sábado, 11 de maio de 2019

DA SÉRIE BOLSOMITOS ARREPENDIDOS >> Depois da desgraça feita, o arrependimento!

Começou antes do que imaginávamos! E hoje já começamos a ver muitos dos que apoiaram o coiso para presidente, demonstrando, por vários motivos, algum tipo de arrependimento. 

Com relação a isso posso afirmar que, por falta de aviso não foi! Infelizmente, depois da desgraça feita e ao ver os inúmeros absurdos acontecendo, talvez seja mais cômodo afirmar que discordam de algumas aberrações cometidas por esse desgoverno.

Vamos pra frente...

Resultado de imagem para bolsomitos arrependidos

MENOS DIREITOS, MAIS RETROCESSOS >> MP 871/19: aprovada regras mais duras para acesso a benefícios do INSS

mp 871 comissao mista
A comissão mista que analisou a Medida Provisória (MP) 871/19, que busca, segundo o governo, combater fraudes e benefícios irregulares no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, nesta quinta-feira (9), o relatório do deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR). O texto agora vai à votos no plenário da Câmara, depois no Senado. Na Agência Câmara Notícias

Entre a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (SL-SP), e o relator, deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR), o presidente da comissão mista, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), finalizou a votação. MP segue para votação na Câmara | Foto: Geraldo Magela | Agência Senado

Para tentar chegar a um acordo que permitisse a votação, o relator afirma que acolheu mais de 120 emendas das 578 que foram apresentadas por deputados e senadores. E, nesta quinta, Paulo Eduardo Martins apresentou uma complementação de voto, em que acolheu novas sugestões dos parlamentares.

Ele retirou da MP, por exemplo, a previsão de prazo de 180 dias do parto ou adoção para a beneficiária requerer o salário-maternidade. Antes da medida provisória, o prazo para requerer o benefício era de cinco anos. Deputados contrários à redução para 180 dias argumentaram, por exemplo, que muitas trabalhadoras rurais só conseguem protocolar o seu requerimento de salário-maternidade quando o INSS, em ações de atendimento itinerante, visita a cidade ou a comunidade rural de residência da trabalhadora.
Acidentes
Outro ponto acatado pelo relator na complementação de voto foi a manutenção da regra atual no que diz respeito a acidentes com empregados a caminho do trabalho. O parecer de Paulo Eduardo Martins isentava as empresas de ônus nesses casos. Porém, para garantir a aprovação, o relator voltou atrás nesse ponto. Segundo o relator, o objetivo central da medida foi mantido.

“O espírito da medida enviada pelo governo foi mantido, a essência dela, que é criação do programa de revisão de benefícios irregulares. Para traduzir, ele cria uma espécie de força-tarefa para analisar os processos que estão sob suspeita e que estão represados no INSS. Um estoque de cerca de 3 milhões de processos”, disse.
Apesar das modificações acatadas pelo relator, dois temas continuaram provocando polêmica e foram alvo de destaques apresentados pela oposição, com o objetivo de tentar mudar o texto.
Um dos destaques tentava jogar para 2029 o início da exigência de comprovação do exercício de atividade rural exclusivamente com base nas informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). A obrigatoriedade do cadastramento foi estabelecida pela medida provisória, e substitui as declarações emitidas por sindicatos rurais. De acordo com o texto do governo, o cadastro passará a valer já no ano que vem.
Prefeituras
Parlamentares contrários a essa medida, como a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), alegam que as prefeituras não terão condições de cumprir esse prazo.

“Nós não somos contrários ao cadastro. O cadastro é importante. Nesse caso específico, o que nós queremos é dar tempo para isso, o prazo que é dado em 2028 é um prazo razoável, adequado para que o trabalhador rural não possa ficar fora do cadastro”, sugeriu.
A líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), rebateu:
“O governo não está aqui promovendo, e jamais promoverá, demonização, perseguição. O que nós queremos é que o homem do campo de fato seja atendido. Mas o homem do campo. O que nós queremos é combater a fraude e fazer com que o dinheiro chegue aonde deve chegar num processo mais justo e mais moderno”, afirmou.
O outro destaque tentava garantir a participação dos sindicatos no cadastro, que deveria ser mantido pelo Ministério da Economia em parceria com o sindicato do segurado. Mas a modificação também foi rejeitada.

A HISTÓRIA ATRAVÉS DA ARTE >> Filme sobre resistência feminina na Ditadura Militar é exibido em Natal

Codinome Breno


Na próxima quarta-feira (15), será realizado o Sessão Teia-Brasil, novo projeto de exibição e discussão de longas-metragens brasileiros contemporâneos e de curtas-metragens potiguares. Nesta edição, serão exibidos dois documentários sobre as memórias da Ditadura Militar no Brasil (1964-85): o longa “Torre das Donzelas” (2018) e o curta “Codinome Breno” (2018). Após a última sessão, haverá um debate com a presença dos realizadores convidados.
Ainda inédito em Natal, o premiado filme Torre das Donzelas, dirigido por Susanna Lira, aborda a memória e resistência de mulheres que foram presas durante a ditadura militar num conjunto de celas femininas do Presídio Tiradentes, em São Paulo. Já o curta potiguar Codinome Breno, com direção de Manoel Batista, trata da memória familiar do realizador através da busca pela história de militância política do seu pai durante a Ditadura Militar no Brasil.
O evento acontecerá no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em duas sessões: às 16h30 e às 19h, sendo a última seguida de debate com os realizadores. Os ingressos antecipados estão à venda pelo site sympla.com.br/teiabrasil ou no dia do evento, na bilheteria do teatro.
O projeto Sessão Teia-Brasil conta com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, através do edital Pauta Livre TCP 2019, e com o apoio cultural do Núcleo de Arte e Cultura (NAC/UFRN), Cooperativa Cultural, Cinemateca Potiguar (IFRN) e mandato da vereadora Divaneide Basílio (PT).
Saiba mais sobre os filmes exibidos:

Torre das Donzelas (Dir: Susanna Lira, 2018, 97 min, 12 anos)

Sinopse: O documentário Torre das Donzelas recupera a história de um grupo de mulheres presas políticas que ocupou uma cela no presídio Tiradentes. Quebrando o silêncio, 40 anos depois, ex-companheiras de cela de Dilma Rousseff revelam como viveram juntas no cárcere sob a ditadura militar.
O filme tem conquistado inúmeros prêmios, dentre eles, o de melhor documentário brasileiro na 42° Mostra Internacional de Cinema, prêmio especial do júri no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, melhor documentário (júri oficial e popular) e melhor direção de documentário no Festival do Rio.
Confira o trailer: https://youtu.be/xxUzXbiksIo

V Evento de Proteção Animal Amor Por Toda Vida


Nenhuma descrição de foto disponível.

Defender a vida e amar os animais são nossas missões, assim o Evento de Proteção Animal Amor por Toda Vida chega na sua quinta edição, levando a defesa animal para perto das pessoas.

O evento acontece no próximo dia 11/05, a partir das 13h, no estacionamento do Shopping Via Direta.

Serão realizadas adoções responsáveis de animais, orientações veterinárias para o seu bichinho e vacinação antirrábica, além da entrega de materiais educativos sobre cuidado animal.

Participe! É gratuito!

Organizado por Sandro Pimentel

sexta-feira, 10 de maio de 2019

ORGANIZANDO A LUTA >> Já estamos nos mobilizado para isso!


EXTENSÃO >> IFRN/Campus Lajes lança o projeto de extensão Me conte sua biblioteca: Literatura e práticas inclusivas na escola

Campus lança o projeto de extensão Me conte sua biblioteca: Literatura e práticas inclusivas na escola
A Coordenação de Extensão, Pesquisa e Inovação (COEXPEIN) do Campus Avançado Lajes e a Coordenadora do Projeto de Extensão “ME CONTE SUA BIBLIOTECA: Literatura e práticas inclusivas na escola” convidam estudantes, servidores e comunidade em geral para o lançamento do Projeto nesta sexta-feira, dia 10 de maio, das 9h às 11:30, no auditório do Campus.  
O projeto foi aprovado pelo EDITAL 06/2019-PROEX/IFRN - DIREITOS HUMANOS, cujo objetivo é realizar ações no âmbito do pacto universitário pela promoção do respeito à diversidade, cultura da paz e direitos humanos e envolve os núcleos institucionais NUARTES, NEABI E NAPNE. O Projeto de extensão, “ME CONTE SUA BIBLIOTECA: Literatura e práticas inclusivas na escola”, conta com a parceria da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza e o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA, de Lajes/RN e da Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, do município de Angicos/RN. 
O objetivo do Projeto é “Desenvolver ações voltadas para a valorização da diversidade cultural, direitos humanos e inclusão social no âmbito escolar, por meio da leitura de Literatura e relatos de experiências de leitores”. O evento de lançamento que ocorrerá nesta sexta-feira contará com a participação do Prof. Me. André Magri Melo Ribeiro, do Campus de Canindé, do IFCE, que proferirá a palestra (com posterior debate): LEITURAS E LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE: EXPERIÊNCIAS NO SERTÃO POTIGUAR. A equipe do Projeto é composta, ainda, por outros servidores do Campus Lajes, como docentes e técnicos, e pelo grupo POETIZE-SE, ligado ao NUARTES, além de uma aluna bolsista. A execução do Projeto é de 02/05/2019 a 30/11/2019 e as próximas ações serão desenvolvidas também nas Escolas parceiras, informa a coordenadora, Profa. Cássia Santos.

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO >> Por seu compromisso histórico, o Deputado Francisco do PT presidirá a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos IFRN's.


Preocupado com o impacto que será causado nas instituições públicas de ensino superior no Rio Grande do Norte caso seja efetivado o corte de 30% anunciado pelo Ministério da Educação, o deputado estadual Francisco do PT solicitou a instalação na Assembleia Legislativa do RN da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos IFRNs.
“Estamos vivendo um momento muito difícil no país, em todas as áreas, fruto de um governo que em pouco mais de quatro meses já se mostra desastroso. Aqui no RN, mais de R$ 100 milhões serão cortados das instituições públicas de ensino superior. 
Nenhuma descrição de foto disponível.

A UFRN, por exemplo, sofrerá uma redução de R$ 60 milhões do montante previsto para esse ano e terá seu funcionamento inviabilizado já a partir de setembro”, alertou o deputado durante reunião da Comissão de Educação da Assembleia que recebeu representantes da UFRN, UFERSA e IFRN. @ Assembleia Legislativa do RN

MPF lança seleção para estágio em Direito no RN

Resultado de imagem para MPF lança seleção para estágio em Direito no RN
Inscrições terão início na segunda-feira, 13, e estudantes podem concorrer a vagas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros

As inscrições para o concurso de estágio voltado a alunos de Direito e destinado a preencher cadastro de reserva para as procuradorias da República em Natal, Mossoró (PRMs Mossoró e Assu), Caicó e Pau dos Ferros começam na próxima segunda-feira (13). O prazo de inscrições segue até 24 de maio (às 16h) e, para participar, o estudante deve estar matriculado em uma das instituições conveniadas (ver lista abaixo) e não concluir a graduação este ano. Além disso, caso seja aprovado e venha a ser convocado, quando do momento da contratação o candidato deverá ter concluído no mínimo o 3º ou 4º semestre do curso – a depender da duração total do mesmo.

Para inscrever-se, o candidato deve preencher o formulário disponível no site do MPF/RN (http://www.mpf.mp.br/rn/estagie-conosco/concursos-de-estagio/2019) e confirmar a inscrição enviando um e-mail com cópias dos seguintes documentos em formato PDF: identidade; CPF; e declaração de matrícula. Caso pretenda concorrer às vagas para pessoa com deficiência ou minorias étnico-raciais, deve enviar também, respectivamente, o laudo médico ou a declaração específica (disponibilizada junto ao edital).

O conteúdo das provas e outros detalhes sobre as inscrições podem ser consultados no edital e todas as informações sobre o processo serão publicados no site do MPF/RN. O concurso prevê a realização de prova objetiva e discursiva, ambas marcadas para 16 de junho, das 9h às 13h. A prova objetiva terá 40 questões de conhecimentos específicos em Direito, valendo 0,25 cada questão correta. Serão eliminados aqueles que não obtiverem nota total igual ou superior a 5,0.

Somente terão as provas discursivas corrigidas os candidatos que, na prova objetiva, obtenham classificação até a 110ª posição (para Natal), 60ª (para Mossoró/ Assu) ou 15º (para Caicó e Pau dos Ferros). A discursiva consistirá na “elaboração de dissertação, análise e interpretação e/ou elaboração de peça ou texto jurídico”, valendo de 0 a 10 pontos. A classificação final será estabelecida atribuindo-se peso 1 à prova objetiva e 2 à discursiva.

A aprovação não gera o direito à contratação do estagiário, que poderá ser ou não realizada, a critério da Procuradoria da República. Os aprovados e convocados irão estagiar 20 horas por semana, recebendo uma bolsa mensal de R$ 850, além de auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia estagiado.


Instituições de ensino conveniadas com a Procuradoria da República no Rio Grande do Norte
• Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN;
• Centro Universitário Facex – UNIFACEX;
• Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar – FACEP;
• Faculdade Mater Christi – FMC;
• Faculdade Maurício de Nassau de Natal - FMN
• Faculdade Vale do Jaguaribe – FVJ;
• Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN;
• Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;
• Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA;
• Universidade Potiguar – UNP.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

ATENÇÃO POPULAÇÃO LAJENSE >> Audiência Pública irá debater sobre os efeitos negativos dessa proposta de reforma da previdência que está em tramitação no Congresso Nacional!


RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO >> Governadora Fátima Bezerra entrega cópia da Proposta de Emenda Constitucional para o Novo Fundeb


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Mesmo sendo um momento histórico e de grande importância para todo segmento educacional e que orgulha aos potiguares, pois a Governadora potiguar foi a responsável pela elaboração e apresentação da proposta que amplia os recursos para o Fundeb. Como sempre, Fátima foi e é referência para a política educacional de nosso país. Valeu Fátima, você nos representa muito bem! 

É notório o aspecto (negativo) de Fátima, mesmo esse ato sendo um momento importante para o futuro, mas por saber que temos nesse governo federal o que há de pior na concepção de educação

Segue abaixo s matéria:
Após a minha fala, entreguei a cópia de Proposta de Emenda Constitucional para o Novo Fundeb, agora como política permanente e ampliação da participação financeira da União no financiamento da Educação Básica, ao Ministro Onyx Lorenzoni e aos Presidentes do Senado e Câmara, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia. A proposta foi apresentada pelo Fórum dos Governadores, respaldada pelo Consed, Undime e demais entidades do campo educacional.

DESENVOLVIMENTO >> Empresa de energia eólica investirá mais de R$ 3 bi no RN

Representantes de empresa portuguesa se reuniram com a governadora Fátima Bezerra para apresentar projeto de energia eólica. Foto: Ivanízio Ramos

Representantes de empresa portuguesa se reuniram com a governadora Fátima Bezerra para apresentar projeto de energia eólica. Foto: Ivanízio Ramos
Líder nacional no setor de energia eólica, o Rio Grande do Norte receberá mais investimentos para geração de energia limpa. A empresa portuguesa EDP Renováveis apresentou à governadora Fátima Bezerra o projeto de implantação de 20 parques nos próximos cinco anos no estado. A EDP foi a empresa vencedora dos últimos leilões promovidos pelo governo federal para instalação e exploração de energia eólica no RN.
O novo projeto prevê a construção de quatro complexos e 20 novos parques eólicos, chegando a cidades antes não beneficiadas. Os municípios contemplados nesta etapa serão Jandaíra, Touros, Lajes, São Tomé, Cerro Corá, Pedra Preta e Pedro Avelino.
A empresa já opera oito parques nos municípios de Parazinho, Jandaíra e Touros. A governadora Fátima Bezerra destacou a transformação social que ocorre nas cidades com a chegada de um investimento deste porte. “Toda a economia local é impactada, desde a padaria ao supermercado, além da geração de emprego e renda”, disse Fátima.
Leia também:

Uma das líderes mundiais no setor de energias renováveis e a quarta maior geradora de energia eólica do mundo, a EDP é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 12 países, incluindo o Brasil. Atualmente, atinge 11GW de capacidade instalada. A empresa também desenvolve trabalhos de impacto social nas regiões onde atua. No município de Parazinho, por exemplo, realizou projetos na área de educação e capacitação rural em parceria com Sebrae.
“Temos como missão impactar positivamente as localidades onde empreendemos, investimos em projetos voltados para a especificidade de cada região. Com um estudo sobre as condições climáticas e características do solo, para capacitar os pequenos agricultores, com o objetivo ajuda-los desde o plantio à venda da sua produção”, ressaltou Felipe Domingues, diretor financeiro da EDP.

Defesa Civil Estadual e Igarn firmam parceria para vistoria de barragens


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna
Equipes da Defesa Civil Estadual e do Instituto de Águas do RN (Igarn) definiram nesta quarta-feira (8) os termos da parceria para vistoriar barragens do Estado. Neste ano, segundo o diretor-presidente do Igarn, Caramuru Paiva, já foi realizada a inspeção técnica de 40 reservatórios. A meta é chegar a 120 até o final do ano, dobrando o número do ano passado. Para isso, o órgão vai contar com apoio logístico da Defesa Civil Estadual.
Governo criou comitê
O Governo do Estado instituiu um comitê permanente de acompanhamento e monitoramento de barragens envolvendo o Gabinete Civil, Semarh, IGARN, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Defesa Civil Estadual.

O comitê permanente vai executar as ações emergenciais necessárias para a segurança das barragens em risco. A atuação vai ser pautada com base na Lei Federal 12.334/2010, que disciplina a segurança das barragens em todo o país.

Como prevê a legislação, o estado vai ampliar o trabalho de fiscalização e classificação de risco dos reservatórios e notificar os proprietários para realizarem os serviços necessários em prazo determinado.

A legislação também permite que a administração pública promova a cassação de outorga concedida aos proprietários de barragens que não realizam a manutenção. Neste sentido a Procuradoria Geral do Estado irá integrar o comitê permanente.

Ação restabeleceu ponte em cinco dias
A cabeceira de uma ponte que havia sido destruída pelas chuvas na RN-041, rodovia que interliga a BR-304 ao município de Santana do Matos, foi restaurada pelo Governo do RN em apenas cinco dias. A governadora Fátima Bezerra destacou, em visita ao local, a atuação integrada dos órgãos e secretarias, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual, em sintonia com o governo federal e prefeituras da região.

Fonte: Defesa Civil do RN

quarta-feira, 8 de maio de 2019

MORRE CARLOS BEM >> A classe artística potiguar de luto!


Resultado de imagem para carlos bem

Por Sérgio Vilar
O codinome ‘Bem’ vestia como luva a pessoa de Carlos Antônio Bezerra. Carlinhos Bem era uma pessoa boa, de sorriso contagiante e um talento visto em poucos por aqui, sobretudo naquela primeira década deste novo século, quando o conheci.
Nos esbarrávamos em andanças pelo Beco da Lama ou nos shows, ele no palco e eu na plateia. Foi assim em pelo menos duas apresentações no MPBeco, quando classificou suas canções nas primeiras colocações. Opinei na época que uma delas tinha sido a melhor daquela edição.
Carlinhos tinha uma aura de trovador, de voz empostada, grave e um violão virtuoso. Composições bem elaboradas sem uma tentativa poética insistente e sem sucesso, muito visto naquela época. Gostava dele, do seu jeito meio tímido.
Sua morte trágica, sob efeito de soda cáustica me traz o último Carlinhos que vi, não mais no Beco hoje colorido. Mas em um restaurante popular da Zona Norte, que por vezes eu frequentava para almoçar no intervalo do expediente do Diário de Natal. Ele estava triste.
Uma morte horrenda para um homem bom de apenas 55 anos. Já havia regressado para sua cidade de origem, Assu, faz um bom tempo. Sem espaço, sem dinheiro, sem a dignidade que lhe cabia. Carlinhos deixa dois discos, amigos, familiares, admiradores e uma classe artística de luto.

EM LAJES >> Sala do Empreendedor realiza a SEMANA DO MEI com cursos, palestras para os microempreendedores locais.


A Prefeitura de Lajes, por meio da Sala do Empreendedor convida os microempreendedores para participarem de cursos, palestras e orientações para o seu melhor negócio.
As inscrição gratuitas acontecerão até está terça-feira (07), com vagas limitadas. Interessados, procurarem a Sala do Empreendedor, localizado na Coordenadoria de Tributação do município, em frente a Biblioteca Pública Municipal.
Não percam essa oportunidade!

Fonte: https://lajes.rn.gov.br/qualificacao-empreendedora/

TRISTE SITUAÇÃO >> Detalhamento sobre os valores que o governo do coiso está tirando da Educação!

Levantamento sobre a *PRODUÇÃO AGRÍCOLA* e *ARTESANATO* das Comunidades Quilombolas do RN

FORTALECIMENTO DA AGRICULTURHOJE EM LAJES >> Nesta quarta (08/05), no IFRN/Lajes, venha conhecer e se deliciar com produtos da terra

A imagem pode conter: texto e comida


Um trabalho de grande importância, resultante do esforço da técnica agrícola da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, na pessoa de Mara Fabiane, que atua na Coordenação de Desenvolvimento Rural, tem resultado na inclusão de vários agricultores familiares. Iniciada em 2018, a Feira da Agricultura Familiar foi realizada mensalmente no Campus do IFRN/Lajes e  resultou na comercialização de parte dos produtos oriundos da agricultura familiar local.

Para 2019, essa parceria com o IFRN Campus/Lajes, através do IFSOL buscará se consolidar como um passo importante no processo de organização e fortalecimento da agricultura familiar no município de Lajes.

ROBÓTICA >> Equipe do IFRN/Natal co​nquista troféu em competição de robótica em Portugal


No último de 29 de abril, o professor João Moreno Vilas Boas, juntamente com os alunos André Anderson Queiroz e João Rafael Costa, do Campus Natal-Central, regressaram do Festival Nacional de Robótica, que ocorreu na cidade de Gondomar, em Portugal, com o troféu de terceiro lugar na competição. A equipe LAICA foi enviada para o torneio depois de terminar em 1º lugar na Olimpíada de Robótica do IFRN, realizada em 2018, na Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto (Secitex). Na bagagem, trouxeram o troféu pela modalidade “Rescue Line”, uma menção honrosa pela melhor arquitetura robótica do Festival.

O Festival Nacional de Robótica é um evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica que tem como objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto aos jovens, professores e pesquisadores, através de competições de robôs autônomos. Servindo também como classificatória das equipes portuguesas para o “RoboCup”, competição de robótica de âmbito mundial. A participação na competição veio de parceria do IFRN, através das Pró-Reitoria de Ensino e de Pesquisa e Inovação, a fim de promover a internacionalização das ações desenvolvidas por estudantes e servidores.

Além da participação na FNR, a equipe fez uma visita à Universidade de Coimbra, sendo recepcionada pelos professores Edmundo Monteiro, Marília Curado e Marco Vieira. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do departamento de engenharia, alguns laboratórios de pesquisa, bem como a dinâmica de funcionamento da instituição. 

O aluno André resumiu sua experiência com entusiasmo: “a viagem para Portugal significou muito, tanto na área pessoal quanto na profissional, pois tive a oportunidade de participar das competições em um país diferente, com outra cultura e de conhecer os professores da Universidade de Coimbra, onde aprendemos bastante. Foi uma experiência incrível para nós.”

O professor João Moreno espera que ações como esta possam continuar no futuro, enfatizando a importância desta para a pesquisa na área de robótica do IFRN: “esta ação organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino e Pesquisa é fantástica. Foi muito gratificante poder participar de um torneio de robótica de alto nível em Portugal e perceber que o IFRN está em pé de igualdade com outras instituições de ensino na Europa”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Eventos Reitoria | IFRN

terça-feira, 7 de maio de 2019

HOJE FAZ UM ANO DE MUITA SAUDADE!

A imagem pode conter: Maria Da Conceição Oliveira da Silva e Canindé Rocha Rocha, pessoas sorrindo, pessoas em pé e noite

Parece que foi ontem ou até que nem aconteceu... Mas temos que viver a realidade e conviver com a saudade de você que só viveu para o bem e que partiu de forma tão repentina ,deixando-nos um vazio imenso de seu jeito carinhoso, divertido e muito, mais muito amável, sempre buscando nos encaminha para  caminho do bem!

As vezes imaginamos que o tempo iria diminuir a saudade, mas parece ser ao contrário... O conforto é saber que agora estás bem, descansando em paz junto de Deus.

Aos familiares e amigos comunicamos que hoje, às 19 horas a Missa será também pela celebração de 1 ano de saudades! 💗💗💗

SEM NOÇÃO >> O governo mira nas humanidades, mas acerta nas desigualdades


  image.png

Encarar as universidades públicas como instituições coesas onde impera a uniformidade de pensamento é uma visão reducionista delas, geralmente de quem não as frequentou, ou pelo mal desempenho nelas se tornou ressentido. 
Os campus universitários são espaços plurais e complexos, que atuam em diversas atividades. As áreas de humanidades, alvo do ataque governamental, especificamente Filosofia e Sociologia, abrigam diferentes pesquisas e correntes de pensamento, consumindo a menor parte das verbas de pesquisa das universidades públicas. Pesquisas nas engenharias, medicina, o custeio de laboratórios, serão afetados em maior medida, pois dependem em maior escala de apoio financeiro. Precisam de equipamentos e reagentes para se efetivarem, além das bolsas de pesquisa. Enquanto livros e deslocamentos são menos onerosos.
O corte que foi justificado moralmente para coibir a balbúrdia irá afetar pesquisas que poderiam beneficiar a cadeia produtiva, gerar empregos e renda, o que mostra que a economia produtiva não é o foco do governo, que protege o rentismo. A guerra cultural em curso vê nos professores de humanidades um inimigo a ser combatido, para se livrar do rato queima-se o Ministério inteiro e desestrutura todo o ensino público no país.
Quando o Ministro da Educação afirma que Filosofia e Sociologia “podem” ser estudadas desde que cada um pague do próprio bolso, está reforçando a narrativa que tenta enquadrar a educação como um serviço, não como um direito. Neste ponto, a guerra cultural encontra uma aliada nas empresas de educação privada. A educação como serviço reproduz desigualdades. Nenhum estado-nação superou o flagelo da desigualdade sem passar pela educação pública, principalmente a básica, cuja verba também foi cortada. As universidades públicas são conquistas da sociedade brasileira que a encaram como meio de ascensão social, a conquista de uma educação básica de qualidade, pelos mesmos motivos, são objetivos que também merecem ser conquistados. Esta meta não implica o desmonte da universidade pública, podem ser metas complementares. Testemunhar seus filhos em universidades públicas de excelência ainda continua sendo o anseio de grande parte das famílias. Apesar das condições adversas e desfavoráveis, o acesso a uma universidade de excelência é tido pela população como um direito, muitos possuem em seu imaginário casos de conhecidos e colegas que superaram uma condição social vulnerável pelo ingresso em institutos federais e universidades públicas. Se este acesso fosse um serviço, muitos deles jamais teriam esta oportunidade.
Sob as vestes de uma guerra cultural tenta-se dissimular a retirada de direitos, o direito à educação de qualidade é um deles. O aumento da desigualdade será seu efeito mais nocivo.
Cultural? A guerra é social!

ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA CORTES NA EDUCAÇÃO NO GOVERNO BOLSONARO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre
A semana começou com manifestações de estudantes, professores e servidores, em diversas cidades do país, contra o corte de 30% do orçamento das universidades e institutos federais anunciado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC). No Rio Grande do Norte, alunos fizeram um protesto em frente ao campus do IFRN de São Gonçalo do Amarante. “Não fechem nosso IFRN”, dizia a mensagem de um dos cartazes exibidos pelos manifestantes.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
Os estudantes entoaram palavras de ordem prometendo que “não vai ter arrego”, numa sinalização de que deverão continuar com as manifestações contra a decisão do MEC, que ameaça o funcionamento dos 21 campi do IFRN, da UFRN e da Ufersa.
Em Salvador (BA), milhares de estudantes fizeram uma caminhada em defesa da educação pública. Uma faixa, exibida na frente do ato, pregava que “Bolsonaro é inimigo da educação”.
Já no Rio de Janeiro (RJ), a manifestação aconteceu em frente ao Colégio Militar, onde era realizada uma solenidade de comemoração pelos 130 anos da instituição com a presença de Bolsonaro.
Em Natal, está previsto um ato na próxima quarta-feira, 8, a partir das 16h, em frente ao Campus Central do IFRN, contra o corte anunciado pelo ministro Abraham Weintraub. No próximo dia 15, seguindo o calendário nacional de mobilizações, haverá um ato unificado em defesa da educação, a partir das 15h, no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho.
Senador Jean Paul Prates