sábado, 31 de outubro de 2015

Vale por três >> Fátima se destaca no Senado e supera atuação de Garibaldi e Agripino (Vale lembrar que ela tem menos de um ano de senado)


Eleita com mais de 800 mil votos em 2014, a senadora potiguar Fátima Bezerra (PT) assumiu o mandato em janeiro deste ano, há quase 11 meses, sob a expectativa de que faria mandato similar aos que exerceu como deputada federal.

Por três legislaturas, a petista se destacou pelo grande número de indicações e emendas parlamentares, as quais possibilitaram, por exemplo, a instalação de Institutos Federais de educação tecnológica em diversos municípios potiguares. 

Fátima participou ativamente dos projetos de expansão da rede de educação profissionalizante no Rio Grande do Norte. De 2007 (quando ela assumiu o mandato de deputada federal) para cá, por exemplo, foram 19 novos campi.

Ou seja: a então deputada federal teve o trabalho reconhecido em Brasília sem esquecer o estado, onde se fazia presente promovendo ações e debates.

Pois como senadora, ao longo destes meses, seu desempenho superou as expectativas até mesmo dos eleitores. Os números mostram isso. O Prêmio Congresso em Foco, por exemplo, que organiza um ranking a partir da atuação dos parlamentares, trouxe que a senadora Fátima Bezerra foi a parlamentar potiguar de maior destaque em 2015, superando os medalhões e companheiros de Senado José Agripino Maia (há 25 anos como senador) e Garibaldi Alves Filho (há 9 anos no mesmo cargo). Num universo de 81 senadores, Fátima aparece na 15ª colocação, enquanto Garibaldi é o 40° senador de maior destaque e Agripino nem foi relacionado.

O prêmio levou em consideração a trajetória de vida e a reputação do parlamentar e sua atuação legislativa, no que diz respeito à apresentação de projetos, discussão de propostas, participação em debates em plenário e nas comissões e ao papel exercido nas articulações com vistas à tomada de decisões.

Além da atuação em Brasília propriamente dita, a senadora tem trazido para o Rio Grande do Norte audiências públicas e debates para discutir questões importantes, e as sugestões e ideias nascidas aqui são levadas para a capital federal por meio de requerimentos.

Num período de um mês, por exemplo, dois eventos promovidos pelo mandato de Fátima Bezerra trouxeram para a Assembleia Legislativa debates sobre a transposição das águas do São Francisco e a participação das mulheres na política.

O resultado desta atuação é a rota ascendente em que a senadora está para chegar ao chamado “alto clero” do Senado, aquele grupo seleto de políticos que têm força e peso e ganha holofotes da mídia.  
Os companheiros potiguares de Fátima no Senado não têm tido a mesma atuação, no entanto. Agripino, na verdade, até tem ganhado destaque nacional - mas por causa de denúncias de corrupção. Há no STF um inquérito aberto contra o senador democrata para investigar sua participação em esquemas de corrupção.

Garibaldi, por sua vez, tem obtido pouco destaque como senador após sua volta da licença para exercer o cargo de ministro da Previdência Social. Tem promovido debates e participado de eventos no estado, mas com pouco brilho.

Fonte: http://www.potiguarnoticias.com.br/noti…/32551/vale-por-tres

MOMENTO DE FÉ >> Igreja Católica em Lajes convida a população para participar da peregrinação com a Imagem de Nossa Senhora


Foto de Pascom Lajes.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Lajes, convida os proprietários de veículos e motos, que iram participar, que se dirijam ao Posto Frei Damião em Caiçara do Rio do Vento e aguardem a chegada da Imagem.

E quem não possuir veículo teremos transporte saindo da Igreja Matriz as 18:30h.
Fonte: Pascom Lajes· 

Documentário sobre o pré-sal >> Uma aventura para orgulhar o Brasil


Pre_Sal37_Discovery

Não é novo, tem quatro anos. Mas me passou e deve ter passado a muita gente despercebido.

O documentário dirigido por Rodrigo Astiz e Marcello Bozzini, produzido pela Mixer para o Discovery Channel, é algo que deve ser assistido e divulgado nestes tempos em que tentam reduzir a Petrobras a um amontoado de corruptos e ineptos.

É a prova que nossa maior empresa vai sacudir a poeira que alguns de seus ex-integrantes atiraram sobre ela e continuar a ser a grande ferramenta de libertação econômica do Brasil.

Com narrativa técnica que não esconde a emoção dos homens e mulheres que tornaram possível descobrir e explorar em tempo recorde a maior jazida de petróleo do novo século. Assista, chame a família para ver.

A tevê brasileira não fez nada parecido, como era seu dever. Mas está aí, jorrando 1 milhão de petróleo por dia e crescendo a cada mês.

Coisa de gente que acredita no Brasil, coisa que irrita os que nos querem eternamente uma colônia.

Assista aqui esse excelente documentário:


Frente Brasil Popular será lançada em Natal

Foto de PT No RN.

No dia 04 de novembro será lançada em Natal, a Frente Brasil Popular. O evento acontece no auditório do Sinsenat e terá a participação de João Pedro Stédile – líder do MST (Movimento Sem Terra).
A Frente Brasil Popular (FBP) é um movimento político que pretende pensar o futuro e apresentar um projeto alternativo e de caráter popular ao país.

Fonte: PT No RN

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

VITÓRIO DO GÊNERO E DA COR >> Um justo reconhecimento a esse importante trabalho que merece todo nosso respeito, admiração e apoio!


Calendário das conferências territoriais de assistência técnica, agroecologia e alimentos saudáveis. Se programe para participar na sua região:


Fonte: Caramuru Paiva MDA/RN

PATRIMONIO CULTURAL >> UFRN pode assumir Castelo de Engady e transformá-lo em Escola de Música

Foto: Dimas Mota
Foto: Dimas Mota
A informação foi confirmada pelo novo diretor da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta quinta-feira (29). Ele acredita ser viável que a UFRN assuma o Castelo de Engady de Caicó para abrigar o Curso de Música que está prestes a ser instalado no campus do Ceres.
“Eu não estou prometendo, mas vejo com bons olhos uma destinação deste tipo”, disse. Na entrevista, Crispiniano também prometeu continuar fazendo todos os esforços, a exemplo de seu antecessor Rodrigo Bico para que o Centro Cultural Adjuto Dias possa ser reaberto.

Confira o áudio da entrevista completa no link abaixo:
http://www.4shared.com/mp3/grBuQ8GYce/CRISPINIANO_NETO_-_FUNDAO_JOSE.html

PAUTA CONSERVADORA >> Senado aprova lei antiterrorismo que pode criminalizar manifestações populares


congresso-nacional-lei-antiterrorismo-2


A lei foi aprovada na madrugada da quarta-feira (28). Como o texto foi alterado, ele terá que ser novamente analisado pela Câmara dos Deputados. As bancadas do PT, PSB, PC do B e Rede, além de senadores de outros partidos, se posicionaram contra o projeto, que abre brechas para a criminalização dos movimentos sociais. 

Senado aprova projeto que tipifica crime de terrorismo

O plenário do Senado aprovou hoje (28) o projeto de lei que tipifica o crime de terrorismo. O projeto foi aprovado na forma do substitutivo do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que gerou muita polêmica e mais de duas horas de debate entre os senadores.
Pelo texto aprovado, fica tipificado como terrorismo ato de “atentar contra pessoa, mediante violência ou grave ameaça, motivado por extremismo político, intolerância religiosa ou preconceito racial, étnico, de gênero ou xenófobo, com objetivo de provocar pânico generalizado”. A pena de reclusão é de 16 anos a 24 anos.
O projeto estabelece também como “ato de terrorismo por extremismo político”, quando o atentado for contra instituições democráticas. O texto especifica ainda os atos que podem ser caracterizados como terroristas, entre eles interromper serviços de comunicações, sequestrar aviões, provocar explosões propositais ou o uso de gás tóxico e material radiológico em prédios e locais com grande aglomeração de pessoas.
As penas podem ser agravadas por diversos motivos, entre eles se o ato causou morte, contou com auxílio de governo estrangeiro ou organização internacional criminosa. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.
Houve muito debate no plenário porque vários senadores demonstraram preocupação que movimentos sociais e mobilizações reivindicatórias em geral possam vir a ser caracterizados como extremismo político e seu atos tipificados como terroristas. “Esse projeto vulnerabiliza a luta social em nosso país”, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Uma das emendas apresentadas visava a ressalvar os movimentos sociais no texto, deixando claro que eles não se enquadrariam como organizações terroristas. A proposta foi assinada por senadores do PT, PSB, PSOL e Rede. “Nós vamos colocar uma mordaça nos mais humildes, que não têm um microfone para gritar sua dor. É esses que nós queremos proteger”, afirmou o senador Telmário Mota (PDT-RR) defendendo a emenda.
A oposição, no entanto, foi contra. “O cidadão não pode estar travestido de movimento social e, por isso, infringir as normas do Estado Democrático de direito”, disse o líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO).
Todas as emendas foram rejeitadas, exceto uma que foi acatada pelo relator e que estende o conceito de terrorismo político para a prática de atentados contra o Estado Democrático, de forma a comprometer o funcionamento de suas instituições. O texto volta à Câmara dos Deputados, que poderão acatar as modificações do Senado ou retomar o projeto originalmente aprovado pelos deputados.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Partido dos Trabalhadores - PT em Lajes comemora 20 anos de existência, de lutas e de conquistas

Resultado de imagem para PARTIDO DOS TRABALHADORESNossos parabéns neste dia 29/10, ao Partido dos Trabalhadores - PT em nossa cidade, que hoje comemora 20 anos de existência, de lutas e de conquistas.


Para comemorarmos esse momento tão especial, acontecerá às 19:00 horas na Câmara Municipal de Lajes uma Sessão Solene para homenagear esse partido que tem dado grandes contribuições ara o desenvolvimento de nossa cidade.

DE LAJES PARA O BRASIL >> Filme: A Poesia do vaqueiro


Dia 04 tem cinema na praça de Lajes. O lançamento do nosso curta-metragem.  Depois ele segue para as telas do Brasil divulgando os valores do nosso povo.

Por Tárcio Araújo

DE VOLTA ÀS TREVAS >> Projeto de Eduardo Cunha quer impedir o SUS de atender mulheres estupradas

Foto de 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados um projeto de lei que, uma vez aprovado, poderá significar um retrocesso social, moral e ético como poucas vezes se viu na saúde pública brasileira.
O PL 5069/2013, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prevê o fim da chamada “profilaxia de gravidez” para mulheres vítimas de estupro atendidas pelo ‪#‎SUS‬.
Atualmente, a lei determina atendimento imediato a essas mulheres, com fornecimento da pílula do dia seguinte e de informações sobre os direitos legais e serviços sanitários disponíveis.
É nesse momento crítico que muitas delas descobrem, por exemplo, que é permitido por lei realizar o aborto, se essa for a decisão da vítima. Ou da possibilidade de entrega da criança para a adoção, caso se queira dar prosseguimento a uma eventual gravidez.
‪#‎PL5069‬ propõe acabar com tudo isso, além de impor um ato de crueldade a mais às vítimas: a necessidade do exame de corpo de delito, pois segundo a lógica do projeto, só é estupro se houver danos físicos comprovados.
Trata-se de um pensamento reacionário, obtuso e medieval defendido pela bancada fundamentalista religiosa que, hoje, como na Inquisição, escolheu as mulheres como alvo preferido dos ataques conservadores dentro do Congresso Nacional.
Estupro é qualquer forma de atividade sexual não consentida.
O Brasil não pode deixar o ‪#‎PLdoEstupro‬ passar na Câmara dos Deputados.

MAIS UM ALERTA SOBRE A ÁGUA >> Resolução reordena uso de água da Armando Ribeiro e Rio e Canal Pataxó


Uma resolução conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN (Igarn) define novas regras para o uso do Açude Armando Ribeiro Gonçalves, Rio Açu, Açude Pataxó, Canal do Pataxó e Rio Pataxó, situados entre o RN e a PB. O documento, publicado na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU), tem o objetivo de garantir a oferta hídrica para consumo humano e de animais.

A resolução vai impactar atividades de irrigação, aquicultura, da usina Termoaçu, dentre outras. Ficam estabelecidos dias e horários para a realização de captação de água, conforme mostra o documento. O objetivo é ordenar o uso, para que o recurso hídrico da bacia possa estar disponível até 2017.
A decisão dos órgãos considerou a seca no Semiárido brasileiro e os baixos níveis dos açudes em questão; a necessidade de garantir a oferta hídrica a consumo humano e animal durante o atual período de seca e as perspectivas de ocorrência de chuvas abaixo da média no próximo período chuvoso e de esvaziamento do Açude Armando Ribeiro Gonçalves. Antes da publicação, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó realizou reuniões no RN e PB para tratar dos encaminhamentos e chegar ao consenso da resolução.
Os empreendimentos tanto da fruticultura irrigada quanto da aquicultura deverão passar por um rodízio de captação e adequação. Destaca-se que alguns empreendimentos têm o prazo máximo de 30 dias para instalarem horímetros e/ou sistemas que permitam aferir e registrar os volumes de água captados.
Ainda durante a vigência da resolução, fica proibido o uso do método de irrigação por inundação e a abertura ou expansão de empreendimentos que utilizem de recursos hídricos.
A fiscalização, de acordo com a ANA e o Igarn, será intensificada por meio de fiscais em campo, análises via satélite, fotografias de sobrevoo, denúncia e dados do consumo de energia elétrica. O descumprimento da resolução será considerado uma infração gravíssima e deverá resultar em aplicação de multa, apreensão, e/ou embargo provisório ou definitivo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

UMA SIMPLES CONSTATAÇÃO >> Sucesso do programa Mais Médicos


REPÚDIO >> Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caicó emite nota de repúdio à agressão sofrido por advogada



O Conselho Municipal dos Direitos de Mulheres, Coordenadoria de Defesa dos Direitos das Mulheres e o Movimento de Mulheres do Seridó, vêm a público manifestar repúdio e indignação contra o médico anestesista Sérgio Lucena por agredir, na Praça de Alimentação, a funcionária pública do município de Caicó, a advogada Vitória Jackeline.

Segue a nota:

A sociedade caicoense não pode se imobilizar diante de tais abusos de desrespeito contra qualquer mulher, independente de classe social ou nível de escolarização.

Por vivermos sob forte influência do patriarcalismo, os homens se utilizam da violência para subjugar, desqualificar e ameaçar o direito das mulheres de estarem e poderem frequentar espaços públicos sem serem agredidas. Sejam lá o que motivaram essas diversas formas de violência, nenhuma delas justifica tais atos de selvageria contra as mulheres e exigimos que os agressores sejam punidos. Dessa forma, reiteramos a nossa solidariedade de apoio à vítima e seus familiares pelo constrangimento e desrespeito perante a sociedade.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caicó
Presidenta Lúcia de Fatima Araújo

Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher
Coordenadora Ana Edna da Silva

Movimento de Mulheres do Seridó
Representante Francivanda Sales Cabral

MEIO AMBIENTE >> Brasil ganha dossiê sobre impactos ambientais do consumo de carnes e derivados


Comendo o Planeta: Impactos Ambientais da Criação e do Consumo de Animais

Documento analisa a relação entre a criação de animais para consumo aos vários danos causados ao nosso bioma, clima e biodiversidade
 As relações entre a criação de animais para consumo e várias das crises ambientais atuais são o tema central do dossiê Comendo o Planeta: Impactos Ambientais da Criação e do Consumo de Animais. O livro foi produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) sob coordenação de Cynthia Schuck, doutora pela Universidade de Oxford, consultora científica e coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da SVB, em parceria com a jornalista Raquel Ribeiro.
O relatório, que pretende ser um guia abrangente no assunto tanto para leigos como para especialistas, deixa claro que as crises ambientais que nos ameaçam são profundamente ampliadas pelo consumo de carnes e derivados.
No mundo, por ano, são criados e abatidos mais de setenta bilhões de animais terrestres, e uma quantidade ainda maior de animais aquáticos para consumo dos sete bilhões de seres humanos do planeta. A criação desses animais demanda terra, água, alimento e energia, e emite dejetos sólidos, líquidos e gasosos que irão poluir a água, o ar e o solo. Gerando, por conseqüência, um grande impacto ambiental. “O uso extensivo de terras e recursos naturais pela pecuária resulta também da ineficiência energética na produção de alimentos por esse setor; em média, para alimentar os animais criados para consumo são usadas cerca de dez vezes mais calorias do que as contidas em sua carne. Ou seja, um desperdício de 90% das calorias dos cultivos vegetais usados como ração”, comenta Cynthia.
“A meta do guia é orientar a sociedade e mostrar que, sem uma mudança nos padrões de consumo alimentar atuais, as alterações ambientais em escala global já em curso poderão afetar a forma como viveremos em futuro próximo”, resume Ricardo Laurino, presidente da SVB.
As informações apresentadas no dossiê são respaldadas por estudos científicos recentes e dados oficiais de instituições governamentais e de pesquisa.
Comendo o Planeta apresenta alguns dados que ilustram o problema. Alguns exemplos:
– Atualmente, quase 30% das áreas terrestres do globo (a área do continente africano) são usadas como pastagem. Cerca de um terço de todas as terras aráveis se destina ao cultivo de ração.
– Quase 70% da área desmatada na Amazônia é usada como pasto. E, boa parte dos 30% restantes é ocupada para a produção de ração.
– A construção de fazendas aquáticas já eliminou metade dos manguezais da Terra e um terço dos mangues brasileiros. A taxa de destruição já é maior do que a de florestas tropicais.
– O setor agropecuário é responsável por mais de 90% do consumo global de água, e um terço deste volume se destina à irrigação e crescimento de cultivos para produzir ração.
– No Brasil, a cada quilo de camarão pescado, cerca de dez quilos de organismos marinhos são capturados acidentalmente.
– De 1990 a 2000, cerca de um terço da produção mundial do setor pesqueiro foi usado como ração para animais de cativeiro (inclusive para o gado).
– Sem a necessidade de criar e alimentar animais, poderíamos aumentar em cerca de 50% a quantidade de calorias disponíveis para consumo produzidas em terras agrícolas já existentes, e obter o suficiente para alimentar mais 3,5 bilhões de pessoas no planeta.
O relatório também discute a contribuição do setor pecuário nos níveis de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no planeta, apresentando estudos recentes que mostram que medidas voltadas exclusivamente a melhorias na produção não serão suficientes para mitigar os altos níveis de emissão do setor.
Com copyright livre, Comendo o Planeta: Impactos Ambientais da Criação e do Consumo de Animais pode ser reproduzido na íntegra ou em partes (desde que citada a fonte).
Acesse
A versão digital completa do livro está disponível gratuitamente para download no link:http://www.svb.org.br/publicacoes/livros. A versão impressa custa R$ 10, e pode ser adquirida na loja da SVB: http://loja.svb.org.br/.
Sobre a SVB
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira promove o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável e sustentável. Por meio de campanhas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo político, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo, e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. No ano de sua fundação, sediou o 36º Congresso Vegetariano Mundial e, nesses anos, foi responsável por eventos como o VegFest – Congresso Vegetariano Brasileiro, 12º Festival Vegano Internacional, Parada Veg, Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, entre outros.
Filiação
Os filiados à SVB, além de ajudarem a viabilizar o trabalho de uma das organizações vegetarianas mais atuantes do mundo, têm uma série de vantagens: com a contribuição de R$ 10 mensais ou R$ 100 anuais, o associado ganha uma carteira de filiação e descontos em congressos, cursos, feiras e diversos estabelecimentos vegetarianos no Brasil. Também recebe dois livretos: “Comendo o Planeta:Impactos Ambientais da Criação e do Consumo de Animais” e “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Alimentação Vegetariana”, ambos produzidos pela SVB. Há outras opções de valores para contribuição. Todos os detalhes estão no site www.svb.org.br.

PATRIMONIO CULTURAL >> Mercado de Petrópolis é declarado patrimônio cultural de Natal

Exibindo Iniciativa em Projeto de Lei do vereador Ubaldo Fernandes é aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Natal

O Plenário da Câmara Municipal de Natal acatou, nesta quinta-feira (22), um Projeto de Lei de autoria do vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) instituindo como Patrimônio Cultural da cidade de Natal, o Mercado de Petrópolis. Agora, o texto segue para sanção do Executivo e, posteriormente, encaminhado à Secretaria de Cultura/Funcarte que deverá proceder aos atos decorrentes do tombamento definitivo.


De acordo com Ubaldo Fernandes, o Mercado de Petrópolis constitui um espaço que fomenta a cultura potiguar através de galerias de arte, lojas de artesanato, antiquários e culinária local. “A iniciativa vai ajudar a incrementar o turismo cultural em nossa cidade. Aliás, já faz parte da rota turística e rebe milhares de visitantes todos os anos. Trata-se de oficializar e trazer um novo olhar da classe artística sobre o local”, explicou.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PNAE começa a gerar renda para a agricultura familiar de Pau dos Ferros

A resistência ao acesso da produção familiar nas compras da alimentação escolar começou a ser vencida em Pau dos Ferros, o município pólo do Território da Cidadania do Alto Oeste, no Estado do Rio Grande do Norte. No último mês de setembro os primeiros agricultores familiares ganharam uma chamada de aproximadamente R$ 100.000,00 para o fornecimento de filé de tilápia, mamão, hortaliças e carne bovina.
Nesta quarta (14) o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, engenheiro agrônomo Caramurú Paiva, visitou alguns produtores que iniciaram as vendas para a prefeitura municipal. A agenda foi acompanhada pela Secretária Municipal de Educação Aldacéia....., o Secretário Municipal de Agricultura Carlos Rodrigues, e os fornecedores Ailton César e Rodrigo Araújo.
A Secretária Municipal de Educação, Aldacéia Oliveira, comemorou os primeiros resultados como um passo para que a prefeitura municipal cumpra plenamente a lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que prevê as compras de, pelo menos, 30% oriunda da agricultura familiar. “A comida fornecida localmente é de ótima qualidade e a renda fortalece a economia do nosso município. Estamos preparando o município para no final de novembro está pronta com a chamada de 2016”, afirmou Aldacéia.
Rodrigo Araújo, presidente da colônia de pescadores que integra 700 associados, é um dos fornecedores para o PNAE e se diz muito satisfeito com o dinheiro entrando no bolso de quem produz. “O programa chegou tarde porque tivemos de vencer muitas burocracias, mas no final ganhamos o direito de vender a nossa produção para a merenda escolar”, comentou Rodrigo.
De fato as dificuldades foram muitas. O agricultor Ailton César, criador de bovinos, lembra que foi necessário acionar o Ministério Público Federal e contar com o apoio da Delegacia do MDA para capacitar a gestão e produtores para atendimentos das condições legais. No ano passado, a Prefeitura de Pau dos Ferros instalou o Serviço de Inspeção Municipal e neste ano deu início a execução do PNAE que está alimentando os sonhos de novas comercializações num futuro próximo. 
Fonte: MDA/RN

OPORTUNIDADE >> Tribunal de Justiça do RN contratará 259 estagiários



O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai selecionar 259 novos estagiários dos cursos de direito, administração, biblioteconomia, ciência contábeis, ciências da computação, comunicação social, estatística, pedagogia, psicologia e serviço social. 

A seleção será feita pela Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e a previsão é que as contratações aconteçam em até 60 dias.

Fonte: TRIBUNADONORTE.COM.BR

AINDA SOBRE O TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM >> Os homens sofrem mais violências do que as mulheres – #‎EuNãoPrecisoDoFeminismo‬


Resultado de imagem para Os homens sofrem mais violências do que as mulheresDepois da prova do ENEM uma série de pessoas inconformadas com a pauta da redação iniciaram uma série de questionamentos que colocam como pauta a violência sofrida pelos homens. Com a hastag #‎EuNãoPrecisoDoFeminismo‬ muitos afirmam que 91% das mortes, no Brasil, são de homens. Contra apenas ínfimos 9% de mulheres. Em momentos assim percebemos que os professores de matemática e sociologia precisam ficar mais atentos aos seus alunos. A análise de dados é tratada por muitos de maneira completamente aleatória e assistemática e isto demonstra um sério problema na educação brasileira.
Voltemos ao ensino fundamental, quando o professor de matemática nos explica que, para resolver um problema que envolve muitas variáveis, a primeira coisa que precisamos fazer é padronizar o problema. Ou seja, se a questão nos dá unidades em centímetros, metros e quilômetros, precisamos, primeiramente, padronizar o sistema de medidas. O mesmo ocorre com o tempo, quando nos aparecem problemas com segundos, horas, dias e semanas. Não ocorre diferente no caso da violência. Para medir a violência de maneira correta precisamos padronizar o sistema de medidas. O desconhecimento das normas e técnicas científicas em matemática e sociologia podem gerar sérias distorções.
A questão não é o “valor absoluto” das mortes. Mas “os tipos de mortes” e “como acontecem”. Na realidade podemos realizar várias perguntas (ou seja, isolar dados) para tentar medir a quantidade de violência sofrida por homens e mulheres. Por exemplo: “nos casos de agressões domésticas, geralmente, quem é o violentador e quem sofre a violência?” Ou mais: proporcionalmente, quantas mulheres matam homens e quantos homens matam mulheres?
Quando desejamos pensar o nível de violência cometida contra a mulher no Brasil não podemos, para isto, comparar o número absoluto de mortes de homens e mulheres. Esta é uma maneira grosseira de tratar os dados. O que precisamos fazer é comparar as situações. Por exemplo. No Japão, de cada 100mil mulheres, quantas são espancadas pelos seus parceiros? No Brasil, de cada 100mil mulheres, quantas são espancadas pelos seus parceiros?
Os dados demonstram que, na zona urbana do Brasil (na rural a situação é pior), 29% das mulheres relatam que já sofreram algum tipo de violência física ou sexual do próprio parceiro. No Japão, o mesmo índice não passa dos 15%. Ao se comparar o Brasil com o Japão, vemos que nossas mulheres são surradas quase duas vezes mais pelos seus parceiros no que nas terras dos samurais.
Outra comparação que pode ser feita é analisar os eventos em que um tipo específico de violência ocorre. No caso: em situações de violência doméstica, quem costuma ser o agressor? A casa é um ambiente seguro? Para os homens pode ser. Os homens sentem-se seguros em casa. Mas não é o caso das mulheres. 48% das mulheres relatam que já sofreram violências dentro de casa. No caso dos homens, apenas 14% sofrem violência doméstica (PNAD/IBGE, 2009).
É preciso fazer a pergunta certa na hora da análise de dados. Caso contrário, acabaremos fazendo um verdadeiro samba do crioulo doido e expondo vexatoriamente nosso profundo desconhecimento das normas e padrões adotados pela ciência. O que vemos ao observar os dados disponíveis é que, nas mais diversas situações do dia-a-dia, os agentes geradores de violência são, majoritariamente, homens. Não podemos culpar as mulheres pela violência que os homens causam contra os homens. É um contra-senso e uma inversão perversa da lógica que os dados demonstram. O que observamos, na realidade, é a existência de uma cultura da violência no âmbito daquilo que descrevemos como masculino. As causas feministas, prioritariamente, visam a diminuição da violência e um questionamento do “masculino”. Não há de se imaginar como alguém não precise do feminismo ou não seja favorável a ele. Até os homens precisam do feminismo.

Fonte Site Carta Potiguar 

Resultados da crise >> Ocupação hoteleira no RN aumenta 20% neste ano

Resultado de imagem para Ocupação hoteleira no RN
No período de janeiro a setembro deste ano, a ocupação da rede hoteleira registrou um aumento de 20% comparado ao mesmo período no ano passado, segundo pesquisa divulgada pela da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH/RN).

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH-RN), José Odécio Júnior, analisou que os números são animadores para o setor, já que nos últimos anos a hotelaria vinha registrando queda na sua ocupação. “Neste ano, porém, estamos recuperando a ocupação que tínhamos em 2011, já que 2012/2013 e 2014, esse percentual caiu sensivelmente.  Em julho desse ano a ocupação chegou a 72%, com um aumento de mais de 50% se comparado a julho de 2014, que registrou uma ocupação de apenas 47%”, afirmou.

“Vários fatores contribuem para esse aumento, como a retomada da divulgação do nosso destino pelo Governo do Estado, a participação em eventos, a redução do QAV e também a alta do dólar, que torna os destinos no Brasil uma opção mais barata. Além disso, as perspectivas são muito boas, face aos novos voos, seja os internacionais, bem como os nacionais, com destaque para os voos charters da CVC, que pretende trazer para o Rio Grande do Norte cerca de 150 voos na alta temporada, saindo de várias cidades brasileiras, como Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Curitiba”, completou o presidente da ABIH-RN.

Um levantamento realizado recentemente pela Secretaria Estadual de Turismo, concluiu que o Rio Grande Norte conta atualmente com 52,5 mil leitos no setor hoteleiro, sendo proporcionalmente uma das maiores do Brasil. O número corresponde à quantidade de vagas existentes nos hoteis, pousadas, flats, resorts, hostels e albergues do estado.

PREVIDÊNCIA >> Atenção você que trabalha como autônomo

Foto de Senado Federal.



Empresários, trabalhadores autônomos e quem presta serviço para pessoa física pode garantir o direito à aposentadoria ao contribuir para a previdência social. 

Para isso é preciso se inscrever na Previdência, escolher o tipo de contribuição e fazer o pagamento mensalmente. 

Para tirar dúvidas ligue no telefone 135

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES >> Governo do RN convoca servidores efetivos para Censo Cadastral Previdenciário

O Governo do Rio Grande do Norte começa, no próximo dia 26, o Censo Cadastral Previdenciário com o objetivo de atualizar os dados de todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Estado. A primeira etapa começa na segunda-feira (26) com os servidores ativos lotados em Natal e São Gonçalo do Amarante.
O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS). No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern).
Todos os servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no Estado, aproximadamente 100 mil servidores do Executivo, estão convocados a comparecer com a documentação necessária (originais ou cópias autenticadas) para o recadastramento, que acontecerá no período de 26 de outubro de 2015 a 11 de março de 2016.
O censo previdenciário é uma obrigação legal e será realizado de forma presencial. O convocado deve comparecer no período agendado ou, nos casos de impossibilidade de comparecimento na data informada na convocação, o próprio servidor poderá remarcar um novo atendimento.
Para conferir os documentos exigidos e consultar o período de agendamento, é preciso acessar o site www.melhorparavoce.rn.gov.br.
O servidor ativo ou aposentado que não realizar o censo previdenciário terá o pagamento de sua remuneração ou provento bloqueado a partir do mês imediatamente posterior à data fixada para o seu recadastramento, ficando a liberação condicionada à realização do censo.
Para aumentar a confiabilidade dos dados cadastrais, no RN o censo contará com a captura das impressões datiloscópicas digitais dos servidores convocados. Além de melhorar a qualidade desses dados, o recadastramento visa combater eventuais distorções e assegurar aos servidores benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e salário-família.
O Censo Cadastral Previdenciário é uma iniciativa integrante do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (Proprev) - segunda fase - do Ministério da Previdência Social. O Programa é financiado com recursos da União, parte deles provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Programa visa o apoio técnico e financeiro ao ente federativo para a atualização e estruturação de bases de dados relacionadas aos servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados a RPPS, por meio do Censo Previdenciário Cadastral. A empresa executora do censo é a WEBTECH Softwares e Serviços.
Apenas dois estados do Nordeste foram beneficiados com tal recadastramento: Rio Grande do Norte e Piauí. O MPS destinou mais de 3 milhões de reais para a execução do censo no RN. Como contrapartida, o Governo do Estado viabiliza os locais para cadastramento, equipe para coordenação do trabalho, bem como a divulgação do censo. 
Confira quando e onde será realizado o Censo Cadastral Previdenciário do RN:
1ª Etapa - Servidores ativos lotados em Natal e São Gonçalo do Amarante
De 26 de outubro a 11 de dezembro de 2015, das 8 às 18h, no auditório da Searh e no miniauditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.
2ª Etapa - Aposentados e pensionistas residentes em Natal e São Gonçalo do Amarante
De 14 de dezembro de 2015 a 05 de fevereiro de 2016, das 8 às 18h, no auditório master da Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.
3ª Etapa - Servidores da ativa, aposentados e pensionistas lotados e residentes no interior do Estado
De 15 de fevereiro a 11 de março de 2016, nas unidades de atendimento dos municípios-polo.

Fonte:  Site Nominuto