sábado, 8 de setembro de 2012

América mostra força em casa e sobe na classificação

Jogando contra o Guaratinguetá, no Nazarenão, o América mostrou porque tem uma das melhores campanhas em casa, na Série B do Campeonato Brasileiro. Embora tenha começado mal e sofrido o primeiro gol, o Alvirrubro se recuperou e goleou o adversário por 4 a 1.

O resultado levou o time de Roberto Fernandes para a sétima colocação no Campeonato, mantendo o G-4 sempre na “alça de mira”.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Exame da Ordem // Prova objetiva será aplicada no domingo


Neste domingo, mais de 1.800 estudantes e bacharéis em Direito irão realizar a prova objetiva do 8º Exame de Ordem em Natal e Mossoró. A prova será iniciada às 14 horas, no horário local, com duração de cinco horas e terá 80 questões. A OAB/RN recebeu 1.864 inscrições, sendo 1.560 em Natal e 304 em Mossoró. As provas serão aplicadas no Setor II do Campus Universitário da UFRN, em Natal, e na Universidade Potiguar (UnP), em Mossoró.

O examinando deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência mínima de uma hora, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e será permitido o acesso ao local de prova com o comprovante de inscrição e documento de identidade com foto original.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h do dia 9 de setembro e o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado no dia 19 de setembro. 
Fonte: Jornal Diário de Natal

STF vai julgar o "mensalão do DEM"?

Por Altamiro Borges

Em audiência realizada nesta terça-feira na 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Durval Barbosa - ex-secretário do governador José Roberto Arruda, o contado "vice careca" do tucano Serra - fez novas revelações sobre o "mensalão do DEM" e confirmou o esquema de pagamento de propinas para deputados distritais. Neste caso escabroso há provas concretas - como vídeos e documentos -, diferente do ocorre no chamado "mensalão do PT". Será que STF também vai acelerar o julgamento deste caso? Será que a mídia demotucana, sempre tão seletiva e parcial, vai exigir a condenação dos "mensaleiros" do DEM?

Segundo o depoimento de Durval Barbosa, 19 deputados distritais receberam R$ 420 mil cada para votar a favor dos projetos do governador Arruda. Os nomes dos agraciados com propinas constam de uma lista apreendida pela política e muitos deles aparecem em vídeos recebendo a "mesada". Durval também voltou a dizer que não era o único a fazer o pagamento das propinas e que existiam outros operadores do esquema, entre eles Omézio Pontes e Geraldo Maciel. Afirmou ainda que uma das vantagens recebidas em troca de apoio político ao demo era o convite para os deputados assumirem as administrações regionais no DF.

Alexandre Cerqueira também depôs como testemunha de defesa de Durval. Ele confirmou a informação de que a distribuição dos cargos de administradores a deputados da base aliada fazia parte da estratégica política do demo Arruda. Citou como exemplo a Administração de Taguatinga, concedida ao deputado Benedito Domingos. Segundo ele, além do cargo, o administrador recebia promessa de investimentos nas respectivas regiões e ainda podia indicar nomes para o preenchimento de outros cargos regionais. 

Pelo jeito, a audiência foi bastante reveladora. Pena que não recebeu maior destaque na mídia demotucana, tão preocupada com o julgamento do "mensalão petista" no STF. Haja hipocrisia udenista!

Alerta >> Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo, aponta estudo


Pesquisa ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do paísPesquisa ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país

O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme resultado de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo - que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país - foram apresentados hoje (05) na capital paulista.

Os resultados do estudo, que tem o nome de Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos. Os adolescentes que já experimentaram esse tipo da droga foram 150 mil, o equivalente a 1%.

De acordo com o relatório, cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Entre os adolescentes, jovens de 14 a 18 anos, 44 mil admitiram já ter usado a droga, o equivalente a 3% desse público. Em 2011, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes usaram cocaína.

O levantamento do Inpad revelou também que a cocaína usada via intranasal (cheirada) é a mais comum. Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas já a experimentaram na vida e, somente no último ano, 2,3 milhões fizeram uso. Entre os adolescentes, o uso é menor, 316 mil experimentaram durante a vida e 226 mil usaram no último ano.

A pesquisa também comparou o consumo de cocaína nas regiões brasileiras em 2011. No Sudeste está concentrado o maior número de usuários, 46% deles. No Nordeste estão 27%, no Norte 10%, Centro-Oeste 10% e Sul 7%. Relatórios com resultado e metodologia estão na página do Inpad na internet.

* Com informações da Agência Brasil

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Candidatos do PT


Para onde foi o PT lajense...




"O ex-prefeito de Lajes, Edivan Segundo Lopes, foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado em R$ 69.400,00 correspondentes a atrasos nas entregas das prestações de contas bimestrais de 2006 a 2008 e dos relatórios de Gestão Fiscal dos mesmos anos, além dos Relatórios anuais de 2006 e 2007."  

(Fonte: TCE)


Seria interessante que os integrantes da Coligação Força para Renovar, composta pelos partidos: PT/PMN/PTB/PSD, que têm feito um enorme esforço tentando demonstrar um alto nível de ética e coerência, pudessem se pronunciar sobre a notícia acima, que diz respeito a um dos principais líderes dessa "aliança política"

Ainda no primeiro semestre desse ano, aconteceu uma sessão da Câmara Municipal de Lajes, em que essas mesmas contas entraram na pauta de votações para que fossem também julgadas pelo Poder Legislativo lajense, de acordo com o trâmites legais. 

Naquela ocasião, eu, Canindé Rocha, e também o vereador José Carlos Felipe - PT, acertadamente nos posicionamos contra a aprovação das mesmas, seguindo o que já naquele momento, orientava o próprio TCE.

Inscrições para 'prêmio excelência'



A Universidade Potiguar, integrante da rede internacional de universidades Laureate, em parceria com a Clinton Foundation, abriu inscrições para mais uma edição do Prêmio Excelência na Educação Pública 2012, que oferece aos ganhadores bolsas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. O programa, desenvolvido com o apoio da Clinton Foundation, é voltado com exclusividade para professores que estejam atuando em sala de aula ou em cargo de gestão escolar na rede pública de Ensino Básico do Rio Grande do Norte, com vínculo Municipal ou Estadual. As inscrições poderão ser feitas até 28 de setembro.

Para participar, os interessados devem apresentar um relato de autoria própria sobre sua experiência profissional desenvolvida em sala de aula, com no mínimo duas páginas e máximo de cinco. Cada professor poderá inscrever somente um trabalho, sendo este individual. O relatório deve ser entregue à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade Potiguar, juntamente com o formulário de inscrição/termo de compromisso, que podem ser encontrados no site da universidade.

A Comissão Julgadora do concurso será constituída por especialistas em educação, nomeados através da Reitoria da Universidade, e que terão total autonomia para avaliar as experiências apresentadas. A avaliação analisará o que foi apresentado em Inovação, Concepção de Ensino-Aprendizagem e Coerência do Discurso.

As cinco bolsas, disponibilizadas com recursos da Clinton Foundation, serão para as Especializações em "Docência do Ensino Médio" (02 vagas), "Educação Infantil" (02 vagas), "Gestão e Organização Escolar" (01 vaga) e para o "Mestrado em Administração" (01 vaga). Todos os cursos serão realizados no Campus Natal da UnP.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Lajes comemora o Dia da Independência do Brasil


A Prefeitura de Lajes, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, convida toda população a participar do Desfile Cívico Estudantil em comemoração ao dia da independência de nossa pátria, nesta sexta-feira 7 de Setembro a partir das 16:00h na Praça Cel. Januário Cabral . A edição deste ano abordará o tema: “Arte Expressão do Pensamento Humano” Valorizando a Cultura e a Arte. O ato cívico feito pelas escolas contará com a participação do Pelotão  da Polícia Militar. Venha prestigiar as diversas manifestações em homenagem o nosso Brasil.

O sonho de Mundinho >> Raimundo Ciclista inicia no dia 13 de outubro sua viagem ao Programa de Luciano Hulk

"Quero realizar o sonho de participar do Agora ou Nunca do Luciano Huck", diz Raimundo Ciclista, que não revela o que fará com o prêmio caso seja escolhido para participar do quadro. Ele já mandou cartas ao programa, enviou fotos e cópias de documentos, além de correspondências explicando a viagem que fará - de bicicleta - ao Rio de Janeiro. "Já disseram que eu tava ficando louco, mas quando a gente gosta de esporte corre atrás de desafios e como tenho esse sonho de participar do programa, juntei as duas coisas", explica. A empreitada começa no dia 13 de outubro, às 8h, saindo da cidade de Taipu, a cerca de 50 km de Natal. Ele afirma que já garantiu o apoio da Polícia Rodoviária Federal, das Forças Armadas e do Corpo de bombeiros.


Aluno do IFRN vence prêmio nacional de sustentabilidade

Projeto vencedor será apresentado em Portugal, onde o evento é realizado desde 2008.

Por Gerlane Lima, com informações da Assessoria

Com um projeto voltado para combater o desperdício de água, o curraisnovense José Fernandes Dantas Júnior, aluno do 2º ano do curso Técnico em Informática do Câmpus Currais Novos do IFRN, venceu o prêmio Green Project Awards (GPA) Brasil, na categoria Iniciativa Jovem.

O projeto idealizado por ele, “Educação Ambiental nas Escolas Através de Jogos Interativos: criação de jogos interativos para combater o desperdício de água”, conquistou o Galardão, troféu alusivo ao primeiro lugar, na categoria Iniciativa Jovem, que se destina às iniciativas ou projetos criados e desenvolvidos por jovens com idade até 24 anos.

"Compartilho com todos a grande emoção que senti com a repercussão que teve a premiação do José Fernandes, de apenas 16 anos, no evento. O projeto dele estava competindo com os de alunos universitários da UFMG, da UFSC etc", destacou Uliana Carina Lopes, Coordenadora de Pesquisa do Câmpus Currais Novos.

O Prêmio Green Project Awards foi criado em Portugal, no ano de 2008, pela GCI, empresa de consultoria que aborda o desenvolvimento sustentável. Realizado pela primeira vez no Brasil em organização conjunta com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o GPA é dividido em quatro categorias, enfatiza a inovação social, a sustentabilidade e o voluntariado.

De acordo com José Fernandes, o projeto idealizado por ele consiste na criação de jogos para computadores - que seriam distribuídos em escolas públicas - com programação e design voltados aos gostos de crianças e adolescentes. “A ideia é conscientizar por meio do jogo utilizando a linguagem e a pedagogia para disseminar os conceitos de sustentabilidade”, explicou José Fernandes.

O trabalho contou com a orientação da professora de língua portuguesa, Marta Helena Feitosa Silva, que destacou a curiosidade, a iniciativa e o empenho do aluno na elaboração do projeto vencedor. “O José Fernandes achou o concurso na internet, trouxe a temática para discutirmos, dei as orientações e ele desenvolveu o projeto. A minha contribuição se deu na correção ortográfica e orientações de cunho acadêmico”, afirmou Marta Helena.

A premiação nacional aconteceu na última sexta-feira (31), no auditório da Petrobras, no Rio de Janeiro. De acordo com a comissão organizadora, José Fernandes poderá também ser contemplado com uma bolsa de pesquisa ou estudo ou ainda participar de programas de estágios desenvolvidos pelas entidades e empresas apoiadoras do GPA Brasil. Na próxima quarta-feira (12), ele e Marta Helena viajam a Lisboa, Portugal, onde vão apresentar o projeto na cerimônia de entrega do GPA 2012.

Com 200 candidaturas nesta primeira edição brasileira, que teve a temática "Juntos pelo Brasil", o concurso passará a ser anual no país. Ainda este ano, será levado também para Moçambique e Angola. Mais informações sobre Green Project Awards Brasil podem ser acessadas no seguinte endereço: http://www.gpabrasil.com.br/brazil-home.html.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vereador Canindé Rocha PT >> Nota de agradecimento


Quero na oportunidade agradecer aos vários amigos pelos inúmeros e-mails e mensagens de apoio que tenho recebido, em virtude de ter mantido a educação e a postura ética e não ter entrado no jogo de baixaria que algumas pessoas têm usado através agressões direcionadas a minha pessoa.

Acredito que esse tipo de postura agressiva e de baixo nível serve apenas para mostrar o tipo de pessoa que a está publicando. Acho também importante aqui lembrar um famoso ditado popular muito usado e que serve muito bem nessa situação: “Cada um dá o que tem”.

Posso afirmar aqui, que mesmo tendo esse blog, sempre procuro publicar nele apenas notícias e análises sobre a conjuntura política, seja ela local, estadual e nacional, com qualidade, sem recorrer a baixarias, tendo cuidado em me deter apenas a questões verdadeiras, pois imaginem se eu fosse aqui publicar “alguns fatos reais” sobre esses que nesse momento estão me criticando? (com certeza isso daria um bom arquivo confidencial...). Porém, tal atitude não faz parte de minha índole.

Quando aqui publiquei uma matéria afirmando que os “atuais apoiadores do PT lajensesão totalmente contra o próprio partido, disse isso com base no que eles próprios publicam através de seus blogs ou mesmo em suas redes sociais. Para comprovar o que digo, basta observar a forma preconceituosa com que sempre se referem a Lula ou mesmo como tratam o Governo Dilma. Será que imaginam que o PT está restrito apenas a Lajes ou a essa meia dúzia que agora tentam se aproveitar do partido? Talvez após a publicação dessa matéria, irão tentar mostrar alguma afinidade com o partido (que sabemos não existir). Mas o bom disso tudo é que com relação a essas pessoas, Lajes sabe muito bem quem são...

Termino com um recado para essas pessoas que me agridem: “Não tenha ilusões. Se as pessoas não confiarem no que você diz, jamais agirão de acordo com sua vontade ou aceitarão suas propostas.”

Além de Mossoró, Rosalba faz campanha em 4 municípios

Não se resumiu a Mossoró a participação política da governadora Rosalba Ciarlini neste fim de semana,

Rosalba foi aos municípios de Triunfo Potiguar, Messias Targino, Ipanguaçu e Patu. Em Triunfo, a Rosa Gove subiu no palanque do candidato Toinzinho.

Em Messias Targino, pediu votos para o candidato Arthur Targino, lançado pela prefeita Shirley Targino.

Em Ipanguaçu, Rosalba fez campanha para o candidato Rizomar, e em Patu, pediu votos para a candidata da oposição, Magnólia Solano. Nos discursos que fez pelo interior, Rosalba destacou as medidas adotadas pelo governo para enfrentamento da seca.

Do Blog da Thaísa Galvão 

NOTAS DO BLOG: 

Essa notícia nos leva a alguns questionamentos: 

E em Lajes, se por acaso Rosalba viesse, para onde ela  iria? Será que seus fiéis apoiadores não vão procurar trazê-la?  Por quê? E em que palanque ele iria subir? No palanque que tem o apoio do DEM lajense ou no palanque em que está o PMN onde estão seus "seguidores e amigos de sempre"?

Recurosos Híricos >> Agricultores familiares do semiárido terão 750 mil cisternas do programa Água para Todos até 2014


 
Uma tecnologia social tem sido vital para os agricultores familiares do semiárido conviverem com a estiagem: as cisternas, que são reservatórios com capacidade de aproximadamente 16 mil litros de água, recolhidos do escoamento do telhado por meio de calhas. Esse volume é o suficiente para o consumo e também para o preparo dos alimentos, durante a seca, numa residência onde moram até cinco pessoas. Com a cisterna, os moradores não precisam mais se deslocar por longas distâncias para buscar água em açudes, poços e barreiros. A meta é entregar 750 mil delas, até 2014, como parte do programa Água para Todos , coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O MI é responsável diretamente por entregar 300 mil desses equipamentos, sendo 90 mil até dezembro deste ano. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ligada ao MI, já instalou 17,8 mil cisternas em 32 municípios.

O MDS fomenta a construção de cisternas desde 2003, que são numeradas e georeferenciadas. Nessa terça-feira (4), foi entregue a  cisterna de placa de número 500 mil, no sítio da agricultora Maria Nazaré da Silva, moradora do Assentamento Estadual Serrote Feio, no município de Madalena, a 180km de Fortaleza. Ao todo, mais de 2,5 milhões de pessoas foram beneficiadas pelos tanques entregues nos últimos nove anos pelo Programa Cisternas do MDS. O custo de cada cisterna varia conforme a região, mas a média é R$ 2 mil. Desde o início do Programa Cisternas, o investimento total foi de cerca de R$ 1 bilhão.

Critérios - Antes de a Codevasf instalar uma cisterna, a empresa segue um protocolo para garantir a correta distribuição dos reservatórios. Para isso, o programa organiza Comitês Gestores Municipais formados por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de Comissões Comunitárias. O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando o cadastramento e a validação das famílias a serem beneficiadas.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Paralisação nacional, SINTE-RN convoca educadores das redes municipais e estadual para fazerem paralisação nesta quarta-feira (5)

O SINTE-RN, seguindo orientações nacionais da CNTE, convoca todos os educadores, tanto das redes municipais quanto da estadual, para suspenderem suas atividades durante esta quarta-feira, dia 5 de setembro.

O Sindicato convoca também a categoria para participar de uma assembleia que será realizada na Escola Estadual Wiston Churchill a partir das 14:30.

A mobilização é um protesto pedindo a aprovação de Plano Nacional de Educação (PNE) e os 10% do PIB para a Educação. Na assembleia também será discutido a carreira e o cumprimento do 1/3 hora atividade.

Vereador Zé Mata do PT apresenta seu material de campanha


O vereador e candidato a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores - PT  em Lajes, José Carlos Felipe (Zé Mata), divulga seu material de campanha.

O vereador Zé Mata que no dia 18 de agosto realizou uma grande carreata pelas ruas de Lajes, mostrando a força de sua campanha, diz que está bastante otimista em virtude dos vários apoios e adesões que tem recebido na disputa novamente por uma vaga no legislativo lajense.

UFRN é a 21ª melhor do país


Novo índice criado por jornal de SP deixou ainda Ufersa, UERN e UnP entre as 191 melhores

Por oito meses o jornal Folha de São Paulo, através do Instituto Datafolha, realizou um levantamento sobre a qualidade de ensino e pesquisa, além da avaliação do mercado e inovação em 191 universidades brasileiras. Este estudo, inédito no país e denominado Ranking Universitário Folha (RUF), avaliou quatro universidades do Rio Grande do Norte. A melhor qualificada foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ocupa a 21ª colocação com 62,91 pontos. A liderança do RUF ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que chegou perto da nota máxima (98,78 pontos).

Com 22 mil alunos e 125 cursos, UFRN obteve 62,91 pontos e é 4ª no Nordeste.
Considerando apenas as universidades nordestinas, a UFRN ocupa a 4ª colocação do ranking universitário, atrás das federais de Pernambuco (10ª), da Bahia (12ª) e do Ceará (18ª). A boa avaliação da universidade federal potiguar não é novidade. Já no ano passado, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), que leva em conta desempenho dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição, em que a UFRN alcançou a nota quatro, em uma escala da zero a cinco. Atualmente a UFRN conta, segundo os dados do RUF, com pouco mais de 22 mil alunos e 125 cursos.

Além da UFRN, a Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) aparece entre as 100 melhores universidades do país, com 35,16 pontos e na 75ª colocação. Na seqüência do ranking, como 126º colocada, vem a Universidade Estadual do RN (Uern) que alcançou 21,65 pontos. A última colocada entre os potiguares é a Universidade Potiguar (UnP), única particular entre as que foram avaliadas no RN. O RUF computou 14,1 pontos, deixando a UnP como 152° colocada.
 
Fonte: Jornal Diário de Natal

Beneficiários do Bolsa Família precisam informar dados sobre saúde



Famílias beneficiárias do programa Bolsa Família que tenham crianças de até sete anos ou gestantes devem prestar informações aos agentes da saúde municipais até 28 de dezembro. O registro sobre a vacinação, peso e medida das crianças, além do acompanhamento do pré-natal das gestantes, é uma das obrigações daqueles que são atendidos pelo programa de transferência de renda do governo federal.

As informações podem ser colhidas por agentes de saúde diretamente nas casas das famílias ou com a ida dos beneficiários às unidades básicas de saúde de seus municípios. As famílias com dificuldade em cumprir a contrapartida devem procurar orientação nos órgãos municipais. Aqueles que não atenderem às exigências podem ter o Bolsa Família bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado. Mais informações: www.mds.gov.br ou pelo tefone: 0800 707 2003.

Fonte: secom.org.br

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DESTAQUE MUNDIAL: Luquinha França é destaque na Rede Globo no Fantástico

Reporter Francisco José e o lajense Luquinha França

Foi exibido na noite deste domingo, 2, uma reportagem especial na África sobre a extração de Diamantes, a reportagem aqui para a nossa cidade poderia não ter tanta atenção se um lajense, amigo da comunidade, não fosse um dos principais personagens da reportagem.

Trata-se de Luiz de França Neto, o conhecido “Luquinha de Angola”, que a muitos anos vem trabalhando naquela região, um filho da terra lajense que é um dos resposaveis pela extração de diamantes em uma das maiores mineradoras do mundo.

Colocamos o link da reportagem que esta disponível no site do Fantástico onde você pode assistir na integra.

Do Blog do Robson Cabugi com Imagem extraída do Site do Fantástico

Câmara recebe comunicação para empossar Benes Leocádio

Câmara Municipal de Lajes, recebeu nesta segunda-feira, 03 de setembro, um comunicado da secretaria judiciária sobre a decisão de justiça em suspender a perda de mandato de Benes Leocádio.

O Ministro Arnaldo Versiani ao apreciar a Ação Cautelar em tramite no Tribunal Superior Eleitoral exarou a decisão deferindo liminar para emprestar efeito suspensivo ao recurso especial interposto por Benes Leocádio nos autos da Petição nº 911-65, determinando que o autor retorno ao cardo de Prefeito de Lajes, permanecendo até o julgamento do recurso especial eleitoral pela corte federal.

Agora, a Câmara Municipal, deverá tomar as providências cabíveis para em breve empossar Benes Leocádio novamente na função de prefeito de Lajes.

Com informações do Blog de Robson Cabugi

#RevoltadoBusão: Estudantes param a cidade pela segunda vez na semana‏

Concentração na Praça Sete de Setembro
Do Blog do Daniel Dantas
 
A juventude potiguar e natalense, que de tantas lutas do passado nos honra com histórias heróicas em favor do povo e da democracia – levante de 35, luta de gente como Silton Pinheiro ou Emanuel Bezerra -, retomou seu brilho na luta na tarde de hoje em Natal.  O mesmo brilho que movimentou a cidade no ano passado, culminando com a Ocupação da Câmara Municipal até que a casa legislativa instaurou uma CEI que investigou os contratos da prefeitura.

Antes de mais nada disponibilizo a seguir dois vídeos da transmissão do movimento de hoje pela twitcam.  Eram na verdade três vídeos, mas uma das partes foi perdida na transmissão – o vídeo travou e caiu sem que eu salvasse.  Transmiti até que a bateria no notebook descarregou. (evidentemente que meu rosto aparece algumas horas quando tento colocar a transmissão no ar).

O início dos protestos Os protestos em Natal começaram devido ao anúncio de surpresa, por parte da prefeitura, do aumento das passagens de ônibus urbanos para R$ 2,40.  O anúncio foi feito na tarde da segunda e vigorou a partir do dia seguinte.
 

A primeira manifestação, na quarta-feira, mobilizou cerca de 2 mil pessoas.  E foi duramente reprimida pela PM.
 

O clima foi incendiado com as seguidas entrevistas concedidas pelo comandante geral da Polícia Militar, Cel. Araújo.  Araújo afirmou à imprensa que todo contingente da PM estaria de prontidão no protesto de hoje para “garantir a ordem pública”.  Acusou os estudantes de serem vândalos e disse, imagine, que a polícia havia atirado uma única bomba de gás lacrimogênio no protesto de guarda.  Disse também que os estudantes haviam derrubado uma fiação de alta tensão no chão, na calçada de um supermercado.
 
A PM se preparava para agir no estacionamento de uma Igreja do Nazareno que fica a alguns metros da esquina.  Eu filmei um pouco a presença dos policiais. Clique aqui para assistir.

Os infiltrados

CNTE inicia a contagem regressiva para a VI Marcha Nacional Pela Educação

banner_web_6_marcha_nacional_da_educacao_290x290_pxlsA CNTE inicia a contagem regressiva para a VI Marcha Nacional Pela Educação, marcada para o dia 05 de setembro em Brasília. São esperados cerca de 5 mil trabalhadores em educação de todo o país, representando os 43 sindicatos filiados à Confederação. A marcha contará com a participação da CUT, que marcou para a mesma data o Dia Nacional de Mobilização. O tema é "Independência é educação de qualidade e trabalho decente".

Os manifestantes farão o percurso de 3 km, da Torre de TV até a Esplanada dos Ministérios. Após a Marcha, será feita uma vigília na Praça dos Três Poderes a partir das 18hs. 

Programação:
• Concentração das 6:00 às 8:30 na Torre de Televisão, no Eixo Monumental.
• Início da Marcha às 9:00 até o Congresso Nacional, com previsão de encerramento às 14:30.
• Vigília das 18:00 até às 3:00 da manhã do dia 06/09/2012 na Praça dos Três Poderes.

Conheça os detalhes das principais bandeiras da Marcha:

Quando o STF julgará a privataria?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Até agora, a única relação da Privataria Tucana com a Justiça é o processo que movem o Padim Pade Cerra, Daniel Dantas e o PSDB contra o autor da denúncia, o jornalista Amaury Ribeiro Jr, cuja qualidade o Merval já exaltou.

Quando o Procurador Roberto Tênue Gurgel vai ler pelo menos um dos exemplares da Privataria que o Edu, gentilmente, lhe enviou ?

O PiG (*) saúda entusiasmado que o STF vai botar os (pobres, pretos, p… e) petistas na cadeia:

STF DEFINE TRATAMENTO MAIS RIGOROSO CONTRA A CORRUPÇÃO

Rio Apodi-Mossoró representa um dos maiores problemas ambientais da atualidade

rio_mossoro_1Com aproximadamente 975 km² de extensão, passando por 52 municípios, o rio Apodi-Mossoró é o maior do Estado. No entanto, a segunda maior bacia hidrográfica do RN representa também um dos maiores problemas ambientais da atualidade.
 
Há mais de 20 anos, o rio vem sofrendo com a degradação ambiental. Desde a nascente, no município de Luís Gomes, até a sua desembocadura, entre os municípios de Areia Branca e Grossos, o rio apresenta um quadro marcado por altos índices de poluição em praticamente todos os trechos urbanos.
 
"Alguns municípios apresentam índices mais intensos de poluição como Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Areia Branca", descreve o professor-doutor Ramiro Camacho, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio.
 
O professor exemplifica que em alguns pontos do rio, como o município de Governador Dix-sept Rosado, a poluição não atingiu índices tão alarmantes. Segundo ele, a referida cidade é uma referência para a bacia hidrográfica, pois por conta da entrada de fontes naturais de águas limpas em seu leito, como a do Poço Feio, essas águas limpas depositam no rio poluído, minimizando o problema.
 

domingo, 2 de setembro de 2012

Campanha sem rumo...

Há poucos dias...
Ontem  com Drª Lurdinha


A candidata à vereadora Eliana Santos, integrante da Coligação Força para Renovar (PT/PTB/PMN/PSD), que há poucos dias anunciava como "reforço de sua campanha" a presença do ex-deputado estadual Zé Adécio, deve ter passado ontem por um constrangimento ao assistir o desfile desses apoiadores migrando para o palanque da candidata Drª Lurdinha (PSDB), que realizou mais uma boa carreata pelas ruas de Lajes.

O que nos chama atenção nesse fato é a forma como os seus principais apoiadores (Zé Adécio, Betinho Rosado...) a abandonaram rapidamente, pois a poucos dias, a própria Eliana Santos, anunciava uma caminhada na feira livre de nossa cidade ao lado do próprio Zé Adécio e também de Betinho Rosado, confira: http://focosertanejo.blogspot.com.br/2012/07/jose-adecio-e-betinho-rosado-participam.html

Agora, faltando pouco mais de 30 dias para a eleição, a música mudou de tom. O que terá acontecido? E os eleitores trazidos por esses apoiadores?  Será que os mesmos não sentiram firmeza no resultado dessa campanha?