sábado, 23 de junho de 2012

Reconhecimento: A Chapa 1 vence eleições do SINTE-RN 56% dos votos


 
Encerrada a apuração, a Chapa 1 - Responsabilidade e Ação, venceu as eleições para a nova diretoria do Sinte-RN, com maioria de 56% dos votos válidos. 

Em números absolutos a Chapa defendida pela atual diretoria do Sindicato, obteve 6.455 votos. 1.389 votos a mais do que as duas chapas de oposição juntas.

A chapa 2 recebeu 3.440 (menos de 30%); a Chapa 3 obteve 1.626 (pouco mais de 14%). Brancos: 146, Nulos: 304 e Inválidos: 408. Ao todo 12.379 filiados compareceram as urnas.  

A Chapa eleita dedicou a vitória a Canindé Silva, dirigente do Sindicato, que morreu em acidente de carro, durante a campanha.

Nota do Blog: 

Quero enquanto Professor e Vereador parabénizar a todos os integrantes da CHAPA 1 por mais essa brilhante  vitória que mais uma vez serve para comprovar a credibilidade e o reconhecimento da categoria ao trabalho sério e competente realizado por essa diretoria.

Pesar >> Missa de sétimo dia de ex-dirigente do Sinte será neste sábado

Neste sábado (23), será celebrada a missa de sétimo dia do ex-diretor do Sinte, Canindé Silva. 

A missa acontece na Igreja Nossa Senhora da Apresentação, em Parnamirim, às 19h30. O sindicalista faleceu no último domingo, vítima de um acidente automobilístico na estrada que liga João Câmara a Bento Fernandes.

Sucesso lajense: 100% Campeão em São Paulo do Potengi

Extraído do Blog de Júnior Martins

O Arraiá 100% Ferroviário sagrou-se na noite do dia (21), campeão Festival de Quadrilhas Estilizadas de São Paulo do Potengi.
Vejam como ficou a classificação final: 

CATEGORIA ESTILIZADA:
1º 100% Ferroviário- Lajes do Cabugi
2º Arraiá do Lampião - Tangará
3º Dança Nordeste - Natal

CATEGORIA TRADICIONAL:
1º Sertão Alegre - Barcelona/RN
2º Junina Juventude - Japi
3º Arraiá Chico Ribeiro - Santa Cruz

Da Redação com informações do blog Junina Juventude.

IDEMA LANÇA CONCURSO FOTOGRÁFICO "PAISAGENS DO ECOSSISTEMA POTIGUAR"


Recebido po e-mail: GEOTRILHAS/RN - "Trilheiros por natureza!" noreply@blogger.com

O concurso é aberto à participação de fotógrafos profissionais e amadores, que irão concorrer aos prêmios de três mil, dois mil e mil reais, para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de outubro, podendo cada fotógrafo concorrer com até três fotografias. O resultado e premiação do concurso serão no dia 25 de novembro, no aniversário do Parque das Dunas.

Depois de inscritas no concurso, as fotos passarão a ser de propriedade do IDEMA, que poderá fazer uso das mesmas em seu material institucional - preservando os créditos do autor. Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas ou premiadas anteriormente.

O regulamento e ficha de inscrição, junto com as fotografias, devem ser entregues na sede do IDEMA (av. Nascimento de Castro, 2127, Lagoa Nova), Setor de Comunicação, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h.

O Concurso IDEMA de Fotografia "Paisagens do Ecossistema Potiguar" é o quinto concurso fotográfico realizado pelo IDEMA, tendo promovido anteriormente o Concurso Internacional do Parque das Dunas (2004), Concursos I e II dos Ecossistemas do RN (2006 e 2007) e Concurso das UCs e Monumentos Ecológicos (2009).

Fonte: IDEMA

Balanço positivo da Rio + 20, segundo Cardeal dom Odilo Scherer

entrevista-dom-odilo-schererO Legado do Papa Bento XVI para a Conferência Rio + 20, Cardeal dom Odilo Scherer, destaca ganho na discussão da Conferência da ONU mesmo fazendo ressalvas sobre lacunas no documento final como aquela que " não se chegou a estabelecer a contribuição dos países ricos, daqueles que mais poluem, para formar um fundo a partir do qual possa ser financiada a economia limpa, a economia verde que se quer promover".

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será encerrada sexta-feira 22, com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado “O Futuro Que Queremos”. O balanço dos dez dias de discussões divide opiniões. Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável com erradicação da pobreza, enquanto movimentos sociais e alguns líderes estrangeiros condenam a falta de ousadia do texto.

Segundo a Agência Brasil, o tom de crítica deve predominar nesta sexta-feira, pois as organizações não-governamentais (ONGs) que promoveram vários protestos durante a conferência prometem manifestações.

Para o legado pontifício para a Cúpula, Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, além de algumas lacunas, como a não-criação do fundo de contribuições dos países ricos, a Conferência trouxe novidades, como a nova consideração de chefes de Estado e Governo em relação aos oceanos:

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Terminada a eleição do SINTE/RN


Terminadas as eleições do SINTE/RN na noite de ontem 21, agora vamos aguardar a divulgação do resultado desse pleito que está previsto para acontecer no sábado 23.

Em todo o estado estavam aptos a votar o total de 32 mil profissionais da educação sindicalizados.

Aqui em Lajes, a eleição ocorreu de forma tranquila e tivemos uma boa participação da categoria. Compareceram para votar 102 de um total de 117 profissionais sindicalizados aptos.

A previsão é de que a Chapa 1, a qual defendemos e votamos, que é composta pela atual diretoria seja reeleita, confirmando assim, a boa atuação frente a entidade e também a credibilidade da categoria no trabalho que vem sendo realizado.

Mesários da eleição em Natal ganham mais um direito


 
Passa a valer a partir das eleições deste ano, a Lei nº. 6.336, sancionada em abril pelo Poder Executivo Municipal, a qual torna mesários que trabalharem nas eleições político-partidárias realizadas pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, isentos do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos em Natal.

No entanto, para ter direito à isenção, o eleitor convocado deverá comprovar o serviço prestado à Justiça Eleitoral, por, no mínimo, duas eleições, consecutivas ou não. 

Além disso, o benefício terá validade de quatro anos, a partir da data em que o eleitor trabalhar nas mesas receptoras de votos.

Com a lei em vigência, os eleitores terão um atrativo a mais para participarem da condução das eleições, auxiliando o Tribunal Regional Eleitoral no seu período mais decisivo, em que não basta somente a força de trabalho dos juízes e promotores eleitorais, servidores, policiais, dentre outros servidores, mas também a valiosa parceria dos cidadãos.

Ser mesário já é considerado como critério de desempate em concursos públicos para provimento de cargos efetivos no âmbito dos tribunais regionais eleitorais. Outras vantagens de ser mesário são: Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral e, caso seja estudante de universidade e/ou faculdade conveniada, as horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral poderão ser convertidas em atividades complementares. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-RN.

Nota do Blog: Aqui em Lajes, nosso Mandato apresentou uma Indicação à Câmara Municipal sugerindo ao Poder Executivo que o mesmo encaminhe um Projeto de Lei ao Legislativo com essa finalidade, por entender que essa é uma função importante em nossa sociedade e que tal medida nada mais é do que uma forma de compensar os cidadaãos que atuam no processo elitoral de forma voluntária.

Tragédia nacional >> Brasil tem quase 11 mil mortos/ano pilotando motos

Levantamento do Ministério da Saúde (MS) aponta que o custo de internações por acidentes com motociclistas pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2011, foi 113% maior do que em 2008, passando de R$ 45 milhões, há quatro anos, para R$ 96 milhões, no ano passado.

O crescimento dos gastos acompanha o aumento das internações, que passou de 39.480 para 77.113 hospitalizados no período. Segundo dados do MS, o número de mortes por este tipo de acidente aumentou 21% nos últimos anos – de 8.898 motociclistas em 2008 para 10.825 óbitos em 2010.

Homens representaram 89% das mortes de motociclistas, em 2010. Os jovens são as principais vítimas: cerca de 40% dos óbitos estão entre a faixa etária de 20 a 29 anos. O percentual chega a 88% na faixa etária de 15 a 49 anos.

“O Brasil está definitivamente vivendo uma epidemia de acidentes de trânsito e o aumento dos atendimentos envolvendo motociclistas é a prova disso. Estamos trabalhando para aperfeiçoar os serviços de urgência no SUS, mas é inegável que essa epidemia está pressionando a rede pública”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Heloisa Cristaldo (Agência Brasil)

Bispos avaliam a Campanha da Fraternidade 2012

3consep2012Aconteceu na manhã do dia19 de junho, a reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep. Na pauta está a avaliação da Campanha da Fraternidade de 2012 e a escolha do cartaz para a CF do ano de 2013, que terá como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema é "Eis-me aqui. Envia-me" (Is 6,8).

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias apresentou a avaliação da CF feita pelos 17 Regionais da CNBB; o diretor executivo das Edições CNBB, monsenhor Jamil Alves de Souza, demosntrou, em gráficos, o nível de vendas de produtos ligados a CF nos últimos quatro anos, e o representante da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio (Mandela), mostrou o resultado da Coleta da Solidariedade.

Além da avaliação da CF, consta na pauta a elaboração de uma nota da Conferência dos Bispos do Brasil sobre a Conferência Rio+20.

Esta reunião do Consep será curta, já que na quarta-feira (20), à tarde, se inicia a reunião do Conselho Permanente e na sexta-feira (22), será a vez da reunião dos secretários executivos.
O método de trabalho das reuniões do Consep é bastante simples e aberto. Os membros debatem os assuntos da pauta com a ajuda do corpo de assessores da CNBB. Há sempre momentos litúrgicos significativos. Os encontros favorecem o aprofundamento da consciência sobre a execução das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
  
por: cnbb

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atenção professores sindicalizados, neste dia 21 acontecerá a Eleição do SINTE/RN

Mesmo sendo esse um momento de muita tristeza para a nossa categoria, em virtude da perda do amigo Canindé Silva, que em virtude dessa mesma luta perdeu sua vida, está chegando o momento de darmos continuidade e o homenagearmos com uma grande vitória da Chapa 1.

Neste dia 21 de junho, das 07:00 h ás 21:00 h, estará acontecendo a eleição para a nova Diretoria do SINTE/RN, momento de grande importância para toda categoria da Educação, em virtude de está em jogo o futuro de nossa entidade.

Por isso, voto e recomendo a Chapa 1 como a melhor, mais preparada e mais comprometida por conhecer sua atuação, sua postura e sobretudo sua competência à frente dessa instituição. Rumo à vitória!

Aviso importante:

No momento de votar não esquecer de levar os seguintes documentos:  RG e  contra cheque do mês de maio.

Em Lajes, teremos duas urnas, sendo uma que ficará na sede do núcleo municipal do Sinte durante todo dia e outra móvel que estará nas escolas do Distrito de Firmamento e no Assentamento Boa Vista.

Prefeitura de Lajes prorroga a validade do concurso público

A Prefeitura de Lajes anunciou no Diário Oficial dos Municípios a prorrogação do prazo de validade do Concurso Público realizado no dia 16 de junho de 2010.


Veja na Integra o Decreto Municipal:


O PREFEITO MUNICIPAL DE LAJES, no uso das atribuições legais,considerando o quanto disposto na no Art. 37, III da Constituição Federal/88; e considerando os princípios constitucionais de transparência, legalidade e impessoalidade,


DECRETA:


Art. 1º. Fica prorrogado por 02 (dois) anos o prazo de validade do Concurso Público para provimento de cargos efetivos da Prefeitura Municipal de Lajes, homologado em 16 de junho de 2010, pelo Decreto Municipal nº 008/2010.


Art. 2º. O presente Decreto passará a vigorar em 16 de junho de 2012.
Em Lajes, 11 de junho de 2012.


Gabinete do Prefeito
Fonte: Blog de Lajes

Lajense Melquisedec Moreira estará na Câmara Municipal de Lajes.


Nesta sexta, dia 22 de junho, estará fazendo uso da tribuna da Câmara Municipal, o lajense Melquisedec Moreira, Superivisor Técnico do Dieese no RN (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), que estará realizando uma explanação sobre o seguinte tema: “O impacto financeiro dos programas sociais do Governo Federal para a economia dos pequenos municípios”.

O convite para o Sr. Melquisedec Moreira se fazer  presente à Câmara Municipal de Lajes, se deu através de um Requerimento apresentado pelo Vereador Canindé Rocha - PT, para que sejam realizados esclarecimentos sobre de que forma os programas sociais implementados pelo Governo Federal tem ajudado os municípios a gerar renda, dinamizando dessa forma a economia local. As sessões da Câmara Municipal de Lajes acontecem sempre nas sextas-feiras, às 9:00 h.

Inclusão social >> Brasil Carinhoso começa a ser pago nesta segunda-feira


Meta é retirar 2,7 milhões de crianças da pobreza extrema 
Fonte: secom.gov.br

 A partir desta segunda-feira (18), o Bolsa Família será ampliado como parte da ação Brasil Carinhoso, que garantirá uma renda mensal de R$ 70 por pessoa para as famílias extremamente pobres com filhos de até seis anos cadastradas no programa. 

O Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP) integra o Plano Brasil Sem Miséria. A medida resultará, de imediato, em redução de 40% na extrema pobreza - de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), 16,2 milhões de pessoas se encontram nessa situação. Entre as crianças de até seis anos, a proporção da redução imediata será de 62% (2,7 milhões de crianças). Nessa faixa etária, a proporção de pessoas em miséria cai de 13,3% para 5% no Brasil.

Essa é a segunda alteração do Plano Brasil Sem Miséria para a infância atendida pelo Bolsa Família. O valor do benefício médio aumentou 38% durante o primeiro ano do plano, passando de R$ 97 em 2010 para os atuais R$ 134. Em maio, o programa atendia a 13,5 milhões de famílias.

Pagamento - As famílias serão informadas por meio de mensagem no extrato de pagamento, que obedecerá aos mesmos critérios dos demais benefícios do programa Bolsa Família. O valor poderá ser sacado com o cartão do Bolsa. 

NO TOPO » América derrota o ASA-AL no Nazarenão e retoma liderança da Série B

Em dia de muita chuva e jogo duro, o América conseguiu derrotar o ASA-AL por 2 a 0 na noite desta terça-feira no estádio Nazarenão, em Goianinha, pela sétima rodada da Série B do Brasileiro e voltar a liderança. Os gols da vitória alvirrubra foram marcados por Soares, aos 20 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o alvirrubro chegou aos 16 pontos e retomou a liderança provisória da Série B com a mesma pontuação do América-MG, mais leva vantagem pelo melhor ataque. O alvirrubro precisa torcer contra o Criciúma-SC que ainda joga na rodada para permanecer na liderança

O próximo compromisso do América será no dia 29, contra o Guarani-SP às 21h no estádio Nazarenão. Já o ASA-AL no mesmo dia e horário recebe o ABC em Arapiraca.

Júlio Rocha, DIARIODENATAL.COM.BR

terça-feira, 19 de junho de 2012

Pe. Zezinho celebra hoje 14 anos de ordenação sacerdotal

Paróquia de Nossa Senhora da conceição em Festa!

 

Hoje dia 19 de junho, às 19:30 h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Lajes  será realizada uma missa em Ação de Graças para celebrar os 14 anos de ordenação sacerdotal do nosso pároco e amigo Padre Zezinho.

Queremos na oportunidade parabenizar o Pe. Zezinho por este feliz momento e desejar-lhe muitos anos de vida e de missão sacerdotal em nossa comunidade.

Convidamos a todos os fiéis católicos para que possam se fazer presentes a esse importante momento celebrativo para a nossa comunidade.

Rio+20 precisa impulsionar as ecotecnologias num contexto difícil

 
Fonte: Portal Terra
 
A conferência Rio+20 deve insistir na necessidade de impulsionar os investimentos nas "ecotecnologias" e nas energias renováveis, setor que se converteu em um mercado lucrativo, mas que enfrenta dificuldades para alcançar seu pleno desenvolvimento.

Desde a "Cúpula da Terra" de 1992 no Rio, proliferaram novas e verdadeiras atividades econômicas vinculadas ao meio ambiente.

É assim como os geradores de vento e outros painéis solares apareceram por todas as partes no planeta como a expressão mais visível desta "economia verde", a qual esta conferência da Rio+20 é dedicada.

Este desenvolvimento parece cada vez mais motivado pela explosão do preço do petróleo e das matérias primas, que leva os empresários a se comprometer com o "desenvolvimento durável", algo que durante muito tempo foi considerado nada mais do que boas intenções, sem efeito real nos fatos.

Em um estudo publicado neste ano, o gabinete do conselho Grant Thornton destacou que o recurso aos "cleantechs" (ou ecotecnologias) agora pode ser justificado amplamente pelos "lucros comerciais" que as empresas esperam obter.

Efetivamente, nestes tempos de crise, as "tecnologias verdes" têm uma imensa vantagem: são investimentos rentáveis em longo prazo, num momento em que o crescimento desenfreado dos países emergentes faz o preço dos recursos disparar.
Entre mais de 11.000 empresas interrogadas no mundo pelo gabinete, 52% justificaram a adoção destas ecotecnologias pela vontade de reduzir seus custos e 45% pela de aumentar os lucros.

Nesta quinta-feira, dia 21 de junho - Eleição do SINTE/RN


 
Mesmo no ambiente de muita dor, vamos realizar a eleição do SINTE dia 21 de junho de 2012 e, mais do que nunca precisamos do empenho de todos (as) na campanha da Chapa 1 liderada pelos companheiros Fátima Cardoso, Zé Teixeira e Rômulo Arnoud e da qual o companheiro Canindé Silva fazia parte em lugar de destaque.

Acontecerá nesta quinta - feira 21, das 07:00 h as 21:00 h, a Eleição do SINTE/RN. Aqui em Lajes teremos duas urnas, que estarão distribuídas da seguinte forma: uma urna fixa, ficará na sede do Núcleo do Sinte/Lajes e outra urna volante percorrerá as escolas do Distrito de Firmamento e do Assentamento Boa Vista.

Lembramos aos Trabalhadores(as) em Educação que são sindicalizados, da necessidade de votarmos na Chapa 1 para que o SINTE/RN continue a ser conduzido de forma séria, ética e competente.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Imagens do sepultamento do amigo e sindicalista Canindé Silva

 O coordenador do Sinte-RN José Teixeira, resume: “Foi uma tragédia. Agora temos que levantar a cabeça e dar continuidade ao legado que ele deixou”. “O companheiro Canindé deixa uma categoria inteira enlutada. Ele foi um trabalhador que contribuiu muito para as lutas da categoria, seja pela CUT, seja pelo Sinte, seja no trato diário com cada colega de trabalho que teve”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

Rômulo Arnaud, também coordenador geral do Sinte, afirmou que o dirigente fará muita falta à luta, principalmente no interior. “Ele deixará saudade em cada município onde ajudou a fortalecer a luta trabalhista; em cada trabalhador que o confessou angústias diárias; em cada um que, a partir sua alegria, se sentiu motivado a arregaçar as mangas e erguer a voz em defesa dos profissionais da educação.”

Veja fotos do velório aqui.

Quadrilhas Juninas: Destaques lajenses

 

Os nossos parabéns as quadrilhas juninas lajenses: “100% Ferroviário” e “Minas de Ouro”, que estão se destacando bastante em suas apresentações nos város festivais de quadrilhas dos quais têm participado.

Curiosidade >> Brasil é país que mais pede remoção de conteúdo ao Google

Agências do país fizeram 194 requisições de remoção de conteúdo à empresa. Em lista de pedidos de dados de usuários, EUA lidera.

Do G1, com Associated Press

As agências governamentais brasileiras foram as que mais fizeram pedidos de remoção de conteúdo ao Google durante o segundo semestre de 2011, informou a gigante das buscas. Foram 194 requisições, uma redução dos 224 pedidos registrados no primeiro semestre.

Os EUA ficaram em segundo lugar, com 187 pedidos de remover conteúdo na segunda metade de 2011, mais que dobrando os 92 feitos entre janeiro e junho.

O Google diz que acabou atendendo ao menos parcialmente 42% dos pedidos de remoção de conteúdo feitos nos EUA, e 54% dos requisitados no Brasil.

Outros governos que fizeram pedidos ao Google incluem a Alemanha (103 pedidos de remoção de conteúdo) e Índia (101 requisições).

A gigante das buscas jforneceu detalhes sobre os pedidos que recebe de governos em um post publicado no blog da empresa no final do domingo (17). A lista dá conta das requisições feitas nos últimos seis meses de 2011 – é a quinta vez que a gigante divulga um retrato dos pedidos do governo.

Os governos fazem requisições para o Google, porque os serviços da companhia se tornaram registros das vidas digitais dos internautas. A companhia tem a ferramenta de pesquisas mais usada da web, o site de vídeos mais usado (YouTube), opera serviços populares de blogs e e-mails e distribui o Android, sistema operacional para smartphones e tablets. No último ano, o Google tem focado seus esforços em expandir a sua rede social, o Plus, que tem mais de 170 milhões de usuários.

Projeto de alunos da UERN é premiado no Intercom/NE

O Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DECOM/UERN) teve um projeto premiado durante o 14º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom/NE) que ocorreu em Recife nos dias 14, 15 e 16 de junho.
 
 Divulgação
 Projeto recebeu o prêmio na categoria Radiodocumentário
 
Sob a orientação da professora Ana Lúcia Gomes, o projeto “O Cancioneiro”, que retrata a obra do poeta Elizeu Ventania, realizado pelos estudantes Carla Jordânia, Clarissa Freiras e Richarlles Alves recebeu o prêmio na categoria Radiodocumentário e representará o Nordeste na disputa nacional.
 
Fruto da disciplina “Agência Experimental em Radialismo”, o projeto teve como líder a aluna Carla Jordânia, que recebeu o prêmio em Recife. Para a professora Ana Lúcia, esse prêmio representa o reconhecimento ao trabalho dos estudantes e deve ser visto como um incentivo para os outros alunos. “É uma alegria enorme ver o reconhecimento à nossa produção, principalmente vindo de uma comunidade acadêmica exterior a nossa. Eles avaliam a estética e o conteúdo. A gente prima muito pela fidelização do conteúdo”, explica Ana Lúcia.
 

Mata Atlântica perdeu 88% da área original, diz IBGE

A dois dias do início da cúpula da Rio+20, em que mais de cem chefes de Estado discutirão o futuro do planeta, o IBGE divulgou nesta segunda-feira, 18, a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012. Entre outros dados, traça o retrato do desmatamento no País. Pela primeira vez o IBGE apresenta os dados de devastação de todo o território, para além da Amazônia.

Os indicadores revelam que estão preservados apenas 12% da área original da Mata Atlântica, o bioma mais devastado do País. De 1,8 milhão km², sobraram 149,7 mil km². A área desmatada chega a 1,13 milhão km² (88% do original) _ quase o Estado do Pará e mais que toda a região Sudeste. Os dados se referem ao ano de 2010. Depois da Mata Atlântica, o Pampa gaúcho é o mais desmatado: perdeu 54% de sua área original, de 177,7 mil km² até 2009.

A devastação do Cerrado, segundo maior bioma do País, chegou a 49,1% em 2010. Na edição anterior dos IDS, divulgada há dois anos, o IBGE havia apontado devastação de 48,37% do Cerrado. Em dois anos, foram desmatados 52,3 mil km² _ quase o Estado do Rio Grande do Norte.

A caatinga perdeu 45,6% de seus 826,4 mil km² originais. O Pantanal é o menor e mais preservado bioma: perdeu 15% da área total de 150,4 mil km². As informações referem-se a 2009.

domingo, 17 de junho de 2012

Notícias sobre o sepultamento do sindicalista Canindé Silva

 
Tivemos a confirmação de que o sepultamento do nosso companheiro Canindé Silva acontecerá amanhã, às 8:00 horas, saindo da sede do SINTE/RN (Avenida Rio Branco, 790), onde o corpo será velado.

De Lajes sairá uma comitiva composta por amigos e companheiros do SINTE, que irão dar o último adeus a esse grande sindicalista que sempre teve um importante papel na luta pela valorização da Educação Pública e também de  seus profissionais.

Mais notícias sobre o falecimento do sindicalista Canindé Silva

Em contato com a família do amigo Canindé Silva, nos foi comunicado que o corpo ainda encontra-se no ITEP e após a liberação será levado para a sede do SINTE/RN (na Avenida Rio Branco, 790) onde acontecerá o velório. 

O sepultamento acontecerá mesmo em Natal em horário ainda a ser definido.

Sindicalista falece em acidente de carro nessa madrugada


Triste notícia para a Educação do RN

É com imensa tristeza que noticiamos o falecimento do companheiro e amigo sindicalista Canindé Silva (mais conhecido carinhosamente por nós lajenses como Canindé Piri-Piri).

Canindé Silva era professor da rede estadual de ensino,  membro da Direção Estadual do Sinte/RN e um verdadeiro lutador pela valorização da nossa categoria.

A causa do falecimento se deu em virtude de um acidente automobilístico ocorrido na BR 120 entre João Câmara e Bento Fernandes na madrugada desse domingo 17.

Em breve traremos ais informações...

Oportunidades de qualificação gratuita crescem no RN


O lançamento do Pronatec pelo governo federal impulsinou o investimento nos cursos

Foto: Petrobras/Divulgacao

Qualificação e oportunidades são duas coisas que caminham juntas. No entanto, enquanto a oferta de vagas cresce em uma ponta, a capacitação tem seu custo na outra, o que distancia boa parte da população da formação profissional adequada. Diante desse gargalo, os cursos gratuitos se disseminam como ferramentas importantes para preparar profissionais a assumirem vagas de emprego, ou mesmo seguirem os caminhos do empreendedorismo. "Quem não está no mercado, só não está porque não tem qualificação", constata o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN), Helder Cavalcanti.

Entidades como o Senac e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN) já investiam na qualificação gratuita, porém, um grande impulso vem sendo dado na área após o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No Rio Grande do Norte o projeto do governo federal envolve ainda o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Se contabilizadas as vagas desde o início do programa federal, lançado no segundo semestre do ano passado, serão mais de 12 mil vagas ofertadas até o fim de 2012.

Senac e Senai também possuem seus próprios programas de gratuidade, nos quais são oferecidas outras milhares de oportunidades para pessoas de baixa renda se qualificarem. "O público é de pessoas carentes que não têm condição de financiar o curso", explica a gerente de Educação do Senai/RN, Simone Oliveira. Mesmo com o custo zero, as instituições garantem que a qualidade em nada difere do conteúdo ofertado e material didático distribuído para o público pagante. "O aluno chega para disputar no mercado na mesma condição do pagante", completa o diretor regional do Senac/RN.


Rio+20 exclui fundo para desenvolvimento sustentável

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Manifestante durante a Rio+20
 
Rio de Janeiro – Sem acordo, o documento final da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) deve excluir a possibilidade de criação de um fundo para a sustentabilidade a partir de 2013. A exclusão é analisada pelos negociadores como vitória dos países ricos, liderados pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pela Austrália e pelo Japão, que se opunham à proposta. O rascunho do texto tem 56 páginas. 
 
O documento inicial continha 80 páginas. Pela proposta em discussão sobre a criação do fundo, defendida pelo Brasil e por vários países em desenvolvimento, a meta era que as nações assumissem o compromisso de instituir um mecanismo de financiamento, começando com US$ 30 bilhões a partir de 2013, até chegar a US$ 100 bilhões em 2018, com o objetivo de garantir instrumentos para o desenvolvimento sustentável. No entanto, a proposta não foi adiante porque, liderados pelos Estados Unidos, pelo Canadá, pela Austrália e pelo Japão, representantes de várias delegações alegaram que o momento econômico e político atual é desfavorável ao debate sobre elevação de recursos. 
 
Fonte: Agência Brasil

Meio Ambiente,lazer e esporte : Caminhada reúne esportistas hoje em Ponta Negra

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Chegou o grande dia! Em sua primeira edição, a Expedição Pé na Praia espera reunir cerca de 1.000 pessoas hoje, na praia de Ponta Negra. A caminhada esportiva e ecológica terá largada às 8h, próximo ao Morro do Careca, principal cartão postal de Natal. O percurso de 3,5 km de extensão será todo feito à beira-mar, com chegada no hotel Ocean Palace, onde os participantes serão brindados com frutas e sanduíches naturais, além do show da banda MobyDick.
 Aldair DantasEvento esportivo pretende chamar atenção para a necessidade de preservar a praia de Ponta Negra 
Evento esportivo pretende chamar atenção para a necessidade de preservar a praia de Ponta Negra

A concentração para a caminhada terá início às 7h. O aulão de alongamento e aquecimento será comandado por instrutores da academia Nova Stylo, a partir das 7h30. A indicação dos profissionais é que os participantes utilizem tênis e meias, que garantem mais conforto para este tipo de atividade física. Outra recomendação refere-se ao uso de protetor solar. A expectativa é de tempo bom em Natal. Os atrasadinhos ainda podem adquirir o kit na largada do evento.

"O Pé na Praia tem entre seus objetivos o combate ao sedentarismo e a busca por uma melhor qualidade de vida; a mensagem de preservação do meio ambiente, no clima da Rio+20; e o resgate de Ponta Negra, que é a principal praia do nosso Estado", lembra Alan Oliveira, diretor da 10 Sports, uma das empresas organizadoras do evento.

A caminhada é considerada uma atividade de baixo impacto, mas serve de estímulo para que, em pouco tempo, a pessoa possa começar a correr. Em Natal, cresce cada vez mais o número de praticantes de corrida de rua. O Parque das Dunas, por exemplo, é um dos pontos mais frequentados, além da Alameda Marilene Dantas, que funciona na Avenida Alexandrino de Alencar, espaço criado pela Prefeitura do Natal.