sábado, 3 de agosto de 2019

VERGONHA MUNDIAL !

Este é o nosso mundo, o que é demais nunca é o bastante:
Um míssil de 100.000 dólares, lançado por um avião de 20.000.000 de dólares, que viaja a um custo de 6.000 dólares por hora, para matar pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia na faixa de Gaza.
De Rodrigo Souza

O TOSCO QUE TEMOS COMO "PRESIDENTE" >> A falta de respeito, a insensibilidade com a história e com a memória sentimental do povo

PREOCUPAÇÃO COM OS RUMOS DA EDUCAÇÃO >> Reitor do IFRN reforça preocupação do Conif com o Programa "Future-se"

Resultado de imagem para Reitor do IFRN reforça preocupação do Conif com o Programa Future-seConselho de Reitores da Rede Federal emitiu nota com avaliação sobre o Programa

O reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, participou de reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nesta quarta e quinta-feira (30 e 1º), em Brasília, para discutir o Programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) a universidades e Institutos Federais. Os reitores destacaram a preocupação com a proposta lançada e emitiram nota oficial com a avaliação. Segue a nota na íntegra, seguida por vídeo gravado pelo reitor Wyllys Farkatt para o Programa Grandes Temas, veiculado pela TV Universitária na última segunda-feira (29).
NOTA DO CONIF SOBRE PROGRAMA FUTURE-SE
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) externa sua preocupação com o anúncio, pelo Ministério da Educação (MEC), do programa Future-se, e torna públicos pontos reflexivos sobre essa ação governamental.
Abstraindo seu mérito, a raiz conceptiva da proposta já traz um notório problema de método, que está expresso na inteira exclusão dos agentes públicos, dos corpos dirigentes e das representações coletivas institucionais do debate relativo à sua construção, em razão do que a notícia provocou espanto e surpresa em toda Rede.
Uma formulação de interesse público, que se dispõe inclusive a alterar leis em vigor e a afetar princípios consagrados, como preliminarmente se apresenta, precisa ser amplamente esmiuçada no plano coletivo, não sendo razoável aligeirar seu anúncio, em desfavor do debate.
Este Conselho também entende que nenhuma ação de futuro deve preceder o ato de sanar a grave situação financeiro-orçamentária vivenciada pela Rede, cujo funcionamento se encontra seriamente ameaçado pelos bloqueios então processados. O viés temporal é primordial, pois como podemos cogitar políticas públicas estruturantes de futuro se o nosso tempo presente está comprometido e é inseguro e incerto? Arrumemos, primeiro, nosso tempo presente, dissipemos as inseguranças e as incertezas; e, em paralelo, cuidemos do tempo futuro, com planejamento, organização e nossa ampla participação.
A proposta ainda é incipiente e enseja diversas dúvidas, que precisam ser esclarecidas, e também depende de atos posteriores de regulamentação, o que sugere traços de indefinições e imprecisões. Além do que, note-se a superficialidade com que são tratados conceitos cruciais, como a autonomia da gestão institucional, aduzida no texto preliminar de forma difusa e ambígua, sombreada por organizações sociais e fundos de investimento, elementos estranhos ao nosso universo.       
Reafirmamos nosso compromisso com a observância dos postulados consagrados no ordenamento jurídico vigente, cujo cerne é a garantia da educação pública, gratuita, qualificada e socialmente referenciada, como direito inalienável de todos os brasileiros e dever do Estado, o qual figura como vetor, provedor e mantenedor de sua estrutura e de seu funcionamento, conforme preceituam ainda fundamentos constitucionais.
Defendemos, nessa mesma linha, as políticas de inclusão da Rede Federal, que absorvem jovens e adultos em situação de risco social; e de interiorização, que contemplam a população pobre dos pontos remotos do Brasil, atualmente desalentadas e desesperançadas.
São parâmetros basilares desse ordenamento a lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a lei 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação, diplomas legais que orientam e regem tais postulados, e se construíram à luz de debates em planos coletivos, perante a sociedade organizada, a academia e o parlamento brasileiros.
Propomos, nessa lógica, a formação de uma mesa de diálogo com o Ministério da Educação, que trabalhe na perspectiva de garantir o papel da União como provedor do direito constitucional à educação, de buscar soluções para a natureza pública de seu financiamento e para consolidar a Rede Federal.
Vislumbrando, portanto, essa educação como um precioso bem de todos, reforçamos que toda ação ou política que lhe diz respeito precisa ser objeto de ampla discussão, desde as bases acadêmicas de nossos espaços, em interlocução com a sociedade organizada e os agentes públicos governamentais, até o parlamento, a quem caberá legislar sobre matéria de tamanho interesse para o futuro da educação em nosso país.
 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) em 2019
VÍDEO DO REITOR WYLLYS FARKATT PARA O PROGRAMA GRANDES TEMAS, DA TVU​ https://www.youtube.com/watch?v=pMDj2Kq4DnI
Por Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Reitoria | IFRN

EM NATAL >> Produção do filme ‘O Alecrim e o Sonho’ seleciona elenco no RN

o alecrim e o sonhoA produção do longa-metragem ‘O Alecrim e o Sonho’, todo filmado em Natal, começou a selecionar parte do elenco. Serão atrizes e atores entre 20 e 50 anos do Rio Grande do Norte.
Dia 25 de agosto inicia a pré-produção do longa, uma obra do realizador potiguar Valério Fonseca (diretor dos curtas ‘Pegadas de Zila’, ‘Maria ninguém’, ‘Dona Eulália’, entre outros, além do longa documentário ‘Remar é…’).
As filmagens começam dia 25 de setembro. O filme será todo rodado em Natal e é produzido pela Ponta Negra Filmes (RN) e pela Carambola produções (PB).
O Filme conta a história de Vicente (Fernando Teixeira, ator de ‘Aquarius’ e ‘Baixio das bestas’), professor aposentado e viúvo que mora no Alecrim e que vive seu cotidiano mesclado com sonhos lúcidos. O filme é um drama social com realismo mágico.
Interessados em participar do elenco podem enviar fotos atualizadas e vídeos para o e-mail oalecrimeosonho.elenco@gmail.com até 31/07/19. Informações com a produtora de elenco Laís Vieira.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Governo Fátima >> Coragem e Vontade de Retomar o RN para os Potiguares

O governo Fátima Bezerra, ao contrário do que propagam os retardados bolsonaristas, os blogueiros a soldo das oligarquias e as velhas raposas, vem trabalhando.
Acho que em 7 meses, esse governo, diante de um Estado FALIDO FINANCEIRAMENTE e semi-morto em termos de atividade econômica teve muito mais coragem dos os "industriais" da FIERN e os "comerciantes" da CDL e tem debatido a economia local bem mais do que aquele convescote inútil chamado de "Motores" do Desenvolvimento.
Os pouco mais de 100 mil servidores públicos estaduais, vítimas de décadas de políticas econômicas obsoletas e sem nenhuma preocupação com os TRABALHADORES, sequiosos por terem sua situação indefinida quanto aos atrasados, mantém a pressão.
Mas o governo Fátima não para. Nesse final de semana lançou o Decreto 2.030 que relançou o PROADI, com o nome, acertadíssimo de Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI), que ao recuperar a concessão de não pagamento de ICMS, condicionado à geração de empregos, mostra sua preocupação com o EMPREGO.
Lembrando : esse condicionante foi RETIRADO em 1994 quando o então governador Garibaldi Filho, relançou o PROADI e retirou essa cláusula.
Publicou o Decreto 2.031 dando apoio, via política de ICMS, para os produtores de camarão e mesmo com relação à cooperativa de pescadores.
Publicou o Decreto 2.032, apoiando a estruturação de Abatedouros sanitariamente "sérios", estimulando o setor pecuário.
Publicou o Decreto 2.033, estabelecendo ações que beneficiam o setor salineiro, solenemente ignorado pelo governo federal e que o deputado federal Beto Rosado, defendeu.

EDUCAÇÃO DO CAMPO >> UFERSA promove IV Semana de Socialização Interdisciplinar

image.png

O curso de graduação Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc) promove nos dias 01 a 07 de agosto a IV Semana de Socialização Interdisciplinar da LEDOC referente ao semestre letivo de 2019.1.
A programação conta com uma ampla variedade de atividades com docentes, estudantes e convidados externos. As atividades são resultado do trabalho realizado em 22 componentes curriculares ao longo do semestre, e se propõem a fazer a conexão entre os saberes e vivências dos povos do campo, o conhecimento operacionalizado a partir da universidade e a formação docente, respondendo assim aos princípios da Educação do Campo e consolidando ainda mais a função social da Ufersa.
Confira AQUI a programação completa da Semana.

UM DESQUALIFICADO NA PRESIDÊNCIA >> Editorialista do Estadão diz que Bolsonaro é semialfabetizado, vulgar e embrutecido



Em entrevista ao Estadão, o professor José Eduardo Faria, da USP, disse que Bolsonaro embrutecido, vulgar e ignorante. José Eduardo é também um dos editorialistas do jornal.
“Sobre o quadro de crise institucional, diria que nós estamos mais surpresos com o Bolsonaro do que os mais céticos seriam capazes de imaginar. Primeiro, ele não tem uma pauta de governo. Segundo, é semialfabetizado. Terceiro, é absolutamente confuso, incapaz de raciocinar sistemicamente – é quase evidente que ele tem dificuldades cognitivas. E, além de ser uma pessoa embrutecida – e, ao mesmo tempo, vulgar e ignorante –, ele é também uma figura extraordinariamente autoritária, que desconhece o funcionamento das instituições. 
A fala dele a respeito do Judiciário e do Legislativo é de alguém que não conhece as regras mais elementares do processo político. Não tem nenhum respeito pela Constituição, pela ordem jurídica, pelos partidos políticos. É uma figura que, ao meu ver, vai se tornando potencialmente perigosa.”

ATENÇÃO CRIADORES >> Campanha de vacinação contra a Brucelose começou na quinta-feira (01)

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - IDIARN iniciará neste mês de agosto a divulgação da campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino do RN contra Brucelose. O órgão esclarece sobre a importância da vacina e da sua obrigatoriedade no Estado com o tema “Vacinar é um bom negócio!”.
"A Brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, entre outras espécies. A doença causa problemas reprodutivos e por se tratar de zoonose pode afetar até o homem. A prevenção do rebanho se dá com a vacinação das bezerras bovinas e bubalinas com idade de 03 a 08 meses com a vacina B19", explica o diretor de Inspeção e Sanidade Animal do Idiarn, Renato Dias. De acordo com o Diretor, a ação será toda desenvolvida com base na instrução normativa nº 10, de 03 de março de 2017, que regulamenta as medidas de prevenção contra a doença.
A partir do dia 16/09 os produtores que não realizarem a vacinação das bezerras de 03 a 08 meses de idade e efetuarem a declaração ficarão impossibilitados de emitir a Guia de Transito Animal – GTA e produtores de leite não poderão fornecer aos laticínios do Estado. A declaração pode ser feita nos escritórios o IDIARN, EMATER e nas Secretarias de Agricultura dos Municípios.
Para adquirir sua vacina o produtor deverá comparecer em uma das lojas autorizadas a comercialização, com posse do receituário emitido pelo veterinário cadastrado no IDIARN (lista no site). Após isso, deve vacinar os animais e declarar o rebanho em um dos escritórios do IDIARN, EMATER ou Secretárias Municipais de Agricultura. 
Assessoria de Imprensa Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN

GOVERNO CORTA MAIS RECURSOS DA EDUCAÇÃO

A imagem pode conter: texto
O governo Bolsonaro/Mourão/Guedes/Moro bloqueou mais R$ 348 milhões do orçamento da Educação.
O detalhamento do corte foi anunciado na noite desta terça-feira (30) pelo Ministério da Economia.
A educação já teve bloqueados R$ 6,1 bilhões neste ano, o maior corte de todos os Ministérios. A medida só demonstra mais uma vez o desprezo pela área, escolhida como inimiga número um do DESgoverno.
A CNTE, CUT, UNE e outras organizações estão convocando uma paralisação para o dia 13 de agosto com o objetivo de protestar contra o desmonte de programas e cortes nos recursos da educação.
Em Natal e Mossoró, o SINTE está mobilizando os trabalhadores e trabalhadoras em educação para as manifestações que ocorrerão durante todo o dia 13.
Se você defende a educação e discorda das medidas do governo, é hora de ir para a rua mostrar a sua indignação.



quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Uma excelente reflexão sobre nossa vida!


Seminário Nacional Cultura e Resistência


image.png

PROGRAMAÇÃO:
9h Abertura

Participantes:
Fátima Bezerra - Governadora de Estado
Gleisi Hoffmann - Presidenta Nacional do PT
Renato Simões – Executiva Nacional do PT/Responsável pelo NAPP
Saulo Dias – Diretor da Escola Nacional de Formação do PT
Márcio Tavares - Secretário Nacional de Cultura do PT
Crispiniano Neto – Presidente da Fundação José Augusto
Fundação Perseu Abramo
Parlamentares

Apresentação: Rodrigo Bico – Ator, Produtor Cultural e Secretário de Cultura do PT/RN

9h45 Apresentação do curso de formação cultura
Representante da Fundação Perseu Abramo
Tony Teófilo - acadêmico e responsável pelo curso na Secretaria Nacional de Cultura do PT
Márcio Tavares - historiador e curador de arte, Secretário Nacional de Cultura do PT
Saulo Dias – Escola Nacional de Formação

Apresentação:

10h - Mesa 2

"GESTÃO DEMOCRÁTICA DE CULTURA NO BRASIL: LEGADO, RELEITURAS E PERSPECTIVAS”
Objetivo: Esta mesa tem por objetivo refletir sobre as políticas implantadas no Brasil pelos governos do PT, reler as suas ressonâncias na sociedade e apontar perspectivas inovadoras.

Participantes:
• Juca Ferreira - Ex-Ministro da Cultura e Sec. Mun. De Cultura de Belo Horizonte.
• Benedita da Silva - Dep. Fed. e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara.
• Crispiniano Neto – Presidente da Fundação José Augusto
• Miguel Jost - Antropólogo e professor da PUC-RJ
• Andréa Cunha – Secretaria de Cultura de Maricá
• Fabiano Piúba - Secretário de Cultura do Ceará (aguardando confirmação)
• Fábio Novo - Secretário de Cultura do Piauí (aguardando confirmação)
• Christiane Ramirez - Ex-coordenadora do Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Mediação: Márcio Tavares – Historiador, curador e Secretário Nacional de Cultura do PT
13h - Mesa 3

“IDENTIDADES E DIVERSIDADES: COMO VENCER A BATALHA CULTURAL?
Objetivo: esta mesa visa refletir sobre a implantação das políticas afirmativas nos governos do PT, seus avanços e retrocessos; reler gargalos, identificando seus impasses, e propor novas formas de re-existências

Participantes:
• Jackson Raymundo - Doutor em Letras pela UFRGS, especialista em políticas para o carnaval
• Tuca Moraes – Atriz
• Américo Córdula - Ator, gestor cultural e ex-secretário de Políticas Culturais, Identidade e Diversidade Cultural do MINC
• Preta Rara – Rapper, educadora popular
• Warley Alves Barbosa – Produtor cultural e ativista
• Representante MST (a confirmar)

Mediação: Rodrigo Bico – Ator, produtor cultural e Secretário de Cultura do PT/RN

15h30 - Mesa 4

SISTEMA DE CULTURA E FOMENTO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Objetivo: Refletir, debater sobre o novo modelo de financiamento público às políticas culturais, apontar estratégias de luta para os impasses

• Najara Leite – Secretária nacional adjunta de Formação do PT e coordenadora do grupo OCA (Organização de Cultura e Comunicação Alternativa)
• Roberta Martins - Gestora cultural
• João Roberto Peixe - Ex-Secretário de Cultura de Recife
• João Pontes – sociólogo, gestor cultural e Diretor de Políticas Culturas e Participação Social da Prefeitura de Belo Horizonte
• Max Maciel – Consultor da Rede Urbana de Ações Socioculturais – Ruas e produtor executivo do festival Elemento em Movimento.

Mediação: Fábio Henrique - Diretor da Fundação José Augusto, militante do Setorial de Cultura do PT  

CONSUMISMO X DESCARTE CONSCIENTE >>Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, diz WWF


image.png
O estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo. São 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Só está atrás dos Estados Unidos (1º lugar), da China (2º) e da Índia (3º).

No Brasil, segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular, sem tratamento e, em muitos casos, em lixões a céu aberto. Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de lixo são destinados a aterros sanitários.
A poluição por plástico gera mais de US$ 8 bilhões de prejuízo à economia global. Levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) indica que os diretamente afetados são os setores pesqueiro, de comércio marítimo e turismo.
O diretor executivo do WWF no Brasil, Mauricio Voivodic, alertou sobre a necessidade de adotar medidas urgentes para reverter a situação. “O próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos, por meio de marcos legais, que convoquem à ação os responsáveis pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos.”
Alerta
Segundo o estudo lançado pelo WWF, o volume de plástico que vaza para os oceanos anualmente é de cerca de 10 milhões de toneladas. Nesse ritmo, mostra a pesquisa, até 2030 serão lançados ao mar o equivalente a 26 mil garrafas de plástico para cada quilômetro quadrado (km2). Aproximadamente metade dos produtos plásticos que poluem o mundo hoje foi criada nos anos 2000.
O diretor-geral do WWF Internacional, Marco Lambertini, afirmou que o sistema atual de produção, uso e descarte de lixo está “falido” e que é necessário mudar o comportamento. “É um sistema sem responsabilidade, e atualmente opera de uma maneira que praticamente garante que volumes cada vez maiores de plástico vazem para a natureza."
Poluição
A poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água. Os impactos diretos estão relacionados a não regulamentação global do tratamento de resíduos de plástico, à ingestão de micro e nanoplásticos (invisíveis aos olhos) e à contaminação do solo com resíduos.
 
A queima ou incineração do plástico pode liberar na atmosfera gases tóxicos, alógenos e dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, extremamente prejudiciais à saúde humana. O descarte ao ar livre também polui aquíferos, corpos d'água e reservatórios, provocando aumento de problemas respiratórios, doenças cardíacas e danos ao sistema nervoso de pessoas expostas.
 
Na poluição do solo, um dos vilões é o microplástico oriundo das lavagens de roupa doméstica e o nanoplástico da indústria de cosméticos, que acabam sendo filtrados no sistema de tratamento de água das cidades e acidentalmente usados como fertilizante, em meio ao lodo de esgoto residual. Quando não são filtradas, essas partículas acabam sendo lançadas no ambiente, ampliando a contaminação.

Soluções

O estudo do WWF faz recomendações sobre possíveis soluções para a situação envolvendo os sistemas de produção, consumo, descarte, tratamento e reúso do plástico. Os cuidados propostos incluem orientação para os setores público e privado, a indústria de reciclagem e o consumidor final.
As propostas incluem que cada produtor seja responsável pela sua produção de plástico, o fim de vazamento do produto nos oceanos – e reúso e reciclagem como base para uso do material. Paralelamente a substituição do plástico por materiais reciclados. 
Danos
Entre os principais danos do plástico à natureza estão estrangulamento, ingestão e danos ao habitat. A gerente do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF no Brasil, Anna Carolina Lobo, disse que a maior parte do lixo marinho encontrado no litoral é plástico. Nas últimas décadas, o aumento de consumo de pescados aumentou em quase 200%.
“As pesquisas realizadas no país comprovaram que os frutos do mar têm alto índice de toxinas pesadas, geradas a partir do plástico em seu organismo, portanto, há impacto direto dos plásticos na saúde humana. Até as colônias de corais – que são as ‘florestas submarinas’ – estão morrendo. É preciso lembrar que os oceanos são responsáveis por 54,7% de todo o oxigênio da Terra”, disse.
O estrangulamento de animais por pedaços de plástico já foi registrado em mais de 270 espécies animais, incluindo mamíferos, répteis, pássaros e peixes, causando desde lesões agudas e crônicas, até mesmo a morte. Esse estrangulamento é hoje uma das maiores ameaças à vida selvagem e conservação da biodiversidade.

A ingestão de plástico já foi registrada em mais de 240 espécies. A maior parte dos animais desenvolve úlceras e bloqueios digestivos que resultam em morte, uma vez que o plástico muitas vezes não consegue passar por seu sistema digestivo.

DECISÃO JUDICIAL >> Sandro Pimentel emite nota após cassação do mandato



Resultado de imagem para Sandro Pimentel emite nota após cassação do mandato
O Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL/RN) nesta terça-feira (30), em uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE). O parlamentar, que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral, emitiu nota.
Confira:
Desde o primeiro momento em que fui, de maneira injusta, impedido de ser diplomado, estamos em uma batalha judicial para garantir a legitimidade da escolha feita por mais de 19 mil potiguares. Temos total convicção da falta de elementos que justifiquem esta condenação, ao mesmo tempo que respeitamos o processo legal. Inclusive abrimos o sigilo bancário de assessores e o meu próprio, deixando a disposição todos os dados que provam que não há ilegalidade nos recursos utilizados durante a campanha.
Usando das nossas prerrogativas legais, iremos recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Não apenas eu, mas todos que fazem parte de nossa construção popular temos convicção de que a licitude de nossa campanha será provada na instância superior. Seguiremos construindo o nosso mandato enquanto o TSE analisa o recurso.
Confiamos que a justiça desse país não irá calar o desejo do povo de ter um mandato popular na Assembleia Legislativa do RN.
Sandro Pimentel
Deputado Estadual eleito com 19158 votos