o usurpador:

“Infelizmente, a indústria terminou 2016 MUITO MAL. Houve um crescimento discreto de 0,2% em novembro sobre outubro, mas a queda de produção no ano atingiu 7,1%. Esse número, somado à queda de 8,3% de 2015, indica uma retração da ordem de 15% em dois anos. A indústria brasileira precisa de socorro, sem preconceitos: apoio à acumulação de capital, acesso a crédito com juros civilizados, programas de compras governamentais, políticas macroeconômicas e fiscais estimuladoras de crescimento, taxas de câmbio que deem competitividade à produção e escolha de setores com prioridades e sob controle de desempenho”. Mas a Fiesp não prometeu que o país iria virar um paraíso?